blog

segunda-feira, abril 09, 2007

Beira Mar - SL Benfica : 2-2

E acabou...

Depois do recorde do maior número de sócios, depois de mais um recorde de assistências, assistimos hoje ao, provavelmente, recorde do golo limpinho anulado mais cedo de sempre. Quando vi ser anulado aquele golo ao Nuno Gomes percebi logo que este era um "daqueles" jogos, não fosse o árbitro o lagarto Lucílio.

Com um árbitro destes e contra um adversário que na ultima jornada esteve a descansar para dar tudo em campo hoje o Benfica precisava de ter no banco alguem que perceba minimamente de futebol e, infelizmente, o Chalana não manda na equipa. Um jogo contra o último classificado, em vésperas de jogo importantíssimo para a Taça Uefa, tinhamos que entrar, marcar e resolver o jogo bem cedo. Invês disso andamos a correr o jogo todo atrás do prejuízo, empatamos, dissemos adeus ao título e, provavelmente, esgotámos as energias para quinta feira. O Espanhol resguardou NOVE jogadores (e ganhou) e o Santos espreme, espreme, espreme a equipa sem nunca fazer descansar ninguém.

É uma das coisas que me faz ser ligeiramente tolerante. A equipa quis chegar lá mas claramente não lhe é possível. Não tem força nas pernas para conseguir vencer uns toscos mas aguerridos aveirenses que fizeram deste jogo o jogo da sua vida. Tal como o Braga irá fazer para a semana após ter descansado esta jornada também. São estes "pormenores" que qualquer treinador de vão de escada, minimamente capaz, usaria para empolgar, picar, incentivar os seus jogadores. Santos não faz nada, não ajuda a equipa em nada. Só atrapalha e com isso consegue fazer que, numa época que se exigia gloriosa, os benfiquistas recebam uma época miserável. Só há um culpado: Fernando Santos. Sem apelo nem agravo.

Já não falo dos golos que Quim sofre, a culpa não é dele, é de quem o mete a jogar sem perceber que qualquer centro para a área dá golo. Mais um esta noite. Mas não posso esconder a minha raiva pela desastrosa opção de dois dos melhores jogadores do Benfica e do campenato nacional em momentos chaves da partida. Após o empate do sempre salvador Mantorras o Benfica tem um contra ataque com Miccoli a conduzir o lance saindo pela sua esquerda Simão Sabrosa disparado para a área, o italiano só tinha que lhe servir a bola, invês disso prefere fintar o defesa aveirense e desperdiçar um lance que devia ter sido o 1-2. Não contente com isso já mesmo no fim, Miccoli consegue recuperar uma bola e chega á linha, dentro da área, para centrar e faz um disparatado centro que é inadmissível num jogador como ele. Tinha que olhar e cruzar como deve ser. Pelo meio, numa jogada idêntica Simão finta o adversário e com Miccoli e Mantorras na zona de penalty soltos para receber a bola, Simão cruzar para a pequena área onde não estava ninguem. De outros jogadores até poderia ser condescendente...com os nossos melhores não posso aceitar.

Desisto. Por mim, Fernando Santos RUA e já. Por mim nem acabava a época e Chalana pegava na equipa para quinta feira. Tenho a certeza absoluta que o pequeno génio mais os jogadores conseguiriam melhores resultados que Santos.

Depois de um empate com os andrades vão 5 mil benfiquistas a Barcelona, depois de uma derrota que roçou a humilhação estão 29 mil benfiquistas em Aveiro e a equipa "oferece-lhes" estas exibições???? É uma vergonha. Uma brutal desilusão ver o melhor plantel do Benfica desperdiçado por um artolas incapaz de corrigir os erros que todos os jogos se vêm e incapaz gerir um plantel sabendo que a equipa está de rastos. O homem reconhece que a equipa está cansada mas mesmo assim nada faz para permitir indices fisicos ao 11 em campo suficientes para imprimir a dinâmica que ele tanto apregoa. Só mesmo com esta aventesma nos comandos é que um Jesualdo Ferreira pode ser campeão nacional e um sporting ainda ter esperanças de ficar à nossa frente. Qualquer dos gajos que está ao meu lado no Estádio da Luz já nos tinha feito campeões e colocado os rivais a anos luz...e acreditem que há lá muitos que pouco percebem do assunto. Mas conseguem ser melhores que o Santos.

O que está a acontecer já o tinha previsto há muito. Sem a rotatividade na equipa, sem fazer descansar alguns jogadores em certos jogos era notório que quando chegasse a fase crucial o Benfica não iria ter pernas. Chegámos a Abril e em 3 jogos fundamentais temos dois empates e uma derrota. Eu sei que percebo muito disto mas era tão óbvio que qualquer um o antevia. Até a aventesma que lá está mas essa aventesma nada fez para o evitar. E assim...acabou. Uma época desperdiçada.

Se em tempos, a bem da continuidade, tolerava a manutenção do Santos, agora, a bem da continuidade é impossivel ele ficar. Os erros são de amador e custaram, com o melhor plantel nacional e o melhor plantel do SLB dos ultimos 10 ano, uma época sem títulos. RUA!!

Nem me apetece falar do árbitro mas anular um golo limpo aos 40 segundos de jogo é obra e, acredito, inédito. Depois na jogada a seguir em que Simão se isolava, volta a anular a jogada com um inexistente fora de jogo. Estava lançado o mote. Nem sei como é que assinalou o penalty sobre o Simão mas ele sabia que perder ou empatar o resultado é o mesmo: andrades campeões e o seu clube mais perto do Glorioso. E assim sempre consegue criar barulho para ver se a malta esquece o golo anulado logo aos 40 segundos. Mas, por muito que tentem, há uma imagem que mostrar claramente o contacto com o joelho do Simão.

Para o ano há mais. Luis Filipe Vieira diz que está lá para defender os interesses do Sport Lisboa e Benfica. Pois bem, esses interesses chocam com a permanência de Fernando Santos como treinador da equipa principal de futebol. Tome medidas!!!!

23 comentários:

Anónimo disse...

É verdade Pedro perdemos hoje o campeonato e muito provavelmente seremos ultrapassados pelo Sporting.Também acho que não conseguiremos ultrapassar o Espanhol. Os nossos jogadores não podem com um gato pelo rabo.Lamentável a gestão de esforços feita pelo F.S.Não é treinador para o Benfica!
Saudações benfiquistas

Pedro disse...

Infelizmente o meu nível de esperança está a zeros.
Acho muito dificil eliminar o Espanhol e tenho muitas dúvidas q consigamos vencer o Braga.

Há muito tempo q falavamos do desgaste fisico...Q qd chegassem os jogos a doer iriamos ver as consequências da péssima gestão do plantel.

Anónimo disse...

quem sofre para empatar com o último dificilmente tem estofo para ganhar algo.

santolas: OUT! já ontem era tarde! "temos de falar", "temos de falar"...o fucking bastard diz que a equipoa está cansada???? fdx foi ele que a deixou chegar a este ponto!

liga: difícil
taça: ardeu com uma equipa da segundona
champions: passou o celtic!!!
uefa: sevilla, tottenham ou werder...estão mais acima, bem mais...diria mesmo...

quim? cada put* de cada bola na pequena area: GOLO! q é isto?

a nossa defesa é uma anedota total!

farto de ver o nuno gomes a lutar contra dois centrais

santos: out! acabou!

GR1904 disse...

Há duas semanas o meu comentario entres os meus companheiros de bancada versava que o Benfica não ia aguentar mais 2 ou 3 jogos. Razões? Acho que o Pedro as enumerou bastante bem.

Termino com isto: um gajo (Chalana) que, sem medo, desencantou um dos melhores laterais direitos do mundo, nao me admirava que se safasse melhor do que outro gajo (Santos) que tira um defesa central (andersson) para adaptar um medio a defesa central (katsouranis).

Mas hj em dia o futebol não se compadece tanto com o treinador tipico que tem o curso nivel 3 ou 4 e mais nada. É preciso mais do que isso. É preciso competencia academica, como Mourinho e Peseiro têm atraves dos cursos que tiraram na Faculdade de Motricidade Humana. Mas esta é a mha opiniao pessoal, o q nao quer dizer que tenha de ser necessariamente assim.

Joao disse...

pois é!

afinal o Benfica não têm estofo para ser campeão...

dá para rir, ainda a semana passada pensavam que iam ganhar campeonato e taça uefa, parece que agora só querem que acabe rapidamente a época para a desgraça não se tornar maior...

penso que quinta feira ainda podem ganhar ao espanhol mas será necessário algumas mudanças, principalmente na atitude. para mim (adepto do porto) talvez não fosse má ideia começar com Mantorras, Rui Costa de inicio em troca de karagounis e Nuno Gomes...

Pedro disse...

Não caro João o SLB tem estofo para limpar todas as competições internas com relativa facilidade e fazer um brilharete na Europa. Mas o nosso azar é q para além desse estofo tb temos um treinador miserável q quase me faz reconsiderar o facto de Koeman ser o pior de todos.

Um ferrari à partida ganha uma corrida a um conjunto de FIATs 127...mas se o condutor do Ferrari nem a primeira sabe meter os Fiats podem ir devagrinho q chegam lá primeiro.

O problema não é estofo. O problema são as pernas q não existem.

Nesta fase o q safava o SLB era a força animica q a equipa tinha, a crença e a vontade em ganhar. Com o empate contra os andrades essa força animica caíu e com isso o cansaço venceu. Hoje foi por demais notório. E quinta feira será o mesmo. Vai ser um jogo duro e q iremos lutar 90 minutos (ou mais) pela eliminatória e depois, segunda feira, pagaremos a factura contra o Braga q irá fazer desse jogo o jogo do (seu) título.

GR1904: para se vencer hoje em dia é preciso algo mais do q saber de tácticas. Qualquer umd e nós, treinador de bancada, tem conhecimentos suficientes para elaborar uma táctica, escalonar um 11 e/ou fazer substituições. Isso hoje em dia não chega. É preciso esquemas de treino tecnico-tácticos diferentes, gestão de esforço fisico superior do q à 10 anos atras e, acima de tudo, capacidade de motivação. Conseguir fazer com q aquele grupo de rapazes dê tudo em campo até à ultima gota, dispute cada lance como se a sua vida dependesse disso. E nesse campo o Santos é ZERO. E o pior de tudo é q mal foi apresentado TODA a nação benfiquista teve essa sensação. Se a isso juntarmos uma perfeita nulidade em termos tacticos, uma total incompetência em termos de gestão de esforço..temos aquilo q se avista para o SLB: FRACASSO!!!

Anónimo disse...

Safa, também não é para tanto. Acontece. Todas as equipas passam por momentos de forma menos bons. Trata-se dos primeiros pontos que perdemos fora na segunda volta. Caramba, eu acho isso admirável. Em vez de dizer mal do treinador e da equipa acho que merecem algum reconhecimento.

Também não vejo assim tanto cansaço. Num jogo em que o Beira-Mar se fartou de dar porrada conseguimos apesar disso mandar no jogo. Agora que tudo tem corrido mal ao Quim e ao Anderson é verdade. São três jogos seguidos em que qualquer falha na defesa dá logo golo ao adversário. Nos últimos 3 jogos sofremos 6 golos, quase todos ridículos.

Os gajos da TVI não destoaram do habitual. Na entrevista ao jogador do Beira-Mar: "Esta foi a terceira vitória da equipa em casa..." Lá teve o jogador que corrigi-lo. Impressionante.

João Bizarro disse...

Quando se vende o RR pra se ficar com o Anderson, quando se corre com o Soneca pra ir buscar o Derlei, quando se passa 70% dos jogos a dar vantagem aos adversários, quando se tem na baliza o pior dos 3 gr do plantel...

Isto com um treinador bom já estava no papo. Assim como o do ano passado.
Mas enfim...

Continuem a contratar Drulovics, Zahovics e Derleis que vamos longe.

Mais vale o Mantorras com meia perna que o Derlei com 2.

Anónimo disse...

COERÊNCIA: Curiosa a apreciação aos foras de jogo: no Dragão, vê-se clara e nitidamente nas imagens que o David Luiz está fora de jogo quando cabeceia a bola, os lampiões juraram a pés juntos que não senhor; ontem situação idêntica e persistem na validação.
Não há pachorra. Não sei se ainda t~em pernas para lá ir, mas que têm muita garganta... e jeito para cairem para o chão e simular penaltys, lá isso têm!

GR1904 disse...

O pior que um anónimo pode ser é isso mesmo, não passar de um anonimo. E tu és daqueles que se limitam a ver o que as tv's escolhem que se quer que as pessoas vejam. Chamam-se carneiros. Podia ser o teu nick ou a tua 'tag'.

dezazucr disse...

bom... acho q disseste tudo Pedro. No entanto já havia vaticinado que o Benfica empatando com o porto não tería hipóteses porque não acreditava que o Benfica ganhasse os 7 jogos que faltavam e só isso podería garantir o título. Curiosamente agora até acredito que o Benfica ganhe os 6 que faltam, mas já perdeu 1, necessitando que o porto tenha 2 deslizes. Com os adversários que faltam não me parece, pois o mais difícil que têm são os vassalos do restelo e os vizinhos de camisolas esquisitas.

É preciso muita força para levantarmo-nos e quinta-feira irmos à luz fazer barulho.

Há jogos que pedem o Mantorras e ontem era mais um deles - ele normalmente contra estas equipinhas não falha, está talhado. Faltou darem-lhe mais confiança este ano, até porque continuo sem perceber o que está o derlei lá a fazer.

Anónimo disse...

Pior que o sentimento de derrota, é a inevitável procura de um bode expiatório.

Ontem, mais que a táctica do FS (e chegou a ser bem arrojado na procura da vitória...), mais do que a forma incrível como sofremos 2 golos, foram os golos que ficaram por marcar...

Estão cansados? Fonix, eu vi a equipa a ir para a frente e a lutar com tudo aos 80 minutos de jogo a perder 1-0!!

Mau seria os jogadores a perderem a a arrastarem-se no campo. Mas eu cá estava a vê-los a comer a relva...

Rodar o plantel? Mas será que os benfiquistas "comem" tudo o que ouvem da treta dos comentadores da TVI??? Mas será que o FS a rodar equipa estaria onde está? E se acontecesse um resultado mal num dos jogos em que tivesse rodado? Era crucificado!! Os adeptos simplesmente gostam de dizer mal. E necessitam do tal bode...

Anónimo disse...

Não percebo como é quem têm a destinta lata de fazer um texto todo a reclamar de um fora de jogo inexistente (apesar de alguns comentadores dizerem que é duvidoso, eu até admito que foi mal anulado) e não são capazes de admitir que o penalty no último minuto foi um ROUBO!!

Meus amigos, não perderam por causa do árbitro lagarto, mas por falta de jogo que justificasse uma vitória.

Agora espero sinceramente, apesar de não ser benfiquista, que passem o espanhol, pq é uma vergonha para o futebol português o benfica perder uma eliminatória com o barreirense de espanha.

Anónimo disse...

"mau de mais" maestro 09-04-2007

T-Rex disse...

O Santolas não tem culpa. Aliás, acho que não deve deixar o banco.

Conheço um no Piso 3, Bancada Sagres que lhe assenta que nem uma luva! ;)

Anónimo disse...

não é só um culpado.
são dois: o santolas e o luis filipe vieira.
quem é k pos lá esse artolas?
esta história já me faz lembrar o sporting de peseiro...

João Bizarro disse...

Caro André, o que fazem lá jogadores como o Miguelito, o Manu, o Paulo Jorge, o João Coimbra?
É só para fazer numero? Quando se fala em rodar não é mudar a equipa toda, até porque ainda temos objectivos em 2 provas. Mas há jogadores que nitidamente precisam de banco (Nelson, por ex.)

E já agora, porque é que joga o pior GR do plantel?

Anónimo disse...

FODASSE!!
tá a acabar a época e alguem pode me dizer quantos minutos jogou o miguelito? um dos melhores jogadores do ano passado!

MANTORRAS por favor sai para outro clube onde sejas respeitado e onde te recebas o valor que mereces.
(e digo o mesmo a Moreira)

SANTOLAS JÁ PA RUA!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

João Bizarro, talvez porque o "pior" GR do plantel foi decisivo no ÚNICO título nos últimos 14 anos!

Pedro disse...

"Rodar o plantel? Mas será que os benfiquistas "comem" tudo o que ouvem da treta dos comentadores da TVI??? "

Caro André...quem come tudo o q os jornalistas dizem não somos nós. Eu não falo em rotatividade na forma de mudar um 11 a cada jogo. Falo em alguns jogos trocar um ou outro jogador dando minutos a alguns e fazendo descansar outros. Algo q é feito por TODAS as equipas de topo com ambição. O "nosso" Cristiano Ronaldo tem estado no banco várias vezes esta época e o MU só está onde está à conta dele. De vez em quando trocar o Léo pelo Miguelito teria sido excelente, de vez em quando ter poupado o Katsoranis pelo Coimbra ou Beto teria sido preferível a agora termo o grego completamente apático.

É um facto q a equipa NUNCA desistiu mas tb é um facto q a equipa foi incapaz de exercer uma pressão atacante e a meio campo forte. Não foi pq não tinha pernas para isso. O próprio Santos reconheceu que as transições foram lentas. E foram lentas por causa do cansaço.

Sinceramente não consigo perceber como é q esta questão do cansaço ainda faz comichão em muitos benfiquistas....é não querer ver o óbvio.

Pedro disse...

"porque o "pior" GR do plantel foi decisivo no ÚNICO título nos últimos 14 anos!"

Decisivo foi o Mantorras!!!

antitripa disse...

Lucilio sereno, apontou a responsabilidade para o luis salgado e este assumiu! Em grande o liner! Está lá o filme.

Anónimo disse...

Meu caro Filipe não é altura de qualquer equipa "dita grande" apresentar-se em baixa de forma ou dar-se ao luxo de perder pontos como o Benfica perdeu.É muito difícil recuperar nesta altura do campeonato,e todos nós queremos acreditar que o Benfica vai dar a volta,desejamos do fundo do coração que isso suceda mas...tudo isto me faz lembrar terrivelmente o que se passou com o Peseiro e com o Sporting!...
Saudações benfiquistas