blog

segunda-feira, maio 28, 2007

Fim de época

Finalmente a época 2006-07 oficialmente terminou.

Quando um benfiquista diz que uma época "finalmente" terminou é porque a mesma foi tudo menos positiva. O Sport Lisboa e Benfica quando começa uma época fá-lo com a intenção de ganhar tudo, ganhar todos os títulos e/ou trofeus que disputa. Quando chegamos ao fim da época e nada de novo temos a emoldurar a nossa gloriosa vitrine é porque a época foi um fracasso e urge resolver rapida e eficazmente o que falhou.

A época começou logo mal com uma pré época horrivel, não pelos resultados mas pela forma como a equipa teimava em não encaixar nos mecanismos impostos pelo treinador. No primeiro jogo a sério, contra uns pobres austriacos o Benfica foi incapaz de se impôr no terreno do adversário tendo que os despachar na Luz conseguindo assim a ambicionada entrada para a Liga dos Campeões. Um sorteio feliz com apenas um rival de peso, o futuro campeão inglês Manchester United, dava alento para uma boa campanha europeia. Alento esse que se ía esfumando no campeonato com as primeiras jornadas a serem quase catastróficas para as ambições da equipa com perda de pontos em catadupa. Em casa a equipa ía-se aguentado mas fora era um desastre. O primeiro jogo da Liga dos Campeões mostrou logo ao que íamos quando perante um pobrezinho Copenhaga um empate a zero foi considerado bom resultado. Quer pelo treinador, quer por alguns adeptos. A sintonia da mediocridade estava criada e logo ali se sentiu o que foi vislumbrado no momento da apresentação do treinador: um ano perdido. As derrotas "normais" com o Manchester e a goelada sofrida perante o simpático Celtic em Glasgow empurraram o Benfica para a Taça Uefa. Com a subida de rendimento da equipa, agora entrusada no esquema do losango, com a super forma de Simão e Katsoranis, a esperança de uma conquista europeia ganhou novos contornos. Era a melhor fase da época, o Benfica era arrasador em casa, não dava qualquer hipotese aos adversários e os erros cometidos fora estavam "adormecidos". O Benfica ganhava e jogava muito bem. Foi o melhor futebol que se viu este ano em Portugal. O talento natural dos jogadores veio ao de cima e os benfiquistas puderam sorrir. Mas, ao mesmo tempo, temia-se algo. Era evidente que seria impossivel manter aquele ritmo alucinante até ao fim da época e o treinador teimava em utilizar sempre o mesmo 11 e fazer substituições aos 88 minutos. Atempadamente se avisou para o perigo mas, infelizmente, caiu em saco roto. O Benfica ía ganhando...mas o primeiro sinal veio da Taça de Portugal quando somos eliminados por um secundário Varzim, o primeiro título esfumava-se. Após uns jogos menos conseguidos mas com resultados positivos o Benfica ía avançado na Uefa enquanto que se colava ao líder do campeonato e estavamos a entrar em Abril, o mês de todas as decisões. E o que se previu à vários meses aconteceu: a equipa foi-se abaixo, o cansaço venceu os jogadores e a esperança de uma época gloriosa rapidamente deu lugar à realidade dura de uma época de fracasso. Perdia-se o título, perdia-se a Uefa mas a sintonia da mediocridade mantinha-se, fomos imbatíveis em casa e fizemos mais pontos que anos anteriores defendia o treinador e alguns dos seus defensores. Diferentes perspectivas de Benfica, nada a fazer.

A fraca qualidade dos adversários permite chegar à última jornada com o discurso "matemáticamente possível" mas o milagre não acontece. A época acaba como começou, Benfica em terceiro e sem títulos. A época esperada (e desesperada) no momento da apresentação do treinador, aí as expectativas não sairam goradas....infelizmente.

Acaba uma época começa logo a outra. As dispensas, as vendas, as compras, as promoções ao plantel principal, vão fazer feliz a malta dos jornais e tvs, os benfiquistas irão fazer centenas de exercicios mentais de esquemas tácticos e 11's maravilha com os nomes que serão avançados, irão enervar-se com a novela da saída de alguns dos nossos melhores mas todas estas revoluções não serão capaz de apagar o facto de que o treinador principal do Sport Lisboa e Benfica para a época de 2007-08 será Fernado Santos. E com Fernando Santos ao lemo as expectativas serão, mais uma vez, muito baixas.

Uma coisa é certa, estarei lá, sempre com o Benfica, sempre a apoiar, sempre a torcer e a defender o clube.

VIVA O BENFICA

6 comentários:

Anónimo disse...

isso mesmo pedro, esta época já acabou e vamos ter k levar com o FS esta tb!
por isso ñ vale a pena assobiar logo ao 1º resultado menos bom, vamos tentar acreditar que é possivel sermos campeões que o grande RUI merece essa alegria como despedida.
se isso ñ for possivel, não é a cabeça do FS que vou pedir...

Anónimo disse...

A época até foi positiva:

" Fernando Santos recusa falar em época negativa do Benfica
«Não conquistar títulos nunca é bom, mas daí a chamar negativa à época vai um grande passo que não dou» "

E é com este espírito de luta que querem atacar a próxima época? No Benfica actual premeia-se a incompetência. E como eu já disse antes, o Vale e Azevedo saiu em 2000. Em 7 anos não se consegue recuperar uma empresa? Não me lixem.

A desculpa do VA já não cola. As firmas "normais" conseguem recuperar-se financeiramente em 2 ou 3 anos (senão fecham), o Benfica demora 7 anos e ainda não está bem? Em 7 anos não houve tempo de acertar uma estratégia para o futebol? Não me lixem. A "desculpa" do VA é mais areia para os olhos.

slbcarlitos disse...

Excelente comentário Pedro, igualaste todos os meus pontos de vista e, por isso, não posso estar mais de acordo. Acima de tudo somos benfiquistas e devemos apoiar a equipa nos bons e maus momentos. Quando acabar o mandato do LFV cá estamos nós todos para decidir.
Viva o Benfica!!!

http://whatisthemistique.blogspot.com/

Anónimo disse...

Aí está o resumo perfeito para o que foi a época do Benfica.

De facto todos nós prevíamos que a época ia ser assim com FS.

Todos nós prevíamos que a equipa não se aguentaria e que os jogadores iam acabar a época cansados de tantos jogos sem direito a descansarem.

Todos nós prevíamos que este ano não vali a pena sonhar muito.

Todos nós prevíamos isso tudo menos FS e LFV!!!

E o pior de tudo, todos nós prevemos a repetição do filme na próxima época.

Todos nós menos FS e LFV!!!

Eu gosto do trabalho de LFV mas desconfio que FS foi um erro grave demais.....

João Bizarro disse...

Vamos lá então à proxima época.
Jogadores a manter:
Moreira, Moretto, Pedro Correia, Nelson, Anderson, Luisão, David Luiz, Léo, Miguelito, Petit, Katsouranis, João Coimbra, Manú, Rui Costa, Nuno Assis, Karagounis, Paulo Jorge, Simão, Mantorras, Nuno Gomes.

Jogadores já contratados: Zoro, Fábio Coentrão.
Falta: Miccoli, um PL bom na área e que marque golos, um extremo esq./dir.

Anónimo disse...

Também estou de acordo com tudo o que diz Pedro. Vamos lá todos apoiar o nosso BENFICA e esperar que o F.S. desta vez não bata com a cabeça em algum sítio duro porque me parece que foi o que aconteceu.Teimoso que só visto!...
Abraços bem vermelhos