blog

sábado, maio 26, 2007

Taça é no Jamor

Taça de Portugal é sinónimo de Estádio Nacional.
No entanto, nem sempre foi assim e por vezes toma contornos polémicos, nomeadamente por parte do presidente do FC Porto, Pinto da Costa, que é um dos defensores da descentralização da prova.

Poucas foram as vezes que a final da prova saiu de Lisboa, mais concretamente para as Antas e, quase sempre, as razões apontadas foram essencialmente, económicas - por se disputar entre clubes do norte - como foram os casos das edições de 60-61 (Leixões-FC Porto, 2-0), 75-76 (Boavista-V. Guimarães, 2-1) e 76-77 (FC Porto-Braga, 1-0).

Apesar deste ser o motivo maior, a edição de 76-77 acabou por ficar ligada ao pagamento, por parte dos homens da invicta , de 500 contos (2.500 euros) e da participação no jogo de apresentação dos arsenalistas, na época seguinte.
Tudo isto por troca do jogo nas Antas em vez do Jamor.
Este episódio causou grande consternação na época, tal como anos mais tarde (97-98) quando os finalistas se repetiram e pairou a hipótese de voltar a transferir o jogo. Situação, desde logo recusada pelos dirigentes do Sp. Braga.

Houve igualmente, desde cedo, a tentativa de descentralização, a qual ganhou maior relevância a partir da era Pinto da Costa. O líder do Porto, que a dada altura, começou a designar o Estádio Nacional de “Campo Municipal” viu, em 82-83, os seus esforços surtirem o efeito desejado. Depois de tantas vezes invocar que os emblemas da capital eram beneficiados, pois jogavam quase em casa, o Benfica aceitou o repto e deslocou-se ao reduto dos azuis-e-brancos. Apesar do factor casa os dragões acabaram por perder (1-0).
Grande golão do Carlos Manuel nessa tarde nas Antas. Foi a tarde dos melões....

Todos os clubes adoram jogar no Jamor, no Estádio Nacional a festa é diferente. Aquele dia é sempre especial. Há apenas um clube que embirra em lá jogar.
Um clube que quer sempre tudo à sua medida.

9 comentários:

Unknown disse...

concordo contigo Pedro, aliás como quase sempre concordo em todas as tuas observações noutros blogues...
mas sou te sincero...para os ver felizes, sempre que jogasse com os porcos na final, deixava os jogar no estádio do Cabrão!!!

E conta comigo para te ajudar a correr com o Santos!!!

slbcarlitos disse...

Sabes o que é a Mística?

http://whatisthemistique.blogspot.com/

PiKiNiKi disse...

Embora jogar no Jamor tenha um significado diferente, o estádio neste momento precisa de uma restruturação, é um estádio ultrapassado quer em condições para quem assiste aos jogos, quer em número de lugares. Qdo joga um grande numa final, é quase sempre uma confusão arranjar bilhete...30 mil lugares é mto pouco para um jogo tão importante

Pedro disse...

Amigo ginha obrigado pelo elogio mas hora a quem é devido, o post é do João!!
:)

Engraçado...estas mudanças todas e depois ainda têm a lata de falar no jogo no Algarve onde o SLB não foi tido nem achado...

O Jamor é o lugar da final da Taça, ponto final.
Agora concordo em absoluto q precisa de obras. Não se esqueçam q só os estádios dos grandes levam mais pessoas q o Jamor.

João Bizarro disse...

Sim, precisa de obras. E tem condições para as ter e para ter mais bancadas.

Ainda me lembro que essa final das Antas foi jogada já na época seguinte por causa dos choramingas do costume.

A eles fazem as "papinhas" todas.

João Bizarro disse...

Já agora, parabéns ao Sporting.
Embora o jogo estivesse inclinado para o prolongamento os vencedores merecem os parabéns.

E repuseram o nº de taças ganhas nos seus valores devidos (em termos de 1º, 2º e 3º)

slbcarlitos disse...

Podíamos fazer do Jamor o Wembley cá do sítio.
Com uma remodelação, e tal..., podia ser que a Taça de Portugal passasse a ser uma competição mais atractiva.
E já agora passar a ser o quartel-general da nossa selecção.

Anónimo disse...

se amam o BENFICA...
Entrem,registem-se e...Divirtam-se!
http://benfica_world.queroumforum.com
VIVA O GLORIOSO SLB!

Anónimo disse...

O Jamor e a sua envolvência é única. O problema dos espectadores é uma falsa questão pois é só o 4 maior estádio do país (apenas superado pelo dos 3 grandes).

O problema reside no facto de todos os espectadores entrarem apenas por dois sitios (porta da maratona e tribuna). Não se poderiam criar dois acessos nos topos?

Tirar a final do estádio nacional é matar de vez a competição!