blog

segunda-feira, setembro 18, 2006

Escasso

Apesar de não ter sido obtida com uma exibição brilhante, o Benfica ganhou justamente ao Nacional e até se pode considerar escassa a vitória por 1-0 tal a quantidade de oportunidades de golo os benfiquistas desperdiçaram, algumas mesmo de forma incrivel.

Não foi uma exibição brilhante e, inclusivê, os 36.500 benfiquistas presentes tiveram alguns calafrios com 2 ou 3 remates de fora da área dos insulares, mas foi uma exibição bem melhor que as últimas. Notou-se vontade nos jogadores em marcar mais, jogar mais. Apesar do colectivo não ter sido brilhante gostei imenso de algumas exibições individuais sendo o maior relevo para Karagounis e Nuno Assis. O grego demonstrou que a sua dispensa teria sido um disparate completo e provou que pode e será bastante útil a este plantel. A forma como transporta a bola e a protege é fantástica. Nuno Assis fez uma exibição excelente, muito correu, muito jogou, muito fez jogar. Esteve incansável e sempre em alto rendimento. Ao seu lado Paulo Jorge, cada vez mais solto, mostrou-se muito lutador e pressionante fazendo boas incursões à linha, Simão é outra classe. Ainda não está bem mas a bola nos seus pés sorri logo de outra forma. Ainda deu para ver Miccoli e um Léo a lembrar o pequeno genial do ano passado.
Mais apagados estiveram Kikin, que ainda não foi desta que se mostrou e Alcides que roçou mesmo a nulidade irritante. Os centrais estiveram muito bem com o Carecão a marcar mais um golo importante. Katsoranis esteve discreto mas quase sempre no sitio certo a cortar as bolas.

Não é esta vitória que vai fazer os benfiquistas esquecerem o que de mau aconteceu recentemente até porque não foi exibição para isso mas foi uma exibição que mostrou, a espaços, a belíssima qualidade que o plantel do Benfica possui este ano. E a nota mais importante do jogo de ontem terá sido a táctica: Penso que ficou demonstrado que com equipas fechadas o SLB não tem necessidade de jogar com dois trincos. Um chega e ficamos com dois médios criativos para alimentar o ataque. Sinceramente achei que esta foi a nota de maior relevo.

Fernando Santos esteve mais activo do que noutros jogos e fez substituições correctas. Talvez podesse ter refrescado o meio campo mais cedo mas terá sentido que os jogadores consgeuiam cumprir os seus desejos.

A arbitragem foi uma arbitragem claramente condicionada. Se já eram antes, agora com a treta das escutas, é demasiado óbvio o receio que os árbitros tem em apitar uma falta a favor do Benfica. Então os amarelos é chocante. E depois, para atiçar mais, não têm qualquer pejo em amarelar os nossos jogadores. Vai ser assim o ano todo.

Por falar em arbitragens, bastou uma semana para o discurso mudar totalmente. Esta semana já não se vai ouvir frases como "jogamos mais", "têm que jogar melhor", "marcassem as oportunidades que tiveram", etc etc. Esta semana os árbitros são uns malvados e deturpam os resultados desportivos. A semana passada era "fomos beneficiados mas jogámos à brava por isso ganhavamos sempre blá blá blá". O discurso é conforme a maré....bastou uma semana para provar isso. Só gostava de saber se o Paraty tambem levará com uma participação disciplinar...

Piada da Jornada
Flash interview no final do Sporting-Paços
Repórter : Foi com a mão?
Ronny : Não.

11 comentários:

PiKiNiKi disse...

Participação disciplinar levas tu se continuas assim com esse discurso - já ninguém te leva a sério! Sendo que corres o risco de o blog passar de blog desportivo para blog de humor! hahaha

Pedro disse...

Pikiniki não te enterres ...olha o q escreveste no teu blog. Qd se é totalmente incoerente como tu és comete-se este tipo de erros q tu cometeste.
Paciência...ainda tens tempo para aprender. Entretanto toma um "Ronny" para a azia...

Adepto: lembrei-me exactamente disso qd vi os protestos do Ricardo. Fartei-me de rir...ainda para mais com o facto de um lagarto amigo teimar comigo q o Ricardo não disse aquilo "q não se percebe".

zorg disse...

Eu achei uma exibição agradável do Benfica. Pressionante, a controlar o jogo e a criar muitas oportunidades de golo. De notar que mesmo com 3 titulares indiscutíveis (Petit, Nuno Gomes e Rui Costa) de fora por castigo, não só FS não teve problemas em construir um 11 de qualidade, como ainda tinha jogadores com a qualidade de Miccoli, Miguelito e até Mantorras disponíveis para entrar. O plantel deste ano é, de facto, muito bom.

Quanto a exibições individuais destaco também Karagounis e Nuno Assis, mas também Katsouranis e Paulo Jorge. Kikin esteve esforçado e movimentou-se muito bem, mas não teve a sorte de conseguir marcar um golo. Leo voltou aos velhos tempos, principalmente na segunda parte. Os centrais também estiveram bem, como é hábito. Simão desiquilibrou, mas foi muito perdulário a finalizar. Seja como for, está a subir de forma e isso são boas notícias.

Quanto à polémica da saida do Karagounis, acho que acabou por não ser mal gerida. Foi o jogador que pediu para sair e que tornou essa vontade pública na imprensa. Não é produtivo ficar com jogadores contrariados, pelo que foi afastado do leque das opções. Quando se arrependeu e pediu desculpas ao grupo, foi reintegrado... e ainda bem, porque é um excelente jogador, como provou ontem!

Pedro disse...

Como correu o jogo ontem e tendo em conta q ainda podemos melhorar MUITO não sei se o Petit é assim tão titular indiscutivel.
Para mim é..mas ontem viu-se bem q podemos jogar somente com um trinco e FS gosta muito do Katsoranis..

zorg disse...

Jogar só com um trinco, a acontecer, parece-me que vai ser só nos jogos em casa, contra equipas menos fortes. Não acredito que joguemos tão balanceados para a frente em jogos fora de casa, mas concordo que quando jogarmos só com 1 trinco, este deve ser o Katsouranis, que é muito mais eficaz a seguir à recuperação de bola e não o Petit, que se perde muito nos passes longos.

Seja como for, ontem Karagounis demonstrou uma disponibilidade para trabalhar defensivamente que eu não lhe conhecia e que, aliada à sua reconhedissima capacidade para criar desiquilibrios no 1 para 1 e ao remate forte, podem torná-lo num caso sério na luta pela titularidade. E o mesmo se aplica a Nuno Assis, que ontem se fartou de trabalhar, defensiva e ofensivamente.

E também gostei muito do Paulo Jorge pá. Cada vez mais me impressiona pela sua inteligência a jogar.

João Bizarro disse...

Humor foi o memento do golo do Paços. Isso sim foi puro humor.

João Bizarro disse...

Gostei do Karagounis e do Nuno Assis.
O Quim tb está a justificar a opção do FS.

Pedro disse...

O Paulo Jorge está cada vez mais solto e mais adaptado ao Manto Sagrado. Penso q irá vingar. E as diagonais q faz são extremamente interessantes.

Vamos ver como se portam em Paços de Ferreira no sábado.

João Bizarro disse...

Sábado a Paços de Ferreira levamos a equipa de vólei.

Anónimo disse...

Os Benfiquistas que vierem a Paços no sábado tenham cautela: esta zona está infestada de "andrades". estejam prevenidos quanto a provocações.

D'Arcy disse...

O Paulo Jorge, mesmo quando as coisas não saem bem, pelo menos demonstra a atitude que eu gosto de ver num jogadro do Benfica. Ele nunca vira a cara à luta, e ajuda muito em tarefas defensivas.

Ontem estivemos um pouco melhor, e sem dúvida que o principal motivo para que isso acontecesse foi a presença do Karagounis no lugar do Petit. Acabaram-se os passes longos disparatados feitos na linha do meio-campo, porque o grego recuperava a bola e levava-a nos pés para o ataque.

O único jogador que na minha opinião esteve francamente mal foi o Alcides. Não tenho mesmo paciência para o ver como lateral direito no lugar do Nélson.