blog

segunda-feira, maio 15, 2006

Sobre o Quaresma na selecção de sub-21

Hoje, no fórum da TSF, o tema do "debate" - já explico o motivo das aspas - era "a lista de convocados de Scolari". O verdadeiro tema, no entanto, do que, na realidade, também não passou de uma sessão de apedrejamento radiofónico do seleccionador nacional às mãos de indignados adeptos do futebol clube dos bordéis, era "porque é que o Quaresma não foi convocado para o mundial?", ou, mais especificamente, "porque é que o Scolari é uma besta quadrada e não convoca os jogadores que são tão obviamente melhores, como por exemplo, o Quaresma, que é só o melhor jogador português de todos os tempos, a seguir ao Víctor Baía e ao Raúl Meireles?".

Como seria de esperar, sucederam-se os comentários indignados, vindos principalmente da zona da torre das antas, de que reproduzimos aqui alguns excertos:

"Imperador Manuel Acácio, deixe-me dizer a vossa majestade que este Scolari é uma besta, não percebe nada de futebol e, com ele na selecção, nem vale a pena ver o mundial!", ouvinte do Porto.
"Eminênica Acácia, desde já o informo e ao povo português - que sei estar muitissimo interessado na minha opinião - que entro oficialmente em greve de fome enquanto o Sr. Scolari for seleccionador nacional!", ouvinte de Gaia.
"Venho informar vossa santidade, D. Manuel Acácio I, que me vou imolar pelo fogo, na bancada junto ao campo de treinos da selecção, como forma de protesto pela não convocação do Quaresma, esse Pelé Cigano com magia nas botas. Se já tinha sido dificil suportar a não convocatória do Baía das mãos de aço, a minha vida não tem qualquer sentido, com uma selecção sem Quaresma!", ouvinte de Gondomar, militar de carreira.
"Sr. Dr. Professor Engenheiro Manuel Acácio, ligo-lhe para manifestar a minha indignação! Este Scolari é um ditador, um Hitler de Porto Alegre, penso eu de que! Até quando seremos forçados a viver sob este jugo opressor? Venho apelar a todos os ouvintes do país, de Valença até Coimbra, para que façamos uma grande manifestação pacifica, na Avenida dos Aliados em nome da liberdade! Cada manifestante deverá ir vestido de branco e levar um ramo de oliveira na mão, símbolo da paz! Só assim conseguiremos derrubar este regime proto-fascista, que nega aos cidadãos liberdades tão básicas como ver o Quaresma no mundial, ou ver o fcp a encaixar dezenas de milhões de euros com a sua venda posterior! A minha voz não calarão!", ouvinte de Contumil.
"Reverendissimo Manuel Acácio, ligo de novo para pedir o seu auxílio: como já tinha anunciado, ia imolar-me pelo fogo para protestar contra as malfeitorias do satanás brasileiro que tomou conta da selecção, mas fui impedido de o fazer pelo preço proibitivo da gasolina. Pode-me emprestar uns milhares de euros, para eu comprar um litrito ou dois e mostrar a esse nazi do país irmão as consequências de não convocar o Quaresminha? Coitadinho, está inconsolável!", ouvinte de Gondomar.

A origem da revolta é, alegadamente, a insistência - teimosia, dirão alguns - do Filipão em não convocar o jovem extremo do futebol clube da corrupção, que mereceria a presença no mundial por estar em grande forma e ter sido o melhor jogador do campeonato.

Mesmo assumindo que o parágrafo anterior contém alguma verdade, a verdadeira razão, no entanto, é bem diferente: Quaresma é o único jogador, pertencente ao plantel do recém proclamado campeão da corrupção que pode ser convocado para a selecção, sem provocar uma epidemia generalizada de excesso de gargalhadas, com consequências dramáticas para a saúde pública. Isto porque, se olharmos para o plantel do fc corrupção assumindo que não vão ter lugar naturalizações de última hora que permitam que Sonkaya ou o Pepe Mãozinhas vão à selecção e se não contarmos com o Olegário, o Jacinto Paixão, o Duarte Gomes, etc - as verdadeiras estrelas deste plantel - chegaremos à conclusão que os grandes "nomes" de nacionalidade portuguesa que por lá andam, são pérolas do calibre do Ricardo Costa, Raúl Meireles, Hugo Almeida, Ivanildo, ou o hilariante Bruno Alves.

E, com sinceridade, alguém consegue conceber algum destes "talentos" a jogar no mundial, sem esboçar um sorriso rasgado? E se, ainda por cima, estiverem a jogar na selecção portuguesa?

Pois é, bem me parecia que não...

É essa a razão por trás desta barulheira, com telefonemas indignados em fórums encomendados, apesar de ser óbvio que as razões por trás da não convocatória do jovem são muito mais simples e lógicas: não vai ao mundial porque o seleccionador tem outras soluções para a mesma posição que lhe dão mais garantias (Cristiano Ronaldo, Simão, Figo, ...).

Só que o facto do clube corruptor não ter um único jogador na equipa nacional chateia bastante o Don Corleone da torre das antas, habituado a consulta prévia por parte dos seleccionadores, antes da divulgação das convocatórias. Aliás, olhando para o "super-plantel" dos criminosos, verifica-se que mesmo entre os jogadores estrangeiros, há muito poucos a merecer a ida à Alemanha... se calhar é porque lá os jogos não serão apitados por árbitros portugueses sob investigação e, por isso, os critérios de selecção de jogadores têm de ser mais apertados e dar mais primazia à qualidade do que ao clube de origem.

Ai o apito dourado que nunca mais avança...

15 comentários:

Pedro disse...

Não avança e dificilmente avançará. Enfim...

Excelente texto..

""#$ disse...

Excelente post!
Também ouvi e concordo com tudo.
Achei especial graça a vários dos tipos dizerem ,por ezemplo,que o vitor baia devia ir como prémio de carreira.
Já se esqueceram do paulo sousa em 2002 e dos alhos nas paredes do balneario.
Mas esses eram os bons tempos em que qualquer perna d epau do porto ia à seleção.

Nota:cheguei aqui via canhoto e comentário lá. Embora já conhecesse o nick zorg de uma serei de blogs benfiquistas que ue frequento embora raramenet ou nunca lá meta comentários, mas vejo.(bnrb..)

Pedro Neto disse...

Boa malha!

LOM disse...

Excelente post!
Parabéns

antitripa disse...

Lol....bem retratado o extremismo do mongo adepto azul! Todos iguais e a cheirar ao mesmo!

Queriam que fosse ao mundial um artista de circo que manda o próprio treinador pó caralho? que tem entradas violentíssimas durante a época toda cada vez que perde a bola? A ultima das quais mandou o lateral do setubal 3 semanas pó estaleiro? E no fim ainda vai para os micros da tvi cantarolar o SLB misturado com o chamamento à sua mãe?

Ganda Chocolari, só o maniche, valente, bruno vale e o costinha é que estão a mais!

Anónimo disse...

Excelente post!

Claro que aqui aparecerão algumas alminhas a vociferar contra este post, mas... não será nada de novo.
Excelente humor! Sarcástico! Mordaz!

Quanto ao assunto, penso que o jovem Ricardinho tem tanto de bom jogador (tecnicamente) como de mau carácter. Poderá ser um "ídolo" dentro de campo mas é um péssimo exemplo para os milhares de jovens que o idolatram.
Jogando no clube em que joga, não é nada de anormal (temos vários exemplos de homens de carácter como André, Paulinho Santos, Secretário, etc.)

Já agora, não percebo como o Scolari não convocou o Sarrafeiro Pinto. Depois dos elevados préstimos que deu à Selecção Nacional (assim de repente, apenas me lembro dum golo no Euro-2000 e dum soco no seleccionador) como é possível que este (outro!) exemplo de civismo e de hombriedade não vá ao Mundial? Seria uma justa homenagem ao final da sua carreira (que falta sentiremos...), mas o futebol é feito de injustiças. Veja-se o seguinte exemplo: no mesmo ano em que "génios da bola" nos dizem adeus (Zidane, Bergkamp, Batistuta) este rapazola armado em homem também se vai embora (já vai uns 14 anos atrasado!). Que injustiça Zizou!

João Bizarro disse...

Boa malha.

Realmente a convocação do Ricardo Costa (unico representante da dita colectividade) foi hilariante.

PiKiNiKi disse...

Caro Alma Benfiquista... já lá está o Petit por isso não vale apena ir o sá....

Hugo Carvalho disse...

Brilhante como sempre. Ainda te faltou referir o Boa Morte que fez uma época brilhante em Inglaterra. O problema do FC Corrupção é não conseguirem valorizar o Quaresma.

Hugo Carvalho disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

este scolari dava um bom pegador de touros pelas provas dadas ao pegar os "andrades" pelos cornos!

João Bizarro disse...

ò pikinino, o Petit ao pé do Shwaznegger Pinto é a Madre Teresa.

Anónimo disse...

Apesar de o mister Scolari, nem sempre ter as melhores opções, sempre é melhor que tu. Que nem olhos na cara, e esquece o outro que esse não te safa, tens para ver jogadores como o Quaresma e João Moutinho são uma mais valia a esta Equipa. E não jogadores que só servem ou para fazer faltas ou para se atirarem para o chão. Petit? Conheces?

Anónimo disse...

Caro Pikinino, parece-me um pouco exagerado comparar o Petit com uma personagem que ficará na história do futebol português porque agrediu um seleccionador.
De facto o Petit tem lances de alguma maldade e outros de matreirice (para não utilizar um termo pior) o que, como adepto de futebol, não me satisfaz. Mas, que eu saiba, nunca o Petit interrompeu um treino da Selecção Nacional para dar umas bolachadas ao seleccionador e mais uns truques de karaté ao adjunto (Rui Águas).
Quanto a matreirice, penso que não fica bem a um adepto dum clube que nos último anos teve como referências Beto Acosta, Mário Jardel e Liedson, fazer referência à matreirice do Petit.
Eu não gosto de algumas atitudes do Petit, mas outros elevam a "deuses" estes pequenos enganadores.

Anónimo disse...

Alguém quer um Rennie?

CAMPEÕES, CAMPEÕES, NÓS SOMOS CAMPEÕES!!!