blog

domingo, maio 20, 2007

SL Benfica - Académica: 2-0

Fim.

Na última jornada não houve qualquer surpresa e, como se esperava, tudo ficou na mesma. O milagre que Santos pedia, como seria de esperar, não ocorreu e cabe a Santos fazer uma grande introespectiva para perceber o que correu mal esta época. A maioria dos benfiquistas sabe o que correu mal, a Direcção parece não saber e duvido que Santos também descortine os motivos. Mas, tal como Santos para esta ultima jornada, enquanto há vida há esperança.

Na última jornada o Estádio da Luz assistiu a um bom jogo de futebol com a Briosa, sem a pressão do resultado, a jogar o jogo pelo jogo e, naturalmente, a mais valia da equipa benfiquista a fazer valer o ritmo do jogo. Cedo marcámos pelo inesperado Derlei e cedo podíamos ter ampliado a vantagem. Karagounis estava magistral e rubricou uma exibição de encher o olho levando a equipa às costas. Paulo Jorge quis justificar a titularidade e estava a conseguir fazê-lo com boas e rápidas incursões pela direita. Saiu ao intervalo parece-me por motivos físicos visto que sofreu duas faltas bem durinhas durante os primeiros 45 minutos.

Para a história fica a vitória do SLB, para os mais atentos mais uma vitória limpinha da chamada "segunda linha". Para quem é adjectivada de "fraca" simplesmente fez o pleno nesta fase final. E, apesar de ser o último jogo da época, Santos não prescindiu da sua brilhante substituição aos 88 minutos. Notável!!!

Pouco mais há a dizer. Uma época muito má para quem tinha um valiosíssimo plantel. O povo diz que sem ovos não se fazem omoletes, é verdade. Mas também é verdade que se não se souber fazer omoletes de nada serve ter os melhores ovos. Acabámos a época passada em terceiro lugar, mantivemos as pedras fundamentais, recebemos um Rui Costa e um Katsoranis, beneficiámos de um fantástico Petit e do melhor Simão de sempre e, mesmo assim, Santos não melhorou em nada a performance do Glorioso. Invictos em casa e invencíveis há muitos jogos dirão uns. É uma saudação à mediocridade que sempre desejei ver afastada da Luz. Infelizmente assiste-se à sportinguização do Glorioso. Quando estas merdinhas servem, após uma época de rotundo fracasso, para defender um treinador mediocre é sinal que vamos em sentido contrário à rota que Luis Filipe Vieira tanto reclama cada vez que inaugura uma Casa do Benfica.

Infelizmente as baixas expectativas dos benfiquistas aquando da apresentação de Santos confirmaram-se. O Benfica não triunfaria com Santos mas, admito, nunca pensei que fosse tão mau. Infelizmente com o decorrer da época e com a delapidação fisica e moral que Santos fez ao plantel previa-se que o estoiro iria acontecer na fase derradeira e crucial do campeonato. E aconteceu. Infelizmente.

E assim mais uma vez uma época a zero. Após 3 anos de conquista de trofeus bastou um treinador mediocre para deitar todo o trabalho de recuperação para o "galheiro" e, por incrivel que pareça, continua a merecer crédito na Direcção e junto de alguns benfiquistas. Ou seja, por outras palavras, para o ano teremos mais do mesmo. Venha quem vier, mantenha-se ou não as pedras basilares da equipa.

Mesmo assim foi bonito ver 42.996 espectadores na Luz a despedirem-se da equipa e de Fabrizio Miccoli. São jogadores deste calibre que levam pessoas ao estádio. Não só pela sua enorme qualidade técnica mas também pela enorme empatia que têm com o público. Espero que não tenha sido um adeus mas sim um até já! Pelo sim e pelo não um muito obrigado Miccoli. Ganhaste um lugar no coração dos benfiquistas.

Uma época que podia ser de sonho acaba a roçar o pesadelo. O culpado tem nome e cara. Há que tomar medidas para que, no minimo, os benfiquistas possam acreditar que para o ano a coisa melhora.

Eu lá estarei!!!!

20 comentários:

Anónimo disse...

ainda doi muito teres ficado atrás do sporting??ou já te habituaste??

Anónimo disse...

Pedro: o facto mais importante desta época foi o treinador ter esmifrado a equipa titular. De positivo destaco o Katso, que foi compra dele, e o excelente futebol praticado durante 10 jornadas.

O resto foi um fracasso em toda a linha. LC, campeonato e Taça sem glória alguma.

Jogadores como Miguelito, Jorge, Mantorras ou Coimbra foram constantemente queimados.

Há muito para escrever mas vamos estar a repetir-nos.

esbutenado2 disse...

Pedro, infelizmente comprovou-se o que muitos de nos temiamos, zero titulos e erros do Nandinho em catadupa. Escrevi varias vezes ao longo da epoca,e repito-o agora, foi um CRIME ter este plantel orientado por um incompetente tao grande.
E ja que o LFV nao o vai despedir, ha que pelo menos construir um plantel resistente as piores nandinhices. Mantenham Luisao, Simao e Miccoli, regressos de Manuel Fernandes, Diego Souza e Jose Fonte, contratem um GR e um PL que sejam titulares de caras e temos plantel para limpar o proximo campeonato na boa. Pelo menos o defeso comecou bem com a contratacao do Zoro. Esperemos que seja um bom indicador. Mas acima de tudo fico a olhar para este plantel e nao consigo deixar de pensar que com um Camacho ou um Trap tinhamos ganho o campeonato na boa.

PS - Luis, o excelente futebol praticado foi contra as equipas piores do campeonato, porque quando jogamos com as melhores nao ganhamos um unico jogo.

Pedro disse...

Fracasso em toda a linha. É mesmo esse o sentimento.

Jogámos bem durante 10 jornadas? Pois jogámos...não sei se foi contra as piores equipas apenas sei q tb o ano passado tivemos momentos de futebol maravilha. É irrelevante se depois acabamos em terceiro atrás de equipas bem mais fracas q nós. Sim foram beneficiados pelos árbitros mas isso não desculpa os erros de Santos.

Mesmo com as benesses q a Santa Aliança teve o plantel à disposição de Santos tinha qualidade suficiente para lá chegar. Mas isso é andamento a mais para o engenheiro.

Como Santos nem com Maradonas, Drogbas e Essiens....simplesmente não presta!!!

Anónimo disse...

Onde é que o SLB ficou atrás do SCP?
Que eu saiba levaram 2 secos em casa, e quando tiveram hipótese de realmente serem superiores, os "jovens" jogadores borraram as fraldas e hipotecaram todas as possibilidades de empatar o confronto directo e pior ainda de conseguirem lutar pelo título de campeões.

João Bizarro disse...

O título foi para a pior das 3 equipas.
Infelizmente a 1ª parte do campeonato acabou por decidir tudo.

Temos boa equipa, muito mal orientada.

A entrada do João Coimbra a 1 minuto do fim está-se a tornar ridicula.

Anónimo disse...

Epá, simplesmente foi o destaque positivo que fiz :) Não há mais!

É incontornável que onde eram esperadas dificuldades nunca passámos. FCP, SCP, BOA, BRAGA, CELTIC, MANCHESTER, PSG, ESPANHOL, COPENHAGA. Posto isto, nunca poderíamos ser campeões de nada. Já para não falar da Taça, contra o Varzim.

O equilíbrio entre o bom e mau cai claramente para o mau.

O Engenheiro é fraco, tem erros de palmatória e é apenas um crente. Religioso.

Pedro disse...

Eu acho q o facto de ser esperar dificuldades em Copenhaga diz tudo das expectativas q temos em relação ao engenheiro...
:)

Ficar atrás do esporte é tem alguma relevância??? Ficamos em terceiro. Isso sim é q custa e não, nunca estaremos habituados a tal facto.

O nosso campeonato é ficar em primeiro e não à frente de este ou daquele clube.

Anónimo disse...

ficamos em 3º e ficamos bem!! justissimo o campeonato para o porto e o 2º lugar para o sporting!
agora que acabou a época temos que começar a trabalhar para a próxima:
que o FS é mau, já o sabemos, mas a culpa não é só dele. para mim o principal responsavel é o LFV! sempre preocupado com o apito dourado, fez decisões completamente disparatadas no futebol (contratações do FS, depart med, derlei, confusões com o manuel fernandes, miguel etc..) e agora diz que não vai participar na taça da liga! mas o k é isso? vamos já oferecer um titulo de bandeja aos outros? já não chega de oferecer campeonatos?
num mesmo completamente desmoralizado com o meu benfica..

Pedro disse...

Para q competir para outro trofeu onde as putas e os rebuçados mandam e "desmandam"????

Anónimo disse...

Para memória futura (e desculpem lá o lençol):

Eliminados da LC: "se não fosse o Saha ter falhado o penálti"

Porque Nélson joga sempre? "porque não há mais opções" (Pedro Correia não existe)

Porque perdeu com Varzim? "porque não jogaram os melhores" (João Coimbra foi o único titular inabitual nesse jogo)

Sobre Kikin: "não está adaptado e eu não vou mudar por causa dele. Ele é que tem de se adaptar"

Sobre Miccoli: "Tem peso a mais"

Sobre Mantorras: "não pode jogar mais de 30 minutos"

Porque não joga Mantorras? "Porque há outros melhores que ele"

Porque perdeu com o PSG em Paris "Anderson jogou onde bem entendeu"
"Daqui a pouco palmas e no final, muitas palmas"

Porque não foi campeão:"golo nas Antas"

"Em nossa casa mandamos nós" (onde não ganhamos nem a FCP, nem a SCP, nem a Boavista, nem a Braga)

"Não sou a melhor pessoa para falar de mim, mas sei que tenho feito bom trabalho"

"Sobre a eventual rotatividade do plantel, foi novamente taxativo. "Há muitos factores que condicionam isso. Não podemos jogar para empatar, mas sim para vencer e, por isso, temos de apostar sempre nos melhores", ressalvou, sem receio de enviar uma recado bem claro para o banco de suplentes. "
http://jn.sapo.pt/2007/03/11/desporto/santos_irritase_questoes_sobre_a_def.html

E a última pérola dele:
"«Não podemos considerar uma época positiva para este clube quando não se tem títulos. Mas há coisas positivas. " (quais??)
http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?id=811199&div_id=1456

Anónimo disse...

E o balanço da época:

A época foi excelente.

Já há muitos anos que não tinhamos tanta estabilidade. Senão vejamos:
2005/6: 3º lugar. Não ganhamos nada no futebol.
2006/7: 3º lugar. Não ganhamos nada no futebol.

E como a estabilidade é o que realmente conta (segundo os users do costume...) temos que manter tudo para que esta establilidade continue. Viva a estabilidade! Vivam os 3ºs lugares! Viva quem nos deu tanta estabilidade (Santolas, LFV, Veiga) ! Osana nas alturas! O clube finalmente estabilizou.

Trofeús? Isso não interessa para nada. O que interessa é a estabilidade. Portanto queremos mais para o ano. E quem não defende isto é abutre e papagaio.

Nuno Gamito disse...

Neste campeonato também mandam e desmandam e o LFV não abdica de o disputar.

Para mim, LFV, rua!!!

O Benfica aos benfiquistas!!!!

Enquanto não for assim não iremos a lado nenhum.

Anónimo disse...

Bem dizia o porco da costa: "Deus queira que o LFV se mantenha a presidente do Benfica por largos anos..." Os meus amigos estão entendendo o que o porco queria dizer?. E o LFV será que acusou o toque?. É tempo de Vieira fazer uma introspeção.É tambem tempo dos sócios do Glorioso pensarem seriamente em tomar medidas de modo a limpar a casa da trampa infiltrada e dos novos ricos com sede de protagonismo.
Cautela que os andrades já só têm que conquistar nove campeonatos para se equipararem ao Glorioso.

Pedro disse...

Eles até podem "conquistar" 20 titulos q NUNCA se equiparão a nós!!!

os nossos foram conquistados honestamente. os deles nem um!!!

Mas concordo...temos q limpar a nossa casa. Necessidade já de à vários anos!!!!

Anónimo disse...

pedro, esses conquistados "honestamente" devem ser os 20 campeonatos da era Salazar. Tu podes não ter idade para isso, mas eu lembro-me perfeitamente que nessa altura não passava pela cabeça de ninguem o título sair de lisboa, bem como o eusebio.

A partir do 25 de Abril, conta os vossos títulos.

Ai que honestos.

Anónimo disse...

O que faltou ao slb foi o tal elemento na liga, se calhar era melhor ter o cunha leal na liga do que por exemplo o micolli.
O f santos e o lfv são os maiores, mas não devem aguentar muito tempo, pelos vistos ja ha ai alguns a abrir os olhos.
Faz-me confusão como o treinador do pseudo maior clube do mundo diz que ficar em terceiro não é negativo.
O fcp foi campão justo, mais ninguem merecia ser campeão.
O olarapio roubou o FCP no jogo de ontem, como era esperado (falta inexistente e fora de jogo no golo do aves, e uma expulsão dum jogador do aves e um penalty a favor do FCP que ficou por marcar).
Muito sinceramente custa-me ver uma equipa como o benfica que ainda no proncipio dos anos noventa era uma grande equipa em portugal e fora, e agora esta num estado decadente e conformado com um terceiro lugar na liga, por 2 anos seguidos.
portugal precisa de 2/3 grandes clubes na europa para levar isto para a frente, o FCP sozinho não consegue e sporting provavelmente nunca o sera.
Mas o slb esta-se a enterrar cada vez mais, os seu adeptos vivem de ilusões criadas pelos dirigentes e cada veza afundam-se mais.

Somos nós, somos nós
Os campeões somos nós....

FCP, CAMPEÃO 2006/2007

Anónimo disse...

Cautela!, muita cautela com a mafia montada pelos andrades. falo porque conheço bem o seu intimo.O porco da costa é um bicho que relativamente ao fcp, não olha a meios e não conhece ninguem. Sacrifica e cilindra os familiares mais directos se necessário for para beneficiar o club.
A situação é grave porque neste país o futebol é dominado por este monstro aparentado do porco alentejano com serdas esbranquiçadas e ele foi capaz de infiltrar os seus tentaculos no interior do Glorioso. É grave porque não bislumbro ninguem com tomates para decepar estes tentaculos;pelo contrario, vejo que defenda acerrimamente a sua manurenção nas areas técnicas.
Para mim, a proxima época ainda não iniciou e já está perdida. É que não há milagres. Nunca houve e não será agora que as Leis Universais vão ser alteradas.Eu, já penso na época de 2008/09.Repito;época de 2008/09. Até lá, vamos ver o que as massas associativas do Glorioso reagem.

Pedro disse...

De facto o ditador Salazar é conhecido por gostar da unica instituição q tinha eleições democráticas no seu reinado de ditadura...

LOLOLOL

O q é mais ridiculo é q nem vocês acreditam nessas patranhas mas mesmo assim dizem-nas para tentar diminuir o impacto q a corrupção tem na vossa existência....
Qd o corrupto mor fugir para o brasil e vos deixar na penumbra quero ver qts titulos ganharão....

Anónimo disse...

Pedro, está enganado o porco da costa não fugirá para o Brasil Lá não permitem a entrada de porcos.Cheira-me que vai cavar para marrocos.