blog

terça-feira, novembro 24, 2009

Keirrisson: problema ou solução?

Não ponho em causa a qualidade do jovem brasileiro Keirrisson. Tem atrás de si um curriculo bem recheado de golos no Brasil, motivo pelo qual o Barcelona pagou por ele 15 milhões de euros. Admito sem qualquer problema que será um jogador que precisa de algum tempo de adaptação ao futebol europeu que concede muito menos espaço aos avançados para agirem. E é por essa mesma razão que o Barcelona decidiu emprestá-lo por dois anos ao Benfica.

O que me levanta dúvidas é saber se esta opção serve os interesses do Glorioso? Vejamos, o jogador actualmente está em fase de adaptação lenta, está a demorar a mostrar os predicados que lhe valeram fama e choruda transferência pelo que o Benfica não está a colher frutos do empréstimo. Os mais optimistas dizem que não devemos criticar o jogador e sim dar-lhe tempo e paciência para a sua total adaptação. E é aqui que reside o problema deste empréstimo, podemos dar tempo ao jogador mas quando ele estiver "pronto" acaba o empréstimo e ele vai para o Barcelona. Ou seja não vamos aproveitar o tempo e paciência que dispensamos ao jogador em detrimento de uma aposta mais sólida em jogadores nossos, da nossa casa.

Será que este tipo de aposta é correcto? Será que um clube como o Benfica beneficia desta situação? Não estaremos a prejudicar a evolução de jogadores nossos em detrimento de uma aposta num empréstimo?

22 comentários:

M disse...

nao concordo que seja correcto...

correcto seria dar tempo e ter paciencia com a evolução do nossos próprios activos...e assim de repente, para esta posição, o nome Nelson Oliveira ganha uma dimensão do cacete...

John Wakefield disse...

Keirrisson vai ser grande jogador. agora a questão que se coloca - será que o benfica e os seus adeptos irao ter paciencia?
Pois isso é o que distingue uma boa gestao de uma má gestao.
Relembro que o Luisao ou o Maxi Pereira (no Benfica) ou o Anderson (no fcp) tiveram que ter um tempo de adaptaçao até começarem a brilhar.

o rapaz nao é nosso, mas quem sabe se poderá ser! o geovanni tb era do Barcelona.
Quem sabe se o Di Maria ou um outro dos activos do Benfica pode ir para o Barça e em troca ficamos com este keirrisson.

PACIENCIA! é o que peço! e o keirrisson tb tem tido poucas oportunidades.

ps: uma coisa é ser goleador nos juniores, outra é ser nos seniores e logo na primeira divisao.
o Nelson Oliveira devia ser emprestado para ganhar experiencia.

Anónimo disse...

Oh Jonh, mais parece jony walker, com essas ideias, então para o dos outros temos de ter paciencia e para os nosso emprestamos...
ninguém do barcelona defenderia a ideia melhor que tu...
e a parte de poder a vir ser nosso é ´completamente descabida, por comparação com o soneca que veio emprestado já depois de terem desistido dele, e neste faz parte da estratégia do barça sermos nós a dar-lhe formação, mas é para eles o aproveitarem...

(ou então há uma jogada suprema do benfica, que é já ter visto que o K11 é o melhor do mundo e arredores, mas põe-no a fazer más figuras para o barça o oferecer a nós e só então ele começar a jogar a sério....

Cá para mim foi mais uma Ruicostice/Vierisse que não interessa esmiuçar mas que bem caro nos sai a todos os níveis.

Daniel disse...

A vida de avançado é dura, e no Benfica ainda é pior.

Ainda há malta que diz que o Cardozo não presta, por isso o Keirrison ainda vai sofrer muito.

Espero vê-lo a marcar um golo no alvalidl! E aí já é o maior.

Catenaccio disse...

A questão central está no excerto: "... O que me levanta dúvidas é saber se esta opção serve os interesses do Glorioso? Vejamos, o jogador actualmente está em fase de adaptação lenta, está a demorar a mostrar os predicados que lhe valeram fama e choruda transferência pelo que o Benfica não está a colher frutos do empréstimo".

Será que este tipo de aposta é correcto?
Não.

Será que um clube como o Benfica beneficia desta situação?
Não. Nem precisa.

Não estaremos a prejudicar a evolução de jogadores nossos em detrimento de uma aposta num empréstimo?
Sim.

O Keirrison é bom jogador, encontra-se, de facto, num período de evolução e lenta adaptação, mas não faz sentido esta opção só para ser mais um. Não é problema. Também duvido que seja solução. A justificação não está na qualidade futebolística do jogador brasileiro, mas antes na prioridade que deve ser dada pelo Benfica na valorização dos seus activos.

Eu também apreciava o futebol de Suazo, mas não para ter mais de 11 milhões no banco...

Dexter disse...

Paciencia com um jogador que não é nosso e sobre o qual ninguem ainda percebeu bem qual foi o negocio feito ???

A unica coisa que sabemos é o que foi comunicado à CMVM, ou seja que o jogador esta ca por emprestimo de 1 ano mais 1 de opção.
Temos clausula de compra do passe ? E já agora qual é o valor ?

Com os dados que tenho obviamente que andarmos a fazer de mamadeira ao K11 não pode ser bom para o Clube.

Agora, se querem provar ao Barça que nos pode continuar a emprestar jogadores porque nos os valorizamos....isso aí é politica que ja deu merda com o Suazo e que vai continuar a dar.

M disse...

off-topic:

e este sorteio da liga da cerveja hein?

nacional (casa), guimaraes e rio-ave (fora)...

Helder disse...

O Keirrisson não é nenhum problema. O problema é o Cardozo não ter jogado. Esse é que é o verdadeiro problema. E toda a gente sabe quém foi o "senhor" que nos causou esse problema!!

Kitnoce disse...

Keirrison seria interessante se marcasse, se fosse mesmo opção vàlida. Não o é, de imediato. Portanto, hà problema. Quando penso que o Mak està a marcar golos atràs de golos....lol.... e o Nelson Oliveira, que poderia ter as oportunidades na Taça da Liga ou de Portugal que o K11 teve até agora...

João Bizarro disse...

Deixem o rapaz em paz. Porra até parece que não ganhamos por causa de um rapaz de 20 anos!
São sempre os mesmo, os que assobiaram o Bergessio, o Marcel, o Makukula, o Keirrison e comédia das comédias... o Cardozo!!!

É preciso uma paciência do caraças...

Quando ele andar a marcar golos atrás de golos pelo Barça lá vêm os génios: "Eu vi logo que ele não enganava..."

Quanto a estarmos a valoriza-lo para o Barça, os empréstimos têm destas coisas. Também noutras alturas valorizamos o Miccoli, o Suazo ou o Reyes.
Se valorizarmos o Keirrison é bom sinal, é sinal que ele marcou golos com o manto sagrado vestido.

Pedro disse...

Uma coisa é termos um Miccoli ou um Suazo emprestados, são jogadores com provas dadas, experientes, q garantem resultados imediatos. Outra coisa é sermos alvo de um empréstimo com o claro intuito de dar rodagem e adaptação a um jogador novo na Europa.

João Bizarro disse...

Sim, Pedro.

Nisto concordo com o Ricardo (Catenaccio).

Mas uma vez que ele cá está há que esperar que renda e não andar a assobia-lo constantemente.

Não achei a exibição dele assim tão má. A maneira que jogamos é que não foi a melhor.

Pedro disse...

Eu tb não achei a exibição dele assim tão má. Podia ter feito melhor naquele remate na primeira parte mas de resto mais não fez pq tb não teve oportunidade para isso. Saviola é um jogador q vem atrás buscar a bola e por isso aparece mais vezes, Keirrisson é um jogador mais de área, de ultimo toque e por isso qd a bola não chega lá não se dá por ele.

M disse...

o grande problema do kerrisson chama-se....Benfica, os seus adeptos e a exigencia inerente.

se é avançado, tem de marcar mt...se marca mt, tem de marcar de cabeça, com os 2 pes, de dentro e de fora da area, se fizer isso, tb tem de marcar livres, se faz isso tb tem de driblar meia equipa adversaria...

se marcasse sempre, acabavam por encontrar defeitos...so assim se percebe como se pode criticar ou nao gostar do Cardozo..que é para mim, um dos melhores, se nao o melhor, ponta de lança que ja vi jogar no Benfica....

José Vieira disse...

O empréstimo revela-se uma boa politica desportiva (para ambos os clubes) quando os jogadores em causa têm reconhecida qualidade, tornando-os primeiras opções para os treinadores.
Jankauskas, Miccoli e Suazo são disso um bom exemplo e se é certo que o glorioso os valorizou é também inegável que desportivamente constituiram mais-valias para o clube.

O problema é que Keirrison não faz (ainda) parte deste lote de jogadores porque tem que provar o seu valor.
Não quero com isto dizer que não tem qualidade, aliás, o percurso do compatriota Luís Fabiano recomenda muitas cautelas neste tipo de análises.
O certo é que suas as primeiras aparições na equipa revelaram um jogador (demasiado) apagado e com isso prejudicando-a.
Guimarães (liga e taça), Leiria, Braga
e Naval foram jogos de muito sofrimento onde Keirrison não foi parte da solução.
Não fará igualmente parte do problema se não lhe for concedida a titularidade em determinado tipo de jogos.
Paciência terá que ter Keirrisson (e não os adeptos) pois até o próprio reconhece que não é fácil (nem merecido) entrar no onze inicial.

O que me preocupa, como bem refere o Dexter, é que não saibamos os termos em que foi concedido o empréstimo e é com redobrado temor que vejo esta direcção negar a vinda de Simão e remeter-se ao silêncio quando o mesmo jornal veicula que iremos despender 4 milhões de euros com a vinda do Keirrison.

Catenaccio disse...

Agora é que disseste bem: o Keirrison é um jogador de área (o mais parecido que temos com Cardozo, apesar de tudo) e eficaz no último (e ao primeiro) toque.

Salvo as devidas comparações, digamos que é uma espécie de Romário! Keirrison não ocupa um raio de acção elevado, dando a entender que tem pouca mobilidade, na medida em que é eficaz em espaços curtos, dentro da área adversária. O Romário não era dado a grandes correrias (para não dizer nenhumas), mas em 1 ou 2 toques marcava golo, na chamada recepção orientada como agora costumam referir.

Vamos ver...

iBenfiquista disse...

"A paciência é a chave de tudo. Consegue-se o pinto chocando o ovo, não partindo-o". Arnold Glasgow.

Pois é, o ano passado por esta altura andava toda a gente a mandar embora o Di Maria. E há dois anos era a vez do Maxi. E o Luisão quando veio para o Benfica? Meu Deus, tive pena do homem. Há dois anos, lembro-me bem, eu disse num comentário de um blogue, "tomara eu que todos os jogadores do Benfica tivessem a consistência do Maxi". E o ano passado insurgi-me também contra os detractores do Di Maria, dizendo que este era o "nosso" Messi.

Não há dúvida que o Nelson Oliveira tem um grande futuro, mas ainda é muito novo, e novo demais para entrar na equipa principal. Devia ir estagiar para um outro clube.

Quanto ao Kerrison, pois é apenas esperar. Isto não quer dizer que não se possa ir buscar outro avançado em Janeiro, com características parecidas com o Cardozo. Já me lembrei do Makukula. É lento, sim, mas será mais lento do que o Cardozo? Não sei. Têm a palavra os treinadores que possuem as estatísticas.

O problema da derrota não foi do Keirrison. Esteve na atitude da equipa. E não apenas na atitude dos jogadores, mas também dos adeptos. Por isso, muitos do que vêm para aqui criticar têm também culpa, e muita, na matéria.

Muitos dos que criticam agora o Keirrison são os mesmos que cantaram hossanas aquando da sua contratação. Na altura ninguém sabia como ele reagiria ao futebol europeu. Como se costuma dizer, uma contratação é como os melões, só depois de abrir... A contratação de um jogador é sempre um risco. Embora uns sejam maior risco do que outros. Logicamente que quanto mais jovem, maior é o risco.

A atitude certa esconde muitos defeitos, erros e mal entendidos. Essa é que é essa. Por isso, meus amigos, vamos cerrar os dentes. Os jogadores que se isolem antes do derby, e que aumentem os níveis de concentração.

E os adeptos que façam a sua parte, sejam sérios, tenham fair-play e deixem de gozar e demonstrar euforia. Se estão eufóricos, pois calem-se. Que é o que eu faço. Manter a cabeça fria nunca fez mal a ninguém.

Eu sei que há muitos benfiquistas que não concordam comigo. Mas, na minha humilde opinião, estão a fazer mal ao Benfica.

"A humildade é a melhor defesa contra a humilhação". Hermogenes.

Saudações Benfiquistas

Anónimo disse...

Mas quando o Romário punha a 6ª ui só o Franco Baresi. E para desmarcar na área é preciso velocidaade e no caso do Romário:

http://www.youtube.com/watch?v=QR_I9TZxY_M&feature=fvw

vasco, saudações benfiquistas

iBenfiquista disse...

E já agora uma ideia que não me sai da cabeça.

Conhecidas as dificuldades que o Benfica tem para recuperar quando se encontra a perder, tenho a certeza, repito, TENHO A CERTEZA, que a estratégia do Sporting passa por tentar marcar primeiro a todo o custo. A TODO O CUSTO. Por isso vão entrar com tudo, a toda a velocidade. Vão fazer exactamente o mesmo que fez o Braga. Repararam na entrada do Braga, na velocidade que colocaram até marcar?

Ao encontrarem-se em vantagem os níveis motivacionais aumentam exponencialmente. Daí a maneira guerreira e física como (bem) defendem. Pois aí está a estratégia dos adversários do Benfica. E até agora não se têm dado mal com ela.

Pois eu acho que o JJ e restantes treinadores têm de tomar este facto em consideração. Antecipar as jogadas e as estratégias dos adversários é meio caminho andado, por vezes o caminho todo, para a vitória.

Saudações Benfiquistas

JNF disse...

Neste momento é parte do problema. Quando vier a ser parte da solução poderá ser tarde demais. Recambiado rapidamente sff, que 100 000 euros por mês pagos pelo Benfica não compensam para o que este menino joga.

Americano disse...

Opção completamente parva que critiquei desde o primeiro dia.

Anónimo disse...

Um clube como o Benfica ter jogadores por emprestimo é sempre mau!!
Salvaguarde-se jogadores que sejam uma mais valia (logo à priori) e só em casos que por dificuldades financeiras ou de mercado não se consigam comprar.

Poderá o K11 vir a tornar-se o melhor jogador do mundo , marcar 50 golos por época, que para nós apenas servirá para dizer que já foi dos nossos (emprestado) e que ajudámos a torná-lo naquilo que é.

Das condições do empréstimo apenas sei o que se vai escrevendo por aí, e até ver são péssimas. Com isto apenas continuo a ver um Benfica orientado para negociatas que os bolsos de alguns agradecerão, que não o clube.

Os "putos" da casa continuam a ser desprezados (pensei que o JJ acabasse com isso mas afinal...)e a nunca nos render nem monetária nem desportivamente (salva-se o que têm feito nos juniores, mas mesmo aí a direcção deixa que as glórias conquistadas lhes sejam roubadas!!!).

Penso que já faltará pouco para que neste Blog se possam retomar as discussões de há 1 e 2 anos àcerca das nossa conquistas, treinador, Direcção e DD (sim o Rui)... para a maioria dos casos será só fazer copy paste.
Cumprimentos,
Velho do Restelo/Profeta da Desgraça