blog

domingo, novembro 01, 2009

Um Olho à Benfica #27

O Benfica será campeão

Como é que eu vi o jogo de Braga?

Este jogo demonstra mais uma vez a necessidade de parar com a choradeira e de agir. Eu próprio, confesso, enquanto via o jogo, também me deu vontade de chorar. Ao intervalo, enviei um sms ao Pedro, onde demonstrava toda a minha fúria. Foi difícil de controlar, porque tenho dois filhos em casa, para quem sou um exemplo, ou pretendo ser, e devo ensiná-los na tolerância e no respeito pelos outros. Em síntese, não quero ser um Jorge Sousa para eles. Por isso não vou chorar, não vou dizer que o árbitro foi tendencioso e ajudou à festa bracarense. As imagens foram vistas por toda a gente, por comentadores mas também por espectadores.

Como comentador de futebol na Sporttv, tento sempre não esquecer-me que aquilo que eu vejo é exactamente aquilo que os outros vêm em casa, não temos nenhum filtro que nos permita aceder a imagens que outros não têm. É por isso que lá em casa, vi um golo mal anulado, apesar do excesso de visão de Domingos alegar o contrário, vi uma grande-penalidade cometida sobre Saviola. vi uma expulsão perdoada a João Pereira, vi bolas na mão, uma delas sem repetição, vi uma confusão à entrada do túnel, provocada e orientada para terminar com o desfecho que se viu, percebi uma expulsão a Cardozo, exactamente o jogador que mais interessava expulsar, pelo significado de golo que tem em cada uma das suas botas e, finalmente, vi o presidente do Benfica em muito má companhia. Vi isto tudo no meu televisor e mesmo assim, não vou chorar.

Porque também vi outras coisas. Vi um grande, enorme flash-interview do nosso capitão. Fazendo lembrar, para quem não recorda, um outro do mesmo jogador, quando o Benfica tinha acabado de perder em casa com o Beira-Mar. Nesse ano, o Benfica foi campeão e essa entrevista rápida de Luisão foi lendária. Este ano vai acontecer o mesmo. O Benfica vai ser campeão, o jogo de ontem demonstrou bem a diferença entre estofo de campeão e jogo especulativo. O Benfica demonstrou, uma vez mais, que é indesmentivelmente a melhor equipa portuguesa, a que tem melhores jogadores e aquela que será, com maior ou menor dificuldade, com mais ou menos Jorges Sousas pelo caminho, o campeão desta Liga.

Este jogo demonstrou igualmente que o sistema já não mete nojo, agora só dá pena, porque se assiste ao seu estertor e as patéticas tentativas de condicionar resultados apenas serão mais um adversário para este Benfica passar por cima. Por isso insisto que não devemos perder muito tempo a falar dos árbitros e das arbitragens. Temos de nos concentrar em ganhar os jogos. Mesmo ontem, com um pouco de sorte o Benfica teria ganho o jogo e ninguém se lembraria dos episódios onde o Benfica foi deliberadamente prejudicado.

Esta era a minha convicção antes do jogo e reforcei-a depois dele. Já sei que o Cardozo não jogará os próximos jogos da Liga, já sei que devíamos ter ficado a cinco pontos do nosso único adversário na luta pelo título e também sei do enorme suspiro de alivio na Torres das Antas com o resultado de Braga. E não preciso de ser adivinho para imaginar o que terá sido o telefonema de Pinto da Costa ao presidente do SC Braga, no final do jogo. Imagino tudo isso, mas não consigo deixar de imaginar o Benfica campeão. Por muitos túneis, Sousas e outras artimanhas que se atravessem no caminho da nossa equipa, o Benfica será campeão. E já agora até aproveito para sugerir à Comissão Disciplinar da Liga de Clubes que evite que o Aimar e o Cardozo possam jogar contra o FC Porto, no estádio da Luz. Tudo estará a ser preparado para que se cumpra esse objectivo. E o Benfica ganhará à mesma.

Gostei do Benfica, gostei da personalidade de equipa campeã, gostei do domínio de jogo, gostei da sensação permanente de que o Benfica marcaria mais tarde ou mais cedo – e marcou, é preciso reforçar isso, o Benfica não ficou em branco, o Benfica marcou – e gostei de confirmar que o Benfica é, claramente, a melhor equipa portuguesa.

Gostava, igualmente, de lançar um repto a Jorge Sousa: Meu caro, experimente fazer uma arbitragem igual à de ontem à noite, num próximo jogo das competições europeias que tenha a oportunidade de apitar. E, sobretudo, experimente anular um golo daqueles a uma das equipas, com clamorosa influência no resultado e no jogo e repita, por favor, o critério largo na apreciação das bolas na mão dos jogadores de uma mesma equipa. Além de outras interpretações curiosas e excepcionalmente benévolas das leis do jogo para uma das equipas em competição. Como sabe, o meu caro, a UEFA não brinca, mas eu gostava de o ver a brincar com a UEFA como ostensivamente tentou brincar com a equipa do Benfica.

Há duas semanas atrás o presidente Vieira exortou os benfiquistas à unidade. Pois bem, alisto-me, desde já, nesse poderoso e necessário exército de unidade benfiquista. O jogo de ontem foi o clique. Algumas pessoas conhecem a minha antipatia pelo presidente Vieira. É uma antipatia pessoal, não institucional. Ele sabe a que se deve essa antipatia e eu também. Porém, este Benfica de Jesus é, talvez, uma das últimas oportunidades do clube recuperar a hegemonia do futebol português e, de caminho, acabar com o vergonhoso chico-espertismo vigente no desporto nacional, tão representativo da sociedade em que vivemos, onde muitas fortunas não são resultado do mérito mas sim da falcatrua. E para esse combate, o Benfica precisa sobretudo dos benfiquistas. De todos os benfiquistas. A partir de hoje, a minha intervenção no blogue e noutros fóruns de benfiquistas em que venha a participar no futuro, será sempre no sentido de defender o Benfica das agressões externas. Não vou perder o sentido crítico, mas o Benfica precisa, mais do que nunca, do benfiquismo de cada um de nós. E de uma unidade sem equívocos.

Por isso, não tenho dúvidas: o Benfica será campeão e os benfiquistas terão a festa que merecem. E aí, como sabem, a festa não se fará em túneis ou telefonemas privados. Vai fazer-se em todo o país, em todo o Mundo.

56 comentários:

Paulo Costa disse...

Nem mais. Sinto que este ano, mesmo com as jogadas de bastidores, seremos campeões.

Ontem conseguiram parar-nos, "amanhã" não.

Netking disse...

Já comentei diversos escritos seus, alguns com sarcasmo, mas nunca deixei de reconhecer qualidade no que escreve.

Hoje o post esteve ao nível da brilhante equipa que temos, que tão desprotegida foi durante a semana.

Eu também tenho a certeza que vamos ser campeões, mas os tesouros raros (como a equipa que foi possível reunir este ano, incluindo o seu treinador) têm de ser protegidos nessa exacta medida.

PM disse...

José, (mais) uma grande "posta". Um bem-haja. Contra tudo e contra todos, sinto que seremos campeões.
Um abraço.

Pedro disse...

Preciso destas manifestações de crença para poder suportar a angustia que sinto qd vejo o Benfica ser espoliado, vezes sem conta, nos jogos da nossa ligazita. Ao contrário do Marinho eu não consigo evitar de falar nos árbitros pq são eles os nossos maiores adversários. Ignorar não é a melhor táctica. Mas unidos podemos lá chegar. Temos equipa, temos treinador, temos jogadores, temos adeptos, temos união, temos ambiente. Segunda feira estádio cheio para receber os nossos bravos e cilindrar a Naval sem apelo nem agravo. Q ninguem desista.

E o Everton que comece já a pagar as favas...

Luis Ferreira disse...

Caro José, para além de termos defrontado uma equipa que joga bom futebol, eu estava com muito receio de que este sr. Jorge Sousa, tudo iria fazer, para nos tramar. Infelizmente, assim foi. Um golo limpinho, anulado de uma forma nojenta, faltinhas cirúrgicas, marcadas contra nós, uma dualidade de critérios inacreditável, por exemplo, a não mostragem do segundo cartão amarelo ao João Pereira, enfim, nada que não estivéssemos à espera. De qualquer forma, ontem, que precisávamos de disparar rumo ao título, estranhamente, entrámos algo confusos no jogo, falhámos imensos passes, e, principalmente, não tivémos uma pontinha de sorte, em momentos chave do jogo, que certamente virariam o jogo a nosso favor, e, aí, não haveria mafiosidade manhosa e desavergonhada, que evitasse a nossa vitória. Apesar de supostamente serem amigos, não gostei de ver o nosso Presidente, sentado ao lado do Salvador scp/fcp, principalmente pelo que este sr. tem dito sobre o Benfica. Continuámos a encher os cofres destes clubes, e, estranhamente (ou talvez não), todos, desde treinadores a dirigentes falam do Benfica sem respeito nenhum. Pelo contrário, quando defrontam o fcp, quase que pedem desculpa, se conseguem empatar ou ganhar (ex: treinador do Belenenses). Foi impressão minha, ou a Sporttv, repetia 500 vezes as nossas "supostas" faltas, e as do Braga repetiam uma vez. Por acaso, não houve mão na bola de um jogador bracarense dentro da área?
houve uma envergonhada e rápida repetição...
Foi uma noite horrível, e todos nós sentimos uma revolta e um vazio muito grande, principalmente porque a equipa estáva a habituar-nos muito bem, mas agora, mais do que nunca, nada de desânimos, continuar a transmitir total confiança aos jogadores, tornando a encher a nossa Catedral nos próximos jogos! VIVA O BENFICA!

P.S. Ontem, na Sic notícias, e sem ninguém que o corrigisse, Ribeiro Cristóvão, saiu-se com esta pérola: "A Tradição nestes jogos também conta, é que o Benfica já não vence em Braga há seis anos". Sr. Cristovão, o Benfica, na penúltima jornada da época passada, venceu em Braga por 3-1...! Hoje, aqui no Porto, estou como o tempo, cinzento e muito triste, tento tirar este jogo da cabeça, mas não está fácil...E ainda vámos ter de levar com os profetas da desgraça do costume.
Abraço.

PiareM disse...

Novo blog benfiquista:

purobenfiquismo.blogspot.com

Saudações benfiquistas!

mário disse...

texto tocante que me faz gritar ainda mais alto NINGUÉM PARA O BENFICA !!
CARREGA BENFICA RUMO AO TITULO
saudações benfiquistas

José Marinho disse...

Meu caro Netking, também eu reconheci as nossas divergências e o seu sarcasmo. Porém, depois de jogos como o de ontem, o dever de um benfiquista é estar ao lado de outros benfiquistas. Se todos pensarmos assim, será mais dificil derrotar a nossa equipa e o nosso clube. Sobre as nossas diferenças, elas até podem manter-se, mas o futuro Benfica campeão merece outra coisa. Unidade, apoio e estádios cheios. Como o de ontem, como os de sempre.

Saloio disse...

Caro José Marinho, apesar de nem sempre estar de acordo consigo, nomeadamente na apreciação individual do plantel do Benfica - Quim, Luís Filipe e Cardozo, são disso exemplo - agrada-me de sobremaneira a forma convicta e personalizada a que recorre na defesa do nosso clube. Não vem ao caso mas sempre lhe digo que não admito que haja alguém no mundo que esteja mais apaixonado pelo Benfica que eu próprio. Sei que o José Marinho vive o Benfica com a mesma intensidade e a prova disso mesmo é a forma como escreve, apaixonante e sempre no interesse e na defesa da causa comum que nos une: o Benfica.

Vivi o jogo de ontem tal como descreve na sua crónica de hoje. Vi uma equipa de arbitragem comedidamente manhosa mas claramente interessada no resultado que mais lhe convinha; vi três lances polémicos que no caso de merecerem um julgamento em sentido oposto teriam sido acatados pela equipa adversária e pelos críticos, sem controvérsia de maior; vi alguns jogadores da equipa do Braga provocarem reiteradamente os seus colegas de profissão no sentido de os obrigarem a reagir; vi duas agressões perfeitamente identificadas a Cardozo, que não reagiu e nada fez que as provocasse, e vi a forma séria como o Benfica tentou operar a reviravolta quando estava em desvantagem.

A minha convicção passa por sermos campeões esta época. Somos a melhor equipa da liga e temos um técnico à altura dos nossos pergaminhos. Espero que ninguém se desmobilize. Vamos precisar de todos.

Mais que nunca, UNIDADE à volta da equipa.

Anónimo disse...

só uma coisa: o golo do luisão foi limpo (ele não fez falta) se não contarmos que o defesa que estava á frente dele foi agarrado pelo cardoso (e as imagens são nitidas, e até o arbitro disse que a anulação do golo tinha sido por causa do cardoso e não do luisão)e impedido de saltar e cortar a bola que foi parar á cabeça do luisão.

O penalty sobre o saviola tb não foi, foi nitidamente tentativa de ganhar um penalty.

temos de ser menos clubistas e ver o jogo tal ccomo ele foi... não é por perder um jogo que se vai voltar á desculpa de sempre: não ganhamos porque o arbitro não nos deixou.

slb quando joga aquilo que sabe, ganha... e ontem não foi esse o caso.

aliás ainda bem que foi o cardoso a ser expulso... pois quem deveria ser expulso era o di maria e o saviola(para mim muito mais importantes que ele), pois foram eles que começaram a confusão no túnel: Di maria chutanto a bola contra o banco do braga (deveria ser expulsão imediata) e o saviola que começou a insultar o banco do braga (evidente numas imagens que já vi na net)

Não sei essas imagens que circulam na net não darão origem a mais castigos... e depois não digam que é perseguição ao slb... pois esses jogadores tiveram atitudes que são imperdoáveis se analisarmos as coisas sem clubismos... imagem que o brugo alves do FCP chutava uma bola de propósitoo contra o banco do slb e depois começava a insultar os jogadores e treinador do slb... o que é que acham que os benfiquistas iam exigir que acontecesse ao bruno alves?

iBenfiquista disse...

Muito bem José Marinho, concordo com tudo.

No entanto, perdemos apenas uma batalha, não a guerra. Por isso, vamos olhar para a frente, sem esquecer o que aconteceu e, esperamos, que os jogadores e treinadores do Benfica tenham tirado as devidas ilações e aprendido alguma coisa com o que aconteceu ontem. Isso sim é que é importante. Para que não se repita. Digamos que foi um ensaio geral para os dois jogos que se adivinham, contra os verdes e os andrades.

Os proximos dois jogos vão ser importantes. Se jogarmos bem e ganharmos, rapidamente este mau resultado será esquecido. Não há equipas invencíveis. A diferença entre as equipas vencedoras e perdedoras é que aquelas levantam-se rapidamente e seguem em frente. E o Benfica tem de fazer o mesmo.

Saudações Benfiquitas

Benfica 73 disse...

Isto de alguns andarem a dizer que não vale a pena falar sobre arbitros a prova está no jogo de ontem.

Peço desculpa, mas José Marinho isto que aconteceu em Braga só deixa de acontecer quando um boi destes aparecer morto.

Pedro disse...

O teu azar é que as imagens mostram claramente q o Di Maria não fez nada. NADA. Simplesmente meteu a bola para fora com um toque de nada. Não fez nada. Os arruaceiros do Braga é que já tinham planeada aquela confusão para alguem ser expulso. E o lance do Saviola é penalty claro. Toque na coxa. Podes repetir essas mentiras as vezes q quiseres q neste blog não tens hipóteses. Elas não vingam. Ontem o SLB jogou o suficiente para ganhar, o árbitro não deixou!!

José Marinho disse...

Meu caro anónimo, não é clubite aguda é a realidade dos factos. E perante a realidade dos factos há duas formas de reagir. Ou enterramos a cabeça na areia e fingimos que somos os campeões do Fair-Play, ou temos a decência de admitir que o Benfica fez mais do que suficiente para ganhar o jogo. O golo é limpo, Cardozo não agarra o defesa, não o desiquilibra, não o puxa ostensivamente para tirar partido, é um golo limpo e ponto final. Como me parece que é grande-penalidade o lance do Saviola e vou tirar todas as dúvidas a próxima vez que for à Sporttv comentar um jogo, assim como Di Maria foi abalroado na grande-área do Braga, depois de ter rematado, assim como João Pereira devia ter sido expulso, assim como o critério largo de Jorge Sousa com a bola nas mãos, enfim, se quiser, posso estar aqui o dia todo. Não quero queixar-me do árbitro, sabe o que penso sobre o assunto, acho que estamos numa guerra onde não se vence o inimigo com choro, mas com armas. E quando escrevo armas, é no sentido metafórico, não estou à espera que os adeptos do Benfica lancem um very-light ao carro de um treinador ou outra figura qualquer. Por isso, meu caro anónimo, não é justo que se faça um alarido descomunal com uma grande-penalidade que favoreceu o Benfica, no jogo com o Nacional, num jogo que o Benfica devia ter vencido por 6-0 e não por 6-1 e agora esperar que os adeptos do Benfica, pelo menos esses, já não digo os especialistas em arbitragem do jornal O JOGO, não possam resmungar por causa de erros grosseiros e deliberados de um árbitro. Eu não o faço, mas não posso impedir outros de o fazerem.
Meu caro anónimo, termino a dizer-lhe que não duvido do seu benfiquismo, que fique bem entendido.

joão carlos disse...

Meu caro anónimo
Também deve achar que o braço do leone no sovaco do cardozo é para o ajudar a saltar mais alto.
Pelos visto não viu as imagens em que o cardozo leva duas chapadas e nenhum dos dois jogadores é expulso.
Também não deve ter visto ainda na primeira parte uma entrada do João pereira sobre o Coentrão depois do árbitro ter interrompido o jogo.
Nem deve ter visto aquela entrada do Rodrigues sobre o maxi nem a falta do João pereira sobre o Di Maria que não deu amarelo.
E faço minhas as suas palavras temos que analisar as coisas sem clubismo.

Helder disse...

Para não variar mais um post brilhante caro José Marinho!

Acredite que gostava de estar convicto como você esta que o Benfica vai ser campeão. Mas depois do que vi ontem.........tenho sérias dúvidas de que seremos campeões. "Eles" não dormem nem um segundo. não nos vão deixar fugir quanto mais sermos campeões. Nunca! Aquele senhor que foi apitar o Benfica portou-se muito bem, ou seja, fez tudo o que lhe mandaram e pediram!! Obedeceu ao seu chefe e com isso pode subir na carreira!!Quanto á confusão no tunel acredito seriamente que já estivesse prevista para dar no que deu. Aposto que o Cardozo leva três jogos para não poder jogar em Alvalade!
Caro José Marinho agora faço-lhe uma pergunta: Acha mesmo que querem tirar o Aimar e o Cardozo do jogo contra o Porto? ou sabe de alguma coisa que esta a ser "cozinhada" nesse sentido?

Um Abraço

André Leal disse...

Apesar de tudo o que já disse achar sobre esta arbitragem, discordando de todos os que consideram ter havido um roubo de igreja contra o Benfica, concordo em absoluto com o o que diz José Marinho no seu último comentário (17:28). Se os nacionalistas bem apoiados pelos corruptos e sportinguistas arranjaram maneira de contestar a arbitragem do Benfica-Nacional, é totalmente legítma a indignação dos Benfiquistas relativamente a este jogo.

Luís A. disse...

alguem leu a cronica ao jogo e avaliação que o record fez aquele paneleiro do Jorge Sousa? Na cronica simplesmente omitem o lance do nosso golo limpo ´(nem uma referencia fazem). Quanto à análise ao filho da puta, nota 4 "a comprovar que é um dos maiores arbitros portugueses, numa actuação sem falhas"

José Marinho, uma vez que é jornalista, gostaria de saber a sua opinião acerca do trabalho(???) e da ética profissional dos seus colegas do Record. Eu ja tenho uma: são simplesmente uma vergonha para a imprensa desportiva deste país!

humanista disse...

quado vejo um jogo como ontem só consigo pensar na falta que fazem uns "inglorious bastards" no futebol português...

humanista disse...

quado vejo um jogo como ontem só consigo pensar na falta que fazem uns "inglorious bastards" no futebol português...

Unknown disse...

Rumo ao 32º.

Nós lutamos, o sporting chora, o porto corrompe.

Vamos a eles sem medos. Estou contigo José Marinho.

José Vieira disse...

Como é que eu vi o jogo de Braga?
Sentado no estádio Axa mas bem longe da tribuna presidencial, onde nenhum benfiquista devia estar. Ambiente fantástico, equipas fantásticas, mesmo a liderada pelo irredutível "andrade".
Ontem, Jorge Sousa fez por merecer todo o dinheiro já ganho com a arbitragem.
Com a acuidade visual digna de um "sniper", descortinou um ligeiro toque de Cardozo que (humanamente) milhares no estádio nunca se poderiam aperceber.
Mas o "andrade", que sabemos não ter nascido em Olhão e nunca ter jogado no Boavista, já não conseguiu ver o ligeiro toque sofrido por Saviola que ao comum dos mortais no estádio pareceu indiscutível grande penalidade...
Enfim, o verdadeiro artista.

Por incrível que pareça esta derrota, pelos mais variados motivos, fez-me acreditar ainda mais no título.

Bem-vindo à "luta", caro José Marinho.

Anónimo disse...

Vocês esquecem-se é da entrada do João Pereira ao pé do Coentrão.. Aquela merda era para partir..

Vasco; saudações benfiquistas com ou sem jorge sousas

José Marinho disse...

Caro Luis A, já não sou jornalista, não exerço e por favor deixe-me guardar para mim os motivos pelos quais não pretendo voltar a sê-lo. E sobre o que me pede, desculpe, mas não o farei. Mas o meu caro tem o meu número de telemóvel. Terei todo o gosto em discutir consigo o assunto. Quando quiser, estou ao dispor. Será um prazer falar consigo. E já agora: Como é que correu o documentário que andava a preparar sobre a mística do Benfica? Gostava imenso de vê-lo. Um abraço.

João Tomaz disse...

Subscrevo e assino por baixo (excepto a antipatia pelo LFV)

Pedro disse...

E não é que com toda esta roubalheira só nos ganharam um pontito???
PALHAÇOS!!!!

Helder disse...

Pedro, os lagartos só nos ganharam um pontito mas quando lá formos eles como sempre vão fazer o jogo da vida deles. Obrigado Belenenses e Maritimo.
PS: Que grande golo do Manu!

Helder disse...

O comentário que pertence ao fanecamix é do Hélder.

Helder disse...

Alguém me consegue explicar porque é que agora não aparece Helder e aparece fanecamix?

Pedro disse...

Pq te registaste como fanecamix. Tens que fazer logout e novo login

Hugo disse...

É a lógica benfiquista. Se ganham é porque são os melhores do mundo. Quando perdem a culpa é do árbitro, as equipas adversárias não jogam nada etc.

José Marinho disse...

Gostaria de acrescentar o seguinte: na blogosfera benfiquista tenho lido comentários muito desagradáveis, protestando contra a presença do presidente do Benfica ao lado de António Salvador. Em abstracto, também penso que Filipe Vieira pode escolher melhores companhias, porém, desta vez, acho que o presidente do Benfica esteve onde devia estar. Porque a sua presença significa mais do que uma representação simbólica do clube. Sobretudo representou liderança, uma das falhas que mais aponto à forma como gere a presidência. Desta vez, Vieira mostrou-se líder. E não apenas do Benfica, mas do futebol português. Impôs a sua presença, num local onde ninguém esperaria que o fizesse. Demonstrou a toda a gente que o Benfica de Jesus é, antes de mais, uma prova de confiança do presidente e da direcção. E especialmente evitou que o gozo do sistema pudesse ser ainda maior, porque a confirmação de que estaria no camarote presidencial foi suficiente para dissuadir o tutor moral do presidente do Braga de estar presente no estádio, a impor a sua presença física, como demonstração do seu poder absoluto e indiscutível. Assim só o pôde fazer pelo telemóvel. E mais ainda, a presença de Vieira no camarote demonstrou o medo, repito, o medo, que o sistema tem deste Benfica, pois, desta vez, não optou pela lógica do confronto e da prepotência. Pois a presença de Vieira evitou a presença de Pinto da Costa, porque, desta vez, o presidente do FC Porto não arriscou a sua presença e ficar a perder na comparação, porque ele próprio não acreditou na vitória do Braga. De outro modo teria estado no estádio e não perderia a oportunidade de mostrar a toda a gente quem efectivamente controla as coisas no futebol português. Pensem bem nisto. No lugar de Vieira, preferiam ter visto o presidente do FC Porto, a reforçar a sua imagem de mandante do futebol português, gozando em público mais uma derrota do Benfica? Eu não. E porque ficou demonstrado com essa ausência, que o sistema tem medo do Benfica. Deste Benfica. Por isso, repito, por muito que nos custe, o presidente do Benfica esteve onde devia ter estado. E tem que ser assim, em todos os estádios. Para demonstrar a toda a gente que ainda resiste, que a liderança do futebol português pertence ao Benfica. Para fazer esta exibição de poder, de outro modo, ninguém acredita, ninguém respeita. E o problema do Benfica nos últimos anos é a falta de respeito pelo Benfica.

Pedro Villa disse...

Agonia-me quando vejo o BENFICA queixar-se dos árbitros, geralmente ainda que possa demasiadas vezes ser expoliado, significa que não está tão forte qto tem de estar...

E este BENFICA até está forte, mas não está ainda tão forte que consiga resistir à anulação de um golo limpo, ao roubo de um penálti e a uma intimidação nojenta com a amostragem de cartões durante uma partida inteira... Este BENFICA ainda não está tão forte que consiga ultrapassar este nível de arbitragem mais um Braga que quer a todo custo enlamear-se na escória e não olha a meios pra atingir fins...

Os CORRUPTOS tinham perdido pontos, o BÓI CORJA SOUSA não podia deixar o BENFICA ficar a 5 ptos de distância... Era óbvio mesmo antes do jogo... E se antes do desaire caseiro dos CORRUPTOS isso já era óbvio... Depois então, exponenciou-se desmesuradamente...

...E mesmo por ser óbvio, achei despropositada toda a festa que se foi fazendo durante a semana... As provocações/piadas relacionadas com a ZON, os prognósticos desmedidos que já cantavam vitória para o BENFICA por 3-0... etc, etc...

Sempre me ensinaram que a festa só deve ser feita no final... e ainda há muito trabalho, muita revolta, muito sofrimento e luta pela frente, antes de alcançarmos a mesma...

Anónimo disse...

Viram o nível e a categoria dos adeptos do "Clube Diferente" dos viscondes falidos?

Os homens sabem ou não sabem atirar pedras?... Devem andar com elas nos bolsos, ou então trouxeram-nas de alcochete...

Será que foi a claque do Benfica que lá foi atirar aquelas pedras?...

LOL

Pedro G.

Pedro Villa disse...

Uma palavra pros "nossos" realizadores e sobretudo comentadores televisivos de futebol... Conseguem ser quase tão PORCOS como os CORRUPTOS e o PR Braga juntos...

Dexter disse...

In Correio da Manha:

No intervalo do Sp. Braga-Benfica (2-0), Cardozo e Ramires foram agredidos por um elemento da segurança dos minhotos, no túnel de acesso aos balneários do estádio onde decorreu o jogo, no sábado à noite. Segundo fonte do Benfica, o paraguaio começou por ser agredido pelo arsenalista Nei – as imagens televisivas confirmam – ainda antes de entrar no túnel, sem que o árbitro Jorge Sousa tenha tomado qualquer medida. Já na proximidade dos balneários, um elemento da empresa que disponibiliza os stewards aos minhotos desferiu dois socos: um na barriga de Cardozo e outro na de Ramires.

Quando o proprio CM diz uma coisa destas....entao é caso para ficar mesmo preocupado com o que se tera passado.

M disse...

o PedroVFernandes tem razão, estou com ele...

a Sporttv imensas repetiçoes do lance do penalty do saviola, deu uma repetição muito timida e rapidinha de uma mao de um jogador do Braga na segunda parte, nem sei quem centrou sequer..

deu várias repetiçoes de uma suposta agressao do saviola a um gajo do Braga, que se cruzaram com um encosto (o tal lance que os braguinhas protestaram nao haver bola fora e ia dando o golo do Ramires, com bola salva sobre linha de golo...) e deu uma repetição timida e mais uma vez, rapidinha da agressao do JPereira ao Coentrao, na primeira parte, apos picardia entre ambos, ja com bola parada...

enfim, a paciencia para aturar estas coisas esta no limite, um dia destes ha reporteres a serem agredidos....

nunca me dirigi directamente si, José Marinho, em questoes que tocam a esfera profissional, nao me parece que seja tal sitio para tal, mas esta dualidade de tratamento jornalistico que acaba por, inevitavelmente, toldar a opiniao das pessoas e em ultima consequencia, atear conflitos, parece-me que é algo bem mais manhoso que simples incompetencia...e ja dura à muito tempo porra!!!!

saudaçoes benfiquistas

Tiago disse...

Caro José Marinho:

Eu até dou de borla o lance sobre Saviola, que nem me parece penalty, mas também não me parece simulação.

Mas para mim o penalty mais evidente, ninguém fala dele: no lance que pedem bola fora, conduzido por Di Maria (o que não é um facto pois é IMPOSSÍVEL aferir se a bola saiu ou não), o jogador sofre uma entrada dúrissima de Moisés logo após rematar, e essa entrada não lhe permite ir disputar a bola que ficou em jogo após a defesa do eduardo mãos de manteiga.

Relativamente às declarações de Luisão, lembrei-me exactamente do mesmo. Seremos campeões!

Agora é cumprir a regra de ouro de André Lima, o nosso glorioso treinador de futsal: Reagir como um grande e não chorar como um pequeno. É ir ganhar a Liverpool como quem limpa o cú a meninos, e voltar à máquina de golos no próximo jogo na Luz contra a Naval.

CARREGA BENFICA! Rumo ao 32º

Hugo disse...

Para não esquecer:
5 Jogos fora = 5 árbitros do Porto

Hugo disse...

Penaltis?

Que me lembre foram muitos...
Logo a seguir ao Golo, aquele falhanço do Ramires, na jogada existe um penalti que ninguém fala, pois o defesa corta o lance com a mão e só depois é que sobra para o Ramires.
Depois há penalti sobre o Saviola.
Há penalti sobre Di Maria (entrada a Pé juntos).
Depois ainda há outra mão... na área.

Golo Limpinho anulado.

Amarelos e segundos amarelos por mostrar.
Era marado se o João Pereira tivesse ido para a Rua logo no inicio da 2ª parte...

ROUBALHEIRA!!!!!!

João Bizarro disse...

"Logo a seguir ao Golo, aquele falhanço do Ramires, na jogada existe um penalti que ninguém fala, pois o defesa corta o lance com a mão e só depois é que sobra para o Ramires."

Há mão (braço) na bola mas é fora da área, Hugo.
A entrada sobre o Di Maria também é fora da área.
Já as outras tens razão.

Anónimo disse...

VERMELHO POR MOSTRAR A NEY SANTOS E A JOAO PEREIRA

GOLO MAL ANULADO AO BENFICA

4 VEZES A BOLA A IR Á MAO DOS JOGADORES BRACARENSES PERTO DA SUA AREA SEM NENHUMA SER ASSINALADA

ESPERO MTO SINCERAMENTE QUE NA LUZ, O BENFICA SEJA BENEFICADO ATÉ Á EXAUSTAO PARA QUE O SR SALVADOR E OS BRACARENSES TB GOSTEM. A ARROGANCIA DELES VAI ACABAR NA LUZ.

Diogo disse...

Pedro V. Fernandes: O Benfica tem equipa para limpar tudo este ano, mas nem sempre pode ganhar. O que me custa mais é que temos de ser muito mais fortes que os adversários para conseguir ganhar. Quando está equilibrado, os homens do costume desequilibram contra nós. Bem tentaram contra o Nacional...

José Vieira disse...

"Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és";
"Vale mais só do que mal acompanhado";
"À mulher de César não basta ser séria, tem que o parecer";

Defenido que está o posicionamento do braga na contexto actual do futebol português,não há nenhuma razão válida que justifique a presença do presidente Vieira no camarote do estádio Axa.
A cooperação estratégica entre braga e porto e de tal forma ostensiva que não pode deixar de justificar para o primeiro tratamento idêntico ao que damos ao segundo: completo desprezo.
Aliás, bem se viu o "constrangimento" do sistema motivado pela presença de Vieira no dito camarote...
Para mim, nem o hipotético interesse do glorioso num qualquer jogador do braga pode explicar o sucedido, até porque o único jogador que nos poderia interessar (Orlando Sá) já mora no "corrupto", num negócio ainda hoje não esclarecido!!
A crer nas notícias que têm vindo a público, a ausência de Vieira foi até mais sentida no túnel do estádio onde pelos vistos todos os benfiquistas foram poucos para defender os jogadores das cobardes agressões sofridas.

Quetzal Guzman disse...

O José Marinho andou uns tempos por Braga, certo? Se é esse o caso, explique-me o que se passou naquela cidade! Eu não quero que as gentes de Braga esqueçam o seu clube sempre que o Benfica lá passe, até porque acho que um dos nossos males é a existência de demasiados adeptos dos grandes, mas de uma clima de grande cordialidade passámos para um ambiente de insulto e arruaça. Parece que muito bracarense quer copiar o que Guimarães de pior tem...

José Vieira disse...

Errata:
"Definido que está o posicionamento"...
"A cooperação estratégica entre braga e porto é de tal forma ostensiva"...

Fizeram-me mal os ares (e chuva) de Braga.

Pedro Villa disse...

Diogo, nunca pus isso em causa no que escrevi... Não sou tão optimista quanto à «limpeza total» que falaste, mas acredito que pudesse ser possível num cenário normal...

Acho apenas que, embora o BENFICA esteja muito melhor que nos anos anteriores, não está tão forte ainda quanto o necessário para levar um Braga vencido nas condições que presenceamos...

Todos sabemos que o BENFICA neste quadro e pra acabar com os corruptos tem de ser 4x mais forte que o normal... Não basta apenas jogar mais, tem de ser 4x mais... Só assim não darão a minima hipotese pra mesmo com erros escandalosos de arbitragem, sejamos vitoriosos...

Aliás, não ponho em causa o mérito da evolução do BENFICA. Sinceramente, até a acho extraordinária, bem mais rápida do que qualquer um podia suspeitar...

É óbvio que não temos que ganhar sempre, isso praticamente seria impossível. Mas jogos como este, são muito importantes ganhar... Ficariamos a 5 ptos dos corruptos. Já nem falo do Braga que esses nojentos é uma questão de tempo...

Hugo disse...

"A entrada sobre o Di Maria também é fora da área"

João, essa que referes é a do 2º amarelo que ficou para mostrar ao J. Pereira. Refiro-me ao lance que os comentadores preocuparam-se se a bola saiu ou não...
O Di Maria remata e sofre uma entrada impiedosa...

Quanto ao lance do Ramires, fiquei com a sensação que era na linha da área... mas se o dizes acredito.

Unknown disse...

José Marinho,
não acredito nada que PC fosse a Braga ver o jogo, principalmente depois do resultado da sua equipa e de ter mandado meia equipa dizer que não viam os jogos do Benfica.

Se o FCP tivesse ganho, se estivesse à frente do Benfica, com o Benfica a não jogar muito bem, aí sim, a história seria outra.
Agora, com esta conjuntura, ele não iria.

André Leal disse...

A principal diferença deste para outros anos é que normalmente conseguimos marcar os golos suficientes para não precisarmos dos penaltys que normalmente não assinalam ao Benfica e que, esta época, até o têm sido porque normalmente já não têm influência no resultado.

Em lances com influência no resultado (relativamente ao momento em que ocorreram) temos, que eu me lembre:

- Penalty não assinalado contra o Marítimo. O critério geral aponta para que era Grande penalidade o corte com a mão quando fazia um carrinho, não permitindo o 2-1 para o Benfica.
- Penalty sobre o Aimar. Tão claro que até o Jorge Sousa o marcou, permitindo o 2-1.
- Golo do Nacional. Em fora de jogo ficando o resultado em 1-1.
- Penalty contra o Nacional. Simulação que permitiu o 3-1.
- Golo mal invalidado ao Benfica contra o Braga, ficando 1-1
- Penalty não assinalado ao Benfica contra o Braga no lance sobre o Di Maria impedindo-o de discutir a bola depois do remate, impedindo também o 1-1.

Ou seja, o único lance decisivo que temos a favor indevidamente é o que permite fazer o 3-1 num jogo que devia estar 2-0, dando de barato que o primeiro golo anulado ao Saviola era fora de jogo.

O problema é que é normal que que o Benfica, por muito bem que jogue, consiga sempre construir resultados volumosos, nomeadamente contra os outros 3. E isto sabendo de antemão que em caso do resultado estar discutido as decisões irão ser, na sua esmagadora maioria, contra o Benfica.

Para mim estava tudo montado para que os corruptos e o Braga estivessem lá a frente com o Benfica para trás através das habilidades do costume. O Braga tem sido inteligente e tem aproveitado as benesses, já os corruptos, mesmo com elas, andam a patinar e o Benfica é o que se vê. Mas não tenham dúvida que o maior orçamento da história do futebol português vai ter que ir à Champions. Seja à custa do Benfica ou, como espero, caso não consigam, seja à custa do Braga.

José Marinho disse...

Meu caro Quetzal, em abono da verdade, não andei uns tempos em Braga. É uma longa história e foi para uma grande lição de vida, esse nefasto episódio de ter acreditado na palavra de uma pessoa que após a minha desvinculação da Sporttv, decidiu voltar atrás com a palavra dada e com o compromisso assumido. Por isso, de facto, não estive no Braga. Em Braga já estive muitas vezes e se quer que lhe diga gosto muito da cidade, da sua dinâmica de crescimento e dos muitos, mas mesmo muitos benfiquistas que existem na cidade.

Anónimo disse...

http://www.record.pt/noticia.aspx?id=0cbd4e08-9573-4eda-b2c3-3b37f68ba39d&idCanal=00000011-0000-0000-0000-000000000011

Gastar aos 30 milhões por ano sem vender ninguém dá nisto...

Chama Imensa disse...

Conselho de Justiça da Federação retira o título de campeão ao Benfica e declara o Sporting como campeão.

Digam de vossa (in)justiça!!!

Quetzal Guzman disse...

Só para esclarecer que Braga é das minhas cidades preferidas. Senti foi uma enorme diferença de ambiente entre este Sp. Braga - Benfica e outros que assisti. Para pior.

LF disse...

Os meus parabéns.
Excelente texto.
Com os benfiquistas unidos e empenhados, ninguém nos vai conseguir parar !

Catenaccio disse...

Depois dos acontecimentos do passado fim-de-semana, pouco tenho a adiantar sobre o jogo que já não tenha sido aflorado pela blogosfera ou pela imprensa especializada. Porém, desejo escrever algumas frases para memória futura.

Quando um emblema médio português, seja o Boavista, num passado recente, o Belenenses, o Vitória de Guimarães, o Sporting de Braga, ou outro qualquer, ao fim de algum tempo, projecta as bases para uma subida de patamar, assente num plano ambicioso de maior destaque no futebol nacional, os traços gerais dessa aproximação aos ditos 'grandes' tornam-se evidentes. Trata-se de uma mera circunstância pontual, influenciada por uma série de exibições e resultados prometedores? Ou, pelo contrário, vislumbram-se sinais de crescimento consolidados e sustentados por uma direcção estável, um treinador competente e um elenco de executantes acima da média? Quando um desses clubes começa a demonstrar tiques de 'grande', será algo meramente conjuntural ou, porventura, um sintoma associado a um projecto sólido e bem construído, orientado para um futuro, de médio e longo prazo, com garantia de sucesso desportivo?

Até ao passado sábado, estava perfeitamente convencido que a estrutura futebolística do Sporting de Braga encontrava-se naquela parte decisiva do trajecto onde poderia, finalmente, intrometer-se na famosa luta entre os três 'grandes'. Estava enganado. Este Sporting de Braga nunca será 'grande', porque não respeita um rumo consistente, assente em predicados de crescimento gradual, sustentado e com uma imagem que o distinga dos demais. Este Sporting de Braga tem, apenas, tiques de 'grande'. Ainda por cima, demasiado vistos por outras bandas. A liderança não se afirma por uma lógica de virtudes, antes copia exemplos próximos que pouco dignificam o dirigismo nacional. A concepção de um modelo de jogo que privilegie o bom futebol esbate-se em atitudes provocatórias e comportamentos típicos de um clube de aldeia que disputa o seu derby regional. A meu ver, ficou evidente que este Sporting de Braga está longe de ser um 'grande'. A começar no seu presidente, em sentido literal, passeando pelas bancadas e continuando dentro do campo, nas imediações do túnel, onde os jogadores confundem agressão com sentido de afirmação.

Onde é que já vi isto? Em anos recentes, numas estranhas camisolas axadrezadas. Não deixa de ser curioso que esse projecto ambicioso e megalómano se tenha esvaído para divisões secundárias. Não é 'grande' quem quer. É 'grande' quem pode e quem faz por merecer. Suponho que, para algumas pessoas, ainda demore algum tempo a assimilar essa constatação. Da nossa parte, cá vos esperamos na 2.ª volta para recordar esse facto.