blog

sábado, setembro 23, 2006

Paços de Ferreira- SL Benfica : 1-1

Falhas que se pagam bem caro...

Quando aos 86 minutos Katsoranis falha, de forma escandalosa, o 0-2, disse para o meu grande amigo Hugo a terrível frase :"já fomos" . Já vejo futebol há muito tempo e com o Benfica é tiro e queda, vantagem minima, falha-se o golo certo que resolvia o jogo e nos ultimos minutos leva-se com a batata quente. É certinho...e infelizmente, mais uma vez, aconteceu.

Um jogo que até estava a correr bem ao Benfica, que se viu em vantagem cedo, onde não sofreu grandes calafrios, conseguiu aguentar-se quando ficou com menos um jogador, onde as melhores hipóteses foram nossas, perder os 3 pontos a 2 minutos do fim em mais uma falha incrivel de Anderson...assim é dificil ser campeão.

Apesar do campo pesado Fernando Santos colocou o mesmo meio campo que ganhou ao Nacional alterando apenas Kikin por Miccoli. Na minha opnião terá sido este o unico erro de Santos pois com o campo tão pesado seria mais sensato alguem com mais poder fisico para a luta que se esperava e, por outro lado, gosto mais de ver o Miccoli no apoio e não como referência de ataque. Mas Miccoli é Miccoli e quando a bola lhe chega aos pés tudo pode acontecer. Não foi, claramente, por aí que o Benfica empatou o jogo. Quem poderia esperar que Léo, 30 anos, cheio de experiência, nada dado a estas coisas, se lembra de refilar forte e feio com o fiscal de linha?? Depois Lucilio fez o que mais gosta. Parece-me que Léo resolveu um problema a Santos para os próximos jogos...
Ao ver-se com menos uma unidade Fernando Santos opta por manter a defesa com a mesma estrutura colocando Miguelito na lateral esquerda tirando Manu que tinha entrado para substituir o lesionado Nuno Assis. A defesa não sofreu alterações e conseguia afastar o perigo da baliza de Quim (novamente em bom plano). Nesta altura Fernando Santos tem duas opções:

- Prescinde de uma unidade atacante reforçando o musculo no meio campo com a entrada de Beto. Ganha indiscutivelmente poder de choque na luta a meio campo/defesa mas proporciona a avalanche ofensiva do Paços.

- Refresca o ataque com alguem rápido e forte fisicamente aproveitando os espaços que o paços obrigatoriamente teria que facilitar e, ao mesmo tempo, impedia que a equipa dos móveis fosse toda para cima da nossa defesa.

Fernando Santos optou pela segunda hipótese e, no meu entender, esteve bem. O Paços apesar de controlar o jogo fruto de ter mais um jogador, nunca conseguiu sufocar o Benfica e o ataque do Benfica esteve sempre em acção com diversas oportunidades de golo. Bastava Katsoranis não ter falhado um golo com a baliza escancarada para a decisão de Fernando Santos ter sido perfeita.
Estranhamente o Benfica quando se viu outra em igualdade numérica, especialmente nos ultimos 10 minutos, não conseguiu segurar a bola e abusou do pontapé para a frente. É algo que não se percebe, nunca o Benfica se tinha visto em apuros e agora, de novo 10para 10, só tinhamos era que jogar pé para pé, com calma, fazendo rolar a bola. Não o conseguimos fazer e pagámos bem caro. Anderson que se revelou o pior jogador do Benfica após várias falhas durante o jogo tem uma distração (vou-lhe chamar isso) fatal e permite o cabeceamente vitorioso para o golo do empate do Paços. E assim se foram 2 pontos num jogo que claramente mereciamos ser vencedores.

Hoje Fernando Santos não merecia ser traído assim pelos seus jogadores.

O Lagarto Baptista foi igual a si próprio. Como é tão fácil expulsar vermelhos. Impressionante. Não se discute a expulsão de Léo mas é inaceitável que o expulse por palmas quando um minuto antes não expulsa o jogador do Paços que após levar uma cueca de Paulo Jorge o derruba quando ele vai entrar na área. Era segundo amarelo e expulsão. Não o fez e tal como no Bessa quem foi para a rua foi um benfiquista. Por punir também ficou uma entrada violentissima a pés juntos a Katsoranis....Perdoar estes lances e depois expulsar o Léo porque bate palmas. Enfim...é arguido do Apito Dourado e está tudo dito.

Ao fim de 4 jornadas, na melhor das hipóteses, estamos a 5 pontos do líder. Muitos dirão "ainda só estamos na 4º jornada". Eu digo o mesmo "ainda só estamos na 4ª jornada" mas acrescento " e já vamos a 5 pontos". É um facto que a produção futebolística do Benfica vem melhorando, é verdade que temos matéria prima de primeiro nível, mas também é verdade que revelamos flhas que custam muito caro e assim não há craque ou treinador que resista.

5 comentários:

Anónimo disse...

O "boi" fez o que lhe competia. Fecha os olhos ao segundo amarelo ao pacence e, passado um minuto, expulsa o Léo (bem). Esta dualidade de critérios é assustadora. Um nojo absoluto. A entrada a pés juntos idem.

Não foi por aí que empatámos, é certo. Mas se fosse, a quem nos queixávamos?

Pedro disse...

O Miguelito tb errou ao dar tanto espaço ao gajo q centra, a pressão teria q ser sufocante por parte dos nossos jogadores naquela altura. Não foi e pagámos caro por isso. O problema do Anderson é q cometeu vários erros durante o jogo. É daqueles jogadores q qd está bem parece o Gamarra, qd está mal é pior q o Paulo Madeira...

A dualidade de critérios dos árbitros é tão notória, tão flagrante q é impossivel ser "erro humano". É claramente propositado....principalmente vindo de quem vem...

MacGowan disse...

Em vez de estares preocupado com os 5 pontos para o 1º lugar, devias era pensar que só tens mais 3 que o último....

Pedro disse...

E ??????

Pedro disse...

Não custa nada aos bois expulsarem os vermelhos. Já no Bessa foi o mesmo.
É um escandalo expulsar o Léo por aquilo qd um minuto antes não expulsou um jogador do Paços q impediu o Paulo Jorge de entrar na área. Seria o segundo amarelo. E o palhaço ainda se ri.