blog

terça-feira, maio 16, 2006

A selecção de todos nós?

Foram escolhidos os 23 que irão à Alemanha disputar o mundial de futebol. Os do costume fazem o barulho do costume e outros, mais politicamente correctos, pedem o apoio para estes 23 sortudos, que irão representar a selecção de todos nós em terras germânicas.

A selecção de todos nós?

A minha selecção é a Selecção Portuguesa e não esta equipa Luso-Brasileira. A minha selecção não tem jogadores naturalizados à pressa para poderem ser mais facilmente transacionáveis dentro da Europa, a minha selecção não tem jogadores que antes de envergar as cores da pátria diziam que o sonho deles era representar a selecção canarinha.
Por isso compreendo a indignação daqueles que ficaram de fora, compreendo a frustração que sentem, eles que sentem aquela camisola ficarem de fora porque outro jogador, não português, lhes ocupa o lugar.
"À e tal até parece que não vibraste com "Portugal" no Euro 2004?"
Com Portugal não vibrei. Portugal não estava presente nesse Euro, mas, quer se goste ou não, a equipa Luso-Brasileira "pretende" representar esta histórica bandeira, a bandeira do meu querido Portugal, e com essa bandeira eu vibro. E sim, vibrei muito com o golão do Rui Costa à Inglaterra, o golão que permitiu que milhões tivessem a crença na conquista do trofeu, o golão de quem foi, injustamente, empurrado para o banco para que o naturalizado tivesse mais "tempo de antena". Felizmente no campo viu-se quem sabe do oficio.

Depois da novela Baía(um banal guarda redes que, tal como muitos outros jogadores dos andrades tem a imprensa do seu lado e é elevado a estrela para depois quando chega lá fora mostra o seu real valor) temos agora a novela Quaresma. Dizem os do costume que Quaresma foi o melhor e que merecia a convocatória. Foi o melhor!?!?!?! Só se foi a agredir os adversários....

Não tenho a menor dúvida que a equipa Luso-Brasileira serve interesses que não os dos adeptos portugueses ( segundo li 17 dos 23 convocados são jogadores do Jorge Mendes...) mas, quando alguem consegue criar tanta raiva lá para os lados de contumil, quase me sinto tentado a torcer pelo sucesso deste gajo.

26 comentários:

João Bizarro disse...

Em 1º lugar estou pelo Quim, Petit, Simão e Nuno Gomes.

Como nenhum deles deve jogar para dar minutos aos que estiveram parados o ano todo vou estar pelo Mantorras.

Mas a minha selecção preferida é a Argentina.

Anónimo disse...

bem pelos vistos ainda n se esqueceram da naturalização do Deco..irra..mas sera que não percebem que o Deco e uma mais valia para nos??o Rui Costa ja esta mais para la que para cá, quem iria para o lugar dele??O Deco e só um dos melhor medios do mundo e inda ha quem n esteja satisfeito por ele representar as nossa cores..não sabe o hino?? eu tb nao...e daí? ele esta la para jogar, marcar golos e dar a marcar e isso ele faz e mt bem!!
Apoiem mas e as vossa cores e deixem essas questões mesquinhas que não ajudam nd a nossa equipa
Força Scolari, Força SELECÇÃO

Pedro disse...

Se não sabes o hino devias ir aprender!!
Qt ao Deco...nem q fosse o melhor do mundo...e está a kilometros de o ser...

João Bizarro disse...

Em relação ao Deco não me faz grande confusão, já outros que são mesmo tugas fazem-me cá uma mossa.... principalmente aqueles que não jogam durante a época e são convocados.

Pedro disse...

É verdade...mas têmmais direito de lá estar do q o naturalizado.

Talk Talk disse...

Não podia estar em maior desacordo com este post.
A realidade do país é esta... Deco é tão português como tu, eu,ou qualquer outro que sinta esta nação e que a represente condignamente. Deco, até hoje, mostrou que merece ser português.
Quanto a tirar o lugar ao Rui Costa apenas digo uma coisa: Já foi tarde, se calhar tinhamos ganho aquele primeiro jogo e a Grécia tinha ficado logo pelo caminho na fase de grupos.

João Bizarro disse...

Ou não...
Que eu saiba o Deco jogou a final contra a mesma Grécia e qual foi o resultado?
Em relação à incompetencia do treinador estamos conversados, perder 2 jogos em casa com a Grécia não é para qualquer um.

PiKiNiKi disse...

Pedro isso é xenofobia e azia! O Deco sempre se mostrou um grande profissional e sempre que vestiu a nossa camisola sempre o vi jogar tanto ou melhor que outros que nasceram em Portugal.
Ainda te vou ver alistado em movimentos nacionalistas?!

Pedro disse...

"qualquer outro que sinta esta nação e que a represente condignamente"

Talk Talk as tuas palavras foram totalmente de encontro ao q eu defendo.

QUE SINTA ESTA NAÇÃO

Quando o naturalizado desejou representar a selecção canarinha este sentimento actual só pode ser falso.

E digo outra coisa..se Deco não joga tinhamos sido campeões europeus.

Pikiniki não tenho nada contra a naturalização do Makukula. Se fores inteligente percebes tudo...

Mas a palavra "azia" não sai da boca dos lagartos...xiça...

n_sardas disse...

a unica questão que faz-me confusão no Deco é ele na realidade nunca ter demonstrado uma vontade genuina de representar Portugal, naturalizou-se portugues para poder jogar noutro clube europeu e depois ouve uma altura em que ele tanto estava numa de ir para a Selecção Portuguesa ou Brasileira... era uma questão de saber quem o chamava primeiro...

a questão já era diferente se ele tivesse dito NÃO ao Brasil de uma forma clara, isso nunca aconteceu... como estava tapado na selecção brasileira... sobra a Portuguesa..
esta para mim é a verdadeira questão, não é ser o melhor ou pior, se tirou lugar a X ou Y... isso são questões pequenas... é uma questão de assumir um compromisso de sangue com Portugal!!!

Agora se tem representado bem a selecção? tem, é um profissional, faz o seu papel...

Pedro disse...

Finalmente o Sardas diz algo de jeito!!!!

Anónimo disse...

estou completamnete de acordo com o talk-talk e o(a) pikinini o Deco e um jogador fenomenal e é um orgulho para mim ve-lo representar as cores do meu país...para quem acha o contrario vejam hj a final da liga dos campeões e depois falamos ;)

Pedro disse...

Eu vou ver a final da LC e aposto q vai ser como outros tantos jogos q já vi do Barça, da Selecção,etc..

O naturalizado vai passar ao lado do jogo mas naquele passe certo q faz a 3 metros irá provocar orgasmos nos comentadores televisivos. Os mesmos comentadores q irão ignorar por completos as inumeras perdas de bola, passes falhados e mergulhos para a piscina...

João Bizarro disse...

Não concordo contigo Pedro.
Já na colectividade do norte achava que era grande jogador e no Barça ainda evoluiu mais.
Essa dos mergulhos foi coisa que se habituou a perder.
Desconfio que se não tivesse optado pela selecção do Scolari hoje em dia seria convocado para o escrete.

Tirando o Ricardo Costa e o Costinha é dos melhores jogadores da selecção do Scolari.

zorg disse...

nuno, a comparação que fazes não faz o minimo sentido. A França e a Holanda apresentam jogadores oriundos de ex-colónias, ou filhos de emigrantes das ex-colónias, e que viveram a maior parte, ou a totalidade, das suas vidas no território nacional.

Se quiseres, essas são situações comparáveis à do Miguel, ou do Pedro Emanuel e que não têm absolutamente nada a ver com a do Deco.

n_sardas disse...

Caro Nuno

A questão não é ser uma mais valia ou não... não se pode gerir uma selecção como um clube... a questão aqui é o estado de espirito com que os jogadores, neste caso não nascidos no pais e sem relações afectivas com o pais, entram com a camisola nacional, como sentem o peso da responsabilidade de usar aquela camisola...
Como digo, se o Deco tivesse dito claramente Não ao Brasil, e claramente Sim a Portugal, não punha essa questão... nem se pode dizer que Deco está á bastante tempo em Portugal, até já podia ter essa ligação, mas não... houve claramente uma altura, que ele ou caia para Portugal ou caia para o Brasil...
Não se pode comparar a situação de Deco, com por ex, o Robert Pires em França. Pires disse sempre categoricamente que jogava por França, e não por Portugal.
Não ponho em causa o valor do Deco, é um optimo jogador, mas considero que seleccionar jogadores que não tenham mostrado claramente o desejo inquestionavel de representar uma Selecção de um pais de não nascença, é um mau principio para todo o significado de Selecção Nacional. Ainda á bastante pouco tempo, houve uma Selecção (não recordo qual) que quis seleccionar 2 brasileiros que tinham acabado de chegar a um pais... isso é violar todo o conceito de futebol de selecção.
Essa é a minha unica questão, na qual tenho as minhas duvidas em relação ao caso especifico do Deco, se colocar em causa o valor do jogador Deco.

n_sardas disse...

concordo com o zorg.

O unico caso parecido com o Deco foi o Camoranesi em relação a Italia/Argentina, que mostrou disponabilidade para jogar em 1 das 2... com a nota, sem certeza, de não saber se os pais de Camoranesi eram italianos, emigrantes na argentina... mas foi igulamente um caso de saber quem era a primeira Selecção a fazer uma convocatoria.

Pedro disse...

Nuno...mais uma vez os exemplos q dás, quer da frança quer da holanda, só fortalecem os meus argumentos.

João : o Deco na agremiação do contumil era perito em sacar faltas onde elas não existiam (vidé Rocha e Éder expulsos sem tocarem no menino). Assim é fácil ser-se "bom".

Pedro disse...

Se as naturalizações forem como as do Deco podes ter a certeza q as irei constestar...se forem como as do Makukula não terei nada a apontar.

Anónimo disse...

esta raiva toda e pelo Deco ter sido jogador do POrto não é? confessa la aqui a malta!
Deixem mas e os clubismo para traz que agr é hora de apoiar a Selecção de todos nós
Quando joga Portugal, jogamos todos!

Pedro disse...

lolololol

É hilariante a importância q vocês acham q têm ...

"Quando joga Portugal, jogamos todos!"

Exactamente!!! Qd joga a equipa luso-brasileira....

Pedro disse...

"se o Deco fosse campeão europeu pelo Benfica, ninguém se importaria com a sua naturalização"

Se a naturalização do Deco fosse igual à q foi criticaria à mesma.
Não me vês a pedir a nacionalização de jogadores do Benfica.

Esse argumento, comigo, não pega.

Pedro disse...

Comigo podes debater tudo. Uma coisa é defendermos a nossa "dama" com unhas e dentes outra é nos chatearmos com isso.
Não tenhas problemas...

João Bizarro disse...

Aqui há uns anos falou-se na chamada do Isaias à Selecção e na altura caiu o Carmo e a Trindade....
Bem, mais a Trindade que o Carmo!!!

zorg disse...

"zorg, também o Brasil foi colonizado por nós, portugueses.Se formos ver o que significa na prática "colónias" ou "ex-colónias", vai dar ao mesmo."

Não vai dar ao mesmo, porque o Brasil já é independente desde 1822, enquanto as ex-colónias africanas só o conseguiram na sequência do 25 de Abril de 1974. Ou seja, após a independência das ex-colónias e como é normal que aconteça nestas alturas, houve necessidade de flexibilização da nacionalidade portuguesa às pessoas que o desejavam e regressavam do que na altura era o ultramar.

O caso do Deco não tem, obviamente nada a ver com isto, porque as razões da sua naturalização foram outras e tiveram a ver com o porto necessitar de fazer receita com a sua venda e ser mais fácil vendê-lo se contasse como europeu. Aliás, dois ou 3 meses antes da primeeira internacionalização pela selecção portuguesa, há uma entrevista onde o Deco fala do seu sonho em representar o escrete e de não ter ainda perdido a esperança...

Anónimo disse...

Não concordarem com a convocação do Deco por ele ser luso-brasileiro (mais brasileiro que luso) é compreensível, agora chegar ao ponto de dizer que ele como jogador não vale nada... só se for para rir. Apesar de também não ser a favor da sua chamada à selecção, ele mete no bolso qualquer um que lá esteja. A mim preocupa-me são os jogadores que lá estão e que nada fizeram, nesta época, para que isso acontecesse:

- Quim
- Ricardo Costa
- Postiga
- Maniche
- Costinha
- Hugo Viana

E os que lá deveriam estar:

- João Tomás
- Quaresma
- Pedro Mendes
- Pedro Emanuel
- João Moutinho
- Raul Meireles

Entre outros.

Cumprimentos a todos.