blog

segunda-feira, novembro 09, 2009

SL Benfica - Naval : 1-0

"F***-** que barulheira... Os No Name não se calam! Isso é que é alma! :)" - sms enviada pela lagarta cá de casa por volta dos 40 minutos da primeira parte.

Seria um crime o Benfica não vencer este jogo tal foi a forma como carregámos em cima do adversário, sempre e sempre à procura do tão desejado golo e sempre com as bancadas em total união com a equipa, puxando incessantemente pelos jogadores que envergaram o manto sagrado esta noite. E apesar de um autêntico massacre ofensivo por parte do Benfica, somente aos 89 minutos é que conseguimos furar a defesa adversária e marcar, talvez, o golo mais importante da época até ao momento.

Jesus colocou Amorim no lugar de Ramires e Nuno Gomes no lugar de Cardozo e voltou a colocar Coentrão na lateral esquerda. Qualquer análise para além da constatação destes factos é irrelevante pois o jogo teve apenas e só um sentido: Benfica em cima da área adversária. Por volta do minuto 60 houve ali uns 10 minutos de futebol como, sinceramente, não me lembro de ter visto noutro jogo qualquer. A pressão do Benfica era avassaladora com os jogadores da Naval a despejarem a bola para o nosso meio campo, um dos nossos centrais recupera a bola e coloca e imediato numa ala e novamente a equipa do Benfica em cima do adversário. Parecia que o jogo estava em "loop". Impressionante. E a bola teimava em não entrar. Quando na primeira parte o guarda redes da Naval faz duas excelentes defesas todos nós pensamos "vai ser uma noite daquelas". E foi. Mais defesas, falhanços incriveis, bolas na barra e no poste, mais defesas, e a bola a não entrar. Mas nunca ninguem desistiu, nem dentro do campo, nem no banco nem nas bancadas. Todos acreditámos e todos merecemos o prémio servido magnificamente pela cabeça de Javier Garcia. Três pontos fundamentais na caminhada rumo ao Marquês.

Há algumas situações que podiam merecer uma análise mais crítica mas depois de uma exibição destas e de uma vitória tão importante não vou criticar nenhum jogador. Esta noite não. Formidável exibição de David Luiz, começam a faltar adjectivos para as exibições deste central fabuloso. Coentrão por ele e pelos colegas, esteve incansável. Aimar sempre mexido à procura da melhor opção, Amorim solidário. Fantásticos. Os nossos jogadores estiveram fantásticos. Mais do que exibições individuais hoje o colectivo foi um colectivo de campeão, uma equipa unida e sempre a lutar pelo objectivo desejado.

O Lagarto Lucílio surpreendeu todos os benfiquistas quando assinalou uma falta perigosa perto da área da Naval e quando deu um amarelo aos 10 minutos a Gomis. Uau!! Depois cortou uma excelente jogada de Aimar e em dois lances duvidosos na área da Naval não assinalou falta. O amarelo a Maxi Pereira nasce num lance em que é claro o corte com o braço do jogador da Naval. O rolo compressor do Benfica foi tão forte que o Lagarto Lucílio não teve hípoteses de inventar muito.

Vencemos, voltamos ao primeiro lugar e aumentámos a diferença pontual para o terceiro classificado. Segue-se Alvalade. Não embadeirar em arco, manter esta postura batalhadora e a qualidade de jogo demonstrada no relvado. Dificilmente a vitória nos escapará. Antes temos Taça com a recepção ao Vitória de Guimarães. Siga!!
CARREGA BENFICA!!!!

38 comentários:

Calvin disse...

Caro Pedro,

Não nos conhecemos mas estava à espera do teu habitual post para te dar um abraço. Um abraço benfiquista. Um abraço a todos os benfiquistas.
Hoje, no estádio (e pelo país fora) sofremos de uma forma atroz pelo grandioso clube a que pertencemos. Sofremos muito cá fora e lá dentro do campo os nossos jogadores souberam lutar pelo nosso glorioso emblema. No final ficaria a aplaudir de pé mesmo se o Javi (grande, grande, grande Javi) não nos desse aquela explosão de alegria indescritivel. A minha familia é tudo para mim mas hoje antes de adormecer o meu último pensamento estará com a minha equipa do coração. O nosso Benfica.

dezazucr disse...

Grande joga do David Luiz, talvez a melhor de águia ao peito, sem falhas e com uma qualidade, tanto defensiva como ofensiva sem mácula!

Grande Benfica, Obrigado!!!

John Wakefield disse...

sofremos. nao fizemos um jogo vistoso mas a vitoria é justa e incontestável. um golao do javi garcia.
nao podiamos perder pontos em casa contra estas equipas (apesar do Naval ter tido durante mto tempo a sorte do jogo e uma excelente organizaçao defensiva do seu lado).
Nuno Gomes está acabado... viu-se hoje que estava completamente absorvido pela muralha navalense. Mal tocava na bola sequer.
Keirrisson cada vez mais me desespera mas é preciso dar-lhe mais tempo.
Weldon deveria ser a terceira opçao para avançado e precisa de mais minutos.

de resto, a equipa esteve bem (mas nao tao bem como em jogos anteriores).

John Billy #37 disse...

Desculpa lá Pedro mas falta destacar a fabulosa exibição do Javi Garcia. Fez um jogão! Foi recuperar bolas, lançar ataques, cruzar e marcar o golo da vitória. Isto tudo com a sombra do 5º amarelo!
Tivemos muitas dificuldades devido à excelente organização defensiva da Naval. Só lhe podemos dar os parabéns. Mostraram como se defende sem praticar nem anti-jogo e sem recorrer a violência e quase sacavam um pontinho.
É claro que o menor rendimento de jogadores chaves como o Di Maria ou o Saviola também contribuíram para uma exibição não tão exuberantes como as anteriores. Isso e as ausências do Cardozo e do Ramires.
E já agora, hoje ficou provado que o Nuno Gomes não pode ser titular. Muito fraco.
Em relação a arbitragem só posso dizer que foi bastante positiva.
Finalmente posso afirmar que esta vitória foi mais saborosa que as anteriores goleadas.
Rumo ao título!!!

Tiago disse...

O momento do golo perdurará por muitos anos na minha memória.

Chama-se mística...

Vermelhusco disse...

Acho que a Naval jogou assim porque se jogasse de outra maneira saía da Luz com 4 ou 5 golos como muitos clubes até hoje. E mesmo assim tiveram sorte por o redes deles estar numa noite inspirada.

Neste jogo notou-se bastante o cansaço de algumas peças fulcrais e a ausência do Cardozo e do Ramires. O Saviola e o Di Maria estavam exaustos (o Di Maria no fim do jogo mal corria).
O Nuno Gomes foi uma nulidade e perdeu uma oportunidade de se afirmar como uma alternativa viável ao Cardozo. Está bom para suplente e do Saviola. O Keirrison só enterrou! O Weldon passou despercebido.

Só me apetece dizer VOLTA MAKUKULA!! Melhor marcador do campeonato turco num clube de média dimensão não é para todos.

O árbitro, surpreendentemente esteve a um nivel aceitável cometendo só uns lapsos mínimos.

O Di Maria e o Javi fizeram exibições fantásticas de grande sacríficio.

A Naval apesar de jogar com o autocarro á frente da baliza foi relativamente leal e não tentou partir as pernas aos nossos jogadores (tirando um lance ou outro na 1ª parte). O Inácio no fim também mostrou grande correção ao fazer a análise do jogo ao contrário de outros aziados de jornadas anteriores.

Mlopes disse...

Calvin disse:
A minha familia é tudo para mim mas hoje antes de adormecer o meu último pensamento estará com a minha equipa do coração. O nosso Benfica.

É a frase do ano. Fantástica frase de benfiquismo puro.

Pedro Villa disse...

Ainda me dói o coração!... dasse!
Mais um Eléctrico/Autocarro/Metroplitano, o que se quiser chamar, ultrapassado...

Muitos de vós não tiveram o "(des)prazer" de ver o jogo pela SPORTV... Se ontem tivesse apanhado o paneleiro do Carlos Manuel tinha-lhe partido a tromba!!!... Se a TV fosse uma rádio, para quem não tivesse acesso à imagem e ouvisse esse Merdas, pensaria que a Naval estava a dar um banho ao SLB...

Como é possível um comentador que envergou o manto sagrado, ser tão faccioso e anti-benfica!!!

À conta disso, ontem foi o maior Filho da Puta que existiu à face da Terra, o Paneleiro mais maricas da humanidade e Cabrão com os maiores cornos que a natureza mãe conseguiu fabricar!!! Peço desculpa pelos excessos de linguagem, mas aquele nojento merecía muito mais!... Revoltou-me! Ainda que o Porco no fim tivesse que inchar!!! Mas mesmo assim, foi só elogios para a Naval!...

O Benfica, jogou bem, ainda que se tivesse notado a falta de inspiração de alguns jogadores. O JJ chamou-lhe cansaço devido à jornada europeia. Mas a vitória é nossa e isso é o mais importante...

Venha o próximo Autocarro...

GR1904 disse...

Fiquei admiradíssimo pelo discurso do Inácio que tem, como é do conhecimento público, desavenças pessoais com o JJ. Isto prova-me 2 coisas: que os treinadores que levaram goleadas são uns merdas de todo o tamanho, sairam com goleadas em barda e não reconheceram a supremacia inconstestada do Benfica. O Inácio, pelo contrário, não levou goleada mas reconheceu claramente o poderio do SLB. Quem ouviu as palavras dele na conferência de imprensa, só tem de reconhecer a honestidade que demonstrou. Fossem todos assim...

Ao contrário das outras equipas, a Naval não fez anti-jogo. É certo que estacionou o autocarro, abdicando de atacar, mas não vi um único jogaodor a atirar-se para o chão, a simular lesões ou a perder tempo em reposições de bola. Por isso, têm o meu respeito em comparação com a nojenta postura das outras equipas que jogaram na Luz.

Em relação ao ambiente, gostaria de saber quantos decibéis foram descarregados no golo do Javi. A tensão acumulada durante 89 minutos era uma bomba prestes a explodir. O banco do SLB passou-se com o golo, parecia que os jogadores eram um de nós, adeptos a sofrer na bancada.

Dexter disse...

65% de posse de bola diz tudo sobre o sentido deste jogo. São nestes jogos que se fazem os campeoes ! Haja coração.

Continuo sem perceber porque se continuam a dar oportunidades a um zuca que custou 14 milhoes de euros ao Barça e que não é nosso...e pior....nao joga a ponta.

Estes vicios antigos continuam. Será pedir muito mais oportunidades para o Nelson ? Porra pior que o zuca nao faz de certeza.

Pedro Villa disse...

«O Benfica foi muito melhor, mas mostrámos valor» - Peiser (GR da Naval)
(A BOLA)

«Claro que o Benfica mereceu ganhar» - Augusto Inácio (treinador)
(A BOLA)

Se alguém tiver acesso ao contacto do nojento do Carlos Manuel, envie p.f. pra ver se ele ao menos tem noção do ridículo que foi a comentar o jogo...

Pedro Villa disse...

GR1904,
não me surpreende o discurso do INÁCIO, apesar de estar ligado a outros clubes, ainda é dos poucos treinadores que tenho em consideração a nível de honestidade...

João Bizarro disse...

Grande vitória. Mais saborosa que muitas das goleadas que já tivemos!
É nestas vitórias contra autênticos autocarros que se fazem os campeões.

Pedradanocharco disse...

É muito bom ganhar, mas melhor ainda é imaginar os nossos adversários que costumam dizer que não assistem aos jogos do Benfica (eu não aceredito) a esfregarem as mãos e no último minuto do jogo pumba!
Há que nunca desistir e a nossa equipa está a praticar exactamente tudo o que vem nos livros.
CARREGA BENFICA!

Jorge de Gaia disse...

Não digo mal dos avançados simplesmente porque aquele jogo nao era para avançados, teriam que ser os médios e defesas a resolver o jogo. Keirrison, Weldon, Nuno Gomes esbarrararam naquela muralha humana que se recusou a jogar futebol. Os gajos estavam lá só para sacudirem as bolas e nunca desmancharam a muralha defensiva. Se uma daquelas bolas que foram aos ferros tem entrada a história teria sido outra.

Por outro lado deu-me mais gozo assim. Vi o jogo num tasco aqui em Gaia, com uns quantos azulados a mandarem bocas e já a esfregarem as mãos quando o Javi lhes fez aquela maldade.

Venha o próximo.

presidente da junta disse...

Notou-se claramente o cansaço em alguns elementos: di maria e saviola.

o gk da naval brilhou com 4/5 paradas de grande nível.

Javi e david luiz encheram o campo e o golo do espanhol é de uma potência e técnica exemplares.

Se me permitem vou olhar para o futuro e "malhar" nesta fase em que tudo são rosas:

-GK: Meus caros, não tenhamos ilusões com quim na baliza dificilmente seremos campeões. Acho que esta seria a altura ideal para o Julio Cesar entrar de caras no "11" titular.

-Def esquerdo: o fábio não pertence ali. Ele é extremo e/ou avançado. o peixoto não conta para o totobola. Shaffer tem que agarrar "o touro pelos cornos"

-alternativas atacantes: nuno gomes arrasta-se, keirrisson está com confiança zero e weldon só joga com espaços e em contra-golpe. Ontem o Makukula tinha feito um jeitaço.

-quando o Javi não jogar quem joga na posição 6? só se for o amorim mas não será a mesma coisa.

Pedro disse...

Vamos lá ver uma coisa, um substituto à altura de Javi Garcia custa muitos milhões e dificilmente aparecerá em Janeiro um disponível. Penso que a equipa tem soluções para poder substituir Javi num jogo ou outro.

Ele é bom. Muito bom. Encontrar uma alternativa à altura é muito complicado. Tal como para Aimar, Saviola, Cardozo, Di Maria, etc. Por alguma razão eles são os titulares e bastante cobiçados. Com a equipa sólida como está acredito que é possível substituir Javi adoptando outro esquema de jogo ou pedindo mais sacrificio aos restantes colegas, etc. Temos plantel para isso.

Coentrão serve como lateral esquerdo em jogos deste tipo em q o adversário está muito fechado lá atrás. Em jogos mais equilibrados, como foi em Braga, as suas lacunas defensivas saltam muito à vista.

Quim...não comento mais Quim. Não quero bater mais no "ceguinho".

André Leal disse...

Vi este jogo em diferido pois estava a viajar para o Porto durante a transmissão directa.

Foi um stress porque comecei a ver antes da hora em que o jogo acabava e quando este acabou (em tempo real) comecei a receber mensagens e telefonemas que não podia ler nem ouvir pois não queria saber o resultado. Claro que esta cabeça, em vez de estar atenta ao jogo, começou a andar a mil a pensar quem estaria a ligar e porquê. Seriam os antis a gozar ou os prós a comemorar mais uma goleada? Isto apimentado com o facto da minha namorada já saber o resultado e estar-se a fazer de parva o jogo todo a perguntar se o Benfica já tinha marcado, sabendo ela muito bem que só iria ser no último minuto. Mas pronto, acabei por sofrer como todos vocês, embora parecesse um maluquinho a gritar golo quase à meia noite.

Viva o Benfica!!! Rumo ao título!

PS: Gostava de saber porque é que o árbitro não assinalou penalty no lance do Saviola aos 44 minutos igualzinho (mas ainda mais claro) ao lance do AImar em Leiria. O jogador toca a bola acima da cabeça do Saviola (queria ver agora as fotos do Oliveira e Costa a tentar contrariar o óbvio) e há nitidamente contacto, ficando o Saviola agarrado à boca. Acho que depois do Sousa incrivelmente ter aberto o precedente, tendo toda a gente com neurónios concordado com a decisão, os árbitros teriam que tomar mais atenção a estes lances. Queria referir no entanto que, apesar de tudo, o árbitro esteve quase sempre bem.

Pedradanocharco disse...

Por mim o Petit pode voltar e acabar a carreira no Benfica como suplente do Javier :)

vose jeiga disse...

Bem que Golão! Goleamos por 1-0 claramente.

Quanto às lacunas da equipa:

-tb concordo que com quim dificilmente iremos até ao topo. o Júlio César tem de dar um murro na mesa porque é claramente melhor GK. meus caros, o quim foi suplente eterno do ricardo labrecas!!! é um bom rapaz, humilde e tal...mas não tem qualidade para ser titular do Benfica.


- ontem jogamos 1 hora com 10 pois o nuno gomes é miserável...já sei que faz tabelinhas e bla bla bla mas o sujeito não tem velocidade, não tem remate, não tem nada...Makukula é o suplente de cardozo.

- a posição de defesa esquerdo é um problema. shafer parece não convencer jesus mas peixoto e coentrão tb não são defesas.

Quetzal Guzman disse...

Não há muito a acrescentar ao que já se escreveu sobre o jogo.

A propósito do Quim, concordando que o Benfica merece um guarda-redes com outra presença, mas continuamos a avaliar o Quim por baixo só porque sim. Não me escandaliza que o Júlio César assuma a titularidade, mas ainda não vi nada que me leve a dizer, como outros fazem, que ele é claramente superior à concorrência. Continuo a ver um grande equilíbrio entre os três guardiões do benfica.
Posto isto, quero sublinhar duas coisas:
. é ridículo dizer que com Quim nunca seremos campeões, já que foi com ele que ganhámos o último título
. não é totalmente verdade que tenha sido o eterno suplente de Ricardo. Quim foi o primeiro titular pos-Baía e foi titiular duirante grande parte do apuramento para o Mundial do Oriente. Perdeu o lugar para o Ricardo porque foi um dos atletas apanhados naquela confusão gigantesca da nandrolona. Quando voltou teve que se contentar com o banco, mas não me parece vergonha nenhuma. O Ricardo já estava num grande e, na época, era indicutivelmente o melhor guarda-redes português.

Bragatti disse...

Boas,

Alguém pode enviar a seguinte imagem à besta do Carlos Manuel (e era este gajo o meu ídolo em puto):
http://www.abola.pt/epaper/imagen_art.aspx?idtpub=666&idpubli=51112&idpla=52323&idart=3463447&idpag=428650

Abraço vermelho

André Leal disse...

Esse link só dá para utilizadores registados, Braganti

Algarviu disse...

Na eternidade entre a marcação do golo e o fim do jogo pareceu-me ver o fantasma do Benfica de outras eras.

José Vieira disse...

Pedro, voltamos à "discussão" que tivemos há uns meses atrás. Tinhamos um substituto à altura (até literalmente) de Garcia e dispensámo-lo/emprestámo-lo ao Portsmouth...Reitero que foi um erro.
Não sei se o Moreno custará muitos milhões (parece que ainda não renovou com o Guimarães), trata-se de um central mediano (tal como Garcia, curiosamente) mas vejo nele um "seis" com qualidade para estar na "sombra" do espanhol que ontem esteve soberbo.

P.S. O David Luiz não joga nadinha, o Carriço é que é...

André Leal disse...

Mais uma certidão de óbito futebolístico passada ao Nuno Gomes...

É certo que ontem não jogou nem fez jogar mas, vamos lá, até este jogo estava em grande sempre que entrava, não pode ser por este jogo mal conseguido que nos vamos esquecer do que já fez (e estou a falar desta época) o nosso Capitão!

Pensam que sem o Nuno Gomes, o Luisão e até o Quim, o grupo teria a mesma unidade e força? Eu tenho a certeza que não.

Nuno Gomes Forever! :)

João Gomes disse...

Aos autores deste blog;

Queria deixar aqui um pedido, será que dá para aumentarem o nº de clubes que aparecem na barra da classificação? Queremos estar informados sobre a classificação do nosso adversário da próxima jornada (vá lá, ainda figuram nesta tabela, não tarda muito, não o vemos na classificação)…

Helder disse...

Vi o jogo na casa do Benfica de Gaia e............. que sofrimento ontem...........!! Tava a ver que não ganhavamos o jogo. Mas quando se deu o livre virei-me para um amigo meu e disse: é agora, vai ser golo! E foi mesmo!! A casa do Benfica quase vinha abaixo tal foi a festa:) eu até de joelhos festejei o golo:):) cá puta de alegria!!
É assim com este querer e com esta vontade que se fazem os campeões.........

André Leal disse...

Pedro:

Esta é para ti, não tem nada a ver com o Benfica. Trata-se do último combate do Fedor este fim de semana. Eu, como tu sabíamos que isto iria um dia acontecer:

1ª parte:
http://www.youtube.com/watch?v=wdrovCjhg2Y&feature=related

2ª parte:

http://www.youtube.com/watch?v=sApkTWLaXvw

Pedro disse...

André...porra...enganas-te-me bem!!!
:)

Manda-me o teu email.

André Leal disse...

Lol

Queria que tivesses o mesmo sentimento e a mesma emoção que eu tive, pois antes de abrir o video vi escrito num comentário "Fedor Shock Loss" e nem quis acreditar. Depois, antes de abrir o 1º vídeo, abri o 2º, sem querer, e vi o Fedor todo amassado (nariz partido inclusivamente pelo que já estive a ver). Comecei a resignar-me mas juro que uma pontinha de mim sempre acreditou e pensava: "aquele gajo estava a gozar" ou "ele já esteve por baixo muitas vezes e virou sempre". E confirmou-se!

Há que dizer que o homem é tão ou mais demolidor que este Benfica!

PS: Já te mandei o mail para a caixa do mágicoslb

André Leal disse...

Pedro:

E além disso, quando disse que sabíamos que isto iria acontecer, estava a referir-me ao facto de um adversário conseguir chegar ao segundo round. :P

Catenaccio disse...

Um golo pode traduzir vários estados de espírito: contentamento, desânimo, êxtase, resignação, tristeza. Adjectivo de escolha mútipla. Um golo tem esse condão, de tanto nos colocar a chorar, inclusive de alegria, como de nos fazer sorrir até ao júbilo no seu estado mais elevado. Um golo pode ser marcado de cabeça, de pé esquerdo, ou direito, de costas, joelho, ou calcanhar. Enfim, é só escolherem. Um golo pode ser obra do acaso, um golpe de sorte irrepetível; mas, também pode ser majestoso, daqueles que têm milhares de views no YouTube, ou que passam ininterruptamente em todos os canais de televisão. Para um qualquer adepto, um golo pode representar alívio ou um certo gozo especial, mediante o adversário e as circunstâncias do momento. Por sua vez, pode simbolizar o timing certo para uma vitória decisiva: quer seja na baliza 'norte', do antigo Estádio da Luz, como aquele marcado por Vata numa meia-final da Taça dos Clubes Campeões Europeus; como pode ser na baliza 'sul', a 'grande', já na novinha 'Catedral', como aquele marcado por Luisão frente ao Sporting. Um golo pode ser tanta coisa. Pode ser, como ontem, num jogo importante a contar para a Liga Sagres: um golo cobiçado, desejado, justo e merecido. Um golo que activou um 'vulcão' encarnado, composto por 41.981 crentes. Que pode significar um campeonato. Obrigado, Javi García. Obrigado, Benfica.

Quetzal Guzman disse...

Morreu o Robert Enke!
:(

Unknown disse...

Morreu Robert Enke..

J G disse...

""F***-** que barulheira... Os No Name não se calam! Isso é que é alma! :)" - sms enviada pela lagarta cá de casa por volta dos 40 minutos da primeira parte."

Essa "lagarta" já esteve mais longe de se mudar para o lado de cá.
:)

abraço

José Marinho disse...

Meu caro José Vieira, acho que acertou em cheio no caso do Moreno. Quando ambos estávamos no Vitória de Guimarães, várias vezes discuti com o Manuel Cajuda o posicionamento de Moreno. Considerava-o um central falível mas o melhor número seis do plantel. Ele não discordava, mas a lesão de Sereno e a transferência de Geromel, obrigaram Cajuda a fazer essa adaptação. Mas continuo a pensar o mesmo sobre o Moreno. Esta adaptação a central está a matar a sua carreira. É o melhor seis do Vitória e um dos melhores do campeonato. Vi-o treinar, durante três meses e meio, e não tenho dúvidas: como meio-campista é craque. Muito bem observado e fiquei positivamente surpreendido com a sua referência a Moreno, não o conhecendo tão bem. Isso é golpe de vista e olho clínico. Parabéns.

Catenaccio disse...

O Moreno fez alguns jogos na posição de n. 6, na indisponibilidade do capitão Flávio Meireles.

Não desgosto do jogador em questão, mas prefiro o André Vilas Boas do Rio Ave. Analisem o seu percurso, regularidade e reparem nas suas características físicas, técnicas e tácticas.

Abraço!