blog

terça-feira, maio 17, 2005

O day after

3 dias depois e penso ter, finalmente, digerido o derby.

Depois de ler e reler 30 vezes a imprensa desportiva (deliciando-me com o 8 atribuido ao Manuel Fernandes, ou achando escasso o 7 dado ao "soneca" Geovanni, depois de o ver a partir aquele flanco direito todo, na segunda parte), depois de ver, pelo menos, 1400 vezes o resumo do jogo, 1400 vezes amaldiçoando o Simão pelos 2 falhanços escandalosos e o Miguel pelos cruzamentos despropositados, para depois ser lembrado, pelo golo do "terror das duas áreas" Luisão, de que ganhámos e, por isso, o Simão e o Miguel são tão heróis como os outros...depois de tudo isso, penso já ter digerido a vitória sobre o Sporting.

De facto, o jogo já não me pesa no estômago e já não sinto o sabor do golo na boca quando faço um movimento mais brusco, sinais inequívocos de uma boa digestão...como é hábito nas vitórias e ainda mais nas vitórias sobre os lagartos.

Posso por isso mover o triunfo sobre o Sporting para a prateleira dos clássicos a rever 1 vez por semana, pelo menos, e começar a olhar, com olhos de ver, para o próximo desafio, o jogo de todas as decisões, a prova de fogo, a última das finais, o jogo do título...a diferença entre uma campanha épica e triunfal e um fracasso e uma humilhação sem precedentes, o jogo do bessa!

Porque é disso que se trata: se não perdermos, seremos campeões, todos serão heróis e a felicidade universal e absoluta invadirá todos os Benfiquistas, em todo o mundo o que permitirá acabar com as guerras, com a fome e com a deslocalização das indústrias para a China. Mas se deixarmos fugir o título, a tragédia assumirá proporções bíblicas nunca antes vistas (contrariamente ao que aconteceu no passado, nem sequer temos uma arca, para nos enfiarmos todos lá dentro e suportar a tormenta), porque, não só o campeão será o clube da prostituição e da manipulação de resultados, como poderemos perder o segundo lugar e - que os deuses do futebol nos salvem de tão horrendo destino - até ficar atrás dos lagartos. Seria pior até do que pôr o Pedro Santana Lopes de volta no governo!

É por isso preciso, e falo para os jogadores e equipa técnica (que sei que não dispensam a sabedoria que escorre por este blog abaixo e vêm cá consultá-lo diariamente, estudando-o com atenção e tirando notas, como um judeu consulta a Tora em busca de respostas), dar ao próximo jogo a importância relativa que ele tem, ou seja, é preciso que os técnicos e jogadores do Benfica saibam que não há em lugar nenhum da galáxia, nem é previsível que haja num futuro próximo, nenhum jogo, evento, acontecimento, ou o que quer que seja, cuja importância sequer se aproxime do jogo do bessa.

Os norte-coreanos têm armas nucleares? É uma pena, mas neste momento o jogo do bessa é mais importante! Os iraquianos não têm armas nucleares? Não interessa minimamente, porque o importante é estar concentrado para o jogo do Bessa! Um meteorito vai embater com a terra amanhã, eliminando 2/3 da população mundial? A não ser que a equipa do boavista esteja incluída nesses 2/3, essa informação é completamente irrelevante, face à importância do jogo do bessa!

É esta a atitude que se impõe e é esta a atitude que espero dos nossos jogadores! Menos do que isto, não serve!

1 comentário:

antitripa disse...

Continuo com o champagne no frio!Campeões allez...allez....