blog

terça-feira, outubro 18, 2005

O apocalipse, visto do enola gay

Para um adepto do Benfica, as coisas não podiam estar a correr melhor: venceu no dragão de forma categórica, vê a equipa a jogar bom futebol e, não menos importante, vê os rivais em mau estado. Em muito mau estado, no caso do Sporting. Em tão mau estado, alías, que, um adepto do Benfica ao olhar por cima da segunda circular, sente o mesmo que sentiu o artilheiro do Enola Gay quando olhou para trás e avistou a explosão da Bomba, da segurança dos vários milhares de metros de altitude a que o avião se encontrava.

E este distanciamento e segurança têm uma vantagem importante: permitem-me observar o apocalipse - a crise no sporting - com uma objectividade pouco habitual em mim, embora com a inteligência e acutilância de sempre. ;-)

E o que vejo é que o problema do Sporting não é o Peseiro, ou sequer o plantel. O problema é a falta de liderança! Foi a falta de liderança que permitiu que os actos de indisciplina fossem punidos com multas absolutamente inócuas - porque suspender os jogadores, "seria prejucial ao clube" - e, por isso, passassem de casos isolados a práctica comum, destruíndo por completo a autoridade do treinador. Foi esta inércia que levou a que se chegasse ao extremo de ver jogadores a insultar o treinador, em frente ás câmaras, impunemente, ou a recusar-se a jogar, por não terem sido titulares num jogo anterior. Só se pode ser disciplinador se se tiver as costas quentes! Se não, pode-se berrar à vontade, que ninguém nos leva a sério. E, neste aspecto, o Peseiro nunca teve as costas quentes.

Foi essa falta de capacidade de tomar as decisões dificeis - também vulgarmente conhecida como liderança - que lixou e vai continuar a lixar o sporting, mesmo que se substitua o treinador.

A coisa só vai ao sitio com a contratação de um líder, seja ele um treinador que assuma essa responsabilidade de forma inequívoca - como por exemplo o Camacho - ou um dirigente que perceba que não há jogadores insubstituíveis e que o colectivo é sempre mais importante que as individualidades. E sem disciplina, não há colectivo, como já é do conhecimento geral, desde a antiguidade clássica.

Houve até quem construisse um império, que durou séculos, sobre esse pressuposto, porque é que não havia de ser possível ganhar um mero campeonato de futebol?

11 comentários:

lit0s disse...

cuidado, daqui a pouco estão-te a chamar hipócrita pq és benfiquista e não tens nada a ver com os assuntos do desportivo do lumiar..

mas insultar não.
isso não :D

n_sardas disse...

Concordo quando dizes que o problema é liderança... mas o Peseiro é que foi culpado em não ter afirmado a sua liderança nesses casos de indisciplina, ele no inicio da epoca na entrevista ao Jogo afirmou que os castigos não era a forma dele resolver esses casos... por isso ele tem grande parte da culpa na forma como ligou com a situação!!!

Quanto ao sr que comentou antes de mim, esta a tornar-se um bocado repetitivo e "chato"... bem, mais uma vez:
1º Não respondo a uma pessoa que insultou-me nos comentarios do post "Escolhido a Dedo"
2º O conteudo do comentario que faz a este post é basta representativo daquilo que tem para dizer sobre futebol: NADA... limita-se a provocar!!!

lit0s disse...

:DDDDD

este fulano é a comédia :DDD

limito-me a provocar :D
até sou eu que sou sportinguista (gregóóóóóóóório!!!) e passo a vida nos blogs benfiquistas a chamar hipocrita aos autores dos posts :DDD

é só a rir :DDDDD

n_sardas disse...

Mais uma vez o conteudo do comentario desse sr é bastante representativo daquilo que tem para dizer sobre futebol: NADA!!!

Continua com a sua postura de provocar!!! e agora com o recurso á mentira descarada!!!!


Ps: Pedro, aguardo a tua reacção!!!
Se é para ser insultado e acusado de falsidades por um mal educado (para não utilizar um qualquer palavrão), que se diz teu amigo, que esta a usar e abusar na utilização de dialogos que tenho contigo... prefiro não escrever nada aqui!!!
Sabes muito bem que os nossos dialogos são "violentos" nas palavras... já expliquei a esse sr 500 vezes isso, mas pelo que dá para ver é um bocadinho lerdo de cerebro... não percebe e alem disso insulta-me!!! Como um dos "chefes" do Blog aguardo as tuas palavras...
agora, estou farto de ser insultado e estar calado!!!!!!!!

Pedro disse...

É pá....não descambem ok?
"lutem" lá um com o outro mas com elevação?
Há menores a ler
:)

n_sardas disse...

Tens de ensinar ao teu amigo o significado da palavra "elevação"!!! Ele deve pensar que elevação é insultar e mentir!!!

Para mim não há qualquer "luta"... eu "luto" com palavras e dialogos, com quem merece respeito, coisa que esse sr não merece da minha parte, depois de ter chamado: Parvalhão (mais que uma vez)!!! Quem recorre ao insulto, como argumento, não merece o meu respeito!!!

Obrigado pela resposta

lit0s disse...

ok, deixa-me cá segurar-me aqui a qualquer coisa pa nao cair outra vez de tanto rir... :DDD

acho tão engraçado estes indivíduos rasteiros que dizem as coisas e depois não são homens o suficiente para responder por elas..
e ainda falam em elevação, respeito e mais não sei quê.
é só a rir...

"oh pedro, aquele gajo insultou-me buááá faz alguma coisa senão eu atiro-me para o chão e puxo os cabelos buááááá"
chiça pá, faz-te homem, acorda pa vida.

vens para aqui armado em mourinho a pensar que podes dizer as barbaridades que quiseres e bem entenderes e depois quando alguém te responde na mesma moeda fazes-te de inês e choras como um menino?

não te faças de artolas e de desentendido, tu é que começaste com os insultos, as coisas estão aí à vista de todos, acusas os outros de hipocrisia, agora já é lerdo para aqui, chato para acolá, mentiroso para acoli.

tu é que és um mentiroso, tu é que dizes falsidades quando afirmas que não disseste uma coisa e ela, olha que pena!, está aí escrita para te contrariar.

basicamente, és um parvalhão.
não sei pq é que ficas tão ofendido por eu dizer a verdade..
deves ser daqueles que estão habituados a entrar nos blogs benfiquistas, a mandar a sua piçada, e depois rir sozinho a olhar para o monitor e a dizer ao mesmo tempo que estes benfiquistas são todos uns totós..
'desculpa lá' eu não deixar que insultes a minha inteligência com a areia que tentas atirar para os olhos das pessoas...

e já que eu não mereço o teu respeito, faz um favor a todos e olha, sei lá, vai treinar o sportem, eles até precisam de mais um cómico agora.
aliás, não sei pq é te serviu a carapuça logo no meu 1º comment a este post.
tu até nunca chamas hipócrita a ninguem...

"agora, estou farto de ser insultado e estar calado!!!!!!!!"
lol
(no comments...)

lit0s disse...

ah!

e quando quiseres falar de futebol diz qualquer coisa.
espero é que não venhas com tretas a dizer que o halmstads é grande de equipa de futebol e afins.
ou, pior ainda, que venhas dizer que o peseiro é grande treinador, que o avô cantigas é exemplo a seguir como presidente ou que o 'projecto' do sportem é que é.

é que assim depois não consigo falar de tanto me rir da tua cara..

n_sardas disse...

no comments

Acho que ficou bastante clara a educação, respeito e elevação deste Palhaço (sem querer ofender essa classe trabalhadora) que comentou anteriormente e insiste em transformar este Blog num "circo de insultos"!!!

n_sardas disse...

outra coisa...

podes continuar a limitar a tua presença neste blog a insultar-me, já deu para ver que a tua inteligencia tb não dás para muito mais... não vais calar-me!!! Vou continuar aqui a dar a minha opinião sobre o desporto que gosto, e não vai ser um palhaço como tu que vai calar-me!!!

Continua a rir-te... eu no teu lugar chorava por ter tanta estupidez acumulada no cerebro!!!

lit0s disse...

oh amigo (...), tu deves mesmo ter qualquer tipo de problema, tal a diarreia mental que escorre da tua massa cinzenta (ou negra, no teu caso).

primeiro repetes-me, com a historia dos "no comments" e logo de seguida cais no ridículo de comentar (!)
na feira da ladra não te arranjam um cérebro baratinho?..
é que quando não se tem noção do ridículo é sinal que já se atingiu o estado de bronco...

deixa-me que te diga, usas uma estratégia já muito gasta, todos os comentários que fazes é a tentar rebaixar-me aos olhos dos outros, acusas-me de mal educado, de insultuoso, etc, mas contéudo é zero, não dizes nada.

passas o tempo a tentar defender-te das coisas que eu digo, mas usas a táctica do chorão, não apresentas nada em concreto, ocupas o espaço todo com lamentos e a dizer que eu sou isto e sou aquilo e só estou aqui para te bater.
pareces a bota botilde...

precisas que eu te ajude a fazer copy/paste das bacoradas que despejaste por aí anteriormente?
ah! pois é! não precisas, tu vais é continuar a chorar de olhos fechados e a bater com a mão na mesa a dizer que eu te bati, que eu sou um palhaço, eu sou um mentiroso, eu não sei quê, etc, etc.

fazes-me lembrar os escroques da tua laia, com a história do "benfica levado ao colo".
acho que o pedro não se vai importar que eu use uma citação dele (no queridosjornalistasdesportivos), que na minha opinião vos define ali na mouche:

«
Lagarto:"foram beneficiados em todos os jogos"
Pedro: "onde?"Quais?"
L:" Em todos, APAF isto APAF aquilo"
P:"Mas fomos beneficiados em quê? Qual o lance?"
L:"APAF, Salazar, é uma vergonha...levados ao colo"
P:" Jogo com o Leiria ? Em que lance?"
L:" Uma vergonha...uma roubalheira
»

basicamente é o que tu fazes neste caso.
fechas os olhos, atiras para o ar e continuas a chorar.
o que não é de estranhar afinal.
eu é que já devia saber isso..

vá, fica lá então a falar sozinho que eu não tenho tempo para andar a desmamar crianças e continuar a alimentar as tuas frustrações...

aquele abraço com as quinas na manga esquerda