blog

segunda-feira, maio 16, 2005

O mito do melhor futebol da Super Liga

Se há algo que me tem irritado bastante esta época é o dizerem que o SCP é a equipa que melhor futebol practica na Super Liga , quiçá na Europa (o Rui Santos chegou a comparar o SCP ao Chelsea!!!!!!!!!!!!).
É um mito. E como todos os mitos um dia têm que serem esclarecidos.
Onde é que o SCP joga o melhor futebol da SuperLiga? Quando perdeu em casa com o Penafiel? Quando foi incapaz de derrotar a Académica? Quando foi derrotado no Dragão? Quando foi todo arrogante à Luz e saiu de lá com uma lição de humildade? Dirão os sportinguistas mais ferrenhos e as goleadas que o SCP deu? Pois sim...goleou o Boavista, também o SLB goleou.
O SCP fez bons jogos como é óbvio mas fez jogos péssimos. E o SCP nunca revelou estabilidade exibicional ao longo da época. E é isso que conta para a conquista de um titulo. Fazer do SCP uma equipa fora de série quando não o é acaba por provocar fortes amargos de boca.
O SLB fez exibições de gala este ano: Goleada ao Setubal em casa, vitória sobre o Setubal fora, empate no Dragão, goleada ao Boavista e exibição fantástica frente ao Leiria . Onde é que o SCP fez jogos com bitola exibicional melhor que estes jogos do SLB? Em lado nenhum.
Dizer que o SCP practica o melhor futebol da Super Liga por causa de 3 ou 4 jogos é o mesmo que eu dizer que o SLB practica o melhor futebol da Europa com a exibição que fez perante a União de Leira na Luz.
Um caso pragmático: A vitória do SCP frente ao Newcastle. O SCP goleou por 4-1, os jornais encheram as primeiras páginas com elogios sem fim à exibição dos verdes e brancos. Mas alguem viu a primeira parte? Alguem viu a quantidade de golos que o Newcastle falhou a conta da barracada da defesa do SCP? Isto é que é jogar bem? Isto é que é practicar o melhor futebol da Super Liga?!? As ninguem fala disso...é como dizer qu e o SLB é levado ao colo quando os factos mostram claramente que o SLB foi claramente prejudicado pelas arbitragens esta época.
Uma mentira ditas bastas vezes acaba-se por se tornar verdade. Comigo não.

Sem comentários: