blog

sábado, dezembro 15, 2007

Belenenses - SL Benfica: 1-0

Perdido e bem perdido é o que me apraz dizer sobre o jogo do Benfica esta noite. E acrescentar um "bem feita" para Vieira e todos os seus acérrimos defensores também não me falta vontade é certo. Já cansa o discurso da reabilitação financeira, que estamos no bom caminho, que temos dinheiro para dar e vender e depois, no concrecto, não vemos nada na defesa da equipa e do grupo de trabalho.

Afazeres vários impediram-me de cumprir a tradição de ir ver o Glorioso ao Restelo. É sempre um jogo diferente que gosto de ver ao vivo, infelizmente desta vez não pode acontecer e, pelos mesmos motivos, a primeira parte foi vista um pouco aos repelões. Mas uma coisa foi óbvia: nunca controlámos o meio campo. E quando isso acontece contra uma boa equipa como o Belém muito dificilmente se obtém a vitória. Um meio campo composto por Petit, Rui Costa e Katsoranis é, notoriamente, macio demais, não tem capacidade de pressão. E mais uma vez se comprovou que quando o Benfica à Camacho não aparece ou não chega para as encomendas não há plano B. Camacho é um líder, defende os jogadores, aposta sem medos nos miudos, não tem vacas sagradas mas é um zero tacticamente. Quando a raça que incute às equipas não chega e os jogadores não conseguem resolver numa jogada individual escusamos de esperar um golpe vindo do banco porque ele, simplesmente, não vem. Ora jogamos em 433 ora jogamos em 442, cada jogo sua sentença. Vencemos tranquilamente a Briosa e a seguir muda-se a táctica da equipa novamente. As substituições são sempre as mesmas seja qual for o resultado, seja qual for o rendimento dos que entram. Cada vez mais me convenço que o Nuno Gomes ou é titular ao lado de Cardozo ou então não deve jogar. Não traz alma à equipa quando entra com o jogo a decorrer, coisa que Adu faz sempre. O pequeno americano em poucos minutos consegue mexer na equipa, consegue ter bola e criar espaços e/ou oportunidades. Di Maria não entrou mal mas também não trouxe nada de relevante....Porquê é que não entra o Adu primeiro?

Mas mais grave do que isso é ver o Benfica fazer os últimos 25 minutos de jogo a despejar bolas lá para a frente, é inconcebível que uma equipa que pretende ser campeã faça do "pontapé para a frente" a sua primeira opção de construção de jogo. É despejar bolas lá para a frente e esperar que o desgraçado do Cardozo ganhe as bolas, que as controle e marque golos. Claro que depois, quando ele não os faz, lá vêm as críticas sobre a sua qualidade. Hoje teve duas oportunidades, uma num remate já meio tosco obriga o guarda redes azul a uma boa defesa e na outra faz golo invalidado por fora de jogo. Não me posso queixar. Queixo-me sim é de quem faz uma táctica de jogo que não cria bolas jogáveis para que Tacuara possa facturar mais vezes. Tem 35 anos mas continua um senhor a todos os níveis, quando ele consegue meter a bola no chão o jogo do Benfica é logo outro mas não pode ser Rui Costa a resolver todos os problemas do Benfica, os colegas têm que participar e isso não hoje não aconteceu.

Muitos pedem paciência para que o espanhol tenha tempo para mostrar todo o seu trabalho, é algo com o qual concordo em absoluto mas custa-me ver erros tão óbvios e tão básicos serem constantemente cometidos. Camacho deve continuar, mais que não seja para voltar a criar aquele espírito de grupo e de união que tão sabiamente Trapp soube aproveitar, mas sei que quando for preciso dedo do líder para ganhar um jogo nada irá acontecer. Não posso admitir que o Benfica não consiga ganhar o meio campo e Camacho nada fazer em relação a isso e sou capaz de apostar que para o próximo jogo irá, novamente, mexer na táctica da equipa.

A arbitragem não me pareceu má de todo, dois lances mais problemáticos pareceram-me bem ajuizados: Na primeira parte um jogador do Belém cai dentro da área mas não vi falta de David Luiz e, mesmo que tenha existido, seria fora, mas, repito, não vi qualquer falta; o golo anulado a Cardozo é bem anulado porque está em fora de jogo. Nada a dizer excepto o "orgulho" que deve ter tido o senhor do apito ao mostrar amarelo ao Maestro. Já tem um história para contar aos netos tal o prazer estampado na sua cara...

A uma jornada do fim da primeira volta e estamos a 10 pontos do primeiro lugar. Num Benfica a sério o líder máximo teria que dar a cara, dar o peito às balas e arregaçar as mangas. Infelizmente neste Benfica o líder só aparecer quando lhe atingem no ego ou para pedir qualquer coisa aos benfiquistas. A distância pontual é exageradamente grande e injusta mas há que reconhecer os nossos erros e culpas neste estado das coisas. Vi um pouco do jogo dos andrades e ainda estava 0-0 quando Hélton faz uma extraordinária defesa a um cabeceamento de um vitoriano, uma daquelas defesas que valem vitórias, tal como a defesa que fez o ano passado à cabeçada de Mantorras. Como estava o jogo, se aquela bola entra, o Vitória ganhava. Helton defendeu e os andrades acabaram por ganhar o jogo. Guarda redes de grande nível valem 6/7 pontos por época, nós temos um guarda redes mediano (estou farto de o dizer) e queimamos os grandes guarda redes que temos oportunidade de ter. Estes erros pagam-se caros...como muitos outros que já cansa referir...

Como disse por sms a um amigo meu: ainda nos resta a Taça Uefa...Sim, estou a dar como perdido mais este título. Nunca recuperaremos uma desvantagem de 10 pontos ponto final. É hora de agarrar o que falta e lutar como se não houvesse amanhã por esses trofeus que restam e, muito importante, olhar para o mercado de inverno já a pensar na próxima época.

26 comentários:

Anónimo disse...

Há que correr IMEDIATAMENTE e a PONTAPÉ com a corja andrade infiltrada no Benfica, a começar no vendedor de pneus e de banha da cobra.

Estou farto do cabrão do demagogo orelhudo, mas de toda a corja azul como ele !

Ps- E El Gordito tmb já me começa a chatear à brava, mesmo tendo em conta todas as condicionantes co que veio.

Anónimo disse...

Não se pode perder mais tempo. LFV vai para a rua e o Camacho vai com ele.
Enquanto isto não for feito, vamo-nos enganar a nós proprios.

Anónimo disse...

Pedro é o g.redes mediano que nos faz estar a apenas 10 pontos. Sem quim estaríamos a 15 ou 16 pontos. Se calhar era melhor o moreira daquelas saídas brilhantes na antas que nos custavam derrotas contra os andrades. Ou o moretto da mata real,daquelas trapalhices que por obra de espirito santos nao davam golos ou daquelas famosas reposições a pontapé que davam a bola ao adversário. Meio campo é macio porque com a adaptação de um dos mais promissores médios europeus, perdemos um dos nossos melhores centrocampistas dos ultimos anos (katsouranis). Perdemos e, por isso, tem que entrar o 2º pitbull que é o binya. Sem ele não ganhámos um na Liga. Taça Uefa também não vai dar em nada porque esta equipa não tem estofo para tal. Se apostar-mos na taa de portugal pode ser que não saiámos de mãos a abanar de uma época que o orelhas fez o favor de estragar. Aos benfiquistas tapados que aplaudem o orelhudo que foge à crise de futebol com conversas de que somos os maiores de mundo e arredores, que assobiam o quim, que veêm parasitamente o SLB ser destruído por senhores que de benfiquistas têm tanto como eu de paneleiro...tenho a dizer que a nossa luta é o 2º lugar porque no Norte mora um clube,que por muito que odiemos, faz da organização e da seriedade profissional os trunfos que vão fazendo do Benfica o maior mas nunca o melhor. Hoje vi no Belém uma equipa sem ambição e cuja mística, que Rui Costa tanto fala na nova revista do clube, só por ele é assumida e levada a cabo. Um Feliz 2008 para todos os benfiquistas e os votos que o nosso clube possa um dia sofrer uma limpeza épica que faça do Benfica...O Benfica de todos Nós e não o Benfica de todos menos Nós!!!

Anónimo disse...

Mas ainda ninguém percebeu que em 4-3-3 NUNCA se pode jogar com um avançado centro sem mobilidade?

para Cardozo jogar tem que ser com um avançado ao seu lado.

o 4-3-3 é um sistema em que o avançado centro tem q ser móvel para baralhar completamente a defensiva adversária.

o grande mal do Benfica são algumas vacas sagradas q lá andam...

dizem q há dinheiro e dps contratam-se butts, zoros, luis felipes, mantêm-se nulos e assis...

Vamos cair na real! o Benfica tem4 ou 5 bons jogadores...o resto é tudo mediano...

rui costa não pode levar a equipa ás costas sempre...tem 35 anos e o seu substituo já cá devia estar...

vender simão sem ser pla clausula de rescisão??? +2 dispensados do atl de madrid? q é isto?

claro q nunca vou reconhecer mérito aos corruptos...mas q os corruptos tÊm jogadores q desiquilibram lá isso têm...

Quetzal Guzman disse...

"Camacho deve continuar, mais que não seja para voltar a criar aquele espírito de grupo e de união que tão sabiamente Trapp soube aproveitar, mas sei que quando for preciso dedo do líder para ganhar um jogo nada irá acontecer."

Uma grande verdade.

Anónimo disse...

Isso...vamos mandar o Camacho embora, e depois o que vier tambem senão ganhar vai embora tambem...mas voces estão quê? Parvos? O homem tem culpa de ter sido chamado para limpar a borrada que outros fizeram no inicio da época...voces falam muito bem...mas quem é que ele ia pôr no meio campo? O Bynia? que nem um passe sabe fazer em condições? Como diz o Mourinho não se podem fazer omoletes com ovos de 2ª e 3ª classe...e ta tudo dito

Pedro disse...

mística desgastada é estranho criticares o Moreira pelas saídas parvas como defesa de Quim...é q Quim é especialista em saídas parvas..e reposições de bola? Não deves andar a ver bem os jogos do Benfica...é q cada reposição do Quim é bola fora. O Moretto deu um pato na Mata Real é verdade mas não foi pior do q aquele q o Quim deu contra o Aves em pleno Estádio da Luz. No dia em q vir Quim a fazer exibições como Moretto fez contra o Liverpool e Barcelona deixo de o criticar.

Conta os golos que o Benfica sofre como o de ontem...golos em q a bola passa por cima do Quim. Faz a conta e depois falamos. Metade dos golos q o Benfica sofre fico sempre com a sensação q um guarda redes bom conseguia fazer melhor.

Não sei q defesas o Quim fez esta época para nos ter dado assim tantos pontos...

"Meio campo é macio porque com a adaptação de um dos mais promissores médios europeus"

Estás a falar de quem?

Lúcio gomes: Não estou a pedir q Caacho se vá embora. Simplesmente estou a dizer q sempre q precisarmos de algo mais do q garra e atitude não o teremos do espanhol. Ele não sabe mais do q isto q estamos a ver. Estamos outra vez na fase de preparação da equipa, Camacho está a construir um grupo para qd um bom treinador chegar já ter esse trabalho feito.

Binya não sabe fazer um passe (não concordo mas adiante...) mas faz uma enorme pressão sobre os adversários e isso, nesta fase, é importante. Se vivemos da "garra e atitude" então precisamos de jogadores q comam a relva. Binya é um desses.

Anónimo disse...

Já tou a ver que és daqueles adeptos que gostavam do Beto...não é preciso um jogador que coma relva para fazer pressão. Precisa é de estar motivo e saber o que é realmente envergar a camisola do Benfica, a tal mistica, mas a verdade é que poucos são aqueles que sentem aquela camisola. Já reparaste que à excepção do Maritimo o Benfica não ganhou um unico jogo às equipas da frente?

Anónimo disse...

2 notas:
- Quero dar os parabéns a mais este passo dado na integração do Adu, depois de jogar mais 10 minutos no Restelo deve estar aos pulos, arrisco-me a dizer que é o homem mais feliz do mundo. Felizmente a equipa joga bem, ganha e ele não faz falta. Critiquem-me à vontade, mas como futura pedra basilar duma das minhas selecções, espero que ele saia em Janeiro, não quero que ele perca mais 6 meses de vida com um treinador que não tem mãos para ele.
- Antecipando as piadas dos tripeiros, e como benfiquista de cultura elevada que me considero, quero dar-lhe já os parabéns pelo título que não lhes vai fugir, estão a ser de longe a melhor equipa. Infelizmente com um 2º lugar e a taça de Portugal, já considerarei esta época muito boa.

É triste ter um cativo pago e em Dezembro já não sentir nenhum prazer em ver a nossa Liga.

André Leal disse...

Tou com o Pedro, Taça UEFA é para ganhar... Mas discordo das críticas ao Quim que não tinha hipóteses no golo, mas também acho que não é uma superestrela. O Helton defendeu aquele remate de cabeça mas também já presenteou muito no passado.

Pedro disse...

Gostar do Beto é exagerado afirmar mas q o achava muito útil à equipa como TRINCO (e não como médio direito Sr.Koeman!!!!) lá isso achava...

Anónimo disse...

O campeonato já era, o Benfica esta época tem bons jogadores com grande futuro, mas há um problema, SAÍRAM ÀS PALETES E ENTRARAM ÀS PALETES!

O Benfica desde a 1ª vinda do Camacho vinha a criar uma espinha dorsal e uma cultura de união dentro do balneário, ora esta época o que aconteceu?? Os iluminados LFV e FS julgam que percebem de futebol e trata de vender uns e dispensar outros e comprar jogadores como se não houvesse amanhã, resultado: futebol corrupto do porto campeão sem necessitar sequer recorrer à fruta e putedo!

Esta merda já se estava a adivinhar quando LFV preferiu acumular o cargo de presidente e director desportivo, mas quem lhe disse que ele sabia alguma coisa de futebol??? Custava muito contratar o Humberto Coelho ou um dos muitos ex-jogadores do Benfica com perfil para o cargo??? LFV acha que desempenha melhor o cargo que um ex-jogador de futebol???? Vamos continuar à espera de Rui Costa quantas épocas sem sermos campeões???

Este páis já é corrupto e não pune quem rouba, com directores desportivos inexistentes ainda mais fácil se tornam as coisas para os corruptos....assim nem se precisam esforçar....

GR1904 disse...

A verdade é que nos jogos em que o Benfica tinha obrigatoriamente de vencer ou, pelo menos, de não perder (Celtic em Glasgow), a equipa falhou rotundamente.

A verdade é que o LFV qd vê a equipa ganhar, é o primeiro a lançar criticas aos seus opositores mas qd perde, para alem e não estar com a equipa, vai a correr para a America latina à procura de garantir reforços para a 2ª metade da época que já nada vêm resolver.

O Camacho, nisto tudo, é o menos culpado. Veio porque quis, mas em circunstancias que não se lhe podem incutir responsabilidades que ele, objectivamente, não tem. Independentemente da sua cultura táctica, dos erros e acertos que tem cometido, já que quanto a isso, qq treinador seria sempre alvo de criticas pelo elevado desequilibrio patente neste plantel. E isso é, inquestionavelmente, responsabilidade da SAD e da sua politica desportiva.

So para dar 2 exemplos disntintos: o Di Maria faria todo o sentido vir, caso o Simão ainda estivesse no Benfica, para fazer a sua integraçao e adaptaçao ao clube e ao futebol europeu. Mas veio, claramente, com o objectivo de substituir o nosso ex-capitao. Nao nos esqueçamos que o argentino tem apenas 19 anos e, a nao ser que estejamos perante um jogador já feito, este tipo de politica desportiva é lamentável. Já o caso do Adu, que tb concordo q anda a ser mal utilizado, veio numa de, espero eu, poder substituir o Rui Costa (sinceramente acho que é nesta posiçao q o americano rende mais, pela sua visao de jogo e objectividade que incute nas jogadas) e aí sim já faz todo o sentido a sua contratação.

Não há duvidas que estamos a pagar pela irresponsabilidade de uma politica desportiva lamentavel, num ano em que tivemos os melhores resultados financeiros. E isto é preocupante.

Alexandre disse...

Ainda esotu de boca aberta por ler um comentario desses aqui... obrigado americano pela parte que me toca.
Pedro, o helton fez uma grande defesa, sim, mas não sei se entretanto viste os dois falhanços de baliza aberta logo a começar. Se o porto acabasse por não ganhar tb eu diria que são falhanços assim que fazem perder campeonatos.
Polémicas à parte, acho que sim, temos sido de longe a melhor equipa.
Muito bem o guimarães, gostei de ver.
O benfica, do que vi... muito mau.

Anónimo disse...

Pedro... como eu disse aqui há uns tempos, está provado que temos um meio-campo de anjinhos... só assim se justificam os espaços que damos no meio - e tanto faz que seja contra o Belenenses como contra outro clube qualquer - falta-nos gente que corra e que pressione (o Petit sozinho não chega).
Quanto aos guarda-redes, e esclarecendo já que não sou grande fã do Quim, acho que este ano ele já fez algumas defesas que nos têm valido pontos, esta está sem dúvida a ser a melhor época dele de águia ao peito. Quanto ao Moretto... é pá, dares como exemplo as defesas que o gajo fez contra o Barça ou contra o Liverpool, a mim não me diz muito. Esses são aqueles jogos em que todos jogam bem... Quando se joga contra os grandes clubes europeus é mesmo assim ( e não vale muito aqui estarmos a dizer que nós também somos grandes... o que é certo é que esses clubes estão num patamar acima do nosso - por muito que isso nos custe.) - O que eu queria do Moretto, era que nos jogos em que tem pouco que fazer, fizesse bem... e nesses, invariavelmente ele meteu àgua...
Em relação ao Adu... bom, essa já foi a discussão da semana, eu concordo com o Americano... o rapaz já há muito tempo que merece mais tempo de jogo! Tenha ele a idade que tiver!
Quanto à taça UEFA... o que me apetece dizer é que vocÊs parecem o Orelhas e o seu melhor plantel dos ultimos 10 anos... então mas nós que internamente já levamos 10 de atraso, temos lá equipa para nos batermos com Bayern, Tottenham, Fiorentina mais os que vêem da Champions? Para isso temos que nos mexer muito e bem no mercado de inverno... e isso é uma coisa que o orelhas não sabe fazer...
Ah... + 1 coisa: na época passada também tinhamos 10 de atraso nesta altura... e só não fomos campeões porque não ganhámos em Aveiro ao Beira-Mar nem ao Porto em casa... e éramos treinados pelo Santolas....

Pedro disse...

"O que eu queria do Moretto, era que nos jogos em que tem pouco que fazer, fizesse bem... e nesses, invariavelmente ele meteu àgua..."

Tirando o jogo na Mata Real diz-me quais jogos referes...

" são falhanços assim que fazem perder campeonatos."

É verdade mas o Helton cumpriu a sua parte.

Anónimo disse...

Fernando Santos, regressa, tás perdoado!!!!!

Voces mesmo nas derrotas têm pensamentos em grande, mesmo depois de perderem, e ficarem a 10 pontos do primeiro, já pensam na taça uefa, querem ganhar a taça uefa..... sim senhor, mas não elevem muito as espectativas porque a taça uefa não é facil de ganhar.
Pelo o FCP tar a 10 da concorrencia não vou fazer uma festa, apesar do FCP ter melhor equipa de longe, pois ainda podemos ter uma quebra, e voces até duas, mas pronto, mas nunca esquecer que o apito encarnado está em grande, e ainda vos concegue por em segundo lugar....

Anónimo disse...

Custa me a dizer isto, mas o starblade é que tinha razão: enquanto tivermos lá andrades e lagartos não vamos passar do 3º lugar!
Este ano só posso ter orgulho em 3 pessoas em TODA a estrutura do Benfica: Rui Costa, Quim (não entendo as críticas) e Leo.
Quando se sabe que dois deles se vão embora já no fim da época, mais triste fico (a renovação do Leo não dá dinheiro a ninguem, não é senhor Luís?)
Vamos por partes:
O treinador está a deixar-me profundamente desiludido. Onde está a mentalidade ganhadora? Onde está o futebol de ataque? Como um grande pode jogar com Petit, Kast e Maxi no meio campo? está a espera que o Cardozo resolve sozinho o jogo? O que se passa com o Adu? Está a marcar demasiado golos?
Os jogadores: a não ser os 3 acima referidos, são todos uma cambada de merdas armados em vedetas! Por muito burro que seja o camacho, não deve ter sido ele que disse aos jogadores para não correr, para não passar a bola com tranquilidade!Como é possivel que os jogadores do Belém trocar melhor a bola que o glorioso? Como é possivel o Luisão ser papado daquela maneira?
E agora o principal culpado desta pouca vergonha: LFV!
Por favor, saia do meu clube! Já chega de dar dinheiro aos seus amigos! Já chega de vender os melhores jogadores por meia bagatela! Já chega de André Diaz, Stetronovic, Betos, Morretos e Cia Lta! Já chega de despedir treinadores a 2ª jornada! O Miccoli é um jogaor caro e está a receber 1 milhão de euros por ano no Palermo! Quanto está a receber o Butt?
LFV JÁ PARA RUA! ELEIÇÕES JÁ!!

Anónimo disse...

Pah, sinceramente, voces estão tão desmotivados.... mas se vos serve de alguma, não é o slb que é fraco, o FCP é que está noutro patamar, PORTOgal esta a ficar demasiado pequeno para o FCP, ha 3 jornadas atras voces estavam a frente do FCP, contando com os 6 pontos que iam ganhar ao FCP, e agora nada.......

Pedro disse...

"Quim (não entendo as críticas)"

john as criticas ao Quim não são de lhe apontar culpas nos golos mas sim ao sentir q um BOM gr fazia melhor. E nunca ao seu profissionalismo...

A esse trio junto-lhe Petit q dá o litro sempre.

Anónimo disse...

ó jaco vai pa puta q te pariu caralho

so dizes merda

Anónimo disse...

Até o Petit tem deixado a desejar! Não lhe critico a entrega, mas porra, como é possivel falhar tantos passes? Viram bem a diferença no meio campo? Quando um jogador do Benfica era apertado, dava logo um chutão para a frente e perdia-se a bola. Quando os jogadores do Belenenses eram pressionados, trocavam a bola com tranquilidade! Não quero as desculpas do Petit no fim do jogo. Quero total entrega e qualidade durante o jogo! São profissionais pagos a preço de ouro, com as melhores condiçoes a nivel mundial! Não entendo essa falta de qaulidade! Serão piores que os jogadores do Belenenses?
O Camacho tem feito muita asneira ultimamente, mas mesmo assim isso não explica a total burrice dos jogadores! São passes de 5 metros falhados, faltas estúpidas... Não entendo os chutões para frente do Quim ou do Luisão, se estamos a jogar com 5 no meio campo!
Tenho pena dos putos benfiquistas que devem ser gozados forte e feio na escola. Eu já estou habituado, e as bocas dos portitas entram a 100 e saiem a 200. Se isto continuar assim, daqui alguns anos vamos ter 6 milhoes de andrades e alguns velhotes benfiquistas.

Alexandre disse...

Eu sou da opinião que se devia acabar este campeonato pra semana e começar outro em janeiro, como na argentina. Senão qualquer dia o campeonato so tem 3 jornadas de emoção.

João Bizarro disse...

Nós não jogamos um caralho, é verdade. Mas os nossos golos em off side são anulados ao contrário de outros.

E olhem que não têm sido poucos.

Anónimo disse...

Joao Bizarro - Não têm sido poucos... mas tem sido mesmo off-side... por isso não nos podemos queixar muito.

Pedro: Não tenho por hábito memorizar desempenhos de jogadores... Acho que é uma questão de reler as crónicas dos jornais... O Moretto, apesar de 2 ou 3 grandes exibições (sempre em jogos em que o benfica era a equipa "mais pequena"), não teve grandes desempenhos nos restantes jogos. E quando eu digo não ter grandes desempenhos, não é ter dado "montes de frangos" - Não! É só porque nunca transmitiu nem à equipa nem aos adeptos, grande confiança! Quanto ao Quim, e apesar de achar que esta está a ser a melhor época dele, continuo a achar que ele é G.R. de equipa pequena. São raras as vezes em que ele não soca a bola, em vez de a agarrar. Não é capaz de repor a bola em jogo sem ser através de chutão para a frente...se bem que neste caso, o treinador pode (e deveria) facilmente corrigir esta situação... Bom, eu cá, acho que o melhor que tivemos na baliza depois do Preud'Homme foi o Moreira. Feito no clube... e vamos ver se também não será desaproveitado no clube... Eu cá por mim, aposto que se o Benfica não o quiser, ele acaba no FCP... e faz uma carreira de sucesso!

João Bizarro disse...

Pedro Vagos, eu estava a falar dos golos off-side dos outros (que têm sido golo).

Quanto aos nosso ainda bem que são marcados porque não gosto de ganhar com "clics".