blog

segunda-feira, novembro 16, 2009

Um Olho à Benfica #28

Tempo de Quaresma!

As trombetas anunciaram ontem a iminente transferência de Di Maria para o futebol inglês. Eu gostaria de dizer que, por quarenta milhões de euros, eu próprio estaria disponível para levar o jogador a Manchester, até ao local onde estivesse marcada a assinatura de contrato com o City.

Considero Di Maria um jogador extraordinário. Considero que quarenta milhões de euros são algo ainda de mais extraordinário. E que o Benfica não pode e não deve desprezar.

Todavia é preciso esclarecer os benfiquistas mais inquietos com a possibilidade do médio argentino se transferir para Inglaterra, que a cláusula de rescisão no contrato que o Benfica mantém com Di Maria, só pode ser accionada em Junho. Essa é a forma do Benfica se proteger da possibilidade de algum jogador considerado preponderante na equipa ser aliciado a meio da época e pior do que isso, transferido.

Estão no contrato de Di Maria, os dias em que começa e acaba o período de tempo em que a cláusula pode ser accionada. E é no mês de Junho.

Por isso, o Benfica não está obrigado a vender o passe de Di Maria no Inverno. Nem que chovam milhões ou que a vaca tussa.

E, no meu ponto de vista, é pena. Porque Di Maria está valorizado no seu máximo e nem a próxima participação no Mundial arranjará espaço para uma valorização superior.

É bom que as pessoas percebam que um Mundial ou Europeu apenas permitem valorizações de jogadores cujo mercado ainda não esteja totalmente escavado. Aos jogadores que chegam a uma competição destas, já com a sua valorização no máximo, como é o caso de Di Maria, apenas pode acontecer uma de duas coisas: ou mantém o valor adquirido, ou desvalorizam. O que é um risco, no caso de Di Maria. Para o jogador e para o Benfica, que pode perder a possibilidade de fazer o maior negócio da sua história.

E se me dispunha a levar Di Maria a Manchester, aproveitaria o avião para fazer uma viagem a Milão, no meu regresso, para resgatar Quaresma ao Inter de Milão.

Antevejo já uma enxurrada de críticas ao facto de mencionar a simples possibilidade de Quaresma substituir no Benfica o nosso Di Maria. É a vida e o custo de ter opiniões próprias. Eu tenho a minha e se alguém não gosta dela, pode sempre passar ao lado desta crónica.

Tenho uma adoração especial por Quaresma, desde o dia em que fiz os comentários para a Sporttv, no dia da sua estreia na equipa principal do Sporting. Sempre detectei em Quaresma mais talentos acumulados do que no próprio Cristiano Ronaldo. E por isso assumo que seria, para mim, um prazer enorme ver Quaresma jogar no Benfica. Equiparável ao prazer que senti, um dia, quando vi Futre ser apresentado em pleno estádio da Luz.

Em Portugal, Quaresma é um fenómeno. Na Europa, Quaresma é um fracasso. Não é uma questão de talento, é uma questão de idiossincrasia do jogador. Aliás, penso mesmo que Quaresma está destinado ao Benfica, mais cedo ou mais tarde. É a sua única hipótese de jogar num grande clube mundial e nosso campeonato, ao mesmo tempo.

Alegam-me o seu temperamento, que é um jogador complicado e que não tem a cabeça no lugar. Não estava a pensar nele para substituir José Águas na história do nosso clube, como melhor cabeceador. Além disso, o que funciona em Quaresma são os pés. E o par que ele tem é de uma qualidade inigualável.

Por mim, fazia assim. Se for verdade que os ingleses estão dispostos a pagar quarenta milhões de euros por Di Maria, o Benfica deve aceitar a proposta e acabar de vez com a fama de que é um clube que não sabe vender. E trazendo Quaresma, acaba também com o mito de que o Benfica não sabe comprar a seguir a uma venda importante.

É só vantagens.

62 comentários:

Helder disse...

Caro José Marinho:

Obrigado mais uma vez pelo esclarecimento em relação á data em que pode ser batida a cláusula do Di Maria.

Em relação ao Quaresma: sinceramente não o trocava pelo Di Maria mas que Quaresma seria uma excelente contratação em Janeiro lá isso seria. Ficava o Benfica com um plantel de luxo!!

Abraço

Unknown disse...

Caro José Marinho,
como pode ter tanta certeza do que acabou de dizer sobre o contracto de Di Maria?

Eu acho é que o meu caro quer acreditar nisso à força toda, já não é a primeira vez que fala nisto. Lembro-me de no inicio do Verão ter dito que o Di Maria já estava vendido e que o Quaresma já estava a caminho.

Miguel M. disse...

José Marinho, é verdade que foi expulso do avião que trazia os jogadores do Benfica depois de um jogo na Madeira?

Cump's

JUSTIÇA disse...

Ora aqui esta um assunto pertinente, que ainda muita tinta fará correr durante o próximo mês e Janeiro também.
Não duvido que Di Maria seja a curto/médio prazo um dos melhores jogadores do mundo na sua posição, já anda perto, pena é que só este ano tenho "explodido", Quique andará a pensar a esta hora onde andava este argentino, mas tal como todos os grandes jogadores como é o caso, o nosso campeonato é muito pequenino para o seu valor.
40 milhões? é muito dinheiro para se dizer que não, mas eles têm-no, e quando assim é nada há a fazer, é "pegar ou largar", mas no caso de Di Maria eu preferia em Janeiro o "largar", pois e apesar de concordar com o Zé, de que Quaresma faria muita diferença também neste Benfica, acho que devíamos tentar aguentar o argentino, pelo menos ate ao final do campeonato, se o temos de vender e se a proposta já foi feita, então que se a aceite, mas apenas para o final do campeonato, eu quero ser campeão já este ano, e Di Maria é uma certeza, enquanto que Quaresma neste momento é uma incerteza, apesar de e mais uma vez concordar com o Zé quando diz que viu nele mais talentos que em cristiano ronaldo, pois, eu também sempre comentei isso com amigos meus, mas cristiano é cristiano e tem uma grande maquina montada em seu redor e Quaresma não teve essa sorte...quando saiu do Barcelona deveria ter vindo para o Benfica e não para o clube do norte para onde foi.
Mas ainda sobre esta transferência, poderíamos tentar adiar o negocio e aguentar Di Maria, ir buscar Quaresma para o lado direito por empréstimo, com opção de compra para Junho e no final do campeonato e deixem-me sonhar, fazer a proposta por Simão.

M disse...

o dinheiro faz perder a cabeça, temos constatado isso mesmo em tods os niveis da sociedade.....40 milhoes de euros é uma tonelada de dinheiro....e faz querer perder a cabeça.

entre negocio das arabias (kind of...)ou aguentar mais uns mesitos e manter um dos nossos melhores jogadores para ganharmos quiça, tudo ou quase tudo nesta epoca...é dificil escolher.

gosto de pensar se há essa predisposição de compra em tais valores, aposto em manter o jogador! aposto em que, se efectivamente continuarmos a jogar assim (e o Di Maria igualmente), iremos ganhar titulos e o jogador irá ser vendido antes do Mundial.

altura ideal...

campeonato, taças diversas...se assim for como todos esperamos, jogador nao desvaloriza nadinha, é comprado antes do Mundial para ir de cabeça limpinha e nos, cheios de dinheiro, podemso tranquilamente, preparar e reforçar sobremaneira a equipa...e pagar continhas tb, que deve dar e sobrar...


polémica, no minimo , a opção Quaresma....sempre achei que, tecnicamente é dos jogadores mais habilidosos que já vi, e ja que o Pedro Marinho fala do CR9, O quaresma limpa-o sem espinhas...berrei mais no golo dele contra a Belgica em Alvalade do que em 15 golos juntos do Cristiano...
Nao é, no entanto, jogador competitivo, nem de equipa...

no Benfica, seria ver para crer..se seria um flop ou magia pura em campo...

e questiono se nao seria melhor investir em negocios como o Di Maria, David Luis e afins...preço alto mas que imensa margem de rentabilização...

saudaçoes benfiquistas

Manuel Oliveira disse...

Não sou fundamentalista caro José Marinho por isso, apesar de não ter gostado de algumas atitudes talvez acriançadas do Quaresma, não me repugna vê-lo no Benfica.
Quanto ao Di Maria concordo com o que dizes mas a eventual saída dele a meio da época quando a equipa já está rotinada não sei se é a melhor altura. Acho que são tantos os pretendentes que se não for agora para o City, temos outros à espera, R.Madrid, Barcelona, Chelsea, M.United, ...
Saudações Benfiquistas.
(BLOG DO MANUEL)

AntónioSLB - Leiria disse...

Apesar de BENFIQUISTA, acho que essa de ser a única hipótese de jogar "num grande clube mundial e nosso campeonato, ao mesmo tempo" só nos ridiculariza, pois toda a gente sabe que quando o jogador foi para o FCP este era campeão europeu em título, e com ele ganhou o título de campeão intercontinental. Deixemo-nos de pseudo-grandezas que só nos expoem aos comentários trocistas dos demais.

dezazucr disse...

Caro Marinho, para trazer Quaresma, tentaría o Nani. O único problema é que o preço do Nani é capaz de ser mais elevado.
Mas a verdade é que Nani é bem mais completo que o Quaresma.
Tirando isso, sempre gostei das qualidades do Quaresma.

José Vieira disse...

Se efectivamente a cláusula de rescisão de Di Maria só pode ser accionada em Junho gostaria de interpretar as recentes declarações de LFV sobre o assunto (segundo as quais o jogador não sairá em Janeiro) no sentido de não ter chegado ao glorioso qualquer proposta nesse montante.
É que tal como o José Marinho entendo que 40 milhões são irrecusáveis, desde logo porque é patente ser este o melhor momento na carreira do Argentino.
Penso, pelo contrário, que está claramente por demonstrar que já não haverá margem para (mais) evolução do jogador.
Afinal, tem apenas 21 anos e é não só titular da selecção argentina como no último desafio foi considerado por alguma imprensa como o melhor jogador, numa equipa onde consta, entre outros, o nome de... Messi.
Por outro lado não vejo como o nome de Quaresma possa ser alvo de uma "enxurrada de críticas" já que isso seria negar a qualidade (evidente) do português. Considero é que se podem também equacionar outras opções.
Coentrão é uma delas mas para mim que comporta algum risco. Entendo que Coentrão está em fase de formação e julgo que seria algo precipitado conferir-lhe desde já o estatuto de titular indiscutível.
Aliás, o jogo em Liverpool e o mais recente pela selecção demonstraram ainda alguma "verdura" para os grandes jogos...
Daí que, caso Di Maria saisse, fosse de ponderar o eventual regresso de Reyes até porque numa perspectiva meramente economicista já é 20 por cento nosso...

Anónimo disse...

Porquê Quaresma e não Simão ou mesmo Reyes???

Vasco;saudações benfiquistas

iBenfiquista disse...

Pela primeira vez não estou de acordo com o José Marinho. Eu sou de opinião que o Di Maria tem todas as possibilidades de aumentar o seu valor de mercado quanto mais tempo ficar no Benfica. Especialmente com a visibilidade que irá ter, nas competições que irão acontecer até ao verão.

1) Porque é muito jovem, tendo, por isso uma grande margem de progressão. Sem esquecer o factor da equipa em que está inserido e ao treinador que tem.
2) A equipa do Benfica ainda tem uma grande margem de progressão durante este ano. O JJ já o disse e é bastante visível. Quanto mais uma equipa sobe, mais as suas partes - os jogadores - sobem. Principalmente os mais influentes.
3) É também visível o crescimento do DiMaria nos últimos jogos. Eu não tenho de receio de colocar o meu pescoço no cepo e afirmar aqui - and mark my words - já o tendo afirmado há mais de um ano noutro blogue (quando defendia o Di Maria de benfiquistas que o criticavam e o queriam vendido), que o Di Maria vai ser melhor do que o Messi. Dizia eu que iria ser "o nosso Messi". É muito mais dinâmico. E aposto com quem quiser.

Fala-se em riscos. Pois, risco de morte corremos todos nós a partir do momento em que nascemos. O risco não pode ser uma variável a ter em conta. Seja aqui, seja quando compramos, por exemplo, uma acção na Bolsa. Se pensarmos que as empresas podem ir à falência, e podem-no em teoria, nunca ninguém fazia ou comprava nada. Isso é conversa, e atitude, de funcionário público.

Só os optimistas enriquecem. Os pessimistas, invejam.

No dia em que o Di Maria for vendido, será então que os benfiquistas irão torcer a orelha e dar-lhe o verdadeiro valor. E
irão ouvir-se vozes, "ah! e tal, devíamos ter-lhe subido o ordenado e ter mantido o Di Maria". Enfim, o costume.

Em relação ao Quaresma não tenho opinião. Embora nunca tenha gostado muito dele.

Saudações Benfiquistas

Pedro disse...

Concordo q 40 milhões são quase irrecusáveis mas gostava q a base da equipa não sofresse alterações até ao final da temporada. Mas 40 milhões é mesmo muita fruta e tb concordo q dificilmente teremos ofertas superiores. Só se ele fizer um Mundial dos diabos e andar meio mundo atrás dele. Mesmo assim será dificil baterem acima dos 40 milhões, os clubes irão sim fazerem-lhe propostas das arábias.

Já em relação à Quaresma estamos em polos opostos. Sempre achei Ronaldo muito mais jogador q Quaresma (sensação muito semelhante à q tive com Di Maria). E, como já disse anteriormente, duvido q Quaresma renda tanto no SLB como rendeu nos corruptos sem a protecção arbitral que lá tinha. Não vinga lá fora nas mãos do Speciale nem no Chelsea nas mãos do Sargentão? É, no minimo, estranho.

Reyes? Nesta altura do campeonato era deitar dinheiro fora.

Manuel Pipa disse...

simao claramente!

atletico nao esta bem e nao devera acabar a epoca em lugares europeus.

simao ja n é novo pelo q nao pode ambicionar muito mais alto em termos salariais q o atletico.

simao pode ja ter 30 anos mas ofereceria muito mais regularidade que quaresma nos proximos 4 anos.

simao podera ser bem mais barato que quaresma.

... disse...

quaresma é uma minano balneário. alem disso, teria que jogar a interior esquerdo, porque na direita esta ramires. seria capaz?

John Wakefield disse...

Quaresma nunca! um jogador ligeiramente acima da média como se tem visto lá fora. o que é que fez no Barça, no Inter e no Chelsea? ZERO


e se viesse para a luz, nao viria nas melhores condiçoes.

di maria tem que ficar até ao fim da época e creio que vai ficar.

aguiadainvicta disse...

viva caro amigo José Marinho, concordo plenamente consigo. Em relação ao Quaresma só tenho medo que estrage a blaneário. abraço

Anónimo disse...

Macgeady é superior ao quaresma e é jovem.

José Marinho disse...

Meu caro Miguel M. Apenas uma dúvida: o avião estava em andamento ou estava parado? Isso é mais um dos delirios que se escreve sobre mim na blogosfera benfiquista. E das uma: quem o faz, ou não tem o que fazer e por isso ou ainda não tem idade para trabalhar ou está no desemprego, ou então, não conta mesmo para as estatísticas e é moço de recados. Ainda por cima, maus recados. Olhe, também já escreveram que fui expulso, ou coisa parecida, de um suposto mestrado que tinha feito no Porto, o que é fantástico, porque nunca frequentei algum mestrado e agora é este delirio. Disseram-me que alguém tinha escrito uma coisa destas no serbenfiquista, que lá devia ir responder. Não fui e não vou. Faço-o aqui, porque me fez essa pergunta. Entretanto, a caravana passa. Não posso controlar as tolices dos outros, nem a facilidade com que escrevem sobre a vida dos outros, sem cuidados e sem pudor. Meu caro, a Internet é uma coisa potencialmente boa, transformada pelos frutrados e moços de recados em arma inútil de arremesso contra outros. São patetices que não pagam imposto e por isso, fáceis de escrever e dificeis de controlar. Portanto, em síntese: MENTIRA.
Ao menos que o autor dessa idiotice tenha feito bom proveito e que tenha aproveitado para descarregar a bílis com essa ridícula falta de vergonha.
Meu caro Luis, não garanti que o negócio estava feito. Apenas escrevi que estava em cima da mesa. Como esteve e como está. Em que contornos futuros, logo veremos.
Caro António, não é pseudo-grandeza, é mesmo convicção. Respeito que possa pensar de forma diferente, mas acho mesmo que o Benfica é mesmo o único clube em Portugal de matriz verdadeiramente mundial. Desculpe, mas penso assim. Não é de agora e não será o seu comentário que me fará desistir desta convicção. Apesar do meu respeito profundo pela sua opinião.
Meu caro Dezazucr, registo a sua preferência por Nani, mas não a acompanho. Quaresma é indiscutivelmente mágico, imprevisivel e talentoso. O seu futebol está cheio de ardis, o seu corpo é uma mentira completa, que engana os costumes e entontece os defesas. Não consigo ver nada disto no Nani. Por isso, em relação a Nani-Quaresma, já sabe qual é a minha opinião.
Isto também responde parcialmente à pergunta do Vasco. A não ser que Simão...Mas esse é património do Benfica, nunca saiu verdadeiramente do clube e o seu regresso será uma formalidade que o tempo ajudará a cumprir.
Meu caro Ibenfiquista, será improvável que o Di Maria se valorize mais, para além dos 40 milhões de euros. Outra coisa é a sua margem de progressão, pois não é um jogador acabado. Mas a sua valorização está no topo. E desculpe, meu caro, Di Maria não é melhor nem pior do que Messi. Simplesmente não tem comparação. O Messi é de outro mundo.

Chama Imensa disse...

Para mim Di Maria saía em Junho. Temos um jogador desequilibrador, um jogador que dá garantias de regularidade e que tem Coentrão como substituto mas, como foi dito por alguém nesta caixa, nos grandes jogos ainda se mostra pouco maduro. O Angelito tem mostrado tudo isso e se o Benfica for campeão,continuar a fazer boa figura na Uefa, e o argentino continuar como titular de uma das selecções mais mediáticas do Mundo...não tenho dúvidas que a sua chamada para o Mundial nunca permitirá a sua desvalorização.
E mesmo que aconteça...acredito que neste blog ninguém acharia que uma proposta entre os 30 e os 35 milhões seria um mau negócio para o Benfica. Um Campeonato nacional faria a diferença entre os 33 e os 40 milhões de euros, estou certo disso.
Penso que o Benfica não deve incorrer no mesmo erro que foi vender o Ricardo Rocha no ano do Koeman.

Compreendo contudo a preocupação da maior parte dos defensores da venda dele já em Janeiro. Existe uma situação de falência técnica e a possibilidade de garantir a maior transferência do futebol português. Mas alerto para a garantia que jogadores como Ramires, David Luiz ou mesmo Javi Garcia representam como passíveis de resolver esta situação de falência técnica. Qualquer um deles será vendido por um valor igual ou superior a 3o milhões e, assim, temos o problema resolvido.
Vieira prometeu que este mandato era para os resultados desportivos. E se queremos ser campeões temos que segurar os melhores até ao fim.

O meu desejo é que ele fique até Junho. Mas nenhum benfiquista se deverá chocar ou mesmo indignar contra a direcção se optar pela venda já em Janeiro. É muita fruta e os clubes precisam de dinheiro para equilibrar contas e regularizar situações financeiras.

ÀBenfica disse...

Por favor, Quaresma não!! O Benfica só deve contratar jogadores determinados e com fome de vencer!!

iBenfiquista disse...

José Marinho: "Time will tell".

Unknown disse...

Caro José Marinho, mas pode garantir com toda a certeza isso da clausula do contrato do Di Maria só poder ser accionada em Junho?
Já leu o contrato?

Desculpe duvidar do que escreve, mas é mesmo para ter cem por cento de certeza e ficar descansado. Porque não ia gostar de ver o Di Maria sair em Janeiro. O título de campeão Nacional vale muito mais do que 40 Milhões.

David disse...

O Quaresma no Benfica podia ser um jogador desequilibrador como foi no FCP. Mas ficaria sempre aquém do Di Maria que está agora a aprender a jogar em equipa, coisa que Quaresma nunca soube. Quaresma é um tecnicista nato, tem um talento brutal para lidar com a bola. Não tem é muito talento para lidar com o futebol tal como ele é: um jogo de equipa no qual é obrigatório preencher espaços, fazer compensações, ser inteligente nas movimentações. É aí que Quaresma falha redondamente e se nem o Mourinho tem conseguido fazer nada dele, duvido que alguém consiga. Quaresma é bom para enfrentar defesas de qualidade duvidosa no campeonato português. Não é bom para enfrentar os defesas inteligentes e experientes das melhores equipas europeias. Neste aspecto é parecido com o Hulk. O Nani talvez não tenha tanto talento nato como o Quaresma, mas tem mais inteligência táctica e vejo nele mais potencial para ser um jogador de nível europeu, embora a sua explosão também já esteja a demorar mais do que o desejável...

Quanto às comparações com Ronaldo, meus caros. Deixem-se disso. Ronaldo é um dos melhores de actualidade e um dos melhores de sempre. Basta olhar para as estatísticas impressionantes. E vai continuar a prová-lo, desde que continue com a cabeça no lugar, como tem tido até aqui.

Quaresma não é melhor nem pior que Ronaldo. O Ronaldo é de outro mundo.

Anónimo disse...

"Recuemos até ao último Verão. E como fazia calor.

Em Madrid era recebido com honras faraónicas o português Cristiano Ronaldo. O estádio Santiago Bernabéu albergou uma multidão delirante só pelo prazer de ver Cristiano Ronaldo, equipado de branco, subir a um palanquim e pronunciar umas palavras num portunhol que a ocasião plenamente justificava.

Naquele momento nenhum adepto do Real Madrid duvidou, por um instante que fosse, da temporada de glória que tinha pela frente. As opiniões nem se dividiam: não haveria equipa no mundo que conseguisse, sequer, empatar um jogo com los blancos. Nas imediações de Chamartín, os que não conseguiram lugar no estádio torciam as mãos em desespero e corriam para os botequins mais próximos para assistir pela televisão à entronização do apolo madeirense.

Em Lisboa, o ambiente era diferente, muito diferente.

Ao Estádio da Luz acabara de chegar um espanhol de Chamartín. E se não esteve no estádio Santiago Bernabéu, com os seus, a deleitar-se com a apresentação de Cristiano Ronaldo, não foi porque tivesse chegado tarde à cerimónia. Foi porque não tinha, objectivamente, lugar. Não tendo lugar, não viu nada e foi mandado para Lisboa, depois de vendido ao Benfica.

As opiniões dos benfiquistas, naquele momento, não foram nada simpáticas. Estávamos no Verão, como se recordam, e pelas praias, de toldo para toldo, lamentavam-se em voz alta entre o irónico e o céptico:

— Isto é incrível, demos 7 milhões de euros por um suplente do Real Madrid!

— Isto é que é deitar dinheiro à rua!

— Mas quem é este Javi García?

— É um nabo qualquer que eles para lá tinham… 7 milhões de euros, francamente!

— Fez só três jogos na época passada…

— Nesse caso deve vir descansadinho… — e esta foi, ainda assim, a opinião mais positiva com que a notícia da contratação do «nabo» espanhol foi encarada em Portugal no mês de Julho.

Agora que Novembro já vai quase a meio, as opiniões mudaram. Mudaram em Madrid e mudaram em Lisboa. E neste início de semana, sem exagero ou com exagero, como preferirem, as opiniões radicalizaram-se nas duas capitais.

Em Madrid, encheu-se outra vez o estádio Santiago Bernabéu mas, desta vez, não foi para ver Cristiano Ronaldo. Foi para garantir à equipa do Alcorcón, da II Divisão B espanhola, uma prolongada ovação assim que terminou o jogo da segunda mão dos 16-avos-final da Taça do Rei. Os alcorcónenses, que tinham goleado, em casa, com grande exagero por 4-0, aguentaram-se com grande valentia no campo mítico do adversário e afastaram, sem exagero, o Real Madrid da famosa competição.

— No entiendo cómo ocurrió…

— Que falta nos hace Ronaldo… — queixavam-se os adeptos do Real na noite de terça-feira.

Estão, contudo, profundamente enganados.

Na noite de véspera, no Estádio da Luz, o diagnóstico da doença do Real Madrid já tinha sido traçado, com precisão científica por Rui Costa. Assim que o jogo com a Naval acabou, o jovem director desportivo do Benfica entrou em campo e correndo para Javi García abraçou-o, beijou-o e puxou-lhe as orelhas num gesto de grande carinho. Compreende-se a reacção de Rui Costa. Imagine-se só o que terá ouvido quando em Julho gastou 7 milhões de euros com um «nabo» espanhol, suplente do Real Madrid…

Nas bancadas, o público não se cansava também de aplaudir o autor do golo que, a um minuto do fim, garantiu a vitória ao Benfica. Que bem que ele afinal joga. E que bem que fala.

— Foi uma honra para mim ter marcado este golo — disse escolhendo tão bem as palavras que até dá vontade de lhe puxar as orelhas, com carinho.

E, satisfeitos, os benfiquistas regressaram a casa já entretidos a conversar sobre o próximo compromisso da Selecção Nacional.

— Não sei se o Cristiano Ronaldo faz mais falta à Selecção se ao Real Madrid… — lançou o mote um intelectual dos nossos.

— Quem faz falta ao Real Madrid é o Javi García não é o Cristiano Ronaldo! — logo o interrompeu um outro, ainda mais intelectual.

E com muita razão. Pelo menos foi essa a opinião de toda aquela gente."

Leonor Pinhão "A Bola"

Anónimo disse...

Subscrevo na íntegra a última intervenção do David

Pedro Villa disse...

Nem Quaresma, nem Nani! Isso só seria esbanjar dinheiro...

Concordo na parte em que 40milhoes por Di Maria, deveriam, dada a nossa situação financeira, ser irrecusáveis... Concordo igualmente, que mesmo após o mundial dificilmente o jogador valorizará alem disso...

Mas acima de tudo, o benfica não deveria esbanjar o dinheiro eventualmente recebido pela venda de Di Maria. Confio na nossa prospecção, porque não tentar comprar 1 futuro DI MARIA, 1 futuro SIMÃO, ou quanto muito se não fosse uma fortuna, o próprio? Ao menos com esse já saberiamos com que contávamos...

José Marinho disse...

Meu caro David, compreendo o seu último parágrafo, mas uma coisa é escrevê-lo assim, quando se sabe que Ronaldo não esbanjou a oportunidade de ser o melhor do Mundo e Quaresma desperdiçou todas as oportunidades de ser um dos mais idolatrados jogadores do futebol mundial. Outra coisa - e foi o que eu escrevi - antever, quando os dois iniciaram a sua carreira no Sporting, que o Quaresma tinha mais talento que Ronaldo. E tinha. Sem espinhas. Agora, meu caro, ninguém de seu juizo perfeito pode escrever que o Quaresma é melhor do que Ronaldo. Não foi isso que escrevi. Outra coisa é recuar seis ou sete anos e vê-los a jogar. Aí, meu caro, Quaresma era mesmo de outro mundo.

dezazucr disse...

Epa... até gostava do Quaresma (pré-porto), e também concordo que sempre me pareceu melhor que o Ronaldo. Se na altura tivesse ido ele para Manchester e Ronaldo para Barcelona, as posições estaríam trocadas.
Quanto a Nani, acho que é muito sub-valorizado em Portugal, mas acho-o um jogador e pêras. É desiquilibrador, tem magia nos pés (recordo o golo meio à Van Basten que marcou, salvo a uma equipa russa na Champions pelo sporting) e faz todas as posições do meio campo para a frente. Recordo a excelente época que fez quando chegou a Inglaterra. E recordo o que era o sporting com ele e o que é desde que saiu do sporting.
De resto, são opiniões, e apesar de eu ser faccioso, sendo contra ir buscar jogadores aos rivais, mal por mal vinha o Nani que é Benfiquista e ser que com Jesus daria um jogadorzaço!

Anónimo disse...

Quaresma???...

E porque não...

SIMÃO SABROSA?

Não seria uma escolha mais acertada?...


Abraço,

Pedro G.

P.S. - De qualquer forma sou contra a saída do Di Maria antes de Junho! O campeonato deste ano é deveras importante para o Glorioso e Di Maria tem ainda muitos anos para se valorizar e mostrar o que vale!

Unknown disse...

Na minha opinião, com os 40 milhões em "CASH" batidinhos, quero lá saber se é Janeiro, fevereiro ou Agosto! 40 milhões é a clausula... e portanto, por muito que ele jogue daqui até Junho, já não valoriza mais do que isso... a menos que entretanto volte a aceitar renegociar o contrato o que não me parece que aconteça...
E com 40 milhões, podemos fazer muita coisa! Entre as quais contratar 1 ou outro jogador que entre de CARAS no 11.... Simão por exemplo! No processo, até podemos aproveitar para devolver os 20% que temos do Reyes!

Por outro lado, a contratação do Quaresma seria algo que veria com bons olhos.... por muito que ele tenha falhado lá por fora, para consumo interno (Champions incluída) é mais do que suficiente! E de certeza que o negócio se faz por bom preço! (já que é novamente candidato ao Bidone de Oro!)

Americano disse...

Eu sou um conhecido pró-Quaresma, e tal como o Marinho também acho que ele tem mais talento nato que o próprio Ronaldo. Por isso aprovo totalmente o negócio proposto.
40 milhões é uma brutalidade que fariam milagres às finanças do Benfica. Naturalmente que eu quero ser campeão acima de tudo, e por isso, indo até contra a minha costela de financeiro, não me chocava nada vender Di Maria por menos, por exemplo 30 milhões, garantindo a sua permanência até ao final da temporada. Até porque duvido que alguém dê 40 milhões por ele, esse é o valor pago por Benzema e o valor que dizem ser a base de negociação de Fabregas para o Barça...

João Bizarro disse...

Quaresma ou não Quaresma acho que vender qualquer jogador (principalmente titular) na reabertura de mercado seria enorme burrice.

A haver reajustes só na baliza.

José Vieira disse...

Pedro, desculpar-me-ás mas deitar dinheiro fora é pagar dois milhões (salvo erro) pela percentagem do passe de um jogador e vê-lo a jogar noutro clube...
Quique Flores cometeu muitos erros de lesa-benfica que eram por demais evidentes (como o sub-aproveitamento de Aimar e Cardozo) mas não vi ninguém na altura insurgir-se contra a titularidade de Reyes em detrimento de Di Maria.
O Argentino demonstrava qualidade mas era demasiado intermitente.
Reyes, tal como Quaresma (que considero melhor jogador que o espanhol) são talentos inatos que, mais do que pelo temperamento, são prejudicados pela rigidez de certos sistemas tácticos.
E é esse precisamente o mérito de JJ, ter desde o início anunciado que iria dar liberdade aos "fantasistas".
Ora, se com isso fez sobressair qualidades ocultas em Di Maria não me parece que tal filosofia fosse agora ofuscar virtudes conhecidas em Reyes e (principalmente) em Quaresma.

Pedro disse...

Isso dos 20% são outra história.

Se no ano passado ninguem punha em causa a titularidade de Reyes este ano é diferente. E é diferente pq a equpa cresceu, Di Maria cresceu, Coentrão encanta e Reyes em Madrid está como estava antes. Reyes é o único elemento da equação q não evoluio.

Jesus dá liberdade aos criativos mas tb lhes pede cultura táctica em termos de ocupação de espaços defensivos. E é preciso q os fantasistas percebam isso como Aimar e Saviola percebem e Di Maria começou a perceber. Quaresma em Portugal era capaz de dar para o gasto mas não me convence. É demasiado brinca na areia e pouco jogador de futebol.

Se vier por um bom preço não me choca mas tendo em conta o salário q ganha no Inter não me parece q esse "bom preço" seja aceitável.

Unknown disse...

Caro José Marinho,
mas pode garantir com toda a certeza isso da clausula do contrato do Di Maria só poder ser accionada em Junho?
Já leu o contrato?

José Marinho disse...

Meu caro Luis, não preciso de ler o contrato para saber que é assim. E não é apenas o Benfica que trata as cláusulas assim, o FC Porto também o faz e há muitos anos, para não correr o risco de decomposição do plantel a meio da época. O Benfica também faz essa gestão das clásulas. Por isso, repito, o Benfica não está obrigado contratualmente a libertar o Di Maria pelo valor da cláusula, em Dezembro. Outra coisa é o fundo de investimentos. Esse sim, pode obrigar o Benfica, ou a vender ou a recomprar a parte do passe do Di Maria que está na posse do fundo. São coisas diferentes. Pela cláusula de rescisão, não sai. Pelo fundo, é um negócio a ver, entre o Benfica e o Banco que gere o fundo.

David disse...

Caro José Marinho, também me pareceu que a sua comparação era mais em relação ao talento de Quaresma e Ronaldo no início de carreira do que na actualidade. Apenas escrevi o último parágrafo para vincar a minha posição e, porque não, para espicaçar um pouco a discussão.

Mas mesmo assim não concordo consigo. Apesar de não me recordar detalhadamente do modo como surgiram Quaresma, Ronaldo, Nani e Hugo Viana, aquilo que guardo na minha memória é um Ronaldo que, para além de ser um predestinado, foi sempre um trabalhador incansável e sempre mais promissor que os outros. Mas eu confesso-me um fã inquestionável do futebol do Ronaldo e talvez esse facto tolde um pouco a minha análise. É um jogador que me enche as medidas e as épocas de 2006/2007 e 2007/2008 foram qualquer coisa de extraordinário, poucas vezes vistas na história do futebol.

Quanto ao Benfica, tal como a maioria dos comentadores aqui do blogue, também prefiro que o Di Maria saia só no fim da época. Neste momento é um jogador muito importante e a sua saída poderia comprometer a qualidade de jogo da equipa. Para o substituir temos o Fábio Coentrão, cujo potencial não fica muito atrás do argentino e que se está a tornar um jogador de equipa (ao contrário do Quaresma, lá está). E não esqueçamos também o promissor Urreta.

De qualquer modo veria com muito bons olhos o regresso do Simão e, caso o Di Maria saia em Junho, acho que o Benfica deve avançar para essa contratação. Os mais novos poderiam aprender muito com ele e, como as competições são muitas, haveria tempo e espaço para todos darem o seu contributo.

Anónimo disse...

Mas como é possível algum benfiquista admitir sequer ter o Quaresma no Benfica???Nem que jogasse sozinho e marcasse 30 golos época...não era capaz de apoiar uma criatura daquelas que quem foi aos estádios sabe como se comportou sempre com o Benfica.
Aquela vontade que lhe dava de ajeitar as cuecas quando ia marcar um canto contra a nossa equipa repugna-me!!!
Está visto que dá mau resultado ir buscar jogadores que outrora desrespeitaram o nosso clube (ex: Jorge Ribeiro quando jogava no Varzim)!

Hugo disse...

Compreendo o facto de o Benfica só ter de aceitar a venda referente à clausula no final da época em curso, pois poderá destabilizar o plantel, mas 40 Milhões são 40 milhões, é um bom negocio e o Benfica até poderá lucrar ainda mais se for em Janeiro, pois a clausula aqui não funciona.
Se eles baterem o guito, lamento mas o Benfica terá de deixar sair, pois é muito bom, e com esse dinheiro poderá muito bem conseguir um jogador (porque não Quaresma por empréstimo) com valor e ajustar as finanças do clube.
Mas eu apostava no Coentrão e contratava o Djalma.

Hugo disse...

Atenção que referi-me ao Quaresma por empréstimo, porque não acredito que venha para cá para ganhar menos.
O mesmo se coloca para o Simão. São jogadores que ganham quase 400 Mil Euros/Mês, é muito papel.
O jogador mais caro do plantel não ganha metade.

Catenaccio disse...

Discordo.

Não porque o Ricardo Quaresma tenha fracassado em Barcelona e Milão, até porque outros jogadores não foram felizes na sua aventura no estrangeiro e depois revelaram-se óptimas aquisições e mais-valias sérias para as equipas portuguesas.

A questão é que Quaresma, sendo um jogador dotado individualmente, não tem espírito de missão que o faça adaptar-se às exigências de um colectivo. Como se fosse um corpo estranho no seio de um grupo de trabalho.

Claro que as 'trivelas' encantam e consegue resolver um jogo através de acções individuais. O problema está em manter uma regularidade exibicional numa equipa com mais (outras) 'estrelas', esperando-se maior determinação em tarefas defensivas e/ou posicionais e menos tiques de vedeta. Sem esquecer o lado mental que, muitas vezes, parece ser o seu ponto mais débil.

Em resumo: o Benfica deve considerar o apetrechamento do seu plantel numa perspectiva de consolidação do modelo de jogo, posição a posição. Porventura, fará mais sentido pensar num defesa lateral direito, pois só existe Maxi Pereira e Ruben Amorim é sempre uma adaptação. Também será boa ideia ir pensando num Javi García 2. E, porque não dizê-lo, um avançado de características semelhantes a Cardozo. Por fim, mas não menos importante, Júlio César pode ser o guarda-redes do futuro, mas o presente e o cenário de curto prazo exige um homem acima de qualquer suspeita, sendo que, a meu ver, Quim não cumpre os requisitos.

Finalmente, Di María pode sair em Janeiro? Temos o Fábio Coentrão e, inclusive, o César Peixoto. Já para não falar de um rapazinho de nome Urreta que dentro de pouco tempo será igual ao que o argentino hoje representa.

José Vieira disse...

Questão prévia: não quero Quaresma nem Reyes porque pretendo que Di Maria fique no glorioso, pelo menos até ao final da época.

Pedro, a equação evolutiva de Di Maria, Coentrão e Reyes enferma de um vício insanável, falta-lhe a variante (crucial) chamada J.J.
Se Quaresma (sporting, barcelona, porto, inter e chelsea) e Reyes (sevilha, arsenal, r.madrid, a.madrid e Benfica) não têm qualidade deviam ser processados por fraude.
Depois de ver a forma como os adeptos do atlético tratam (leia-se, insultam) Reyes percebe-se o porquê deste último não jogar.
Aimar e Saviola também estavam "estagnados"...;

Di Maria é o jogador que menos e pior defende no Benfica. Nisso não difere em nada de Reyes e Quaresma.

John Billy #37 disse...

1º Sou contra a saída de qualquer titular em Janeiro. É assim que se perdem títulos.

2º Mas 40 milhões são 40 milhões. Quantos jogadores foram transaccionados por valores semelhantes? Talvez nem uma dezena na história do futebol.

3º Acham mesmo que o Fábio, o César Peixoto ou o Urreta superiores ao Quaresma?

Pedro disse...

Eu não trocava o Fábio pelo Quaresma...

John Wakefield disse...

1- o quaresma se vier para o Benfica é um tiro no pé. nao pensem que ele vem na mesma forma que estava no Porto. se vier em Dezembro, nao vai fazer nada de especial até Junho.
Talvez para o ano ou nao. o quaresma em forma, só dá para consumo interno. eu nao quero um Benfica que lute apenas pelo titulo nacional, quero um Benfica colosso.

2- Simao: O que é que o Simao tem feito esta época? anda mto apagado.
e ja tem 30 anos. Agradeço tudo (do fundo do coraçao) o que ele fez para o nosso Benfica. Mas está em decadencia. é inegável.

3- Reyes: É um bom jogador. Mas fiquei com a ideia que era um jogador um pouco parado para extremo. dá-me a entender que só fazia a diferença nas bolas paradas. nao tem lugar no actual onze do Benfica. tb tem andado em decadencia de há uns anos para cá

Que tal um jogador em forma e ainda jovem com capacidade de retorno de investimento?
Mcgeady, Aissati, Drenthe...

Catenaccio disse...

"Que tal um jogador em forma e ainda jovem com capacidade de retorno de investimento"?

Vai de encontro à minha opinião. E, também poderia enunciar alguns nomes, de características 'semelhantes' a Di María, com margem de progressão. Através do IMScouting dá para criar uns filtros de pesquisa 'engraçados' e definir um perfil aproximado...

John Billy #37 disse...

Pedro, ninguém falou de uma troca Coentrão/Quaresma.
Disse que se Di Maria saísse, o Quaresma tinha muito mais perfil de titular deste Benfica que qualquer outra das opções que o Benfica dispõe actualmente.
O Quaresma pode ter falhado nas suas aventuras no estrangeiro mas já não tem nada a provar a nível nacional. Podes dizer o mesmo do Fábio?

Pedro disse...

John a minha questão é que o facto de ter tido "sucesso" nos corruptos está muito longe de significar q terá sucesso do Glorioso. Lá as coisas são muito mais fáceis...por uma série de razões conhecidas por todos.

Na Luz passava a levar tanta porradinha como levam Aimar e Saviola...será que rendia o mesmo? O Coentrão mostra q consegue render nessas condições. É jovem, está empolgado, quer vencer, quer triunfar.

TIAGO ALMEIDA disse...

Caro Zé MArinho,
Antes de tudo um grandíssimo abraço de benfiquismo...
Fico feliz por ver que "aparentemente" e "até ver" o rumo que eu defendi para o "nosso" Benfica (bem diferente do teu) está a provar ser o rumo mais acertado.
Quanto ao Di Maria, e sem que eu tenha qualquer informação privilegiada, parece-me óbvio que se alguém aparecesse agora a bater os 40M€, seguramente o Di Maria sairia em Janeiro. E acho mesmo, mesmo adorando a forma de jogar do moço, que seria um acto de gestão arriscadíssimo e de alguma irresponsabilidade não o vender.

Temos de almoçar, aquele abraço
Tiago

Anónimo disse...

Desculpem o off-toppic, mas vejam isto:


Parecem os Power Rangers Abichanados!!!

http://www.record.pt/fotogalerianoticia.aspx?channelid=00002439-0000-0000-0000-000000002439&contentid=C917EB70-9AEE-4FC5-BA16-70E7F63CA9C9


Pedro G.

José Marinho disse...

Meu caro Tiago, grande, grande abraço, para ti e para a pessoa que ainda hoje devia ser presidente do Benfica. Quanto ao almoço, é um assunto sem espinhas. Quanto ao rumo, o que eu defendia e continuo a defender não é muito diferente do que tu defendes. Aliás, não é o rumo que nos separa, são os protagonistas. Mas concordo contigo, bastou Jesus e o seu milagre da multiplicação das vitórias e tudo muda. Mas as minhas ideias continuo a mantê-las e em relação a certas pessoas, reforço-as todos os dias. Vale-nos Jesus e seu pequeno milagre de nos devolver grandeza e resultados.
Vamos lá almoçar.

DeVante disse...

Duas notas:
- E que tal agora dar os parabens ao LFV quando, na venda do Simão, disse que estava o seu substituto a caminho da Luz? Claro que o homem se enganou, Angel é 10 vezes melhor que Simão, é simplesmente o jogador mais imprevisível deste planeta!
- 40M não é muito dinheiro por Di Maria, Anderson foi a Manchester por 38M e Pepe foi ao Real por 30M. Se fosse um Hulk andavam aqui a dizer que estava a 60M da sua cláusula. A desconfiança dos benfiquistas foi a sua desgraça e Di Maria só não explodiu antes porque Quique foi na conversa de muitos portugueses que afirmavam que Angel era um brinca na areia inconsequente e que não jogava pela equipa. A par de uma idolatria parva por Reyes...convém não esquecer.
- Creio sim, com o futebol que Angel está a demonstrar, que ele poderá se valorizar ainda mais no mundial, aliás, só pode. Se há sítios para um jogador como Di Maria valorizar é num mundial. Aliás, são exactamente nas competições pela Argentina que Angel explode, convém ter presente.
Quem parará o Angelito? Queria mesmo que calhasse ao grupo de Portugal para ver se algum Paulo Ferreira o segurava...
- Para terminar, não seou daqueles que quer o regresso do Simão, ele que continue no seu (p)Atl(é)tico.
Tenho dito

Pedro disse...

És o Tiago com quem tive várias discussões (no bom sentido) em vários Foruns do Benfica?

Dj Rumbero disse...

1- Eu adoro ver jogar os Brinca na Areia
2 -Nao se pode negociar já o Dimaria pelos 40 milhoes garantindo que sai só em Junho?
3 - O Reyes está a melhorar de jogo pra jogo depois da chegada de Quique e ainda vai dar Muito que falar esta epoca, acreditem no que digo...
4 - Jose Marinho, sei que nao é obrigado aresponder mas a curiosidade é tanta... ainda estou à espera de algumas respostas a perguntas feitas por mim antes das eleiçoes num comentario triplo que deixei aqui no blog (mais concretamente no post "Maxi Pereira" no dia 26 de Maio de 2009). e só quiser responder em privado entenderei e ficarei muito agradecido na mesma, acho que o Pedro tem o meu e-mail). Se nao quiser responder também entenderei porque é obvio que nao é obrigado a tal. Um abraço.

José Marinho disse...

Meu caro David Oliveira, estive a reler o seu comentário nesse post a que aludiu e, de facto, continuo com a mesma vontade em responder às provocações a que fez referência em Maio, ou seja, nenhuma. Algumas delas são tão falsas que se desacreditam a si próprias. Sempre soube da existência das falsidades que alguns “vieiristas” mais agudos se entretiveram a escrever sobre mim e outras pessoas que estavam no Movimento Benfica Vencer Vencer, mas nunca me dei ao trabalho de responder, pelo menos a todas.
Mas, dado que o David insiste nesse esclarecimento, eu dou-lho. Pelo menos, no que diz respeito às tontices que se escreveram.
Primeira tontice: que tinha sido corrido do blog Eterno Benfica. Uma estupidez. Desisti de escrever porque entretanto fui exercer as funções de director de comunicação no Vitória de Guimarães. Fui convidado a escrever no blogue, fi-lo com prazer e tive de desistir porque era absolutamente incompatível manter os meus textos na mesma altura em que fui contratado pela direcção do Vitória de Guimarães para ser director de comunicação. Pouca imaginação de quem escreveu e má-fé. Adiante, porque não vale a pena perder muito tempo com tão fraco defunto e esse é, completamente, um assunto enterrado.
Segunda tontice : Acusaram-me de estar ligado ao grupo Confina. Isto nem chega a ser uma mentira, é uma estupidez completa. Estava ligado como? Com fios ou sem fios? Ora bem, publicações da Cofina, Record e Correio da Manhã. Nunca lá trabalhei, nunca colaborei sequer com estas publicações. Não tenho especiais amizades nestes jornais. Portanto, este delírio sai de que cabeça e com que intuito? Uma palermice.
Em relação a José Veiga, acho que o assunto foi muito debatido e pelo menos esse mérito não podem tirar-mo. Ajudei a colocar o nome de José Veiga no centro do debate, acho que ajudei algumas pessoas com os meus esclarecimentos e sobre isto o que lhe posso dizer é que hoje mantenho tudo o que escrevi nessa altura sobre Veiga e sobre todos os outros actores do teatro eleitoral que se seguiu.
Fi-lo porque entendi e continuo a entender que seria a pessoa ideal para devolver ao Benfica aquilo todos os benfiquistas acham que é seu, por direito e grandeza. Aliás, sei bem, que todas as palermices que se escreveram a meu propósito, nascem do facto de eu ser amigo e apoiante da ideia de Veiga regressar ao Benfica. E sobretudo de uma tendência maniqueísta que é crescente no Benfica, considerando a actual direcção os bons e os outros, que pensam diferente, os maus. É um pensamento totalitário, estúpido, retrógrado e que está a asfixiar a democracia do clube. E depois, existe sempre uma guarda pretoriana na blogosfera benfiquista que acha que insultar outros benfiquistas lhes dá um género de superioridade moral. E foi dessa ala mais fanática da corrente vieirista predominante no clube que saíram essas patetices que se escreveram e continuam a escrever a respeito do meu benfiquismo e de mim próprio.
Portanto, David, peço desculpa por não ter respondido mais cedo. Todavia, há palermices que mais vale esquecê-las.

Dj Rumbero disse...

Antes de nada muito obrigado pelo esclarecimento que realmente a dia de hoje já nao considero tao importante mas que fiquei sempre coma curiosidade. Cuanto às palermices totalmente de acordo, é muito facil inventar mentiras e agora que por momentos voltamos ao assunto lembro-me que a minha principal duvida era se o o debate sobre Veiga era por convicçao ou por tentar chegar à direcçao do Benfica utilizando a blogosfera para angariar votos. A maior prova de que foi por convicçao é que o Jose Marinho continua por ca depois das eleiçoes e nao desapareceu como muitos previam.
Continuo sem estar totalmente convencido de ver José Veiga no Benfica mas reconheço que no jogo de Braga lembrei-me dele e espero nao ter que me lembrar dele outra vez, mas pelos vistos há coisas que ainda nao mudaram e nao sei se o “milagre” de Jesus vai conseguir disfarçar todas as carencias de liderança e ultrapassar o sistema que está mais vivo que nunca. Proximo teste, o jogo contra o Sporting.
Mais uma vez muito abrigado pela pronta resposta e por todas as respostas que nos tem vindo a dar durante todos estes meses no blog com a frontalidade e a seriedade que por cá lhe reconhecemos.
Um abraço.

José Marinho disse...

Meu caro David Oliveira, sempre foi por convicção, assim como fui sempre verdadeiro, quando garanti que não iria para o Benfica exercer funções, se Veiga regressasse ao clube. É isso que me acalma, saber que a convicção com que faço e digo as coisas são para outros interesses oportunísticos. Isto apenas demonstra que a deformação de pensamento está do lado deles, não do meu. Eu sei com o que conto de mim próprio, os outros apenas contam com as suas mentiras e a sua falta de vergonha na cara.

Dj Rumbero disse...

ora , nem mais... sei o que incomoda quando somos alvo de calumnias, acredite. A verdade e a honestidade incomoda muita gente.
Só queria esclarecer que sobre o que escrevi naquele dia nao tive a menor intençao de ser uma provocaçao, muito longe disso, procurava apenas um esclarecimento sobre tudo o que se falava na altura e como o Jose Marinho nunca teve problemas em esclarecer qualquer questao e como o seu esclarecimento e sua palavra vao valer sempre mais que qualquer nickname da blogosfera, resolvi perguntar, apenas isso.

José Marinho disse...

Por isso é que eu disse que a provocação não era sua, era doutros. Se fosse sua, nem lhe tinha respondido, provavelmente. Um grande abraço David.

Paulo Santos disse...

Antes de mais, um abraço ao José Marinho.

Quanto ao assunto do texto, subscrevo na íntegra as palavras do catenaccio. A posição de Di Maria tem cobertura suficiente no actual plantel, para o presente e até a prazo como ele tão bem refere. Sem dúvida que premente é arranjar cobertura consistente para duas das peças mais importantes do actual modelo de jogo do Benfica: Javi Garcia e Aimar...
Para a posição do Cardozo, é esperar que Keirrison progrida, ou então esperar pelo Marcel em janeiro - creio que Jesus tem capacidade para extrair deste jogador aquilo que Koeman não soube extrair.

Abraço


Abraço

ripa na rapaqueca disse...

Comparar Di Maria com Messi é tao estupido como comparar por exemplo chateubriand e ostras com presunto... por exemplo porque nao? sao ambos optimos, em cada fase... nem sei se é minimamente honesto comparar jogadores q actuam em ligas diferentes (ou com nivel tao desigual entre ligas pelo menos)
Portanto é mais ou menos conversa de encher chouriço..

sloml disse...

Só agora consegui ler este post. Não concordando muitas vezes com o que José Marinho escreve, devo dizer que desta feita concordo plenamente.