blog

segunda-feira, maio 30, 2005

Obrigado Trapattoni e Adeus!

Estava convencido que ía escrever estas linhas na ressaca dos festejos da “dobradinha” . Apesar do cansanço notório dos jogadores do SLB pensei que o desejo em juntar ao Campeonato a Taça de Portugal fosse suficientemente forte para ir buscar forças a qualquer lado. Mas não. Não houve força para derrotar uma super motivada equipa do Vitória.

A derrota na Taça não beslica minimamente a alegria imensa que foi conquistar o Campeonato de Portugal . Continuo com um sorriso rasgado estampado na cara. E é por isso que digo : Obrigado Trapattoni. O SLB foi campeão porque foi melhor que os outros. Porque tem um 11 melhor que os rivais directos. Sempre foi a minha opnião deste a primeira hora. Seja como for o Trapattoni estará sempre ligado a esta conquista e por isso eu estarei eternamente grato a ele.

Mas o jogo da Final da Taça mostrou o porquê de eu querer dizer Adeus ao Treinador Campeão: O SLB não tem fio de jogo. Deste o inicio da temporada que o SLB vive exclusivamente da inspiração dos seus jogadores (mais uma vez se prova a qualidade deles) e muito pouco das mecânicas e automatismos de uma equipa de futebol. O SLB não constroi jogo, é pontapé para a frente sem nexo. E, pior que isso, é o SLB jogar com pontapé para a frente e não ter na frente jogadores possantes para ganhar a bola. É angustiante ver o Moreira (que provou que não tem qualidade para ser Guarda Redes do SLB) a agarrar a bola e chuta-la logo para a frente sem qualquer sentido. Se o futebol do SLB é isto ao menos que o Karadas seja titular. Mas não...coloca-se o Nuno Gomes que não é jogador para disputar lances aéreos com os centrais adversários. Outro problema que aponto ao Trapattoni é a incrivel falta de “olho” para mexer no jogo durante os 90 minutos. Demora uma eternidade a fazer uma mexida, faz substituições apenas quando sofre golos, não arrisca, não procura ganhar logo o jogo. Outra coisa que me irrita profundamente é a falta de treino e estudo nos lances de bola parada. Porque raio é sempre o Petit a marcar cantos e livres e nenhum deles é marcado decentemente? Nunca está ninguem para onde a bola vai...aceito que o Petit cobre os livres que requerem remates fortes mas tem que ser outros jogadores a marcar os livres “em jeito” . Jogadores como Simão e Manuel Fernandes. Marcar livres para a zona do guarda Redes quando não se tem ninguem com capacidade aérea para ganhar o lance é totalmente inutil. Não percebo como não se trabalha estas situações durante a semana e se se trabalha então ainda é pior.

O futebol do SLB tem que ser diferente. A bola tem que rolar pelo chão. Quando isso acontece o futebol do SLB é muito bom, cria jogadas de perigo umas atrás das outras, a velocidade e técnica dos nossos jogadores torna-se mortífera. Um treinador não perceber isso e tentar incutir um espirito que não se adapta às características dos jogadores disponíveis não pode ser o treinador do SLB.

Por isso : Obrigado Trapattoni e Adeus.

4 comentários:

zorg disse...

Ainda vais chorar com saudades da velha raposa. :-P

Anónimo disse...

Seria muito mau sinal!!!

boloposte disse...

Estou contigo, Pedro: «obrigadinho e adeus». Não se trata de cuspir no prato onde se comeu, mas este futebol de Trap contraria a herança genética do clube. Para o ano teremos Camacho, que também não é nenhum génio, mas tem outras qualidades.
Entretanto, já te linkei no BnR B. Se quiseres retribuir o galhardete, agradeço; se não for possível, tudo bem na mesma. :)
Um abraço.

Pedro disse...

Já está retribuído!!!!!
:)