blog

quinta-feira, agosto 04, 2011

Trabzonspor - SL Benfica: 1-1

No segundo jogo a sério desta época o Sport Lisboa e Benfica voltou a mostrar sinais bem positivos mas perdeu uma excelente oportunidade de golear num jogo europeu e isso irrita-me bastante.

Jesus apresentou um 11 com Witsel e Aimar a fazerem companhia a Javi Garcia, dando a titularidade a Nolito na esquerda passando Gaitan para a direita com Saviola como único avançado. Foi o 11 que eu esperava que Jesus apresentasse (não sei se o disse aqui no Mágico ou nos comentários num outro blog) com o meio campo muito forte e bastante tecnicistas. O resultado também foi o esperado com o Benfica a pegar quase que automáticamente no jogo e a controlar todas as acções desde o primeiro minuto. Com uma defesa a solidificar-se e com um meio campo compacto os artistas podem dar asas à sua qualidade e as trocas de bola e constantes tabelinhas são uma delícia de se ver e quando a bola começar a entrar será de arromba. Gaitan está um abuso, com pormenores que valem um bilhete. É incrível que depois de Di Maria o Glorioso consiga um verdadeiro substituto de magia logo de imediato mas tanto adorno na finalização faz qualquer um perder a cabeça. Só à conta de Gaitan o Glorioso podia chegar à vantagem de três ou quatro golos, mais dois bons lances de Witsel e outro de Aimar e perdeu-se uma excelente oportunidade de golear.

Mas os sinais positivos estão lá todos e quando a equipa carburar na perfeição será um regalo para todos os benfiquistas. Não tenho a menor dúvida disso e, este 11, rotinado, será talvez o 11 mais forte do SLB e que inclusivê pode ter rotação de jogadores com a entrada de Enzo Perez para a direita indo Nolito para o banco, ou Gaitan para o meio trocando com Aimar, etc etc etc.

Tal como Jesus, também gostei muito de Witsel que a cada jogo, a cada toque de bola, mostra cada vez melhor adaptação e que estamos na presença de um grande jogador. Gostei que Jesus tivesse metido Matic no lugar de Aimar mostrando que ele próprio, Jesus, também está mais contido na análise dos jogos. E contenção não significa menos atacante pois com o controlo total do meio campo as oportunidades de golo surgiram em catadupa pecando apenas na finalização. A troca de Jara por Saviola também foi lógica ficando apenas um reparo para a última substituição ter sido tão tarde no jogo, podia Jesus ter dado mais minutos, neste caso, a Bruno César.

A arbitragem foi má. Até ao golo de Nolito estava numa pilha de nervos tal era a forma como o árbitro ignorava sucessivas faltas sobre os nossos jogadores junto da área dos turcos. Felizmente o golo de Nolito acalmou, quer a mim, quer ao árbitro que terá sentido que não valia a pena dar mais nas vistas no seu caseirismo. A expulsão do turco depende sempre da ideia que temos da intencionalidade do acto, uma coisa é certa, ele joga com os cotovelos e sujeita-se a acertar no adversário como aconteceu.

Fomos claramente superiores na eliminatória e agora na sexta iremos conhecer o último adversário na caminhada para a fase de grupos da Champions. Não há que temer ninguém, apenas respeitar o adversário que nos calhar em sorte e trabalhar para o ultrapassar. Carrega Benfica!!!

15 comentários:

Diogo C. disse...

Pedro vais desculpar-me mas este teu post de inicio parece ser um pequeno-grande contra-senso.

Dizes de inicio o seguinte:

«(...)Benfica voltou a mostrar sinais bem positivos mas perdeu uma excelente oportunidade de golear num jogo europeu e isso irrita-me bastante.»

mais adiante escreves:

«Gaitan está um abuso, com pormenores que valem um bilhete»

«Só à conta de Gaitan o Glorioso podia chegar à vantagem de três ou quatro golos»

Pois é, um dos responsáveis dessa não goleada é o Gaitan. A mim irritam-me jogadores que colocam à frente o lado artístico antes do prático.

E este Gaitan nos dois últimos jogos, marcou um golão. O resto são habilidades de circo. Se ele as quiser fazer na praia ou num jogo em que estamos a ganhar por 3 ou 4 de diferença até compreendo, mas numa situação como a de ontem, devia era sair ao intervalo.
O Aimar ontem redimiu-se do fraco jogo da 1ª mão e já soube jogar para o colectivo. Acho que o Gaitán devia seguir o exemplo, ou então, inscrevem-no naqueles concursos de «skills» para ver se ele perde a vontade de complicar o que devia ser pragmático…

Tirando isto, concordo na perfeição com o teu texto. Saliento apenas o grande jogo de Witsel e a falha enorme da defesa no golo dos turcos, apesar de no restante jogo terem estado bem.
Nolito é um jogador com «ganas» enche-me as medidas tal e qual como o Belga, embora por motivos bem diferentes.

Jotas disse...

Foi sem duvida um caso de melhor exibição que o resultado.
O benfica foi empre senhor do jogo, seguro de si, com grande controlo de bola, onde só faltou mesmo mais golos para darem colorido ao futebol produzido.
Como nunca fui alarmista e entrei no discurso fácil quando o futebol de pré - época não era o melhor,porque a pré época é isso mesmo, ensaios e teino, ou seja, no fundo, o que mais me apraz registar, é verificar uma melhoria gradual de jogo para jogo do Benfica e isso é que é importante.
Witsel mostrou que é de facto um centro campista de eleição e um jogador que vai dar muito que falar.

Hugo disse...

Desculpa lá, mas jogámos à bola!!!!
Este Benfica é o meu Benfica!
Temos um bom plantel!
Há ali "miudos" que jogam à brava!
Aquele meio campo é um luxo.
Gosto da tactica (é a minha preferida pelos jogadores que temos), às vezes trocava o Saviola pelo Jara, porque é mais agressivo.
Depois, um gajo olha para o banco e vê lá jogadores que podem entrar e fazer tanto ou melhor dos que lá estão dentro.
Jesus ganhou "pontos" ao mostrar que afinal sabe mais que o 442.
Assim sim, começo a acreditar que podemos fazer melhor que na época passada.
- o Belga Witsel, é um jogador do outro mundo. Que contratação!
- Nolito, é um extremo à Simão.
- Garay é classe.
- Emerson e Artur é segurança.

Quanto aos "antigos" estiveram todos bem mas realço 3:
1. Aimar, por aquilo que é e corre o que corre, defende e ataca, era o primeiro a pressionar e a mandar pressionar, parece que sabe mais que todos (e sabe), aquele roubo de bola no começo da segunda parte, diz tudo, aguentando a carga de um gajo do dobro do tamanho e depois muda a velocidade e vai-se embora para entregar na perfeição, ao Nolito, o golo (nessa jogada há penalti sobre o Saviola).
Para quando a renovação do Aimar?
Este, merece o que ganha e leva pessoal aos estádios... e sabe estar e falar.
2. Gaitan, apesar de falhar golos, é um jogador de nivel elevadissimo, tudo o que faz é pensado e elaborado, trata a bola com delicadeza, a bola com ele deve ter "orgasmos", pois é tratada de uma forma tão bonita. Por esse motivo, falha golos "feitos", pois prefere que a bola entre na baliza com outra espectacularidade. É diferente de Di Maria, mas não é inferior, até é mais polivalente. julgo que é mais forte no lado direito do que na esquerda.
3. Javi Garcia, não se deu por ele, pois não? Mas estava em todo o lado. É um muro.

Anónimo disse...

então nenhum post acerca dos esclarecimentos da venda do roberto? só o barbas, o máximo, o cineasta vasconcelos e o ministro da contra informação acreditam que o roberto foi mesmo vendido por 8,6M, foi 1% e salvou-se a pátria das negociatas à LFV, não corram com os outros e ainda vão ter saudades do exililado de Londres

DeVante disse...

Grande post Hugo...

Gosto do Gaitán e aos "exigentes", éh páh, prefiro mil vezes o Gaitán do que um mediano "cumpridor"...

Baresi disse...

http://averdadedaliga.blogspot.com/2011/06/o-negocio-moutinho.html

Isto foi tirado da blogosfera em Junho a alertar para o negócio


o porto tinha vendido, pouco depois de comprar moutinho, 37,5% dele, por 4,1m, ou seja sem lucro (a cmvm e a pj isto nao investigam, apesar de ser claro que vai haver fuga ao fisco...) a uma empresa holandesa que pertence a dois conhecidos portistas, obviamente testas de ferro de pinto da costa. a empresa com quem eles fizeram o negócio chama-se mamers b.v. e é holandesa. só tem um accionista que é a "stichting mamers" que tem no seu conselho de administração fernando duarte rodrigues cordeiro (presidente), fernando duarte rodrigues cordeiro filho (filho do presidente), antónio fernando maia moreira de sá e flávio azevedo moreira de sá.

antónio fernando moreira de sá foi eleito para o conselho superior dos corruptos e é amigo de longa data de pinto da costa. o seu filho flávio, é um ex-jogador da bola que chegou a jogar na 1ª divisão (rio ave) em 2004/2005. seu sonho sempre foi chegar ao fcp, e mesmo com muitos favores, a falta de talento falou mais alto e acabou por desisitir do futebol ainda jovem.

fernando duarte rodrigues cordeiro é acionista da extinta sln e foi membro do conselho de superior do bpn. interessante frisar que já após a intervenção do estado no bpn, este senhor conseguiu que lhe fosse paga uma fatura de mais de 200 mil euros. é sócio em vários negócios e amigo do peito de antónio fernando moreira de sá, tendo também relações próximas com rui moreira, pinto da costa e reinaldo teles

portanto este fundo é detido por 2 senhores que colocaram na sua administração 2 filhos. o negócio ficou então em familia e o que se sabe, é que se moutinho for vendido, o fundo lucra muito mais que o fcp."

agora o porto recompra pelos mesmos 4 milhoes... apenas 22,5% do moutinho.

ou seja, a empresa dos capangas de pinto da costa, a custo zero fica com 15% do passe de moutinho, que vao dar um lucro de cerca de 6 milhoes de euros. lucro de seis milhoes investindo zero!!!!!!! onde está a pj? há aqui uma fuga ao fisco de milhões!!!! esses 6 milhoes d euros teriam que dar ao estado mais de 2 milhoes... é uma vergonha, e os media não piam! preeocupam-se e com cem mil euros que foram abatidos ao julio cesar...


Se o porto vende o moutinho por 40m, o sporting recebe 8,75, o portimonense 0,5, o porto... dos quarenta so ve 24,75, porque na mao do pintinho, com crime fiscal pelo meio ficam 6 milhoes.

ah, e a cmvm ja perguntou ao braga como e que o nuno andre coelho, internacional a, foi la parar a custo zero?

a cmvm não vê isto? a cmvm aqui não pede explicações? a cmvm aqui não suspende acções?

Álvaro Martins disse...

Estou de acordo com tudo o que o Diogo C. disse, em primeiro está a equipa e garantir a vitória, só depois é que poderão vir as habilidades caso as saibam fazer.

Anónimo disse...

O Benfica fez um jogo razoável,mas fez uma exibição à antiga portuguesa. Teve mt bola, bom controlo da partida, falhou demasiados golos. Neste aspecto, o desmpenho foi ridiculo e anedótico. Com um adversário mais complicado, o clube arrisca-se seriamente a ser eliminado. O Cardozo não entrou, no decorrer do encontro, porquê?
Espero que os dirigentes não contratem o H.Almeida como parte da venda do Cardozo.
Seria o mesmo que trocar um Volvo por Fiat Punto.
a.p.

Diogo C. disse...

Esta arrogância de algumas pessoas que aqui escrevem gostarem de rotular quem tem uma opinião diferente da sua, é no mínimo absurda. Isto para não chamar outra coisa, porque algumas dessas pessoas, são ou dizem-se benfiquistas.

...Pois eu prefiro um bom cumpridor a «um mediano cumpridor» ou a um «artista de circo».

E com isto não estou a dizer que o Gaitan é mau jogador, acho que qualquer pessoa com 2 dedos de testa percebe isso, estou simplesmente a dizer que tem de ser menos malabarista e jogar mais em prol do colectivo e dos interesses do benfica. Parece-me uma premissa simples, agora se há «menos-exigentes» que não compreendem...
Até percebo que não concordem, mas daí a não perceberem ou mostrarem intolerência à manifestação da opinião num espaço dedicado a isso, é que já é no mínimo estranho...

SLB4EVER disse...

Está feito, venha o próximo. Dos possíveis adversários preferia evitar o Rubin Kazan pela longa deslocação e qualidade, mas qq um deles está bem ao alcance do SLB.

Em relação ao jogo gostei de ver o JJ ensaiar outra táctica, q permitiu um maior controle e qualidade de jogo. Tb gostei das substituições efectuadas se bem q o Jara e o B. César pudessem ter entrado + cedo. Na defesa á excepção do Garay achei q podiam ter estado melhor mas tb é natural q o entrosamento ñ seja ainda o melhor e o Maxi acho q merece um descanso frente ao Arsenal.

Nem vou falar de goleada, mas tb me irritou ñ terem ganho o jogo e a displicencia do Gaitan. A insistencia numa abordagem excessivamente dura aos lances do Burak(mãos e cotovelos é com ele) e do Sokora(pisadelas maldosas) com a complacencia do arbitro tb me tirou do sério mas felizmente ñ houve lesões e a maioria dos nossos jogadores ñ respondeu na mesma moeda e evitou-se + amarelos ou até expulsões desnecessárias.

Aimar, Witsel e Nolito foram os jogadores q + gostei de ver pela raça, vontade, acerto e qualidade que colocaram em campo. Well done!

Acho q este plantel e equipa tem uma grande margem de crescimento e q existe muita qualidade e opções para a longa e "armadilhada" temporada iniciada. Solidificando o espírito de equipa e rotinas e existindo uma boa gestão e preparação do JJ é possivel estar algo optimista.

Rear ñ achaste piada ao boi corrupto ter mugido e logo a CMVM e os mérdia quererem fazer do negócio Roberto o maior escândalo do futebol nacional? Q coincidenca caricata!
Normal neste país é um clube falido como o Setúbal vender por tostões o Cissoko para 6 meses depois os corruptos supostamente o venderem por 15M(talvez patacas). Isto já ninguém acha estranho, q palhaçada e desgoverno q é este país, só vendidos e falsos moralistas pqp.

Helder disse...

Rearviewmirror:

Convence-te que eles controlam TUDO.....mas TUDO MESMO!!


Em relação ao jogo de ontem gostei da táctica aplicada pelo JJ. Só tinha trocado o Saviola pelo Jara, de resto tudo certo!
Witsel é um maquinão!!

Até nas convocatórias para a selecção ELES aproveitam para gozar com o Benfica......incrivél!!!

SLB4EVER disse...

Entretanto a CMVM pediu esclarecimentos ao SCP sobre a compra do Jéffren! Deve ser para disfarçar...
Entre os pedidos de esclarecimentos ao SLB e ao SCP o porko retoma "normais" negociatas com o passe da maça podre, q conveniente.

A convocatória da seleção grande LOL. Fora o Gomes e o Quim temos o fabuloso Castro, o azeiteiro R.Michael e a estrela André Santos. Espectáculo.

Bem admirado estou q nos sub - 20 o Ilídio Vale tenha a ousadia de colocar a titular 3 jogadores do SLB!

Anónimo disse...

É um verdadeiro escandalo a compra e venda das percentagens do Moutinho.
CMVM onde estás?????????

André Silves

Telmo disse...

Que coincidência...a CMVM veio pedir explicações ao sporting por causa de Jeffren....assim se enganam os parvos....

John Wakefield disse...

1- Eu até respeito o sr Paulo Bento mas porque é que chamou o Quim e o Nuno Gomes? Se jogassem no Benfica eram chamados? Duvido...
O Quim e o Nuno Gomes já estão acabados para o futebol a mais alto nível mas parabéns na mesma para eles. Merecem esta chamada nem que seja pela carreira que tiveram e pela experiência acumulada.

2- A CMVM parece que só pede esclarecimentos ao SLB e ao SCP!

3- O Benfica passou e agora defrontará o Twente, adversário dificil mas temos boas hipóteses!