blog

quarta-feira, fevereiro 03, 2010

SL Benfica - U.Leiria: 3-0

Uma vitória clara num jogo morno que dará dores de cabeça aos anti para descobrirem algo que possam pegar para diminuir estes três pontos conquistados.

Num passado recente a abordagem do Glorioso a este jogo daria um empate no final dos 90 minutos. O Benfica teve aquela postura do "mais cedo ou mais tarde marco um golo". É verdade que marcou cedo através de uma genial jogada entre Saviola e Aimar com conclusão perfeita de Cardozo mas, ao contrário do que tem sido normal esta época, o Benfica desacelerou bastante fazendo uma gestão da bola e do tempo nada habitual com tão magra vantagem no marcador. Mas o Leiria pouco incomodava e mesmo em ritmo lento o Glorioso ía tendo inumeras oportunidades para dilatar a vantagem. Sentia-se que "mais cedo ou mais tarde surgiria o segundo golo". Na segunda parte o SLB pressionou um pouco mais de entrada e num ápice duas belas oportunidades de golo desperdiçadas e, pouco depois, Saviola volta a fazer o gosto ao pé e garante um final de jogo descansado para os mais de 30 mil nas bancadas. O resultado final é estabelecido por Ruben Amorim num remate fora da área bem colocado sem antes o Benfica ter desperdiçado nova oportunidade flagrante com Di Maria isolado a falhar um golo fácil.

Aimar em crescendo de forma transfigura logo o jogo do Benfica e a forma como se entende com Saviola é deliciosa. Javi Garcia esteve excelente a defender mas falhou muitos passes na transição ofensiva, gostei de Maxi que esteve bem perto do Maxi da época passada e Cardozo a voltar aos golos e a mostrar como está um senhor jogador. O passe para isolar Di Maria quando também podia ter optado pelo remate demonstrou que Cardozo está cada vez mais um jogador de equipa e para a equipa. Éder Luiz voltou a entrar bem no jogo e dá gosto, sempre, ver Ruben Amorim a jogar. Muito engraçados os festejos com Luisão no seu golo, de facto o brasileiro é uma parede.

O árbitro esteve bem, decidindo muito bem no lance mais problemático quando um remate de Saviola bate no braço de um defesa do Leiria, sem falta pois o braço está colado ao corpo. Aliás este é um bom exemplo do que é uma bola no braço sem qualquer falta. A expulsão do jogador do Leiria é perfeitamente justa, já tinha amarelo e teve um gesto em tudo idêntico ao de Carlos Martins no jogo contra o Guimarães. Já o fiscal de linha que acompanhou o ataque do Glorioso na segunda parte teve dois erros brutais em que assinalou dois foras de jogo ao Benfica quando Di Maria e Cardozo, respectivamente, estavam uns bons metros em jogo e ficariam isoladíssimos na cara do guarda redes adversário.

Vencemos e vencemos bem, com um ritmo lento que permitiu alguma poupança de energia para os jogos que se seguem. Estamos em primeiro isolados e os outros, agora, têm que correr atrás do prejuízo. Segue-se Setúbal e a caminhada para o título não pode parar.

"Tu és a equipa mais forte"

29 comentários:

marley disse...

Acabei de chegar a casa vinda do Estádio, encharcada até aos ossos, contente com a vitória mas francamente achei o jogo um pouco chato de tão lento que foi. Enfim, a vitória foi justa mas espero que com o Vitória de Setúbal o nosso Benfica seja muito melhor.
Saudações benfiquistas

OBlau disse...

Muita classe!

50 golos na liga, 70 em jogos oficiais, o resto é "cumbérça"

Venha o Setúbal :)

João Bizarro disse...

Hoje apetece-me recomendar um filme:

"Catch me if you can", realizado por Steven Spielberg

Pedro Villa disse...

Ontem não gostei do jogo do BENFICA. É como foi dito no post, parecia um "deixa andar" que a qualquer momento surge... Há jogos menos conseguidos, mas no final o objectivo estava cumprido e isso foi o mais importante. E até pareceu que sem esforço chegou-se ao 3-0.

Foi daqueles jogos que se corressem mais, seria uma goleada daquelas... Por outro lado fiquei a pensar que um BENFICA como o do ano passado não empataria... Enfim, se calhar são estes jogos menos conseguidos, e apesar de tudo com vitórias indiscutiveis, que fazem a diferença.

O Leiria é uma equipa "embirrante"... Mesmo a perder jogava sempre com 11 no seu meio-campo. Só pela atitude mereciam ter perdido 6 pontos e não 3... :P

Até percebo a necessidade de recurso à «Táctica do Autocarro», mas ao menos que seja epenas enquanto o jogo está empatado!...

Por outro lado, deixa-me contente pensar que vão à luz para não perder por muitos... Quem não beneficia é o espectáculo...

Uma nota para Calimeros e Corruptos... Pelo menos 2 foras de jogo em que 2 jogadores do BENFICA ficavam na cara do GR do Leiria, foram mal assinalados... Mas esses não vos interessa contabilizar, nós sabemos!

Anónimo disse...

Podem-me explicar uma coisa?
Porque é que o benfica jogou já a 20ª jornada?
Não consigo encontrar nenhum motivo para tal adiantamento, a não ser o facto de pelo menos nas próximas 2 semanas os benfiquistas poderem dizer que estão em primeiro lugar. não faz sentido esta jogo adiantado, se é por causa das competições europeias, o sporting e o porto também estão lá, porque motivo os jogos deles não foram adiantados também?
Sinceramente há coisas que não sei para que servem.

DeVante disse...

Como diz, e bem, "num passado recente empataríamos" esse jogo. Setúbal na época passada foi assim.
O problema é que andamos a usar as mesmas armas dos adversários. Se ficam a esperar por um erro nosso, fazemos a mesma coisa e com jogadores de maior qualidade são eles a errar primeiro e pumba! O Leiria cedo viu-se a perder, não se importou e fcontinuou lá atrás, nós também não nos importamos, até porque temos mais 2 jogos em 6 dias e temos mais responsabilidades...quando quisemos acelerar e acabar com o jogo, para que o treinador fizesse as substituições, acelerámos, marcamos e resolvemos o jogo.
Simples, prático e cerebral.

Helder disse...

Uma vitória sem espinhas! O Benfica se acelera o jogo de ontem dava à vontade uns 5 ou 6. A jogada do primeiro golo é simplesmente genial, de levantar um estádio. Há outra jogada na segunda parte em que o Maxi vai á linha cruza de calcanhar e o Saviola só não marca porque um defesa do Leira corta a bola com o corpo. Mas se essa bola entra também seria um golo fantástico!
Fiquei muito contente pelo golo do Rúben Amorim, mas sou suspeito a dizer isto porque o Rubén é dos meus jogadores preferidos.
Agora em Setúbal temos que ganhar para deixar o Braga a 6, o Porto a 12 e o Sporting a 21 e ver como eles lidam com a pressão.....

Pedro disse...

A razão para a antecipação do jogo foi exactamente essa, apenas e só para irritar andrades e lagartos...

lj disse...

Alguem chegou a traduzir as escutas e a coloca-las no youtube, para o mundo ver como se passam as coisas ca em Palermo, perdao, em Portugal?

João Bizarro disse...

Às vezes apetece-me dizer a certos atrasados mentais para irem comer um calipo de cerâmica às Caldas da Rainha.

Helder disse...

Anónimo das 12:08

O Benfica antecipou o jogo porque a eliminatória com o Hertha joga-se a 18 e a 23 de Fevereiro. Ou seja são 5 dias de diferença. O jojo de Leira aparecia o meio disto a 20 ou 21 de Fevereiro. Três jogos em 5 dias?????
E não compares com os lagartos e andrades porque os lagartos jogam a 16 e a 25 de Fevereiro e os andrades também teêm uma semana de diferença em relação á primeira mão. Get it?

Helder disse...

Preparem-se porque sabado vai ser o bom e o bonito........arbitro: Jorge nem durmo quando o Benfica ganha Sousa. É preciso dizer mais alguma coisa....?

João Bizarro disse...

Hélder, não vale a pena esforçares-te... Quem tem o cérebro do tamanho de uma avelã não vai perceber isso.

Anónimo disse...

Obrigado Helder pela explicação.

João Bizarro disse...

"A razão para a antecipação do jogo foi exactamente essa, apenas e só para irritar andrades e lagartos..."


LOL E pelos vistos resultou. O andrade Salvador já espuma da boca...

Anónimo disse...

LOL sinceramente vocês desconfiam de tudo e todos, mas alguém tem duvidas de sábado? eu não tenho, vão ser 1000 penaltis por assinalar, 100 foras de jogo mal assinalados, e o benfica vai perder por falta de jogadores em campo, após uma série de expulsões duvidosas.
Tenham dó, o Vitória de Setúbal é uma cambada de cepos, já o leiria o é, nem sei como está em 5º lugar a jogar tão mal...
Aliás, vocês são tão obcecados por árbitros, que devem passar o tempo todo a olhar para o arbitro em vez do jogo em si. Onde é que estão as confianças na vossa equipa?
Mas o que vai ser engraçado, é que umas horas após o final do jogo de sábado, vão estar aqui enumeradas montes situações em que o arbitro errou, mesmo que tenham ganho por 50-0 iam falar do arbitro e não do resultado...

Pedro disse...

Caro anónimo, é claro que desconfiamos de tudo e todos. São anos e anos a ser roubado, a ser prejudicado, a ver manhas e artimanhas sem qqr punição. É claro que desconfiamos de tudo e todos e é por isso que conseguimos estar fortes para lutar contra toda esta corja!!!!

Helder disse...

Claro que desconfiamos de árbitros!! Eu já vi um jogador do Porto a marcar um golo na própria baliza e o fiscal de linha anular esse golo por fora de jogo?!?!?!?!?! É por estas e por outras que eu só acredito que o Benfica ganha os jogos quando o árbitro apita para o final e vejo os jogadores a dirijirem-se para o balneário.
Jogo em Braga(Porto B) apitado por Jorge Sousa, jogo em Olhão (Porto C) apitado por Soares Dias, jogo em Setúbal (amiguinhos intimos dos andrades) vai ser apitado pelo Jorge Sousa!! Acham isto normal????????? Daaaaaaaaaaaaasssssssssssssss que o desespero já não tem limites!!! Vai ser muito mas mesmo muito dificil ganharmos no sabado. De certeza que os jogadores do Setúbal vão ter ordens para entrar a rasgar sobre os jogadores do Benfica porque o Jorge Sousa (ex-super dragão) vai deixar passar tudo!!! É certinho.....

José Vieira disse...

Esperava mais dificuldades mas fomos nós que tornámos o jogo fácil.
A vencer desde muito cedo optámos por controlar este e os próximos desafios.
Não foi muito bonito de ver mas, racionalmente, foi a opção certa.
Para além de algumas jogadas magníficas gostei de ver mais de 30 mil no estádio, numa quarta-feira, às 21H00 num pavoroso dia de inverno.
Como costumamos dizer "ser benfiquista não se explica, sente-se".

Já ser sportinguista deve ter uma explicação e temo que seja médica.
Como se não bastasse terem um treinador que não identifica sequer os jogadores que tem dentro de campo, onde as duas contratações mais caras da época (Pongolle e M. Fernandez) não têm lugar no onze titular, onde o director desportivo impõe a sua autoridade aos murros e pontapés, onde os respectivos adeptos ovacionam jogadores adversários que lhes marcam golos, eis que um novo "sintoma" deste autêntico quadro clínico se manifesta em pleno estádio do clube corrupto.
Nos instantes finais de um jogo onde estavam a ser humilhados e sofriam uma pesada derrota, os adeptos "lagartos" presentes no referido estádio ainda festejaram ruidosamente um golo marcado por Liedson e que "diminuiu" a desvantagem no "score" final.
É que aquele golo fez toda a diferença, assim "só" perderam por 5-2...
É muito triste vê-los definhar desta forma.

Anónimo disse...

Oh mas o sporting tem vindo a descer desde há muito tempo. Tem um guarda redes que é tão ou mais frangueiro que o vitor baia, tem defesas que meu deus, nem na liga vitalis os queriam, médios que se recusam a jogar na posição em que os metem, porque preferem jogar noutra posição, e avançados que não marcam golos. Estavam à espera do que?? de milagres?
Depois contratam um treinador de equipas pequenas...eu sinceramente não sei o que se passa com aquele clube, mas se continuar assim, vai ficar como o belenenses, a arranjar casos para se manter na 1ª divisão ano após ano.

Em resposta:
Eh pah ok, dou-vos razão esse Jorge Sousa é mesmo muito mau mesmo, e ele tem cara de quem precisa de levar umas chapadas bem dadas, mas porra é o vitória de setubal!

Marco Pereira disse...

Oh Hélder só te esqueceste de dizer que segundos antes desse lance o Baía faz mais uma daquelas defesas fantásticas fora d'area.

Anónimo disse...

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional decidiu nomear o ex-super-dragão Jorge Sousa para próximo jogo do Benfica em Setúbal.

Numa altura em que se continua a falar do túnel de Braga, esta nomeação roça o auge da idiotice. Como se não bastasse a arbitragem encomendada do jogo na cidade dos Arcebispos, hoje ficámos ainda a saber que no relatório desse jogo o árbitro não mencionou as agressões dos jogadores do Braga, Mossoró e Ney, a Cardozo, nem a agressão de Vandinho a Raul José, treinador-adjunto do Benfica. O sentimento de impunidade é tão grande que esta nomeação, feita às claras, chega a roçar o insulto.

Helder disse...

Marco Pereira

Tens toda a razão! O Baia era o único guarda redes que tinha autorização para jogar a bola com as mãos fora da area e também depois da linha de golo.

Anónimo disse...

mms://espalhabrasas.sapo.pt/sporin/Benfica/BenficaTV/benficatv_040210_parteI.wmv

a partir do 1º minuto é possivel ver as imagens que mostram a cabecada do Valdomiro, que origina a resposta de Javi. tudo nas barbas do árbitro.

a vergonha continua, divulguem

Pedro disse...

Depois da linha de golo os grs do sporting tb têm autorização para defender...
:)

Não consigo visualizar o video. Não se consegue isso via Youtube?

Helder disse...

Pois é Pedro......esqueci-me daquela fantástica defesa do Ricardo contra o Leiria.

André Leal disse...

Sinceramente acho o vídeo ridículo tal como a defesa do Benfica. Não me parece agressão do vimaranense nem me parece bem invocar o facto do árbitro estar a olhar para o lance, o que, para mim, que quero ver o Benfica a ganhar limpo, só piora as coisas. Acho que não devemos usar estes subterfúgios legais para atingir os nossos objectivos por várias razões que enumero:

- Por parecermos outros que amiúde escapam impunes de atitudes que estão à vista de todos à custa deste tipo de jogadas

- Por não termos capitalizado a honradez de aceitar um castigo que, independentemente de outras situações, foi bem aplicado, ao contrário de outros que perante idênticas situações claras aos olhos de todos preferem continuar a reclamar inocência e para que a lei não se aplique.

- Porque o benefício na eventualidade de ter o Javi mais um jogo (caso seja considerada resposta a agressão) ou anulação do castigo (caso se considere que o árbitro viu o lance) é menor do que o prejuízo de este lance ser usado como bandeira dos anti de como o Benfica era o clube do sistema.

André Leal disse...

Pedro:

Tu podes ver o vídeo abrindo o Windows Media Player e depois ir a abrir URL, colocando lá o link em seguida.

Pedro disse...

André concordo ctg, acho q o SLB não devia pôr em causa o castigo do Javi pois não há defesa possível para a acto do nosso jogador. Se houve agressão anterior então esse jogador tb deve ser castigado mas isso não anula o acto do nosso.