blog

segunda-feira, maio 29, 2006

O fim das Equipas B

Depois da moda que "assolou" os clubes ao criarem as equipas B, de uma assentada só, todos resolveram dar por finalizada esta experiência, digamos, falhada.

O argumento para o fim foi a impossibilidade de subida de divisão das Equipas B e assim a impossbilidade de se tornarem mais competitivas. Mas este "problema" já era conhecido quando se criaram as mesmas.

O grande problema das Equipas B em Portugal, e no caso que me toca, no Benfica, foi o incumprimento do conceito de Equipa B.
Uma Equipa B tem como objectivo servir como etapa preparatória dos juniores do clube para a entrada na equipa principal. A Equipa B é uma rampa de lançamento dos jovens jogadores, dando-lhes mais competitividade e mais exposição e maior contacto com o plantel principal. Tem que funcionar como ponto de incentivo aos jogadores. Infelizmente os clubes desconsideraram as Equipas B e usam-na mais como forma de castigo do que de incentivo. Quando um jogador do plantel principal se porta mal ou deixa de interessar o que lhe acontece? Vai treinar para a Equipa B. Nada mais errado!
Assim vale mais acabar com elas é verdade.
No clubes satélite este tipo de "castigo" é mais dificil de acontecer.

13 comentários:

antitripa disse...

Sem discussão possivel!

PiKiNiKi disse...

Lá vai o Alverca renascer

Pedro disse...

E o Lourinhense ou lá o q era

zorg disse...

Segundo os comunicados das respectivas SADs, a extinção das equipas B dos 3 grandes tem a ver com a posição da FPF sobre o assunto e com as medidas que esta tomou na reformulação dos quadros competitivos, nomeadamente a exclusão das equipas B das competições organizadas pela federação a partir da temporada de 2008/2009.

Face a esta posição da federação, não me parece que restassem grandes alternativas aos clubes que não passassem pela extinção das equipas B.

PiKiNiKi disse...

A liga deveria promover uma competição para as B´s. clubes como SCP SLB FCP, Boavista, Braga, Maritimo..etc.. e fazer uma competição para competirem entre elas...
E já que não temos futebol a tarde ...até sabia bem ir ver um Sporting B-Benfica B ... e certamente teria mercado para patrocinios e alguns ate para serem televisionados ...

Pedro disse...

E é ponto assente q vai ser a FPF a tomar conta do futebol em lugar da Liga?

Tudo bem, deixa de ser lógico ter uma equipa nesse enquadramente cometitivo mas não altera a errada utlização das equipas B durante a sua existência.

zorg disse...

Não. A liga organiza, tal como até aqui, as competições profissionais, ou seja a liga betandwin e o campeonato da divisão de honra. A federação organiza todas as outras competições (Taça de Portugal, Supertaça e campeonatos a partir da segunda divisão B para baixo).

A questão é que as equipas B competiam nas provas organizadas pela dederação e não podiam, por estatuto, participar nas competições profissionais, leia-se, não podiam subir da 2ª B para cima.

Se a federação não vai permitir que as equipas B compitam nas suas provas, não sobra sitio nenhum onde possam competir, pelo que não faz sentido que existam.

Pedro disse...

Sabes qual o argumento da FPF?

Anónimo disse...

Mas a principal questão é a utilidade da equipa "b". " Quando um jogador do plantel principal se porta mal ou deixa de interessar o que lhe acontece? Vai treinar para a Equipa B".

É preciso dizer mais?

zorg disse...

A argumentação da federação é que as equipas B não cumprem os objectivos a que se propuseram. Como, ainda por cima, a federação também considera que geram desiquilibrios nas competições, chegam à conclusão que não vale a pena fazer o esforço para as manter.

Podes dar uma olhadela ao comunicado da SAD do Benfica sobre o assunto:
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=129&id_news=229547

João Bizarro disse...

Assim sendo... goodbye maria ivone.

Lá vai o Robert ter de ir dar toques pró quintal do Veiga.

Apre disse...

Sim, sem discussão.

Já viste o que a paixão clubistica é capaz de fazer?...

Pedro disse...

"Já viste o que a paixão clubistica é capaz de fazer?... "

Claro q sim..somos benfiquistas.