blog

sábado, setembro 02, 2006

Plantel fechado

Com o fim do período de inscrições acabam de vez, até Janeiro claro, as novelas do entra e sai no plantel do Benfica. Durante 3/4 meses os argumentistas terão que se acalmar um pouco.

O mais relevante de todas as movimentações foi a que acabou por não acontecer: Simão Sabrosa. O Capitão e melhor jogador do Benfica dos últimos anos manteve-se no clube. É potencialmente uma excelente noticia a nível desportivo. Potencialmente porque ainda tenho alguns receios que Simão não esteja a 100% com a cabeça no clube e que os restantes elementos do plantel tendam a afunilar todo o jogo da equipa para os pés de Simão dada a ainda mais acrescida importância que ele terá obtido com esta não ida para fora. Se bem que esta ultima hipótese não me pareça muito provável porque ao lado de Simão estará o Maestro Rui Costa. Caso Simão esteja de corpo e alma com o manto sagrado vestido como esteve nestes ultimos 5 anos então, camaradas benfiquistas, até assusta ver o que pode vir daquela frente de ataque.

Karagounis e Karyaka, após tantas reservas, acabam também por ficar no plantel. Terão pouco espaço é verdade mas, mais o grego que o russo, poderão ser bastante úteis em determinadas alturas da época. Karagounis é um jogador acima da média, tem experiência, tem qualidade, a sua mais valia nunca esteve em causa mas é um facto que com Rui Costa e Nuno Assis no plantel começam a ser muitos galos para o mesmo poleiro. Mas o grego é conhecido por ser um excelente elemento de plantel e não levantar problemas. Concerteza que terá as suas oportunidades. Karyaka é que acho que mais dificil poder dar o seu contributo à equipa. Jogar na esquerda será dificil, jogar no meio dificil será. Teria sido melhor para todos conseguir a colocação num outro clube.
De salientar a permanência no plantel principal de Pedro Correia um lateral direito vindo dos juniores do Benfica e de João Coimbra, médio centro, já presença habitual com o plantel principal.
Uma das lacunas apontadas ao Benfica era a falta de um elemento para a ala esquerda pois Léo precisava de alternativa. O Benfica preencheu essa lacuna com o melhor que podia obter em terras nacionais. Miguelito foi contratado ao Nacional e tem assim o Benfica a melhor ala esquerda dos ultimos anos.

As saídas confirmadas do Benfica é que foram , no minimo, estranhas. Manuel Fernandes foi emprestado ao Portsmouth, algo que continua a causar estranheza aos benfiquistas, quer por ser empréstimo quer por ter ido para um clube com muito menor relevo que o Glorioso. Não se percebe bem quem fez mais força para que isto ocorre-se mas é claro que Manuel Fernandes quis sair. Os porquês um dia poderão ser explicados.
Outra situação pouco clara e, digamos, pouco inteligente, foi o empréstimo de Marcel ao Braga. Sinceramente fazer valer o direito de opção por 3 milhões de euros e depois emprestar o jogador a outro clube. Não faz sentido. Esses 3 milhões poderiam e deviam ter sido empregues noutro jogador. Enfim...

Uma coisa é certa, Fernando Santos tem à sua disposição o melhor plantel do Benfica dos ultimos 10 anos. Há soluções de qualidade para todas as posições, há soluções de muita qualidade para algumas posições e há uma clara mais valia benfiquista quando comparada com os rivais nacionais. Resta agora ao técnico saber orientar e motivar este fantástico conjunto de jogadores e talvez os benfiquistas tenham, novamente, alegrias enormes. Uma coisa é certa a onda vermelha já arrancou e rapidamente se tornará num tsunami vermelho que encherá todos os estádios de cor e alegria.

Vamos a isto!!!

5 comentários:

Vail disse...

Mágico, eu dúvido muito que o Marcel tenha sido comprado por essa quantia. Quando ele veio emprestado, a cláusula de compra era de 3 milhões, mas como todos nós sabemos, o clube nunca acciona essas cláuslas, tenta antes negociar com o clube para obter um preço mais baixo.

De certeza que foi isso que aconteceu. A não ser que tenhas lido um comunicado oficial a dizer que ele tinha sido adquirido por esse valor :\

Eu não li nada oficial referente a este assunto...

Pedro disse...

Vail: eu quero acreditar nisso mesmo q tu dizes. Quero acreditar q não se pagou os tais 3 milhões de euros pelo Marcel. Não li nenhum comunicado a confirmar mas tb não li nda oficial q o desmentise.

Super: A máfia prepara-se para uma época em grande. Não duvides. Este ano deverá ser um ano igual ao ano dos 558 penaltys dos lagartos. Tenho poucas duvidas sobre isso. Só se o Apito Dourado apertar os corruptos outra vez. Por isso, e com a qualidade de plantel q temos, só peço ao treinador do Glorioso que obrigue a máfia a nos ROUBAR muito para nos tirar o titulo.

visconde gay disse...

Também sou da tua opinião, temos o melhor plantel da última década. Resta saber se o ingenhêro sabe tirar partido dele...pelo que se viu até agora...definitivamente, não!

Pedro disse...

O caso mateus está dependente do q o Gil Vicente decidir fazer. Quinta feira vai haver uma AG com os sócios do GV para eles decidirem o q fazer. De resto está o Belem na primeira e o GV na segunda. Até ver....

João Bizarro disse...

Diz o dito popular que Deus dá nozes a quem não tem dentes!

Vamos ver se o engenheiro é ou não desdentado!!!!!