blog

sábado, novembro 28, 2009

Sporting - SL Benfica: 0-0

Empate com sabor a derrota.

Este foi um dos derbys que mais ansiedade me causou. Evitei grandes comentários públicos sobre o mesmo porque estava receoso, e a principal razão do meu receio era saber que somos muito superiores aos verdes e como tal o perigo de sofrer uma enorme desilusão.

Não foi enorme mas foi uma grande desilusão este empate pois mostramos claramente que somos superiores. Sempre que a bola rolava no chão e passava pelos pés dos nossos jogadores facilmente chegávamos lá à frente e não fosse o teimoso passe final tantas vezes errado e a história teria sido outra como devia ter acontecido. Jesus não inventou e colocou Peixoto na lateral esquerda e Maxi na lateral direita, Cardozo regressou à frente de ataque e por pouco não marcou. Após os 5 primeiros minutos de alguma pressão dos verdes o Glorioso pegou no jogo e ía ganhando metros no relvado empurrando o adversário para a sua área. Mas, dois ou três passes errados permitiram que o Sporting voltasse ao jogo com ataques perigosos e equilibrasse a partida. Na segunda parte a entrada do Benfica foi mais forte e claramente dominante, as equipas mais abertas favoreciam o jogo ofensivo do Benfica e aparecíamos com alguma frequência na área adversária. Jesus tira Aimar e coloca Ruben Amorim na tentativa de segurar o meio campo mas, naturalmente, perdeu o principal construtor de ataque da equipa. A equipa deixou de rendilhar o seu futebol e começou a jogar mais directo com Di Maria e Ramires bem abertos nas alas. Saviola esgotado deu o lugar a Coentrão enquanto que Miguel Vítor entrou para substituir o lesionado Sidnei. E no final Ramires falha o golo de baliza aberta.

O empate prejudica claramente o Benfica pois perdemos dois pontos na luta pelo título, podemos deixar o primeiro lugar e ver os corruptos a aproximarem-se. Tinhamos equipa para vencer e deviamos ter feito mais.

O "brilhantina" é um palhaço. Inacreditável como os três lances em que os patéticos verdes reclamam amarelo ao David Luiz resultam de três faltas sobre os nossos jogadores que não foram assinaladas. Então aquele livre perigoso na parte final após um braço na mão claríssimo do jogador do Sporting que, se não me engano, até já tinha amarelo, é simplesmente ilustrativo do que é Pedro Proença como árbitro.

David Luiz começou mal com aquele passe falhado mas depois arrancou para uma exibição muito sólida e com Sidnei formou uma dupla que não deu hipóteses. Saviola esteve muito activo compensando a noite menos inspirada de Di Maria. Ramires e Javi Garcia estiveram bem no miolo e dá gosto ver a garra do espanhol, com a cabeça cheia de sangue, a querer estar em campo e ficar danado por ter que sair. Quim muito bem dentro dos postes mas lento a sair dos mesmos como é habitual.

Dois jogos seguidos sem vencer é atípico para este Benfica. Vamos resolver a Liga Europa na quarta feira para nos debruçarmos totalmente nos jogos que faltam do campeonato antes da paragem de Natal.

22 comentários:

Vermelhusco disse...

Nao concordo que a saida do Aimar tenha coincidido com a descida do Benfica.

Quando o Ruben Amorim entrou o Sporting estava em cima do Benfica.

Notou-se que o Benfica entrou cauteloso para nao ser surpreendido pelo Sporting, uma derrota aqui seria terrivel para a moral dos jogadores e adeptos (perder contra equipas de baixissima qualidade causa isso) e galvanizaria as osgas. Assim as coisas ficam mais complicadas para eles e mesmo que os porcos ganhem ficam a 3 pontos de vantagem.

Esta tactica poderia ter resultado se nao tivesse havido tanta atrapalhacao no ultimo passe. O Di Maria esteve muito trapalhao e o Aimar esteve muito inconstante, houve alturas em que passou ao lado do jogo.
O Javi e o Ramires fizeram um bom jogo bem como a linha defensiva (o Peixoto para mim agarra o lugar com este jogo). O Cardozo esteve bem e o Saviola para mim tambem esteve fantastico.

Na minha opiniao o Jesus devia ter mexido na equipa mais cedo, especialmente na ultima substituicao. O Coentrao entrou muito tarde.
O Quim fez uma defesa brilhante!

Uma ultima palavra para o Proenca: houve duas maos dos jogadores do Sporting na bola e nao marcou nenhuma. A segunda, do Polga, foi escandalosa!!!

dezazucr disse...

Epa, digam o que disserem, contra este sporting, só posso considerar que o Benfica fez um jogo de merda. Apenas 2 remates à baliza em todo o jogo?!? Dass!

Em 3 jogos à séria, Braga, Guimarães e sporting, o Benfica não ganhou 1!?!

Telmo disse...

Jesus não quis vencer....não se compreende porque esperou tanto tempo para meter Coentrão, e como Di Maria esteve todo o tempo em campo...

Di Maria está um nojo, depois de um ínicio de época a um nível excelente, parece que voltou ao que era nas épocas anteriores....

pedrove disse...

Estou de acordo com analise que fazes ao jogo, agora não creio que tenhamos perdido dois pontos numa prova onde ganha o mais regular um empate na casa de um adversário directo (mesmo sendo mais fraca e estando a 11 pontos -é um adversário directo)é sempre um bom resultado.
EU ACREDITO!!!
CARREGA BENFICA!
SAUDAÇÔES!

Anónimo disse...

já vejo criticas ao Jesus?! oh pá nao, pois com o quique é que era... e ainda havia gente aqui que queria que ele continuasse. a esta altura com ele, estavamos praticamente com os mesmos pontos.

o Benfica podia ter arriscado mto mais, podia mas lá está era um risco.

o Jorge Jesus é EXCELENTE! GRANDE EQUIPA! GRANDE GARRA DO JAVI!

Anónimo disse...

ERRATA

a esta altura com ele, estavamos praticamente com os mesmos pontos do 5P0R71NG

vose jeiga disse...

di maria enquanto nao marcar 10/12 golos por epoca NUNCA pode valer 40 milhoes de eur. hoje mais una clara ocasiao e nada...ele chuta sem colocacao sem nada...limita se a por o pe na bola e que seja o que D10S quiser...


cardozo estava tao cego com o golo que nao viu ramires a 5 metros...era so encostar...

Faltou estofo psicologico ao Benfica pois notou-se que mais importante que marcar foi nao sofrer.

entrada de adrien pa evrmelho directo e a mao do polga foi na cara do bandeirinha...enfim...mais do mesmo do mr brilhantinas...

oportunidades repartidas e eu, GRANDE critico de quim, quero agradecera a defesa fantastica de hoje.

João Bizarro disse...

Tenho tanto orgulho nesta equipa após jogos assim...!

Vamos aos pontos fracos: Di Maria... onde é que andas com a cabeça?

Pontos altos: 2 jogadores que eu mais critico no Benfica hoje estiveram FENOMENAIS: QUIM (enorme defesa e sempre tranquilo) e César Peixoto.

Mas o melhor em campo foi o anti-vampiro: Javi Garcia!

Foda-se, venha o Dracula, venha um vampiro qualquer, o Javi mordia-os todos...

Anónimo disse...

"Quim muito bem dentro dos postes mas lento a sair dos mesmos como é habitual." - não haverá aqui algum
exagero ou má vontade ou vontade de armar ao especialista em guarda-redes, nas análises que se fazem ao Quim?

Então neste jogo em que o Joaquim faz duas defesas brilhantes, sendo que uma delas será talvez a melhor do campeonato até agora, descobrir défice de velocidade a sair da baliza ... Em que lances, Pedro?


Algarviu

Daniel disse...

Acho que o momento chave foi a lesão do Sidnei, que obrigou o JJ a queimar uma substituição e deixar o desinspirado Di Maria no jogo até ao fim.

Pedro disse...

Algarviu, concerteza q viste o Patricio a sair duas ou três vezes da sua baliza cortando a bola antes de um jogador nosso conseguir chegar a ela. Quim nunca fez isso. Penso que no lance em que David Luiz falha o passe e permite uma arrancada a Liedson o Quim se tem saído à bola tinha resolvido o lance sem problemas. Em pelo menos mais duas outras ocasiões eles não saíu dos postes qd o devia ter feito.

RMSoares disse...

Concordo inteiramente quando se diz que o Jesus não quis ganhar o jogo, preocupou-se com o posicionamento defensivo da equipa e não tranquilizou a equipa.

Faltou-nos concentração e inspiração.

Não entendo como é que depois da defesa do Quim ao remate do veloso (unico remate a baliza por parte do scp), ainda se critique o homem.

Saviola e Aimar estão em desacelaração. É preciso inventar alternativas e ter uma vitoria esmagadora, que leve o rolo-compressor em funcionamento até ao final do ano.

Unknown disse...

Empatámos por falta de coragem.

Vamos por pontos:

A equipa continua a tremer em ambientes adversos.
O Aimar está claramente em baixo de forma e merece ir para o banco.
O Di Maria anda perdido de novo e devia ter saído aos 60 minutos.
O JJ continua a falhar nas substituições.
Estamos a baixar de forma, oxalá isto não seja um regresso ao passado.
Nos últimos 3 jogos marcámos apenas um golo.

Anónimo disse...

Eu so tenho uma coisa a dizer:

Mais uma vez as artistices das arbitragens prejudicaram claramente o Benfica. Como é possivel o adrien com duas entradas a fugir para o vermelho ( a 2a entao é demais ) não vir pra rua ?! e a mao do polga ... do mais claro que já vi, não foi marcada e dpois originou um livre perigosissimo para o sporting, tal como na 1a parte em que um lançamento lateral clarissimo para o SLB é transformado num lance para o sporting...

Enfim, estilo do proença que marcou aquele penalty fantastico sobre o lisandro e hoje nao quis ver a mao escandalosa do polga. 15 minutos com mais um jogador, algm diria que o Benfica nao vencia o jogo ?! ...

- Nunivs -

José Marinho disse...

Antes de esmiuçar o jogo e o desânimo por ter empatado um jogo que o Benfica devia ter vencido - concordo Pedro, em absoluto, que o Benfica perdeu dois pontos - devo começar por discordar da apreciação ao Quim. As pessoas passam a vida a queixar-se que o Benfica não tem um guarda-redes, daqueles que valem pontos e campeonatos. Que diabo, num jogo em que o Quim evitou uma derrota, com duas ou três defesas de enorme categoria, ainda se encontra espaço para o criticar. Eu, pelo contrário, acho que este jogo devia ter sido uma lição para quem passa tanto tempo a deitá-lo abaixo. E meu caro Pedro, discordo completamente quando alude ao facto de Quim não ter saido da área em antecipação aos avançados do Sporting. Saiu e cortou, por várias vezes, ataques potencialmente danosos para a nossa baliza. Peço desculpa, mas Pedro, desta vez, a exibição de Quim é inatacável. Se todos tivessem jogado a nível de Quim, estariamos todos a festejar uma vitoria, que devia ter acontecido e este Benfica tinha a obrigação de alcançar sobre este Sporting. Esta é a verdade que doi, assim como o facto de, nos últimos quatro jogos, o Benfica ter perdido dois jogos, ter empatado um e ter ganho outro, nos descontos. Em quatro jogos o Benfica marcou um golo. Repito: um golo. E ao contrário do que disse Jesus, isto não são peanuts, são factos. E são factos que não me agradam, especialmente porque se aproxima o momento da verdade. E nesse momento da verdade é que deviamos demonstrar a nossa força. E afinal o que sinto é a equipa a desfalecer. No rendimento e na convicção.
E caro anónimo, convém que sejamos justos. É verdade que no tempo de Quique o Benfica não jogava patavina? É. Mas é igualmente verdade que no tempo de Quique estávamos assim tão longe do primeiro lugar? É mentira. Este permanente revisionismo dos adeptos do Benfica deixa-me assombrado, porque se cometem injustiças como se fizesse parte do acto de respirar. O Benfica de Quique virou o campeoato em primeiro lugar do campeonato e em Março estava à mesma distância do primeiro lugar que este Benfica pode ficar, se o Braga vencer em casa, como eu temo que vai acontecer.
Preocupante, portanto, não foi a exibição de Quim. Preocupante é a perda de gás, é marcar um golo em quatro jogos e sobretudo ouvir o nosso treinador, a seguir ao de Guimarães, falar de um massacre que mais ninguém viu, de 56 remates que não existiram e agora no jogo com o Sporting apresentar um discurso de conformismo pelo resultado, oferecendo um pretexto aos jogadores e treinador do Sporting para considerarem que deviam ter ganho um jogo que nunca, mas nunca, estiveram perto de ganhar. Sim, porque ao contrário do que a generalidade dos comentadores de rádio que fui ouvindo a seguir ao jogo, o Sporting não teve nem mais nem melhores oportunidades de golo. Então, a do Ramirez, com a baliza aberta, vale por todas as ameaças do ataque do Sporting à baliza do Quim. O que eu gostaria de ter ouvido Jesus dizer era que o Benfica tinha acabado de perder dois pontos. Porque foi isso que aconteceu. O Benfica perdeu dois pontos, porque não foi, não conseguiu ou não quis ser o Benfica dominador do inicio de época. E isto é que me preocupa. Se não conseguiu, porquê? Se não quis, se era essa a estratégia, então o que é ela esconde? Porque Jesus é um treinador ambicioso. Se ele sentisse a mínima possibilidade de ganhar, de o fazer de uma forma indiscutível, ele iria atrás dessa possibilidade. Conheço Jesus, sei que é um animal competitivo, ninguém quer ganhar mais do que ele, especialmente um jogo destes. Se não quis, então é porque sente que a equipa, nesta altura, não consegue ou não pode. E a quinze dias do jogo com o FC Porto, isto preocupa-me.

dezazucr disse...

Daniel,o momento chave não foi a lesão de Sidnei, foi sim a lesão do Javi que passou o resto do jogo a sair e a entrar para recolocar a ligadura, obrigando o Jesus a colocar o Amorim para o auxiliar. Até a lesão do Javi o Benfica até estava a entrar bem na segunda parte. A partir daí, foi aos soluços.
Nevertheless, acabamos o jogo em cima deles, mas é a nossa obrigação.
Não compreendo porque nestes jogos temos deixado passar a primeira meia-hora para mostrarmos as garras. Braga, Guimarães e Sporting são dissabores de mais em jogos que deveríam vincar a personalidade de uma equipa e deixar um aviso sério à concorrência. Em vez disso, o Benfica claudicou.
Veremos se chegaremos ao jogo com o porto com a mesma vantagem e se finalmente ganharemos um jogo a doer.
Quem critica Quim depois do jogo de ontem só pode ter palas nos olhos!
Não concordei com a saída de Saviola que até estava a jogar bem.

Melhor em campo, sem dúvida Ramirez.

Pedro disse...

Dezz eu critico o Quim precisamente por não ter palas nos olhos. E nem sequer lhe fiz uma grande crítica, mencionei apenas um dos seus principais handicaps que é a lentidão a sair dos postes. Ontem Quim fez uma defesa que dá pontos, como o Marinho bem refere.Agora isso não serve para eu esquecer o resto. Não é pela defesa de ontem q Quim passa a ser um gr que me dá confiança!!

Tb sinto o Benfica a perder gás mas tb considero que isso é natural em todas as equipas do mundo. Há sempre uma quebra de rendimento. Esperemos é que a equipa consiga manter-se bem lá em cima nessa fase.

Os jogos que faltam para acabar a primeira volta são fundamentais

Anónimo disse...

Com Cardozo em campo tudo muda para melhor. Viram como a equipa gira à volta do mais valioso jogador da liga sagres? É um portento.

José Vieira disse...

Houve atitude mas faltou qualidade.
A equipa está claramente a perder fulgor em grande medida devido ao menor rendimento de alguns jogadores.
Não basta dizer que se tem um bom plantel, é necessário implementar a necessária rotatividade.
Não concordo que J.J. tenha encarado esta partida com demasiadas cautelas, até porque apresentou um onze "vencedor".
O pior é que do outro lado encontrou uma equipa que fez jus ao lugar que ocupa na tabela classificativa e se apresentou com cinco elementos a meio campo, obrigando-o (e bem) a "repensar" a fórmula inicial.
Até compreendo a colocação de Ramires no meio, em auxílio de Garcia, mas daí a colocar Aimar à direita...
Pretendo com isto significar que a alteração (necessária) devia ter sido realizada com recurso ao banco e não em função dos jogadores em campo.
Se Aimar e Di Maria não estão a render não se justificaria substituí-los mais cedo por Amorim e Coentrão?
Perdemos dois preciosos pontos e só ganhamos um graças a Quim (finalmente...) e à soberba defesa que fez a remate de M. Veloso.

Anónimo disse...

Pedro, o Quim, ontem até nem esteve lento a sair às bolas, afastou uma, bem, com os punhos e agarrou duas outras em cruzamentos. Para além disso ainda saiu atempadamente a 2 bolas fora da grande área. Não houve situações em que ele devesse ter saído e não o tivesse feito. Noutros jogos sim, mas no de ontem é embirração.

E agora pergunto, porque não vejo NINGUÉM falar disso, (fui só eu que vi?) a COTOVELADA do Caneira ao Cardozo? Não é uma situação mais grave que a tal cotovelada do Luisão????

Pois é estava a olhar para o chão...

Tiago disse...

Oh Pedro, eu não posso com o Quim por nada mas neste jogo nada a apontar. E limpou as costas da defesa, pelos vistos jogou sem o elástico que o prende à baliza...

Quanto ao brilhantina, como é possível, além da mão do polga, ninguem falar da entrada do adrien sobre o Saviola que lhe valeu apenas amarelo?

Catenaccio disse...

A minha visão sobre o «derby», publicada no Catenaccio: http://catenacc10.blogspot.com/2009/11/liga-sagres-11-jornada-sporting-cp-0-0.html

Um jogo entre os 'grandes' de Lisboa tem sempre associado um grau de emoção acrescido, mercê de uma rivalidade secular. Porém, um «derby» sem golos trava a emoção do espectáculo. Daqui por meia dúzia de anos, ninguém se vai lembrar do encontro que teve lugar no dia 28 de Novembro: este «derby» não deixa história e tem poucos episódios de interesse para recordar. Assim, à falta de motivos para festejos, de qualquer dos lados da 'batalha', sobra o lado mais racional do próprio jogo: a beleza artística de um belo quadro futebolístico deu lugar a um rigoroso embate estratégico, transformando o relvado num inflamado tabuleiro de xadrez...

Do lado do Sporting, Carlos Carvalhal teve uma abordagem inteligente. Sabendo que o Benfica é muito forte nas 'aberturas' e nas técnicas utilizadas nos 'finais', leia-se movimentos ligados à organização ofensiva, o treinador leonino apostou, e bem, nas virtudes do 'meio jogo': sem supresa, um 4x2x3x1 bem reforçado nas 'casas' centrais. Não sendo sempre possível dominar a partida, havia que controlar o apetite sanguíneo do adversário, encurtando espaços e bloqueando as 'peças' mais valiosas do Benfica. Em vários momentos do jogo, a estratégia foi bem sucedida: em primeiro lugar, o duplo pivot, constituído por Adrien Silva (mais fixo) e Miguel Veloso (com maior liberdade para iniciar a transição), funcionou como uma 'parede de peões' difícil de contrariar; em segundo lugar, à direita, Vukcevic era o 'bispo' que prometia estragos no flanco mais fraco do rival; por fim, enquanto Matías pisava terrenos do lado esquerdo, o capitão João Moutinho, ao centro, era uma espécie de 'cavalo' capaz de condicionar a primeira fase de construção centrada em Javi García.

Do lado do Benfica, 'mestre' Jorge Jesus tinha um handicap: o adversário conhecia a sua forma de actuar, mas existiam muitas dúvidas quanto à estratégia que Carlos Carvalhal iria implementar. Consequência: o Benfica, mesmo sem perder identidade, teve de reagir aos primeiros 'lances' contrários, como se jogasse do lado 'das pretas'. Deste modo, o treinador encarnado teve de abrandar a sua fidelidade a um modelo proactivo e ajustar as 'peças' do tabuleiro de uma forma mais reactiva. O sinal inicial foi dado pela troca posicional entre Pablo Aimar e a 'torre' Ramires, ajudando a proteger o 'rei' Javi García numa zona nevrálgica do tabuleiro. Neste caso, do relvado. Com alguma complexidade na 'abertura', graças a uma estratégia bem montada pelo 'mestre' contrário, o desenrolar do jogo ficou afectado por dificuldades evidentes no 'meio jogo', poucas vezes solucionadas por mundanças posicionais capazes de infligir o tão ansiado 'xeque-mate'.

Pragmaticamente, as 'pretas' seguem à frente, com 26 pontos em 11 jornadas. A responsabilidade da vitória estava do lado das 'brancas': a jogar em casa perante o seu público, procurando diminuir uma distância pontual que deve continuar a merecer preocupação. Portanto, respeitando critérios de razoabilidade (óbvios), o resultado final não trouxe motivos para festejar, mas também não justifica argumentos e opiniões a roçar a depressão colectiva. Haja bom senso, quer nas goleadas, quer nas alturas em que a vitória não aparece. Friamente, a confiança no próximo 'xeque-mate' mantém-se inalterável.