blog

domingo, dezembro 14, 2008

Leixões - SL Benfica : 0-0 (5-4 g.p.)

Ainda não foi desta que conseguimos vencer a equipa do Leixões desde que regressou à companhia dos grandes, na primeira divisão.

É verdade que no jogo jogado continuamos sem derrotas a nivel interno mas a lotaria dos penaltys saíu à casa sendo nós visitantes. Se a practicamente certa eliminação na Taça Uefa apresenta um carimbo de justiça, esta saída precoce da Taça de Portugal é muito injusta. Hoje, em Matosinhos, só uma equipa lutou para vencer e essa equipa foi o Benfica. Fomos totalmente superiores durantes os 90 minutos, fomos muito fortes no prolongamento mas ao pecarmos tanto na finalização levamos o jogo para a sorte dos penaltys e esta noite, apesar da fé em Moretto, a dita cuja não esteve connosco.

Num jogo que se antevia muito duro e complicado, não só pelo bravo adversário que se apresentava contra nós esta noite tinhamos também um relvado muito pesado pelas fortes chuvas que caíram antes e durante o jogo. Quique fez alinhar os mesmos 10 jogadores de campo que golearam o Marítimo trocando apenas de guarda redes, dando a titularidade a Moretto. Á partida estavamos mais fortes, mas na minha opnião, preferia que Quique tivesse optado por uma equipa mais forte fisicamente para fazer face ao estado do terreno que seria pouco propício a tecnicismos. Talvez optasse por deixar Aimar de fora e colocar Cardozo no 11. O jogo começou com o Benfica em alta e essa situação só foi interrompida com uma breve saída de Katsouranis das 4 linhas para receber assistência que permitiu ao Leixões equilibrar a partida. Mas aos poucos o Benfica voltou a controlar o jogo e a procurar a baliza de Beto. O Leixões procurava respondar em esporádicos lances de contra ataque. Se na primeira parte ainda houve períodos de equilibrio, na segunda só deu Benfica. Mas a fase final do processo ofensivo era sempre muito atabalhoada, o terreno dificultava muito a técnica de Aimar e Reyes e com isso Suazo tinha pouca bola. Quique lança Balboa para abrir os flancos e imprimir velocidade e o espanhol entra bem no jogo e esteve em inumeros lances ofensivos do Benfica. Se aqui Quique acertou na segunda substituição falhou em grande. Se reconheço muito mérito a Quique pelo trabalho que está a efectuar no Benfica também é verdade que começo a sentir que o técnico espanhol apresenta algumas debilidades na leitura do jogo e nas características dos jogadores que tem ao seu dispôr. Não consigo perceber como é que é Nuno Gomes a entrar, para a saída de Aimar, e não Cardozo. Num terreno dificil, onde a luta e o choque são fundamentais, Nuno Gomes é pouco mais que zero. O avançado português é, como todos sabem, incapaz de ganhar um lance em força, incapaz de ir ao choque, incapaz de ganhar uma bola dividida, como é que Quique o prefere ao Cardozo que luta nas alturas com qualquer adversário, que tem enorme poder de choque e, muito importante, tem um remate fortíssimo e espontâneo, que poderia causar mossa com o relvado nas condições que estava? Cardozo devia ter tido muitos mais minutos em campo, até para aproveitar melhor os vários livres directos que a equipa dispôs. Aqui Quique não cumpriu a sua parte para ajudar a equipa a vencer o jogo. Falhou neste aspecto e não foi a primeira vez.

Após um prolongamento onde a pressão do Benfica foi ainda maior e não posso deixar de elogiar a capacidade física da equipa que se bateu sempre, com garra e atitude, durante os 120 minutos encostando o Leixões à sua baliza, chegam os penaltys porque o Benfica foi incapaz de dar finalização aos ataques que fazia. Sinceramente pensei que os penaltys seriam nossos. Moretto é excelente nos penaltys e vi o Benfica a partir para os penaltys com confiança, bastava não falharmos que Moretto tratava do resto. Infelizmente falhámos nós primeiro que eles e regressamos a casa. Moretto por duas vezes esteve pertíssimo de defender o que tenho a certeza que aconteceria se tivesse mais jogos nas pernas (neste caso nos braços). O Leixões sai vencedor mas, apesar de ter sido um adversário dificil, que lutou com alma e lealdade, o Benfica foi sempre superior. Mas, nestas coisas do futebol, a justiça fica muitas vezes fora da frieza do marcador. E o marcador esta noite dá a vitória para o Leixões que segue na Taça de Portugal.

Olegário foi igual a si próprio. É inqualificável a perseguição que os árbitros fazem a Binya que à primeira vez que mete o pé á bola leva um raspanete tremendo do árbitro como se tivesse arrancado uma perna ao adversário. É nojento ver esta perseguição ao nosso jogador enquanto que outros vão practicando golpes de luta livre por esses relvados fora totalmente impunes. Mais uma vez Reyes vai servindo de saco de pancada e o árbitro mostra amarelo a ele quando o espanhol atinge o limite e refila. E o que dizer do amarelo a Sidnei? Enfim...São pormenores destes, caro Rui Costa, que me referi na carta aberta lá mais para baixo neste blog. Parece-me que esteve bem no lance ao final dos 120 minutos na área do Leixões mas sei que mesmo que fosse penalty claríssimo o Olegário nunca assinalaria, este é o tal árbitro para o qual não basta a bola entrar na baliza para ser golo a favor do Benfica.

Um dos grandes objectivos desta época cai por terra. Estou profundamente desiludido, queria muito regressar ao Jamor mas assim a dobradinha terá que esperar para o ano. Resta o campeonato, estamos em primeiro, portanto pouco mais há a dizer sobre isso. A margem de manobra agora é nula, é levantar a cabeça, esquecer este jogo rapidamente e lutar com todas as forças para aquilo que resta que é o campeonato nacional.

71 comentários:

André Leal disse...

Concordo com a análise mas esqueceste-te do penalty sobre o Nuno Gomes no final dos 90 minutos. E este era.

Anónimo disse...

Lotaria dos penaltys
LOOL
Gosto do termo
A mesmsa lotaria que nos saiu na luz contra outro Real Madrid da 2ª divisão.

Ao ler este post e se nao soubesse quem era o adversario ate pensava que era o BArcelona ou o Inter ou algo do genero. Bom mas assim fico mais descansado, afinal nada disso ! Fonmos eliminados pelo SUPER LEIXOES !

3 Competicoes
2 Ja foram à viola

Ambas antes do natal

ALguem consegue relembrar quando esta situacao tenha acontecido no passado ?

Anónimo disse...

"Marcámos este como o ano zero, com o ressurgir de um novo Benfica, e isso não supõe que passemos por cima de todos os adversários"

LOOOOOOOOOOOOOOOOL

Isto realmente virou a republica das bananas

De quem é a frase ? Nao, nao é de nenhum bloger.

É do proprio QUique !!

Muito bom. Ja podiam era er avisado antes da epoca começar que se o pessoal soubesse que isto este ano era so para treinar escusava de ter comprado cativos e ir ao estadio ver os treinos.

Ja agora, ele diz que nao é suposto passarmos por cima de TODOS os adversarios. Pergunto eu....e de alguns é ? Ja agora....quais ? É que ainda nao vi nada devo ter andado distraido.

carlos disse...

Parabéns ao Leixões!
Esta eliminação do Benfica tem para mim, como sportinguista, um significado e uma lição especiais... Nunca mais vou deitar abaixo o Paulo Bento por perder com Barcelonas e afins jogando com a "prata da casa".
Reconheço, e há que que ser realista, o caminho é por aí.
Mais uma vez parabéns ao Grande Leixões!
Para o Benfica melhores dias hão-de vir.

John Billy #37 disse...

"Sinceramente pensei que os penaltys seriam nossos. Moretto é excelente nos penaltys e vi o Benfica a partir para os penaltys com confiança, bastava não falharmos que Moretto tratava do resto. Infelizmente falhámos nós primeiro que eles e regressamos a casa."
Hoje acordei triste e deprimido, mas esta frase alegrou-me!
Se não tivesse visto jogo seria levado a pensar que o Moretto fartou-se de defender penaltys.

Em relação ao restante concordo com o post, principalmente no que toca ao Cardozo. É impressionante como se desperdicie um avançado daquela categoria.
Se for para continuar com essa utilização ridícula mas vale vendê-lo em Janeiro. O Benfica não se pode dar ao luxo de ter jogadores de 10 milhões no banco.

Agora já só temos o campeonato (19 jogos), não há desculpas para lesões, má forma física, derrotas ou empates. Nem tolerância.
Espero que na 5ª jogam os reservas que na 2ª temos o jogo mais importante do ano.
E para a Taça da Liga que meta o Mantorras, o Makukula, o Zoro, o Moretto e os putos da intercalar. Já chega de brincadeira.

Anónimo disse...

"3 Competicoes
2 Ja foram à viola

Ambas antes do natal

ALguem consegue relembrar quando esta situacao tenha acontecido no passado ?"

Dexter, eu não me lembro, mas este e o ano =, por isso vale tudo, sabes que em 6 meses com reforços fraquinhos como os deste ano não se pode pedir muito.

Quanto a Cardozo começa a ser o "Adu" deste plantel, mas em menor escala. Jogue bem ou mal já sabe que tem 1 ou 2 nomes à sua frente que jogarão sempre antes dele.

Pedro disse...

John o Moretto é muito bom nos penaltys, tem calma antes do adversário partir para a bola, não se atira à maluca para um dos lados esperando q a bola lhe acerte.

Não se tratar de se dar ao luxo de ter jogadores de 10 milhões no banco ou não, trata-se sim de ter q escolher os melhores para cada jogo. E para este jogo Cardozo tinha q ser prioridade em relação a Nuno Gomes.

Dexter e Americano estou com vocês, vamos correr com esta gente toda. Tudo para a rua e já!

RMSoares disse...

Achei o Moretto um pouco lento na defesa dos penaltys.
Talvez lhe falte tempo de "braços", mas quando era utilziado sempre foi criticado.... acho que continua a ser o mesmo Moretto.

Continuo a não entender o posicionamento do Ruben Amorim, gostei da entrada do Balboa.

Sentiu-se muito a saida do aimar e com a entrada do Cardozo, passou a ser pontapé para frente para o meio dos centrais do Leixões, deixamos de ter futebol pensado.
Deviamos ter passado a proxima fase da taça, mas tambem não fizemos por isso.

Quanto a expectativas consultem as primeiras conferencias e entevistas do Rui Costa e do Quique. Ninguem encomendou as faixas.

Pedro disse...

Rui o Cardozo entrou a 10 minutos do fim com 110 minutos de jogo corrido num relvado cheio de água. O pontapé para a frente não foi por causa de Cardozo...

Moretto lento nos penaltys? Acho um pouco puxado mas um Moretto "normal" defendia dois deles na boa. Faltou rotina de jogo sem dúvida, mas concordo, é o Moretto de sempre. Aquela excelente defesa a dois tempos mostra q se está perante um grande guarda redes cheio de confiança, é pena poucos perceberem isso.

As expectativas existem pq temos um grande plantel e estamos em primeiro. O problema é q ainda não se percebeu q não jogamos sozinhos....

Anónimo disse...

Quero aqui deixar claro que o Moretto sempre foi pesadão e notou-se mais uma vez em 2 penaltis que qualquer guarda redes mais ágil tinha defendido.

Não se trata de falta de ritmo de jogo porque quando Moretto era titular também se notava que é um guarda redes que tem muito pouca agilidade e primeiro que consigua "cair" para ir buscar uma bola rasteira já esta entrou há que tempos. O homem é pesadão e mãos de manteiga como ficou provado no primeiro remate defendido "à Quim" para a frente. Sorte não haver recarga. E não me venham com a história de flata de ritmo de jogo porque ele sempre foi assim.

Para além do penalti que ficou por marcar sobre Nuno Gomes na 2ª parte e do facto que se Moretto fosse mais ágil teria defendido, no mínimo, 1 penalti, não temos razões de queixa e fomos a única equipa que fez por ganhar o jogo.

Diria que fomos espoliados pelo olarápio e que o protocolo de rotatividade de guarda redes nos tramou. Menos uma prova para desgastar. Mais uma razão para sermos campeões em Maio.

P.S. mas que belo suplente do Moreira dava o Beto. Trocava-o já pelo Quim+Moretto.

* Cenoura dixit

Anónimo disse...

O Quique voltou a demonstrar que uma coisa é o jogo falado - nisso é imbatível, ninguém tem um discurso como o dele - e outra coisa, muito mais complexa é o jogo jogado. É um treinador medroso - só meteu o Cardozo a quinze minutos do fim do prolongamento, não por convicção táctica ou ambição estratégica, mas a pensar já nos penalties - e que falha escandalosamente a mexer na equipa. Um treinador, quando mexe na equipa, tem dois objectivos: Um, se a equipa está a jogar bem, é tentar que ela não oscile com as substituições. O outro, quando a equipa joga mal, é tenta que ela suba o seu rendimento. Por várias vezes, esta época, Quique mexeu na equipa e ela afundou-se. Exemplos: Em Matosinhos, para o campeonato, em Berlim, para a Taça UEFA e na Luz contra o Setúbal, para o campeonato. A equipa estava mais ou menos estável e com as mexidas, a equipa afundou-se. Outros exemplos podemos citar - de facto, não faltam exemplos esta época de inabilidade do nosso treinador a mexer a equipa - e reparem nem estou a falar das deficiências crónicas da equipa, desde a construção do plantel até à montagem do onze inicial. Quem tiver dois dedos de testa, e perceber um bocadinho de futebol, sabem do que é que eu estou a falar. Várias vezes já disse, umas vezes depois de vitórias, outras vezes depois de derrotas - antecipando os profetas da paciência e da propaganda oficial que escrevem que eu só cá venho depois das derrotas - que este Benfica não é convincente. Nem dentro do campo, nem fora do campo. Mais um exemplo de como ss trabalha mal, também fora do campo. Este senhor que apitou o jogo e mais uma vez foi de uma astúcia assustadora para um árbitro, foi parcial e não conseguiu esconder que está a mando do designado sistema. Todos sabemos disto, é impossível que os nossos dirigentes não saibam disto. Uns, porque andam mais preocupados com a gestão da sua imagem, outros porque andam preocupados a ver se o Benfica não acaba como o Boavista, outros preocupados com a contabilidade criativa e finalmente o presidente incomodado com os graves problemas financeiros do clube que podem estourar a qualquer momento, não fica ninguém para se preocupar com estas minudências dos árbitros e de certos senhores que prejudicam o Benfica sistematica e mafiosamente.
Eu bem sei que vos doi que cite aqui uma vez mais José Veiga: Lembram-se da pouca vergonha do jogo do estádio da Luz contra o FC Porto, de um golo de Petit que não valeu e duas grandes-penalidades não assinaladas contra o Porto? Lembram-se bem. Eu lembro, porque foi dos maiores roubos da história do futebol e com este Olegário e com este adversário a história dos últimos vinte e vinte e cinco anos, multiplicam-se os episódios que prejudicam constantemente o Benfica. Pois bem, depois disso, o nosso antigo director desportivo fez uma guerra tão tenaz e bem sucedida a Olegário que este senhor esteve um ano e meio sem apitar jogos do Benfica. E o exemplo frutificou entre outros árbitros que passaram a respeitar o Benfica, os seus jogadores e os seus dirigentes. Quando outros imbecis falam do colinho do Benfica quando foi campeão, o colinho foi este, assegurar que os árbitros e o Vice-rei do Norte não brincavam com o Benfica. Nada foi feito que envergonhasse a história do nosso clube e nada foi feito que pudesse cobrir de vergonha os adeptos do clube. Mas foi feito o suficiente para equilibrar as forças e para assegurar que dentro do campo o Benfica seria respeitado por todos os Olegários deste país. E passado ano e meio, o senhor Olegário voltou a apitar um jogo do Benfica, no Algarve, para a Supertaça, que o Benfica de Koeman venceu. E o senhor Olegário portou-se razoavelmente e finalmente percebeu que não se brinca com o Benfica. Infelizmente, no nosso clube mudaram os protagonistas e voltou a mudar igualmente o respeito destes Olegários pelo clube, porque o clube nada faz, preocupa-se mais com as outras coisas a que já fiz referência. Por exemplo, um director-desportivo não deve apenas preocupar-se em escolher jogadores e depois encaixá-los na estrutura existente. Não pode apenas andar aos gritos nos túneis, quando as coisas correm mal, tem de se envolver no futebol real, tem de dar a cara, tem de ser antipático quando tem de ser, tem de dar murros na mesa e não pode, não pode mesmo, ter como prioridade o cuidado com a sua imagem. Eu quero lá saber se a imagem de Rui Costa é boa ou má, se o departamento de comunicação controla a informação nos meios de comunicação, se depois, no futebol real, onde se ganham e perdem campeonatos, o Benfica não é respeitado. Isto que acabo de escrever é a minha opinião e principalmente um convite à vossa reflexão. São muitos anos de erros, disparates e muita fé em soluções messiânicas que nunca deram bom resultado.

Pedro disse...

Cenoura o Moretto não é ágil????? Estás totalmnte enganado. Se há coisa q o Moretto é é ser ágil. É muito ágil e com excelentes reflexos. A defesa q falas foi excelente, pq ao contrário do q dizes, ele não a socou para a frente como Quim faria, mas defendeu para agarrar a bola. Um guarda redes mediano teria socado para a frente podendo muito bem a bola ir cair aos pés do jogador do Leixões.

Diabo acho curioso q arrases Rui Costa por aquilo q faz nos tuneis e depois tragas esse exemplo do Veiga após esse roubo do Olarápio. Não faz o minimo sentido. Como é q podes atacar um e defender outro? Onde está a coerência???

Estou à vontade pq fui dos poucos q defendi Veiga nesse tempo por esse motivo.

Anónimo disse...

Respeito a tua opinião, Pedro, em relação ao Moretto, mas reafirmo o que disse e não concordo mínimamente contigo nesse assunto.
Mas iremos ser campeões.Abraço.

*Cenoura dixit

John Billy #37 disse...

Diabo concordo inteiramente com o teu último comentário.
Lamento que a nossa direcção não diga nada sobre as lamentáveis nomeações que temos levados nesses últimos jogos. Levar duas vezes o Olarápio contra o Leixões não é coincidência.
Levar já duas vezes o Xistra fora de casa não é coincidência.
Alguma crítica ao Vitor Pereira? Nada. Se fosse com os corruptos ou com os lagartos já havia pedidos de demissão. Parecemos uns cornos mansos. Somos comidos por trás mas damos sempre boa cara.

Em relação à gestão do Cardozo, o Quique está a mostrar-se simplesmente ridículo.
Como é possivel o melhor marcador jogar 12 minutos neste jogo? Jogar zero minutos contra o Marítimo? Jogar zero minutos contra o Olimpiakos?
Se é para isso, o Makukula ou o Mantorras chegam perfeitamente. Ou então não se emprestava o Adu, que esse ao menos marcava uns golitos quando entrava na parte final.
Se é para continuar com esta gestão do Cardozo mais vale vendê-lo em Janeiro.
É de lamentar essa inoperância em montar um sistema de jogo do qual saia beneficiado o Cardozo. Até o Camacho e o Chalana o conseguiram.

Anónimo disse...

Já agora, e para desmistificar de vez a suposta falta de ritmo do Moretto, o Moreira quando defendeu um penalti identico ao que o Moretto quase defendeu, não estava também com falta de ritmo?
Basta olhar para os dois lances para concluir que Moretto é "pesado".

Pedro disse...

É pá...

Ninguem está a desculpar o Moretto pq é ridiculo alguem ter q desculpar um gr por não defender penaltys. Moretto tb já defendeu penaltys sem ter ritmo de jogo. Sobre ele ser pesado aconselho a revisão do Setubal-Benfica em q ele jogou contra nós de dos jogos contra o Barcelona. Se aquilo é ser pesado e pouco ágil então a vossa exigência para um guarda redes é, simplesmente, extreterreste.
:)

John Billy #37 disse...

A questão não é Moretto. Até podia ser o Casillas ou o Buffon.
Cabe na cabeça de alguém lançar um jogador sem 1 minuto de utilização num jogo daquela importância?
Já não há margem para falhar, espero que o Quique não invente mais esta época.

PS: cinco penáltys, cinco golos. A realidade é essa Pedro.

Anónimo disse...

Diabo tens toda a razão. Chega de ser roubado e ninguém falar. Parece que só os adeptos veêm e a inoperância do Rui quase que faz parecer que nós é que vemos mal o futebol. Se o Paulo Bento está sempre a falar dos árbitros e não só não é castigado como é sempre ajudado...porque raio ninguém do benfica fala? Não entendo como estamos em 1º numa das épocas em que me lembro do benfica ser tão roubado. Já vão 6 penaltys não assinalados a favor do clube e agressões constantes ao nossos 3 artistas e nunca ninguém nesta época falou. Porquê?

Estou-me a cagar para a classe e ética. Preocupa-me que todos os jogos o clube seja roubado e que o não falar leve a mais roubos. Qualquer dia levamos amarelo por entrarmos antes do árbitro no campo para a 2a parte ou por marcarmos um golo por rematar a bola com muita força!

É o Benfica mas parece o Aves ou o Paços...nós é que parecemos os coitados dos pequenos.

Toda a gente reconhece a boa gestão do plantel por parte do Rui e a voz de comando que representa para os jogadores...e o resto? o Rui não tem que fazer mais nada? Quem defende os nossos interesses e os do clube?

Reflictam de faz favor

Anónimo disse...

"Dexter e Americano estou com vocês, vamos correr com esta gente toda. Tudo para a rua e já!"

Pedro, essa frase mostra desespero, porque em centenas de comentários aqui eu (e penso que o dexter) nunca disse isso. Mas compreendo que face a 2 provas em 3 terem ido ao ar, e o melhor GR do Benfica não ter defendido um penalty (apesar de teres descoberto uma grande defesa que só tu viste), estejas assim.

Pedro disse...

O q eu acho extraordinário é q as vossas criticas cheguem ao cumulo de acusar um gr de não ter defendido penaltys. Um dia, de certeza, vocês irão parar e pensar nisto tudo e perceberão, então, o absurdo do q disseram aqui.

Vocês pôem em causa tudo de uma forma q eu não percebo. Dizem q não querem q os gajos sejam corridos a pontapé mas criticam de uma forma q não dá a entender. Para vocês nada presta, nada está bem, é tudo miserável, cambada de coxos, contratações erradas, tudo jogadores da treta pagos a peso de ouro, não se joga nada e não se ganha a ninguem e depois dizem q não querem correr com eles?

Mas sim...fomos eliminados pq Moretto não defendeu penaltys. Rua com o gajo.

Anónimo disse...

Pedro, em 3 provas saímos de 2. Ito são factos. As razões cada um encontra as que quer, mas é incntornável que vamos passar o Natal afastado de 2 provas, coisa que não acontecia há anos.

André Leal disse...

O Moretto defendeu um penalty bem marcado pelo Ronaldinho Gaúcho... Ontem não defendeu dois por manifesto azar, ou pela chuva. Não foi culpa do Moretto, na minha opinião. As culpas, no meu entender foram, por ordem:

1- Árbitro: gostava de poder mudar o discurso mas o Penalty aos 89 minutos sobre o Nuno Gomes é tão claro que até enjoa. Para não falar do lateral direito do Leixões, que sempre que lhe marcavam uma falta levava as mãos à cabeça e punha-se de cócoras, sem levar o respectivo amarelo (segundo o critério do Olarápio)
2- Desinspiração do Suazo e Aimar.
3- Equipa do Leixões: Muito organizada e compacta defensivamente.
4- Azar dos penaltys: O Chumbinho não merecia que a bola tivesse entrado.
5- Quique: Devia ter aproveitado o Cardozo antes, nomeadamente quando o Leixões estava a dar o berro e a fazer muitas faltas ao pé da área.

Anónimo disse...

factos são factos.

na taça uefa, após ganhar-mos ao Napoli, estamos a ser cilindrados na uefa...um empate na alemanha, e depois duas tareias tácticas contra turcos e gregos.

não não quero nem peço a cabeça de quique. mas realmente não se percebe porquenão aposta em cardozo. aimar só em 4-3-3. como 2 avançado é um jogador a menos.

Agora é "simples": taça da liga que joguem as reservas e no campeonato não desculpas. não quero ver lesões musculares em gajos que vão jogar 1 vez por semana, não quero ver a equipa sem qualidade e capacidade táctica. restam APENAS 19 jogos até maio...ou seja 4 jogos por mês (sem contar a com a carlsberg)... não há desculpas para a equipa não entrar em campo com as condições físicas, tácticas e técnicas no TOPO!

claro que olegários, xistras e AFP vão andar aí...mais um motivo para nos unirmos e LUTAR contra corruptos e subservientes verduscos!

Anónimo disse...

taça de portugal com o caralho, taça uefa com o caralho, nivel de campeonato, nota-se que a equipa a qualquer momento vai descarrilar, reforços espera-se nada, se conseguirem para o ano manterem o reys já vai ser bom, que fara omprar mais, futuro negro, o principio do fim!!!!

Anónimo disse...

nao, caro ultimo anónimo... isto é o principio do renascimento do clube - será o principio do fim, se estivermos sempre a mudar de plantel, jogadores e direcção! se mantivermos esta equipa, daqui a 3 anos seremos a melhor de Portugal (de longe)! Mas aqui até lá, vai haver desgostos. com o tempo chegaremos lá - o bruno alves e o bosingwa ao inicio eram uns "mancos" e agora são mto melhores jogadores - e olhem para o que eu vos digo (pode até parecer um grande disparate mas o tempo dirá se sim ou não - mas o bynia e o maxi ja não os mancos do ano passado - já tão a crescer)!

Pedro disse...

Americano da mesma forma q vais passar o Natal em primeiro lugar coisa q não se via há anos.

A questão é simples: se achas q com esta equipa técnica não vamos a lado nenhum, se achas q não há hipoteses de triunfarmos deves assumir essa posição. Eu assumi essa posição qd Santos era treinador do SLB. Bem cedo na época disse q o gajo não prestava e q o Benfica nunca teria sucesso com ele ao leme por isso, desde cedo, pedi a sua saída. Lembro-me bem das "discussões" q tivemos onde tu foste muito mais tolerante e paciente com ele do q estás a ser agora com Quique/Rui. Não me importo nada q tu assumas essa posição e a defendas. Sei q sofres tanto pelo SLB como eu, isso não está em discussão. Mas não percebo o teor da maioria das tuas criticas. No meu posto estão lá criticas fortes a Quique mas apesar disso tenho confiança no trabalho desenvolvido. Coisa q nunca tive com Santos, nem com Koeman e muito menos com Camacho. E em todas estas situações assumi, sem problemas, q eles deveriam sair o mais rápido possivel. Actualmente tenho confiança nesta equipa. É tão simples qt isso. Se vamos ganhar, se vamos perder, é pá, já perdemos duas Taças. A partir daí não sei. Mas sei q se continuarmos o trabalho iremos vencer, hoje ou amanhã, não sei, mas iremos vencer. É essa confiança, essa crença, q hoje tenho e não tinha ontem q me dá alento.

Anónimo disse...

Pedro, às vezes não percebo...Ou ainda estás na idade da inocência e aí, nada a fazer a não ser esperar que daqui a alguns anos possamos ter uma conversa adulta, ou então, como não consegues desmontar um único argumento que se prenda com resultados e o que está à mostra, então desconversas...O que é que gritar nos túneis tem a ver com o trabalho de bastidores que o Veiga sabia fazer e estes nabos não? Diz-me lá, o que é que o cu tem a ver com as calças? E quando falo de bastidores não falo das nojices que os corruptos fazem, mas sim de trabalho para evitar que os campeonatos se possam ganhar fora do campo? E já agora, Pedro, não achas estranho que o Rui Costa faça esse barulho todo nos túneis - esta época já o fez várias vezes, -e depois em público não faz uma única reclamação, não abre o pio para dizer uma coisa desagradável? Sabes porquê, Pedro? Vá lá, responde a esta pergunta. Em função da resposta, logo te direi se vale a pena continuarmos a ter esta conversa ou não.

Alexandre disse...

Chega a ser humilhante o metralist aterrar em lisboa e dizer que vão jogar com as reservas porque já estão apurados. Não seria suposto ser ao contrário?

Anónimo disse...

Ena, os do costume a aproveitarem para dizer mal da equipa, do Quique, do Rui, etc...

Aposto que todos viram o jogo com o cu bem instalado no sofá. Eu fui ao estádio (bem pior do que esperava) e considero um crime meter o jogo àquela hora. O frio era de rachar.

Perdemos, paciência, por alguma razão eles estão em segundo.

Ricardo disse...

Há quem diga que o Benfica fez tudo para ganhar o jogo. Não me parece. Com um meio-campo com o Binya, e ainda por cima num sistema de 442 clássico, sem médios noutros espaços que não as linhas estanques e previsíveis deste modelo, fica difícil a uma equipa ganhar jogos. É tão notória a dificuldade que a equipa sente em sair a jogar que sinceramente não sei o que é que falta mais para o Quique ver que, se quer jogar neste modelo, tem de abdicar do Binya de uma vezz por todas. Esforça-se, é certo, mas não é jogador para o Benfica - não sabe criar linhas de passe, tecnicamente é muito limitado (recebe muitas vezes mal e, no passe, ui, é terrível) e, além disso tudo, entra sempre de forma demasiadamente viril, não sabe ser inteligente. Portanto, o que se passa é isto:

- o Luisão recebe a bola descaído numa das laterais e faz um passe longo que apanha a defesa adversária de frente a cabecear a bola para os seus médios - perda de bola.

- o Luisão tenta meter a bola no Binya que, sem conseguir arranjar soluções, mete no Luisão outra vez e volta o ponto 1.

- o Luisão mete no Katsouranis que mete no Reyes e espera-se que o homem faça umas fintas para que a bola apareça no Aimar ou no Suazo.

- o Luisão mete no David Luiz que, depois de uma finta elegante no Funchal, pensa que é o Ronaldinho Gaúcho e começa a correr e tenta fintar o adversário. Perda de bola.

Este Benfica não tem capacidade para ter a bola no meio-campo nem para fazer trocas de bola e movimentações que resultem, em ataque organizado, em desequilíbrios. É por isso que vai vivendo da criatividade do Reyes ou do Suazo. Se estes não estão tão bem, é confrangedora a forma como não temos soluções para ultrapassar equipas organizadas, como é o caso do Leixões.

De positivo, a forma como o Maxi parece estar a subir de forma e a evitar os erros estúpidos do princípio de época (ainda que tenha cometido um que nos podia ter custado caro), e como o Luisão tem feito exibições parecidas com as de uns anos atrás. Sidnei, para mim, esteve muito mal ontem. Além de ter falhado um golo escandoloso, ainda fez um passe estúpido que podia ter dado golo do Leixões. David Luiz é central e por isso defende bem bolas altas. Pelo chão, na lateral, tem muitas dificuldades mas... cumpre.

Dezembro, fora da UEFA e da Taça de Portugal. Restam o campeonato e a Taça da Liga. Espero que, pelo menos, estas eliminações sirvam para nos concentrarmos ao máximo naquilo que deve ser a prioridade máxima: a conquista do campeonato.

Ninguém disse que seria fácil - só os crentes é que acham que uma equipa se constrói em 4 meses, ninguém disse que ganharíamos tudo - só os que vivem num mundo à parte podem achar que esta época seria um mar de rosas, mas ainda há objectivos claros e estamos na liderança da Liga. Chateados, claro, desiludidos, sem dúvida, mas sem meter em causa o que pode ser um ano de viragem na vertente desportiva benfiquista. É isto que se espera. Gostava, no entanto, de deixar bem claro que, apesar de apoiar a dupla Quique-Rui Costa, há opções do espanhol que me fazem muita confusão. Começando na escolha de um modelo cheio de deficiências, que não permite o controlo do jogo e favorece apenas o contra-ataque desenfreado mas sem equilíbrio defensivo, e acabando na escolha de alguns jogadores que, claramente, não têm classe para jogarem no Benfica. Binya é um desses gritantes casos.

Pedro, o parágrafo sobre o Benquerença que escreveste é totalmente ridículo. A arbitragem esteve bem. Mesmo quando nada tem a ver com alguma injustiça, parece estar já na cabeça de muitos benfiquistas dizerem mal do árbitro. Assim não. Não somos do Lumiar, somos o Benfica. Já chega de tanta lamúria injustificada.

Tiago disse...

Duas notas:

Pedro, a defesa que classificas excelente do Moretto a 2 tempos, foi a única que fez no jogo todo e devo-te dizer que a bola nem à baliza ia :)

Ricardo: Aos 90+3' há um penalty sobre Nuno Gomes com o Joel a usar o braço esquerdo para lhe agarrar a perna direita.

P.S. Dexter, a conversa do ano 0 foi dita na conferência de imprensa de apresentação do Quique.

John Billy #37 disse...

Já sei o que vou pedir ao Pai Natal:
Uma televisão igual a do Ricardo.
É que na minha vi mergulhos do wesley que deram faltas imaginárias, vi cartões amarelos ridículos ao Sidnei, ao Reyes, ao Nuno Gomes e ao Binya, vi cartões amarelos perdoados ao animal do LD do Leixões e ainda vi o Joel a agarrar a perna do Nuno Gomes dentro da grande área.
Que porcaria de televisão que tenho.

Tiago disse...

Já agora, Diabo... Da 6ª (ou 7ª não me recordo) jornada da época 2004-2005 até ao primeiro jogo oficial da época 2005-2006 passa 1 ano e meio?

Não sabia...

Pedro disse...

Diabo tu é q desconversas todos os assuntos. Ou então não te lembras. Mas o Veiga, no final desse jogo em q o Olarápio nos ROUBA um golo limpinho, fez uma escandaleira brutal, com o Nuno Gomes metido ao barulho na conferência de imprensa. E esse tal jogo de bastidores que falas não sei onde teve resultados positivos pois nessa época fomos roubados até à exaustão. Se fores ao arquivo deste blog, aos primeiros posts do inicio do blog, encontrarás lá um q aponta vários erros contra o SLB em jogos q, felizmente, conseguimos vencer. E não esquecer a escandalosa roubalheira q foi o Penafiel-Benfica antes da recepção ao Sporting. Portanto não me parece q o Veiga tenha tido muito sucesso nesse prisma. Mas não se calava, Veiga dava o corpo às balas e isso sempre lhe dei valor. Se tivesses atento ao q escrevo e não apenas lesto a criticar tudo e todos já terias percebido q eu sou daqueles q defende q o Benfica deve fazer MUITO barulho contra os árbitros e jornalistas. Q devemos sempre apontar os erros q nos prejudicam. Sempre. Mas não pode ser o Presidente nem o Treinador. Pode muito bem ser o Director Desportivo ou o Director de Comunicação. Alguem!!

Sobre a tua pergunta a resposta é simples: Não sei. Da mesma forma q tu não sabes. Terás uma opnião da mesma forma q eu terei outra. Provavelmente diferentes. Mas meias palavras é que não. Se queres debater debates se não queres debater não debates, esse tipo de ultimatos a mim entra a 100 e sai a 200.

Ricardo, gosto muito de ti, mas em termos de arbitragens és muito ingénuo. Muito mesmo. Se achas q a arbitragem do Olarápio foi boa pouco mais há a dizer. Só te digo q actualmente são estas arbitragens q controlam tudo e não os simples penaltys por assinalar ou golos anulados. Vê o video q está linkado no post e diz-me como é possivel um árbitro não marcar aquele penalty. E depois falamos. E não me desculpei com a arbitragem. Em relação ao futebol jogado concordo ctg. Falta algo a este meio campo. Conseguimos controlar a bola e fazê-la correr pelos jogadores mas falta objectividade qd se trata de a fazer chegar ao ultimo terço do campo. Mas isso é um problema do 442 clássico. Depende da capacidade dos alas em abrirem jogo e servirem os avançados.

T, em parte alguma disse q Moretto fez uma exibição excelente nem sei se disse se a defesa q fez foi excelente. Moretto teve uma noite muito tranquila onde pouco esteve em jogo. O q eu digo nessa defesa é q só um bom gr com muita confiança faz a defesa como Moretto fez. Quim teria socado a bola e como Quim é muito mais pequeno q Moretto e muito menos ágil, muito provavelmente a bola teria sido socada para a frente da área como já aconteceu n vezes. Um gr vulgar teria defendido dessa forma. Um bom gr teria procurado agarrá-la como Moretto fez. É só isso q eu digo.

Tiago disse...

Um bom guarda redes saberia ela ia ao lado e deixava-a sair faria o que ele fez.
Um grande guarda-redes deixava-a sair para pontapé de baliza :)

Pedro disse...

Achas mesmo isso t, achas mesmo q um bom gr não se fazia a um remate daqueles, naquela posição, fiando-se no golpe de vista?

Ok...não discuto mais isso.
:)

Tiago disse...

Pedro, eles lançam-se mas tiram as mão. Até eu já fiz isso pah! Mas confesso que quando tirei as mãos caiu me tudo... mas eu não sou profissional e no ultimo treino dei um frango quase tao mau como o ultimo do QUim LOL

Anónimo disse...

Bolas ainda tive paciencia para ler os comentarios todos e fico pasmado.
Discute-se o Olegario
Discute-se o Moretto
Discute-se o Natal

Mas discutir aquilo que realmente interessa que é o facto da equipa em campo parecer um harmonio, que, tal como disse o Jorge BAptista, é INADMISSIVEL uma equipa que depois do jogo ande a chorar pelos cantos porque foi eliminada e tenha feito 2 ou 3 remates de perigo à baliza durante 120 minutos....isso nao preocupa ninguem.

O meio campo anda aos papeis, o 4*4*2 com Aimar naquela posicao é RIDICULO. Ninguem pressiona e Bynia e Katso fazem pela vida.
Mas isso parece que todos ja viram....todos ....menos quem manda pelos vistos.

Pedro,

com Santos para ti a equipa nao ia a lado nenhum...muito bem.
Mas diz-me uma coisa, com Santos, na altura do natal ainda andavas a sonhar com a UEFA e com a taça. Ou tambem para ti isso ja era lixo ?
Bom, pelo menos em materia de facto nao era. Esta epoca em materia de facto ..... é lixo.

QUanto a essa historia do RUA COM TODOS, pedro isso ja nao ha pachorra, como diz o americano isso é desepero puro.
Agora ate ja dizes isso com o Moretto....livra.

Anónimo disse...

Quanto ao Quique dizer PUBLICAMENTE que definiu para este ano no benfica o ANO ZERO......para mim isso tem uma palavra ... VERGONHA

Mas passa pela cabeça de um Santos, chegar ca e dizer "Este é o Ano zero", mas passa pela cabeça de um Scolari chegar ao chelsea e dizer "pessoal eu sou novo aqui e tal pá este é o ano zero", mas passa pela cabeça de alguem uma coisa dessas ???
FDX nem o Chalana disse isso !
Mas estamos a brincar ou que ?

Que ele diga isso quando vem para um clube que esta em guerra civil, que tenha perdido 90% dos jogadores, que tem um plantel que e uma merda, que tem coxos no plantel....isso tudo bem. Mas porra nao me parece que fosse esse o nosso estado. Que me lembre vagamente aind aa pouco tempo fomos campeoes com o dito senhor velhinho do qual nao se pode dizer o nome, aind a apouco tempo um tipo conhecido por TITIN e que nao percebia um CU de bola meteu a equipa nos quartos da champions, aind aa nao muito tempo um tuga que passou por ca que tambem ao que dizem nao via um boi disto meteu a equipa nos quartos da uefa.

Portanto, chegar aqui e dar a ideia que se aterrou em Marte com meia duzia de coxos....FDX isso cola com alguns. Comigo isso tem varios nomes..... MEDO....VERGONHA....COBARDIA....

Anónimo disse...

Também tu Ricardo! Só falta agora que o Algarviu e o David entrem também nessa vossa onda contestatária das opções do Quique! Eu leio cada barbaridade que me dá cada vez mais vontade de definitivamente passar ao lado deste blogue.

Depois da brilhante prestação na Madeira entrámos com a mesma equipa inicial e fizemos entrar os nossos melhores suplentes. Não era isto que era exigido a qualquer treinador? Será que ainda não perceberam que do outro lado estava uma equipa muito motivada e bem orientada? Nos 120 minutos jogados o Benfica foi sempre superior ao adversário. Mereceu ganhar apesar do desacerto das suas estrelas (muito bem anuladas, diga-se!). Não me venham agora com Cardozo em vez de Nuno Gomes ou com Yebda em vez de Binya. Se querem entrar nesse campo das opções do técnico seria melhor que as definissem antes do termo do jogo e as justificassem de modo a percebermos onde é que o Quique vai errar, ou está a errar. Depois do jogo é fácil dizer que ao contrário teria sido muito melhor.

Não tenho dúvidas que temos o melhor técnico dos últimos anos. Espero que cumpra o seu contrato e haja condições financeiras e motivação da sua parte para o renovar.

Anónimo disse...

O problema do meio campo que Ricardo salientou é evidente, e por isso fica a pergunta: é admissível que quase a termnar o ao ele NUNCA tenha experimentado o Ruben com o Kat? Ainda ontem quando entrou o Balboa não podia passar o Ruben para o meio e testar a opção? Este esquema só funciona com 2 médios centro que saibam atacar e defender, e esses 2 sao Kat e Ruben. Se um treinador não vê isso em 5 meses, ou se não percebe que num terreno como Matosinhos o Cardozo é o nosso avançado mais útil (até já la marcou este ano), então fico muito preocupado...

Anónimo disse...

Americano, o teu caso também já começa a preocupar-me. O Katsou e o Ruben não conseguem segurar o meio campo. Qualquer deles ataca melhor que o Binya mas defende muito pior. E quanto ao Cardozo ser o nosso avançado mais útil estamos conversados. Não foste tu que há cerca de duas semanas o criticavas pelo imobilismo e acomodação? O Suazo e o Nuno fizeram um jogo maravilhoso há apenas uma semana.

Neste momento a melhor equipa é aquela que entrou de início nos dois últimos jogos e os melhores suplentes são os que entraram mais o Yebda e o Léo. Os Guarda-Redes são de valor idêntico.

João Bizarro disse...

Um presente de aniversário bem envenenado!!!

Rai's parta!

John Billy #37 disse...

Anónimo, da minha parte fique bem claro que o Quique é o meu treinador.
Alias, para mim os contratos são para se cumprir. Sou contra "chicotadas psicológicas". Para mim trocar de treinador só serve para desculpabilzar os jogadores.
Apesar de concordar com a grande maioria das ideias do Quique, a utilização do Binya por exemplo (desde que faz dupla com o Kats o Benfica nunca mais sofreu no meio campo mas há muitas pessoas com a memória curta), há coisas com as quais não concordo.
Não concordo com a pouca utilização do Cardozo nem com a utilização de um guarda redes suplente num jogo daquele calibre. Isso foi simplesmente menosprezar o valor da Taça e do adversário.

Mas para mim o Quique continua a ser dos melhores treinadores que passou em Portugal, e espero que fique muitos anos a frente do Glorioso.
Mas não te iludes, Anónimo. Se o Benfica não for campeão este ano, não vais ter continuidade nenhuma de trabalho. Basta ver o "povão" sedente de sangue que anda por aí e estamos nós na liderança.
Imagina só se o Benfica passa para o 2º ou 3º lugar! Vai o Quique para a rua, o Rui, o Vieira e nem o Estádio da Luz escapa.
Por isso peço outra vez ao Quique para se deixar de invenções e concentrar-se unicamente no campeonato.

Pedro disse...

Dexter acredita q o problema não é a minha visão das coisas, é sim a tua visão das coisas. Tu nem sequer colocas em equação o valor do adversário pq todos as equipas contra quem o Benfica joga para ti têm q ser cilindradas (não sei q Benfica tens visto nos últimos anos...) e não colocas na equação o estado do relvado q tornou impossivel qqr brilhantismo técnico q a equipa do Benfica pudesse aplicar em jogo. Por isso só restava uma coisa: Lutar mais q o adversário, ganhar o confronto fisico e procurar o golo atacando e pressionando o adversário para a sua baliza. E isso o Benfica conseguiu.

Podemos e devemos discutir pormenores técnico ou tácticos como sempre se fez com qqr treinador em qqr época mas fazer de Quique o demónio pq não ganha todos os jogos por cabazadas não faz sentido.

Tu com Santos sonhavas com a Uefa e com a Taça de Portugal? Ok...e com o campeonato sonhavas? Acredito em ti se disseres q sim mas eu não acreditei nem por um segundo. Infelizmente o tempo deu-me razão e infelizmente o q eu previ para a época seguinte aconteceu muito rapidamente. Este no eu acredito. E fico muito contente por ter sido Rui Costa a dar-me essa crença. Agora se essa crebça chega? Claro q não. No fim quero conquistas, mas agora só posso ter crença e isso estou a ter. Com Santos, com Koeman, com Camacho nem direito à crença tive. Tão simples qt isso.

Colocares Trappatoni no mesmo saco q os outros estarolas é má fé. Trap é um senhor com um CV q fala por si. Koeman pôs a equipa nos quartos de final mas internamente foi um vergonha e Santos conseguiu perder a Uefa da forma q perdeu...Volto a perguntar: com algum destes dois estarolas tiveste fé em ser campeão? Eu não tive. Agora tenho.

Anónimo o Cardozo tinha q entrar mais cedo no jogo. Não se trata de falar antes pq antes não sabíamos q ía chover daquela maneira. Se aceito q Aimar tivesse sido titular já não aceito q Cardozo não tenha sido a primeira opção. Acho q 5 meses é suficiente para se perceber das características dos nossos principais jogadores e Nuno Gomes é zero num relvado destes. Cardozo teria sido muito mais útil por todas as suas características.

Em relação ao colocar Ruben no meio ao lado do Kats tb sou daqueles q gostava de ver isso acontecer para ver como corre mas este não era o jogo indicado. Binya é o único "carregador de piano" q a equipa tem e num relvado daqueles o camaronês ra fundamental. Para sair ele teria q entrar o Yebda para o seu lugar. Tinhamos q ter força e musculo no meio campo.

Tb acho q temos o melhor treinador dos ultimos tempos. Mas não é infalível, tem os seus erros e as suas limitações, mas nota-se claramente q percebe de futebol e sabe o q quer.

Anónimo disse...

infelizmente continuo a ver o que vejo há anos...

bola no luisão? BICO para a frente...ENOJA JÁ!

em 4 médios não há um que recue e pegue na bola?

amorim e kats seriam a minha dupla de meio campo. com aimar a 10, suazo na direita, reyes na esquerda, e o MELHOR AVANÇADO DO SLB, Cardozo, na frente.

relembrar aos mais distraidos, que o "homem alto" fez mais de 20 golos o ano passado com uma equipa mediocre a sustenta-lo...

e o Benfica? com jogadores de 10 milhoes no banco...parece que joga com Ibra e Etoo a titulares...

Anónimo disse...

A nova versão da Gloriosasfera apresenta mais de 150 blogs sobre o Glorioso Benfica listados por actualização e por ordem alfabética.
Foram ainda introduzidas diversas fontes de informação sobre o Benfica com actualização automática.

gloriosasfera.blogspot.com

porque os blogs sobre o Benfica são um património Glorioso.

Viva o Benfica

Anónimo disse...

Anónimo, até eu me preocupo comigo mesmo quando dou troco a alguém que nem assina um comentário, mas como comecei o dia bem disposto, vou "desenhar a minha opinião:

- Defendo Kat e Ruben, e a minha crítica prende-se com o facto de Quique NUNCA ter experimentado a dupla que aos olhos de muitos adeptos é a melhor. Dizer que Kat e Ruben defendem pior que Bynia é uma opinião, mas até aí discordo frontalmente, Bynia em termos de posicionamento e ocupação de espaços fica a léguas de qualquer um dos 2. Seja como for neste esquema de Quique (que detesto, mas isso é outra questão), é fundamental um médio com capacidade de passe que receba a bola junta aos centrais e saia com ela jogável. Há 3 que têm essa capacidade no Benfica, Katsourains, Ruben, e Carlos Martins. O último sim não defende nada, além de andar completamente desinspirado no passe, logo têm de jogar os outros 2. Não jogando vai-se repetindo vezes sem conta o que se volta a ver bastante: Luisão a iniciar os lances com pontapé para a frente, táctica que Camacho usava muito, e que revela uma total incapacidade em pôr a equipa a jogar. Se em 5 meses a principal iniciativa de futebol atacante do Benfica é um charuto do Luisão, ou dar a bola ao Reyes e esperar que ele finte toda a equipa adversária, então qualquer um pode ser treinador.

- Quanto a Cardozo o que eu critquei aqui, e volto a criticar as vezes que forem necessárias, foi a falta de atitude que ele revelou em certos jogos. Sendo um resultadista como sou, um jogador que marque mais de 20 golos por época é sempre útil, e o que me irritou mais é que ele contra o Setúbal apesar de não ter marcado mostrou vontade, participou sempre no jogo colectivo da equipa, por isso merecia mais continuidade. Na Madeira compreendo que se apostasse em Aimar e Suazo de início, em Matosinhos tinha de ser Cardozo e Suazo, não pode haver lugares cativos (mas existem). Não o lançando a titular, quando saíu Aimar tinha de ser ele a entrar, não que eu não goste do Nuno, mas devido ao jogo que se apresentava. Ler o jogo do banco é outra virtude que Quique ainda não demonstrou ter, muitas vezes a equipa piora com as substituições.

"e Santos conseguiu perder a Uefa da forma q perdeu..."

Pedro, eu percebo a tua fé, não percebo algumas coisas que escreves. Santos perdeu a UEFA depois dum jogo em que massacrou uma equipa bastante razoável do Espanhol (treinada por um senhor que ainda há dias nos deu 5), e que apenas por muita infelicidade (e alguma azelhice dos avançados) não passou às meias-finais. Comparado com este ano foi obviamente um luxo, é triste dar razão ao Alexandre, mas eu pelo menos sinto vergonha de ver uns ucranianos quaisquer que eram 5os cabeça de série virem passar férias a Portugal e rodar jogadores contra o último do grupo.

Uma última questão, para os que falam de fé, e tempo, e evolução, alguém me pode explicar porque é que os 2 melhores jogos da época (Sporting e Nápoles) foram no seu início? E porque é que a derrota mais pesada da época foi há pouco tempo? Evolução mudou o seu significado?

Anónimo disse...

Pedro,

"Tu nem sequer colocas em equação o valor do adversário pq todos as equipas contra quem o Benfica joga"

UPA UPA
Esse Leixoes !! Essa maquina infernal de jogar Futebol. Esse Real Madrid do Futebol Portugues.
Para nao falar no Penafiel que foi à rasca à rasquinha. Mas esses tens razao, sao o Barcelona da 2ª liga.
E o GALA ??? UI
E o Hertha ? UPA

Poupa-me PEdro.

"Santos conseguiu perder a Uefa da forma q perdeu..."

LOL
Pedro tu estiveste na luz a ver esse jogo ?
Sobre isso so te digo uma coisa, no dia que Quique meter a equipa a jogar à bola como eu vi o benfica jogar nesse dia....depois disso conversamos.
E sim, nao gosto do santos, nao acho que seja treinador para o benfica. Que fique ja claro.
Repito, no dia que eu vir o Quique meter o benfica a jogar à bola como nesse jogo eu vi o benfica jogar....conversamos.
Ate la vai-te desculpando com o relvado, com a chuva, com o arbitro, com o azar e com a lotaria.

Tiago disse...

Dexter: chegou ? Não. E levou uma bola no barrote e viu um penalty ser poupado. O resto são pormenores...

Anónimo disse...

Nao nao chegou. Se tivesse chegado tinhamos passado.

Assim como nao chegaram os 2 unicos remates à baliza que fizemos em 120 minutos de jogo este sabado.

Pedro disse...

Americano li algo nos comentários da Tertulia com o qual concordo em absoluto. Muito se fala dos 5 meses mas pq ser-se tão exigente com Quique e Rui Costa por em 5 meses não resolverem todos os problemas do SLB qd no passado recente não se resolveram os mesmos problemas em 3/4 anos? E antes disso em 10/11 anos? Eu acho q estamos bem melhores do q estavamos nesses períodos. E só em 5 meses. São visões diferentes.

Eu já vi benfiquistas desejarem, publicamente, derrotas do clube mas, tirando esses, todos os outros se sentiram incomodados e tristes com as derrotas Uefeiras. Ninguem gosta de saber q o próximo jogo com o Metalist é a feijões. Não vejo grande sentido em fazer essas afirmações...ficaste concerteza tb muito incomodado com a derrota com o Gondomar em casa, ou com o Varzim na época de Santos, ou com a eliminação com o Getafe ou Espanhol, etc. Ninguem fica contente com derrotas.

Dexter e continuas a desprezar os nossos adversários. O Leixões não é o Real Madrid mas é o segundo classificado da Liga q venceu em Alvalade e no Dragão...Mas sim o Benfica de Quique tem q ganhar a todos por 15-0...

No dia q Santos levar o Benfica ao primeiro lugar falamos...

Anónimo disse...

"No dia q Santos levar o Benfica ao primeiro lugar falamos"

Olha pedro, Deita os foguetes por passar o natal em 1º SEM a certeza de em Maio mandares os mesmos foguetes.
Uma coisa é certa, os anos anteriores andavamos a mandar foguetes no natal pelas campanhas europeias e taça de portugal e este ano garanto-te e podes escrever se tiveres duvidas....no natal ja nao mandas foguetes por competicoes europeias nem taça de portugal. Sabes porque ? Porque ACABOU-SE.....FINITO.....FORAM-SE

É a ligeira diferença.
Ligeira.

Anónimo disse...

"Dexter e continuas a desprezar os nossos adversários"

Sim verdade.
Enquanto esses colossos derem pelo nome de LEIXOES, HERTHA, METALIST, GALA e OLYMPIACOS..... sim vou continuar.

A nao ser que baixem o orçamento para os valores desses clubes.
Se o fizerem ....... aí sim dou o devido valor ao Leixoes.

Ate la..... nao posso Pedro.

Nao posso admitir que um Ferrari perca uma corrida com um Mini.

Sorry.

Tiago disse...

Adoro esta ode ao futebol do F. Santos. Fazem a ode ao futebol dele, mas objectivamente, os 2 jogos que tanto são elogiados acabaram com 0-0 no marcador.

É um facto, ou não ?

Anónimo disse...

"Muito se fala dos 5 meses mas pq ser-se tão exigente com Quique e Rui Costa por em 5 meses não resolverem todos os problemas do SLB qd no passado recente não se resolveram os mesmos problemas em 3/4 anos?"

É aqui que está o busílis da questão, falas em ser "tão exigente"?! O que sinto é exactamente o contrário, apesar de se ter feito um investimento inédito no futebol do Benfica (e isso obriga a que se exija), a maior parte da nação benfiquista não exige nada, apenas quer ver, ou fingir que vê, trabalho. Se é para não exigir títulos, faz algum sentido ter cá emprestado o Suazo? Não seria mais lógico consolidar uma equipa que aposta nos nossos activos do que apostar em activos do Inter que para o ano já não estarão cá? O problema é que muita gente fala em "projecto", em "paciência", em "tempo", mas não duvidem minimamente que quem manda no Benfica quer títulos e já, daí ter na minha opinião talvez até comprometido a saúde financeira do clube para dar tudo o que o treinador e DD querem. Por isso volto a dizer que para mim é simples: se ganharmos alguma coisa, especialmente o campeonato, o trabalho é obviamente positivo. Se não ganharmos nada mas chegarmos ao fim da época a jogar futebol a sério (não isto que alguns querem acreditar que é uma evolução na equipa), e não ganharmos por pouco, admito que se aposte mais um ano na mesma estrutura. Se por infelicidade nossa não ganharmos nada e ficarmos fora da Champions, então meus amigos a época foi um fracasso e alguém terá de ser responsabilizado, devendo o Presidente convocar eleições antecipadas, e o DD e o treinador porem o lugar à disposição (não demitirem-se, mas abdicarem dos seus contratos caso um novo Presidente não os queira), para começarmos verdadeiramente um novo ciclo, e não continuar a mesma merda que temos visto.

Quanto à fé de que já falaste em anteriores posts, vou ser muito sincero contigo, tenho muito pouca fé na actual estrutura do Benfica. isto não quer dizer que não acredite que vamos ser campeões, acredito, mas a minha fé resume-se a Reyes, Suazo, Cardozo, Katsouranis, Luisão e mais alguns. O que acho é que seria preciso muita incompetência para não ficar claramente à frente do Sporting, e não aproveitar os brindes que o Porto tem dado. Crucifiquem-me à vontade, mas acho que qualquer treinador bastante razoável o conseguiria, por isso espero que Quique esteja nesse lote.

Anónimo disse...

"Adoro esta ode ao futebol do F. Santos. Fazem a ode ao futebol dele, mas objectivamente, os 2 jogos que tanto são elogiados acabaram com 0-0 no marcador.

É um facto, ou não ?"

É T, tal como é um facto que na Taça chegou à mesma fase que Quique (logo aí está ela por ela), e como é um facto que na UEFA chegou muito mais longe, sem nos ter humilhado alguma vez que fosse. Logo resta o campeonato para Quique mostrar que é melhor que FS, e aí terá de vencer para o fazer, já que tem muito mais meios para isso.

Anónimo disse...

"...alguém terá de ser responsabilizado, devendo o Presidente convocar eleições antecipadas..."

Esta para mim é o ponto fundamental.
E na minha opiniao nao era no final da epoca.
Era ja que LFV deveria antecipar as eleicoes para junho. ISso sim era honesto. Nao é depois na ultima jornada que o vai fazer para depois os outros candidatos terem 2 semanas para preparar uma eleicao.

Mas como estamos numa maré de Ano ZERO, agora publicamente assumida pelo treinador....já nao me admiro de nada.

Quanto a fracassos, para mim é simples, neste momento, ou ganhamos o campeonato ou para mim a época é um fracasso. Ja o disse e volto a dizer. Nao é perder por poucos, por muitos ou por uma unha negra.
Neste momento e perante o desastre da epoca ate agora e perante sobretudo o investimento feito eu EXIJO o campeonato...como é obvio.

Pedro disse...

Concordo com o teu penultimo post excepto na parte em q não tens crença na equipa. Eu tenho.

Anónimo disse...

"Crucifiquem-me à vontade, mas acho que qualquer treinador bastante razoável o conseguiria, por isso espero que Quique esteja nesse lote."

O problema é que já vou ouvindo essa ideia há largos anos.
O nosso treinador é sempre um burro e qualquer gajo faria sempre melhor.
Não me entendes mal Americano, eu defendo eleições antecipadas se não formos campeões este ano. Temos condições para isso e por isso exijo o título.
Agora não me peçam para julgar o Quique ou o Rui a cada jogo que passa. Eles têm mais 19 jogos para serem julgados. Da nossa parte, só podems dar o nosso apoio porque, penso eu, estamos todos a lutar pelo mesmo objectivo e todos queremos ser campeões.

Tiago disse...

Mamar 3 secos em Glasgow foi óptimo não foi americano? De chorar por mais, diga-se de passagem...

Anónimo disse...

Claro John, mas eu digo que acredito que possamos ser campeões, e se o formos o trabalho de Quique acaba por ser positivo, isso não há dúvidas, agora se não formos com este plantel, é uma desilusão.

T, eu percebo a defesa desenfreada do presente, mas arranja argumentos dignos. Levámos 3-0 em Glasgow (por acaso demos 3-0 quando eles vieram cá), mas curiosamente foi na Champions, e mesmo nesse grupo não ficámos em último, conseguimos ir para a UEFA, onde chegámos aos quartos de final. Para não estares daqui a pouco a falar em "subjectividades", volto a lembrar os factos:

Taça: chegaram à mesma fase
Campeonato: FS ficou em 3º a 2 pontos do primeiro, vamos ver como acabamos este ano
Europa: quartos de final da UEFA para FS, eliminação na fase de grupos para Quique, e com a maior goleada europeia sofrida desde Vigo.

E volto a lembrar que este plantel é muito superior ao de FS, ainda gora se viu que Cardozo é a 4 opção de ataque. Naquele tempo a 3ª era Derlei...

Anónimo disse...

"Mamar 3 secos em Glasgow foi óptimo não foi ..."

Por favor.
Onde isto ja vai

Comparar o incomparavel.

Anónimo disse...

Americano, mas serve de alguma coisa comparar o Benfica de Quique com o do Santolas, o do Trapp ou o do Koeman?
A mim o que me interessa é que o Benfica do Quique seja superior ao Porto do Jesuldo e ao Sporting do Paulo Bento.
Qualquer outra comparação só em jogos da Playstation.

Hugo disse...

Bom dia a todos.
Estou de acordo com algumas coisas que já foram ditas.
Primeiro, o Benfica foi sempre superior ao Leixões.
Também acho que o Quique teve medo demais e não arriscou nada. O Cardozo deveria ter entrado mais cedo, também deveria ter colocado o Makukula, pois tivemos muitos lances de bola parada.
Na segunda parte, parecia que com o recuo posicional do Aimar o Benfica chegava ao golo, até porque o Reyes sentiu isso e também se libertou, ficando mais perigoso.
Só que para meu espanto, o Quique trata de "matar" essa táctica tirando o Aimar e meter o Nuno Gomes. Eu até concordaria (mas achava que deveria ser o Cardozo), mas nunca tirava o Aimar, pois estava a "mexer" no jogo, tirava sim e concordando com o Ricardo (pois tb acho que não é jogador para o Benfica) o Binya, depois em ultimo desespero colocava o Makukula. È a minha opinião.
De resto os jogadores lutaram, mas isso não chega.
Agora, é olharmos para a Liga.

Anónimo disse...

John, vem em sequência de outros comentários, obviamente que o que interessa é o que Quique fizer.

Tiago disse...

Não me parece que o Cardozo seja a 4ª opção do ataque. Acho uma maneira errada de ver as coisas.

Parece-me mais a 2ª opção no lugar que é normalmente de Suazo, e já agora Americano, vamos ver se o Benfica fica em último no grupo.

Anónimo disse...

Então vamos ver, jogamos com 2 avançados. Nos jogos em que todos têm estado à disposição foram titulares Aimar e Suazo, entrou a seguir Nuno Gomes. Qual é a dificuldade de perceber que em condições normais Cardozo é a 4ª opção?

Foda-se (desculpem o palavrão), mas agora discute-se se vamos ficar em último do grupo??? Isso serve para quê, se ficarmos em 4º do grupo devo ficar feliz? Passa a ser uma boa campanha europeia??? Razão tinha o starblade, isso é conversa de benfiquinha, não de Benfica.

Tiago disse...

A questão é que para mim a campanha do Santos também não é boa porque na competição em que estava foi eliminado. Por acaso foi parar a outra competição mas isso é outra história.

Americano, eu vejo isso de outro prisma. Na posição 9 joga Suazo ou Cardozo, no apoio joga Aimar ou Nuno Gomes. Se fores a ver é raro ter Aimar E Nuno ou Suazo E Cardozo. Só acontece quando há indisponibilidade dos outros (foi assim contra o setúbal)

Anónimo disse...

Porque pode parecer mal acabar este post com 69 comentários, vou fazer o 70º...

Já fui convocado para uma sessão de wrestling Algarviu v Diabo, já fui dado como defensor oficioso do Quique.

1. Não tenho animosidade nenhuma contra o Diabo, nem contra nenhum dos amigos benfiquistas que aqui expressam, cada um à sua maneira, a vivência que têm do clube. Se for ver o jogo com o Nacional até gostaria de o fazer ao lado do ... Diabo!

2. O "meu" treinador é sempre o que está a frente dos destinos da equipa em cada momento. Foi "meu" treinador o Trapa, o Santos, o Chalana, o Camacho. Agora é o Quique. Uns melhores, outros piores. O mal do Benfica raramente esteve nos treinadores.

3. E gosto de olhar para a tabela e ver o Benfica em primeiro. E de sentir que é possível chegar ao fim da temporada em primeiro.

Anónimo disse...

Americano, Permite-me que te recorde que há seis, sete meses atrás, defendias convictamente a contratação do Daúto para técnico principal. Já reflectiste bem sobre essa tua preferência? Como estaria agora o Benfica com o Daúto como treinador?