blog

domingo, julho 10, 2011

A bola começa a rolar

Não vi o jogo de ontem mas também nada se perdeu pois acho que para jogar contra amadores daquele nível mais vale continuar a treinar no estágio onde se corre menos riscos de uma qualquer lesão por uma pantufada. Ganhámos e goleámos e era só que faltava assim não ser.

Esta noite o teste foi diferente, já foi a sério, contra uma equipa que fez o seu último jogo de preparação e vai começar a competição estando, dessa forma, bem mais forte fisicamente do que o Benfica. É o segundo jogo da pré época e como tal é a altura para testes e muitas substituições o que impede uma análise mais detalhada e, por isso, para mim estes jogos valem pelos pormenores. E dos pormenores vi que Bruno César, Nolito, Enzo Perez e Matic são claramente reforços; vi uma defesa que sabe que está em teste e por isso joga sobre brasas onde o único que não parece intimidado com tal situação é Miguel Vítor; muitos passes falhados e decisões pouco inteligentes de alguns jogadores que, muito provavelmente, ditarão a sua exclusão do plantel principal.

É sempre bom voltar a ver o Glorioso a jogar e matar saudades. Todos gostamos de ganhar mesmo a feijões mas não faço grandes alaridos com estes jogos, nem com as vitórias gordas nem com empates. Quando a equipa tipo começar a solidificar-se e a competição a aproximar-se aí sim irei olhar para a exibição com outros olhos.

PS: Este Yartey é o nosso não é? Manter debaixo de olho se faz favor.

22 comentários:

Mentiroso disse...

O melhor em campo foi um tal Yartey. Consta que LFV já perguntou o custo do passe deste jogador.

Anónimo disse...

Alguns elementos já em grande forma, com entradas a matar já ao nível da supertaça da ultima epoca. Defesa de estrondo, e golos à roberto. Temos benfica.

John Wakefield disse...

1- Ó anónimo das 22:55 falas da supertaça (e com alguma razão) mas porque é que também não o fazes em relação à final de há 2 anos da taça da liga, onde o bruno alves fez o que queria e o Sousadas nunca teve coragem de o expulsar? Vamos a ser um pouco coerentes.

2- Quanto a este jogo, digo que fiquei um pouco desiludido. Esperava pelo menos 1 pouco mais mas aquela defesa não inspira mesmo qualquer segurança. M. Vítor e Fábio Faria parecem-me ser os que possuem maior maturidade. André Almeida e Roderick têm potencial mas o melhor para eles passa pelo empréstimo a um clube portugues ou estrangeiro.
Na segunda parte, previa que as coisas não iriam melhorar. Jogou 1a equipa constituida maioritariamente por reforços que ainda não se conhecem bem e que também não estão adaptados e moldados no esquema táctico de JJ. Faltam os automatismos e o entrosamento entre os novos jogadores.
Ainda é muito cedo para fazer previsões. Por exemplo, o fcp do ano passado perdeu 2 ou 3 jogos da pré-época e empatou (1-1) com uma equipa de divisões inferiores da Alemanha, e apesar da pré-época menos conseguida, fizeram uma época de sonho.

Baresi disse...

Surpresas pela positiva: Fabio Faria e Miguel Vitor o tempo todo. Nolito e Enzo a espaços. Os 2 putos que andam ali a laterais direitos. Grande rotação de Gaitan. Aimar já parece andar a jogar a serio. E Yartey. Esta no Servette, mas podia bem estar no seu clube de origem.

Pela negativa: Jardel (uma nódoa, já o conhecia bem dos tempos do olhanense, é daqueles que sao como o algodao, n enganam. Nem um passe lateralizado acerta)
Artur so tem de chutar a bola pra frente.
Roderick tem de sair pra rodar e crescer, como o fez Miguel Vitor.
Matic nAo me convenceu.
Saviola nAo esta em forma á mais de um ano, mas qdo o suplente dele (Jara) fode 90% das jogadas em que toca na bola, nAo há muito a dizer...

Próximo f-d-s entre a concentração, vou ao estádio Algarve ver este Benfica a jogar. Espero que Ruben Amorim e C. Martins, 2 jogadores de selecção já toquem na xixa.

slb4ever disse...

Dejá vú!?
Parece q já ví isto em qualquer lado...
Qual é a necessidade de estar a entrar em dois jogos seguidos em menos de 48 horas praticamente com a mesma equipa de início?
O Aimar assim como o Saviola , Cardozo e Javi estando bem serão titulares , qual é o medo em apostar nos reforços logo de início e com as equipas mais fracas? O que é feito do Carole alguem sabe?
Revolta-me o David Simão nem sequer ter entrado, a segunda parte contra o sorvete jogámos sem um verdadeiro organizador de jogo qd na primeira estávamos com dois, é indecente esta gestão e critério do mestre da tática, até o Messi seria um pobre coitado se fosse português e vindo da formação do SLB.
Jardel e Júlio César por favor, mas que jogadores são estes? Onde é q o Jardel é melhor q o Miguel Vítor, Roderick ou Fábio faria?
Nem é preciso esperar pelo Mika para despachar o Júlio César de uma vez por todas; mas qd é q este foi melhor q o Moreira?
O Yartley é do SLB? A sério!?
O Urreta tb já se viu q é para deitar para o lixo, isto já parece a moody's, a começar assim longe do burgo não vamos.
Andar a estoirar os titulares na pré-época para estarem sem pernas nas segunda volta do campeonato?
Está tudo cego?
Continuem a brincar isto vai dar M€rd@.

et pluribus unum

Anónimo disse...

Só um apontamento Pedro, podes crer q perder aquele grande 1º golo do Cardozo é uma grande lacuna :) , vale a pena ver, nem q fosse contra o tourizense :)

Unknown disse...

Confesso que a única coisa que vi dos dois jogos foram os (hilariantes) golos sofridos... não entendo tanta demora para dar consistência à defesa. Coentrão já é do Real à uma semana.

Yartey é jogador e é nosso. E conta como formado no Benfica.

Hugo disse...

Se o Jardel em forma escorrega muito... em má forma escorrega muito...
Não é nada contra o Homem, pois não tem culpa de jogar no Benfica, mas o Jardel não tem categoria para jogar com aquele manto vestido.
O Roderick tem de rodar para verificarmos se é jogador ou não.
Os melhores centrais do Benfica no estágio é o Miguel Vitor e o Fabio Faria.
De resto é tudo ainda muito cedo.
Mas deu para ver pormenores interessantes do Bruno César.

Pedro disse...

O futebol tem esta característica de permitir várias opiniões sobre o mesmo assunto. ☺

Eu gostei do Matic, gostei mesmo. Já o Roderick não tem qualidade suficiente para sequer estar em estágio e tem q ser emprestado, a uma equipa bem fraquinha, para poder jogar com regularidade para ver se cresce como jogador. Neste momento é zero.

Temos 30 e tal jogadores em estágio, é impossível q joguem todos num jogo. Espero que amanhã outros possam jogar com mais regularidade.

Jardel esteve mal, obviamente, mas para mim a culpa no golo é do Artur q tem de despachar a bola. Fez duas boas defesas mostrando atenção e reflexos mas num outro lance, a remate acho que do Yartey, apenas acompanhou a bola com os olhos e isso assustou-me. Já Roberto entrou e mostrou a postura conhecida na saída a cruzamentos. Ok...ainda é cedo.

É natural que Jesus precise de tempo para analisar alguns jogadores mas há uns q, de caras, sabemos que nunca serão opção. Não devemos perder tempo na pré época a testar esses jogadores desperdiçando assim tempo de treino precioso para criar automatismos fundamentais para o resto da época. O meu receio é que se queime demasiado tempo nestes "castings" e depois a equipa tenha q entrar em competição a treinar o que devia já ter feito na pré época. Jesus deve, esta semana, resolver practicamente tudo o que há a resolver no plantel. Ainda temos tempo mas temos q ir tomando decisões.

Anónimo disse...

Pedro o tempo de fazer a equipa e de resolver questões de jogadores que não têm valor nem para o Aljustrense já se esfumou há muito. E o tempo de perceber que o Jorge Jesus já não é mais capaz de liderar uma equipa de campeões também já passou.

Roderick, Jardel, Julio Cesar...que andam aqui a fazer? A engrandecer o grupo de forma a atrasar com o tempo de jogo que têm tido o entrosamento dos novos e bons jogadores que temos no plantel? E que brincadeira é esta de jogar com matic e Javi Garcia deixando a equipa orfã de um criador e nem o D.Simão mete? Este treinador é um cancro neste momento. Alinha a titulares com 3 números dez (B.César, Aimar e Gaitán) e depois não alinha com nenhum na 2a parte? É assim que vamos começar a época?

A substituição do M.Vitor (melhor central da equipa de longe neste momento) deixando o Roderick (que lesma e que pés de chumbo ele tem) em campo deixa-me antever mais uma tragédia do Jesus. Cheira-me que vamos ver o Miguel emprestado e o Roderick com mais uma época a aquecer o banco.

Esta semana é decisiva e resolve-se assim:

Roderick, Fernandez, Jardel, Julio Cesar, Peixoto, Yebda...dispensados.

Ruben Pinto, Carole, Nuno Coelho, Andre Almeida, Wass, Nelson Oliveira e Mora emprestados para jogar em Portugal na 1a liga ou noutra 1a divisão de outro campeonato (tipo Servette por exemplo).

E resolve-se ainda com um murro na mesa a exigir competência deste treiandor, cujo problema para mim não é incompetência mas algo que me ultrapassa e que espero não ser o que estou a a pensar.

Passaralho disse...

Assusta-me a ideia de que Urreta vai outra vez de cona praticamente sem tocar na bola e David Simão só vai cá ficar a fazer número de tugas.

Assusta-me igualmente as contratações e negociações de que se fala, e que podem levar à provável saída de Aimar.

Assusta-me que Carole, com grande potencial e já adaptado ao clube e futebol, corra risco de ser emprestado para vir um suplente do Santos por uma fortuna.

Assustam-me as comissões que alguém anda a mamar.

Assusta-me que Roderick fique no plantel. Ainda mais se M Vitor não ficar.

Assustam-me que JJ continue a ser um casmurro de merda e não faça cedências nas suas cismas, mesmo perante evidências enormes.

Assusta-me a limpeza que se está a fazer a um plantel campeão. Já vi isto.

Assusta-me Vieira e Azevedo...

Cumprimentos,
Benfica Sempre!

Dylan disse...

O anónimo das 22H55 está preocupado com a pré-época do Benfica. O que sucederá quando começar a época a sério?!...

Pedro disse...

o Carole está nos Sub-20.

Infelizmente tenho muitas reticências em relação a Jorge Jesus. Estou a agarrar-me à crença de que ele estará todo picado com o sucesso do puto ruivo e queira demonstrar q sabe mais q ele. Para isso o SLB terá de vencer. E bem.

Como já disse, entendo perfeitamente q Jesus queria analisar os jogadores antes de tomar decisões, a pré época serve para isso mas o tempo vai passando e é hora de começar a decidir e a definir o plantel. Não faz sentido continuar, mais do que esta semana, a trabalhar com 30 e tal jogadores.

Estranhei o facto de na segunda parte não termos nenhum jogador que transportasse o jogo mas, tudo bem, foi apenas o primeiro jogo a "sério" da pré época (o de sábado não contou).

John Billy #37 disse...

No sábado tínhamos equipa para sermos campeões europeus.
Hoje não temos jogadores nem para ficar em 4º.
Será muito pedir, pelos menos 1 mês de trabalho para fazer apreciações?

PS: o Yartey nem titular era do Beira Mar, mas já tem valor para jogar no Benfica!

Riba disse...

Muito bem dito John Billy.
Não me recordo de ver tanto Benfiquista a malhar no meu Benfica, a comunicação social la vai conseguindo o que quer...
Saudações Gloriosas

Edson Arantes do Nascimento disse...

Sinceramente acho que o John Billy tem toda a razão. Há cada dica que se lê por aqui e por aí... Não há paciência.

Não vi nenhum dos jogos e ainda só assisti ao resumo de sábado - que para mim não conta porque o adversário roçava a cretinice. Sofrer um golo contra aqueles aleijados e apenas marcar nove é insignificante.

Por isso, fiquei espantado com tantas conclusões definitivas.

Unknown disse...

@John Billy: Não dá para esperar um mês, porque a nossa época começa antes disso.
Quanto ao Yartey, podes englobá-lo no mesmo grupo do David Simão.. é certo que não serão os melhores do mundo, mas para andarmos a comprar sul-americanos desconhecidos (gastando milhões), então estes putos podem bem ficar no plantel, porque às tantas até têm valor para isso.

Volto a dizer o que disse antes: não faz sentido que o substituto do Coentrão não esteja já em estágio. Faz ainda menos sentido não haver mais um central com estaleca para chegar e ser opção para os jogos da Champions - fazendo dupla com o M. Vítor.
É pouco compreensivel que o lateral esquerdo a contratar não seja alguém já com alguma experiência europeia e até de alguns créditos firmados... para apostar em "futuros" então temos cá o Carole, o Schaffer e provavelmente haverá mais algum de valor nos juniores. Alex Sandro? 10 milhões? ok....

Anónimo disse...

Nesta pré-termporada, sem defesas de nível, o clube deve ir longe.
J.César e Jardel deviam ser transferidos, o Wass devia jogar para ganhar ritmo, por causa da LC.
Um bom central e um lateral esquerdo deviam já ter chegado, em face de todas as ausencias e a transferencia de F.Coentrão. Mas só oiço falar em mais médios.
a.p.

slb4ever disse...

Pedro ñ consigo concordar qd dizes q a culpa do do golo sofrido é do Artur, a decisão do passe é má, mas a perda de bola do Jardel é má demais. Aliás se reparares ele começou assim o jogo, a cair sozinho e perder a posse de bola qd a tinha controlada, volta Sidnei q estás perdoado!
A goleada do dia anterior sem dúvida q foi boa para adepto ver e para se afinar a pontaria mas contra uma "equipa" de jogadores reunida á pressa não faria mais sentido ter guardado o Cardozo,Javi, Saviola e Aimar para este segundo jogo e usar os reforços e os putos sem medos no primeiro?
Obrigado por me elucidares do paradeiro do Carole ñ dá mesmo nenhum jeito estar fora nesta altura.
Início da pré-época ou não o Jardel e o Júlio César continuam a mostrar ñ ter o necessário para singrar no SLB.
O Roderick nota-se q está sem confiança mas é um puto não o estejam já a queimar, é óbvio q precisa de fazer jogos, o Luisão tb era péssimo para muita gente qd chegou ao SLB.
De positivo o Miguel Vítor parece estar mais jogador e o Fábio Faria tb me parece fazer todo o sentido ficar no plantel e salvar-nos do Peixoto. O Matic tb mostrou carateristicas interessantes, pareceu ser veloz e evoluido tecnicamente para alguem com a sua envergadura, acerca das outras caras novas ainda tenho q ver mais.
Os resultados e mesmo qualidade da exibição nestes dois jogos estava longe de ser o mais importante, é pré época e diversos sistemas táticos podem e devem ser testados, assim como testar todos os jogadores. Nesta perspectiva acho q na segunda parte do jogo contra o sorvete fazia todo o sentido colocar o David Simão e mesmo o Ruben Pinto e o Shaffer. A entrada do Saviola e permanencia do Javi "apenas" deu a entender q o treinador estava com medo de perder o jogo e sinceramente não percebo este tipo de gestão do plantel nesta altura do "campeonato" e não encontro vantajens nisto.
Daqui a duas semanas começa a doer, garantir o acesso á fase de grupos da champions é muito importante, acho q não é pedir milagres ao treinador q até lá apresente uma equipa q consiga isto, independentemente dos jogadores q vão estar disponíveis.

CsA disse...

Ao 2º jogo da pré-época e já andam a malhar e a disparar para todos os lados?! Não há pachorra vos aturar!

O BENFICA precisa de Benfiquistas que apoiem a equipa (jogadores e treinador) de inicio ao fim! aqueles que só sabem criticar e só servem para fazer numero no Marquês, desses o BENFICA dispensa!

Anónimo disse...

http://www.maisfutebol.iol.pt/superliga-geral/livro-porto-incrivel-porto-futebol-maisfutebol/1265526-1676.html

Se fosse o livro do Benfica campeão será que estes 3 apareciam na promoção do mesmo?

slb4ever disse...

Acho uma piada a quem nenhum ponto de vista ou opinião relevante apresenta e vem criticar os q o fazem. Para estes ser benfiquista é papar tudo e dizer sempre que sim, que tudo vai bem, ñ se bata mais no ceguinho.
Não tirem as palas não...