blog

quarta-feira, outubro 10, 2012

Habemus Oposição?


A pouco mais de duas semanas das eleições para a Presidência do Sport Lisboa e Benfica parece surgir, finalmente, uma alternativa a Luis Filipe Vieira, actual dono da cadeira e provavelmente candidato a mais um "extraordinário" mandato cheio de sucesso desportivo.
Rui Rangel, Juíz, parece ser o nome escolhido para encabeçar uma lista alternativa e a máquina pró Vieira foi rápida a reagir inundando os emails dos bloggers com críticas a Rui Rangel explicando, basicamente, que um BMW X6 é carro para um jota da bola e não para um Juíz.
Penso que 15 dias não será suficiente para fazer mossa a Vieira. Não percebo muito bem o que leva a um movimento que quer ser alternativa a aparecer tão em cima das eleições. Compreendo que não quisessem aparecer com meses de antecedência para não serem apelidados de "abutres" e "destabilizadores" mas duas semanas é curto, muito curto, para passar a mensagem. Só se tiverem uma brutal máquina que foi preparada em segredo neste tempo todo e que entrará em acção a todo o gás.
Acima de tudo esperto diálogo, debate, ideias. Algo palpável. Todos sabemos os defeitos de Vieira e todos sabemos que isso não é suficiente para o derrotar. Quem aparecer terá que mostrar que é sério, honesto e sabe ao que vem. Uma campanha de ataque pessoal estará destinada ao fracasso porque aí Vieira domina e controla tudo.
Espero que os próximos 15 dias nos dêem a conhecer um projecto sólido. O futuro do Sport Lisboa e Benfica não pode ser o mesmo que os últimos anos porque senão, não teremos futuro.

14 comentários:

Constantino disse...

Talvez esta lista já esteja em preparação há algum tempo mas tenha permanecido na bruma devido ao escandalo que foi a antecipação das últimas eleições e quem sabe calculando que a existência de uma assembleia geral para discussão de relatorio e contas tão perto da data das eleições pudesse vir a ser nefasta para si caso o mesmo relatório tivesse sido aprovado. Mas isto, claro, são tudo palpites. No fundo, mais do que aparecer um novo presidente, é importante aparecer debate, partindo que o mesmo não será baseado em lavagem de roupa suja de ambas as partes. Ah, já agora um conselho particular para a hipotética lista B: apresentem projecto, não apresentem listas de jogadores a contratar.

Abraço

Morgado disse...

Alguém pode fazer, sintetica e imparcialmente, um resumo sobre o Rui Rangel :)

Conheço muito pouco a relação dele com o Benfica...

Obrigado :)

Unknown disse...

Morgado... E conhecias a relação de LFV com o Benfica?!?!

John Wakefield disse...

Pedro, infelizmente não acredito que Rui Rangel avance. Ele ainda vai tomar uma decisão final que deverá ser negativa.
Ele sabe muito bem que, em 15 dias, não terá tempo para mostrar o seu projecto. O tempo joga a favor de Vieira e por isso, Rui Rangel vai acabar por não avançar. Oxalá que esteja enganado e apresente uma boa lista, mas mesmo assim, não deverá ser suficiente para tirar o vieira da cadeira do poder!

Hugo disse...

Pedro, sinceramente não acredito nisso. Do querer ao fazer ainda falta muito.
Acho que não vai ser candidato. Esperemos para ver.

Gus disse...

Constantino, não é um palpite, é mesmo a verdade. A trupe que comanda os destinos do Benfica julga que são todos otários e que estas pessoas iam cair na mesma armadilha que foi montada há 3 anos.

Bem sei que a candidatura ainda não está formalizada, mas, a acontecer, como tudo indica que sim, é o concretizar de algo pelo qual esperamos, pelo menos falo por mim, há vários anos. Agora espero que não falte coragem, espirito de militância e capacidade de mobilização, a vários benfiquistas que estão contra esta direcção e muitos outros que se afastaram do clube.

Bem sei que ainda falta desvendar os nomes que o acompanharão, mas não o vejo a chamar para si pessoas que não sejam verdadeiramente benfiquistas.

Morgado disse...

Ginha:
Estava mesmo a perguntar por querer saber mais informações a respeito dele e não numa de critica. Só isso :)

André Leal disse...

Quem é este gajo em quem vou votar?

Calvin disse...

Há 4 anos atrás esperava ansiosamente a candidatura do Moniz, que decidiu não avançar e que agora aparece a almoçar com o LFV e prepara-se para assumir um cargo na estrutura do Benfica. Confesso que foi ingenuidade minha pensar que ele estava a querer partir a porta para expulsar quem lá estava dentro. Afinal estava apenas a meter o pé devagarinho para entrar e se juntar à mesa. Agora o Sô Dôtor Juiz resolve utilizar a mesma táctica. Todos os cogumelos são comestiveis, mas alguns só o são uma vez..

Anónimo disse...

Pedro

Esta lista do Rangel virá em força, com arranjos, para as próximas eleições, em o que o Vieira já não pode candidatar.

Parece-me que seja ideia base

E bom que haja mais listas, só mostrata dinamismo.

Era mau, nem habituados, que não houvesse uma lista alternativa.


Tico

Pedro disse...

Vieira não se pode candidatar pq?

Jotas disse...

Julgo ser bom e importante que surjam mais que uma lista às eleições do Benfica, a própria grandeza do clube assim o exige, agora, o que espero é que este período eleitoral sirva para discutir Benfica, porque se for para lavar roupa suja, então desligo-me de imediato de qualquer campanha, queremos sim, ideias para o Benfica.

Vasco disse...

Aposto que não tarda e está aí o Marinho a com um post a apoiar Rangel e Veigolas

John Wakefield disse...

Atenção, caros benfiquistas.
O mandato agora é de 4 anos e não de 3 como nos últimos tempos.
Vi isso num jornal desportivo.

Quanto aos mandatos, o Vieira não pode ter mais do que 2 consecutivos, como diz o anónimo.
Contudo, um golpe palaciano ou uma demissão a um mês das eleições (como já aconteceu), contorna essa questão.

O Vieira vai para o quarto mandato que não é consecutivo porque no final do segundo mandato abandonou as funções, antecipando assim as eleições, na qual teria apenas a oposição insignificante de Bruno Carvalho. Assim, é como se tivesse recomeçado do zero.