blog

domingo, maio 11, 2008

SL Benfica - V.Setubal : 3-0

Ultima jornada de um campeonato para esquecer e pouco há a falar sobre o jogo. Ganhámos 3-0 com golo de Katsouranis, um cardozaço de Tacuara e um último golo de raiva de Nuno Gomes.

Nesta fase é irrelevante falar do jogo, do onze escolhido, das opções tácticas, das substituições. Nada disso acrescenta algo ao Benfica nesta fase. O campeonato acabou e só temos que agradecer por isso pois durante uns tempo não iremos sofrer mais.

Mas este é um post histórico. É um post que retrata o jogo do Sport Lisboa e Benfica que representou o último jogo da carreira do jogador que mais admirei e mais prazer me deu ver nos relvados, Rui Costa, o eterno maestro. Ser profissional de futebol, jogar nos melhores clubes do mundo, conquistar os mais desejados trofeus e acabar a carreira, no Estádio da Luz, perante mais de 50 mil pessoas, ao serviço do Sport Lisboa e Benfica era o meu sonho, era o sonho da maioria que aqui vem, era o sonho de todos os benfiquistas. Rui Costa é um desses benfiquistas eteve o previlégio de o concretizar. Por isso, este jogo, para além de ter sido o jogo do Benfica foi também o jogo do Rui Costa. O jogo que cada minuto que passava representava um minuto mais perto do fim menos desejado, do fim de uma gloriosa carreira. Assim procurei desfrutar de todos os momentos em que o Rui tocava na bola e, felizmente, tive o previlégio de ver momentos de pura fantasia, momentos que transformaram o humilde Rui num dos melhores jogadores do Mundo. A classe com que segurava a bola, a facilidade com que se desembaraçava dos adversários, a precisão dos passes para os colegas, a visão de jogo na forma como mudava de flanco com um simples passe, a compreensível procura do golo de despedida. Hoje tivemos Rui Costa como ele é. Um maravilhoso jogador de futebol que ama o maior clube do mundo como qualquer um de nós. E a família benfiquista retribuiu esse amor. Foi lindo de se ver, foi emocionante de se cantar. Como o próprio Rui disse o enorme orgulho disfarça a tristeza de pendurar as botas, e o orgulho que tenho em ser benfiquista disfarça a tristeza de mais uma época miserável. Foi pena porque se alguem merecia acabar a carreira a erguer um trofeu era o Rui. Esperemos que erga muitos como Director Desportivo.

Num fim de tarde de domingo onde nada mais que um quarto lugar nos esperava o Estádio da Luz quase encheu. E quase encheu por algo que ninguem consegue explicar, alguns conseguem sentir e uns quantos morrem de inveja, o Estádio da Luz quase encheu porque somos Benfica. Somos únicos, somos enormes, somos Benfica. Rui Costa mereceu todas as palmas e nós todos merecemos as suas. Tu agradeceste Rui mas quem tem que agradecer somos nós, temos que te agradecer a magia que nos permitiu sonhar, temos que agradecer o futebol que nos maravilhou, temos que agradecer a empatia que nos contagia. Obrigado Rui por estes dois anos, obrigado Rui por teres vindo para o Benfica a tempo de mostrares o porque de seres um dos melhores jogadores de todos os tempos, obrigado Rui pelos momentos de futebol mágico que tive o previlégio de poder assistir. Obrigado Rui, por tudo.

Sou benfiquista, com muito orgulho, com muito amor!

Não sei se há invejas nos balneário, se não se falam, se estão zangados mas uma coisa eu exigo aos profissionais de futebol do Sport Lisboa e Benfica e essa coisa é, simplesmente, RESPEITO. Acabar o último jogo da época, após uma campanha fraquíssima para os pergaminhos gloriosos do clube e perante 54 mil benfiquistas sairem de imediato para os balneários sem um agradecimento, sem qualquer sinal de respeito para com aqueles que sofrem tanto por este clube é revoltante. Há excepções pois claro...e provavelmente essas excepções não estarão lá para o ano. Outros bem podem sair também. No meu Benfica não há lugar para jogadores que não respeitam os adeptos.

PS1: Sinceros parabéns ao Vitória e ao Cajuda. Vir da segunda divisão, fazer um campeonato deste nível e conquistar o terceiro lugar com acesso à pré da Champions é fantástico. Gosto da forma como as gentes de Guimarães estão com o seu clube sendo um exemplo que alguns clubes ditos grandes deveriam aprender.

PS2: Buzinar e festejar a conquista de um segundo lugar? Enfim...

OBRIGADO RUI, FORÇA BENFICA!

100 comentários:

Tiago disse...

Bela festa que o Rui merecia que fosse com outros "objectivos".

Onda no estádio da Luz? Palhaçada.

Insultar o capitão do Benfica durante um jogo do Benfica na nossa casa? Vergonhoso!

Jorge Borges disse...

Pedro a atitude doa jogadores compreende-se, e até achei correcta. A noite não era deles. E até certo ponto iriam, se calhar receber palmas que não merecem.
Por outro lado, terão tido a consciência que se no estádio estavam mais de 50 mil, não era por causa deles. Houveram excepções, caso por exemplo do Léo.
Quanto ao Rui Costa, desportivamente fez pouco pelo Benfica para entrar na montra dos notáveis, mas pelo seu benfiquismo sempre demosntrado e pelo grande jogar que foi mereceu a homenagem.
"Acabei no meu clube, no meio da minha gente" - memorável.
Espero que seja como director desportivo aquilo que foi como jogador. Desejo-lhe a maior sorte na tarefa que abaraça agora, vai precisar muito.

Jorge Borges disse...

PS - Cantar ao Miccoli? não percebi

Anónimo disse...

IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIINCHAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA Pedro.Vais directamente pa taca uefa QUE-TE-FO/&ES!!!E nem precisas de te qualificar pá taca dos tostoes,enfim....magnifica a maneira como conseguem esconder a raiva que vai dentro dessa alma toda fo´´ida por ficarem num miserável quarto lugr atrás do enorme SPORTING!!!

Tiago disse...

Quanto ao lagarto que comentou antes de mim, vemo-nos no sorteio de dezembro da UEFA, isto se não ficarem em 4º.
Cumprimentos

Ricardo disse...

Acabo de chegar do Estádio. Ainda trago comigo a mistura de sentimentos que este dia, este jogo, esta despedida me trouxeram. Se, por um lado, assisti a uma celebração de um fantástico jogador fabulosa, e o seu fim de carreira, por outro não param de assaltar-me as imagens a que, no fim, do jogo assisti. Imagens essas de um contraste absurdo, dignas, claro, de tudo o que o futebol pode oferecer: de Rui Costa, idolatrado até ao âmago por toda aquela gente, aplaudido, gritado o seu nome, cantadas as suas músicas mas também de Léo, de tronco nu, no meio do relvado, sozinho, encaminhando-se, a passos curtos, para o balneário. Não deixei de pensar - e ainda estamos para saber se será, de facto, assim - que aquela também era a noite de despedida do brasileiro e fiquei triste. Fiquei triste porque Léo, no jogo de hoje e quase sempre nos 3 anos que representou o Benfica, foi sempre o elemento que mais correu, mais quis vencer, mais lutou, menos erros cometeu. Durante estes 3 anos e hoje, no jogo de hoje, foi ele, como sempre, dos que mais carrega aquela camisola com orgulho.
Falo-vos deste contraste e não quero, de modo algum, ferir susceptibilidades: basta dizer isto: isto: isto: apenas e tão-só isto: Rui Costa foi e é o maior ídolo que eu tive, enquanto jogador benfiquista que eu vi jogar. Não pretendo "ensombrar" a noite de despedida do Maestro; quero, antes, deixar-vos com estas duas imagens, tão díspares, que hoje vi no Estádio da Luz. Para que pensemos. Pensemos no valor do passado e no respeito, admiração e memória que deve sempre haver num clube como o nosso, o glorioso, mas pensemos também que sem ambição pelo futuro, sem critérios definidos baseados na competência, no profissionalismo, na real valia de quem nos representa, seremos "apenas" um glorioso clube que já foi.

Anónimo disse...

Independentemente de ser benfiquista, espero que o SCP faça uma boa figura na Champions e que vá o mais longe possível. Portugal precisa disso no ranking.

Anónimo disse...

O Guimarães tem mérito mas tem o lugar que não merece. não merece porque só não estão em 4º porque tiveram muita ajuda dos árbitros. Muito mais que o Fcp, o Vitória foi o mais beneficiado da Liga d2007/08!

Hoje deu para ver que o Katso é o jogador com mais classe do Benfica e ponto. Jogou a meio-campo e mostrou toda a classe e inteligência que nos habituou anteriormente. Se for embora é a pouca vergonha total.

Se Léo não ficar é a pouca vergonha!

Se Rodriguez não ficar é a pouca verrgonha! Porque quem dá 4milhoes por um manco que fez 4jogos não tem problemas em dar 7 por aquele que é o único que pode fazer esquecer (se é que isso é possível) Simão!

Como o Pedro diz, ainda bem que acabou esta vergonhosa época que fizemos. Agora quero o Europeu e esquecer esta vergonha porque sei que para o ano vem mais do mesmo.

PS: O ericksson levou 8-1 duma equipa com um terço do orçamento do City!

André Leal disse...

Dentro do sonho do Rui Costa foi o mais triste que se conseguiu arranjar... Parabéns Rui Costa e boa sorte no teu novo emprego.

Parabéns ao Sporting e ao Guimarães que conseguiram ficar à nossa frente por pouco, mais propriamente, por um Lucílio.

Anónimo disse...

Lol estes lagartos sao o reflexo do seu clube ... um clube de frustrados, que festejam como se tivessem sido campeoes, o facto de terem fikado a frente do S.L.Benfica. Ate compreendo, eles são tristes, serão o eterno calimero, e acima de tudo rastejam perante a nossa GRANDEZA e o nosso PALMARES ...

adiante... fico contente por finalmente ter terminado uma epoca lastimavel, e por ter visto uma bela homenagem ao Rui. Quanto ao jogo, ainda acho incrivel como pode haver gente que duvide do valor do Cardozo, e gente que protege o Careca em deterimento do Katso ... Acaba a epoca e o futuro ?! o Rui acabou a carreira, o Leo deve ir embora, tal como o Rodriguez e o Katso tb ... por aqui se adivinha o futuro do Benfica ao leme do maior fdputa que passou pela presidencia deste enorme Clube ...

P.S. -» Adorei, Vibrei e Exaltei com o cantico do miccoli... se fossem prespicazes, veriam lgo que era uma provocaçao por parte dos NN ao Orelhas ...

Pedro disse...

Claro q era uma provocação ao Vieira e levou para casa uma série de recados q deve ouvir com muita atenção.

Tive pena de Léo. Gostava q da bancada tivessem vindo mais saudações ao Léo do q as q se ouviram. Léo foi grande, um profissional 5 estrelas e um fantástico jogador. Léo foi um jogador à Benfica e isso diz tudo.

Chama Guimarães foi ajudado e nós fomos prejudicados. É uma grande verdade. Mas um 4º lugar ou mesmo 5º seria à mesma uma grande época para eles.

Pensei em apagar o post do lagarto lá acima mas depois reparei bem no "nick" e não apago. Basta ler o nick dele e está tudo dito.

Anónimo disse...

Confirma-se, o slb não vai há champions e o mundo não acabou, acertou o orelhas...

Anónimo disse...

Pedro, fizeste bem em não apagar o comentário do lagarto. É o exemplo perfeito do que é ser lagarto actualmente.
Em relação ao jogo, ao Rui e a época não consigo dizer nada que estou demasiado triste.
Os cânticos ao Miccoli foi um excelente recado ao Orelhudo. Pode ser que para ao ano também ouça cânticos ao Leo e ao Rodriguez.
Merda de dirigentes que temos.

Anónimo disse...

Obrigado Rui, finalmente voltei a sentir emoção na Luz, graças a ti.

Tiago disse...

Cala-te jaco corrupto.

Pedradanocharco disse...

Ao ler as palavras do americano, pensei como teria sido a época sem Rui Costa, imagino que não teriamos concerteza 50 e tal mil no nosso estádio.
Isto é a MÍSTICA isto é a EMOÇÃO isto é o BENFICA de que tanto se fala.
Agora que a época acabou chegou o momento de aqueles que pretendem elevar o nosso clube mostrarem o seu valor, agora que o clube não vai participar numa das maiores montras da Europa, agora é que os homens e as mulheres deste clube se devem unir à volta de um objectivo que está perfeitamente ao nosso alcance, tendo sempre os pés bem assente em terra.
Não estamos na próxima edição da champions, não é o fim do mundo pelo contrário, para mim é o início de uma realidade que nos vai trazer de volta a uma realidade que de outra forma não a iriamos ver.
Posto isto tenho muitissimo orgulho em ser um benfiquista que tem muita esperança num futuro cheio de alegrias e tristezas porque às vezes é necessário cair para nos levantarmos ainda com mais força.
OBIGADO RUI COSTA!
Vou continuar a agradecer-te, tenho essa convicção,SEMPRE!.
FORÇA SPORT LISBOA E BENFICA!
Por piores que sejam os resultados estarei sempre de armas em punho para a luta, SEMPRE!
Carlitos.

Anónimo disse...

O jogo de ontem e os acontecimentos recentes deram-me já algumas certezas para a próxima época: Cardozo vai ser o melhor marcador, Di Maria o melhor jogador do campeonato, o Porto começará o campeonato não como o suspeito do costume, mas como o clube formalmente corrupto e que a ala esquerda do Benfica vai continuar entregue a Léo e Rodriguez. Maxi Pereira e EdCarlos vão confirmar igualmente que são dois bons jogadores, o uruguaio como lateral-direito ou médio-interior direito e o brasileiro mais estável a defender e decisivo a atacar. Em ambos, o jogo de ontem confirmou as minhas suspeitas. Se os adeptos do Benfica se dedicarem mais a assobiar os adeptos das outras equipas do que os nossos, Maxi e Edcarlos serão bons jogadores de um bom plantel. Aliás, em condições normais, sem instabilidade, com Rui Costa como dirigente e não com dupla função, com o Orelhas a dedicar-se aos seus negócios em África e a aparecer uma vez por cada semestre, para fechar as contas, este plantel apenas retocado de qualidade indiscutível em três ou quatro reforços, chega e sobra para ganhar o campeonato aos corruptos. Só é necessário que a estrutura funcione e que o Orelhas desapareça. Aliás, se querem a minha opinião a sorte de Pinto da Costa é que, deste lado, do nosso lado, José Veiga e Rui Costa não estão no mesmo comprimento de onda. Se houvesse uma mínima possibilidade de os juntar na SAD, sem interferência absolutamente nenhuma do Vieira, nos próximos anos, tenho a certeza, de que o Benfica daria a estocada final no sistema. O Veiga a presidente da SAD, o Rui a director-desportivo era trigo limpo farinha amparo. Mas, como sempre, os corruptos vão ter a sorte do costume da malta cá em baixo não se conseguir unir naquele que devia ser o denominador comum a todos os benfiquistas: derrotar o FC Porto no campo e provocar a sua desintegração fora dele. E isto é que me chateia, que o Benfica continue a desperdiçar oportunidades históricas de dar cabo dos corruptos.

Pedradanocharco disse...

DIABO, DEUS TE OIÇA!
LOLOLOL

Anónimo disse...

diabo vermelho, tambem era bom que o cunha leal fosse outra vez mandar pa liga, esse mesmo que deu o campeonato ao slb, ainda se davam ao luxo de dispensar um bom jogador, e já agora que o estoril estivesse na primeira divisão....

Anónimo disse...

Diabo, exceptuando as tuas apreciações a Edcarlos e Maxi concordo contigo em quase tudo. Quase, porque se lhe derem oportunidades aposto que Adu vai roubar o título de melhor jogador da Liga a Di Maria. Mas aposto no argentino para 2º melhor :)))

Anónimo disse...

Jaco, nem depois do teu clube admitir que é um bando de corruptos, ganhas vergonha? Porra, até o doente do MST consegue ser mais isento que tu...

Anónimo disse...

Jaco, pensei que não interagias comigo, dado que ainda estou à espera que respondas a uma pergunta minha sobre a autoridade moral do teu presidente. Jaco, até nos dávamos ao luxo de prescindir do Cunha Leal, já que se bem se lembras a sua influência não devia ser assim tanta, porque no seu tempo a Comissão Disciplinar da Liga apenas foi capaz de lavrar um único processo disciplinar relativo ao Apito Dourado. Foi já sem o Cunha Leal que se produziu a mais prodigiosa sentença da história do futebol português. Foi já sem Cunha Leal que o teu clube passou a ser formalmente corrputo. E acredita, mesmo sem Cunha Leal, se o Veiga e o Rui Costa conseguissem acertar agulhas entre si, nós até vos ofereciamos o Cunha Leal.
Americano, desculpa mas mantenho o que disse, porém, acrescento Adu como a revelação do ano.

Anónimo disse...

Ok Diabo, assim já gosto mais :)

Pedradanocharco disse...

Acho que o simples facto de o jaco vir aqui mandar umas boquitas é sinal de que ele precisa de se relacionar com pessoas de bem...
Com os corruptos em sentido a partir de agora haverá uma concorrencia mais leal.

Pedro disse...

"a ala esquerda do Benfica vai continuar entregue a Léo e Rodriguez"

Diabo amigo o q viste q te leva a acreditar nisso?

Era muito bom.

Qt ao resto concordo com o q dizes, temos desperdiçado oportunidades atrás de oportunidades para dar a estocada final aos corrputos, Di Maria vai ser um dos melhores do mundo, basta q siga o exemplo de profissionalismo e dedicação a evoluir como o Ronaldo teve/tem e Cardozo para o ano, numa equipa mais sólida e confiante, vai arrasar...

Anónimo disse...

O meu clube admitiu que era corrupto?? Quando? A mafia de lisboa é que quis aplicar o castigo de tirar os pontos numa altura em que o FCP não precisa dos pontos para nada para ver se aceitam o castigo, e até aceitaram, não precisamos de 6 pontos para nada, mas o meu presidente vai recorrer e vai ganhar, mas na pratica é como o dv disse, lisboa disseca o resto da pais, para depois dominar.

Anónimo disse...

Ahaahahahahaahahahahaaha!!!!

Ou seja, a máfia de Lisboa é que quis aplicar o castigo numa altura em que o FCP não precisa dos pontos para nada??? Sim senhor, e eu a pensar que essa situação dava jeito era ao próprio FCP...

Anónimo disse...

"Jaco, pensei que não interagias comigo, dado que ainda estou à espera que respondas a uma pergunta minha sobre a autoridade moral do teu presidente" Não me lembro de nada, autoridade moral para que??? O meu presidente é apenas um icon, a nivel mundial!!!

"Acho que o simples facto de o jaco vir aqui mandar umas boquitas é sinal de que ele precisa de se relacionar com pessoas de bem...
Com os corruptos em sentido a partir de agora haverá uma concorrencia mais leal." Quem são essas pessoas de bem, esse clube que governou a liga portuguesa a sangue durante decadas......

Anónimo disse...

"Ou seja, a máfia de Lisboa é que quis aplicar o castigo numa altura em que o FCP não precisa dos pontos para nada??? Sim senhor, e eu a pensar que essa situação dava jeito era ao próprio FCP..."

Não deu não, e digo que apesar de compreender, fiquei fodido do FCP não ter recorrido dos pontos.

Anónimo disse...

Jaco, tens sorte que o teu presidente é mais inteligente que tu, eu se roubasse um milhão de euros e me condenassem a pagar mil também não recorria...

Anónimo disse...

Jaco, eu avivo-te a memória. Lembras-te quando vieste até aqui duvidar da reputação da senhora dona Carolina. E eu perguntei-te, se, de facto, está considerado que ela é o que dizes que ela é, o que é isso faz de Pinto da Costa que com ela, durante cinco anos, dividiu a sua flatulència? Um senhor honrado de família ou por outram um badameco tarado que se alimenta do calor da noite. É que sabes, a resposta a esta pergunta é fulcral para eu poder concordar contigo ou discorda a propósito da tua opinião de que o senhor é mesmo um "icon" como tu lhe chamaste em todo o mundo?
Mas também te digo, temos de ter cuidado com os ícones, a Cicciolina também é um ícone mundial da porno-chachada. E olha que ela e o teu presidente estavam muito bem um para o outro.

André Leal disse...

É Jaco, é o icone da Corrupção, junto do Bernanrd Tapie, Moggi e outros.

Quanto ao resto estou 100% com o Diabo, nomeadamente na parte do Rui Costa e Veiga (não sabia era que não se davcam) e do Edcarlos e Maxi. Acho que perdemos muitos pontos porque preferimos por o Katsouranis à defesa por não confiarmos, e mal, no Edcarlos. Também concordo que temos um bom plantel.

Anónimo disse...

Claro que o PC não é perfeito, e a criolina foi o grande erro dele, mas enfim, os titulos nacionais, taças, de portugal e da uefa, supertaças portuguesas e europeias campeões de portugal, da europa e do mundo abafam a criolina, alias, aposto que se o PC amanha se candidata-se a presidente do slb, ganhava com maioria absoluta.

Pedro disse...

Digam lá q não é delicioso ver o jaco a enterrar-se a cada comentário q faz???

Anónimo disse...

Jaco, tenho sustentadas dúvidas de que isso fosse possível. Aliás, acho que até Pinto da Costa tem dúvidas de que ganhasse umas eleições no Benfica. De outro modo já se tinha candidatado para cumprir o seu ideal de vida: ser presidente do Benfica.

Anónimo disse...

Pois, mas quem daqui não votava no PC?

Pedro disse...

Votar em corruptos??
É pá...isto é o Sport Lisboa e Benfica e não o Futebol Corrupção do Porto...

Alguem reparou naquele grupo de espectadores com cachecois azuis q estavam ao lado dos Diabos? Sabem quem são?

André Leal disse...

Sinceramente Jaco é pena que não consigas ver que, a par dos títulos todos, ganhos à custa do que a gente bem sabe, se por acaso as leis em Portugal tivessem lógica, terias ido parar à 2ª liga. E aí, continuarias a apoiar o teu presidente?

Eu não gosto de Presidentes que coloquem o meu clube em risco de descer de divisão. E podes ter a certeza que destes 3, Vale e Azevedo, Luís Filipe Vieira e Pinto da Costa, o PC foi o que esteve mais perto de consegui-lo. Não, não votava nele.

Tiago disse...

Pedro, era a malta do Damaia Ginásio Clube, o 1º clube do Rui :)

Quanto a ti Jaco, esse individuo nem sequer reuniria o nº de assinaturas necessárias para se candidatar, quanto mais ganhar as eleições!

Pedro disse...

Mais facilmente seria Vieira presidente do clube corrupto do q o corrupto presidente do Glorioso..
:)

Damaia Ginásio Clube. Muito bem...por momentos pensei q pudessem ser adeptos Viola mas achei muita fruta
:)

Anónimo disse...

Para quê dar resposta a um porco CORRUPTO, adepto de um clube que admitiu formalmente ser CORRUPTO e com dirigentes CORRUPTOS.
O lugar dos porcos CORRUPTOS e dos seus cúmplices ou porcos adeptos, é na cadeia a fazer companhia ao Vale e Azevedo, chulos e prostitutas, tudo bosta nojenta do mesmo saco.

Anónimo disse...

responder a um andrade é dar pérolas a porcos. Não sei pq insistem com esses porcos que são tão corruptos que nem recorrem da sentença...

Anónimo disse...

Uma opção cá para o burgo? (http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=126&id_news=331992)

Anónimo disse...

Não votavam??? Querem gajo mais corrupto de que o vieira? Construiu um imperio atravez do roubo, sangue e drogas e tambem da burrice de muitos (lol), voces acitam qualquer um que promete titulos, já começa a ser dificil manter essa conversa de grande clube, de maior do mundo, desse prestigio todo sem titulos, e ficam em 4º lugar em plena fase do apito encarnado.

Anónimo disse...

E pedro, mostra alguma isenção e apaga esses comentarios que apenas insultam, va la, tenta ao menos ser isento.

Hugo Carvalho disse...

Ficaria admirado que na patética hipótese de o PC se candidatasse à presidência do clube ganhasse um voto que seja.
Essa ideia de que os Benfiquistas gostavam que o clube fosse governado por um Pinto da Costa é treta de jornalistas. Conheço muita gente que é do Benfica e ninguém pensa isso. O que todos queremos é um presidente competente. O pinto da Costa não é nem nunca foi um bom presidente. Essa história da grande gestão Pinto da Costa, apregoada pelos principais comentadores da praça, é tudo areia para os olhos dos leitores. Qualquer gajo que tenha os favores dos árbitros consegue facilmente fazer o que ele fez. Qual é, afinal, a dificuldade de ser campeão quando se tenta de forma sistemática, como parece provado, os resultados desportivos.
Isso até o João Loureiro e o Jaime Pacheco conseguiram. E não me parece que o João Loureiro seja um exemplo de bom gestor e Jaime Pacheco um grande treinador.
Até eu, que pouco sei de gestão e futebol, ganharia um campeonato se os árbitros apitassem a favor da minha equipa.

Anónimo disse...

Pelé, do Inter de Milão, é a surpresa de Scolari para o Euro 2008.Mais um jogador que passou incógnito, nos últimos anos, pelo departamento de formação do Benfica.

Anónimo disse...

Diabo, não tenho inside information, mas do que sei a lista do Record deve estar certa, e Pélé não consta. Ele esteve pré-convocado para o último particular, mas ao não ser chamado deve ter ficado sem hipótese de ir ao Euro.

Ricardo disse...

Nem no dia a seguir à festa bonita que vimos na Luz, podemos falar do nosso clube, sem que nos percamos em guerrilhas com o jaco? Já cheira mal. É que é sempre a mesma conversa, não há qualquer interesse, para além do interesse que o jaco tem em vir para aqui chatear quem está. Nem com o presidente julgado, nem com o clube julgado, nem que viesse o PC admitir para a televisão "SIM, EU SOU UM CORRUPTO DO CARALHO"; nem nesse caso o jaco tinha vergonha na cara.

Vamos falar do Benfica. Do futuro do Benfica. Quem vê a força deste clube, mesmo estando numa posição ridícula no campeonato, como ontem, mais uma vez, se viu, não pode estar a ligar a quem não sabe mais do que acenar bandeirinhas do seu tiranozinho. Se queremos falar de carneirada, ao menos falemos da carneirada benfiquista.

Pedro disse...

Ricardo por falar em futuro do Benfica: E q tal Daúto como adjunto do futuro treinador do SLB?

André Leal disse...

Em termos de argumentação acerca de corrupção nós temos tantas pérolas que as podemos desperdiçar com os Porcos, Starblade.

Espero é que também se dêem algumas dessas pérolas à UEFA e a todo o organismo que possa punir esta merda toda, já que a Liga e a Federação não parecem ser capazes.

Mas tenho que concordar contigo quando um andrade continua a não perceber a diferença entre suposições, acerca de crimes completamente fora do âmbito do futebol e do Benfica, e condenações por corrupção tentada, nas quais ficaram provados o pagamento e a solicitação de favor por parte do PC.

John Billy #37 disse...

A culpa é vossa que lhe dão conversa.
Esse Jaco tem tanta vergonha como o nossa presidente.
Faquirá a adjunto? Não sei.
Alias já começo a duvidar que o Sven venha.

Anónimo disse...

André, a UEFA nunca vai interferir, os regulamentos foram aprovados e apesar de patéticos não chocam com nada relacionado com a UEFA, por isso não contes com isso.
Se for o Sven o treinador, acho que o Daúto a aprender com ele seria fantástico, mas pelas declarações cheira-me que Diamantino (nada contra, pelo contrário) deve estar na pole-position.

Pedro disse...

Tenho todo o respeito pelo Diamantino e não desdenho a sua presença na equipa técnica mas gostava de ver o Daúto a trabalhar com alguem com o prestígio do Sven para depois, daqui a 2/3 anos pegar ele na equipa.
:)

John Billy #37 disse...

"Miccoli quer sair do Palermo
Fabrizio Miccoli, avançado italiano que representou o Benfica entre 2005 e 2007, deve abandonar o Palermo no final da época.
De acordo com o presidente do clube, o jogador, de 26 anos, «expressou vontade de regressar ao Lecce». Perante a intenção de Miccoli, Maurizio Zamparini frisa que não quer «jogadores pouco motivados e sem vontade de estar no Palermo». «É provável que saia», afiança.
Diga-se que o Lecce, clube apontado como possível destino para Miccoli, está na luta pela promoção ao escalão principal do futebol transalpino."

Vamos lá falar com ele! Pode ser que volte.

Anónimo disse...

John, o Miccoli tem qualidades fantásticas, mas não te questionas porque é que ele não consegue marcar mais que 10 golos por época? Eu gosto dele, mas parece que ele não consegue justificar a admiração que tantos têm por ele. Agora temos um avançado "lento, sem pé direito, tosco, etc" mas que marcou o dobro dos golos dele, sem a equipa alguma vez saber jogar com ele.
Para mim não pode ser uma prioridade, apesar da empatia que existe entre ele e o clube.

Ricardo disse...

Pedro, acho que será o Diamantino (opção que me agrada) o adjunto do Sven. Quanto a Daúto, agradar-me-ia, sim, mas parece-me que o clube não está para aí voltado.

Quanto a Miccoli: ver Cardozo e Miccoli na frente de ataque confesso que é algo apetecível, mas, como diz o americano, algo se passa (e já passou) com o italiano. Não é normal um jogador daquela qualidade marcar tão poucos golos. As razões - sabemos bem - estão relacionadas com as sucessivas lesões que foi e vai tendo. No Benfica, na primeira época, foi uma desgraça. Na segunda, lá conseguiu superá-las a espaços e marcar uns quantos golos. Mas não é uma aposta sólida e criteriosa. O Benfica não está em condições de arriscar apostar uns milhões de euros num jogador que parece destinado a estar lesionado metade (ou mais) de cada época. Nesse sentido, e por muito que me custe, direi que, se escolhesse, não procuraria contratar Miccoli.

Anónimo disse...

Americano, não era o Cardozo que dispensava! Não sei quantos golos marcou o Miccoli o ano passado mas deve marcado mais que o Nuno Gomes, Mantorras e Makukula juntos. E para não falar da alegria que transmite ao público e a equipa.

Alexandre disse...

Boas!! Voltei de férias!
Como é que estamos por aqui? Tudo bem disposto?
Começamos por onde?

Anónimo disse...

John, só digo que na minha opinião a prioridade do Benfica não deve assentar num avançado que rende tão poucos golos como o Miccoli.

André Leal disse...

Eu já não conto com nada... Quero é que toda a gente saiba quem é o campeão europeu de 2004.

Mas o Marselha também foi punido pela UEFA por corrupção no campeonato nacional, logo, a UEFA, e como o Porto também foi punido, ainda que ridiculamente, deverá poder agir. Não sei é em que casos e sobre que leis eles agem. E o Benfica poderia ser parte interessada se, por exemplo, impedissem o Porto de participar no próximo ano nas competições eurpeias.

Pedro disse...

Evidente q nunca seria uma oportunidade mas entre Lecce e Benfica acredito q a escolha dela fosse para nós. Pq tenho dúvidas q o Lecce pague o q ele ganha no Palermo.

Cardozo e Miccoli...UIIIIII.

Alexandre disse...

Viram o real-barcelona? Num jogo onde a rivalidade consegue ser bem maior que num porto-benfica, os jogadores do barça tiveram um gesto bonito. Um gesto que no nosso país de invejosos e de mentalidades pequeninas é simplesmente impensavel.

Anónimo disse...

Americano, acho que o Benfica, se jogar no 442 do Sven, precisa de 4 avançados. Temos o Cardozo, talvez o Makukula (teve poucas oportunidades) e ainda o Adu.
Dispensando o Nuno e Mantorras precisamos de outro avançado.
André Leal, não penses mais nisso que esses castigos já estavam combinados e acertados pelos corruptos.

Ricardo disse...

john,

"dispensando o Nuno e Mantorras"?

Era bom, era. Mas isso num clube que olhasse para o valor dos seus jogadores e agisse em conformidade; não num clube em que se preservam estatutos imbecis e se promove um lugar no plantel para o "atleta que está fodido para o futebol mas de quem a gente gosta muito".

Anónimo disse...

Alexandre, grave é haver corrupção e os clubes/dirigentes continuar impunes.

Anónimo disse...

Ricardo, ainda bem que há mais gente com a minha opinião. Estou farto de ouvir "foi muito importante no ano do título" e "está assim por nossa culpa".
FDX!! Precisamos de 4 avançados que possam lutar pela titularidade.

Tiago disse...

Alexandre, que tal é ser adepto dum clube assumidamente corrupto ?

Anónimo disse...

Tudo bem, mas mantenho que um jogador que custe 5/6 milhões de euros neste momento, mais um ordenado superior a 100.000 euros tem de render mais que Miccoli, caso contrário prefiro "investir" num jogador como Di Maria, que pode também jogar a avançado no 4x4x2.

Ricardo disse...

john, obviamente. É ridículo essa de dizer que o Mantorras foi importante para o título - claro que foi, e depois? Teremos de manter o homem no plantel mais 10 anos porque foi importante há 3? E "está assim por nossa culpa"? Culpa de quê? Esta forma amadora como se gere o Benfica faz-me uma confusão tremenda. LFV pôs na cabeça que o Mantorras terá de ser do plantel do Benfica até quando ele (Mantorras) quiser. E, pronto, não há volta a dar. Quando um clube como o Benfica mantém dois avançados - um, que está completamente acabado para o futebol e outro que falha golos impossíveis de falhar - apenas e só por "benfiquismo" não se pode esperar muito mais do que o quarto lugar.

Anónimo disse...

Ricardo, no caso do Nuno Gomes não concordo nada, se ele for bem aproveitado por um treinador capaz ainda vai render, não pode é ser um titular que joga todos os minutos da época, mesmo quando está a jogar mal. Se o souberem rodar convenientemente, resguardá-lo quando é necessário, ainda poderá ser útil. Para mim, ele, Cardozo, e Adu são indiscutíveis no plantel (cingindo-me aos avançados, naturalmente).

Ricardo disse...

americano,

entendo a tua posição, que é a que sempre assumi com Nuno Gomes - aproveitá-lo da melhor maneira, sem que por isso deva ser titular em todos os jogos. Usá-lo numa lógica de aproveitamento em certos jogos e dependendo do que se pretende. Mas...

... há já algum tempo que venho analisando a sua prestação com outros olhos. Aquilo em que era forte, porque golos sempre falhou, deixou de existir:

- era forte na capacidade de funcionar como "pivot" - já não é. As bolas chegam-lhe e as recepções são defeituosas; quando consegue receber bem, faz maus passes, normalmente para a intermediária, deixando a equipa totalmente desequilibrada. Como as transições defensivas, nesta época, nunca existiram, foram inúmeros os contra-ataques (alguns deram golos) que sofremos por bolas perdidas por Nuno Gomes.

- era forte a guardar a bola, esperando pelos colegas para soltar e correr até à área - já não é. Não sei se está já em período descendente, em termos físicos, mas é inquestionável que perdeu fulgor. A quantidade de bolas que perde, no confronto físico, é MUITO superior àquelas que ganha, no ombro-a-ombro. Mais uma vez, cria desequilíbrios perigosos. Ainda para mais quando a equipa não tem rotinas estudadas que evitem as transições rápidos dos adversários.

- era (mais ou menos) forte na forma como se posicionava na área - já não é. A sensação que dá é que anda sempre perdido, aos saltinhos para chegar à bola mas nunca chega, aos sprints em que logo desiste por não conseguir chegar, à forma como não consegue libertar-se das marcações. Quando consegue, falha golos inacreditáveis. Ontem, foram 3 bolas de golo evidente: um cabeceamento que saiu perto do poste; um passe (fabuloso) do Katsouranis em que o Nuno, sozinho, decidiu rematar contra o GR; uma recarga em que, mais uma vez isolado, consegue descobrir onde estava o Eduardo para lhe acertar.

Durante muito tempo, nesta época, achei que ele estava com falta de confiança, já que a questão das lesões havia passado (desculpa que ele apontava muitas vezes para as fracas prestações nos últimos 5 anos). Agora já não acho. Não o defendo mais. Nuno Gomes já não é jogador para o Benfica.

Anónimo disse...

Ricardo, concordo com quase tudo o que dizes, mas eu sei que o Nuno vive o Benfica quase como o Rui, pelo que acredito que ainda tem a sua utilidade, haja quem o sabe aproveitar. O que os NN lhe fizeram ontem para mim ficará como uma das maiores vergonhas que vivi na Luz, nem consigo imaginar como o Nuno se sentiu.

João Bizarro disse...

Um grande abraço e um obrigado ao GRANDE RUI COSTA.

Foi das poucas coisas boas que se viu esta época.

Acho piada a esta lagartagem que nunca passou a fase de grupos da Champions, fazem sempre de bombo da festa.
Ficam em 2º e vêm para as ruas apitar. Enfim. Tristes.

Nós (BENFICA) queríamos ficar em 1º.
Aliás apostava já aqui com qualquer lagarto em como vamos ganhar mais dinheiro na UEFA do que eles na Champions.

João Bizarro disse...

Diabo, espero que tenhas razão e que o Léo e o Rodriguez continuem.

Os bons jogadores são para continuar e não para deixar ir.

Em relação ao Maxi e ao Edcarlos penso o mesmo. O público que se preocupe com os adversários.

Americano, o que fizeram os NN?

Ricardo disse...

americano,

não ponho nem porei nunca em causa o que Nuno Gomes gosta do clube e acho que nós, adeptos, estamos no Estádio para apoiar o clube e os jogadores - aceito que outras pessoas tenham uma visão diferente, mas eu sou apologista de NUNCA assobiar um jogador do Benfica no estádio. Nesse sentido, dizer apenas que em relação aos NN tens toda a razão. Mas ainda alguma coisa vos espanta nas claques? Tirando umas quantas aparições, em que servem realmente os interesses do clube, apoiando-o, será que é preciso mais alguma coisa para se entender que as claques (estas, pelo menos) não ajudam em nada o clube? Ontem, a meio do jogo, lá foi mais um objecto incandescente para meio do relvado.
No entanto, isso nada tem a ver com a sua prestação em campo. E é uma prestação fraca. Eu não quero cantar para o Nuno Gomes que saia do Benfica; eu quero simplesmente que ele não jogue. E que jogue, por exemplo, o Di María. Ou o - ah heresia das heresias! - Adu.

Anónimo disse...

"mas eu sei que o Nuno vive o Benfica quase como o Rui"
Americano, se fosse por isso eu era titular indiscutivel do Benfica.
O Ricardo descreveu muito bem o Nuno Gomes desses últimos anos (porque não foi só este ano que jogou mal).
Além disso duvido da sua importância como capitão ou transportador da mística para os recém chegados.
Visto alguma coisa este ano nos novos jogadores? Algum deles percebeu o que é o Benfica?
O tempo dele já acabou. Os anos só fazem bem ao vinho do Porto.

Pedro disse...

Ricardo,

Qd se diz q o Mantorras está assim por nossa causa não é mais do q reconhecer a nossa culpa do estado fisico do jogador. Agora é preferível q lhe continuemos a pagar o ordenado e dar-lhe a oportunidade de ele jogar noutro clube, com menos pressão, menores objectivos, etc e depois, quiçá, equacionar um regresso.

O Nuno Gomes parece q tem medo de marcar golos, tem medo de assumir a responsabilidade do remate, procura sempre passar a bola ao colega mesmo q ele, Nuno, esteja em melhor condição de atirar à baliza. E não luta pela bola, entra sem alma nas disputas de bola. Ele é um avançado, tem lutar mais, tem q chutar mais. E acertar...

João os NN ontem resolveram dizer o q lhes vai na alma. E tirando alguns jogadores, q os próprios NN não criticaram, mereceram tudinho o q lhes foi dito.

"nem consigo imaginar como o Nuno se sentiu"

Aposto q nem sentiu 1/10 daquilo q eu sinto de ver o Benfica a chegar ao fim de uma época desta forma num vergonhoso quarto lugar sem ganhar absolutamente nada...pelo terceiro ano consecutivo...

Anónimo disse...

Até o Eusébio, que era o Eusébio, foi para o Beira-Mar e agora ficamos com Nuno Gomes e Mantorras por caridade.

'dasse. Ao que isto chegou.

Anónimo disse...

Ah, e Léo já assinou? Pois... o orelhas não quer cá competentes tipo Donner e bons atletas tipo Léo. Venha mais uma camião de jogadores e um incompetente para lixar as bases que o Donner fez.

Isto ao murro e ao pontapé ainda era pouco...

Anónimo disse...

O Leo deve estar a assinar é pelo Porto. E na volta o Donner também.
A culpa é do Apito!

Tiago disse...

Eh pah oh Ricardo, tudo bem que o homem ontem falhou 3 golos, mas a que tu dizes que após o passe magistral do guarda redes ele acerta no redes, eu como guara-redes sinto me ofendido. Aquilo é uma mancha FABULOSA!!! QUanto aos outros falhanços, sim, são graves!

Nota: O Nuno Gomes não é titular a jogar todos os minutos. Foi apenas titular em 18 jogos, suplente utilizado em 6, e apenas jogou os 90 minutos por quatro vezes. Isto cingindo-me apenas aos jogos da Liga, porque se contar a Champions, o nº de jogos a suplente aumenta!

Ricardo disse...

t,

uma defesa fabulosa não invalida que o atacante pudesse fazer melhor. E, sim, acho mais grave a outra, a da recarga.

Não quero ofender GR nenhum deste burgo :)

Anónimo disse...

Meus caros, os adjuntos da futura equipa técnica serão Diamantino e Chalana. Sobre o Léo é possível que renove esta época, o Rodriguez está mais dificil. Há um médio do campeonato francês que está contratado - não joga no Mónaco, Bizarro - e quanto ao Adu, veremos o que tem Rui Costa a dizer sobre o seu futuro. A decisão será sua.

João Bizarro disse...

Diabo, a tua fonte falhou pois o Pelé não foi convocado.

Em relação ao Menéz do Mónaco foi mais desejo do que outra coisa!

Se já contarmos com o Jorge Ribeiro temos 4 jogadores no Euro. Cada um no seu sector.
Mais o Simão faz 5.

Alexandre disse...

João, conta 3. O simão não conta e o petit... tb não. Só pode mesmo servir de tradutor.

MFQ disse...

Tenho seguido com interesse a vossa troca de argumentos sobre determinados jogadores do nosso plantel. Pela minha parte, continuo extremamente apreensivo com a condução dos destinos do clube. Por um lado, há um treinador contratado por três épocas auferindo salários elevadíssimos, por outro, há todo um plantel por construir. Esta foi uma época com resultados desastrosos, e se as mudanças de treinadores em nada beneficiaram os objectivos perseguidos, a verdade é que este plantel não é qualitativamente comparável com o FCP.

As saídas de Léo, Rodriguez, Luisão e (muito provavelmente) do Kats e do Nelson, irão abanar a já débil estrutura base desta equipa. As aquisições conhecidas pouco vêm acrescentar e teriam de ser complementadas com quatro ou cinco jogadores de qualidade inequívoca para podermos lutar pelo título da próxima época. Não vejo forma de as conseguirmos, muito menos sem o dinheiro da liga milionária.

Preocupa-me acima de tudo não haver no universo benfiquista uma referência credível e inatacável que esteja disponível para se candidatar à presidência.

MFQ

Anónimo disse...

Dei agora por mim... Ficamos em 4º!
Mas que merda é esta? Ficar atrás do Porto, dum Sporting miseravel que ganhou 2 ou 3 jogos fora de casa, dum Guimarães que veio da 2ª...
Mas a que ponto este Benfica chegou? 3 anos seguidos a ficar atrás do Porto e do Sporting? 3 anos sem títulos? E ninguem se importa?
O ano passado pensei que pior era impossivel e este ano aconteceu isto! Agora volto a pensar que pior é impossivel. O que vou estar a pensar daqui um ano?

João Bizarro disse...

Os capitães têm que ir Alexandre, mais que não seja para dar apoio aos mais inexperientes.

Não viste a entrevista do Scolari?
Por ai já vez a importância do Petit.
Ele pode estar em má forma mas não é como certas vedetas que aquando vão à selecção não jogam a ponta dum corno... embora esteja lá o seleccionador para protigê o minino.

MFQ disse...

Excelente análise John. O meu receio passa também pelo aparente adormecimento colectivo dos benfiquistas. A saída do maestro não pode só por si anestesiar a nossa capacidade de prever e salvaguardar o futuro.

MFQ

João Bizarro disse...

É John. Desde o ano do título tem sido sempre a descer.
E agora perdendo os melhores jogadores desta temporada não sei onde isto vai parar...

E volto a perguntar: em que lugar estávamos quando o Camacho saiu?
E tínhamos acabado de empatar no terreno do adversário directo.
Ou seja, a partir dai foi sempre a descer.

Anónimo disse...

Pois mas nem vale a pena estar agora a por as culpas no Fernando Santos, no Camacho, no Chalana ou no Koeman. Também gosto de cair em cima do Nuno Gomes, do Mantorras ou do Luisão, mas tenho que admitir que a culpa não é deles. A culpa é de quem gere toda esta palhaçada!
E esse mesme individuo vai ser outra vez o máximo responsavel para o ano. Não se deixem iludir pela figura Rui Costa. Vai ser mais uma vítima do burraco negro Orelhas.

Ricardo disse...

João, voltas a perguntar e eu pergunto-me quais as intenções dessa pergunta. Naturalmente, deverão ser no sentido de dar a entender que, por Camacho, aquando da sua saída, deixar a equipa em segundo lugar, Camacho iria conseguir acabar o campeonato na mesma posição. Só para quem não via a equipa jogar é que pode achar isso. Como é evidente, nunca saberemos, mas a minha opinião é muito simples: Camacho não ganharia mais pontos do que Chalana. Vale o que vale.

Dados simples: Camacho saiu do Benfica depois de ter empatado a 2 com o último classificado. A partir daí, com Chalana:

Marítimo 1 - Benfica 1
Benfica 4 - P. Ferreira 1
Boavista 0 - Benfica 0
Benfica 0 - Académica 3
Porto 2 - Benfica 0
Benfica 2 - Belenenses 0
E. Amadora 0 - Benfica 0
Benfica 3 - Setúbal 0

8 jogos - 3 vitórias, 3 empates, 2 derrotas
10 golos marcados, 7 golos sofridos.

Como estava aquela equipa, totalmente de rastos, alguém pode acreditar seriamente que Camacho teria feito melhor? Quer dizer, o mal que esta época ia ter estava e esteve sempre à vista de todos. Agora a equipa acaba em quarto lugar e em vez de se culparem Vieira, pelas péssima gestão desportiva, e Camacho, porque nunca soube ser um treinador e foi o responsável máximo, em termos técnicos, por este quarto lugar, culpa-se quem? Chalana? Por amor de Eusébio.

Hugo disse...

O Donner tb ia sair o ano passado...Pode ser que não saia. Já ouvi dizer que esta a despachar uns qnts jogadores q n trabalham...

Anónimo disse...

JOão, tens razão, a minha fonte falhou desta vez. Já lhe dei uns açoites, mas como ela acertou no jogador francês que o Benfica já praticamente contratou, voltei a confiar nela. Não sei é se confio no jogador. Mais um trinco. O Record, na sua edição de hoje, diz quem se trata. O trinco do Le Mans, Hassan Yebda.

Anónimo disse...

Já vi que a tua fonte no que toca à selecção está fraquinha :))

André Leal disse...

Mais um trinco? Como se fossem muitos e bons os que lá temos...

Mas eu tentava comprar um de qualidade inquestionável... No campeonato português é a posição mais importante para um grande.

Espero que o puto francês seja um novo Makelele.

Pedro disse...

Assim de repente com esse francês teremos para o meio campo:

Petit
Binya
Ruben Amorim
Fellipe Bastos
Katsouranis
Hassan Yebda

João Bizarro disse...

Pedro, e o Romeu Ribeiro?

Pedro disse...

Não acredito q entre nas contas mas ok:

Petit
Binya
Ruben Amorim
Fellipe Bastos
Katsouranis
Hassan Yebda
Romeu Ribeiro