blog

terça-feira, maio 15, 2007

A frieza dos números

Inexplicavelmente alguns benfiquistas continuam a sustentar uma argumentação a favor de Fernando Santos numa comparação entre esta época e a época em que fomos campeões com Trappatoni. Se já é absurdo o suficiente comparar uma época em que vamos, muito provavelmente, ficar em terceiro com uma em que fomos campeões mais absurdo se torna quando querem fazer desse título um título menor por ter sido "um campeonato atípico" esse saudoso ano de 2004/05.

E se calhar até foi atípico. Mas para melhor.

À 29ª jornada, o campeonato que finda no próximo fim de semana tem a seguinte classificação:

1-Porto 66
2-Sporting 65
3-Benfica 64
4-Belenenses 49
5-Braga 49
6-Paços 41

Temos 15 pts a separar o terceiro do quarto e 25 pts a separar o primeiro do sexto.

Em 2004/05 acabamos o campeonato com a seguinte classificação:

1-Benfica 65
2-Porto 62
3-Sporting 61
4-Braga 58
5-Guimarães 54
6-Boavista 50

Temos 3 pts a separar o terceiro do quarto e 15 pts a separar o primeiro do sexto. Ao contrário deste ano em 2004/05 o fosso entre os 3 "grandes" e os outros practicamente não existiu, a competitividade foi muito maior e os "grandes" tiveram muito mais dificuldades do que este ano. Foi atípico porque foi, como se constata, mais dificil. E Trap venceu.

Mais, em 29 jogos para o campeonato este ano a equipa de Fernando Santos não venceu 10 jogos ( 3 derrotas/7 empates). Vencendo a Briosa na última jornada o Benfica de Santos consegue a "proeza" de não vencer um terço dos jogos disputados. Um terço. Sendo que 4 desses 10 jogos não vitoriosos foram no Estádio da Luz onde, os defensores de Santos, dizem que o Benfica tem sido esmagador.

Se juntarmos a eliminação da Taça de Portugal por um clube que milita em divisão secundária e a caída na Europa aos pés de um Espanhol, clube de segunda de Espanha, depois de algum sofrimento perante um paupérrimo e em risco de descer PSG e de um modesto Dinamo de Bucareste para não falar da goleada sofrida em Glasgow e da péssima exibição e falta de ambição em Copenhaga como é que alguem ainda pode argumentar que Santos, este Santos, este Benfica de Santos que se arrasta jogo após jogo foi melhor que o Benfica campeão de Trappatoni???

Eu compreendo a necessidade que os amigos do Sistema têm em denegrir o título conquistado pelo Glorioso, agora custa sempre, apesar de ser, infelizmente, habitual, ver os benfiquistas e engolirem essas patranhas.

36 comentários:

Anónimo disse...

concordo inteiramente contigo pedro!
só te esquecestes de um pormener:
o plantel do trapattoni e o do FS!
enquanto o trapattoni teve argel, dos santos, zahovic, sokota outros tiveram david luiz, leo, rui costa e miccoli!
daquela altura só nos fazia falta agora o miguel!

Anónimo disse...

Pedro, esqueces um "pequeno" pormenor na análise, é que a comparação que fazes com a época de Trap foi ao fim de 34 jogos! As más pontuações de 2004/2005 só mostram que o campeonato foi nivelado por baixo, o Porto fez a sua pior época dos últimos 20 anos, e o Sporting de Peseiro também por andar a desgastar-se na UEFA fez uma pontuação fraquíssima. O que já te disse várias vezes repito, o de 2004/2005 foi um campeonato fácil de ganhar, basta ver que os pontos que temos à 29ª jornada (5 jogos a menos!!!) chegariam para o título em 2004/2005. Quanto aos jogos em casa, empatámos com os outros 2 grandes, Braga e Boavista, e ganhámos ou outros 10 jogos a maior parte com muita tranquilidade. Com o Trap até o Beira Mar nos humilhou na Luz, por isso são comparações sem sentido.
Tu é que pareces não desistir enquanto toda a gente não concordar com a tua tese que temos um plantel espectacular, muito melhor que os outros, e que só graças ao treinador não ganhámos, quando muita gente não pensa assim.

Anónimo disse...

John, tás aqui tás-me a dizer que o Manuel Fernandes não tirava o lugar ao Beto e que o Geo é inferior ao Manú e ao Paulo Jorge!!! Até o Karadas parecia útil comparado com o imbecil do Derlei!

Anónimo disse...

Destacar a "proeza" de não vencer um terço dos jogos também é brilhante tendo em conta que neste milénio apenas por uma vez isso não sucedeu!!! No ano 2002/2003 não vencemos 11 em 34, mesmo assim muito próximo do terço. E o glorioso ano do título não vencemos 15 dos 34 jogos, ou seja quase metade.

Pedro disse...

Americano o campeonato do Trap foi fácil de ganhar apesar de se constatar q as equipas sempre estiveram muito mais próximas umas das outras??? Ok...Assim se percebe o pq de defenderes q este plantel é fraco...

O Trap podia ter conquistado apenas 20 pts e se conseguisse ser campeão com esses 20 teria sempre muito mais valor do q um terceiro lugar com 100 pts.

Só uma cega, fanática e inexplicável defesa de um Santos incompetente é q não percebe o absurdo de tais comparações.

E se nem com os numeros escarrapachados desta forma se muda a ideia de q o campeonato de 2004/05 foi muito mais dificil e competetitivo q o deste ano pouco mais há a fazer....assim é natural q os fucilles e os Buenos é q são bons.


Em 2004/05 Trap lutou contra um scp muito superior ao deste ano q lutou até ao fim pelo titulo e por uma competição europeia, lutou contra um porto ex-Mourinho q recebeu as vedetas da altura Fabiano e Diego entre outros para além de ter um Braga, um Boavista e um Guimarães MUITO MAIS FORTES do q este ano e foi campeão.

Santos apanhou um fcp de jesualdo fraquinho a viver de Quaresma e dos árbitros, um scp cheio de miudos inexperientes e de pouca qualidade e onde o resto das equipas, como a tabela mostra, não fazem qqr mossa aos 3 grandes.

Nem sequer vou entrar na ridicula comparação de planteis...

Um foi campeão e foi à final da Taça, outro vai ficar em terceiro. Num ano em q tinha tudo a favor...

Pedro disse...

"Destacar a "proeza" de não vencer um terço dos jogos também é brilhante tendo em conta que neste milénio apenas por uma vez isso não sucedeu!!! "

Ok..tb podemos dizer q neste milénio só por uma vez fomos campeões então podemos sempre defender a mediocridade...dar passos em frente não é necessário, melhorar, corrigir erros, é tudo totalmente desnecessário pq tem sido assim ...

Mas alguma vez neste milénio tivemos um plantel tão vasto, tão bom e tão caro como este ano?????

E Manuel Fernandes tirava o lugar ao Beto pois claro. Ninguem tem qqr duvida disso. Mas qts jogos fez o Beto este ano??
E o Rui Costa não tirava ao Zahovic? O Katsoranis não tirava ao Paulo Almeida? O Karagounis não tirava ao Everson? O Fonseca não tirava ao Karadas? O David Luiz/Anderson não tirava ao Argel? O Léo não tirava ao Rocha ? etc etc etc

Anónimo disse...

americano, não estou a defender o trapatoni pois não gostei da maneira como jogava o benfica na altura mas prefiro mil vezes o italiano a esse incompetente do santolas!
é verdade fomos humiliados em casa pelo beira-mar. Mas no jogo decisivo (benfica-sporting) não falhamos e fomos campeões.
este ano, em duas vezes que podiamos ter conseguido algo falhamos (benfica-porto e benfica-sporting).
e ainda me cheira que vamos ficar em 3º porque vamos voltar a falhar no domingo..
por isso rua santolas!

Anónimo disse...

"Em 2004/05 Trap lutou contra um scp muito superior ao deste ano q lutou até ao fim pelo titulo e por uma competição europeia, lutou contra um porto ex-Mourinho q recebeu as vedetas da altura Fabiano e Diego entre outros"

FCP 2006/2007 29j/66p
2004/2005 34j/62p

SCP 2006/2007 29j/65p
2004/2005 34j/61p

Se nem assim percebes qual o campeonato mais difícil, nem vale a pena tentar explicar. Tu certamente acharás que se o campeão fizer 50 pontos em 30 jornadas é mais difícil do que um ano em que o campeão faz 83 pontos, só porque "é mais competitivo". Encara a realidade, o campeonato de 2004/2005 foi uma merda, foi completamente nivelado por baixo, mas felizmente o Trap soube ganhá-lo, Mas caso não te lembres em 3 jornadas deitou fora 6 pontos contra o Rio Ave e o Penafiel, em estádios cheios de benfiquistas, mas deve ter sido pela "competitividade" dessas extraordinárias equipas que agora estão na 2ª.
Essa de dizer que este campeonato era mais fácil que o de 2004/2005 é tão brilhante como o Veiga dizer que o 3º lugar é melhor que o 2º para ter mais uma receita...
Os plantéis, as condições, todas esses pormenores subjectivos diz o que quiseres, mas a matemática não podes relativizar, é objectiva, ok?

Anónimo disse...

John, eu estou plenamente de acordo que o treinador deve sair, acho que quase nenhum benfiquista defende o contrário, só te estava a mostrar bons jogadores que tínhamos e já não temos. Sobre a comparação dos planteis não vou fazer essa análise subjectiva, porque não passa disso. O Trap também nunca usou um central de seu nome André Luiz que actualmente joga no Cruzeiro e é pretendido por grandes do Brasil, e muitos mais casos haverão...

Pedro disse...

Exacto por a matemática ser objectiva é q a argumentação usada para defender o Santos é absurda.

Um campeonato onde o terceiro tem somente 3 pts de diferença do quarto é claramente e inequivocamente mais dificil de um onde o terceiro tem 15 de diferença do quarto.

Mas disseste tudo com "o Trap soube ganhá-lo" . Santos não o soube.

Americano q relevância tem o Trap ter perdido com o mija na escada qd no fim foi campeão?!?!?!!??! Q relevância isso tem???

O Santos perdeu de goleada com o pior Boavista dos ultimos anos, não o venceu na Luz, não ganhou ao ultimo classificado de então Beira Mar, etc etc...com a relevância q está no terceiro lugar.

O André Luiz nunca sequer esteve à disposição do Trap...

Anónimo disse...

americano, se bem me recordo o trap chegou a utilizar o andré luiz que provou ser um verdadeiro cepo com os pés!
Mas concordo contigo e acho o porto deste ano (pelo menos o da 1ª volta) muito mais forte que o do 2004/05.
Mas com isso não vou tirar o mérito do trap: ele foi campeão e o resto é conversa!!
PS: depois de ver o plantel de 05/05 é curioso ver grandes jogadores como o miguel, manuel fernandes ou geovanni sairem daquela maneira!
mas um tiro nos pés do LFV...

Anónimo disse...

pedro posso estar enganado mas axo que o andré luiz chegou a jogar na derrota do glorioso em penafiel

jaco disse...

Em 2004/2005 foi atipico, claro que sim, para pior, dualidade de criterios gritante, sumarissimos para uns, e para outros.....
Até me lembro dum caso, em que o simão apanha um sumarissimo, de 2 jogos, mas veu essa pena reduzida para zero devido as declarações do jogador agredido, que por acaso era o alex, jogador do benfica.
Ja para não falar no jogo do algarve, dos livresinhos para o simão, em que o proprio simulão escolhia onde cair e os arbitros marcavam, os penaltys absurdos, como o do Karadas na luz no jogo benfica-estoril....
Enfim podia ter aqui muito mais tempo mas não vale a pena.
No fundo voces sabem o que se passou.
Se o futebol fosse justo, o FCP ja se preparava para ser pentacampeão pela segunda vez.
Em 2004/2005 foram uns campeões da treta, sem jogarem nada....

Pedro disse...

LOLOL
Se o futebol fosse justo o fcp não tinha um unico titulo!!!
Ai jaco jaco tu és masoquista.

Jaco absurdo esse ano foi o golo ROUBADO ao SLB com aquele monumental frango do Vitor "manitas de trapo2 baía e os dois penaltys sobre o Karadas q ficaram por assinalar no mesmo jogo. Esse sumaríssimo ao Simão foi do mais ridiculo q se viu. Tinham q arranjar qqr coisa para abafar os constantes sumaríssimos correctíssimos ao Benny Cotoveladas...só te enterras jaco...só te enterras.

Mas ainda bem q vieste com esse discurso para o amigo Americano perceber bem o q o Sistema pretende com a converseta do "atipico". Americano aqui tens o exemplo perfeito do q eu quis dizer.

Anónimo disse...

"Um campeonato onde o terceiro tem somente 3 pts de diferença do quarto é claramente e inequivocamente mais dificil de um onde o terceiro tem 15 de diferença do quarto"

Como já te mostrei noutro blog este argumento é ridículo, mas se quiseres compara então com 2003/2004 e tira as tuas conclusões.
O André Luiz veio em Dezembro de 2004 e esteve meia época com o Benfica de Trap. Se ele não o usou isso é outra questão.

Anónimo disse...

Pedro, não confundas, não ouço os argumentos imbecis de tripeiros, não me ofendas.
Já te disse que formo a minha opinião baseado naquilo que vejo e não no que a imprensa e muito menos o que esses burróides dizem.

Pedro disse...

O q tu mostraste noutro blog é q o meu argumento é sólido e objectivo.

Tu é q foste buscar sabe-se lá pq um exemplo onde o primeiro tem 8 pts de vantagem do segundo. Isso serviu para q?!?!!?!?

Terá tido o Mourinho mais dificuldad em ser campeão q o Trap?????

João Bizarro disse...

Titulos são titulos, não se podem denegrir. A menos que tenham sido obtidos com ajudas extra.
Por isso o titulo de 2004/2005 foi mais que merecido. Só quem tem diarreia mental pode pensar o contrario.

João Bizarro disse...

As comparações são o que são, mas continuo a achar que com o trinador como o Camacho tinhamos ganho em 2004/2005 com uns 15 pontos de avanço, o ano passado tinhamos repetido o feito e este anos já tinhamos o tri no papo.
Perderam-se 2 épocas com treinadores da treta.

jaco disse...

O campeonato de 2004/2005 foi tão merecido como aqueles que o slb ganhou até ao 25/04/1974.
Esse tal golo que dizem que a bola entrou apesar de nenhum de voces nem ninguem deste mundo viu a bola la dentro foi marcado pela imprensa de lisboa (bola, record), que poe postas desse tipo e voces todos cegos comprarm e aceitam como se fosse realidade, é de doentes para doentes.
E os penaltys....
enfim, tenho pena.
Foram parecidos com aquele do simulão em Aveiro.......
E ja agora...... acordaram molhaditos????
lolololol

Pedro disse...

A bola não entrou???

LOLOL
parece o outro lagarto q disse o mesmo qd o Ricardo defendeu a bola um metro dentro da baliza.

ò jaco jaco os unicos q não viram a bola lá dentro foram vocês corruptos andrades....pq até o Olarápio viu.

Gostavas de ganhar um campeonato assim tão honesto não gostavas? Tens bom remédio...muda de clube.

Anónimo disse...

Jaco, nós também temos pena de ti, mas por sermos boas pessoas continuamos a responder-te porque sabemos a visita a este blog e o diálogo com seres inteligentes é o teu momento zen do dia. Mas molhadito deves estar tu depois de teres estado mais de uma hora a mijar a fraldinha no domingo passado ao veres a liderança escapar...

Pedro disse...

E não sei pq acho q o Aves vai fazer a folha aos andrades...

Q o Jesus de Belém esteja com a santinha do Santos
:)

(belo trocadilho)

Anónimo disse...

vamos lá acreditar até ao fim!
se ficarmos em terceiros que seja devido a vitória dos porcos e dos lagartos!

João Bizarro disse...

Jaco, vai a um estabelecimento prisional ver se o teu presidente lá está e depois vem aqui dizer.

S.L.B. disse...

Não te fies nisso, Pedro. Já viste quem vai ser o árbitro do jogo do clube regional?

Pois é...

Pedro disse...

Olarápio no Dragão???

HAHAHAHAHAHAHAHAHA

Não têm vergonha na cara mesmo!!!

João Bizarro disse...

Será desta que iremos ver o Olarápio de cachecol a festejar no fim?

Anónimo disse...

Eu acho que é um bonito prémio de carreira para o Olarápio! Já o estou a ver no fim de concertina a animar as bancadas do Dragão! :)

João Bizarro disse...

Pois, e a cantar:

"Dá-me putas ò Da Costa
Se não me deres o que eu quero
bates com a cara na bosta"...

Anónimo disse...

Derlei ainda pode ficar na Luz
FILIPE PEDRAS

A possibilidade de Derlei continuar a vestir de águia ao peito ainda não está afastada. Os responsáveis encarnados estudam já a viabilidade de um eventual negócio, apesar de o jogador não ter caído nas graças dos adeptos benfiquistas. O camisola 27 tem mais seis meses de contrato com o Dínamo de Moscovo – o vínculo termina em Dezembro deste ano – e não quer voltar à Rússia. Por outro lado, o emblema moscovita também não demonstra interesse em continuar a contar com os serviços do avançado e já vai procurando outras soluções.

Neste momento, o problema reside nos elevados vencimentos do jogador. Actualmente, Derlei aufere, dos cofres encarnados, 120 mil euros mensais – metade do seu rendimento total, completado pelo Dínamo de Moscovo –, e uma das condições para dar continuidade à sua carreira na Luz é aceitar baixar consideravelmente a sua remuneração. No final do embate com o Vitória de Setúbal, o jogador fez saber que, se Luís Filipe Vieira manifestar vontade em garantir os seus serviços, está disponível a ficar na "Catedral" para demonstrar aos adeptos que pode fazer mais e melhor.

Recorde-se que, quando chegou à Luz, em Janeiro, Derlei vinha de uma paragem prolongada, tendo cumprido a "pré-temporada" em Portugal. Nos últimos encontros, e já com índices físicos mais elevados, tem sido aposta frequente de Fernando Santos.

MAS K MERDA É ESTA?

Anónimo disse...

Johon, isso para já são notícias dos nossos jornais que como sabes compram, vendem e fazem mais 500 negócios para o Benfica em cada pré-época, por isso acho que não há razão para alarme ainda. Se isso acontecer sem dúvida que o nosso Presidente começa a pedir uma revolução na Luz!!!

Pedro disse...

Isso é para encher jornais...interessante é, a ser verdade, o Carraça estar em África à procura de jogadores. Isso sim é uma boa noticia!!!

Temos q explorar África!! Jogadores fortes e bons tecnicamente!!!!

Anónimo disse...

A análise está boa e defende aquilo que sempre defendí. O campeonato que Trap ganhou foi dos mais competitivos, pois para além dos 3 do costume, os clubes até ao 5º lugar tiveram possibilidade de ganhar (veja-se a diferença pontual). Este ano foram os 3 dos costume e mais nada. E o Benfica dos 4 jogos que disputou contra eles só conseguiu vencer 1.

Mas para os ayatollahs do Santolas o que é Santola é bom... Nota-se pelos bons resultados deste ano.

Anónimo disse...

PS- Estou a ver que o "jaco" é o equivalente do "gay fakes" no Darcy. Dois blobs. Dois palhaços. Uma só cor.

E por falr em sumarissimos. Porque é que o Derlei teve um sumarissimo e o Pepe Cotoveladas e os outros andrades não? É só negócios escuros naquele clube: o campo dos andrades, os terrenos nos anos 50, o centro de estágio de Gaia. Assim é fácil.

Anónimo disse...

Mais uma vez acertaste em cheio Starblade ao destacar os 4 jogos contra os 3 grandes, já que se os 3 terminassem empatado a vantagem era do... BENFICA!