blog

terça-feira, maio 29, 2007

Balanço na primeira pessoa

O campeonato terminou e parece ser mais ou menos consensual que o Benfica já não tem qualquer hipótese de o vencer. Custa-me a aceitar e, às vezes, ainda oiço uma voz no meu cérebro a dizer "os corruptos vão para a cadeia, os coitadinhos entram na bancarrota e ainda vamos ser campeões"... mas infelizmente a justiça portuguesa não funciona e ainda há anéis para vender lá para os lados de Alvalade, pelo que me resta aceitar a realidade da secura deste ano!

Para piorar, agora que a final da taça foi "jogada" (alguém conseguiu ver aquilo sem adormecer?) e que os coitadinhos a "ganharam", posso finalmente dar por encerrada a época e pôr no lixo todas as esperanças que até domingo ainda tinha de ver o nosso glorioso SLB ganhar algum título esta época.

Está, por isso, na altura de fazer um balanço do que se passou.

Um terceiro lugar, uma eliminação precoce da taça, uma não qualificação para os oitavos de final da liga dos campeões... ou seja, uma época bastante jeitosinha, na opinião do nosso treinador.

E quero começar precisamente por aí, pelo nosso treinador... ou deverei antes dizer "treinador"?

Estou a falar consigo, senhor Fernando Santos! Digo-lhe tudo na puta da cara, com a frontalidade que só um post sob um nome falso na internet pode garantir, olhos no blog e blog nos olhos! E trato-o por senhor porque hoje em dia já não se pode chamar engenheiro a ninguém com segurança. É a si que eu peço responsabilidades pelo que se passou este ano! São os seus tomates que eu quero ver espremidos num torno, como se fossem os de um reles bandido! É a sua cabeça que eu quero ver num espeto à porta da catedral, a servir de exemplo aos candidatos à sua sucessão! Mas, como adepto civilizado que sou, dirigir-me-ei a si sempre educadamente, e, em vez de o insultar de forma brejeira, farei sempre os possíveis por o insultar de forma digna, ambígua e indirecta! E isto apesar da minha vontade ser reerguer as torres de iluminação da antiga catedral e crucificá-lo numa delas, seu falso Benfiquista, seu Judas Iscariote! Sim, porque aparentemente você está muito satisfeito com a época que acabou agora de terminar, apesar de tudo isto! Vendeu o clube por 30 dinheiros e gaba-se disso, em vez de pegar na cordinha e fazer o que se impõe (em sentido figurado, claro, porque os textos sagrados não são para levar à letra)!

Li uma entrevista sua onde diz, todo pimpão, que só perdeu um ponto para o líder desde o malogrado empate na luz com a besta corrupta, até ao fim do campeonato. Aquele empate infame que impediu o nosso glorioso de passar a liderar o campeonato com galhardia e glória, como merecia. Mas o que não diz é que antes do empate, estava ATRÁS do clube do café com leite! E se estava atrás e perdeu mais um ponto que os proxenetas, ficou dois pontos em desvantagem! Uma novidade útil: quem fica atrás não ganha nada, seu tonanha!

Mais, acha que fez um trabalho muito louvável e notável, porque fez mais pontos que o Benfica do Trapattoni, o Benfica do Koeman, o Benfica do Camacho e uma data de outros Benficas que fizeram menos pontos que o deste ano! Aparentemente, você não percebeu que o campeonato deste ano não se disputava contra nenhum dos Benficas passados, mas sim contra a besta corrupta, o clube dos coitadinhos diferentes e as restantes equipas da primeira divisão! É uma mania que a gente tem aqui em Portugal: os clubes competem uns contra os outros e não contra versões passadas de si próprios, seu grande animal! E, caro "treinador", deixe-me garantir-lhe que tem sido assim desde sempre... ainda o Carcavelinhos era um dos grandes de Lisboa e os manos Stromp não passavam de espermatozóides speedados a nadar freneticamente em círculos dentro da testiculária paternal e já os campeonatos se disputavam desta forma! Uns contra os outros! Uns contra os outros!

Uns contra os outros!

O Benfica do Trapattoni fez menos pontos que o seu, mas fez mais pontos que os outros todos que disputavam o mesmo campeonato... e isso é que interessa, seu ostrogodo!

Também diz que o plantel é curto e que foi por isso que não conseguiu resultados melhores. Em relação a isso tenho uma questãozinha: então a época não tinha sido boa, sua espécie de S. Tomás de Aquino apalermado? Está a justificar o quê, então? O plantel era curto e por isso é que fez uma época tão boa, cheia de pontos a mais que uma uma série de Benficas campeões?

Depois saiu-se com a pérola de que o Manu e o Paulo Jorge eram bons jogadores, mas não estavam habituados a jogar no Benfica... ao contrário do Simão, do Nuno Gomes, do Luisão, do Petit, ou do Katsouranis, que quando cá chegaram já estavam habituadíssimos, não é? E não os pôr a jogar nunca, nem quando os titulares estão completamente nas lonas, é a melhor forma de eles se habituarem a jogar no Benfica, seu calhau da calçada? E o João Coimbra, que está no Benfica há 15 anos, também não está habituado a jogar no Benfica, ou aqueles 2 minutos que lhe dá por jogo é em respeito por esses 15 anos? E o Miguelito, que foi duas vezes considerado o melhor lateral da superliga - aquela que você andou a enterrar nestes últimos meses - e nem por isso é ovo suficiente para a sua omelete, nem quando o Leo andou a implorar para não jogar devido ao cansaço?

E a sorte do David Luís foi os outros todos terem-se lesionado, porque senão ainda hoje estava a aproveitar o calor do seu lugar no banco para estrelar ovos e aquecer as panquecas, para oferecer um pequeno almoço continental ao resto do plantel. E no final da época ia de volta para o Brasil porque não teria "demonstrado o suficiente" e porque "não sabe fazer uma panqueca como deve ser", não é?

E isto para não falar no Miccoli! Leu bem: MI-CÓ-LI e não "Micle", seu primata primário! Um jogador daqueles, de selecção, dos melhores em Portugal na sua posição e ainda se põe a dizer que ele está gordo? Gordo está o seu cérebro, por falta de exercício!

O que eu quero dizer com tudo isto é simples, caro "treinador": você veio para o Benfica orientar uma equipa experiente, com muita qualidade, com provas dadas a nível nacional e internacional, para ganhar títulos! Mas títulos a sério, daqueles que dão direito a festas no marquês, a correrias nu pela marginal às 5 da manhã, com um cinto de latas de cerveja à cintura prestes a explodir e que urge beber rapidamente, e a medalhas de campeão e insígnias nas camisolas! Não é títulos da loja dos chineses, nem daquelas merdas do "fiz mais pontos que a equipa de há 20 anos" com que você nos está a tentar engrupir! E, meu caro, se não conseguiu os títulos, tem bom remédio: põe-se a andar, que o Benfica não é a Santa Casa! Se não os consegiu porque a bola foi ao poste em vez de entrar, ou porque o jogador x se lesionou e não pôde jogar, faça contas com os seus santinhos, que o Benfica não tem nada ver com isso!

É por isso Fernando - e agora vou tratar-te por tu, porque este é um momento pessoal e comovente - digo-te de peito aberto e com toda a sinceridade: se és Benfiquista, com 'B' grande, daqueles à séria, deixa-te de merdas e pira-te! Dá lugar a alguém que saiba, alguém menos enconado nas conferências de imprensa, alguém que consiga dizer os nomes dos jogadores, alguém que perceba que aqui se ganha sempre, ou pelo menos se tenta sempre ganhar... alguém a queem possamos chamar treinador, sem as aspas!

16 comentários:

Anónimo disse...

Muito dura a crítica mas na minha opinião o F.S. é de facto o maior responsável pela má época do nosso Benfica.Não se percebe porque razão não rodou jogadores como o Miguelito,o Paulo Jorge o Manú entre outros para dar descanso aos jogadores.Era sempre o mesmo 11 com as substituições da ordem aos 88,89 minutos. Parecia que estava a gozar!
Agora é hora de dar força ao Benfica, esperar que o LFV use os galões para exigir do treinador aquilo que tem obrigação de exigir, esperar que o FS seja iluminado por qualquer espírito de bom agoiro e o nosso Benfica seja campeão.Já me esquecia ,não era má ideia ver o que se passa com o departamento médico do Benfica. Isto para ver se a malapata das lesões acaba de uma vez por todas.
Saudações benfiquistas

P.S. Alguém ouviu falar na vinda do Dudek para o Benfica?

Anónimo disse...

Pedro,tanta azia que se consegue ler entre as linhas.Epá vai mas é á farmacia.Até já metes dó.Chora mais um bocadinho que isso passa vais ver.

Anónimo disse...

Acho que já foi tudo dito deste "Sr." neste blogue, penso que já ninguém conseguirá dizer mais mal dele do que já foi aqui dito. Vou acreditar que a permanência dele mais 1 ano, é porque o Sargentão vem aí.

Ele que seja campeão, como prometeu!

Pedro disse...

Chiça...tanto tempo a guardar as emoções q tinha q resultar num post deste calibre.

Nem mais nem ontem!!! Concordo com tudo o q foi dito, é uma verdade por demais evidente e infelizmente ele não irá sair e teremos q levar com ele para o ano.

João Bizarro disse...

E depois de ler isto só me resta dizer: Vai de retro engenheiro!

Marley, queres o Dudek para quê?

Anónimo disse...

Eu acho que o vosso problema é pensarem que o slb é mais do que realmente é.
Deve ser a equipa mais sobre-valorizada do mundo.
Se fossem realistas ate iam achar o 3º lugar bastante bom, para o que jogam, para os jogadores que têm, para os derigentes que têm, para o clube de bairro que são....
Assim nos finais dos campeonatos não iam ficar tão aziados.

Nuno Gamito disse...

QUERO O ELMANDER!!!

SOZINHO DESTROÇOU A DEFESA TODA DO BORDÉUS NO ÚLTIMO SÁBADO.

Anónimo disse...

Com este "treinador" no Benfica, os "andrades" já podem encomendar as faixas para a nova época.

Anónimo disse...

Mas alguem ainda está com esperenças k o FS saia do GLORIOSO?
Pessoal vamos levar com ele mais um ano por isso só temos k apoiar a equipa.
EU QUERO VER O RUI COSTA CAMPEÃO NA SUA DESPEDIDA!
se falhar mais uma vez os objectivos da época então rua com eles todos (FS E LFV)!
ps. não acham estranho vir o LFV na CS dizer k ainda é cedo para o JV voltar para o benfica e é este individuo que esteve com o Zoro na negociações?

Anónimo disse...

Bom post. Se fossem mais benfiquistas a falar assim, o arremedo nunca tinha entrado e se por acaso tivesse entrado tinha sido logo corrido. A pontapé.

Unknown disse...

excelente post...mas que de nada vale amigo pedro!

porque como disse e bem o tom, LFV não vai meter mais ninguém porque no final do euro 2008 chega o sargentão Scolari...

e se algo correr mal o Chalana aguenta o barco!!!e aguenta o bem melhor que FS...

Anónimo disse...

1º Detesto o FS. sou da opinião que é um péssimo treinador, tenho dúvidas se é realmente benfiquista, foi um erro a sua contratação e um erro ainda maior a sua continuidade.
2º não concordo com a opinião generalizada que a saída do santolas resolve todos os problemas do glorioso.
"se és Benfiquista, com 'B' grande, daqueles à séria, deixa-te de merdas e pira-te! Dá lugar a alguém que saiba"
Porra! mas será o santolas o director de futebol do glorioso? não haverá ninguem competente na direção k lhe dê um xuto no c...?
ninguem está preocupado com os elementos da direção que concorda com o santolas quando este acho k esta foi um temporada positiva?
3º concordo quando se diz que com um treinador competente (camacho ou trapatoni) o benfica tinha sido campeão. mas pk? pk tivemos um jesualdo como treinador do porto! este é ainda pior k o santolas! e mesmo assim foi campeão, por isso a desculpa única do treinador não pode servir. temos k mudar de treinador, alguns jogadores (sim, existem lá gajos que é vergonhoso representar o benfica), médicos e dirigentes!
eu nunca vejo ninguem criticar a direção, mas de certeza que não é culpa do santolas k existe dinheiro para marco ferreiras ou derleis mas não há o mínimo esforço para investir num italiano que sente mais a camisola do benfica que muitos portugueses cá andam.

Anónimo disse...

Grande Post

O Nuvem Negra, como lhe costumo chamar, rebenta com o coração benfiquista e faz bem ao dos lagartos e dos palhaços lá de cima.
Mas, é importante saber que para o ano vai ser exactamente a mesma coisa. POr isso é não stressar, senão essa espécie de colestrol que o Nuvem Negra ainda nos causa uma trombose a todos.
Facto: para o ano não ganhamos outra vez nada.

Anónimo disse...

João eu não quero o Dudek para nada mas li isso num jornal desportivo e fiquei a pensar cá para mim que ,a ser verdade, era mais um que vinha para não fazer nada.Com aquela idade só mesmo o nosso RUI COSTA que é benfiquista de alma e coração e que continua a ser um senhor dentro e fora do campo.Fiquei sem perceber se o nome do Dudek era falado com alguma legitimidade(a notícia dizia que a vir para o Benfica vinha a custo zero)ou se era uma mera especulação jornalística. Daí a minha pergunta, se alguém tinha ouvido falar no assunto!
Abraços

Pedro disse...

"Nuvem Negra"

LOLOLOL

João Bizarro disse...

Temos lá o Moreira e o Moretto, o Dudek só viria atrapalhar.

O Quim pode ir para o Braga e pode levar o "Nuvem Negra"