blog

quarta-feira, novembro 25, 2009

Um Olho à Benfica #29

UM ESTÁDIO À BENFICA

Confesso que estou inquieto. E não é com o jogo de Alvalade. A minha convicção de que seremos campeões não esmoreceu com a derrota diante do Vitória de Guimarães. Foi um precalço, importante, mas apenas um acidente de percurso. Mas também não enterro a cabeça na areia, como outros benfiquistas, para quem, apesar da derrota, tudo se mantém na mesma. Não está, e este jogo com o Sporting, é vital para o Benfica regressar ao estilo dominador e destrutivo.

O jogo com o Vitória não foi ocasional. Perdemos em Braga e dificilmente o Benfica venceu a Naval, no estádio da Luz. Quem não souber ou não quiser entender os sinais, fá-lo-á ou por interesse ou por desvelo benfiquista. Foram dois jogos e meio sem Cardozo e duas derrotas e uma vitória arrancada a ferros.

O atacante paraguaio é o jogador mais valioso do plantel. Sem discussão. Gosto de Aimar, aprecio Ramires, convenço-me por Saviola, adoro David Luiz, mas é o Cardozo o jogador que marca a diferença no Benfica. E agradeço a José Veiga - já sei, é campanha - a sua persistência de duas semanas na Argentina, para contratar o jogador, quando outros insistiam que voltasse a Lisboa para validar a contratação de um tal de Sretenovic.

O antigo director-desportivo do Benfica ficou em Buenos Aires e apenas regressou a Portugal com os contratos assinados. Devia ser expulso de sócio, este salafrário que só contratou pernas de pau, como Cardozo, Miccoli, Karagounis, Katsouranis, David Luiz e esteve a um pequeno passo de contratar Tomasson. Quando teve um pouco de dinheiro e margem para negociar. Adiante. Viva o Cardozo, o melhor ponta-de-lança do Benfica desde Rui Águas.

Porém, o que me traz sobressaltado é mesmo a próxima assembleia geral do Benfica. Aquela em que a direcção do Benfica pretende que os sócios aprovem a transferência do estádio da Luz para a SAD. E o que verdadeiramente estranho é o estado anestésico que afecta as pessoas.

Não discuto os pormenores técnicos da operação, porque não me interessam para nada. Os contabilistas que o façam. Não é a minha onda. O que eu gostaria que fosse discutido é o plano político e de representação.

O que pergunto é o seguinte: os benfiquistas estão dispostos a alinhar nesta estratégia de descapitalizar o clube sem uma boa luta. Neste caso, uma boa luta, deve ler-se, um bom debate.

Se o estádio se mantiver no clube, eu tenho a certeza que, daqui a cem anos, ele será ainda do Benfica e de todos nós, sócios e adeptos. Porque eu sei que daqui a cem anos, o Benfica continua a ser dos sócios, continua a ser nosso.

Porém, olhando para a evolução presente e futura do futebol, quem pode garantir que a SAD do Benfica, daqui a dez anos, ainda permaneça sob domínio accionista do Benfica, dos seus sócios e adeptos? Ninguém. Nem a actual direcção, nem o actual presidente pode garantir uma coisa dessas. E se a SAD do Benfica escapar ao controle do clube, quem vai controlar o estádio, a nossa morada colectiva? Os futuros donos? E quem serão eles? Isto sim, inquieta-me. E espanta-me que os benfiquistas se deixem anestesiar pelos resultados da equipa de futebol, para nem sequer esboçarem uma reacção, pedir contas ou até, no limite, evitar que a direcção do clube consiga fazer essa operação.

Já disse que não me interessam os pormenores técnicos da operação ou até a sua bondade financeira. Interessa-me que o Benfica continue dos benfiquistas - como repetidamente promete o actual presidente - e que não passe, cada vez mais, a ser o Benfica dos accionistas. Sejam eles quais forem.

23 comentários:

Anónimo disse...

http://forumbenfica.blogspot.com/2009/11/reestruturacao-empresarial-quanto-vale.html

Vale a pena ler para comprender melhor a operação que o José Marinho aqui descreve.

Saudações Benfiquistas
SEMPRE PRESENTES

Helder disse...

Caro José Marinho:

Concordo com quase tudo o que disse. De facto a expulsão do Cardozo fez muito mal á equipa do Benfica. Acredito que aquela expulsão em Braga foi mesmo premeditada!! O Benfica sente e de que maneira a ausência do paraguaio. E não é só você a agradecer a insistência de José Veiga em trazer o Cardozo, eu também agradeço e de que maneira:) obrigado Veiga!
Estou com muito receio do jogo de sabado porque se o Benfica perder pode ser o príncipio do fim do Benfica no campeonato. Mas se a equipa der uma excelente resposta depois do jogo com o Guimarães e ganhar em Alvalade então poderá disser-se que temos estofo de campeão.....mas sinceramente não sinto que ganhemos em Alvalade.

Quanto ao assunto do estádio tenho que dizer que pouco percebo disso. Mas a acreditar nas suas palavras......é de ficar preocupado.......bastante preocupado!

Só não concordo consigo quando diz que Cardozo é o melhor ponta de lança do Benfica depois de Rui Águas. Para mim há um que pelo menos fica no minimo a par do Cardozo que é o Pierre Van Hooijdonk. Pena ter sido despachado pelo actual presidente. Foi "só" mais um acto de boa gestão......


Aquele Abraço

Anónimo disse...

Daqui a cem anos estamos todos mortos. Onde estaria o Benfica agora se fosse igual ao Benfica de há cem anos atrás

António

mlopes disse...

Bem visto, Zé Marinho. O estádio deve ficar onde está ou seja, no clube. Embora o estádio na SAD, para deixar de pertencer aos sócios terá de ter sempre o OK dos sócios porque o clube controla a SAD.
Quanto ao jogo de Alvalade e um eventual desaire, uma derrota não pode significar mais do que isso, uma derrota na casa de um rival. Se fôr vendida bem cara como foi em Braga e esta agora da taça, não fico doente. O Benfica não vai ganhar os jogos todos, tem é de jogar nos limites os jogos todos. E este ano, à excepção do jogo de Atenas e de Poltava, o Benfica dá tudo que tem até ao fim. E isso tem dado para estarmos já na fase seguinte da Europa e para estarmos na liderança do campeonato com +5 pontos do que o nosso principal rival ao título. Mas acho que o Sporting dificilmente nos ganha. Sobretudo se não atacarmos à maluca. Acho que os lagartos vão jogar retraídos e para o empate. Se jogarmos com paciência, marcamos um golito ou dois e está ganho. Palpite: 0-2. Cardozo e Di Maria nos descontos.

david disse...

Gostei especialmente da parte do Veiga, é aquela que mais lhe interessa.

Conte a verdade, do porquê de Cardozo chegar com um ano de atraso e por 1/4 do valor que o Benfica pagou por ele.

Conte a verdade e deixe de ser mesquinho.

Veiga nunca quis Cardozo, foi a pedido de alguém que o negócio se fez e Veiga só lá foi porque meteu umas boas notas no bolso.

Seja sincero e deixe de ser mesquinho.

José Vieira disse...

Afinal de que tem medo José Marinho?!
Confessa desconhecer ou nem sequer se importar com os "pormenores técnicos da operação e até a sua bondade financeira" mas ainda assim não resiste a um verdadeiro apelo à insurreição.

Pior é que este acenar com o medo do (para ele) "desconhecido" já não é novo porque conheceu idêntico episódio aquando da constituição do "Fundo".
José Marinho desconhecia mas...desconfiava.
A par dele só mesmo JEB assumia publicamente o seu repúdio por tão vergonhoso "Fundo", não obstante agora o elogiar.
Curiosa esta preocupação com o aumento de capital da SAD surgir a poucos dias do jogo com o sporting.
Estranha sintonia esta com o nosso eterno rival, com alguma ironia diria mesmo tratar-se de um post "à leão", marinho, claro...

Mas será que este aumento de capital (essencial para retirar a SAD da situação de falência técnica), através da entrada de acções detidas na Benfica Estádio vão, como refere José Marinho, "descapitalizar o clube"?
Sem prejuízo de aguardar pelos esclarecimentos que a direcção vai ainda prestar e salvo melhor opinião, estamos somente perante um aumento da participação DO CLUBE na SAD através da entrada das acções por este detidas na Benfica Estádio.
Por isso, volto a perguntar, o que inquieta verdadeiramente o meu caro José Marinho?!
Pelos vistos não é a própria falência técnica (esta a mim preocupa-me...) pois noto no grito de revolta relativamente aos "parcos" (!) recursos então colocados à disposição de José Veiga uma clara aceitação do forte investimento realizado pela actual direcção.
Risível, no mínimo, é o selectivo elenco de jogadores apresentados no "post".
A mim, quando falam em "pernas de pau" vêm-me também à memória nomes como Paulo Almeida, Everson, André Luis, Delibasic, Marco Ferreira, Beto, entre outros.

Pedro disse...

Não irei entrar nas questões técnicas do assunto pois não as domino, apenas irei referir que todas estas questões/dúvidas partem de um pressuposto legítimo que é: ter ou não ter confiança em quem tomas estas medidas.

Eu pessoalmente não tenho. E por isso desconfio sempre destas alterações profundas. Há quem as defenda, há quem as critique.

Mas tb não tenho o receio de um dia o Estádio deixar de ser nosso. Sinceramente acho isso irreal. Mas ao fim destes anos todos Vieira foi incapaz de ganhar a minha confiança.

Anónimo disse...

José Marinho, o Veiga fez o melhor que podia mas neste momento nao faz falta. o SR VEIGA trouxe bons jogadores (mas NAO FOI ELE QUE OS FOI OBSERVAR - por isso, o mérito está em muito no nosso excelente DEPARTAMENTO DE PROSPECÇÃO que tem indicado bons jogadores que acabam cobiçados pelos nossos rivais).
mas nao se esqueça que o sr veiga nao impediu a entrada de jogadores modestos:

KARADAS
CARLITOS
PAULO ALMEIDA
EVERSON
DELIBASIC
MARCO FERREIRA
KARYAKA
BETO

....

por isso, acertou em metade e falhou na outra metade. eficácia de 50%. pronto é um Suficiente.
agradeço o que ele fez pelo Benfica, mas nao tenham memória curta.
creio, se nao estou em erro (senao desculpem-me), esse senhor festejou efusivamente a derrota do Benfica numa final europeia na década de 80.

João Tomaz disse...

A minha primeira reacção foi discordar desta medida porque logo me veio à cabeça a possibilidade da venda da SAD.
Mas este receio, comum a muitos benfiquistas, embora real, não se resolve com a existência da Benfica Estádio e da Benfica SAD enquanto entidades distintas.
Nada impede que uma direcção tente que seja aprovada, em assembleia, a venda da Benfica Estádio.
O que é muito importante nesta operação é a valorização que se fizer da Benfica Estádio.
Neste momento, e esperemos pela proposta da direcção, tudo indica que o Benfica não sairá a perder da operação...

paulo Chagas disse...

Tem muito mais logica o estadio estar na SAD e não no clube vejamos:
A equipa pretence a quem? á SAD,e joga em que estadio? no Jamor? no Restelo? não!!! joga no estadio da luz, por isso deve ter direito as receitas e arcar com as contas da sua manutenção, há alguma dificuldade em entender isto?? o Sr. José Marinho escreve muito bem mas tem de deixar de dar recados do seu amigo José Veiga, que para mim prestou bons e maus serviços ao clube,ele que deixe o Benfica em paz....

Tiago disse...

Paulo, no Benfica não há só futebol.

Hugo disse...

Concordo com a primeira parte do Post, acerca do Cardozo, de facto ele é importante neste esquema de jogo do Benfica, é o único Ponta de Lança com a qualidade e a capacidade para marcar Golos e lutar de igual (com o corpo) com os defesas, logo obriga uma marcação mais apertada dos defesas e abre espaços a outros avançados.

Quanto à segunda parte, não estou de acordo por três motivos:

1º - O Estádio deve pertencer sempre às SADs, pois são elas que criam as Receitas neles.
Senão nunca deveriamos ter construído nem criado as estruturas à sua volta.

2º - Esta operação estratégica, vai permitir ao clube saír da tal falência técnica que andam para aí a falar.
Dando mais capacidade à SAD para investir ainda mais no Futebol, para gerar ainda mais Receitas.

3º - Se pensarmos que Man United, Chelsea, Liverpool e outros não são do clube e sim de investidores, então o que será melhor? Pois nunca acabaram e tornaram-se mais fortes.

Quanto ao papel de Veiga no SLB, julgo que foi positivo, mas já faz parte do passado. Só faz falta quem lá está.

aguiadainvicta disse...

Caro amigo, temos que nos unir todos e reprovar isto que o LFV QUER FAZER. o BENFICA ESTA NESTA SITUAÇÃO FINANCEIRA É POR CULPA DELE SE NAO GASTASSE 100 MILHÕES DE EUROS NESTES ULTIMOS 3 ANOS EM JOGADORES O CLUBE NÃO ESTAVA ASSIM. E PARA FEVEREIRO ELE ESTA A PREPARAR A ALTERRAÇÃO DOS ESTATUTOS PARA QUE SO SE POSSA CANDIDATAR HÁ PRESIDENCIA DO BENFICA QUEM TIVER MAIS 10 ANOS DE SÓCIOS. EU SÓ PERGUNTO É ISTO QUE O BENFICA É DOS SÓCIOS? CUMPRIMENTOS

lj disse...

Caro Jose Marinho,

Sem duvida um topico importantissimo e obrigado por o trazer a blogosfera. Infelizmente, e permita-me o reparo, integrou-o num texto que fala tambem do valor de Cardozo e de Veiga, o que vai confundir as pessoas e enfraquecer a mensagem principal - basta ver a caixa de comentarios, em que se fala tanto da sua opiniao em relacao a Veiga como da questao do estadio, bem mais relevante nesta altura.
O estadio do SLB, pertencente ao clube na sua totalidade e consequentemente aos seus socios, passara para a SAD, que pertence apenas parcialmente ao clube, que detem a maioria do capital. Uma bela oferta aos outros accionistas, que passam a ter uma fatia do estadio por cortesia.

Concorde-se ou nao, merce um debate profundo, e nao ser passado em assembleia geral como uma coisa menor a boleia de um segundo lugar.

Cumprimentos a todos

www.thebutterflyislate.blogspot.com

José Marinho disse...

Meu caro MS, porque fez uma crítica construtiva e com muito sentido pedagógico, respondo-lhe a si: tem razão. Reflecti um pouco sobre isso antes de publicar a crónica, antes de misturar alhos com bogalhos. Apenas o fiz, porque tinha vontade de falar dos dois assuntos e não pretendi maçar as pessoas com dois posts que pudessem anular-se um ao outro. Mas tem razão e as reacções destravadas e falsas de alguns comentadores em relação ao que escrevi sobre Cardozo e a quem persistiu em trazê-lo para Lisboa, demonstram que têm razão. Não devia ter misturado as coisas. Porém, o facto de concordar consigo na forma, não quer dizer que recue no conteúdo. O que escrevi reflecte o que penso sobre os dois assuntos e não recorro a insultos e falsidades para defender o que escrevi. Basta dizer que é verdadeiro e sobretudo saber que é verdadedeiro o que escrevo. E por isso não adianta chamar-me mesquinho e apelar à minha sinceridade, desviando o caminho da discussão, fazendo-o resvalar para a mentira e a propaganda, que não evitará que eu escreva o que me apetece sobre o assunto que eu entender. O que eu escrevi sobre Cardozo e sobre quem o trouxe é verdadeiro e todas as outras alegações de que este ou aquele meteu dinheiro ao bolso são delirios propagandistas de quem gostaria que tivesse sido assim. E se alguém tem dúvidas e boas fontes na SAD do Benfica - existem uns quantos benfiquistas na blogosfera que gostam de ufanar essa putativa proximidade com a verdade absoluta - podem sempre perguntar quanto dinheiro é que Veiga meteu ao bolso, por debaixo da mesa, durante os anos em que lá esteve. Perguntem, por exemplo, ao administrador da SAD do Benfica que pedia aos empresários que oferecessem dinheiro ao Veiga, com o objectivo de o apanhar, vá lá, digamos, com a boca na botija. Portanto, é fácil desmontar estas falsidades e mentiras sem graça de quem acha que tem uma piada imensa, chegar aqui, insultar uma pessoa, desqualificá-la, e ainda com o bónus garantido de sair da caixa de comentários com a presunção de que acabou de prestar um grande serviço ao Benfica e aos benfiquistas. Que bonito serviço.
Por isso, repito, meu caro MS, tem razão. Toda a razão.

José Marinho disse...

Meu caro José Vieira: a única coisa que verdadeiramente me mete medo é que, um dia, todos os benfiquistas possam ser como o meu caro. Intolerantes, maniqueistas e com uma estranha tendência para dividir os benfiquistas entre os que são puros e estão do seu lado da barricada e os outros, conspiradores de um raio, que estão sempre à espreita de uma derrota, de um amargo de boca. Isto é o que verdadeiramente mete medo, porque, de facto, o número de benfiquistas intolerantes é crescentemente preocupante. E sabe, descobriu-me a careca. É verdade, este texto faz parte de uma terrível conspiração contra o Benfica, contra a sua equipa de futebol, na semana do jogo com o Sporting. E sabe porquê? Tan, tan, tan, tcham...descobriu...sou sportinguista desde pequenino. No fundo, no fundo, foi isso que quis dizer, não foi. Tanto palavreado, fino e irónico, para me acusar de um ataque súbito de anti-benfiquismo. É mesmo seu. Olhe, se gosta tanto de manias de conspiração, recomendo-lhe as obras de Dan Brown. Por muito que queira, não consigo comparar-me. De resto, acho que não devo responder a nada de factual no seu comentário, porque também não vejo ali qualquer desejo de discutir positivamente o que quer que seja. Vejo o costume, apenas vontade de provocar. E é isso, paradoxalmente, que mais gosto em si e na forma como escreve. Uma escrita ligeira, tendenciosa e até, por vezes, com graça. E é nessa graça que consigo descobrir uma inteligência que devia ser melhor aproveitada. Sei lá, talvez para tentar uma discussão séria e construtiva sobre o Benfica. Talvez, sem manias de superioridade ou teorias da perseguição. A dúvida será: se o meu caro podia viver sem estas provocações? Podia, mas não era a mesma coisa. Não era?

José Marinho disse...

Quanto ao resto, é também a ladainha do costume. É porque ando a dar recados, é porque tenho uma agenda escondida, é porque faço campanha do Veiga...Tudo correcto. É só benfiquistas bem informados, tolerantes e sobretudo puros. Sim, porque só um benfiquista puro se pode revoltar com aquilo que escrevo. Porém, apenas uma recomendação: leiam bem antes de reagir. Eu não quero Veiga no Benfica. Já quis. Agora não quero. Eu, pelo menos, não quero. Agora não. Acho que o Benfica deve continuar com as pessoas que lá estão, cumprindo o seu mandato e se possível realizando as suas promessas. E acho que Veiga deve procurar outros desafios, noutros lados, noutros países, com pessoas e clubes que entendam o fenómeno e que lhe reconheçam a competência que em Portugal parece que é proibido reconhecer. Se, no futuro, o Benfica e Veiga se voltarem a cruzar, ficarei feliz por ambos. Agora e nos próximos anos, francamente, não gostaria que isso acontecesse. Especialmente por ele, porque sou seu amigo e acho convictamente que os próximos anos devem ser para que a direcção eleita por mais de noventa por centos dos sócios votantes, cumpra o seu mandato e o seu programa.
Isto é o que penso e portanto, se referi o nome do Veiga no negócio do Cardozo, foi porque conheço a fundo o processo, porque respeito aquilo que ele fez pelo clube e porque acho uma injustiça enorme que certos benfiquistas apenas se lembrem de Veiga para falar de alguns reforços que não acrescentaram grande qualidade ao clube e ostensivamente esqueçam os grandes jogadores que ele contratou ou ajudou a contratar. Isto é que me parece uma palermice, sobretudo quando esquecem igualmente que nunca Veiga teve nas mãos quase cem milhões de euros para gastar em três anos, que foi isso que se gastou nos três últimos anos. E aqui chegados, gostaria de acrescentar que um dos motivos que me faz desconfiar desta transferência do estádio para a sad é justamente a quantidade obscena de dinheiro que o Benfica gastou em contratações, nos últimos anos, sem as consequentes vitórias desportivas que ajudassem a amortizar o monstruoso investimento. É que se o argumento é o de que se evita a situação de falência técnica, então o que eu digo, é que ela devia ter sido evitada, não com a transferência do estádio, mas gastanto menos, vendendo mais e ganhando títulos, estando na Liga dos Campeões. Porque se estamos em falência técnica, não foi porque, constantemente, alguns benfiquistas mais avisados - os abutres - não tivessem alertado para o que se adivinhava...gastar, gastar, gastar = falência técnica. E agora, não faz mal, pega-se no estádio, transfere-se para a SAD e já está. E depois, se daqui a dez anos o Benfica perder a maioria do capital da SAD, é o Benfica e os benfiquistas que perdem a sua morada colectiva. É isto, só isto, que eu gostaria que os benfiquistas debatessem. Mais nada. E não adianta falar em fundos, para tentar provar uma indesmentível conspiração minha e de mais uns quantos malfeitores, porque quem quiser ter o trabalho de voltar a ler o que escrevi sobre o fundo do Benfica é que apenas me parecia demasiada coincidência entre o valor inicialmente apurado pelo fundo, de 22 milhões de euros, e a dívida que o Benfica tinha de pagar à Euroárea, espantosa e coicidentemente 22 milhões de euros. E as coincidências não terminavam aí. É que a data limite para o pagamento da dívida expirava no dia em que foi anunciado o fundo. Foi isto que escrevi, não me detive sobre a natureza do fundo. Não a discuto e só com muito esforço criativo é que se pode chegar à conclusão de que a minha opinião é coincidente com a do presidente do Sporting. Acho que o fundo, se for uma medida estrutural da SAD, é uma boa ideia, se for para tapar um buraco - mais um - então já me levanta dúvidas. E tenho todo o direito a tê-las e todo o direito a escrever sobre elas. Porque estamos num país livre e num clube democrático. Acho eu de que...

LC disse...

Jose Marinho, entendi tudo o que disse, concordo com algumas coisas outras não.

Alguem imaginaria que Reyes, Suazo, Balboa e Aimar iam render a miséria que renderam na época passada?

Não defendo nem ataco, mas é um pouco incomodativo estar sempre a ler e só ler estas criticas (umas construtivas outras nem por isso) mas quando chega a hora ninguém se chega à frente.

De palavrinhas estão os benfiquistas cheios, gostaria (e falo por mim) era de ver acção.

Vou fazer uma pergunta sem querer estar a ofender ninguém, apenas curiosidade e só responde (como é óbvio) se quiser.

Pode dar um exemplo do seu contributo nos últimos tempos para um melhor Benfica?

LC disse...

Só para acrescentar:

Eu estou em todas as assembleias gerais e nunca o vi lá a pedir ou a dar esclarecimentos de nenhum assunto a ninguém, serão os blogs os locais mais indicados para o fazer?

José Marinho disse...

Meu caro LC, o meu contributo para o Benfica, ao longos dos anos, suplanta bastante a importância de frequentar as assembleias gerais do clube. O que fiz pelo clube deve manter-se assim como está, como serviço ao clube e sem publicidade associada. Porque o que está feito, sempre foi com a intenção de ajudar o Benfica e não de me ajudar a ter boa imagem. Disso já o Benfica tem que chegue. E mais lhe digo, até porque não é novo. Apesar das críticas - como escreve -, apesar das diferenças que mantenho e manterei em relação a este presidente e a esta direcção, sempre que sentir que posso ajudar o Benfica, fá-lo-ei, sem hesitações. E como sempre, vou manter isso entre nós. Entre mim e o Benfica. Porque é assim que deve ser.

LC disse...

Respondeu diplomaticamente, aceito e não voltarei a perguntar porque já sei a resposta.

Quanto à 1ª pergunta, estava à espera que Suazo, Reyes, Aimar e Balboa fossem umas nódoas juntamente com o treinador em quem foi depositada toda a confiança?

Olhe, eu sou o mais sincero que sei e digo-lhe que não, depositava tantas esperanças que no final se quedaram, o melão foi aberto e era pepino.

O zé entende-me de certeza.

José Marinho disse...

Meu caro LC, na última parte do seu comentário discordo de si. Nenhum dos jogadores que citou é o pepino que cita. E qualquer um deles, bem trabalhado, seria uma mais valia no Benfica. Então, o Aimar, já não se discute. Aliás, sobre o Aimar, o que devo acrescentar, porque é verdadeiro e justo, é que os benfiquistas devem estar tão gratos a Rui Costa pela sua persistência em trazer o argentino para o Benfica, como devem agradecer a teimosia de Veiga no caso da aquisição do Cardozo. Porque, se é verdade, em ambos os casos, que o cheque que permitiu as duas contratações, teve a assinatura do presidente, foi devido ao conhecimento e persistência de Rui Costa e de Veiga, que jogadores como Aimar e Cardozo se tornaram jogadores do Benfica. É que, ao contrário de outros benfiquistas, deliberadamente selectivos, não consigo distinguir entre Veiga e Rui Costa, teimando que um só fez asneiras e que outro é a salvação da pátria. Não vou por aí e podem descarregar os comentários que quiserem, aqui ou noutros blogues, que vai tudo escoar ao mesmo sítio: a minha indiferença. Porque ambos fizeram coisas bem feitas e mal feitas. Como, por exemplo, na aquisição de jogadores, embora com condições manifestamente diferentes. Por tudo isto, considero esta discussão encerrada, mas ainda lhe adianto. Não creio que Balboa, Reyes ou Suazo sejam os pepinos que descreve. Gostaria imenso de ainda ter no plantel o Suazo e o Reyes. Seriam mais valias para a equipa e para o treinador. Quanto a Balboa, é preciso conhecer melhor o jogador para saber o que vale realmente. Eu conheço e por isso asseguro que se trata de um bom jogador, que chegou ao Benfica convencido de que seria titular, e depois não conseguiu estruturar-se mentalmente para a possibilidade de não jogar. Nem de propósito, esta semana, almoçei com um ex-jogador do Benfica, contemporâneo de Balboa no clube e o que ele me disse não foi surpresa para mim: «Grande jogador, mas que está a sofrer imenso e que por isso não consegue dar a volta por cima. É um jogador que chora, não levanta a cabeça e segue o seu caminho». Mas isso não modifica a ideia de que ele e eu temos do jogador: um excelente médio-ala, rápido, com grande capacidade de ganhar a linha, bons cruxamentos. Falhou no Benfica? Falhou. Mas não deixa de ser um grande jogador. Não tenho a mais pequena dúvida. E quem garantir o contrário, posso garantir, nunca viu o verdadeiro Balboa jogar. Por exemplo, no Santander, antes de regressar ao Real Madrid.

José Vieira disse...

Por entender que durante anos muita gente brincou com o glorioso tenho o péssimo hábito de agora o defender com total intransigência e seriedade.
Daí dispensar "graçolas" como aquela que defende que o próximo aumento de capital pode levar a que daqui a 10 anos a nossa "catedral" seja substituída por um qualquer terreno baldio.
Mais do que humor negro ou mera conjetura conspirativa, tal visão apenas pode ser perfilhada por quem muito "bebeu"...na bibliografia de Maquiavel.
Por isso, quanto a seriedade, muito gostaria de lhe agradecer a lucidez do comentário, meu caro MS.

Por falar em teorias conspirativas, sabiam que o valor inicial arrecadado pelo nosso "Fundo" foi exactamente o mesmo que o da dívida para com a Euroárea?! Mais, o referido "Fundo" foi constituído no mesmo dia em que expirava a data limite de pagamento daquela dívida!!
Ups...parece que já alguém se antecipou e escreveu algo sobre o assunto...
Ainda assim gostaria de acrescentar que "Euroárea" começa pela letra "E" pelo que pergunto: qual a letra que se lhe segue no alfabeto? Precisamente, a letra "F" de..."Fundo"!!
Tirem as vossas conclusões.

Eu já tirei as minhas e é com agrado que constato já não bastar ter apenas um olho, ainda que à benfica, para se ser rei. É que o número de benfiquistas cegos é decrescentemente animador.