blog

terça-feira, janeiro 29, 2013

Nolito e Estatísticas


É frequente isto acontecer. Num momento bom do Sport Lisboa e Benfica, onde estamos fortes em 4 frentes, após uma excelente vitória, líderes no campeonato com o melhor futebol da Liga surgem situações que fazem abanar a estabilidade. Ou são entrevistas despropositadas dos responsáveis máximos ou decisões que afectam a estrutura da equipa. O empréstimo de Nolito é um erro tão grande que pouco mais há a dizer que isso mesmo, um erro colossal como o nosso amigo Gaspar gosta de dizer. Um jogador com uma raça incrível, com um rendimento excelente, inteligente e goleador é emprestado quando nos preparamos para entrar naquela fase da época onde tudo é decidido, onde os campos estão mais pesados e as lesões e o desgaste físico começa a aparecer. Vamos dispensar um jogador como Nolito? Que é um jogador com quem Jesus não vai à bola já nós sabemos mas emprestar assim, nesta fase da época, depois da saída de Bruno César? Se é por questões financeiras, por causa do seu elevado salário, então é sinal que as finanças não estão assim tão "simpáticas" como nos querem "vender". Nolito seria importante para esta fase da época, para jogos "duros" que se avizinham. Um jogador para a tão defendida rotação da equipa porque permite trocar jogadores e manter alto rendimento. Não percebo. Ainda mais quando se fala em contratações de miúdos pouco relevantes. Rui Fonte porquê? Diogo Rosado porquê? Claro que se vierem uns quantos irão dizer o mesmo que disseram de Michel e de Hugo Vieira e depois foi o que se viu. Porquê dispensar jogadores que sabemos serem mais valias e contratar putos que irão tapar os nossos putos? É esta estratégia desportiva do Benfica de Vieira e Jesus, no que toca a contratações/dispensas que deixa muitas interrogações. Esta altura é para fortalecer e não para enfraquecer...



Encontrei estas estatísticas interessantes na blogoesfera pela mão do blogger Rearviewmirror. Nas minhas análises aos jogos do Enorme digo, frequentemente, que é muito fácil mostrar cartão amarelo aos jogadores do Benfica e aqui está a prova. Incrível como o SLB, sendo a equipa mais forte tecnicamente do campeonato, consegue ter mais amarelos mostrados do que aqueles que os seus adversários viram nos seus jogos. Curioso não é? E nem sequer vou falar da comparação directa em expulsões e penaltys com o outro clube...é por demais evidente. Como é possível, perante isto, ainda terem a lata de falar?

23 comentários:

zorg disse...

A ideia que dá do que foi sendo publicado na imprensa é que o próprio Nolito terá pressionado para sair, farto de não ser opção mais regular. Compreendo essa vontade e, apesar de achar que o Nolito é um jogador interessante, com Ola John e Gaitán em forma, teria sempre poucas hipóteses de jogar.

PP disse...

Caro Pedro,

A meu ver, penso que não é o Jesus que não gosta do Nolito.

Tenho para com os meus botões a sensação de que são forças internas que exigem ao Jesus valorizar e potenciar mais outros jogadores recém chegados. Como é o caso do Ola John.

Olhando para o actual Benfica, o do 4-4-2, Salvio é o titularíssimo à direita. À esquerda, a principal opção será o Nico, como podemos constatar. O Ola, acaba por poder jogar nas duas alas, sobretudo na esquerda, onde tem maior rendimento, indo alternando com o Nico. É por este maior rendimento do Ola sobre a esquerda que o Nolito acaba por ser o preterido, quanto a mim erradamente.

Depois tem-se o Urreta que dá para as duas faixas também.

Sinceramente, prefiro neste momento o Nolito, pois é um jogador feito. O Ola por muito potencial que tenha, não é um jogador feito, nem um prodígio que muitos tentam transparecer.

Se têm dúvidas, apenas pergunto: num onze encarnado frente a uma grande equipa europeia, numa final, colocariam o holandês a titular?

Eu pelo que vi na "pedreira", não! Mas, ele tem talento... como muitos outros.

Anónimo disse...

Sinceramente acho que temos um GRANDE problema:
-Se o jogador não se sente bem na Luz e quer sair e nós(SLB) numa prespectiva de mercado facilitamos a coisa emprestando o jogador ele saí do clube a bem pois não tem a cabeça cá!Os socios e adeptos acham que não se devia deixar sair.
-se não permitimos a sua saida o jogador fica ,mas fica contrariado,criando mau ambiente e minando o balneário e jogando pouco,os socios acham que deviamos ter emprestado o jogador para não desvalorizar o mesmo num possivel negocio(como aconteceu com rolando)!
Meus amigos como é que ficamos?queremos todos no mesmo barco ou não?Todos reclamam oportunidades ao Urreta,mas se não sair alguem como pode jogar?E o Miguel Rosa como pode ter a sua oportunidade na equipa A?Vai jogar só porque sim?!!Todos sabemos as respostas e variam de pessoa para pessoa.
Nolito neste momento não está cá,quer jogar mais e com Gaitan e Ola John bem dificilmente jogará!
Vasco Duarte.

Pedro disse...

PP, estamos em quatro competições e com muitos jogos na agenda. Como se constata as lesões, naturais, e a fadiga começam a aparecer nesta fase. Não me parece correcto desperdiçar jogadores como Nolito que teriam muitas oportunidades para jogar e assim rodar a equipa nesta fase.
Sobre a valorização de jogadores. Infelizmente tb acredito nisso e, infelizmente tb, não acredito q Jesus seja inocente.

Zorg, acredito perfeitamente q o jogador queira sair e tenha forçado a saída. O q se deve perguntar é o porquê de isso acontecer a um jogador que teve o fabuloso rendimento que Nolito teve?

Anónimo disse...

"Tenho para com os meus botões a sensação de que são forças internas que exigem ao Jesus valorizar e potenciar mais outros jogadores recém chegados. Como é o caso do Ola John."

Os teus boões também te disseram que o JJ, há poucos dias atrás, revelou que não cedia a pressões de empresários, nem de ninguém? Em que ficamos?

Vamos a factos: entramos na fase mais difícil da época, com o desgaste natural acumulado, com os jogos mais importantes e exigentes e... perdemos dois jogadores que, na época passada, estiveram muito bem.

Estamos mais fracos, caralho! MAIS FRACOS!

Isto faz algum sentido?!

PP disse...

Pedro,

Se calhar não fui claro, mas eu sou a favor desta saída do Nolito.

Tens toda a razão quando dizes que há espaço para o Nolito no plantel. Só não sei se há assim tanto para outros que chegaram através de avultados investimentos.

Aliás, sai um jogador feito, com experiência e maturidade, para ficarmos com Ola Joh e Urreta, dois jovens. Onde está a lógica?

O que quis dizer foi que, penso que o Benfica no fundo é governado ao sabor dos interesses de terceiros. E isto está errado!

Anónimo disse...

Até pode vir o Messi.

Se as arbitragens continuarem sempre assim, sempre a tender para um lado, vai haver um ou dois jogos que iremos falhar.

Aí a "estrutura" acabará por ganhar.
Não tenham dúvidas.
Temos de ser nós a denunciar isto. Os vermelhos. Os amarelos. A não expulsão do Fernando. A não expulsão do Moutinho. Os penaltys do Alex Sandro.
Nós temos mais força do que aquilo que pensamos.

HF

PP disse...

HF,

Até podes ter toda a razão, mas de que vale isso tudo, se continuamos a construir telhados de vidro com este tipo de gestão desportiva?

John Wakefield disse...

A questão é a seguinte - saíram Javi, Capdevila e Witsel? E quem veio para os substituir?
Agora saiu Nolito e Bruno César? E quem veio?

Não me venham com Rui Fonte's, Laxalt's e Rosado's - isso é tudo malta para a equipa B.

Qualquer pessoa que perceba de futebol, sabe que o Jorge Jesus espreme fisicamente as equipas e depois, no final, começam a faltar as pernas. Precisamos dum plantel com muitas opções para enfrentar a segunda volta que vai ser seguramente mais desgastante.

Insisto na ideia de que continua a faltar um médio centro, um trinco (para ser alternativa a Matic) e um lateral esquerdo, pois o Melgarejo apenas tem desenrascado como pode. Luisinho não é jogador para o Benfica.

Se fossem espertos, pegavam em algum dinheiro e traziam o Custódio (está em final de contrato com o Braga) e o Josué (do Paços). Dava para equilibrar o meio campo. Quanto ao lateral esquerdo, não sei porque o Lionel Carole não tem oportunidades na equipa A.

Mas o problema é que não vem ninguém para a equipa A, apesar do encaixe na ordem dos 60 ou 70 milhões de euros. E depois querem que o treinador faça milagres com uma equipa de remendos?

hertz disse...

Calma lá. Mas afinal de quem é a "culpa" desta situação?
Nolito no ano passado teve um grande rendimento. Pois teve. Até o Bruno César também teve um grande rendimento mas este ano tanto um como o outro fizeram exibições muito pálidas sempre que foram chamados. Digam-me um jogo esta época em que o Nolito tenho apresentado a qualidade do ano passado. Fez sempre exibições bem fracas comparativamente ao ano passado.
Depois, claro, lá vêm dizer que a culpa é do JJ. Ainda no outro dia ele disse que queria que o Nolito ficasse e que não o deixaria sair, mas depois lá teve de se conformar e dizer que mais importante era o cifrão. Para além disso ainda vem o empresário mandar bocas e o próprio Nolito a forçar a saída e já nem convocado era pois não tinha a cabeça no lugar.
O Ola John e o Gaitan no inicio da época nem calçavam. Viram-nos a criar problemas? Não, pois ambos compreendiam que naquele momento havia jogadores que mereciam jogar mais que eles e eles próprios, ou através de empresários, disseram que se sentiam muito felizes no Benfica.
O Nolito não tem jogado porque não tem merecido devido às más exibições e vem logo o empresário dizer que "haverá problemas se ele não sair" e o Nolito a forçar a saída.
Neste processo, o Nolito desiludiu-me pois quis.se por à frente da equipa e não aceitou a sua condição (legítima) de suplente. E também não sei qual será a sua atitude nos treinos. Quer ser titular? Então que trabalhe muito nos treinos e que aproveite em campo as oportunidades que tem como se fosse as últimas.

Anónimo disse...

Fomos buscar um avançado português promissor á borla para o lugar do Nolito. Que veio á borla, e deve ter rendido algum dinheiro pelo empréstimo.

E por falar em Nolito, eu sei bem o que ele fez a época passada. Mas neste ano o que é que ele tem feito?
Pouco ou nada, rendimento desportivo a roçar o zero.

Temos 6 jogadores de topo (Ola John, Gaitan, Salvio, Cardozo, Lima e Rodrigo) para 4 posições.
Temos Aimar, Carlos Martins, André Gomes, André Almeida, Matic, Enzo para outros 6 lugares.
12 para 6 lugares.

Ás vezes não percebo certas coisas.


Querem que se aposte em jogadores portugueses. Querem que se lance Miguel Rosa, Ivan Cavaleiro, etc.
Jesus faz isso. Põe André Gomes, André Almeida a jogar, aposta na contratação de Rui Fonte.
É criticado por vender Bruno César e Nolito.

É o chamado ser-se preso por ter cão e não ter.

HF

Pedro disse...

Eu não critico a venda de Bruno César. Critico o empréstimo de Nolito e não concordo minimamente que esteja a jogar mal. Claro que se joga poucas vezes é natural que poucas vezes tenha oportunidade de jogar bem mas sempre que jogou fê-lo com a qualidade habitual. Muito menos tem jogado Gaitan e tem tido muito mais tempo de jogo.

Eu quero q se aposte nos putos (se eles tiverem qualidade para isso, claro) e é por isso q estranho estas contratações de novos putos. Os nossos não prestam é? É o reconhecimento que foram erros?

É natural que Nolito queira sair pq percebe (todos percebem) q o treinador não gosta dele. Agora confusão? Não vi nenhuma atitude dele em campo que possa comprovar isso e nenhuma declaração dele. Empresários não contam senão Cardozo, Luisão ou Maxi estavam bem tramados.

Eu lembro-me de uns qts, os do costume, dizerem maravilhas do Michel e q ía arrasar. Pois. Q o Hugo Vieira era a prova q o SLB apostava em jovens do mercado nacional. Pois.

Só quero q o sucesso do SLB seja defendido. E tendo em conta o que temos assistido no passado e vendo o mesmo ser repetido agora não me parece de todo exageradas estas preocupações.

hertz disse...

"sempre que jogou fê-lo com a qualidade habitual"? Se ele tem jogado este ano com a "qualidade habitual" então é porque é bem fraco. O Nolito este ano ainda não fez uma única exibição ao nível do ano passado. E o treinador não gosta dele e é por isso que não joga? Curioso. Então porque é que o JJ disse que se depende-se dele não saía? Já que não o quer na equipa então esta era uma boa oportunidade para o JJ o deixar sair mas, pelo contrário, ele quer que ele fique e disse que só sairia se houvesse uma boa proposta.
E essa do treinador não pega. "Ai o treinador não gosta de mim por isso quero sair." LOL Então que trabalhe mais para convencer o treinador. Mas não. Chegou ao pé do JJ e disse que queria sair.

Pedro disse...

O que faltou ao Nolito foram os golos que, por manifesto azar, alguns, não entraram. De resto a qualidade técnica, a raça, a atitude, a inteligência, o empenho, sempre estiveram presentes.

Achas que JJ ía dizer q não queria o jogador e que só pensava em despachá-lo?

E, afinal, ele saíu não foi? E por empréstimo...

Hertz, já cá andamos há muito tempo. Já sabemos como estas coisas são.

POC disse...

Saírem Bruno César e Nolito ao mesmo tempo parece-me excessivo.
E não vejo Nolito a voltar.

Ou Urreta pega de estaca na rotação (quando for chamado, cumpre), ou vai dar merda.

SLB4EVER disse...

O Nolito esta temporada nas oportunidades que teve mostrou muito pouco, se ainda podia ser importante até ao final da temporada é outra conversa mas também para ficar no plantel por ficar e pelos vistos com a cabeça em Espanha tb não sei se isso seria vantajoso. Alas atacantes ficamos com Olá/Sálvio/Nico/Urreta, para a esquerda ainda se pode usar o Rosa portanto acho que não será por aqui que se vai encontrar as maiores dificuldades. Espero mesmo é que o JJ saiba aproveitar a 'fome' de bola que o Urreta deve ter, se isso for feito pode bem ser a afirmação e surpresa desta 2ª volta.
As entradas de Fonte e Rosado(por confirmar) não são para substituir ninguem de momento na equipa principal, atendendo a limitações na equipa B acho que são contratações acertadas para reforçar esta no imediato e com qualidade, se tiverem cabeça e vontade talvez até possam chegar mais longe.
Acho que as maiores lacunas estão na esquerda da defesa e médios centro, estando Martins sempre no estaleiro e Almeida sendo a 1ª opção para Maxi apenas temos 3 opções seguras para duas posições (Matic/Enzo/Gomes), vejo no Rosa uma opção de momento para MO ou extremo esquerdo, duvido que tenha rotinas para jogar mais recuado, talvez o regresso de Airton fosse indicado tendo em conta este cenário porque com este Almeida e Matic podiam ser usados noutras posições sem problemas.

Helder disse...

Vai dar merda.......e depois vai sobrar para o JJ!! Já o grande líder vai-se esconder que nem um rato.....

eagle01 disse...

Espero que o Sr.º Vieira não venha dizer no fim da época, que nada teve a ver com as contratações e dispensas de Janeiro, caso não consigamos ganhar o campeonato. Eu sou dos que pensa que Nolito e Bruno César perderam rendimento nas pouquíssimas vezes que foram utilizados (Sálvio, veio, calçou e jogou) porque tinham outras expectativas esta época: jogarem mais. Ora sendo confrontados com jogadores para as suas posições, não deve ter sido fácil de engolir. Bruno César pareceu-me em fase de superar esse "desgosto". As suas exibições estavam cada vez mais consistentes e era cada vez mais utilizado. Nolito pelo contrário, pareceu-me mais abalado com a sua troca pelo Ola Jonh. Às vezes parecia-me meio perdido em campo.

Quem não sabe, mas Bruno César e Nolito marcaram 21 golos na época passada. Nessa época o problema era o Emerson, de acordo com o que li e vi em tudo que era blogue ou comunicação social. Foi muito estranha a contratação de jogadores para as posições de Nolito e BC sabendo o rendimento que tiveram. Por exemplo, o SCP tinha o Liedson. Contratou alguém para rivalizar com ele, quando ele estava aí? E quem rivalizava com Rui Costa no Benfica, nesta ultima passagem? Olhem o caso do Rolando no FCP. Forma buscar outro na perspectiva de o venderem para lucrarem o habitual, e aí está o "novo" Rolando: não vale um chavo...

Falta de psicologia e muita negociata é o que é...

Jesus é o menos culpado.

Anónimo disse...

Atirar números ao ar é feio...A questão deve ser feita assim:
Quantos desses cartões foram bem e mal mostrados? Quantos desses penaltis foram bem ou mal marcados?
Ou não se pode expulsar por ser do Benfica? pela maneira como escreves parece que é isso que queres.

Pedro disse...

Anónimo claro que atirar números ao ar é feio, por exemplo, nas expulsões do SLB estão contabilizadas umas por um jogador ter dado um murro na relva ou ainda outra por um jogador ter dado um toque na bola para o lado (algum rival pode-se queixar do mesmo) e tb não estão contabilizados aqueles penaltys por mãos e braços na bola que os jogadores azuis e brancos fizeram e passaram impunes... portanto sim, tens razão, atirar números para o ar é feio.

Anónimo disse...

" Eu sou dos que pensa que Nolito e Bruno César perderam rendimento nas pouquíssimas vezes que foram utilizados (Sálvio, veio, calçou e jogou) porque tinham outras expectativas esta época: jogarem mais. Ora sendo confrontados com jogadores para as suas posições, não deve ter sido fácil de engolir. Bruno César pareceu-me em fase de superar esse "desgosto". As suas exibições estavam cada vez mais consistentes e era cada vez mais utilizado. Nolito pelo contrário, pareceu-me mais abalado com a sua troca pelo Ola Jonh. Às vezes parecia-me meio perdido em campo."

Certíssimo.

Anónimo disse...

Se o Nolito queria ficar, mandava calar o seu empresário que, desde Novembro,anda a dizer o espanhol queria sair para jogar.
Esta época, o nível do seu desempenho é muito mais fraco e a concorrência mt mais forte e ainda por cima falhou golos incríveis.
O Urreta pode ser finalmente uma aposta face às circunstancias.
Se Martins e Aimar recuperarem da suas eternas lesões, o plantel fica melhor. Ainda assim, faltam defesas laterais de qualidade e pelo um bom médio defensivo para ser alternativa ao Matic. Se for o caso, podia vir o Airton.
O Fonte vai para a equipa B, que bem necessita de pontas de lança.
A.P.

Anónimo disse...

Essas estatísticas mostram as estatísticas, do que os pequenos se queixam contra os Grandes, e e este p sentimento de queixa que nós teríamos em relação ao Porto!!

O Benfica : Os árbitros apitam contra, apitam a favor, Mais ou menos...

No Porto: Os Árbitros apitam a favor, ou não há casos... Agora contra, ta bem ta!!!