blog

terça-feira, maio 17, 2011

A herança de Cosme Damião


Quero antes de mais avisar que para este pequeno estudo foram apenas contabilizados os presidentes com campeonatos nacionais, taças de Portugal ou competições europeias ganhas. Outros "títulos" de 2ª categoria não foram contabilizados.
O objectivo era arranjar uma relação entre os anos na presidência e os títulos conquistados. Tirem as vossas conclusões:

Vasco Rosa Ribeiro - 3 anos = 1 campeonato
Manuel da Conceição Afonso - 5 anos = 2 campeonatos
Augusto da Fonseca Junior - 5 anos = 2 campeonatos + 3 taças de Portugal
António Afonso da Costa e Sousa - 2 anos = 1 campeonato
Mário Lampreia de Gusmão Madeira - 3 anos = 1 campeonato + 2 taças de Portugal
Joaquim Ferreira Bogalho - 4 anos = 1 campeonato + 3 taças de Portugal
Maurício Vieira de Brito - 4 anos = 3 campeonatos + 2 taças de Portugal + 1 TCE
António Carlos Cabral Fezas Vital - 2 anos = 1 campeonato + 1 TCE (+ 1 final perdida)
Adolfo Vieira de Brito - 3 anos = 2 campeonatos + 1 taça de Portugal (+ 2 finais TCE)
António Catarino Duarte - 1 ano = 1 campeonato (+ 1 final TCE)
José Ferreira Queimado - 4 anos = 1 campeonato + 1 Taça de Portugal
Duarte António Borges Coutinho - 7 anos = 6 campeonatos + 3 Taças de Portugal
Fernando Martins - 6 anos = 3 campeonatos + 4 taças Portugal (+ 1 final UEFA)
João Santos - 5 anos = 3 campeonatos + 1 taça Portugal (+ 2 finais TCE)
Jorge de Brito - 2 anos = 1 Taça de Portugal
Manuel Damásio - 3 anos = 1 campeonato + 1 taça Portugal
João Vale e Azevedo - 3 anos = ZERO
Manuel Vilarinho - 3 anos = ZERO (as piores classificações da história do Benfica)
Luis Filipe Vieira - 8 anos = 2 campeonatos + 1 taça Portugal

O actual presidente é, dos que ganharam títulos aquele que tem mais anos na presidência.

E para aqueles que adoram Vieira e pensam que ele é o nosso Pinto da Costa, convém lembrar que o presidente do Porto nos primeiros 8 anos de mandato conquistou 4 campeonatos e 2 taças de Portugal, mais uma final da Taça das Taças, mais 1 TCE!!!

96 comentários:

Catenaccio disse...

João,

Ainda bem que te deste ao trabalho de desenvolver este interessante "estudo" sobre títulos conquistados e anos de presidência. Por vezes, faz bem analisar uns números e ficar a pensar um bocadinho sobre o porquê das coisas...

Da minha parte, se calhar por razões profissionais, prefiro olhar para a frieza dos números e a objectividade dos factos. É que por mais que tentem habilmente fantasiar com o potencial da língua portuguesa, a história não mente...

Anónimo disse...

João Bizarro, não percebo porque não contaste as supertaças e as taças da liga. São troféus secundários, mas contam como títulos. Assim, Vieira teria 7 titulos ao todo.
Mas concordo que o seu ciclo já está a chegar ao fim. Somos 1 clube democrático...

M disse...

essa da sua santidade é que era escusada...agora o gajo é que é bom queres ver.

nao me interpretes mal, a minha tolerância ao Vieira já acabou faz tempo, mas isto quando a malta esta toda fodida e ressabiada, mais vale a pena estar calada.

João Bizarro disse...

M,

quero que "sua santidade" como tu dizes (não eu) se f@d@!

Não sou eu que digo que o "Eusébio dos presidentes" é o nosso Pinto da Costa.

Pedro disse...

O q me incomoda na ausência de títulos da era Vieira é a persistência nos erros cometidos. Repetem-se ano após ano, e sempre que se consegue algo de positivo trata-se logo de o destruir no ano seguinte. E acredito que não será por incompetência. Eu não acredito em Vieira e nunca acreditei. O único sumo que se aproveita da sua presidência foi o esforço para q o Apito Dourado não caísse no esquecimento. Mas rapidamente tb o pôs de parte...isso e a luta contra a corrupção e arbitragens manhosas. Fizesse Vieira disto uma batalha e teria o meu apoio e tolerância para a ausência de títulos. Nada disso faz. Mas, algo q já disse várias vezes, quem acredita nele q o defenda, q justifique as suas decisões e/ou falta delas.

Para mim o pior presidente foi Damásio que devia ser banido para sempre da vida do clube. Destruiu sem dó nem piedade uma equipa excelente, trouxe aquela nódoa chamada Artur Jorge e, pior q tudo, deixou o clube na penúria, com dívidas e contas congeladas. A seguir, nunca perdoarei a Vilarinho ter aceite ser o fantoche para destruir quem muito estava a fazer pelo clube. Consequência directa das suas acções foi a perda de Mourinho para o fcp e os consequentes títulos que lá conquistou (q por sua vez não o pode fazer no Benfica) e a entrega de mão beijada de Jardel aos verdes qd, como era esperado, não cumpriu a sua mais forte promessa eleitoral.

Vieira simplesmente veio dar seguimento à estratégia dos lobbys q meteram Vilarinho no poder, os lobbys do cimento e da olivedesportos. 10 anos, muitos milhões gastos, amizades muito estranhas, deu tachos a elementos totalmente alheios ao clube e q hoje não se percebe pq é q ainda lá andam e sequer o q andam a fazer. Qd Vieira sair do clube e for para lá alguém honesto pode ser q a verdade sobre o reinado de Vieira venha a público e depois veremos quem realmente é o "demo".

paulofalcao disse...

Tudo verdade, mas nenhum presidente herdou tantos anos sem títulos...e isso não pode ser esquecido.

Mas também concordo que a tolerância está a terminar, daqui para a frente a exigência tem que ser muito maior.

Saudações Gloriosas
Paulo Falcão

JNF disse...

Obviamente que não devem ser contabilizadas as Taças da Liga e as Supertaças uma vez que para além de não terem o mesmo peso em termos desportivos, não existiam há alguns anos.

Unknown disse...

Pra quê o exemplo do Corrupto Mor? Mas agora andamos feitos lagartos a olhar para os outros é?

Muito bem a comparar entre Presidentes do Benfica, agora vir falar de outros para quê pá?

Também ando farto do Vieira, mas tou como M... Aziados e ressabiados, não chegamos a lado nenhum!

E para estármos aziados, tem que ser por não ganhármos, e não por ganharem os azuis!!!

luís Vintém disse...

Vieira vai entrar no último ano do seu mandato. É provável que seja o último porque é inconcebível o que se passou esta época. Sim, fomos roubados, mas isso era tão previsível, mas tão previsível, que deixar-se comer desta forma (num ano tão decisivo para o futuro do Benfica e do futebol português) não tem perdão.

Só é preciso que surja um candidato credível para o substituir.

Também convém lembrar que Pinto da Costa estava no fcp há 18 anos quando se tornou presidente. Era director do hóquei em patins. O que significa que quando chegou a presidente já tinha muita escola...

dafonso disse...

Esses números simplesmente "não podem" ser comparados, sem a devida contextualização! Não sou muito adepto de Vierira, mas tenho de dar o braço a torçer!
Para quem pegou num clube falido, descredibilizado ... graças ao GATUNO!, não podia começar a ganhar do nada, sem primeiro arrumar a casa e reerguer a instituição! E sim isso a meu ver, foi feito! Existe mais crédito, estádio novo, centro de estágio, BenficaTV, o renasçer de modalidades que estavam extintas, aposta nas casas do Benfica (Imagem), mais sócios... em andamento o museu... etc. Sim foram 8 anos, mas esta reestruturação é/foi necessária! Neste caminho houve erros, e ve-se os erros de gestão desportiva em alguns jogadores, penso que havia mais proveito se o Rui Costa tivesse mais participação!
A ver vamos este ano... se a coisa rola! Penso que será o último cartucho do Vieira e Jesus pós epoca traumatizante!

M disse...

a designação "sua santidade" é conhecida por ser a alcunha que o gajo mais detesta....gosto mais da "peido-mor" mas apeteceu escrever uma diferente.

essa do "eusebio dos presidentes" para mim é inédita..sendo dedicada ao Vieira, é uma bela merda desajustada da realidade.

e mais uma vez, se me permites, nao contesto nadinha da lista que apresentaste, são factos, e estes falam por eles mesmos, so nao vê quem não quer ver....

Álvaro Martins disse...

Concordo com o dafonso

Anónimo disse...

8 anos e só ganhou isto?? Muito mau mesmo em 8 anos conseguiu fazer centros de estágios, estádio, rentabilizou a imagem do SLB, piscina, museu e etc...em 8 anos e os milhoes que dispôs, éra exigido mais, em 8 anos no maior clube do mundo e com a marca mais cara do país??!! È pouco!! Então o Pinto da Costa em 8 anos consegue com menos possibilidades financeiras ganhar 4 campeonatos, 1 final da taça das taças, 2 taças de Portugal, mais uma Taça dos campeoes europeus e com uma equipa regional e em que só em relaçao ao benfica não tem o "museu" da treta!!! Isto sim é obra feita...
Gostava de saber é se para o futuro o Benfica irá ter tanto dinheiro como o Sr Vieira teve estes anos...

Carlos Alberto disse...

João,

Acho bizarro dizer que o LFV é o nosso PC e depois querer comparar o incomparável.

Por exemplo o PC já foi condenado por corrupção e o LFV não, por isso vamos lá ter cuidado com as comparações senão daqui a pouco começasse a comparar a Presidência de Cavaco ou de Mario Soares à de Américo Tomás e mostra-se que estes estragaram o Império.

Helder disse...

"estádio novo, centro de estágio, BenficaTV, o renasçer de modalidades que estavam extintas, aposta nas casas do Benfica (Imagem), mais sócios... em andamento o museu... etc."

Fartei-me de ir para a rua festejar essas coisas todas....até rebentei com a buzina do carro!!

Sinceramente.........trocava isso tudo por três titulos de campeão nacional. E não estou a pedir muito.

José Marinho disse...

Caro Dafonso, já que aprecia tanto as contextualizações, aqui vai outra: O presidente que tirou o Benfica da penúria e lhe devolveu credibilidade, chama-se Manuel Vilarinho. E sim, por isso pagou a factura de ter um dos poucos presidentes que não venceu nenhum título. Dedicou três anos a recuperar o clube. Escrevo isto, porque, estou de acordo consigo, é preciso contextualizar.

Unknown disse...

Caro José Marinho, apesar de também eu, já andar farto do Vieira, parece me que na altura do Vilarinho, o Vieira foi um grande ajuda...

Corrija me se tiver errado, porque isto foi quase mais um pergunta do que uma afirmação!

Unknown disse...

Três a juntar aos dois, certo Hélder?

JNF disse...

Vamos lá ver uma coisa. Até que ano é que vocês vão continuar com a ladaínha do "herdou um clue falido, bla bla bla, wishkas saquetas"? Já são oito anos como presidente, porra! Neste período de tempo já deveria ter ganho muito mais!!

dafonso disse...

Sr. Marinho, essa credebelização deu os primeiros passos com o Vilavinho (depois de TUDO também era impossível fazer pior, só se para ladrão, ladrão e meio), concordo! O Vieira ganhou as eleições porque houve trabalho reconhecido por parte dos adeptos ao Vilarinho e este deu a "passagem de testemunho" ...
Agora veremos como vai ser esta nova "contextualização",... muito ainda a aprender na gestão desportiva! Margem de erro já não há!

João Bizarro disse...

"Acho bizarro dizer que o LFV é o nosso PC"

Também eu.

"não podia começar a ganhar do nada, sem primeiro arrumar a casa e reerguer a instituição!"

Vieira está há 11 anos no Benfica, 8 como presidente... poupem-me. Daqui a 20 anos estão a dizer a mesma lenga-lenga....

dafonso disse...

Helder, pois, realmente, não deu para festejar muito! mas será que consegue festejar com a buzina do carro sem ter carro? Complicado... O mais importante, reergeu a extrutura(tem cabeça tronco e membros para andar), e agora como o presidente diz "pensar só na vertente desportiva". Nós queremos títulos e reconquistar uma hegemonia perdida! E para mim é a última oportunidade desta direcção de começar a mostrar serviço na conquista ... Jesus e Vieira em "Check"

Pedro disse...

É pá...deixem lá a construção do Estádio de uma vez por todas...até os lagartos construiram um estádio e um centro de estágios. Naquela altura qqr um o faria...e os passivos dos clubes aí estão para o comprovar...

Manuel disse...

Os benfiquistas a discutirem o sexo dos anjos. E como percebem pouco de Estatística, comparam alhos com bugalhos ou, como dizem os anglo-saxónicos, maçãs com pêras.

Não se podem comprar épocas diferentes, separadas por dezenas de anos, com concorrência totalmente diferente, contextos (sim) diferentes. E, sim, LFV apesar de todos os defeitos que sem dúvida tem, colocou o Benfica onde não estava há já dezenas de anos. Ainda está a aprender com os erros que comete, como todos nós. Assim como o JJ. Apenas alguns adeptos benfiquistas já sabem tudo e não precisam de aprender nada. E têm as respostas, e as soluções, todas para o problemas do Benfica.

Levantar um clube como o Benfica, ainda por cima com adeptos destes, leva muito mais tempo do que se os adeptos tivessem a nacionalidade inglesa, por exemplo. É uma afirmação subjectiva? É. Mas garanto-vos que a realidade seria actualmente muito diferente.

José Marinho disse...

Caro Ginha, o Manuel Vilarinho é que deu o peito às balas e a sua direcção. Acho uma enorme ingratidão a história que se conta de que foi Luis Filipe Vieira que ressuscitou o Benfica. As grandes reformas estruturais no Benfica começaram com Vilarinho. A decisão de construir um novo estádio, o seu project finance, a decisão de construir um centro de estágio, que estava contratualizado com a Câmara do Seixal, desde a direcção de Vale e Azevedo e finalmente a constituição de uma SAD, que permitiu a liquidez possível ao Benfica para investir no futebol. Isto foi conseguido pela direcção de Manuel Vilarinho, com a colaboração, é certo, de Luis Filipe Vieira mas também de outros benfiquistas que ainda permanecem anónimos e foram ainda mais decisivos para esse salto qualitativo do Benfica, em termos da modernização dos seus equipamentos desportivos e do seu modelo desportivo de governo. Não há Messias no Benfica, houve uma direcção que fez um trabalho homérico de recuperação do clube, liderada por Manuel Vilarinho e não por Luis Filipe Vieira. Aliás, se bem se lembram - se calhar não - o novo estádio foi inaugurado nas primeiras semanas do primeiro mandato de Luis Filipe Vieira. Eu não conheço nenhuma engenharia especial que torne possível a construção de um estádio de futebol em poucas semanas.

Helder disse...

Ginha:

Obviamente sim, três a juntar aos dois que ganhamos.

dafonso: "pensar só na vertente desportiva?" se assim fosse não teria vendido da maneira como vendeu o Di Maria, o Ramires e o David Luiz! E tb não se despachava o Coentrão da maneira como esta a ser preparado esse despacho. E não teria contratado dois juniores(não se sabe por quantos €) ao Real Madrid que nem chegaram a vestir a camisola do Benfica. Enfim.......olha estamos literalmente f........

disse...

Ou seja há um Benfica pré-falencia e um benfica pós-falencia. O verão quente de 1993 marcou o benfica para os 20 anos seguintes. o campeonato que atribuis ao damasio foi conseguido com uma equipa contruida pelo jorge de brito na sua totalidade.

Manuel vilarinho inverteu a tendencia de descredibilização do Benfica. as contas congeladas, as famosas garantias bancarias que depois n apareciam, os processos em tribunal, as ameaças de penhora, etc.
O Orelhas concretizou em difinitivo a melhoria. Desde qd sonhavam em ter aimar, saviola, karagounis, simão, etc? Já não vamos ao mercado com sacos de caramelos e em 2013 não vamos precisar de vender para comprar.

Unknown disse...

Esclarecido! Era, quase no seu todo, aquilo que conhecia...

Pedro Soares disse...

Esperem lá...nos primeiros 3 anos como presidente do Benfica lembram-se das promessas que fez?? No 2 mandato alguém me pode dizer o que disse?? Neste que ainda decorre...o que foi que disse??
O Pinto da Costa é currupto toda a gente sabe, mas, eu preferia ter um presidente currupto (se é que não o é) e festejar tri campeonatos ligas dos campeõs, taças UEFA, campeões do mundo, supertaças, gozar com os portistas e com o norte, e etc... o que interessa no fundo são os factos e nisso estamos lixados...com Vieira é de 5 em 5 anos, 1 campeonato!!!!!!!!! Fraco!

playmaker disse...

Era para fazer um comentário em que iria demonstrar o bom e o mau que tem sido feito, mas depois de ler:
«O Pinto da Costa é currupto toda a gente sabe, mas, eu preferia ter um presidente currupto (se é que não o é) e festejar tri campeonatos ligas dos campeõs, taças UEFA, campeões do mundo, supertaças, gozar com os portistas e com o norte, e etc... o que interessa no fundo são os factos e nisso estamos lixados...com Vieira é de 5 em 5 anos, 1 campeonato!!!!!!!!! Fraco!»
Verifico que não vale a pena...com comentários e atitudes destas...
Pelas atitudes que alguns benfiquistas andam a adoptar qualquer dia parecemos o fcp...atitudes baixas que me envergonham e envergonham quem quer um Benfica grande.

Manú disse...

joao com todo o respeito nao concordo com a tua analise baseada em estatistica.

nao penses que tento branquear alguns erros de vieira com conversa da treta (pois admito que ele errou algumas vezes, embora ele tambem admita e de sempre a cara pela merda q faz e tente melhorar), mas penso que nesta analise puramente estatistica deves contabilizar tambem o facto da dupla damasio e vale e azevedo terem fodido o benfica ate ao fundo do poço.
vilarinho+vieira antes de mais tiveram a coragem de pegar no gigante adormecido e de apagar os fogos. tens que dar desconto de alguns anos e contar menos anos porque nao seria justo.

deem estabilidade a esta direcçao e este treinador mais um ano pelo menos, as coisas estao a ser feitas com cabeça (embora algumas opçoes tenham sido menos boas). mas foda-se a epoca passada tem que dar mais margem de manobra ao jj e ao vieira. vamos unir-nos malta.

so vejo criticas e zero soluçoes, falar po ar nao custa!!

Anónimo disse...

a divergência de opinião é 1 coisa saudável mas sinceramente, por vezes leio coisas que me deixam a pensar "como é possivel, pessoas do mesmo clube, pensarem tão diferente!?!?" Manuel Vilarinho?????? museus????? epá, quero é o Benfica campeão!!!!! e sem a porcaria das ajudas como no clube da mafia! Manuel Vilarinho é tão somente um bêbedo, um aldrabão, um incompetente e não adjectivo mais só por 1 motivo, penso que é benfiquista! é uma nódoa que passou no nosso clube! ah e tal, tirou de lá o ladrão... é verdade, tirou! mas tirou à custa de ser aldrabão também! e depois a fantástica manobra do Mourinho pra dar o tacho a outro como ele, que tinha de ir para treinador porque era muito benfiquista! então também quero ser treinador! também sou muito benfiquista! eu dou muito valor ao Vieira por muita coisa que fez mas também tenho de criticar pela porcaria que vejo! que metam os museus e essas merdices lá onde quiserem, metam as peneiras onde quiserem, deixem de abrir as perninhas a treinadores só porque fazem uma boa epoca, uma excelente epoca, pulso firme, quem quer quer, quem não quer que vá a andar! como se viu no ano passado e este ano, treinadores são importantes mas o que ganha campeonatos é ter jogadores bons e motivados. no ano passado era ano de mundial, o javi jogava que se fartava, os argentinos idem... os nacionais... este ano andou tudo a dormir. falam do roberto, dessa cambada que pra aí veio que não joga nada, falam do peixoto, do cardozo e afins mas ninguem diz nada da epoca merdosa que fez o Saviola! e eu que adorava o Saviola! mas agora percebo porque ele encostou nos outros clubes. as razões são simples, joga pouco à bola, atira se muito pro chão e desmotiva se como poucos, tendo lugar sempre garantido! uma coisa é certa. este Benfica não é o Benfica que me fez ser deste clube até morrer! não me revejo nesta forma de estar dos dirigentes, jogadores do meu clube! MEDO??? MEDO DE IR JOGAR COM OS ANDRADES??? oh pah, ATÉ ME ESPUMAVA TODO SEMPRE QUE JOGASSE COM ESSES GAJOS!!!!! podia perder mas não era por medo! quando lá vão, até de receber a bola têm medo!!!!!! humfffff!

Nuno

M disse...

"«O Pinto da Costa é currupto toda a gente sabe, mas, eu preferia ter um presidente currupto (se é que não o é) e festejar tri campeonatos ligas dos campeõs, taças UEFA, campeões do mundo, supertaças, gozar com os portistas e com o norte, e etc.."

e é isto.

olha, eu não!

No dia em que meu Benfica fôr ligeiramente parecido com o clube e presidente cujos modus operandi pelos visto admiras, deixo de pagar cotas, deixo de possuir RedPass e vou sofrer com a vergonha de saber que meu clube ganha através de meios que abomino.

Prefiro perder e ter a cara limpa do que ganhar e ser chamado de corrupto!

mas isto sou eu....

ps: já apoiei o Vieira sim, já o deixei de fazer à uns tempos valentes.

André Leal disse...

Oh Nuno: O VIlarinho foi aldrabão, mas não com o Mourinho, pois ele tinha ganho as eleições a prometer o regresso do Toni. E mais: prometeu isso antes sequer do Mourinho ser treinador do Benfica. Ele foi aldrabão foi com o Jardel. que disse que dava 100 mil contos ao Benfica caso ele não viesse. Não veio e o dinheirinho nunca o vimos.

André Leal disse...

João Bizarro:

O que dizes está certo, mas também tens que ver que o LFV ganhou mais do que os 4 antecessores juntos. E, para muitos dos que estão aqui a falar e dos que votam no Benfica, é até onde a memória chega.

Pedro disse...

mas está tudo parvo?

deixo-vos com uma analogia: a Alemanha, de novo uma potência económica, passou os últimos 7 ou 8 anos em contenção económica. sem aumentos salariais. com investimentos públicos cuidadosos. com cortes, e poupanças e reorganização das contas públicas. ganharam algum título "figurativo"? não! e o povo alemão, apesar de no início ter protestado um pouco, depressa percebeu que era a única saída para aquele país.

entretanto Portugal lá continuou a gastar, como se a economia estivesse forte, como se os cofres do estado tivessem cheios.

hoje, a Alemanha é de novo uma grande potência ecónomica, está praticamente a arrastar consigo (no bom sentido) a economia da Europa central, e Portugal está na miséria.

é esta atitude de pensar que os resultados têm de aparecer imediatamente que está a destruir este país.

e sim, Vieira "só" venceu 3 títulos desses, mais 1 supertaça, e 3 taças da liga (deixem-se de merdas, custam tanto a vencer como uma taça de portugal). mas nos últimos anos temos festejado pelo menos 1 título por ano! quem é que imaginava que isso voltava a acontecer depois dos desastrosos mandatos da década de 90?! nem tínhamos dinheiro para pagar a água! quanto mais um centro de estágio. ou modalidades vencedoras de títulos europeus!

sinceramente, não mudem de atitude que não é preciso.

isto é infelizmente típico de uma geração (à qual pertenço) que nunca teve de esperar por nada e que pensa que carregar no botão devia ser mais do que suficiente para obter resultados. ou que trocar de presidente é suficiente para começar a vencer títulos em catadupa.

respondam-me: quanto tempo demora a derrubar um sistema corrupto?

João Bizarro disse...

Sendo assim vou ali ao Marquês agitar uma bandeira e vestir uma t-shirt: 3 - A TAÇA É NOSSA!!!

Até já...

Mário Azevedo disse...

Este post é de um injustiça sem fim. O Vieira pegou no Benfica depois de quase 10 anos sem ganhar campeonatos. Não estou aqui para defender o Vieira, porque não tenho nenhuma simpatia especial por ele, mas quem não consegue ver quão falaciosas são estas estatísticas não pode estar de boa fé. Vejam que até o Damásio, um dos principais responsáveis pela situação do actual do Benfica, consegue estar à frente. E vejam como é injusto para o Vilarinho, que pegou no Benfica de rastos.

João Bizarro disse...

Pronto, já me puseram a chorar....

Pedro disse...

Pedro, a analogia com a Alemanha não faz qqr sentido pq Vieira não fez contenção alguma. Faz as contas e vê os milhões que foram gastos e as dezenas de jogadores contratados a peso de ouro q tiveram rendimento quase nulo. O exemplo não se aplica ao Benfica pq não houve qqr tipo de contenção, houve sim imenso investimento catastrófico. O Benfica gastou e gastou e não saíu da crise e agora, quem vier a seguir, terá que suportar os custos desse enorme investimento sem resultados condizentes. Quem vier a seguir terá q começar practicamente do zero com a herança pesadíssima de dívidas q Vieira deixará.

José Marinho disse...

O Benfica, ou os benfiquistas, de facto, perderam por completo a ambição e a garra que fizeram do nosso clube, o maior de Portugal. Parabéns a todos quantos contribuiram e continuam a contribuir para a total degradação do que devia ser o devir benfiquista. Acho que tendo a dar razão ao meu filho mais velho «Pai, acho que vou pensar melhor nisto de ser do Benfica». É o que o futuro nos reserva. Lemos alguns dos comentários a este post e por vezes não acredito. O Benfica já não é o que era. Parabéns aos conformados, aos iludidos e aos crentes. Têm o Benfica que merecem.

Pedro Soares disse...

playmaker disse...
Era para fazer um comentário em que iria demonstrar o bom e o mau que tem sido feito, mas depois de ler:
«O Pinto da Costa é currupto toda a gente sabe, mas, eu preferia ter um presidente currupto (se é que não o é) e festejar tri campeonatos ligas dos campeõs, taças UEFA, campeões do mundo, supertaças, gozar com os portistas e com o norte, e etc... o que interessa no fundo são os factos e nisso estamos lixados...com Vieira é de 5 em 5 anos, 1 campeonato!!!!!!!!! Fraco!»
Verifico que não vale a pena...com comentários e atitudes destas...
Pelas atitudes que alguns benfiquistas andam a adoptar qualquer dia parecemos o fcp...atitudes baixas que me envergonham e envergonham quem quer um Benfica grande.

Peço desculpa, já vi de deves ser daqueles que não participas nas eleições, odeias os ladrões e curruptos...o FCP é sem dúvida a que melhor resultados tem nestes ultimos 15/20 anos, não concordas?? Por muito que sejam curruptos eles têem algum mérito! E pensar assim não me faz menos nem mais benfiquista que tu!


"olha, eu não!

No dia em que meu Benfica fôr ligeiramente parecido com o clube e presidente cujos modus operandi pelos visto admiras, deixo de pagar cotas, deixo de possuir RedPass e vou sofrer com a vergonha de saber que meu clube ganha através de meios que abomino.

Prefiro perder e ter a cara limpa do que ganhar e ser chamado de corrupto!

mas isto sou eu...."

No fundo toda a gente inveja o FCP! Pelo menos eu ivejo, hoje por exemplo poderiamos estar em Dublin...e não estamos!

M disse...

e onde viste minha inveja naquilo que escrevi?

eu gostaria de estar em Dublin, ja estar em stress completo depois de noite sem dormir de ansiedade, sim, mas a "inveja" que poderia ter é para com ambos os participantes, na final da Liga Europa, não com o FCP como escreves e que de certo modo me relacionas ao transcreveres o que disse....

ganhem o que ganharem, não os invejo e não quero ganhar do mesmo modo!

Têm méritos, pois têm, isso não o nego. Tem valor, pois têm, é inegável...mas têm igualmente uma série de posturas e atitudes (que potenciam os méritos e valores) que me repugnam e com as quais não me identifico e nem irei identifar, mesmo se meu clube tiver eventuais vitórias adjacentes....

isto sou eu, ok?

ps: houve benfiquistas que acharam um piadão ver o Vale em pé, na tribuna do antigo Alvalade, a festejar e a bater palmas, todo sorridente, aquando de vitoria e golos de nosso clube (o 1-4, penso...).
Eu achei uma brejeirice imensa, típico de bimbos sem educação, sem valores, incapazes de se comportarem com elevação, em vitorias e derrotas, com respeito pelo adversário.

isto sou eu...

Anónimo disse...

Deixa me triste de ver estes Post´s... pessoal que preferia ter títulos que ter o Benfica com a estrutura solida que agora tem... Opa eu gosto de festejar os títulos do SLB mas não trocava o que o Vieira fez por + 3 títulos.. preferiam que o clube tivesse os dias contados, infelizmente a pessoal com memoria curta. Temos falhado em termos desportivos, concordo... mas ja ganhamos muito em termos financeiros.. a uns anos atras nem os bancos emprestava dinheiro ao Benfica.. Agora esses Bancos pagam para o Benfica os patrocinar e esta a grande diferença. Serei sempre SLB hoje,amanha e SEMPRE.

Paulo disse...

De facto há benfiquistas que têm o benfiquinha que merecem... viva a incompetência! temos um estádio, pá!
Bora, siga benfiquinha...

Que tristeza!

Anónimo disse...

Cá está uma forma de animo, garra e revolta para a próxima época muito á imagem do Coentrão, é por aqui de devemos mudar!!! ATITUDE E GARRA...

Gaitan in Bola:
"-Gaitán já conhece bem é a rivalidade com o FC Porto: «Em Portugal também se vive intensamente o futebol, há grandes rivalidades, quando fomos ao Porto fomos apedrejados. É uma rivalidade muito grande com o Benfica e isso também é lindo - não o que se passa fora - e essa rivalidade dá muitas 'ganas' de disputar um jogo desses», finalizou. O número 20 encarnado fez questão, ainda, de dar os parabéns aos ex-companheiros pela vitória contra o River."

John Billy #37 disse...

Mas a partir de quando vamos poder pedir responsabilidades ao Vieira pelos resultados desportivos?
Daqui um ano?
Daqui cinco anos?
Daqui dez?
Quando o Porto nos ultrapassar em números de campeonatos?
Já estou farto da desculpa da recuperação económica, do Estádio, do Centro de Estágio ou da Benfica TV.
Uma pergunta, um clube que gasta 30 milhões por época nos últimos três anos pode alegar a falta de meios financeiros como desculpa para não lutar por títulos?
Outra pergunta, um clube sem recursos pode-se dar o luxo de gastar 8,5 milhões de euros num guarda redes?
Em 2005 os "parcos recursos financeiros" do Benfica foram suficiente para sermos campeões.
E quando olha para 2006 (Koeman), 2007, (F Santos), 2008 (trio maravilha), 2009 (Quique), alguém me pode relacionar os insucessos desportivos com essa tal recuperação financeira?
Em 2010, finalmente as nossa finanças estavam consolidadas e por isso fomos campeões.
Este ano fomos simplesmente varridos pelo Porto em todas as competições e já se volta a ouvir a história dos recursos financeiros, do Estádio ou do Museu.
Já não tenho paciência para desculpas de incompetentes.
Os jogadores que jogam o que sabem.
O treinador que se dedique a trabalhar mais e a falar menos.
O director desportivo (se existe) que se dedique a defender o grupo de trabalho com unha e dentes.
E o presidente que se dedique a pensar 1º no Benfica e depois nos seus negócios.
O resto é conversa da p*** pó c*

André Leal disse...

Pedro Soares:

Não invejo por uma única razão: Conspurcaram toda a campanha na Liga Europa com um mísero e desnecessário jantar em Matosinhos. Mas o que se pode fazer... Está na natureza deles. Invejo o Braga, isso sim.

Quanto ao resto, tenho pena que penses assim enquanto benfiquista. Prefiro ganhar limpo de 4 em 4 anos do que ganhar sempre à corrupto. Se até a porcaria da Taça da Liga ganha aos lagartos me faz espécie por causa dum mísero erro, imagina como ficaria a minha consciência a ganhar campeonatos da mesma forma que os corruptos...

TRAMONTA disse...

Ja ha algum tempo nao comentO embora acompanhe o blogue, mas hoje nao resisti fazelo.

Em primeiro realçar o poste pois vem lembrar os racios dos Presidentes, aos mais esquecidos ou aqueles que os querem esquecer.

Realço tambem o comentario do Pedro das 17.32, alem de outros, (porque me parece que ha outro Pedro)que mostra realmente quem acompanhou o Benfica bem por dentro, pelo menos, nos ultimos 20 anos.

Eu tambem la andei, conheci bm Damasio e para nao ser muito maçador, direi so que corroboro o pensamento do Pedro: O PIOR PRESIDENTE DA HISTORIA DO BENFICA. Nem vou perder mais tempo com quem realmente nao o merece.

Depois veio "o tal gatuno, o unico responsavel pelos maus resultados destes ultimos dez anos e dos proximos dez" a avaliar pelas constantes refrencias, qunado da jeito, de Vieira a "PESADA HERANÇA".

Como o Pdero bem diz, Vilarinho foi o testa de ferro daqueles que nao conseguiriam derrotar Vale e encontraram um Benfiquistas, pouco desgastado, e que por vaidade, nunca gostou de trabalhar, se propos dar a cara pelos Benfiquistas da linha e pelos lobis do cimento, da banca, (Bes) e da comunicaçao (oliveirinha) que foi o responsavel maior pelo financiamento da sua carissima campanha suportada pale Mcman Hericksson, cujo presidente foi, por pouco tempo, va la saber-e porque, um dirigente eleito. Outro dirigente que saiu apressadamente foi o homem das contas que tinha sido imposto pelo Bes.

Depois Vilarinho, teve os piores resultados desportivos de que ha memoria e se a equipa que vale deixou era assim tao ma a verdade e que nunca os resultados foram tao desatrosos.

Lembra-mse de Meira, VaneydonK, Joao Tomas, Migue e os outros "meninos de Mourinho" que antes da sua saida tinham pregado 3 aos lagartos com uma grande exibiçao.

Depois, eu fiz mais de 600Kms. para ir a assembleia votar contra o novo estadio, de que tenho uma maquete reconstruido, que para im ficaria mais imponente, mais bonito e com maior capacidade e que nos POUPARIA 24 MILHOES ....DE CONTOS.

Raramente tenho discordado dos comentarios do Marinho, mas hoje, discordo em absoluto, ja que Vilarinho nao existiu, como presidente, e esta escrito numa entrevista que deu ao fim de seis meses de mandato: "Se soubesse o que sei hoje nao me teria candidatado". Ja sei que muita cabecinha pensara outra coisa que de seguida desmintirei masa minha opiniao e aquela que atras referi

Continua.

TRAMONTANO disse...

Vilarinho, nunca trabalhu nem gosta de trabalhar e o Benfica era e e uma grande nau para ele.

Quem o la pos sabia o que fazia e de seguida, pela porta do cavalo meteu Vieira, porque tambem sabiamos que seria impossivel Vieira, apos o seu passado nao Alverca e as suas amizades,entrar pela porta da frente, mas tambem sabemos que esta gente joga a prazo.

Vilarinho como nao sabe mandar socorreu-se do Vieira e por isso eu digo que Vilarinho nunca existiu.

Depois a subscriçao das acçoes da SAD foi um dos grandes fracassos de Vilarinho ou esuqcem-se que o Benfica nem metade das acçoes conseguiu colocar?

Os que aplaudem o mandato de Vieira, apresentam as obras:

Do estadio ja falei, do Centreo de estagio, cujo "maldito" terreno ja existia, sabemos que esta a ser pago com a sponsorizaçao da CGD, depois ha BTV, por obra, graça e conveniencia da Meo mas cuja programaçao deixa muito a desejar.

Eu nao diria BTV mas sim BT..Vieira.

Enaltecer Vieira? Eu, apesar do resto, ate enalteceria se estas obras estivessem pagas e finaceiramente o clube estivesse estave., mas....

Com quase 500M€ de passivo, que dao para tres patrimonios iguais aos que temos e com tao pucos titulos, eu pergunto?

E de enaltecer estes mandatos? Nao, de enaltecer sera quem vier a pagar essa "PESADISSIMA HERANÇA".

O "VIGARISTA", deixou 13M contos (auditados) de um passivo de 16M contos do "angelico" Damasio e tambem como Jorge de Brito, embora em menor escala, deixou la a carteira, sim foram os unicos dois que conheci que meteram a mao...no seu bolso, os outros, possivelemente meteram a mao ao bolso.

Estas sao algumas verdades, o resto e pasquins, ondas sonorase TVs

Pedro disse...

Não deixa de ser curioso q o "vigarista" foi o único a deixar um passivo menor do que aquele q recebeu. Um conceito estranho de vigarice...

Antonio disse...

Caros

Todos os anos, que perdemos, é a mesma coisa. Tudo o que era óptimo passou a ser miserável.

Concordo, e já o disse por diversas vezes, que LFV não serve para gerir um SLB que se pretende desportivamente ganhador. Agora, para que isso possa acontecer, tem de haver alternativas e crediveis.

O que se verifica na blogosfera é que se discute muito o que deveria ser o SLB mas, essa discussão, ainda não conseguiu gerar uma proposta alternativa e que possa ser apresentada e discutida com todos os benfiquistas fora deste ambiente virtual.

Gostaria ainda de dizer que o que se passou como o MVV, há dois anos, foi o exemplo do que não se deve passar com uma candidatura que queira ser levada a sério, ou seja, idolatrar um individuo como o BiBi e ter sido preparada em cima do joelho.

Estamos a 1 anos de eleições, pois comece-se já a tratar de reunir uma proposta alternativa com programa e pessoas reconhecidamente crediveis pelo universo benfiquista.

Se assim não fôr, vamos ter mais uns anos largos daquilo que já não nos serve.

Johnny Rook disse...

Partindo do princípio de que aqueles que odeiam tudo o cheira a Vieira, que o insultam a toda a hora de todas as formas e feitios, já sejam adultos com vida feita, pergunto:

Não está na hora de juntarem esforços e formarem uma lista que apresente um projecto alternativo à liderança do Benfica?

Preenchidos todos os presupostos necessários a uma candidatura, o que é que vos falta?

Têm a vontade (ódio), acham que têm as ideias,estão à espera de quê?

Força nisso ! Sujeitem-se ao sufrágio. Quem sabe se não serão os próximos filhos da puta, chulos, corruptos, bandidos, etc.

Vale a pena. Força!

José Marinho disse...

Caro António, quando quiser discutir o que se passou com o MVV, documente-se primeiro e discuta depois. Não vale falar de cor e muito menos alegar que o Movimento endeusou o BIBi. É ridiculo, é mentira e é injusto. E o trabalho de casa foi feito, de acordo com o calendário eleitoral que existia e que anti-estatutariamente foi falsificado. É bom colocar sempre as coisas em perspectiva e não fslhar na análise dos factos.

Anónimo disse...

muitos de vocês falam, falam e não dizem nada de jeito.
continuem a defender o lfv, que o pdc continua a limpar campeonatos e a ir a finais europeias.
vocês merecem bem o clube que têm (obviamente que isto não se dirije a toda a gente que comentou este post, mas aposto que muitos vão 'enfiar a carapuça').

Duarte disse...

Eu olho para estes comentarios e salta-me a vista uma coisa que me arrepia. Benfiquistas aqui a vangloriar-se por terem um estadio novo, que é bonito sem duvida, mas so que nao viu nuenhum jogo na luz antiga conseguira perdoar Manuel Vilarinho pela demoliçao do mesmo. Era o nosso inferno, uma identidade, um marca, um simbolo. A velha luz era tudo. Metia medo aos adversarios. Com pouco mais de 45M de euros renovava-se aquilo e ficava na mesma o nosso estadio, a nossa casa....A verdadeira Catedral da Luz. Jamais perdoarei Vilarinho por essa decisao. Nao consegui ver a demoliçao. Mas tambem digo que nao é por isso que abandonarei o meu Benfica, jamais, estou na Luz jogo apos jogo...SEMPRE.

Viva o Sport Lisboa e Benfica

Duarte Campos (Vieira do Minho)

J.P. disse...

Caro José Marinho

Estive no Sheraton em 2009, na apresentação do MBVV e acreditei que podia ser o início da mudança.

Infelizmente, com a "antecipação estratégica" da data das eleições o Movimento não pôde ir a votos o que me deixou algo desiludido, apesar de ter compreendido perfeitamente as razões.

Acho que agora, estando a cerca de ano e meio das próximas eleições (caso nada de anormal suceda novamente), é a altura de se começar a preparar uma candidatura forte que possa efectivamente lutar pela vitória. Não sei quais as intenções do Movimento, mas tudo o que sejam alternativas ao Vieira eu estou disponível para ouvir.

Oxalá haja alguém que lhe faça frente!

Um abraço de um leitor assíduo dos seus posts.

J.P.

Antonio disse...

Caro José Marinho

Em relação ao sr. Bibi, não posso concordar consigo, pois estive no Sheraton e sei o que vi e ouvi.

Em relação à preparação do MVV para o acto eleitoral, aceito o seu reparo.

No entanto, mantenho que, para evitar as artimanhas que ocorreram no anterior acto eleitoral, uma eventual alternativa não deve surgir muito depois de Outubro deste ano.

Pedro disse...

Em relação a essa personagem Bibi há que relembrar quem era seu grande amigo e o trouxe para a vida do SLB. Não fui eu concerteza...

José Vieira disse...

Até prova em contrário, a presidência de LFV tem que ser sindicada, apenas e só, com base na sua competência e/ou incompetência. Partindo deste pressuposto, entendo que LFV não se mostrou à altura dos desígnios do nosso clube.
Não o transportem para outros patamares nem o associem a outras figuras sórdidas do nosso futebol.
Estas últimas não foram nem nunca serão herdeiras do grandioso legado deixado por Cosme Damião.

João Bizarro disse...

".. pessoal que preferia ter títulos que ter o Benfica com a estrutura solida que agora tem... Opa eu gosto de festejar os títulos do SLB mas não trocava o que o Vieira fez por + 3 títulos.. "

FODA-SE....
Que Benfica é este?!?!

João Bizarro disse...

AVISO:

O BENFICA NÃO É ISTO:-------------> "Deixa me triste de ver estes Post´s... pessoal que preferia ter títulos que ter o Benfica com a estrutura solida que agora tem... Opa eu gosto de festejar os títulos do SLB mas não trocava o que o Vieira fez por + 3 títulos.. preferiam que o clube tivesse os dias contados, infelizmente a pessoal com memoria curta. Temos falhado em termos desportivos, concordo... mas ja ganhamos muito em termos financeiros.. a uns anos atras nem os bancos emprestava dinheiro ao Benfica.. Agora esses Bancos pagam para o Benfica os patrocinar e esta a grande diferença. Serei sempre SLB hoje,amanha e SEMPRE."

Helder disse...

João Bizarro:

É o benfiquinha que temos! É triste mas é a realidade. Ao que chegou o meu querido e amado Benfica.......impressionante!!
LFV é tão só o PIOR presidente da História do Benfica no rácio mandatos/titulos!! E em relação às contas quando ele sair também será considerado o pior nesse aspecto, disso não tenho dúvidas. Continuem assim que vamos longe...............Continuem a acreditar no Vieira e nas barbaridades que ele diz.....
Não acordem para a realidade enquanto é tempo não......

Unknown disse...

Alguém disse atrás e muito bem... Num ano, á todo o tempo necessário, pra se preparar o futuro e uma oposição sólida e credivel!

Avancem... E não estejam á espera apenas de derrotas do Benfica! Avancem na mesma! Porque não é ganhando que vou acreditar mais ou menos em Vieira!!!

Anónimo disse...

E não falta na lista os titulos conquistados pelo fundador Cosme Damião e respectiva duração de mandato?!

Helder disse...

Cosme Damião nunca foi presidente do Benfica.....por vontade própria.

SLB4EVER disse...

Dois campeonatos em duas temporadas até pode ser considerado bom vendo o estado em q o clube estava, de rastos.
Agora atendendo ao presente e ao desenrolar de uma temporada patética por parte de todos, é mesmo necessário perguntar o q se passa e o q é pretendido pelo Vieira para o SLB.
A permanencia do JJ no SLB ñ é compreensivel nem a forma como o seu contrato foi renovado o é.(desculpem mas ñ me conformo)
Para quando o término total de negociatas e relações com PORKOS e BREGA depois de tanta falta de respeito e violencia cobarde?
Como é possível no nosso estádio repetirem-se e agravarem-se cargas policiais injustificadas sobre os nossos adeptos ao estilo de um bom regime fascista e bandos de criminosos continuarem-se a esconder atrás dos seus clubes curruptos sem q nada aconteça?
Nem vou entrar nas compras e vendas q isto já mais q chega para me preocupar...
et pluribus unum

TRAMONTANO disse...

"...nem o associem a outras figuras sordidas do futebol"...

O amigo Vieira refere-se as "figuras sordidas" que andam por ai ou algumas figuras do benfica que o amigo considera sordidas?

Se sao as do Benfica o amigo andou distraido e se ja esqueceu as suas, dele, amizades com as "figuras sordidas" que por ai andam, entao o amigo ainda anda mais distraido.

..."nao trocava a obra de Vieira por 3 titulos"... pois eu trocava ja que o estadio ainda seria o antigo cuja remodelaçao orçava em 8M de CONTOS, nem que fosse aos dez, teriamos uma poupança de 22M de CONTOSe um estadio imcomparavel, mas mesmo que se goste muito do novo estadio, tambem gosto, aobra, a obra e ainda a obra, TODA, orçou em menos de 200M€.

E isto meus amigos, o passivo actual e da ordem dos 500M€, da para duas OBRAS e meia.

Alem disto ganharam-se dois campeonatos e uma taça, o resto sao pevides.

Somem as 500M€ de passivo as recitas de 10 anos mais o aumento de capital da SAD, mais os subsidios do Governo para o estadio eabatam os 13M de contos (65M€) do Vale e vejam quantos custaram as obras e os 3 titulos.

Seguramente muito mais de 1000M€.

Isto sao factos e numeros e quem nao quiser ver e pior do que quem nao ve.

Unknown disse...

"Ninguém falou comigo, ninguém me contactou. Não há mesmo nada. Nem percebo o objectivo dessa notícia. Se calhar é para levar umas 'porradas' nos blogues. É que isto das novas tecnologias tem o seu lado bom mas também o seu lado muito mau"
Octávio Machado, reagindo à pseudo notícia avançado pelo Record.

E continua o achincalhamento destes merdas ao Benfica! Até quando terão autorização, para entrar na Luz...

Mac disse...

Caros,

(Ponto prévio: acho que Luís Filipe Vieira não tem perfil para ser Presidente do Sport Lisboa e Benfica. Dito isto...)

De que nos serve andarmos constantemente a dizer mal de tudo e de todos? Sim, é verdade que deveríamos e poderíamos ter ganho mais campeonatos nos últimos 10 anos. Sim, é verdade que foi construída obra, mas não se sabe qual o custo real destes 10 anos. Sim, é verdade que nos incomoda a todos sermos achincalhados pelos azuis e, nos últimos tempos, pelos seus afilhados.

De que nos serve tudo isto?
Em vez de, em cada post de cada blog escrevermos e comentarmos que o presidente é isto ou aquilo e que o Jesus é aquilo e aqueloutro, porque não apresentamos soluções?

Como alguém aqui referiu, intriga-me o facto de não existir um movimento ou um grupo (ou outro qualquer nome para um aglomerado de sócios) que faça oposição (construtiva) à Direcção do Benfica.

Pela minha parte, aqui deixo a minha contribuição para a discussão sobre o futuro do Benfica:
- Em finais dos anos 70 foi feita uma revisão estatutária que permitiu a inclusão de jogadores estrangeiros nas equipas de Benfica. Penso que, neste momento, deveríamos fazer uma revisão estatutária que indicasse que um plantel do Benfica não possa ter nunca menos de 50% de portugueses. Não acredito que um qualquer Sílvio, Custódio, Rui Miguel ou David Simão não pudessem fazer parte do nosso plantel.

- Deveria ser incutida a cultura de Benfica a todos os treinadores e jogadores que chegam ao Clube. Durante a pré-época, a equipa deveria ter um estágio de 15 dias no Caixa Futebol Campus. Nesse estágio, e além das componentes de treino físico, táctico e técnico, também se deveria treinar o "Jogador à Benfica". Como? Por exemplo, com palestras de antigas glórias que explicassem o que é o Benfica. Por exemplo, o sr. Mário Coluna ou António Simões, poderiam explicar como conseguiram vencer uma Taça dos Campeões Europeus ao Real Madrid de Di Stefano, Puskas e Gento, quando o prémio de jogo de 1 jogador do Real chegava para pagar os ordendados de todo o plantel do Benfica. O Toni poderia relatar o momento em que pediu para sair de campo quando, involuntariamente, partiu a perna a um adversário.

- Deveriam ser patrocionados encontros entre adeptos e jogadores. Dirão que isto é irrealista e que nenhum clube no mundo o faz. Mas... a força do Benfica somos nós! Muitos de nós temos histórias únicas de Benfiquismo, histórias essas que poderão ser fonte de inspiração para muitos jogadores.

Já vai longo o comentário, por isso...

Viva o Sport Lisboa e Benfica!

lj disse...

Farei a minha parte. Terao noticias na altura certa.

John Wakefield disse...

Helder,

LFV não foi um dos piores presidentes da história do Benfica. Nem Vilarinho...
Todos sabemos que Damásio e Vale e Azevedo com as suas gestões, enterraram muito mais o Benfica, prejudicando a sua estabilidade e os êxitos desportivos da altura e dos tempos vindouros.

Mas sim, está na altura da oposição começar a mexer-se e a mostrar o projecto e estrutura que propõe para o futuro, pois Vieira a nível de planeamento desportivo é mediano. E para ultrapassar o fcp, não chega igualá-los, mas sim ser bem melhores do que eles. Vieira, pese a sua positiva gestão económica , tem fracassado completamente neste ponto.
Resta-lhe ainda 1 ano... para convencer os mais cépticos. Se falhar, espero que a oposição saiba estar à altura para que todos encontremos um rumo melhor para o nosso Benfica. Se conseguir terminar a próxima época com sucesso, então este 3º mandato foi positivo e talvez mereça uma melhor compreensão por parte dos sócios/adeptos. Mas lá está... depois se verá.

John Billy #37 disse...

Está aqui uma barulheira.
Só se houve gritos de alegria e buzinadelas.
Devem ser provavelmente uns benfiquista a manifestar a sua alegria por ter um estádio, um centro de estágio e as contas consolidadas.
Vou pegar o meu cachecol e vou para a rua ter com eles.

Vermelhusco disse...

Grande post. Muito na linha dos dois que fiz no blogue GeracaoBenfica.

Este presidente é ridículo. Recebeu o clube em boas condições de Vilarinho e nunca conseguiu fazer nada de jeito...

Quero ver como vai ser quando o próximo pegar no clube.

Choca-me imenso ver alguns cometários aqui de quem prefere "estabilidade" a títulos. Nem os lagartos têm essa mentalidade!

J.P. disse...

Luis Filipe Vieira - 8 anos = 2 campeonatos + 1 taça Portugal

Durante este período os corruptos ganharam 3 taças europeias (e sei lá mais quantas competições nacionais...)

É fantástico não é?

Carrega Vieira!

carvalho disse...

Passa num instante resto de epoca deploravel,já não os consigo ouvir o que vale e que vou de férias uma semana.
Espero que os dirigentes estejam a altura dos pergaminhos do glorioso e que se mexam no mercado.Para o ano espero ser-mos nós a festejar.
cumprimentos

André Leal disse...

Fui só eu que vi os corruptos sem gás nenhum? Parece-me que depois da descoberta do jantarzinho em Matosinhos nas meias finais não quiserem jogar a sorte no controlo anti-doping da final...

Pedro disse...

André, a questão é que os outros tb perderam o gás todo....já se tinha notado contra os verdes. Esgotaram tudo contra nós...

Enfim...

Devíamos ter sido nós. É só nisso q consigo pensar!!!

Unknown disse...

Pois é Pedro... esta foi a época do devíamos ter sido nós...
em retrospectiva, voltámos a perder uma oportunidade histórica de sermos grandes outra vez, e os outros, com ajudas ou não, vão a caminho de mais uma época memorável que irá provavelmente terminar com a ultrapassagem do Benfica em número total de títulos. Caramba, em 10 anos têm mais títulos europeus do que nós temos campeonatos nacionais. Era nisto que eu queria que os nossos dirigentes (e treinador) pensassem. É que, por muito que possamos pensar que nem tudo é mau, temos um estádio e mais não sei o quê, a realidade é que os outros também têm isso tudo. E títulos.

E nós? Parece-me que estamos à beira de mais um "ano zero"... e é isso que é lamentável.

Para acabar, desculpa Pedro mas vou roubar-te a frase: "Devíamos ter sido nós. É só nisso que consigo pensar."

André Leal disse...

Pois, Pedro, por muito mal que o Glorioso esteja a jogar, duvido que perdesse esta final já que os corruptos jogaram miseravelmente sem vitamina. O Braga é que deve ter sido o pior finalista duma competição europeia de sempre. E foi uma coisa que certos benfiquistas se esqueceram quando preferiam que o Benfica não fosse à final com os corruptos: Numa final, os controlos anti-doping são a sério.

Mas os corruptos que não voltem a abastecer no posto Domingos Gomes antes da final da Taça e talvez tenham uma surpresa contra o Guimarães...

Pedro disse...

"Era nisto que eu queria que os nossos dirigentes (e treinador) pensassem"

Pedro Vagos, isso só faria sentido se os nossos dirigentes e treinadores sentissem o clube como nós. E isso sabemos que não acontece.

André...nem consigo falar sobre isso. Custa-me aceitar q os nossos não tenham tido a força mental para irem a esta final...é deprimente!

Unknown disse...

Haja memória:
- Fernando Martins herdou uma equipa vitoriosa, mas como construtor que era preferiu investir no fecho do terceiro anel em vez de reforçar convenientemente a equipa. teve a sorte grande com erickson que lhe arranjou jogadores a preço da uva mijona com qualidade, mas depois dele viriam todo um conjunto de jogadores miseráveis nada condizentes com a história do Benfica e consequentemente começou a perder a hegemonia que o Benfica tinha na década de 70. Pior ainda, após uma zanga com o João Rocha presidente da lagartada aliou-se ao porco-mor para acabar com a lagartada promovendo o clube do porco-mor, com quem ainda hoje tem excelentes relações a nr.2 de Portugal.
- Seguiu-se João Santos, com a ciclópica tarefa de reconstruir a equipa - Humberto, Diamantino, Carlos Manuel, Nené, Filipovic, Chalana, Álvaro, Veloso, etc. ou estavam no fim da carreira ou sairam ou acabaram. Mais ainda o sr. Pedreiro deixou o fecho do terceiro anel por pagar e portanto o Benfica investiu o que tinha e o que não tinha para atingir o Benfica Europeu que o homem da macrobiótica tinha prometido.
continua ...

Unknown disse...

- Seguiu-se Jorge de Brito que apahou o clube em grandes dificuldades económicas. Com o seu grande benfiquismo meteu dinheiro do bolso para pagar as dívidas e conseguiu evitar a debandada para os lagartos. Os filhos chatearam-se, puseram uma acção em tribunal e ficou com os bens congelados, voltando novamente aos salários em atraso e a grande confusão, mas com uma equipa motivada.
- Aproveitando o desnorte de Jorge de Brito, o Mamásio forçou eleições, ganhou o título com a equipa que o Jorge de Brito mantivera, JB que foi resgatar o João Pinto a Espanha, e depois contratou o descerebrado que destruiu a equipa trazendo para o Benfica jogadores verdadeiramente miseráveis - Nelo, Tavares, Paredão, Marcelo, etc. Tentou com a contratação do Paulo Futre e o hipotecar de mais receitas futuras enganar a malta mas só conquistou uma taça. Obviamente que os maus resultados desportivos e financeiros levaram a que aparecesse o burlão a prometer o rasgar de contratos de televisão para nos livrar do jugo da Oliveira desportos
continua ...

Pedro disse...

Caro Bcool973, o iate já era do "burlão" antes de chegar ao SLB e ele não prometeu rasgar os contratos com a Olivedesportos...ele rasgou mesmo!!!

Unknown disse...

- O burlão destacava-se por um discurso que facilmente colhia, libertar-nos do jugo da oliveira desportos para que recuperássemos a liderança desportiva, visto que esses eram os principais defensores do porco-mor e quem os ajudou a crescer à conta de contratos de televisão miseráveis com o Benfica. Guerra aberta ao porco-mor e à olivedosporcos e entretanto enganava-se os sócios com a falta de resultados, enquanto craques como escalona, thomas, pembridge, gary charles, dean sounders já com quase 40 anos, acompanhavam o desesperado joão pinto que seria imolado após a vergonha de vigo

Unknown disse...

então vai ver se não foram as comissões das negociatas com o pimenta machado que pagaram o iate, uma coisa é comprar, a outra é pagar

Unknown disse...

quanto a rasgar os contratos, ele pode ter rasgado, mas os custos inerentes a tê-lo feito iriam ser suportados pelo clube à semelhança dos custos que o não pagamento do terceiro anel tiveram tal que o jardim do regedor acabou por ser penhorado

Unknown disse...

visto que referes o iate, agradeço que incluas o comentário onde essa referência é feita

Unknown disse...

- a verdade é que o burlão que havia enganado os seus amigos do psd no esquema da quinta da riba fria e de outras maningâncias, que depois viria a enganar o general da unita e o proprietário do prédio onde habita sem pagar renda, mostrando assim a sua maestria na arte do engananço, usou o Benfica e a sua enorme força social para se proteger dos braços da lei enquanto ia fazendo uns cobres nas comissões de jogadores, pelo que após inúmeras peripécias, agressões, mentiras e esquemas lá foi derrotado, por um homem que sendo testa de ferro, tinha como maior pecado ser benfiquista e perceber pouco de bola, o que aliás parece ser algo de comum aos presidentes do Benfica desde o Mamásio que enganava a malta com capelas ...

Unknown disse...

- é verdade, Vilavinho, perdão, Vilarinho era o homem do lobby do cimento e de outros lobbies, que conseguiu 3 ou 4 feitos - a pior classificação de sempre do Benfica - 6.º lugar, após desfazer a única coisa boa do burlão caloteiro, despediu Mourinho, a recuperação da credibilidade junto de fornecedores e estado, visto que eram comuns os calotes e a falta de crédito do Benfica, a inauguração do estádio novo e a destruição daquilo que era o verdadeiro Estádio da Luz, um estádio com 90.000 lugares sentados e que em tempos gloriosos levara 120.000, em vez da actual casquinha de noz só com 65.000, a recuperação dos escalões de formação com 2 equipas por escalão, algo que o bêbedo do Grande Sornas tinha acabado (o anormal só queria 1 equipa por escalão), o início da recuperação de modalidades que andavam perto da extinção, se não estavam extintas - basquetebol, andebol, voleibol, hóquei em patins, atletismo, pelo menos na formação, lançamento do projecto do centro de estágio que andava a marinar desde os tempos do Mamásio

Pedro disse...

Não publico comentários q tenham ofensas directas a comentadores.

Não vou discutir o "burlão" ao fim deste tempo todo. Principalmente qd apenas repetes todas as mentiras q os jornais despejaram para cima dos benfiquistas.

Custos com a Olivedesportos? Meu caro, ganhámos claramente em tribunal. A seguir a nós viriam outros (O Leiria ainda tentou) e era o fim dos Oliveirinhas...custos? Os custos ficaram à vista de todos com duas épocas fora da Uefa, com os titulos q Mourinho foi ganhar para os corruptos, com o dinheiro q Mourinho deu a ganhar aos gajos e com o passivo a crescer desta maneira brutal...

Unknown disse...

verifico a falta de alguns comentários, em especial do que se refere aos iludidos e que são eles os responsáveis porque esta modorra continue ... Em tempos não muito longínquos, era inadmissível que alguém estivesse 10 anos e só conquistasse 2 títulos e pode ser que eu me engane, mas este ano será mais um ... Daí a fazer a apologia da corrupção, assassinando os valores sob os quais o Glorioso Sport Lisboa e Benfica foi erguido é um passo inadmissível e que não é aceitável para um benfiquista que se preze

Unknown disse...

O parecer do Supremo era bem explícito e as negociações com a Olivadosporcos já tinham começado pela direcção vigente antes mesmo das eleições. Quanto a essas teorias da conspiração, basta ver todo o track record do sr. em causa, bem como as subsequentes condenações e posterior fuga ...

Unknown disse...

Eu tenho memória, eu sei bem a miséria que são hoje em dia os resultados e os miseráveis responsáveis, que incluem também certos dirigentes, directores desportivos, que hoje têm uma aura de imaculadas virgens e in illo tempore foram coveiros do Benfica, só porque havia a memória de resultados positivos em tempos tão distantes que já poucos se lembram ...
Infelizmente a minha vida pessoal afastou-me de Lisboa, mas a verdade é que o golpe palaciano da última alteração de estatutos foi gizado apenas para afastar um grande número de potenciais candidatos credíveis a derrotar um homem que desportivamente poucos resultados apresenta na última década

Unknown disse...

Caro Pedro,
Depois de ler as quezílias do Marinho com o JNF e o Vieira, acho que os impropérios que vocifrei, são bem mais suaves, que o que por eles é escrito

Luis Carlos disse...

Falta aí no palmarés de Presidentes, 3 taças da liga e uma supertaça de Portugal ao Luís Filipe Vieira.