blog

terça-feira, dezembro 04, 2007

Shakhtar Donetsk - SL Benfica: 1-2

A única hipótese do Benfica seguir em frente nas competições europeias era vencer o jogo e isso foi conseguido com total justiça.

A equipa do Benfica apresentou-se em Donetsk com o fato de macaco vestido e nunca abdicou do trabalho e da raça, mantendo o espírito de colectivo bem presente, fundamental para conquistar os últimos três pontos da Champions que asseguram o bilhete para a Taça Uefa.

A equipa ucraniana é uma equipa muito interessante. Se conseguir ser tão boa a defender como é nos processos ofensivos será um caso sério na Europa. A facilidade com que os brasileiros transportam a bola para o ataque é fantástica. São muito bons de bola todos eles. Acontece que defensivamente são fracos e isso soube o Benfica aproveitar muito bem. Não fizemos um jogo perfeito, continuamos a perder a bola em situações proibitivas, passes simples que são falhados e isso permite um ataque rápido do adversário, faz acentuar a pressão sobre os nossos jogadores o que provoca mais erros. São situações que urge corrigir pois não se pode perder bolas em jogadas destas em que estamos balanceados para o ataque. E, apesar da muita qualidade dos brasileiros do Shakhtar, foi apenas por estes erros que a equipa ucraniana fez perigo junto da nossa baliza. Felizmente hoje os 4 elementos da nossa defesa fizeram uma exibição exemplar, Luisão foi o patrão que tanto desejamos e a lateral direita com Nélson é logo outra loiça, esta noite cheirámos o Nélson do principio que tantas saudades deixou. David Luiz é um fantástico central e quando aprender a não fazer tanto jogo com os braços, o que num miúdo de 19 anos é perfeitamente natural, será uma fora de série.

Tantas vezes nos queixamos das oportunidades desperdiçadas e esta noite Cardozo não falhou, à matador, e de cabeça. As duas vitórias do Benfica na Champions têm o carimbo dos cardozaços. Com a vantagem de dois golos a pressão dos ucranianos era natural mas o Benfica, sempre que punha a bola no chão, controlava o jogo e causava perigo. E é isto que me faz impressão: porque raio abusamos do pontapé para à frente quando conseguimos muito melhor resultado com ela controlada de pé para pé? E o que dizer dos pontapés de Quim sempre para fora??? Que raiva.

Na segunda parte fizemos um jogo de extraordinária inteligência, alicerçada numa defesa compacta onde toda a equipa ajudava e lutava pela bola e saindo a jogar de forma inteligente, trocando a bola com tranquilidade. Nesta fase saltou a olhos vistos o que vale Rui Costa. Numa altura onde na blogoesfera se fala tanto de jogadores inteligentes o maestro hoje demonstrou o que é inteligência a jogar quando é preciso ter a bola, jogar no meio campo adversário e segurar uma vantagem. Brilhante Rui e não será este o teu último jogo na Champions nem que a vaca tussa...

Este Benfica de Camacho tem uma assinatura: empenho total até ao fim para obter o objectivo proposto, a vitória. Vencer num terreno tão difícil como este, contra uma boa equipa, quando muitos vaticinavam uma hecatombe tem muita mão do espanhol. Mas é fundamental corrigir os tais erros acima referidos. São erros que nos podem sair caro. Estas vitórias são muito boas, para o clube e para a equipa, recuperando os índices anímicos apôs a injusta derrota de sábado.

Apetece-me dizer que a grande diferença deste jogo para o de sábado foi o árbitro mas não o vou dizer. Seria engraçado analisar a quantidade de faltas que os árbitros internacionais marcam sobre os nossos avançados com as que os árbitros tugas marcam. Deve ser dos defesas das equipas na Europa...são mais caceteiras...deve ser isso. O lance do penalty de David Luiz é de dificil análise pois o jovem brasileiro tem os braços nas costas de Lucarelli e quando assim é aceita-se a decisão do árbitro.

Agora segue-se a Taça Uefa e como disse o ano passado e repito este ano : é para ganhar!! (por muito que isso custe ao luis hehe)

35 comentários:

dezazucr disse...

Ganhámos.
Mas mesmo assim conseguiram tirar-me do sério. Como é que um jogo com uma vantagem de 2-0 se torna facilmente num jogo sofrido e no fio da navalha.
Aos 2-0 tinhamos que manter a bola no meio campo adversário.
O Camacho tem de deixar de ser burro. Continuo chateado com ele pelo jogo de sábado!

dezazucr disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
MFQ disse...

Abordei este jogo (no sofá) de uma forma descontraída, própria de quem segue um sorteio do euromilhões. À partida a lógica jogava contra as minhas expectativas, no entanto, este Benfica quando se sente menos pressionado pelas exigências dos adeptos e da crítica, solta-se e rende mais. O espicaçar do brio pela má imagem deixada no jogo contra o Porto também lhes foi favorável.

Gostei da entrada de Nelson na equipa. Luís Filipe vai deixar o lugar para o cabo-verdiano. Cardoso marcou um belíssimo golo de cabeça, o primeiro ao serviço do Benfica. Não dei por outros destaques individuais. Globalmente a equipa fez por merecer a oferta do 1.º golo e soube guardar a vantagem.

Mérito para os jogadores e mérito para Camacho. Nada a apontar ao técnico no jogo de hoje.

MFQ

Bruno Pinto disse...

Para mim o Benfica ganhou o jogo no momento em que Camacho disse a frase capital: "Temos de ser grandes como o FC Porto".

Anónimo disse...

E não é k o Bruno me roubou a deixa?

Parabéns, meus caros. Jogaram à Porto e, quando assim é, a vitória está assegurada. Já sabem a receita, k o Jaime Pacheco espanhol vos deu de bandeja.

Congratulations!

ps; claro que não poderia faltar o sistema, desta feita internacional, prejudicado seriamente a equipa encarnada. A sério. Lá está, no monótono e previsível discurso do Pedro, a referencia ao lance de "dificil" ajuizamento, k deu o penalty aos ucranianos. Conseguiste a proeza de te tornares num estereotipo, ó Pedro. Neste caso, o do "cromo" k, de tanto fel k destila, se torna uma personagem engraçada.

Alexandre disse...

Bem, eu fui o primeiro a dizer que não acreditava numa vitoria do benfica.
Apesar de não ter visto o jogo, e não saber de todo o que se passou em campo, o que interessa é que ganharam e dou-vos os parabens por isso.

Agora se forem arrumados na UEFA pelo menos que seja contra uma equipa a sério.

Deixo-vos saborear o momento, as discussões seguem dentro de dias.

Anónimo disse...

Nenhuma vitória do SLB me custa. Saltei e berrei como sempre. Continuo é convicto que não damos para as duas competições. O nosso banco não é garante de nada.

Espero estar enganadíssimo mas, nos últimos anos, tenho acertado.

Pedro disse...

type nem sei o q te diga tanto o disparate q dizes...nem sei se me deva preocupar-me em explicar-te o q está escrito no post mas lá va:

O penalty é bem assinalado. A partir do momento em q os braços do David Luiz estão nas costas do Lucarelli é irrelevante discutir se houve empurrão ou não pq o árbitro não pode aferir da "intensidade". Os braços estão nas costas o Lucarelli experiente como é atira-se para o chão. Nada a apontar ao árbitro. Apenas e só ao David para aprender a não repetir...

Sistema é só mesmo aquele q o teu clube domina. Descansa.

Alexandre disse...

pedro, pena que os braços do david luiz no sabado não contassem para nada.
É engraçado ver como os criterios mudam de sabado para terça feira.
Goza lá a tua vitoria e cala-te com o resto.

André Leal disse...

Para mim o Penalty não existe, mas concordo com o raciocínio do Pedro em que ao ter a mão nas costas do aversário fica-se logo sujeito. O outro do Nélson também parece não existir pois ele põe o pé e o Brandão chuta contra o pé dele.

Vamos lá ver se ganhamos a UEFA!

Anónimo disse...

e tu anonimo, és o que? um projecto humano sem colhoes para meter um nick sequer mas com todo o tempo do mundo para debitares as palavras mais inteligentes q conseguiste encontrar para te expressares à foculporto?

tristes gajos estes que perdem tempo com o Benfica.

Somos a vossa vida!!

Anónimo disse...

Jogar à Porto na Europa é o quê, levar 4-1? Esta vitória foi à Benfica.

Se o Cardozo continuar a jogar assim de cabeça temos ponta de lança!

Pedro disse...

Se é para insultar por insultar ao menos façam-no com piada para ver se não me obrigam a apagar o comentário ok?
:)

Alexandre o critério é exactamente o mesmo.
Eu estou a gozar a vitória como sempre faço e entretanto aproveito para gozar com quem se pôe a jeito tb
hehehehe

André Leal disse...

Oh Alexandre, para o "Trio de Ataque" não havia penalty nenhum para ninguém. Nenhum dos "paineleiros" viu qualquer falta contra ou a favor do Benfica. Já eu vi quatro. Tu vês os favoráveis ao Porto e esqueces-te dos outros... São opiniões...

Alexandre disse...

Pá, não vou pôr em causa a vossa vitoria e ja vos dei os parabens por isso.

Pedro, se os critérios são os mesmos então uma placagem dentro da área, digna de uma jogada de futebol americano, é tão ou mais grave do que um empurrãozito.

Sabes qual é o problema? É que vocês estão habituados a fazer de tudo e passar impunes, depois chegam à champions e os árbitros já não dormem. Enquanto que o fcp, na champions, já tem direito a penaltys, pois logo no primeiro jogo o arbitro como não tinha medo de ir ao castigo, marcou um a favor do fcp. O que dá tantos como aqueles que se marcaram em 12 jornadas da liga bwin.

Gostei de ver o LFV de peito feito após uma grande vitória. Gostei porque para um clube que se diz o maior do mundo, ir ganhar ao sakhtar (é assim que se escreve?) e cair para a taça uefa, é um grande feito. Principalmente quando se tem o melhor plantel das ultimas 10 épocas.

Também gostei de ver que após o jogo contra o benfica, a académica já pôde jogar com o guarda-redes do costume.

andré leal, sinceramente não consigo ver 4 penaltys de maneira nenhuma. Bejo um claríssimo logo aos 12 minutos. E vejo um na minha opinião muito muito duvidoso sobre o di maria. Mas isso pode ser da cor da camisola, não digo o contrario. Mas esses paineleiros são os mesmos que disseram que o lisandro estava em jogo quando marcou o 2-1 contra o belenenses, e aí ninguém os citou.

Alexandre disse...

Bejo=Vejo... sou portista mas não sou tripeiro ;)

Anónimo disse...

Um vitória da eficácia, parecíamos uma equipa italiana! Naturalmente fiquei muito feliz pela continuidade na UEFA, e pela positiva destaco:
- Luisão: o gigante voltou, desta vez face a algum nervosismo e infantilidade de David Luíz, foi o Luisão a impor a ordem e a liderar a nossa defesa
- Cardozo: 2 golos, já "valeu" 2 vitórias na Champions, é isto que esperamos do Tacuara. Eu aconselhava-o era sempre a jogar com aquela fita preta, para quem cá não faz um cabeceamento de jeito, ontem disparou um míssil "à Jardel"! Fantástico.

Pela negativa apenas a insegurança no passe, nomeadamente na 1ª parte, o que fazia com que a possa de bola fosse maioritariamente do Shaktar acentuando a pressão que só não deu piores resultados porque a equipa ucraniana falhou quase sempre no último passe.

Pedro disse...

"então uma placagem dentro da área, digna de uma jogada de futebol americano, é tão ou mais grave do que um empurrãozito"

Claro q é. Nunca disse o contrário.

A diferença caro alexandre é q na Europa os árbitros são justos na sua maioria e por isso o SLB consegue ir ganhar a um terreno tão dificil como este contra uma boa equipa q tem um meio campo 10 vezes melhor q o vosso. É q na ucrania o árbitro não assinalou falta aos cortes limpos do SLB e até, imagine-se, marcou as faltas q os nossos avançados sofrem, coisas impossiveis de ver cá no burgo.

Em relação ao gr da académica realmente o Domingos é conhecidíssimo por prestar vassalagem ao SLB, pode-se contar as vezes em q ele olhou para o chão em lances do Benfica...realmente uma vergonha.

Ainda a conversa dos 12 minutos? Aos 12 minutos ficou um amarelo por mostrar por simulação grosseira. É só ver as imagens!!!

João Bizarro disse...

Mais uma vitória suada num jogo de sacrifício "à Camacho".

Era escusado sofrer aquele golo logo aos 30 min. Num penalty um bocado duvidoso (parece mais penalty o do Nelson sobre o Brandão.

Na 2ª parte acabamos por controlar o jogo e merecer a vitória.

Alexandre, este Shaktar é de longe melhor que as super potencias Marselha e Besitkas.
Já agora, quando é que metes na cabeça que no tal lance aos 12 o Lisandro está fora de jogo, aliás assinalado. Fonix, às vezes pareces o jaco.

Alexandre disse...

Sim pedro, por serem justos é que o binya apanhou seis jogos de castigo e ontem foi marcado um penalty.

O domingos faz o que lhe mandam fazer. Será que o ricardo tinha uma dívida a pagar pela eliminação do benfica na taça?

Estás a falar da tentativa de lesão do david luiz que passou obviamente em claro ou do penalty claríssimo que curiosamente tb passou em claro? Era chato ver o jorge sousa de castigo pra semana. Ele tem de ganhar algum para as prendas de natal.

André Leal disse...

Os quatro que eu digo são 2 para cada lado e já estão descritos no post do jogo.

Mas eu citei os paineleiros para mostrar que cada um tem a sua opinião, a maior parte das vezes a favor do seu clube, mas às vezes também contra.

Alexandre disse...

joão bizarro, foi assinalado com um pontapé de baliza??

E sobre o shaktar, é de facto uma boa equipa, apesar de ter perdido os ultimos 4 jogos. Já vos dei os parabens. Já o celtic não é melhor que marselha e besiktas e no entanto, estão lá.

Alexandre disse...

andré leal, concordo ctgo. Podemos ter diferentes pontos de vista conforme o clube que apoiamos.

Mas repara que o que se transmite aqui é que foi uma roubalheira porque ficou um penalty por marcar. Mesmo admitindo um para cada lado, é dificil justificar a derrota com isso.

E quem não consegue admitir um penalty a favor do porto já inventa um fora de jogo.

Pedro disse...

"por serem justos é que o binya apanhou seis jogos de castigo e ontem foi marcado um penalty"

Exacto. Apesar do castigo não depender dos árbitros. Mas como podes ver apesar de termos penaltys contra até vencemos. Pq? pq o árbitro marca as faltas a nosso favor q tem a marcar e não marca faltas inexistentes contra nós.

"O domingos faz o que lhe mandam fazer"

Agora disseste tudo. E aposto ctg q a saída do pedro roma foram ordens superiores...só q tiveram azar. Saíu-vos o tiro pela culatra...hehehe

"Estás a falar da tentativa de lesão do david luiz que passou obviamente em claro "

Claro q passa em claro. É o q te ando a dizer...é tudo permitido contra os nossos jogadores. Vê só as porradas q o Cardozo já levou sem ter sido assinalado qqr falta...felizmente na Europa isso não se passa (tão frequentemente como é óbvio)

" Era chato ver o jorge sousa ...Ele tem de ganhar algum para as prendas de natal."

Já ganhou...de certeza q foi à casa do corrupto receber um daqueles envelopes habituais...coisas normais q estão bem escarrapachadas no processo Apito Dourado onde, ena ena, os dois são arguidos!!!
:)

Anónimo disse...

esses portistas são incriveis! ontem deu um jogo da liga do campeões e vem para aqui falar do jogo do sábado! esse jogo já passou! ganharam (e bem), parabens!
em relação ao post, concordo em algumas partes. não gostei muito do nelson (mesmo assim melhor que o luis filipe), nem do david luiz. o petit fez uns passes disparatos mas no global esteve bem.
sinal +: finalmente, voltou luisão! já estava a ficar desesperado com ele, e claro TACUARA (podia comparar-lo com o nuno gomes mas não vou fazê-lo).
vamos para a UEFA mas fiquei triste. somos muito melhor que o celtic e eles ficaram a nossa frente.
PS: no intervalo fiz um zapping e levei com o santolas na sic e o veiga na tvi! fiquei a saber que o camacho não vale nada, o lfv não vale nada e que o porto é que bom!

Alexandre disse...

Pedro, sabes ler? Percebes português?? Ou tás mesmo só no gozo?

"Apesar do castigo não depender dos árbitros"
Pois não, mas como o cunha leal ainda não chegou à uefa, tiveram azar.

" E aposto ctg q a saída do pedro roma foram ordens superiores...só q tiveram azar"

Foi exactamente por isso que agora já jogou contra o guimaraes... porque o guimarães é um forte candidato ao título. Às vezes dizes cada cagada...

"Claro q passa em claro"
Diz-me que sabes do que estás a falar e que estás a brincar... senão liga já 112.

"...os dois são arguidos!!!"

????

João Bizarro disse...

Da mesma maneira que o Domingos só é treinador porque alguém o indica. É tipo estágio. O azar é que ele como treinador é um banana.
E quem paga é a Briosa.

Pedro disse...

"Foi exactamente por isso que agora já jogou contra o guimaraes"

Exactamente. É mesmo isso q estou a dizer...só, como disse, tiveram azar. O plano não correu como esperado para as vossas bandas...

Alexandre disse...

Sem dúvida que meter um guarda redes que sofre dois frangos no mesmo golo é um plano maquiavélico.
Ainda estou a tentar perceber quem terá tido essa ideia magnifica.
Mas é como dizes, tiveram azar porque o rapaz tinha uma divida a pagar... e ficou bem paga.

Anónimo disse...

Algo de perigoso está a acontecer neste Blog.
Os Benfiquistas são por norma democráticos, tal qual, a Historia do Glorioso, feita de Democracia e Pluralidade.
Damos a palavra a todos, naquela casa, não há censura.
Pois, é aqui que começa o perigo, tal como no “O triunfo dos porcos” o que parece não é.
Neste caso, está-se a dar largas a muitos porcos, á gente, como cães, de açaime e trela, mesmo assim são perigosos.
Ao fazer-se uma pequena observação numa pocilga não muito longe, vemos que os porcos andam domados, são como carneiros, funcionam por assobios e mordidelas. Este comportamento não é casual, tem tudo a haver com a evolução da espécie, tem de ser assim, ou a anarquia instale-se e é o fim.
Sei que é contra a natureza dos benfiquistas, mas peço alguma censura aos “porcos do triunfo”.

Viva o Benfica

Pedro disse...

Pois alexandre...volto a dizer...correu-vos mal o plano. São coisas q acontecem...o Jorge Sousa compensou.

:)

Anónimo disse...

Vivemos num país em q arbitros arguidos e suspeitos de praticas de corrupçao continuam no activo, a arbitrar jogos e a exercer a actividade sem qq tipo de problema, como se nada fosse, como se nada se tivesse passado, como se nada houvesse, como se nada recaisse sobre actos passados.

Aqui é q esta o cerne da questao.

Pq dps permite-se tudo.

Anónimo disse...

Lampiões... vemo-nos na UEFA!

Anónimo disse...

Caro Pedro a forma como se nota a tua raiva contra o FCP, usando qualquuer argumento para o atacar, é compreensível, mas só te fica mal. Vê-se que não olhas a meios. Olha, eu sei que o teu clube andou muitos anos a ganhar tudo com uma perna às costas e depois bastava ofrerecer um bom bife com batatas fritas ao homem de negro, que ele já ia feliz para casa.Eram outros tempos. Mas, por mais discursos que escrevas, não consegues fugir á realidade. Tal como ontem o Benfica ganhou justamente e sem casos, também o Porto o fez na Luz. Deixa lá os penaltys fantasma que nunca existiram e reconhece quando o adversário é superior e o ponta de lança da tua equipa não é eficiente. É digno e é de homem da tua parte. No resto critica o FCP á vontade, pois o blog é teu e estamos em democracia.

Pedro disse...

caro dragão azul eu não tenho qqr raiva ao teu clube mas sim nojo a tudo o q ele representa.

Não tenho qqr problema em reconhecer a superioridade do adversário da mesma forma q não tenho qqr problema em apontar os árbitros como os culpados de uma qqr não vitória caso isso ocorra...

Mas uma coisa tens toda a razão nem eu nem ninguem consegue fugir à realidade...e a vossa realidade estás quase quase a mostrar-se...