blog

sábado, janeiro 26, 2013

Sp.Braga - SL Benfica: 1-2

Jesus disse que um dia tinha de ganhar em Braga e esse dia foi hoje e que maravilha isso é para o Sport Lisboa e Benfica.

E mais maravilhoso é quando, para vencer, Jorge Jesus, finalmente deixa a teimosia de lado e coloca mais um homem no meio campo como sempre, mas sempre, temos vindo a reclamar ao longo do reinado deste treinador ao serviço do Enorme. Foi só recuar Gaitan para o meio campo para o Benfica nunca perder a batalha no meio campo, lutar cara a cara com o meio campo do Braga, e sair com a bola jogável com três jogadores rápidos e técnicistas de frente para a baliza. O jogo foi todo nosso. Todo. O sofrimento final foi completamente desnecessário dado o jogo que o Benfica fez mas resultou de um recúo exagerado da equipa. A entrada de André Almeida faz sentido para refrescar o meio campo mas não era preciso recuar tanto, a troca de bola que fizemos é excelente mas não pode culminar com um chutão de Artur ou Luisão para proporcionar um ataque dos bracarenses. O controle na segunda parte que estava a endoidecer Freitas Lobo é excelente e, por muito que os benfiquistas não o percebam, é assim que se ganham campeonatos. A vertigem atacante é bonito mas traz dissabores. A ganhar por dois golos, em Braga, é assim que o Benfica tem de jogar. Sempre.

Todos vão elogiar o jogão de Gaitan e a força e golo de Lima. E serão elogios justos mas é pena que os adeptos só vejam golos e fintas bonitas e não consigam perceber outras exibições fabulosas e reconhecer mérito a quem o está a ter com toda a justiça: Jardel fez um jogão soberbo. E tem sido assim ao longo desta época. Tem sido um dos melhores jogadores do Benfica e merecia muito mais crédito e apoio do que aquele que tem tido dos benfiquistas. Excelente exibição colectiva de toda a equipa, muito serena e muito confiante. Sálvio, Ola John, Maxi, Matic, todos muito bem. 

O ambiente em Braga foi um ambiente de jogo grande. Assim é que é. Será que os zunzuns que falam de um afastamento entre Braga e o clube corrupto são reais e, por isso, hoje tivemos um ambiente mais educado, mais desporivo, na Pedreira? Até a arbitragem foi boa. A expulsão é acertada, Lima ficava completamente isolado na cara de Beto. Vermelho como mandam as regras. De resto não me lembro de mais nada de relevante a assinalar. Quem diria? Ok...um fora de jogo tirado a João Pedro no final do jogo, igual a um tirado a Lima na primeira parte. Jogador encostado à linha com marcação de um defesa parece-me tudo menos um lance de iminente de golo por muito que o comentador da Sporttv o queira fazer parecer.

E agora? Esta vitória é muito mais importante do que se possa pensar. Esta vitória era inesperada e irá causar mossa nos rivais. Eles estavam à espera que o Benfica caísse em Braga para dispararem isolados na liderança, cenário que estão habituados. Assim, ter a pressão de não poderem perder pontos, é uma realidade à qual costumam lidar mal e acusar a pressão. Sim terão, claramente, as ajudas habituais mas vão tremer. Resta-nos não tremer também e aproveitar este "boom" anímico e não nos desconcentrar, jogo a jogo, pela conquista dos três pontos.

Se o que vimos hoje for para continuar, se Jesus, finalmente, perceber que a sua teimosia estava errada e é esta a táctica mais forte para vencer estes jogos começo a acreditar que é possível. E quando um benfiquista acredita o céu é o limite!!!

Jogo a jogo. Carrega Benfica!!!


16 comentários:

Unknown disse...

é isso. tb acho que se tivessemos jogado nesta forma (3 no meio campo, com gaitan a ser a ligação com o ataque) contra o fcp teríamos ganho.

de qualquer forma o benfica está a fazer um grande campeonato e as pessoas esquecem-se que nos roubaram 4 pontos:

http://www.youtube.com/watch?v=x_2OKvS5z2o

Anónimo disse...

O Benfica começou a ganhar este jogo quando o Cardozo se lesionou. Com Cardozo em campo nunca teríamos ganho.

Pedro disse...

Claro...tinha que ser. Aliás, Cardozo nem marca em jogos grandes nem nada...

hertz disse...

Faltou aí o elogio ao Enzo. Fez um jogo muito bom. Tem estado magnifico.

PS: O Freitas Lobo na 2ª parte já me estava a enervar. Que otário.

Anónimo disse...

Jardel o que? Jogão? Um gajo que joga com o Jardel e deixa o Miguel Vitor no banco devia de ir preso... Mais uma vez deu um golo ao braga , mas podiam ter sido dois. Só espero que rapidamente se consiga enfiar aquele barete a alguem por alguns milhoes ...

dezazucr disse...

Grande Jardel! Já desde que chegou que tem tido grandes exibições, melhorando com cada jogo que acrescenta nas pernas estando agora um senhor central, na linha para suceder a Luisão daqui por 2 anos.
O que muita gente não percebe, provavelmente por nunca terem jogado à bola, é que só se evolui jogando e é difícil jogar quando a concorrência é forte (David Luiz, Luisão, Garay) e não dá grandes hipóteses. Sem jogar não se cresce, antes se regride.

Grande Jardel!!!

Pedro disse...

anónimo percebes tanto disto como eu de crochê..dedica-te a outra coisa. Deu um golo ao Braga? LOL
E podia ter dado mais? Claro sim...de certeza q foi naquelas dobras fabulosas q fez ou naqueles cortes decisivos que fez. Claro sim.
Amigo, crochê. A sério, crochê!
:)

Anónimo disse...

Antes do golo sofrido Jardel tinha apresentado queixas numa das coxas e tal como o Luisão pediu a sua substituição...Mas o Casmurro no banco não se importou de ter o jogador lesionado e no lance do golo no estádio fiquei com a nitida sensação que o Jardel não forçou o Salto...
No Benfica todos os jogadores são perfeitos e não se pode criticar...
Jardel tem feito boas exibições mas tem também tem falhas que se podem pagar muito caro...ontem teve uma perda de bola inadmissivel para o Mossoró que tentou o chapéu ao Artur...já se esqueceram disso? E a perda de bola infantil do Sálvio no lance do golo do Braga ao tentar fazer um túnel sobre a linha!?
É incrível como se coloca alguns jogadores num pedestal? Basta vestir a camisola do Benfica e já são fantástico...
Nesta perspectiva até o Maxi Pereira é um jogador fantástico!!!

Anónimo disse...

O Pessoal fala do Jardel, mas há mérito do Braga no Golo!! O Passe sai de forma difícil para o defesa, e o golo aconteceu.

Mas antes disso tudo existe mais uma perda de bola ridícula do Maxi , quando a equipa não estava equilibrada.

Luís disse...

A culpa do golo é do Luisao que faz um passe à queima e depois não recupera no terreno. Até eu que não gosto do Jardel vi isso.
O Cardozo está mesmo lesionado ou foi uma forma diplomática de o tirar da equipa?

Mr. Shankly disse...

É impressão minha ou o ano passado jogámos com 3 no meio campo contra o Porto, o Sporting e o Braga (e perdemos sempre)? A questão não está aí, acho eu.

Red disse...

a questão aqui é que o Jardel não falhou o corte. O jardel tentou o corte qd tal seria dificil- se ele nem, tem saltado já ninguem se queixava. Qtos golos sofrem as equipas com bolas por cima dos centrais? O erro está na perda de bola infantil antes do passe por cima do Jardel deixando a defesa desposicionada

Pedro disse...

Shankly, atenção, muitas vezes o Aimar jogou mas não foi no meio, foi a segundo avançado, como eu pensava que ía jogar Gaitan mas, na realidade, e ainda bem, jogou bem mais recuado.

Contra o fcp, Jesus tirou Aimar e meteu Rodrigo quando estavamos a vencer e isso foi fatal.

Rafael Ortega disse...

A tripeirada está fraca, mas a jogar fora. Hoje é em casa, deve ganhar.

No entanto penso que podem deixar pontos em Guimarães e Coimbra.

Seria lindo se perdessem com o Sporting, azia a dobrar, uns por verem o Glorioso fugir, outros por ajudarem na fuga.

O Enorme tem que continuar a dar o máximo. Campeonato e Taça estão ao nosso alcance, a onda vermelha tem que ser um tsunami!

CARREGA BENFICA!!!

Anónimo disse...

Apesar de mais um penalty por assinalar (é hábito frente ao gil vicente), o campeão goleou. Não fosse o escândalo que acontecem noutros campos e o campeonato estava praticamente decidido.

Pedro disse...

Isso é verdade, sou obrigado a concordar. Se não fossem os quatro pontos roubados ao SLB contra Braga e Académica e o perdão à expulsão de Fernando e Moutinho no jogo da Luz penso que a vantagem justa que o SLB teria na liderança seria decisiva para a conquista do título.
Infelizmente vivemos num país onde os Proenças e os Xistras continuam impunes e por isso o SLB divide a liderança com o clube corrupto.