blog

quarta-feira, agosto 24, 2011

SL Benfica - Twente: 3-1

Foi quase perfeito o jogo que o SL Benfica fez e que lhe permitiu alcançar o primeiro objectivo da época: o acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões e o encaixe financeiro bem interessante que tal entrada oferece.

Um jogão de bola foi o que nos foi oferecido pelo Glorioso esta noite e, mais uma vez, se demonstra que quando Jesus mete a teimosia no bolso todos ganham. O meio campo mais consistente permite que o resto da equipa se liberte, principalmente o mago Pablo Aimar e o caudal ofensivo do Benfica aumenta quer em quantidade quer em qualidade. Simplesmente avassalador na primeira parte onde é quase crime que uma das varias jogadas de génio que a equipa proporcionou não tivesse dado golo. Aimar por duas vezes, Nolito e Gaitan tiveram na cara do golo, Cardozo com um bocado de sorte podia ter voltado a marcar mas o marcador teimava em não se alterar nos primeiros 45 minutos. Na segunda parte tudo mudou e para isso ajudou não só a equipa manter a dinâmica ofensiva como, felizmente, acertar nas redes adversárias. A partir daí foi ainda mais festival e os golos surgiram com total naturalidade e mais podiam ter sido marcados. Infelizmente voltamos a sofrer o golo da ordem, aquele golo irritante que estraga uma exibição quase perfeita. Mas o importante estava feito, a eliminação do Twente e a entrada na Champions.

A equipa esteve brilhante, Artur tem uma defesa monumental que impediu os holandeses de chegarem ao golo mais cedo e esteve sempre seguro durante o jogo; a defesa forte e unida permitindo inclusivê boas arrancadas atacantes a Emerson naquilo que será o seu ponto mais fraco mas que hoje esteve muito bem e muito activo; Witsel é fantástico em tudo o que faz, capacidade física, técnica e táctica e constroi com Javi e Aimar um meio campo fabuloso e, a sua presença em campo, permite a todos os benfiquistas em particular e amantes de futebol em geral, ter o previlégio de ver Pablo Aimar a jogar desta forma maravilhosa como joga. Era já, agora mesmo, contrato para mais dois anos. Espero que os benfiquistas percebam o previlégio que estão a ter. Que jogador. É admirar, ponto final. Por fim Cardozo. "quando não marca jogamos com menos um". Depois do jogo de hoje quem repetir tal frase não percebe absolutamente nada de futebol. Que jogão fez Tacuara, lutou, abriu espaços, tabelou, assistiu, rematou, pressionou. Fabuloso. Aquele passe para Nolito é qualquer coisa... E aquela jogada do passe de letra de Aimar? Loucura!!!

Agora temos o sorteio. As equipas distribuídas pelos potes fazem adivinhar grupos super equilibrados. Espero uma pontinha de sorte do SLB em escapar a certos clubes dos potes 3 e 4 mas gostava de receber o Real Madrid.

É hora de Jesus mostrar que tem mãozinhas para o plantel que tem ao dispôr, é hora dos jogadores mostrarem que podem ser alternativas e cumprirem quando são chamados a jogar. Agora vai ser a doer, agora não há tempo para pausas, para descanso ou para desgaste. Temos plantel, temos tudo para termos equipa.

Carrega Benfica.

24 comentários:

John Billy #37 disse...

Será desta que Jesus vai abdicar do seu 4132? É que não há comparação possivel entre o jogo de Sábado e o de hoje!
E é um crime deixar Witsel no banco. O homem é indiscutível!

Agora só precisamos de sorte para amanhã. No pote 1, não há milagres, mas no 3, tanto pode calhar um Basileia como um City, e no 4 apesar de haver muitos clubes fracos também há lá um Borussia Dortmund.

Ricardo Chaves disse...

Gostava de apanhar o Arsenal e o Trabzonspor, assim era sinal que evitava o City no pote 3 e o Borussia e Nápoles no pote 4.

Para mim o melhor era mesmo:
Arsenal
BENFICA
Basileia (ou Ajax, ou Lille)
Trabzonsport (ou Genk)

E a evitar era:
Barcelona
BENFICA
Man City
Napoles

Mas se queremos evoluir, temos que jogar com os melhores, por isso venha quem vier, o que interessa é que joguem com alma.

Anónimo disse...

Esta noite vim aqui de propósito para me rir...

Em primeiro lugar grande jogo do SLB. Mas aquela primeira parte com 15 remates, 10 lances de golo e zero (0) golos... Quem não marca geralmente arrisca-se a sofrer, mas acabou por correr bem.

Mas vim para me rir porque já sabia que ias elogiar o Cardozo. Realmente isto é o Cardozo. Para fazer um passe como o que fez para o 3º golo, precisou de fazer 10 borradas e 7 "fugas" aos lances em que a bola lhe passava perto...

E em vez de valorizares a exibição do Witsel (2 golos); do Luisão (1 golo e uma assistência), optas por valorizar a do Cardozo... LOL
Pior, só se não falasses do Aimar!

Isto para não falar do Artur! Uma (extraordinária) defesa, Pedro?!!!!!

Amigo, Pedro! Não foi 1, mas sim, DUAS, extraordinárias! Uma que a saca praticamente de "dentro da baliza" e outra na quina da pequena área quando um holandês apareceu isolado do lado direito (da nossa defesa)... Isto para não falar da segurança que dá a sair da baliza em lances aéreos!!!

Enfim, é daquelas coisas! A tua teimosia em não admitir a diferença abissal entre o ARTUR e o ROBERTO é equivalente ao endeusamento que queres fazer do Cardozo. Mas isto só vê quem consegue. E no estádio da Luz é tudo cego tirando tu, o Bizarro, o SLB4EVER, John Billy e mais 3 empregados da óptica havaneza!!! LOL

Para terminar, recordo-me bem da "cruxificação" pública que se fez aqui neste espaço, ao José Marinho quando "anunciou" que seria o Artur uma forte aquisição e simultaneamente uma bicada nos adversários... Reforço, para mais sendo a CUSTO ZERO!!! Enorme aquisição! Sem dúvida!

Anónimo disse...

Por acaso aqui neste espaço ninguém prestou atenção aos 2 jogos do Bryan Ruiz com o SLB, até aposto.

Não só marcou 2 golos (1 em cada jogo), e ainda apoiou os colegas, apareceu em vários lances (quase sempre com bom desempenho e sem se esconder)...

Águia Preocupada disse...

AIMAR! AIMAR! AIMAR! Simplesmente fabuloso! Tem magia, tem poesia, ter arte, em todos os passes que faz! Que passes de tango, a dança mais sensual e intimista entre duas pessoas! E Aimar dança, rodopia, e pinta telas de glória para os nossos olhos!
Que pena não ter menos quatro ou cinco anos!!!
Com a mesma aurea, só me lembro desse mago do futebol, de seu nome, Fernando Chalana!
O Benfica com Aimar é um e sem ele outro muito menos entusiasmante!
Ainda haverá por aí quem ache que deveria ser vendido?

John Wakefield disse...

Sempre defendi a aquisição do Witsel (mesmo 2 ou 3 meses antes dele assinar) e ainda bem que foi contratado. A alternativa natural a Ramires chegou um ano depois.
Por outro lado, reconheço que falhei quando duvidei das capacidades de Artur Moraes. E para já, tenho que dar o braço a torcer ao sr José Marinho. O Artur é muito seguro na baliza, é certinho nas saídas e bom entre-os-postes.
Por fim, falo da outra grande aquisição do Benfica. Refiro-me a Nolito que, apesar de ter estado em branco, causou muitas dores de cabeça aos defesas adversários.

ps: Quanto ao sorteio preferível que seja um destes:

1- Arsenal/Bayern/Inter
2- Benfica
3- BATE/Basileia/Lille
4- Plzen/Apoel/D. Zagreb/Trabzonsport/ Otelul

CsA disse...

Caro José Marinho

Se por a caso ler este comentário, queria-lhe agradecer por ter desviado o Artur para o Benfica. O homem é GIGANTE!

Uma autentica chapada naqueles que criticaram neste espaço, tanto o Artur como o J.Marinho!

Obrigado!

Pedro disse...

Ai..ó anónimo, é uma pena não estares identificado para saber quem és dentro do grupo dos anónimos. Fazes-me rir.

Então vejamos, o Ruiz (excelente jogador que pelas declarações pós jogo deve estar roídinho de não ter vindo para o Glorioso) marca dois golos, um totalmente ilegal pela falta que fez, pela equipa que é eliminada e completamente banalizada pelo Glorioso, fez uma grande exibição. O Cardozo, que marcou um golaço na Holanda, que teve influência decisiva no segundo golo, que faz uma assistência no jogo de ontem, que jogou e fez jogar, que deu oportunidade aos colegas de marcarem por mais de uma vez, não fez nada de jeito? Ok. Anónimo, esquece lá isso. É melhor dedicares-te a outra coisa.

Sobre Artur, desafio-te a mostrares onde crucifiquei quem quer que seja. O que disse e mantenho é que após o post do Marinho o nome de Artur não me entusiasmava. Ainda bem que lhe está tudo a correr bem e está a demonstrar a qualidade que muitos lhe reconhecem. Até parece que alguma vez disse que o Artur não prestava. Mas fez ou não fez uma defesa monumental? Agora tenho que apontar tudo o que ele faz?!?!? LOL

"E em vez de valorizares a exibição do Witsel "

"Witsel é fantástico em tudo o que faz, capacidade física, técnica e táctica e constroi com Javi e Aimar um meio campo fabuloso e, a sua presença em campo, permite a todos os benfiquistas em particular e amantes de futebol em geral, ter o previlégio de ver Pablo Aimar a jogar desta forma maravilhosa como joga"

Mais uma vez, esquece lá isso. Siga.

Anónimo disse...

Comecemos pelo final. ARTUR...

Pedro, já andas com uma espécie de complexo de perseguição praí... Ninguém disse que foste TU que cruxificaste quem quer que seja!... Os meus comentários não são só dirigidos a ti, homem! Tem lá calma... A carapuça a cada qual, mas, desde que lhe sirva!...

Essa não era para ti, rapaz! Para ti era a da comparação do ROBERTO ao ARTUR, basicamente, por não admitires a qualidade do 2º. Inclusive no passado recente disseste que a diferença era que o ROBERTO não tinha tido a sorte que o ARTUR está a ter!... LOL
Só esta frase já confirma tudo:

"Ainda bem que lhe está tudo a correr bem(...)"

É mesmo isso, "sorte" e nada mais! Para além de todas as (grandes) defesas (que tu não tens que apontar, obviamente) é a segurança que esse Sr dá. Quer a sair da baliza, quer a jogar com os pés... Enfim, é caso para ser eu a dizer, "siga" que o pior cego é aquele que não quer ver! ;)

Mas se realmente não tens que apontar todas as defesas ou situações em que o ARTUR mostra bom desempenho na baliza do SLB, também não tens de apontar todos as coisas que o CARDOZO faz, nem que seja só uma durante todo o jogo.... É a tal estória dos 2 pesos e duas medidas. Já ouviste falar(?)... ;)
De qualquer forma, eu percebo que realmente quando o CARDOZO faz algo bom, , é dificil de não dar nas vistas, porque sobressai tanto da restante exibição nula! Mas daí a teres que apontar tudo, só para tentares mostrar aqui que é um "Drogba", não percebo quem "tentas" enganar(-te)...

Até percebo que digas às pessoas para não assobiarem, mas de resto...

RUIZ. É verdade, o 1º golo do Ruiz foi ilegal, isso tira mérito a ele ou ao árbitro que o validou?... (aposto que se fosse o CARDOZO a marcar um igual, salientavas o sentido de oportunidade)... Por acaso ele (RUIZ) não estava lá, não apareceu?!

E mais, a diferença entre o Cardozo e o RUIZ, é que o 2º além desses 2 golos, teve outras chances (nos 180min). Uma delas, a que permitiu a uma das extraodinárias defesas que apontaste no teu texto. E o Cardozo? Que fez em 2 jogos, praticamente, 1 golo, e 1 passe?! Para figura decisiva do SLB(!)...

Pior, o RUIZ intervém em vários sectores do campo a puxar pela equipa. Aliás, ele é a alma daquela equipa! Comparar a produção de um e outro, é demasiado desleal para o TACUARA!

Mas a piada mais gira que me contaste hoje foi esta:

«excelente jogador que pelas declarações pós jogo deve estar roídinho de não ter vindo para o Glorioso)»

Por acaso com isso, não estavas a tentar dizer que como quer vir para o SLB já não presta, estavas(?)! LOL... Por favor deixa-me descansado ou anima-me e confirma a piada!... LOL

Trocava de caras o CARDOZO pelo RUIZ. E vamos ver no futuro por quanto o Twente o consegue vender. Porque quanto ao Cardozo, já nem Shaktar, nem Besiktas dão 15M por ele... =S

John Wakefield disse...

Em relação ao sorteio e vendo melhor o panorama, o ideal passa por evitar o City no pote 3 porque de resto, as equipas desse pote e do 4, estão ao alcance do Benfica. Aliás, o grupo do City será o grupo da morte!
Mas acho que o Benfica tem condições para atingir os oitavos e encaixar uns bons milhões!

CsA disse...

Não sei porque comparam B.Ruiz com Cardozo quando são 2 avançados completamente distintos e que na minha opinião se complementariam em campo.

Cardozo é homem de área, B.Ruiz é um avançado móvel que descai para as alas... o que o nosso N.Oliveira faz muito bem!

Ps. B.Ruiz é de facto um grande jogador não haja duvida. Para mim a entrar B.Ruiz não era para substituir Cardozo mas sim Saviola.

Pedro disse...

Não meu caro anónimo, bem pelo contrário. Aposto que se o SLB contratasse o Ruiz tu e outros iriam, muito provavelmente, apontar uma série de defeitos ao rapaz. É o costume. Para muitos benfiquistas bons são sempre os outros.

Não vou voltar a discutir Cardozo ctg. Não me leves a mal mas quando dizes "E mais, a diferença entre o Cardozo e o RUIZ, é que o 2º além desses 2 golos, teve outras chances (nos 180min). Uma delas, a que permitiu a uma das extraodinárias defesas que apontaste no teu texto. E o Cardozo? Que fez em 2 jogos, praticamente, 1 golo, e 1 passe?! Para figura decisiva do SLB(!)..." é de alguém que não viu o jogo ou está de má fé pelo que não vale a pena continuar este assunto.

Quando dizes que no Mágico se diz isto ou aquilo é natural que por Mágico se entenda os posts que se fazem e não tanto os comentários. Se não era para mim tudo bem, se fosse tb estaria tudo bem.

Voltando ao Artur. Sim, "sorte". E já a expliquei. Roberto teve azar nos primeiros tempos aliado a erros próprios naturalmente. Artur teve a sorte de quando errou a coisa não acabou em golo. Essa "sorte" permitiu ganhar confiança e tranquilidade, não só para ele, como para toda a equipa. Isto que eu estou a dizer é fácil de se perceber. Os primeiros tempos de um gr na baliza de um clube como o SLB são muito importantes, ainda para mais com o passado recente que existia na baliza. Ao Artur as coisas correram bem. Ainda bem para todos. Acho piada atacares com tanta dureza o nosso melhor marcador e depois estares tão "incomodado" com o que eu escrevo sobre Artur principalmente quando não digo mal dele.

Para acabar o tema Cardozo apenas mais uma coisa, eu defendo Cardozo da mesma forma que defendi o Peixoto ou outro jogador na mesma situação. Quando acho que são alvos de uma perseguição completamente injusta eu defendo esses jogadores mais do que outros. Simples. E sim, espero que ninguem dê nada por ele para ir ficando por cá e ir fazendo os tais 25 golos/época.

Hugo disse...

Ainda estou arrepiado por ver o Aimar a jogar à bola...
Também repito, renovem já por mais 2 anos com este Homem, que eu antecipo e renovo também o meu Redpass por mais dois, e não quero descontos. Pago para ver Aimar. Pago para ver o Aimar a "conduzir" o Meu Benfica.
Que felicidade! Um dos melhores jogadores do Mundo a jogar no Meu Benfica.
Acho incrivel, como é que os comentadores e jornais não sublinhem esta qualidade e este prazer em ver este Mágico/Génio/Brilhante jogador nos nossos relvados.
Os Hulks e Decos comparados com ele são "merda".

John Billy #37 disse...

Mas afinal quem é o ponta de lança do Twente? É o Ruiz ou é o Janko?
Eu vi o Ruiz a jogar numa posição recuada e descaída nas alas.
É isso que pretendes do Cardozo?

Anónimo disse...

Estás a fazer uma generalização:

"Aposto que se o SLB contratasse o Ruiz tu e outros iriam, muito provavelmente, apontar uma série de defeitos ao rapaz. É o costume. Para muitos benfiquistas bons são sempre os outros"

Como todas as generalizações, são muito falíveis. Eu poderia fazer a generalização inversa:

"Aposto que se o SLB contratasse o Ruiz tu e outros iriam, muito provavelmente, dizer que era o melhor PT do mundo. Para muitos benfiquistas os nossos são sempre os melhores"

Como vez a probabilidade de qualquer uma ser a correcta, deve ser idêntica...

Ok, Pedro.
Da minha parte também fiquei esclarecido. Basicamente a nossa diferença são pontos de vista relativamente à (não) produção do Cardozo. E a tua tendência assumida para defender as "vitimas" do SLB:

"Quando acho que são alvos de uma perseguição completamente injusta eu defendo esses jogadores mais do que outros. Simples."

Fiquei a perceber melhor agora a tua atitude de defesa do CARDOZO.

É compreensível isso. Também não concordo com o gang do assobio, agora se calhar essa tua tendência, acaba por dar uma imagem de super-ponta-de-lança que não existe no SLB.

Para mim este assunto também está "morto". Esquece algum excesso de escrita da minha parte.

Pedro disse...

É pá...não sei o que aconteceu mas aprovei comentários que não aparecem.

Anónimo, a questão da identificação mais não serve do que colar uma opinião a uma pessoa em questão. O "Pedro" continua a ser anónimo mas sabes q a opinião é daquele "Pedro". Não precisas de te registar mas podes assinar com um nome qqr para amanhã se saber q a opinião é tua e não de um dos vários anónimos. Só isso.

Eu defendo quase sempre os jogadores do SLB. Uns mais que outros quando acho injustas as críticas. Mas tb crítico. Quem aqui anda há mais tempo sabe o qt bati em Quim.

"acaba por dar uma imagem de super-ponta-de-lança que não existe no SLB"

Mas este exagero é da tua parte, não da minha. O que eu digo é que Cardozo é o melhor ponta de lança do SLB desde à muitos anos e o melhor (facto) marcador estrangeiro da nossa história. o que me incomoda são elogios ragados a outros ao mesmo tempo que se critica quem tem os números q Cardozo tem. Ontem na rádio um tarolas da TSF dizia que se Cardozo tem treinado o pé direito seria um ponta de lança de nível mundial. O não ter pé direito é uma crítica constante. Mas quantos esquerdinos do futebol mundial têm pé direito??? É uma crítica habitual mas sem qqr nexo. Jogo de cabeça é outra coisa. Aí sim fosse Cardozo um pouco melhor (e o que ele evoluiu neste campo!!!) e sim, então seria, sem a menor dúvida, avançado de topo e, provavelmente, já cá não estava.

SLB4EVER disse...

Excelente exibição e venham os milhões € da champions!

Aimar, Witsel e Luisão os homens do jogo. Todos os outros tb estiveram bastante bem, apenas o Nolito e o Gaitán abaixo do que podem fazer. O Emerson fez o melhor jogo pelo SLB e a aliar ao desempenho defensivo esteve bastante bem tb no ataque. O Cardozo o tal que só sabe marcar golos teve pelo menos 3 passes a isolar companheiros, um deles deu golo. Artur + uma defesa enorme e sempre seguro.

As diferenças em jogar com 2 avançados centro ou 1 não deixam margem para dúvidas, o JJ escusava de vir dizer que sempre jogaram assim que só lhe fica mal.
O Aimar nas costas do Cardozo e com o Witsel entre ele o Javi, tudo muda e a qualidade e posse de bola é outra, o que permite muito menos oportunidades consentidas ao adversário.
Pois é muitos de nós que não percebemos nada de bola já á quase um ano que dizemos isto!

O lugar ocupado na direita pelo Gaitán acho que pode ser ocupado tb pelo N.Oliveira ou pelo Rodrigo, gostava de ver isto, assim como tb tenho bastante curiosidade de ver os esquecidos do plantel a jogar nesta disposição táctica.

Venha a fase de grupos, com cabeça e com esta atitude podemos esperar que no mínimo se limpe a cara das burradas(by JJ) do ano passado.

FORÇA SLB

John Wakefield disse...

Começa a brincadeira da imprensa a ligar um jogador ao Benfica que será possivelmente moeda de troca nos negócios de Moutinho e Álvaro Pereira.

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=283373

Pedro disse...

O Chelsea emprestava o Lukaku ao SLB para jogar com regularidade?
Essa é boa...tirava o lugar a quem? Ao Cardozo? Ao Saviola? E primeiro que ele estão o Nelson e o Rodrigo que são nossos e como tal são esses que temos que fazer crescer e valorizar.

Hugo disse...

Pedro, é conversa... todos sabemos quem anda em negociações e quem precisa desesperadamente de um avançado.
O resto só acredita quem quer.

Redceltic disse...

concordo com o teor da análise quase na integra incluindo os elogios a Cardozo, mas não posso concordar com a insistencia na desvalorização do papel de JJ com termos como «deixou de lado a teimosia» como se não fosse ele o responsável por este esquema, mas sim os adeptos.... Este esquema de 4 3 3 falso ou 4 2 2 1, como se preferir, existe no benfica pq JJ o usa, não pq nós dizemos que deve ser usado.É necessário dar tb muito mérito ao treinador pq foi com ele que o benfica voltou a jogar bonito e o benfica já não jogava bonito desde o tempo de mário wilson na sua ultima passagem pelo clube em que ganhou uma taça... Com Trap ganhamos, mas à defesa, com quique nao é preciso dizer nada, Com Koeman só se jogava bem em contra ataque e com camacho havia muita garra mas pouco futebol pq este encostava os artistas... dos outros nem falo pq o tempo no benfica foi insignificante.

Pedro disse...

Não se trata de desvalorizar Jesus mas sim não compreender como é que ele não mantêm a aposta neste esquema que é aquele em que jogamos melhor e mostramos ser mais fortes. Daí a "teimosia" pq, na minha opinião (como ele gosta de dizer ☺), já tivemos provas de qual é a táctica q melhor funciona.

Redceltic disse...

contra factos não há arguementos e de facto o benfica é bem mais forte neste momento neste esquema de um só PL, mas penso que isso tem mais a ver com os dois medios ala usados. Há 2 anos um deles era o ramires que funcionava como medio defensivo no processo defensivo e qd este saiu, foi substituido por Sálvio( q sendo excelente Extremo ou 2o avançado e ainda acredito poder vir novamente para cá) e di maria por gaitan... ora nenhum deles com capacidade tática para fechar ao meio qd Javi tem que ir a lateral. Este ano o problema com gaitan e nolito mantem-se com a agravaante de gaitan nem sequer defender a linha e não apresentar qq tipo de agressividade defensiva ao contrario de nolito ou salvio o ano passado... qd entra Witsel obviamente que a capacidade de recuperação do meio campo cresce exponencialmente, com o extra da grande capacidade tecnica do belga que para mim está bem mais próximo de lucho gonzalez do que de ramires.

Mentiroso disse...

"Caro José Marinho

Se por a caso ler este comentário, queria-lhe agradecer por ter desviado o Artur para o Benfica. O homem é GIGANTE!

Uma autentica chapada naqueles que criticaram neste espaço, tanto o Artur como o J.Marinho!

Obrigado!"


Há já algum tempo (uma, duas semanas, talvez...) que resolvi vir aqui fazer qualquer coisa parecida com um "agradecimento público" ao José Marinho pela influência que teve na contratação de Artur. Confesso que na altura não me entusiasmou o "feito" (soube-me a pouco) e também por isso não tenho problema nenhum em corrigir a minha primeira avaliação. Artur tem estado brilhante, é um GR que inspira confiança a tudo e todos.