blog

quarta-feira, outubro 03, 2012

SL Benfica - Barcelona: 0-2

Terá sido a primeira vez que entro no Estádio da Luz com a absoluta convicção da inevitabilidade da derrota do meu Benfica. Já defrontamos grandes equipas onde temos noção da enorme dificuldade que se nos depara mas há sempre aquela fézada de que algo pode acontecer. Para esta noite não sentia nada. Absolutamente nada. Daí, encarar o jogo e o resultado com enorme tranquilidade e, admito, algum alívio por ter sido "normal" e não uma hecatombe.

Ou apanhamos os gajos num dia mau e nós num dia a 200% ou não há qualquer hipóteses contra esta super equipa pelo que só me posso congratular pela "réplica" que o Benfica deu até ao 0-2. Não há muito mais para dizer do que aquilo que Jesus disse na conferência de imprensa. Tentamos mas não conseguimos. Siga. Não é este o nosso campeonato. Acho incrível ouvir benfiquistas dizerem que o Barça não joga nada, que aquilo não é futebol, que é uma vergonha. Claro que são os mesmos que dizem mal do Cardozo, etc. Futebol é tudo aquilo que o Barcelona faz: Posse de bola, controlo do jogo, ocupação de espaços, eficácia brutal no passe, progressão colectiva e golo. Os catalães fazem tudo isto de forma fabulosa. Não há um corte de cabeça que não vá parar a um colega, não há um jogador com a bola nos pés que não tenha linhas de passe. Mas estamos a brincar???

Dizer que algum dos nossos bravos jogou mal quando o adversário se chama Barcelona é, claramente, uma injustiça. Não estivemos mal, eles é que são do caraças. Matic muito bem a ser dos poucos com coragem de ter a bola nos pés e tentar progredir com ela. A equipa até tentou fazer isso no início mas às primeiras perdas de bola devido à pressão dos catalães meteu medo aos nossos que passaram a usar o chutão para evitar males menores.

O que me mete nojo nisto tudo é sentir que estes gajos, mesmo com todo este futebol avassalador, têm sempre uma ajuda dos árbitros. Na primeira parte em 5 minutos acontecem 3 faltas, duas a nosso favor e uma contra nós. O árbitro mostra amarelo ao nosso jogador numa falta que acontece no meio campo do Barcelona enquanto que as duas sobre os nossos jogadores são feitas em cima da área do Barça e a sobre Sálvio impediu-o de entrar isolado na área. Penso que numa delas seria um segundo amarelo que podia fazer diferença.Eles não precisam nada disto e apenas vêem esta épica fase manchada por sucessivos benefícios arbitrais,

A vitória do Celtic em Moscovo complica as contas do grupo e fortalece a opinião que tenho de que os dois pontos perdidos em Glasgow poderão fazer muita falta. Se empatar fora é bom resultado como foi defendido por muitos, empatar na Rússia também o é mas vai obrigar a fazer-mos contas e equacionar cenários. Empatar fora só é um bom resultado quando não está ao nosso alcance a vitória e na Escócia estava, Completamente.

Mas o que importa é sábado, contra o Beira Mar, na Luz. Jorge Jesus, meu amigo, favor usar a mesma táctica trocando apenas César por Aimar. Ok?

20 comentários:

Conversa Fiada disse...

Eu gosto muito do Maxi, mas hoje se tivesse que dizer que alguém deu barraca da grande era ele. Simplesmente um desastre, e já em Paços de Ferreira deu mostras disso.
O que é que lhe deu agora para ir para junto dos centrais deixando o corredor completamente destapado?
Se isto estava programado então o Sálvio também não fica isento porque não acompanhava quem subia (e isso é válido para ambas as situações).
De resto, nada que não se esperasse porque infelizmente este Benfica não tem pedalada para este Barcelona.
Se com outras equipas ainda nos batemos contra estes não temos qualquer hipótese e até acho que tivemos sorte de eles não virem cá numa noite com vontade de correr muito...

Magnus Pym disse...


Fico com pena e curioso de saber como poderia ter corrido este jogo com Witsel e Javi ainda em campo.

Mas o nosso Presi assim não o quis.

Ontem depois da 2ª parte avassaladora do Barça, "caiu-me mal" ouvir na TV um ou outro comentário dos nossos adeptos sobre o desempenho do árbitro, à saida do estádio. Está na altura de mudarmos de vida em relação a esse assunto.

E pensar que no passado o Benfica já teve equipas capazes de ombrearem e ganharem a times do barça não muito inferiores a este!

Outros tempos!

John Wakefield disse...

O Barcelona é a melhor equipa da história. Aceito a derrota com naturalidade.
Mesmo assim, gostei das actuações de Matic e Melgarejo.
Em sentido contrário, Maxi Pereira não este bem, Carlos Martins não conseguiu acrescentar nada e Lima esteve perdido no ataque.
Em frente...

M disse...

tivesse sido o Cardozo a falhar aquela oportunidade ainda a esta hora havia gente em fila para cravar mais um prego na cruz do homem....

como foi o Lima, esse jogador que já deu tanto ao nosso clube, nada, de mais, acontece, guarda-redes defendeu, ok, siga....

Hugo disse...

O Barcelona é a melhor equipa que vi jogar até hoje.
O Messi é o melhor do mundo, o Iniesta o terceiro, o Xavi entre os dez melhores e o Daniel Alves talvez o melhor lateral direito do mundo.
Só esta "montra" é do caraças!!!!

Podiamos ter tido um pouco de sorte e não tivemos.
Na primeira oportunidade do Barça, foi golo.

Lima podia ter empatado, mas o Valdes saiu-se bem.

Grande jogo de Matic e Gaitan enquanto tiveram força.

Maxi teve mais uma horrivel exibição. Está na hora de abancar.

Mas falemos do mais importante, a táctica:
Quero ver se a partir de ontem, o Sr. Jesus critica alguma equipa por colocar o autocarro lá atrás.
Então ele não vê jogos do Barcelona?
Qual foi a equipa que ganhou ou empatou um jogo com esta táctica?
Só me lembro de uma - O Inter do Mourinho, que teve muita sorte.

Eu não esperava ganhar ao Barcelona, mas foda-se, joguei á bola e é humilhante andar a correr atrás da bola o tem tempo todo.
O Barcelona tem de ser pressionado logo na defesa, obrigar os defesas a errar e a ficarem "nervosos". A bola nunca pode chegar ao Xavi sem pressão.
O Xavi recebeu sempre a bola à vontade, ele é o primeiro a moldar o jogo do Barcelona, é o primeiro a criar as linhas de passe.
O Mestre da táctica mais uma vez perdeu um jogo contra uma grande equipa, será que ganha algum?
Não consegue fazer a diferença.
Gostava de estar aqui a dizer, que perdemos mas não tivemos medo deles e também caímos em cima, blá, blá, blá.
Mas não.
Fomos o Setúbal quando vem á Luz.
Isto não é o Benfica.
O Benfica não tem medo de ninguém.
Respeito e reconhecimento da superioridade sim, mas medo nunca.
Muito menos na Catedral.


cadu1981 disse...

Se aquilo é futebol, porque só eles jogam assim?

Anónimo disse...

Eu nao gosto do jogo do barcelona.Têm jogadores fantásticos, desmarcações espectaculares mas o resto do tempo é uma seca.Passam a maior parte do tempo a trocar a bola junto ao meio-campo ou na sua defesa.Ontem até mudei de canal varias vezes e quando voltei ao jogo a bola tava no mesmo sitio.O problema é que os adversários têm medo de pressionar alto para não sofrerem desmarcações rapidas nas costas dos defesas e assim é natural que tenham sempre 60%-70% de bola, porque ninguem a tenta roubar.Cada jogo com o barcelona começa sempre igual: dar a bola a eles e esperar.
Gostava de ter visto este Benfica esquecer o nome do adversario e ter pressionado mais duro e avançado mesmo que o risco fosse a goleada, mas assim sem arriscar nao haveria minima chance.
Nota pra Melgarejo que tanto mal se falou e afinal ninguem passou por ele.

Pedro disse...

Hugo, muitos na bancada reclamavam isso, mais pressão por parte do SLB. O problema é que não resulta, o problema é que isso é o que o Barça quer, que a equipa adversária se "destape". Há um lance na primeira parte que exemplifica isso na perfeição: a bola está à saída da área do Barça e o César e o Lima pressionam alto e fortíssimo, o público faz "bruá" acreditando q é possível recuperar a bola. O Barça troca a bola como sempre faz apesar da nossa pressão e no segundo seguinte a bola está lánçada, para as costas de Maxi onde um catalão a recebe, completamente isolado, já bem a meio do nosso meio campo. Assim...num ápice.

Tentamos sair com a bola jogável mas a pressão que eles fazem é absurda e provoca sucessivas perdas de bola e aí sim a equipa fica com medo e começa o chutão. Nós, o Real, o United....todos. Não há antídoto. Só uma sorte do caraças...só ter uma eficácia perfeita no ataque e eles estarem desinspirados na concretização.

Só eles jogam assim pq só eles têm estes jogadores e têm uma cultura desportiva destas desde as bases. Pq só eles tiveram a "paciência" para permitir que Guardiola colocasse esta táctica em andamento. Os primeiros tempos não foram famosos mas depois...

SLB4EVER disse...

Eu ainda consegui alimentar uma ténue esperança, que apenas desapareceu por completo depois do 0-2! Concluindo alguma das oportunidades talvez os nossos jogadores passassem a acreditar mas infelizmente tal não aconteceu.
O Barcelona pode muitas vezes não ter um futebol muito entusiasmante mas de longe que é a melhor equipa a praticar futebol no mundo, gosta de ter a bola e troca a mesma com um dinamismo ímpar, não desespera e quando tem abertas aproveita, apesar das estrelas como equipa estão muito acima de qualquer outra, era bom que por cá se tivesse aprendido aprendido alguma coisa com este jogo mas duvido. Por cá o que o pessoal gosta é pontapé para a frente e correrias infrutiferas, trocar a bola não que isso não é jogar futebol.

No lado direito Maxi e Sálvio nunca se entenderam a defender esse flanco que foi uma autentica avenida, só por sorte não sofremos mais golos por esse lado, Maxi se não subir de rendimento vamos ter muitos problemas esta temporada. Matic e Gaitán foram dos que gostei mais de ver embora o primeiro já estivesse de cabeça perdida no final do jogo.

Mesmo sendo o Barça existem erros que não podem passar, o Maxi e na 2ª o Martins tiraram-me do sério e os dois pela experiencia já era altura de saber melhor.

Enquanto apenas contra equipas como Barcelona encararmos os jogos com atitude e espirito colectivo será muito difícil alcançar algo de significativo, depois desta derrota é isso que me deixa mais chateado, mais uma vez constatei essa dura realidade, não é de admirar que quando é necessário superação para superar obstáculos xistralhados a equipa falhe.

O Celtic com a vitória ontem mostrou aos russos e SLB que nao está para ser o coitadinho do grupo, a coisa está animada, temos 3 jogos, sendo dois em casa até defrontar novamente o Barça e temos que garantir nestes a qualificaçao, o desespero dos russos pode jogar a nosso favor se soubermos jogar com isso, o próximo é com eles lá e para eles é o tudo ou nada vao ter que arriscar e abrir espaços.

Achas mesmo que contra o Beira Mar não se vai jogar com 2 avançados? + de 3 anos depois ainda esperas mudanças?

Ah e o 433 é para equipas pequenas, estilo Barça, ontem sem dúvida que isso ficou bem demonstrado.

Unknown disse...

Ó Pedro... mais do que saber fazer pressão na bola, há que saber fazer pressão no homem... sendo certo que o Barça passa a bola como ninguém, se cobrires quem recebe não há ninguém a quem passar a bola. Junta o não fazer isso a uma estúpida reverência pelas figuras do Barça - tanto dos adversários como da arbitragem - e dá nisto... jogos com 75% de posse de bola, mas em que mais de metade dessa posse de bola é gasta em passes para os lados e para trás...

Hugo disse...

Pedro, o exemplo que deste da pressão é a prova que do que o Maxi está. O jogador isola-se porque ele acompanha e marca com os olhos. Está uma desgraça.
Ele nunca foi bom a defender, mas agora está do pior, desconcentrado e lento na reacção.
Não concordo, com a tua análise, o real bateu-se sempre com eles, sempre que pressionava alto.
É evidente que não temos a equipa do Real nem o Mourinho, mas acho que podiamos fazer mais e melhor.

Pedro disse...

", se cobrires quem recebe não há ninguém a quem passar a bola"

Pois...o problema é que NENHUMA equipa do mundo consegue fazer isso. Repito, NENHUMA.

Não é um problema do SLB, é um problema geral, de todos os adversários do Barcelona. Eles trocam muito a bola e estão constantemente em movimento, sempre a criar linhas de passe.

Baresi disse...

Ontem parecia que estávamos a fazer uma corrida com um Ferrari, e nós iam os de fita Punto, á espera que ele desse 250km/h.

Poderíamos ter pressionado em cima? Claro que poderíamos. E fisicamente como ficariam os nossos jogadores para o Beira-Mar?
Pois...

jose disse...

Pois etal pressao ao homen, e tal e coiso, em cima e tal, etc e tal

E quantas equipas conseguem fazer isso? 0, nenhuma. Mas a culpa e dos joagdores do Benfica....

A serio, voces enxergam-se? Ate parece que nunca viram o Barca jogar. Se ate as reservas dos gajos jogam assim.

Anónimo disse...

e a nota do Xistra? Isto é escandaloso...

joão carlos disse...

Se defensivamente a equipa esteve dentro daquilo que se esperava de uma equipa com varias debilidades no seu plantel, mais uma vez ficou bem patente que apenas um médio que saiba defender bem não chega, no ataque estivemos muito mal toda a nossa estratégia ofensiva se baseou no chutão, no individualismo, apenas por uma ou duas vezes, todas nos primeiros minutos de jogo, conseguimos fazer trocas de bolas sempre com perigo alias mas a partir dai com o golo deles a equipa deixou de ter respeito para ter medo e passou a ser uma nulidade no ataque.
Ninguém esperava, eu pelo menos não esperava, que jogasse-mos olhos nos olhos com eles e a atitude mais defensiva a mim também não me choca muito agora termos desistido de praticar um jogo ofensivo apoiado para jogarmos mais directo acho que foi um claro erro.

O nosso defesa direito esta em péssima forma e já não é de hoje já vem a arrastar-se nos últimos três ou quatro jogos mas grande parte dos problemas do jogo de ontem deveram-se ao facto de ele estar a fechar muito no meio e isso na minha opinião foi por estratégia do treinador e não por auto-recriação do jogador.

Agora mais grave é que o nosso único médio defensivo tem dois amarelos em outros tantos jogos já esta à beira para uma suspensão adivinha-se mais uma preocupação no meio campo.

cadu1981 disse...

mau, e se fosse numa final como jogariamos?

Pedro disse...

Quando chegarmos a uma, falaremos!! ☺☺

Anónimo disse...

Gostaria apenas de lembrar que o Fabregas ja tinha amarelo faz falta que era para dar o segundoe não leva!Não so não leva como de seguida puxa pela camisola do arbitro!Ai se fosse o Luisão era outro arbitro em coma!
O arbitro no geral ate esteve bem mas devia ter expulso o Fabregas u o Pedro.
Vasco Duarte

Calvin disse...

Parece que andam por aqui alguns entendidos que sabem exactamente qual a táctica para defrontar o Barcelona. Felizmente para o Barcelona nenhum deles treina uma equipa de futebol e assim podem continuar a coleccionar posses de bola superiores a 70% seja lá qual fôr o adversário ou o estádio onde jogam.