blog

sexta-feira, maio 26, 2006

Il Maestro

No triste verão quente de 1993 Rui Costa foi assediado, juntamente com outros 3 jogadores do Benfica, pelo presidente lagarto, naquela que terá sido a mais nojenta atitude daquela agremiação. Ao contrário dos outros 3, Rui Costa disse logo: NUNCA.
No final dessa época, com o título de Campeão Nacional no currículo, começaram a chover propostas de grandes clubes europeus. O sonho de Rui era o Barcelona, mas a Fiorentina foi quem apresentou a melhor proposta financeira ao Benfica. Mais uma vez Rui Costa defende os interesses do clube em detrimento das suas ambições pessoais.
Ruma a Florença e rapidamente conquista os colegas, os adeptos e a cidade. A magia do seu futebol encanta Itália inteira onde foi considerado, inumeras vezes, o melhor número 10 do Calcio. Mas a sua dignidade e simpatia conquistava cada vez mais admiradores. 5 anos após sair de Florença e os tiffosi viola não o esqueçem.
Mas Fiorentina era pequena demais para a sua genialidade.
Milão recebeu-o em euforia. Não era para menos, o Princepe de Florença chegava ao topo. E foi mesmo ao topo, o tão desejado Scudetto e a Liga dos Campeões foram os títulos que Rui merecia.
Com humildade e profissionalismo aceitou as decisões do treinador e deu o seu espaço à mega estrela brasileira Kaká. Deixou todos impressionados pela forma cordata e sempre disponível com que aceitou tal mudança. Se poucas dúvidas existiam foram totalmente dissipadas, mais que um génio da bola, Rui Costa é um SENHOR.
Pelo meio nunca deixou de representar, orgulhosamente, a Selecção Nacional, dos seus pés sairam os melhores momentos da equipa das quinas nestes últimos 12 anos. Não há ninguem que não se lembre dos golões contra a Irlanda e, no Euro 2004, contra a Inglaterra. Quando sentiu que aquela já nao era a sua Selecção, a selecção pela qual ele tanto lutou, resolveu sair. Como um homem, como um senhor. Não voltou atráz à sua palavra.
E foi sua palavra também que queria acabar a carreira no Benfica. E como grande senhor que é, mais uma vez, cumpriu.
Nenhum jogador no mundo, acredito, se pode orgulhar de marcar um golo a uma equipa e os adeptos dessa equipa, cerca de 90 mil, se levantarem e, em uníssono, o aplaudirem. As tuas lágrimas era as nossas lágrimas.

Rui Costa um magnifico jogador, um campeão, um senhor...um benfiquista pois claro.

26 comentários:

PiKiNiKi disse...

Até me vieram as lágrimas ao olhos ... pá!

João Bizarro disse...

É O MAIOR.
Ainda me lembro a lagartagem e os andrades a pedirem a cabeça dele a seguir ao 1º jogo com a Grécia, como se fosse ele o culpado. Voltou com a Russia e poucos minutos depois de entrar mostrou como se faz. Com a Inglaterra voltou a mostrar a todos como é e gerou aquele famoso gesto em Erickson. Merecia mais que ninguém o titulo europeu pois já tinha dito que a seguir terminaria a carreira na selecção. Não voltou atrás com a palavra.
É um Senhor.
E já nem falo do contrato assinado em branco...

antitripa disse...

Arrepiante ver a página do milan e o carinho com que o recordam. É um orgulho saber que em Itália já perceberam que na Luz não só se forma o jogador mas também o caracter. E que em Portugal também há gente séria e não só aquela trampa que aparece escoltada por claques e que dispensam treinadores à experiência.

Obrigado RUI!

Pedro disse...

"Quasi in ognuna di esse, Rui ne ha giocate diciotto, una giocata d'aria pura. Grazie per quella Champions e grazie di tutto. Nelle giocate di Kakà, caro Rui, vivrà sempre qualcosa di te."

n_sardas disse...

já alguem sabe qual vai ser o numero que vai ser introduzido no espaço que ficou em branco no contrato?

PiKiNiKi disse...

Não convém falar nisso... apenas que ficou em branco! Mas deve ser uns 75 mil .€

Pedro disse...

75 mil?
Isso é quase de borla!!
Grande Rui!!!

João Bizarro disse...

Conversa telefonica entre sardas e pikinino:

sardas: sabes quanto vai ganhar o Rui Costa?
pikinino: não, mas desconfio que é 75 mil.
sardas: 75 mil quê? euros ou escudos
pikinino: euros, claro. agora só penso em euros.
sardas: Só?!?!? Não me parece...
pikinino: 75 mil €, mais purpurinas.
sardas: PURPURINAS?!?!? Vou já telefonar à Marta!!!!!!!

PiKiNiKi disse...

João Bizarro, foram as palavras mais engraçadas que li escritas por si. Parabéns!

n_sardas disse...

Até tiveste piada… admito… até parecias o George do Seinfeld com aquela obsessão pelos outros…
Mas como penso que isto ainda não é um blog de humor… vamos lá voltar á “bola”, e ouvir quem tem algo para dizer sobre tal tema… por isso gostava de saber qual é o numero que os benfiquistas e lampiões imaginam que foi colocado no tal contrato.

antitripa disse...

É o mesmo número que estão a pensar propor ao sápintas, mas com outras funções....Deve ser um pouquito mais que recebe o nani e um pouquinho menos do que recebe o grande romalholho...rsss

PiKiNiKi disse...

Mas desde quando é que são os jogadores a dizer q querem acabar, aqui ou ali?
Se calhar ao Rui Costa sabe melhor jogar à bola do que estar no banco a aquecer... e acabar no banco!
Com isto não tirando o mérito ao bom jogador que é!

Pedro disse...

"Estou há 24 horas a pensar quem era a pessoa mais feliz naquele estádio... Se os adeptos que aplaudiam o seu ídolo, se o ídolo por ter voltado a casa!"
E é essa a razão de toda a nossa alegria e algo q os noos amigos lagartos nunca perceberão.

Caro Sardas como já disse ao pikiniki não estou minimamento preocupado com isso. Acho q é um factor tão irrelevante na questão q nem merece qqr tipo de procupação, mas, como te conheço, esta resposta não te agrada então digo o q lhe disse tb :
É perfeitamente normal q um dos melhores jogadores do mundo seja bem pago mas duvido q o Rui esteja no top 10 dos mais bem pagos do nosso campeonato. E digo mais, acredito q o contrato dele seja de moldes bastante diferentes dos normais.O q fará todo o sentido.
Mas como te digo é-me totalmente irrelevante pq aquilo q representa o regresso do Rui não tem preço.
Aquilo q viste ontem no estádio da Luz não tem preço.

n_sardas disse...

Foi uma pergunta como qualquer outra, mas aceito o teu argumento... és o unico que até dá um argumento, o resto fala em inveja, vencimentos de X ou Y... enfim, coisas sem pés nem cabeça...
No entanto não posso deixar passar a referencia ao Figo, comparar os 2 é no minimo uma falta de honestidade intelectual pura e dura... um é titular indiscutivel do Inter outro era suplente no Milan, um vai ao Mundial outro não (sem entrar nas razões)... por isso não se pode comparar o incomparavel, um joga ao mais alto nivel ainda (bem ou mal tb não vou discutir) ou jogava de tempos em tempos (se querer tirar a qualidade do futebol do Rui Costa).
Concordo contigo numa coisa, há coisas que tem o seu preço... é por isso quando andavas tão "preocupado" com o vencimento do Liedson, eu bem dizia, a qualidade tem o seu preço...

João Bizarro disse...

Também não compares o Inter com o Milan, neste momento.
O Rui Costa se estivesse no Milan se calhar também era titular. Ou com um treinador bom no Milan também. De certo faria melhor que a aventesma do Seedorf.

Quanto ao que vai ganhar o Rui Costa, não sei. Deve ser no intervalo entre o Ricardo Rocha e o Robert.

Pedro disse...

Falas de falta de honestidade intelectual na comparação Figo/Rui Costa (e é verdade mas não pelo teu lado da coisa)e depois dizes q um é titular no Inter e o outro suplente do Milan...é daquelas coisas q aceitaria do Zé do Café ou do Jorge Taxista mas de ti? Comparar o Inter com o Milan é pura falta de honestidade intelectual...Rui Costa foi "tapado" por esse tosco chamado Kaká...quem é q o Inter tinha a médio direito para além do Figo?

Enfim...

Sobre o ordenado do Liedson sempre te disse q o scp tinha q abrir os cordões à bolsa e esse abrir teria q ir muito além do tecto salarial. Mais uma vez tive razão.

Anónimo disse...

Nunca é demais referir que O Rui Costa para além de ser um bom jogador, é sobretudo um HOMEM DE EXCELENTE CARACTER! ( e do BENFICA...) Revela coerência em cada palavra que profere e uma inteligência acima da média, nos jogadores de futebol!
GRANDE RUI COSTA!
Obrigada pela grande alegria que deste aos Benfiquistas.
VIVA O BENFIIIIIIIIIIIIIICA!

bolanalona disse...

Rui Costa é um homem com H grande... e o resto é conversa

João Bizarro disse...

Nuno, no dia em que nos roubaram os 2 jogadores deviam ter 3mil e 1 na porta 10A para recebe-los. Andavam histéricos.
Mas nada melhor que uns tipos vestidos de vermelho para ir ao estádio deles deitar 6 baldes de água na fervura.

n_sardas disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
n_sardas disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
n_sardas disse...

Ok... agora é a comparação entre Milan e Inter...
Bem Velho, quem leu o teu comentario deve estar a pensar que eu comparei o Milan com o Siena ou Livorno ou coisa parecida... É assim tão estupido comparar o Inter com o Milan? ok... passa á frente...
Um ficou em 2º outro em 3º, um ganhou a Taça o outro nada, um tem o Anceloti o outro o Mancini... Ze ou Jorge??? enfim...
Nota: quem trouxe figo á discussão nem fui eu...
Quanto á contabilidade das recepções? 3 mil? depois de ler o que já li de voces até penso que foi pouco...
Vai ver as fotos a recepção ao Jardel, o ultimo reforço de renome que apareceu em Alvalade...

Pedro disse...

Não comparaste o Mila com o Siena, comparase o Milan com o Inter.
Volto a pergntar: Rui Costa foi tapado pelo Kaká....quem é o outro médio direito do Inter?

n_sardas disse...

e volto a comparar as vezes que for necessario... são 2 equipas perfeitamente comparaveis!!!
Nenhum... o Figo foi precisamente contratado para fazer esse lugar, pq o Inter não tinha ninguem para fazer esse lugar. Na realidade até á 2-3 anos atrás o Javier Zanetti fazia o corredor direito todo, só há 2 anos é que contrataram o "flop" do Andy Van Mayde para a ala direita, a epoca passada o Figo... Pode ser que este ano o Moratti contrate alguem para o "tapar"...
mas ainda estou para perceber o pq dessa conversa... o Figo ainda consegue jogar (quer seja por qualidade, quer seja por falta de concorrencia) ao mais alto nivel numa equipa de top europeu e a ganhar tanto ou mais como ganhava com 28 anos no Real. Não sei o pq desse escandalo da minha afirmação, o Rui Costa fez bem, estava a aquecer o banco no Milan, vem para cá, joga, ainda sacou meio ano de vencimentos ao Milan...
Volto a dizer mais uma vez, quem trouxe a comparação com o Figo á conversa não fui eu... a comparação daquilo que é incomparavel!!!

Pedro disse...

Não percebo as tuas dúvidas.
Não sei quem puxou ou deixou de puxar o Figo à baila..é irrelevante. Tu falaste nele. Não sei pq.
Comparaste Milan e Inter dizendo q o Figo era titular e o Rui Costa não...é uma comparação de quem não percebe nada de futebol. Só isso.

Estou-me a cagar para q o Figo jogue ou deixe de jogar. Eu preocupo-me é com o Rui. Esse sim, jogue ou não, faz-me feliz estando no Benfica.
E o Rui Costa, se quisesse, poderia continuar num clube de topo europeu (coisa q o Inter não é) a ganhar o q ganhava qd tinha 28 anos. A grande diferença é q o Rui abdicou disso.

João Bizarro disse...

Outra grande diferença é que um fala português correcto e outro fala português aspanholado!!!

Porsupuesto.