blog

domingo, outubro 16, 2005

Porto 0 - 2 Benfica

O Benfica matou esta noite o borrego de 14 anos sem vencer no dragão e fê-lo de forma categórica! Vitória justissima, por 2-0, sobre o Porto de Adriaanse, o tal do "vendaval ofensivo". Hoje no dragão, não soprou nem uma brisazita...

O jogo começou com as duas equipas muito cautelosas. Muita pressão sobre a bola, risco minimo e um futebol feio, jogado a meio campo, pouco ameaçador para qualquer um dos guarda redes. Muito cedo também tiveram de sair Miccoli e Lisandro Lopez, ambos lesionados. Mais azar para o italiano que, aparentemente, estará afastado dos relvados durante algumas semanas e deverá falhar, pelo menos, o compromisso com o Villareal, para a Liga dos Campeões.

Para os seus lugares entraram Geovanni e Diego, respectivamente, embora com efeitos pouco visíveis, pelo menos durante a primeira parte.

Nesta fase do jogo, a iniciativa do jogo pertencia ao Porto que, contudo, não a conseguia materializar em oportunidades de golo. O Benfica defendia bem, e espreitava o contra ataque, embora também de forma pouco eficaz. Duas excepções: um lance muito bem gizado pelo Benfica, com Nelson a cruzar para Simão que, de cabeça e à entrada da pequena área, atira ao lado quando tinha tudo para fazer o golo ; boa jogada de envolvimento ofensivo do porto, com Diego a meter em Macarthy que, roda muito bem sobre Anderson e remata contra Quim que, entretanto, saiu muito bem.

Na segunda parte o Benfica entrou melhor, mais articulado e mais determinado. 2 remates de longe de Geovanni e Manuel Fernandes serviram de aviso do que estava para vir. Aos 9 minutos Koeman percebe que Karagounis não está a funcionar como devia, na posição de numero 10 e resolve lançar o outro K, o russo Karyaka. Este assume-se, desde o primeiro minuto em campo, como o maestro da equipa, agarra na batuta e dá inicio à sinfonia. É ele que lança Nelson, para que este cruze para o primeiro golo de Nuno Gomes (há quanto tempo não o via facturar de cabeça, daquela maneira?) e também é ele que mete em Geovanni, para que este faça o cruzamento rasteiro, para o segundo golo. Trouxe ritmo, organização e personalidade às manobras ofensivas do Benfica. Excelente Karyaka!

O Porto mostrou-se impotente para reagir e, depois do segundo golo, perdeu completamente a cabeça. Bruno Alves agride duplamente Nuno Gomes, primeiro com uma entrada violenta, e em seguida, com uma cabeçada bárbara (vejamos quantos jogos apanha este rapaz de suspensão) e é expulso. Adriaanse ainda tentou agitar as coisas, com a entrada de Quaresma, mas esta veio trazer aquilo que Quaresma normalmente traz, ou seja, raids individuais que a defesa do Benfica foi resolvendo com maior ou menor dificuldade...mas nunca chegou para recolocar o Porto em jogo.

Até ao fim, o Benfica foi gerindo o resultado, trocando a bola com personalidade (ouviram-se olés no dragão) e desperdiçando mais algumas oportunidades. Houve tempo ainda para o arguido expulsar de forma ridicula e completamente a despropósito o Leo, que leva 2 amarelos hilariantes, mas sem qualquer efeito práctico no jogo.

Jogadores mais:

No Benfica, Quim, Luisão, Anderson, Nelson, Leo (apesar da expulsão), Petit, Manuel Fernandes, Karyaka e Nuno Gomes.

Simão esteve "apenas" regular e Geovanni intermitente, como de costume. Karagounis não se encontrou durante o jogo e foi bem substituido.

No Porto, Ibson esteve bem, mas era só um, Quaresma também conseguiu algumas iniciativas interessantes, conseguindo inclusive "expulsar" Leo, embora por manifesta incompetência da equipa de arbitragem e Diego também não esteve mal, embora não tivesse estado propriamente bem...dá cada vez mais a sensação de ser um novo Roger: muito bom no Brasil, mas incapaz de lidar com a realidade europeia, onde tem de correr mais e fazer tudo mais rápido. Macarthy também foi batalhador e teve alguns bons pormenores.

Entre os restantes, de sublinhar a exibição paupérrima de todos os defesas, sem excepção, mas com particular enfâse para a dupla de centrais (são centrais? são jogadores de futebol?). De resto exibições fracas na generalidade.

Em jeito de conclusão, é preciso referir que Koeman ganhou em toda a linha. O Benfica demonstrou ser muito mais equipa que o Porto, com grande sentido colectivo e mecanismos de jogo bem trabalhados. A forma como a equipa manteve o pé no acelerador a seguir ao 0-1 e entrou em "modo gestão" a seguir ao 0-2, com todos os jogadores a saberem exactamente o que fazer em campo, demonstra trabalho da equipa técnica. Adriaanse não foi capaz de beliscar a consistência defensiva do Benfica, nem de blindar a sua própria baliza e por isso perdeu.

Se o Sporting ganhar amanhã, os 3 grandes ficam separados por 2 pontos, com o Braga na liderança isolado. O campeonato está em aberto!

2 comentários:

Pedro disse...

Karyaka foi, efectivamente, o maestro. Q grande jogo ele fez naqueles 40 minutos q esteve em campo, jogou, fez jogar, ajudou o meio campo defensivo. Muito bom mesmo.
Vai criar problemas de escolha a Koeman...

Anónimo disse...

Os meus parabéns, queria deixar claro que matar borreogs de 14 anos não passam em claro e reconhecer o mérito dos opositores é uma virtude de que não abdico, foi sem espinhas!