blog

sábado, julho 16, 2011

Guadiana 2011 - Parte 1

No primeiro jogo do Torneio Guadiana o SL Benfica defrontou o PSG e regressou às vitórias.

Conforme a pré época vai avançando a exigência vai aumentando bem como necessidade de ver melhorias na dinâmica da equipa e essencialmente na primeira parte, ofensivamente, o Benfica apresentou um futebol bem mais agradável com excelentes triangulações entre os vários jogadores do meio campo para a frente. Basta uma jogada entrar para logo de seguida entrarem mais três ou quatro; foi assim no lance do primeiro golo onde tivemos três boas jogadas quase seguidas até chegarmos ao golo de Cardozo e o segundo golo também surgiu quando, após uns minutos de apatia, alguem rompe a defesa adversária e logo de seguida a equipa está a esmagar o adversário e a empurrá-los para atrás até chegar ao golo. Com o tempo as rotinas e entrosamento irão melhorar e este leque de opções tem tudo para que o rolo compressor volte a assentar praça no Estádio da Luz (e não só). Mas nem tudo são rosas, defensivamente continuam os problemas que Jesus teima em complicar. Sim temos jogadores em falta mas sou totalmente contra que um jogador bom na posição A seja adaptado à posição B quando há jogadores para essa posição...Baixar Javi para central quando tem Jardel e Fábio Faria disponíveis e, colocar o Fábio na lateral quando podia utilizar Schaffer não me parece a melhor opção...

Witsel estreou-se com o Manto Sagrado e, apesar do lógico desconhecimento dos colegas, mostrou que sabe tratar a bola por tu. Voltei a gostar de Matic e Nolito está cada vez mais solto e confiante. Saviola continua numa má onda, o seu futebol é cheio de intensão mas a eficácia de passe/finalização está desastrosa.

Domingo segue-se o Anderlecht para voltarmos a crescer como conjunto, mais minutos nas pernas e, já agora, a reconquista do trofeuzito.

14 comentários:

Manuel disse...

Isto de os blogueistas estarem desatentos às notícias... o Jardel tem estado lesionado toda a pré-temporada, o próprio JJ o disse na entrevista, por isso...

Pedro disse...

Não invalida o argumento, a adaptação não foi só neste jogo e não foi só com o Jardel. Simplesmente não gosto de adaptações destas, acho q a equipa nunca ganha com isso e, infelizmente, os factos demonstram isso ao longo das várias épocas...

Jotas disse...

Concordo contigo, a pré época é isto mesmo e serve exactamente para verificar as melhrias e o crescimento da equipa à medida que o tempo vai passando.
Há ainda um longo caminho a percorrer e muito para melhorar, anormal seria o contrário.
O que se notou neste jogo, foi um Benfica mais solto e com melhor conhecimento dos jogadores entre si, já se viu mais mobilidade ofensiva e os jogadores a conseguirem executar melhor o que pensam e isso será uma evidência à medida que as cargas físicas forem diminuindo e consequentemente os atletas se forem sentindo muscularmente mais leves, ou seja o normal de uma pré época.

chi dura vince disse...

A posição de central não é estranha para Javi, que já jogou ali quando estava no Madrid.
Quanto ao Fábio Faria, e para o caso de não estar bem informado digo-lhe que jogou a DLE na selecção de sub 19, e sub 21

John Billy #37 disse...

Só espero que a notícia da Bola seja verdadeira. Era excelente comprar o Capdevila e o Emerson!
Já gostei mais do jogo de ontem. E não concordo contigo em relação à defesa. O Jesus já deve estar a testar a equipa para a liga dos campeões e provavelmente são esses 4 que lhe dão mais garantias.
E prefiro um Coentrão adaptado a defesa esquerdo do que um Pesaresi.

Pedro disse...

"Quanto ao Fábio Faria, e para o caso de não estar bem informado digo-lhe que jogou a DLE na selecção de sub 19, e sub 21"

E no SLB tb...e daí? Não é adaptação?

John, tb eu. Mas isso é quando funciona...achas mesmo que Schaffer, por exemplo, fazia pior q o Faria? E q o Faria no meio ao lado do Vítor com o Javi na sua posição seria pior do que todas as adaptações?

Por pensar na Champions é que não me agradam muito estas adaptações. Estamos com problemas na defes aentão vamos apostar onde somos fortes, criar um meio campo forte e compacto que possa ajudar a defesa. Mas aguardemos...ainda faltam uns dias importantes até chegar o primeiro jogo a sério. Esperemos que os laterais cheguem rapidamente.

Capdvilla? Interessante.

Manuel disse...

Pronto, Pedro, "seja feita a Vossa vontade". Vou falar com o JJ e vou dizer-lhe para deixar de colocar o Javi a central. Há muita gente que não concorda e ninguém quer os adeptos descontentes. Afinal são eles que mandam no clube e percebem de futebol. Com certeza que ele nos irá fazer a vontade. :-)))

RAFA disse...

Pedro estás esquecido do Artur...
Que tranquilidade e segurança, agora já estou mais descansado em relação aos cruzamentos para a nossa área, isto porque com o Roberto era de tremer...

John Billy #37 disse...

"John, tb eu. Mas isso é quando funciona...achas mesmo que Schaffer, por exemplo, fazia pior q o Faria? E q o Faria no meio ao lado do Vítor com o Javi na sua posição seria pior do que todas as adaptações?"

O Jesus acha que sim, e de certeza que conhece os jogadores melhor do que tu ou eu.
Por exemplo tenho mais confiança no Amorim adaptado a defesa direita do que no Luís Filipe.
Mas prefiro claramente que venham 1 ou 2 reforços para o lado esquerdo.

Edson Arantes do Nascimento disse...

Mas o Shaffer é jogador de futebol?

John Wakefield disse...

http://en.wikipedia.org/wiki/Joan_Capdevila

O wikipedia já dá Capdevilla como jogador do Benfica.

A ser verdade é uma excelente aquisição embora apenas para breve prazo.

John Wakefield disse...

Em relação ao jogo com o PSG, gostei da postura da equipa. Observamos uma melhor organização defensiva e um ataque mais criativo.
O homem do jogo foi sem dúvida Nolito. Está directamente envolvido nas 5 principais jogadas de perigo do Benfica na segunda parte, duas delas são assistências suas para golo.
Destacaria também muito pela positiva Artur Moraes, Aimar, Cardozo, Jara, Gaitán e André Almeida.

SLB4EVER disse...

Boas

Um jogo bastante agradável contra uma equipa forte e recheada de bons jogadores como é o PSG. Houve golos bonitos, boas jogadas de ataque e notou-se uma melhoria da condição física e qualidade de jogo. O resultado final até pode ser um pouco enganador pq o PSG foi sempre conseguindo construir jogadas perigosas expondo fraquezas na nossa nova e inexperiente defesa, acabando por ser um jogo bastante equilibrado e incerto até ao 3-1.

Almeida a lateral, e Matic a trinco nota-se q só com trabalho e jogos vão estar á vontade mas assim como o adaptado Javi subiram de rendimento com o passar do tempo. Miguel Vítor estou a gostar de ver o q tem jogado e a sua atitude em campo tem sido exemplar, continuando assim torna-se uma opção bastante válida. Fábio Faria tb parece q pode ser uma boa alternativa para o lado esquerdo da defesa quer seja a lateral ou a central. Entre o Aimar, Gaitán, Bruno César, Enzo, Nolito,Urreta e mesmo o David Simão existe muito futebol e qualidade para o meio campo atacante e construção de jogo, o q é verdadeiramente difícil é perceber quais são as melhores combinações entre estes. Como referencia de ataque, goleador e marcador de livres Cardozo continua a marcar. O Jara e o Saviola rodando entre eles ou os dois num ataque mais móvel tb mostram q sabem marcar.

Com o Jardel lesionado e jogando o Faria por falta de alternativa a lateral esquerdo recuar o Javi parece ser o remendo mais obvio é pena gostava de ver novamente o JJ testar o Javi e o Matic como dupla mais recuada do meio campo e jogando no ataque com 3 médios ofensivos mais o ponta de lança. Uma solução q pode ser útil quando se está á frente numa eliminatória e ñ se quer passar por muitos problemas e controlar o jogo, mas ao mesmo tempo permita marcar mais um ou dois golos.

Gostava q hj contra o Anderlecht o JJ desse mais minutos ao Nuno Coelho, David Simão e até talvez começar o jogo com o Nolito e o Urreta, sendo o Gaitán o organizador de jogo. É preciso aproveitar agora enquanto ñ é a doer para fazer testes e tirar as dúvidas. Depois disto com o aproximar da pré eliminatória e a necessidade de integrar os novos reforços e os q retornam da copa já vai ser mais complicado.

Et pluribus unum

Anónimo disse...

Capdevilla? Péssimo! Eduardo? Uma catástrofe! Emerson? Venha ele, não me parece caro e vem do campeão francês. Aprovado.

Vieira levar-nos-á à ruína em menos de nada.

João Costa