blog

terça-feira, agosto 16, 2011

Twente - SL Benfica: 2-2

Tenho pena que o SL Benfica não tenha conseguido materializar no marcador a superior qualidade óbvia que tem sobre esta equipa holandesa. Foi mais uma hípotese desperdiçada de vencermos fora nas competições europeias.

Jesus pôs a teimosia no saco e apresentou um 11 com apenas um avançado, Cardozo, e um meio campo mais compacto com Witsel, Javi e Aimar sendo o argentino o elemento mais mexido tanto dando apoio a Cardozo como a recuar para fechar no meio campo notando-se claramente a lesão sofrida em Barcelos...not!!! E foi notória a melhoria de jogo do Glorioso que entrou em campo com enorme atitude, pressionando bastante e impedindo sequer os holandeses de sairem do seu meio campo. Do nada, da primeira vez que o fazem, marcam golo. Um enorme balde de água fria que podia deitar por terra a moral da equipa. Felizmente não aconteceu, o SLB arregaçou as mangas e voltou à luta e Cardozo voltou a mostrar que só sabe marcar golos fáceis, daqueles de encostar. O Benfica com o empate passou, novamente a controlar o jogo e foi com naturalidade que após brilhante jogada colectiva Nolito, sempre ele, marca o segundo golo e a liderança no marcador. Nos golos do SLB há dois momentos excelentes: no primeiro a recuperação de bola do mago Aimar e no segundo a assistência de Witsel que demonstra a inteligência superior deste jogador belga. Com esta táctica e jogadores o Benfica é muito mais forte mas ainda não é perfeita. Faltam rotinas entre Witsel e Javi e mesmo os centrais precisam de mais jogos para se adaptarem uns aos outros. A equipa fica mais compacta mas ainda permitiu espaços que os holandeses conseguiram aproveitar. Num erro de Maxi o Twente consegue uma jogada de ataque que acaba no golo do empate apesar de notória falta de Ruiz sobre Emerson.

Artur está a ter a sorte que faltou a outros. O seu único erro não teve consequências de maior e conseguiu um bom leque de intervenções que permitem criar confiança junto dos colegas e adeptos. Mais do que as defesas que fez realço a saída, perto dos 90 minutos, que fez para agarrar a bola perto do limite da grande área. E será que ainda existem elogios para Pablo Aimar? Que jogo brutal. Imagino como seria se não estivesse limitado fisicamente ☺. Joga, faz jogar, rouba bolas...impressionante. E que tal renovar o contrato com o Mago? E claro, Cardozo. Mostrem-me o Falcao a marcar golos destes e depois falamos... O resto da equipa esteve bem, ainda há necessidade de melhorar os índices físicos (não me lembro de ver Maxi a perder tantos lances na luta perante o mesmo adversário) e as rotinas de equipa mas, se Jesus não voltar a inventar, esta equipa tem tudo para se tornar numa grande equipa. E, para mim, ainda falta Enzo Perez nesta equação...

O árbitro estava a ter uma noite positiva até ao segundo golo do Twente onde Bryan Ruiz empoleira-se, claramente, nas costas de Emerson. Inacreditável como o árbitro de baliza ou lá como se chama não assinala uma falta destas. Que estão lá a fazer?

É um bom resultado obviamente mas a vitória era muito melhor e, acima de tudo, ajustava-se melhor à exibição e superioridade da nossa equipa. Esperemos que na Luz estejamos mais entrosados e que o resultado seja, então, mais condizente com o estatuto que pretendemos ter nesta competição.

33 comentários:

Pedro disse...

meio a zero chega. o futebol actual pertence às equipas cínicas... ou ao Barcelona. Mas como não temos nem Messi, nem Xavi, nem Iniesta, temos de ser cínicos.

Foi um excelente resultado, frente a uma equipa muito, muito difícil (perderam o campeonato para o Ajax no último jogo contra... o Ajax). Aliás, a todos os que dizem que o Benfica devia ter facilmente ganho hoje, esquecem-se que se o Twente não fez mais, é porque o meio campo defensivo do Benfica (grandes Javi e Witsel) não deixou. E que o Twente tem o mesmo orçamento para esta época que o Benfica. E que jogámos em casa deles. Portanto deixem-se de tretas.

Fomos cínicos e voltámos para casa com um excelente resultado.

Pedro disse...

Eu não disse que deviamos ter ganho facilmente. Digo sim que devíamos ter ganho pq jogámos o suficiente para isso, fomos melhores q eles, mostramos melhor futebol e, acima, de tudo, estivemos a vencer e a controlar o jogo.

John Billy #37 disse...

1- Resultado justo pela resposta do Twente na 2ª parte.
2- O Cardozo só rende no com dois avançados?
3- Mas o que tem o Saviola? Não consegue ganhar uma única bola em velocidade?
4- Pedro, já vi que não aprecias muito o Artur Moraes...
5- O golo do Ruiz é em falta, mas não dá para entender a apatia do Emerson. Capdevilla necessita-se.

André Leal disse...

Bem... Acho que o empate era o resultado justo. Da forma que foi é que nao. Mas já se sabe...

Pedro disse...

John, não se trata de não apreciar...mas hoje esteve bem e foi uma exibição muito importante para a coesão defensiva.

Mário Lopes disse...

Concordo com a maioria dos pontos da tua análise (post). Diria que estava a ser perfeita até certo ponto...

Corroboro com a ironia acerca do Cardozo.

«Cardozo voltou a mostrar que só sabe marcar golos fáceis, daqueles de encostar»

Discordo quando insinuas que este é melhor que o Falcão dos corruptos. O Cardozo pode ser muito bom, não duvido, mas trocava-o de caras, mas não vamos dizer isto a ninguém... psiuuu

O Maxi, sem dúvida que está cansado. Não tem a ver com má forma propriamente, anda com muitos jogos nos pés e viagens a mais e descanso a menos... Pena!

Agora, quando realmente dizes algo do género:

«Artur está a ter a sorte que faltou a outros»

Isto bate a teimosia do JJ. Não me lembro de um jogo em que o Roberto tenha sido decisivo, quanto mais ter 3 ou 4 defesas das que o Artur teve hoje. Não ver isto é o mesmo que dizer «volta Roberto, que és o maior»!!!
Pois é, o Artur foi decisivo logo a iniciar a época. Acho que não pode haver comparações entre 1 e o outro.

Continuo a achar o SLB defensivamente muito macio. Mesmo hoje com um meio-campo povoado, desiludiu-me nesse capitulo. O Twente ainda teve muitas oportunidades de golo. E a prova foi a exibição do Artur que tu tentas esconder. No entanto, pelo erro do árbitro no 2º golo deles, o 1-2, era sem dúvida o resultado mais justo. Assim a 2ª mão vai exigir muito + suor dos nossos bravos.

Pedro disse...

Não sei se Cardozo é melhor ou pior que Falcao mas sei que tem muitos mais recursos na "arte" de marcar golos do q o colombiano. A "boca" é para quem diz q Tacuara só marca de encostar e q Falcao é que é. Pois...Cardozo marca de bolas paradas, de cabeça, de encostar, de fora da área, com jeitinho, à bojarda..etc. Pode-se dizer o mesmo de Falcao?

Sobre Artur. Roberto já não está cá mas dizer q nunca foi decisivo é ter estado muito desatento na nossa campanha europeia do ano passado. Artur está a ter a sorte que faltou a outros pois imagina que naquela bola q ele larga dava golo? Imagina que aquele calcanhar que ele fez com o Arsenal corria mal? São lances que poderiam arruinar os seus primeiros tempos como gr do SLB.

Mentiroso disse...

Pedro, comparar Cardozo a Falcao é comparar o cu da Rita à Ovibeja. O primeiro cheira bem melhor.

Mário Lopes disse...

Eu o que vejo é a defesa a atrasar bolas para o Artur com toda a calma e confiança. Muitas mesmo durante os jogos. Já reparo isso há pelo menos 3 ou 4 jogos.

Isto demonstra confiança nele por parte da equipa, coisa que com o Roberto não aconteceu a época inteira (até tinham medo de lha atrasar)... Pois os próprios colegas não confiavam na sua instabilidade.

E reforço, não vi o Roberto ter 4 intervenções decisivas num só jogo, lembro-me sim, de muitas bolas, sobretudo, fora dos postes que não entravam às vezes por sorte do espanhol (ou nossa, como queiras ver as coisas).

Quanto à questão do Cardozo a ironia era óbvia. Mas volto a dizer, o Falcão é mais rápido e quando não marca sabe jogar para a equipa. O Cardozo é um pta de lança à moda antiga. No entanto tb não compreendo as criticas constantes ao nosso Paraguaio.

M disse...

esquece Pedro, o Tacuara faz a sua própria defesa...com golos:)

José Rodrigues disse...

O cardozo só tem o pé esquerdo de jeito pá, o cardozo não tem técnica nenhuma só sabe rematar, é lento, por amor de deus dizer que é melhor q o falcão é das maiores parvoíces que já li por aqui na net. e atenção q eu sou benfiquista, mas tenho olhos na cara. aquele emerson é fraquinho, nem sobe nem defende, hoje andava sempre atrasado e no segundo golo falta ou não o gajo tem de fazer melhor, saltar e não ficar a olhar pra bola. o saviola está uma merda pegada, q venha rapidamente o rodrigo e o nelson oliveira a ver como se portam pq este só viola já mete nojo, por alguma coisa n serviu nem pro barcelona nem pro real. o benfica tem de comprar dois laterais bons senão tá fodido, o resto é conversa.

SLB4EVER disse...

Bom resultado mas soube a pouco!
Qd ví o 11 inicial recuperei algum do optimismo perdido frente ao Gil e o início do jogo prometia, foi irritante o golo sofrido um pouco contra a corrente de jogo mas a resposta da equipa foi boa e rapidamente se deu a volta o q é sempre um bom indicador, sobretudo sendo em casa do adversário.

Na segunda parte não gostei de ver o JJ a trocar o Aimar pelo Saviola e daí até á entrada do Matic foi o periodo em q o Twente conseguiu criar mais oportunidades e se bem q tb as tivemos foi o Twente a chegar ao golo do empate. Após a entrada do Matic por troca com Cardozo voltamos a controlar melhor as incidencias e acabámos por ñ ganhar o jogo pq o gr do Twente defendeu com a cara uma bola picada pelo nolito.

O 4-2-3-1 continua a deixar boas indicações e houve trocas de bola bastante agradáveis de ver. Afinando as dupla Luisão/Garay e Javi/Witsel e tb o posicionamento defensivo do Nolito e Gaitan é de esperar bom futebol e q as vitórias começem a surgir assim como um controle superior dos jogos em relação aos anos transactos.

Os melhores foram Artur q esteve quase irrepreensível, Aimar q é um exemplo a atacar e a defender, Cardozo pq empata o jogo com um golaço e tb está na jogada do 2º e nolito 4 jogos 4 golos e mostrando sempre muita vontade. O passe de morte e nada egoista do Witsel para o golo de Nolito tb é de assinalar.

No lado negativo o Maxi mostrou q está em baixo de forma e sendo isso notório irritou ver subidas á maluco perdendo várias bolas neste processo, o Emerson mesmo sofrendo falta foi lento a reagir ao cruzamnto q deu o golo do empate, o Saviola pq entrou já cansado e até á saida do Cardozo devia ter apoiado mais o meio campo na defesa e se dizem q o Cardozo é lento o q dizer da lentidão q o Saviola anda a mostrar?

Para a 2ª mão na luz espero q o JJ não ateime com o 4-4-2 e saiba controlar o jogo e explorar a necessidade do Twente tentar ganhar, pq esta equipa é bastante perigosa e recheada de bons executantes, bastante mais equilibrada em todos os sectores do q seria de espera no futebol holandes.

Ah e foi engraçado ver o Aimar tão fresco depois da lesão na sexta! ;)

Anónimo disse...

esqueçam Mentiroso e M.Lopes, o pior cego é aquele que não quer ver. Até porque se há coisa que o Falcão não faz são golos.

Pedro disse...

Claro q sim...longe de mim algum dia ousar dizer que um jogador do Glorioso é melhor que algum jogador dessa potência chamada clube corrupto. Longe de mim.

Cardozo não tem técnica? Claro q não. Alías viu-se perfeitamente nos dois nós cegos q ele deu ao defesa holandês q fez falta nas barbas do árbitro de baliza sem que este assinalasse alguma coisa.

Sim, pq portento de técnica é Falcao ... ☺

Anónimo disse...

Já agora José Rodrigues, esquece também. Aqui só o Benfica é que tem bons valores, os jogadores dos clubes rivais não prestam para nada. Aliás, são vendidos por 35M mais outro jogador só por acaso, porque os clubes interessados são cegos. Bom, bom, bom, é o Cardozo, que nem 20M (Besiktas, Shaktar) querem dar por ele. Enfim, acho que teimar mais contigo sobre este assunto torna-se ridiculo da parte do autor do Blog e seus seguidores.

CsA disse...

@Pedro: "não se trata de não apreciar...mas hoje esteve bem e foi uma exibição muito importante para a coesão defensiva"

esteve só "bem"??? (noto aqui alguma embirração tua que ainda n consegui perceber) o homem defendeu tudo o que havia para defender e evitou que saíssemos do Twente de saco cheio!!

Anónimo disse...

Jara emprestado ao Granada. Hugo Almeida no Benfica.

Pedro disse...

CsA, não há qqr embirração. Artur é um bom gr, bem melhor que Quim, por exemplo. Está a conseguir transmitir uma segurança à equipa que Roberto nunca conseguiu e isso é fundamental para o sucesso.

Miguel Lopes disse...

Esta conversa de falcão e Cardozo é conversa fiada. Mas será que um tem alguma coisa a haver com o outro? Os dois juntos fariam uma dupla demolidora mas o Cardozo é avançado fixo e o falcão é avançado móvel como o nosso saviola ou o jara. Vamos lá ver o rendimento do falcão na liga espanhola. Os falcão lovers são capazes de ficar com outra ideia...

Jotas disse...

Na minha opinião, foi jogo que teve um Benfica com bons momentos e outros que revelaram algumas fragilidades defensivas preocupantes.
Se por um lado, se viu um Benfica forte e criativo no ataque, com belos momentos ofensivos, onde se destaca a jogada do 2º golo, Por outro lado revelou imensas dificuldades em estancar o jogo ofensivo do adversário, especialmente no meio campo, algo que já havia sido visto em Barcelos e que é urgente melhorar.
De qualquer modo, julgo que se viu um Benfica personalizado, que reagiu sempre muito bem aos revés do jogo, não se podendo esquecer, que isto é uma eliminatória a duas mãos e como tal, é também normal que a vencer ao intervalo, o Benfica se tenha preocupado em defender a vantagem no marcador, muitas vezes foi Jorge Jesus acusado de não o fazer, o resultado esse, abre excelentes prespectivas para o jogo da Luz.
Cardozo mais uma vez a dar um bofetada aos seus críticos ferozes, recordando eu que nas últimas duas épocas fez 61 golos e não presta para as más línguas, imagine-se se fosse goleador.
Artur foi gigante e isso é muito importante para que a equipa confie no seu guarda - redes.

Anónimo disse...

"Artur é um bom gr, bem melhor que Quim"

Ui! Então que Roberto? Deixa o nuestro hermanon a léguaaaaaaaaaaaas de distância...

John Billy #37 disse...

Para muitos benfiquistas, deve ter custado ver o Cardozo marcar aquele golão.
A esses só lhes quero lembrar as sábias palavras de um astro argentino:
"que la chupen y que la siguen chupando"!!

SLB4EVER disse...

John Billy por cá o pessoal curte é ver brincas na areia inconsequentes, esses mesmo perdendo metade das bolas e jogadas basta fazerem uma finta para serem logo os maiores e as vedetas!

Jotas se defender o resultado é tirar o Aimar e colocar o "omnipresente" Saviola eu vou ali e já venho...
O JJ continua a ñ perceber q é melhor vencer por 1 golo de vantagem do q empatar os jogos.

Anónimo disse...

"Para muitos benfiquistas, deve ter custado ver o Cardozo marcar aquele golão"

Que tolice! Há que ter liberdade de expressão, mas há certos comentários que parecem mais asneiras ditas por miúdos de 5 anos!


"John Billy por cá o pessoal curte é ver brincas na areia inconsequentes(...)"

Estás a falar do Gaitan?!

Pedro disse...

Gaitan não é inconsequente. Eu não acho. Pode exagerar nas fintinhas e no individualismo mas é sempre com olhos na baliza. É sempre com intenção de furar a defesa e disparar para a baliza como no lance de ontem em q consegue ganhar vários ressaltos e rematar logo no inicio do jogo. Exagerou na jogada individual, pode não ter sido a melhor opção, mas foi sempre com o objectivo de baliza.

SLB4EVER disse...

Não estava a referir nenhum jogador em particular mas sim o estilo de jogador, o Gaitan enquadra-se nesse estilo assim como o Di Maria. Gosto muito desses 2 mas percebo q uma equipa ñ pode viver só desse tipo de jogadores e q os "Cardozos" do futebol tb devem ser reconhecidos.
E depois para cúmulo temos o Saviola que desde o 1º ano pouco ou nada fez, continua a ter lugar cativo e quase ninguém critica.

Anónimo disse...

O problema do Gaitan não é inconsequência, isso também não acho que seja o problema dele, mas perde muitas bolas que comprometem e depois não defende.

lj disse...

Um tipo com o talento de Gaitan tem que ser acarinhado, encorajado e corrigido tambem. Nunca castigado ou ostracizado. Abafar talentos faz-se no Leiria ou no Setubal; no Benfica, deve-se promover o talento. Com paciencia, se necessario.

John Wakefield disse...

Resultado melhor que a exibição. O Benfica tem que resolver de vez agora em casa.

Parece que o Micaelas dos dois dedos e o Falcão vão mesmo para o Atlético.

O Falcão ainda compreendo que vá porque é craque, agora o Micaelas... oh coitado do Atlético.

John Wakefield disse...

Nuno Coelho emprestado ao Beira Mar, seguindo assim as pisadas de Balboa (embora este tenha sido dispensado).

Júlio César junta-se a Carlos Martins e a Jorge Ribeiro no Granada!

SLB4EVER disse...

MS de acordo agora acho que isso também devia acontecer com jogadores como o Urreta, D.Simão, Rodrigo e N.Oliveira.
Não se pode esperar um plantel forte se só 1 ou 2 são filhos e o resto enteados!

Miguel disse...

Na minha opinião a 2ª parte do jogo a equipa demitiu-se completamente do jogo:

- sem querer ter bola (ter a posse de bola é a melhor forma de defender);

- ordem para todos recolherem ao meio campo defensivo;

- a substituição do nosso jogador mais forte nas transições ofensivas, e que podia aproveitar o balanceamento ofensivo do adversário;

- o facto de com a substituição do Aimar pelo Saviola ter mudado o sistema de jogo (4-2-3-1 para 4-4-2), quando o que a equipa mais precisava era manter o sistema de jogo, com um médio de qualidade técnica que pudesse potenciar a posse de bola a meio campo e ligação ofensiva, como o Bruno Cesar poderia fazer e não mais um avançado que aumentou o espaço entre as linhas do benfica;

- um jogador da qualidade do Enzo Perez, por quem se pagou tanto dinheiro, fora das opçoes???;

- equipa sem capacidade para gerir os tempos de jogo, de descansar/defender com bola;

- equipa com mentalidade de equipa pequena mal se encontra em vantagem;


Dito isto, Jesus é o principal problema do Benfica e o jogo de ontem deixou mais uma vez a nú esta evidência.

Redceltic disse...

gaitan tem um grave problema: não defende e por isso o lateral atrás dele fica sozinho de forma frequente perante 2 adversarios. outro problema no benfica é os laterais defenderem muito por dentro nao atacando a linha e ficando a espera junto aos centrais permitindo por isso demasiados centros ao adversario. cardozo é um jogador de excelente tecnica e quem diz que ele nao joga para a equipa deve esquecer que alem de golos tem tb inumeras assistencias: o seu defeito maior é ser de facto jogador sem explosao o que é diferente de ser lento embora tb o seja, mas se conseguisse explodir em pequenos espaços era o suficiente tendo em conta que é avançado centro.