blog

terça-feira, dezembro 11, 2007

César Delgado (26 anos)



Será?

46 comentários:

Anónimo disse...

O "Chelito" é um jogador já com algum nome, um jogador feito, o problema é que parece haver alguma concorrência. Falam-se de propostas na ordem dos 5/6 milhões do Olympiacos/Lyon, pelo que eu acho que o Benfica deve tentar meter o Bergessio no negócio para baixar o preço (e livrarmo-nos dele!).
Acho muito bem que se reforce o plantel, mas custa-me sinceramente que a prioridade seja um avançado para jogar ao lado de Cardozo quando temos um tão bom a quem não é dado oportunidades. Mas infelizmente tem 18 anos e vem dos EUA, pelo que está condenado a ter que esperar...

Ricardo disse...

Concordo em absoluto, americano. O Adu tem sido, paulatinamente, integrado na equipa, quanto a mim, com cuidados a mais. Não digo que o americano tenha de ser titular em todos os jogos, mas dar-lhe apenas 10 minutos por jogo é um absurdo, se tivermos em conta o actual plantel do Benfica. E depois há a velha questão: se não joga, como é que pode evoluir e mostrar que é um excelente jogador? eu acredito nele, e penso também como tu que o Camacho tem de dar tempo ao Freddy. Mas Camacho é medroso. Se fosse Fernando Santos, não era o que lhe chamariam? Em relação aos avançados há outra questão: nós sabemos realmente o que vale Bergessio? Quer dizer, o homem joga duas vezes, joga mal, é logo despachado? Parece-me que assim vamos continuar a política que nos deixou 10 anos na penúria. Não digo que Delgado não seja bom, que é, mas, quanto a mim, a prioridade para reforçar a equipa não passa pela frente de ataque, mas sim pela ala direita e meio-campo (alguém que saiba fazer os dois momentos do jogo, um box-to-box, como agora lhe chamam... Tiago como opção primeira, Diego Souza, Tiago Gomes ou outro qualquer jogador de qualidade). Na frente temos Cardozo como fixo, e ainda Adu, Nuno Gomes e Mantorras. Não somos ricos. Reforcem-se onde precisamos e não onde ganham sorrisos dos adeptos.

Pedro disse...

Acho q todos concordamos q é hora de Adu ter mais minutos, da mesma forma q concordo q é cedo demais para poder expressar opnião sobre Bergessio. Acontece q com Adu, Di Maria e Cardozo mesmo não tendo um rendimento de alto nível notou-se, logo de imediato, q tinham qualidade e muito potencial. Com Bergessio isso ainda não se viu e penso q seja por aí q ele seja um dos principais candidatos a sair. Camacho já disse q não quer um plantel tão extenso por isso alguem vai ter q sair, saiem aqueles q não mostraram nada.

Camacho medroso é capaz de ser exagerado. Ele mete os miudos sem medo, não tem problemas em deixar jogadores fundamentais no banco, etc. Podia ser mais audaz? Talvez. Mas medroso acho q não é...pelo menos nesse aspecto de apostar nos miudos.

César Delgado é um estranho para mim, não acompanho o futebol sul americano. Há quem diga q é avançado à quem diga q é médio direito q faz muito bem as diagonais como Simão fazia mas no lado direito (o que diziam de Rodriguez tb)

O q é de lamentar é a quantidade de novos reforços que estão na calha para poderem ser dispensados passados 6 meses. Não é uma questão de ir na conversa de jornais é, simplesmente, uma questão d eolhar para o plantel do SLB e ver quem é opção para Camacho e quem não é.

Anónimo disse...

Eu não quero chamá-lo de medroso, agora o que digo sem hesitações é que ao contrário de outras opiniões aqui escritas, eu acho que a gestão de tempo de Adu tem sido má, para não dizer péssima. Fiz diversas vezes o paralelo com a gestão que o Porto fez de Anderson, pela idade de ambos e até o potencial, e nesta altura o Anderson ia numa fase muito mais adiantada de integração, apesar de até render menos que Adu, a diferença é que no Porto se percebeu imediatamente que estava ali um diamante, no Benfica acho que muita gente ainda pensa que tá ali um miúdo que dá uns toques, bom para o Marketing, mas que vem dum país sem tradição, e não será melhor jogador que alguns juniores nossos. Puro engano, o Adu sempre foi um talento com um ou dois passos à frente dos outros, e até na maneira como ele joga se percebe isso. Ele tem 320 minutos e 5 golos, uma média superior a qualquer outro jogador em Portugal, pelo que acho ridículo esta gestão que Camacho faz "à João Coimbra"! Já chegou ao ponto ridículo que quando ele entra a 15 minutos do fim eu fico feliz, parece que ele vai jogar muito tempo! E alerto para o seguinte facto, o Adu não é o Di Maria, nem o Coentrão, nem um dos outros, o Adu é a grande esperança futebolísitica dum país com muitos milhões de habitantes, e para quem o desporto é fundamental. Ele até agora vai pintando um cenário muito cor de rosa em todas as muitas entrevistas que lhe são solicitadas, mas algum dia se ele tem uma expressão menos feliz a nossa imprensa vai pegar nisso e será o fim dele em Portugal, escrevam o que vos digo.
A mim custa-me ver que o Anderson contribuiu para vários títulos do Porto, espalhou magia nos relvados, encheu-lhes os cofres e hoje já brilha no Manchester, enquanto que o Adu está quase a ser transformado em Mantorras 2, é aquele pretinho simpático que entra a 5 minutos do fim para ser talismã. É ridículo e quase ofensivo para um jogador que tem tudo para se impor como um talento à escala global, continuo a dizer, por muito arrogante que pareça, que a maior parte dos benfiquistas ainda não percebeu a pérola que tem em mãos!

Ricardo disse...

americano, fico feliz por ver que tens exactamente, sem tirar nem pôr, a ideia que eu tenho do Adu. Concordo com TUDO o que dizes sobre o jovem americano. E deixo a pergunta: se achas que não é por medo que Camacho não o põe a jogar mais tempo, é porquê? Pois... é por ser um tronco que não percebe nada de futebol.

Anónimo disse...

Voces estão a discutir o tempo de jogo do Adu ou a contratação do César Delgado? É que uma coisa nada tem que ver com outra. O Adu não é avançado...aliás ainda não percebi muito bem qual é a posição dele em relvado...pelo que eu vi dele no Mundial sub-21 daria um excelente nº10, talvez seja a melhor posição para ele, agora, tem jogado pouco realmente...mas temos que ver uma coisa. Ele no inicio nem convocado era...e agora progressivamente vai entrando na equipa e, sinceramente acho que assim é que deve ser, porque o Adu é jovem e porque quer se queira ou não vem de uma realidade diferente. Ele neste momento tem que ser protegido porque é nesta idade que se vê se um jogador é uma estrela ou um fiasco. Quanto ao César Delgado, já o conheço à algum tempo mas nunca o tinha visto jogar até este video, mas para ser um internacional argentino acho que isso já será um certificado que atesta qualidade a este jogador.

Anónimo disse...

:)))

Ricardo, eu gosto muito do Camacho, apesar de me estar a desiludir em alguns aspectos, nesta 2ª passagem. Acho que mais que medo, ele não tem a percepçao do que tem ali, acho que é mais "falha de avaliação" que medo, seja como for está a trabalhar mal.

Lúcio, falámos aqui do Adu, é um tema que interessa aos benfiquistas, não tem de haver diálogos fechados, mesmo tu deste a tua opinião. No sistema que o Benfica jogou contra a Briosa (e penso que é o melhor modelo actualmente), Adu só pode jogar a avançado, seja ao lado ou atrás do outro, isso é um detalhe. Quanto a ele ser "jovem", "vir de uma realidade diferente", isso para mim é tudo conversa fiada, o Di Maria também e deve ter mais que o dobro dos minutos do Adu, com menos produção. Um "jovem" tem de ir jogando, aumentando os seus minutos, e de preferência ser titular de vez em quando para ganhar confiança em si, sentir que o treinador aposta realmente nele, algo que não aocntecerá quando sabe que o seu tempo de jogo é quase sempre 10/15 minutos, muitos jogadores nem "entram" no jogo nesse espaço de tempo, aliás a sorte dele é que tem sido extremamente produtivo, caso contrário aqueles cromos típicos do 3º anel já estavam a dizer que não vale nada e a pedir para ser recambiado em Janeiro.
O Camacho que tenha tomates e uma vez faça a surpresa, lance-o no 11 no lugar do Nuno Gomes, pode ser que aí perceba bem o jogador que tem em mãos, caso contrário temo que o espaço do Adu vá diminuindo e que no final da época ele possa querer tentar procurar um clube que realmente aposte nele.

Ricardo disse...

americano, estamos a dizer o mesmo. Eu digo que ele é um "tronco que não percebe nada de futebol", tu dizes que ele tem uma "falha na avaliação". Digamos que a minha abordagem é mais jaimepachequiana e a tua mais manuelmachadiana, mas no fim a ideia é a mesma. :)

zorg disse...

Eu acho que 90% da avaliação que os treinadores fazem dos jogadores acontece durante os treinos, não é durante os jogos. E é nos treinos que a titularidade se conquista! O Adu tem 18 anos, tem sido convocado e usado algumas vezes. Do ponto de vista dele, não me parece que possa achar que as coisas não lhe estão a correr bem, antes pelo contrário.

Quantos jogadores de 18 anos têm os minutos de jogo que o Adu tem no Benfica, em qualquer um dos 3 grandes?

Acho que o Camacho pode ter muitos defeitos, agora que não tem medo de apostar em jovens, também me parece incontestável. Só que apostar em jovens é diferente de os pôr a jogar sempre!

Em relação ao Delgado, confesso que desconheço em absoluto. Acho que, caso o Bergessio não conte para o Camacho, se deve contratar um substituto. Resta é saber se este Delgado é substituto para o Bergessio ou se é a tal opção para a direita do ataque.

E em relação ao puto brasileiro de 17 anos, alguém sabe alguma coisa?

Ricardo disse...

"Quantos jogadores de 18 anos têm os minutos de jogo que o Adu tem no Benfica, em qualquer um dos 3 grandes?"

A questão, zorg, é que o Adu não é mais um jogador de 18 anos, tem potencial e características para jogar já, não daqui a um ano ou daqui a 5 anos, já, e ele próprio mostra isso, quando entra em 10 minutos e marca golos.

Além disso, por essa teoria, o Di María devia estar na mesma situação, e não está; já fez uns 10 jogos a titular, e quando não entra de início, aparece sempre como primeiro opção do banco. Olhando ao que os dois fizeram, parece-me evidente que o Adu merece ser primeira opção em relação ao Di María.

Anónimo disse...

Aí é que está Zorg, não se pode generalizar, eu não me importo o que os outros fazem, até porque eles não têm um puto como o Adu! Quando o Porto teve o Anderson, o Sporting teve o Ronaldo, o Quaresma, o Moutinho, não tiveram nenhum problema com a idade. O Adu apesar de ter 18 anos já fez várias épocas num campeonato profissional sénior (apesar de ser muito menos competitivo) e já fez 2 mundiais sub-20, não é um puto sem experiência. Por isso falar dos treinos é apenas uma desculpa para defender o Camacho, se o Adu treinasse mal naturalmente nem seria convocado, a questão é que ele foi 1 vez titular e jogou 1 vez mais que 45 minutos, quando já estamos quase a meio da Liga, já disputámos a Champions, já saímos da Taça da Liga, e já fizemos um jogo para a Taça de Portugal. Achas que ele pode estar contente com 320 minutos nessas competições sendo um dos jogadores menos utilizados do plantel???
Continuo a achar que o problema do Adu é vir dos EUA, como disse um jornalista quando ele veio para o Benfica "se ele fosse argentino ou brasileiro ninguém o comprava por menos de 10 milhões de euros".

P.S. - Volto a lembrar-te o exemplo dos lagartos na época passada, Custódio era o titular, Miguel Veloso jogava a espaços, todos desesperavam e Paulo Bento defendia que o MV era um jovem, que teria o seu tempo. Foi preciso o Custódio fazer merda atrás de merda para ele ser forçado a colocar o MV que nunca mais deixou de ser titular, fazendo o Sporting um ataque cerrado ao título e ganhando a Taça de Portugal. Nem sempre os treinadores têm razão nas suas opções, seja Camacho, Paulo Bento, Mourinho ou Scolari, às vezes a casmurrice deles traz maus resultados.

zorg disse...

#ricardo

O Di Maria é mais de um ano mais velho que o Adu. Nesta idade isso faz toda a diferença.

#americano

E o quaresma jogava sempre, no sporting? E o Anderson jogava sempre no porto? O Cristiano Ronaldo, que é o Cristiano Ronaldo, passou bastante tempo sem sequer se convocado quando chegou a Manchester.

Dizes que o Miguel Veloso entrou quando o Custódio fez merda e eu pergunto: não terá antes entrado quando estava pronto para entrar? E que idade tinha?

Repito: o Adu tem ganho minutos e tem sido utilizado com regularidade . Tem 18 anos e todo o tempo do mundo para vir a dar muitas alegrias ao Benfica.

E sobre o puto brasileiro, ninguém sabe nada?

Anónimo disse...

"Se fosse Fernando Santos, não era o que lhe chamariam? "

Eu cá chamava-o «Santola Fedorenta: Diz que é uma espécie de Treinador»

Com o Santolas o Adu nem jogava. Alguma dúvida? Lembram-se do que ele achava de alinhar com juniores?

Anónimo disse...

"O Di Maria é mais de um ano mais velho que o Adu. Nesta idade isso faz toda a diferença."

Se me permites, eu chamaria a essa teoria...BULLSHIT! Há miúdos de 18 anos mais maduros que outros de 20, e no caso em apreço o Adu parece muito mais maduro que Di Maria, até no futebol deles isso se nota, o Di Maria faz parvoíces dignas dum júnior (apesar do muito potencial que tem), enquanto o Adu é bastante mais objectivo e concentrado.

Para que é que queres saber do puto brasileiro, pela tua teoria ele tem muito que esperar até poder ter uns minutos nos séniores :)

E de facto o Adu tem sido utilizado com muita regularidade, tanta como o João Coimbra na época anterior. Tenho pena é que ele devr ter o triplo de minutos em exercícios de aquecimento, em relação ao tempo útil de jogo.

Pedro disse...

Eu acho q "ambos os dois" têm razão.

Adu já mostrou que merece mais minutos mas ao mesmo tempo parece-me correcta a progressiva utilização do Adu, primeiro com uns minutos, depois ganhando espaço na convocatória agora ganhando espaço como primeira opção...o passo natural será a titularidade ou pelo menos a disputa da mesma.

Anónimo disse...

Já agora: Bergessio = Diego Sousa.
Mandam embora o tipo sem mais oportunidades e depois choram que faz falta. Venha mais um caixote de trampa este Inverno!! Mais Morretos, Roberts, Marcos Ferreiras, Derleis, Manducas, Marceis.

O andrade-lagartoide do vendedor de pneus e de banha da cobra não apende nada com os erros. Burro todos os dias.

Anónimo disse...

Caros Benfiquistas,

Não percebo esse comentário sobre os medos de Camacho. Se há treinado do SLB nos últimos 10 anos que pensa pela sua cabeça e não tem medo de tomar opções é Camacho.

Adu joga pouco? É verdade que sim! Adu pode ser um grande jogador de futebol? Acho que sim! Adu pode ser melhor que Di Maria? Também acho que sim!
Mas, tenham calma... quantos miúdos de 18/20 chegaram ao Benfica (ou vieram dos juniores)como ídolos e não deram em nada de especial?
Estes jogadores têm que ser integrados com cuidado, porque uma assobiadela do 3º Anel tem muito mais impacto neles que num Rui Costa, Petit ou Nuno Gomes. Se o Camacho não pondera a cedência do Adu em Janeiro já considero algo muito positivo. Se estivermos a ganhar 3-0 ao intervalo e o Camacho não colocar o Adu no início da 2ª parte, acho mal. Mas, até agora, só temos tido jogos de resultado em aberto até próximo do fim.

Qual a competição mais provável para Adu jogar? Taça da Liga! Quantos jogos completos fez nessa competição? 2 (e ainda tem mais 1 incompleto)

É verdade que ele tem marcado golos decisivos neste início de época, mas imaginem o seguinte cenário: Adu começa de início, o Benfica faz um mau jogo e empata (ou perde), quais seriam os comentários na semana seguinte? Adu só serve como talismã! Adu só rende nos últimos 10 minutos! Adu (ainda) não tem estofo para futebol "a sério", etc.
Entre o seu jogo de estreia (na pré-elimatória da Champions) e hoje já vi uma grande evolução. Mas temos que ter calma, continuar a apoiá-lo e acredito que no próximo ano um dos nossos principais reforços será encontrado internamente!

Quanto ao Delgado, não o conheço de lado nenhum! Mas, se o Camacho o escolheu (será que está mesmo contratado?), dá-me algumas garantias de que pode começar a render dentro em breve. Vamos ver...

Para finalizar, um aparte: porque não se ouve nada de especial em relação ao processo que o Iordanov moveu contra o Zbórdem? Imaginem o que seria de um ex-atleta do Glorioso, ainda por cima com um grave problema de saúde, que tivesse colocado o Benfica em tribunal por causa de um acordo sobre um jogo de homenagem? Continuemos atentos, para ver o que fazem os jornaleiros cá do burgo.


Cumprimentos e força SLB!

Anónimo disse...

Zorg, mas eu nem vou discutir mais isso contigo, já percebi que vais defender o Camacho mesmo que o Adu tenha 40 anos e jogue 5 minutos por jogo, felizmente vejo na maior parte dos foruns benfiquistas que 9 em cada 10 benfiquistas acham que o puto merece muito mais minutos, e até uma titularidade.
A minha opinião mantém-se: se o Adu não começar a ter mais minutos até ao fim da época, o mais provável é não continuar cá. E para ele ainda bem, o tempo dele é agora, não é daqui a 1 ou 2 anos. Depois se isso acontecer e o virem a jogar num grande europeu, aí defendam o Camcaho, cá estarei para vos relembrar do que foi dito.

P.S. - Starblade, podes dizer que foi para queimá-lo, podes dizer tudo o que quiseres, mas ele num jogo com o FS teve os mesmo minutos que tem em 5 jogos com o Camacho. E se não vês semelhanças entre a utilização do Adu e a de João Coimbra o ano passado, estás muito distraído. Com uma "pequena" diferença, o JC futebolisticamente não é comparável ao Adu.

Anónimo disse...

Podia dizer coisas em relação ao Adu,a outros putos novos, em especial os da nossa escola e até mesmo em relação ao Camacho, de quem não gosto particularmente (do F Santos ainda gosto menos)mas só digo é que a politica de contratações (compra, venda e dispensas)e política de por este e não aquele a jogar, tem muito mais a ver com dinheiros e empresários do que com o plano desportivo...

Quanto a este Delgado é mais uma cena do acima falado... eu não o conheço mas pelo vídeo parece-me mais um como o Maria e o Cardozo que estão ali a jogar sozinhos.
também me parece um gajo (tal como o Maria) de floreados a mais que não dão resultado no nosso futebol.
Abraços

Anónimo disse...

Caro alma benfiquista o Adu não fez nenhum jogo completo, apenas foi titular em Setúbal e nem esse jogo completou. E contra a Naval curiosamente estávamos a ganhar 3-0, e o Adu não entrou, entrou sim o Coentrão que agora vai ser emprestado. Opções...

Anónimo disse...

Starblade, mas tu achas que o Camacho não é ouvido na hipotética dispensa de Bergessio??? É engraçado como o ano passado era tudo culpa de FS, este ano até já as dispensas são culpa do Presidente! Das duas uma, ou Camacho concorda e aí ele é responsável, ou não concorda e aí é tão banana como o FS porque permite que jogadores em quem ele aposta sejam dispensados. O mais engraçado é levantares essa questão quando tu já puseste o Bergessio no mesmo saco que os outros que referiste.

Anónimo disse...

Caro Americano,

Não ponho em causa o que disseste sobre a utilização do Adu na Taça da Liga. Os dados que referi sobre o Adu são os que estão no site da Liga (http://www.lpfp.pt/bwin_Liga/Pages/Pessoa.aspx?epoca=20072008&clube=sl_benfica&jogador=2223).

Para te ser sincero, não vi quase nada do Glorioso nessa competição, porque na altura não estava em Portugal.

Quanto ao jogo contra a Naval, tens razão. Mas, lá está, com 3-0 entrou um miúdo. Não foi o Adu, mas foi o Coentrão (não podemos esquecer que também é apontado como uma grande promessa, apesar de a mim ainda não me ter convencido com aquelas quedas e afins).

A todos os jovens do plantel (Miguel Vítor, Romeu Ribeiro, Freddy Adu, Fábio Coentrão e Dí Maria) falta experiência, sentido táctico e "calo". Seria mais fácil todos eles terem mais oportunidades se o Benfica já fosse uma equipa formada e cada um, à vez, fosse entrando na equipa. Mas, a realidade, é que o Benfica está a formar a sua equipa para os próximos anos (digo eu) e não se deve correr o risco de integrar jovens numa equipa que ainda está à procura das suas rotinas.
Tive noção disto mesmo no jogo de Glasgow em que, do meio-campo para a frente, tinhamos: Katso, Bynia, Maxi, Rodriguez, Rui Costa e Cardozo. Já repararam que apenas o Katso e o Rui já tinham jogado juntos e mesmo estes poucas vezes (porque o Rui o ano passado teve lesões).

Acredito nesta equipa! Acredito neste treinador! Só desejo que a direcção não cometa erros de gestão desportiva e consiga manter estes jogadores (Adu e Dí Maria incluídos) e reforçar-se com 2 ou 3 grandes jogadores (os tais 20M€!!) e acho que teremos muitas alegrias nos próximos anos (até mesmo este ano).

Um abraço

Anónimo disse...

Caro alma benfiquista, o teu optimismo é contagiante, espero que tenhas toda a razão!

Abraço

zorg disse...

>Zorg, mas eu nem vou discutir mais isso contigo, já percebi que vais defender o Camacho mesmo que o Adu tenha 40 anos e jogue 5 minutos por jogo,
-
O que eu não vou fazer é criticar o Camacho por não dar a titularidade a um puto de 18 anos, que ainda por cima nem sequer jogava num campeonato europeu. Lamento, mas isso roça o ridículo.

>felizmente vejo na maior parte dos foruns benfiquistas que 9 em cada 10 benfiquistas acham que o puto merece muito mais minutos, e até uma titularidade.
-
9 em cada 10 benfiquistas também diziam que o Cardozo era um cepo, há umas semanas atrás, e agora já dizem que é o maior.

>A minha opinião mantém-se: se o Adu não começar a ter mais minutos até ao fim da época, o mais provável é não continuar cá.
-
E baseias-te no quê, para dizer isso? Na satisfação evidente - e notória em todas as entrevistas - do jogador, por sentir que está a fazer progressos e a aprender muito? Ou será na boa disposição contagiante, mesmo quando está a aquecer?

>E para ele ainda bem, o tempo dele é agora, não é daqui a 1 ou 2 anos.
-
Pelo contrário: o tempo dele começa daqui a 1 ou 2 anos e vai-se prolongar por 10 ou 12 anos, se ele for tão bom como parece. Agora é o tempo em que ele tem de aprender! E é isso que ele está a fazer, a aprender!

>Depois se isso acontecer e o virem a jogar num grande europeu, aí defendam o Camcaho,
-
Num grande europeu já ele joga! E quando o vir a jogar a titular, não tenho dúvidas que alguma da responsabilidade será do Camacho, mesmo que já não seja ele o treinador.

Anónimo disse...

Claro Zorg, ele deve estar felicíssimo, certamente o sonho dele sempre foi ser treinado pelo Camacho, aquecer todos os jogos meia hora para jogar 5 minutos, e ser preterido pelo Bergessio, Fábio Coentrão, Nuno Assis, etc
Ele nem deve caber em si de tanta felicidade!

Sabes que há jogadores inteligentes, bem assessorados. Ele está habituado a lidar com dezenas de entrevistas desde os 14 anos, claro que tudo o que ele diz é bem pensado e ponderado. Claro que ele não vai dizer "estou fodido porque acho que devia ser titular", mas se leres nas entrelinhas o discurso começa a mudar um pouco, ele já começa a falar bastante dos seus objectivos, a sua natural ambição vai-se revelando, e até tenho medo se algum dia sair alguma coisa menos feliz numa entrevista.

E sim, já percebi que para ti "ridículo" é criticar o Camacho seja por o que for.

Pedro disse...

Só não concordo com isso do "senão começar a jogar vai embora"...tem contrato com o SLB portanto só tem é q trabalhar e esperar por oportunidades como todos os outros.

zorg disse...

>Claro Zorg, ele deve estar felicíssimo, certamente o sonho dele sempre foi ser treinado pelo Camacho, aquecer todos os jogos meia hora para jogar 5 minutos, e ser preterido pelo Bergessio, Fábio Coentrão, Nuno Assis, etc. Ele nem deve caber em si de tanta felicidade!
-
O sonho dele, nas suas próprias palavras, é jogar na Europa, num clube grande e disputar as grandes competições. Tem 18 anos e não só está no caminho certo para concretizar esse sonho, como dificilmente as coisas lhe poderiam estar a correr melhor. Não duvido que esteja feliz.

>Sabes que há jogadores inteligentes, bem assessorados. Ele está habituado a lidar com dezenas de entrevistas desde os 14 anos, claro que tudo o que ele diz é bem pensado e ponderado. Claro que ele não vai dizer "estou fodido porque acho que devia ser titular", mas se leres nas entrelinhas o discurso começa a mudar um pouco, ele já começa a falar bastante dos seus objectivos, a sua natural ambição vai-se revelando, e até tenho medo se algum dia sair alguma coisa menos feliz numa entrevista.
-
Eu acho que era melhor leres menos nas entrelinhas e mais nas linhas.

>E sim, já percebi que para ti "ridículo" é criticar o Camacho seja por o que for.
-
Não, ridículo é criticar o Camacho por não dar a titularidade a um miúdo de 18 anos que chegou este ano ao clube.

Anónimo disse...

Americano, eu concordo contigo...e aquilo que dizes está a acontecer...embora seja um processo mais lento do que tu desejas. Mas se reparares ele no inicio nem convocado era...depois começou a ir para o banco, começou a entrar nos ultimos minutos e acabou por fazer um jogo como titular...se tem qualidade para entrar na equipa? Talvez...mas o Camacho mais do que ningeum sabe o jogador que tem...vamos aguardar! Como já disse alguem aqui neste blog, pelo Camacho parecer não querer mandar o Adu "rodar" em Dezembro já é um bom sinal.

Anónimo disse...

Ok, o tempo o dirá, eu aposto que a tendência não se vai inverter com o Camacho, que após os ajustes de inverno vai ter ainda menos espaço no plantel e os seus minutos vão diminuir, ou desaparecer das convocatórias já que diminuir é difícil, e que no final da época poderá ser o adeus dele. Espero enganar-me e muito, mas não há evolução nenhuma na utilização dele, simplesmente tem estado firme nas convocatórias, mas sempre com os patéticos 5 a 15 minutos de utilização. E torná-lo no novo Mantorras é a coisa mais parva que se pode fazer, porque graças a isso vai-se estar sempre a olhar para ele de lado se não marca ao fim de 10 minutos em campo. Se Camacho pusesse sequer a hipótese de dispensá-lo em Janeiro aí eu teria que concordar com o Ricardo e chamá-lo de tronco para cima! Mas pronto, parece haver quem ache que o puto deve andar feliz e motivado ao jogar 10 minutos, mesmo após entrar sempre bem, opiniões...

Anónimo disse...

Eu não estou contente que o Adu só jogue 5 minutos por jogo...mas diz-me...quem irias tirar da equipa para por o Adu? Podes dizer o Nuno Gomes...mas para mim o Nuno é dos jogadores mais influentes do Benfica...embora tenha estado mal nos ultimos jogos.

Anónimo disse...

Lúcio, na minha equipa ideal actual do Benfica nem defendo que o Adu deve ser titular, concordo que deve jogar o Nuno com o Cardozo. Mas certos jogos que o Nuno não está a jogar o seu melhor não custava nada trocá-lo pelo Adu a meia hora do fim em vez de 10 minutos? Ou mesmo dar-lhe uma titularidade, certamente que o prejuízo não ia ser assim tão grande. Se a jogar em casa com a Académica não tem coragem para fazer isso, não sei o que diga. Até porque o Nuno naturalmente precisará de descansar, por isso nada como ir dando mais minutos ao Adu e juntar o útil ao agradável. Não é isso que tem acontecido, e ao contrário do que é dito a evolução temporal do Adu tem sido tudo menos progressiva, talvez a palavra certa seja regressiva, algo que não motiva um jovem que entra e joga bem, ele pode começar a sentir que jogar bem ou mal é pouco importante porque não tem mais de 10 minutos como "prémio". E por mais que queiram dar a volta ao texot, deixo aqui alguns dados dos jogadores que referi:
Quaresma: 1ª época no Sporting, estreou-se a TITULAR ainda com 17 anos, fez 28 jogos (muitos a titular) e foi figura importante na dobradinha;
João Moutinho: estreou-se com 18 anos, agarrou a titularidade e nunca mais a largou, somando já mais de 100 jogos pelo Sporting;
Ronaldo: estreou-se com 17 anos, e no final da 1ª época em que tinha completado os 18 anos há poucos meses, já tinha actuado em 25 jogos.
Anderson: estreou-se em Janeiro após ter completado 18 anos, foi começando a jogar bastantes vezes, ao fim de 5 meses já era titular no Jamor ajudando o Porto a levantar a taça.
Isto são integrações progressivas de jogadores, com os resultados que todos conhecemos. Estou-me a cagar para o facto de Adu ter 18 anos, interessa-me a qualidade dele, não é por acaso que ele foi titular no último jogo dos EUA, há quem não olhe muito para o BI, veja-se o caso do puto nigeriano do Sporting, que ainda não completou 17 anos, e já vai integrar o estágio de observação da Selecção principal da Nigéria.

Anónimo disse...

Tu pareces que não conheces o Zbording...

Porque é que tantos putos são lançados na 1ª equipa completamente imberbes (Quaresma, Ronaldo, M.Veloso, Moutinho)? Ora pensa lá um bocado...

Anónimo disse...

Epá porque são estúpidos! Fazia muito mais sentido gastar dinheiro e lançar gajos como o Marco Ferreira, o Beto, o Derlei, ou outros, agora lançar cepos como o Quaresma ou o Ronaldo? De facto não sei o que estão a pensar...
Lançam-nos porque eles jogam melhor com 18 anos que outros reforços maduros com 20 e tais. O que eu defendo é que joguem os melhores, e acima de tudo o que digo aqui é que a integração de Adu está a ser regressiva, não digo que tem de jogar por ter 18 anos, estou a dizer que se tem qualidade deve jogar mais, independetemente de ter ou não 18 anos.

Anónimo disse...

para mim não há dúvidas: entre o adu ou o nuno gomes, só quero ver o adu!

Alexandre disse...

Isto está muito calmo. Faltam ca os abutres de há 15 dias. You'll never walk alone amigos!!

Para o Pedro e os outros invejosos:
Eu sei que as dores de cotovelo devem ser grandes, mas na proxima vez que pensarem numa desculpa esfarrapada para as vitorias do porto ou derrotas do benfica, lembrem-se do que se passa na champions há anos. Pela 9ª vez em 13 participações o porto está lá. Desta vez em 1º de um grupo onde foi claramente superior, excepto nos ultimos 15 minutos de liverpool.

Para o benfiquistas moderados:
Desculpem mas hoje estou orgulhoso do meu clube.

Anónimo disse...

John, já sei que não gostas nada do NG, mas eu até gosto muito dele e defendo a titularidade dele, agora não me fodam com a conversa da excelente integração do Adu, de ele andar aos pulinhos com tanta alegria por ser provavelmente o jogador em Portugal que mais minutos de aquecimento tem nas pernas. Porra, será que a eliminatória com a Académica estava em risco se o Adu fosse titular em vez do NG? Será que perdíamos alguns jogos por ao intervalo, ou aos 60 m (por ex) trocarmos o Nuno pelo Adu? Não brinquem comigo!

Anónimo disse...

Pois, vem este e vem todos, o costume... mas enfim, pensei que ia ver aqui algo a felicitar o FCP pela passagem aos oitavos da champions, em primeiro do grupo, e por sermos a equipa que de longe melhor representa PORTOgal alem fronteiras, mas nada......
Se o FCP tibvesse perdido era só orgasmos por aqui, assim continua só azia....

Anónimo disse...

Alexandre, fazes bem, tens razões para isso, passaram e com um bom sorteio estão com um pé nos 1/4 de final. Têm 2 foras de série (Quaresma e Lucho), 2 jogadores em super forma (Bosingwa e Lisandro), e o resto da equipa está muito bem rotinada, disfarçando algumas carências individuais, pelo que nest momento são a equipa que melhor está a jogar em Portugal. Espero é que as pilhas acabem, tenham uns azares (castigo, lesões), para aproximarmos e irmos ao Dragão na 2ª volta recuperar o atraso que temos, de preferência com golos do Adu, nos 20 minutos que irá jogar (mantendo a sua fantástica "progressão") :)))

Anónimo disse...

Pois... a mim parece-me que esta discussão faz pouco sentido... e foge bastante ao César Delgado, mas enfim.
Zorg... tenho que concordar com o Americano - Se comparar-mos o rendimento do Adu com o do Di Maria, só podemos achar que o Adu tem tido muito pouco tempo de jogo para o rendimento que vem apresentando. E isso de dizeres que com esta idade +-1 ano faz muita diferença, não deixa de ser relativo... é óbvio que ter menos idade implica menos maturidade, mas no resto parece-me completamente irrelevante... O que conta mesmo é a qualidade de cada um e o rendimento que se consegue com eles, mais nada!
Até porque se a idade contasse assim tanto, provavelmente o Ajax não tinha sido nunca Campeão Europeu.

E já agora mais uma coisa... Se compararmos a relação tempo de jogo - rendimento do jogador, e a aplicarmos ao Nuno Gomes e ao Bergessio vêmos que nem um nem outro estão a ter grande produção... Mas porque é que só o Bergessio é que é uma nulidade? O rapaz provavelmente precisará de mais jogo, mais confiança, mais adaptação... Nem todos os jogadores chegam e começam logo a render, como tal, porque raio é que já se fala em despachá-lo definitivamente??? Empreste m o homem, ponham-no a rodar numa equipa competitiva! Qualquer dia, já nem o Dabao presta!

Pedro disse...

Alexandre estavas desaparecido...devias estar com eles bem encolhidos de tanto medo não?
É isso q nos separa caro amigo, nós estamos sempre por cá. Sempre sem medos.

Seria interessante estudar o pq de te sentires orgulhoso do teu clube e vires dizê-lo para um blog do Maior.

Americano percebo a tua "luta" mas acho q tb estás a exagerar. Adu tem tido os seus minutos (muito mais do q Coimbra teve o ano passado por isso acho a comparação descabida) ganhou o seu cantinho na equipa e junto dos benfiquistas e nenhum treinador faz substituições ao intervalo sem razões fortes para isso e dar minutos a um jogador não é um motivo forte.

Anónimo disse...

Pedro, eu quando digo fazer uma substituição, POR EXEMPLO, ao intervalo, não é se a equiopa está a jogar bem mudar por mudar, é para as vezes que a equipa precisa dum abanão, como seria o jogo com o Porto em que fizemos uma 1ª parte miserável, mas nada se mudou.
Os "seus" minutos são 320. O Benfica já fez 12 jogos para a Liga, 1 para a Taça de Portugal, 3 para a Taça da Liga, e 8 para a Champions, num total de 24 jogos. Ou seja em 2160 minutos possíveis, Adu jogou 320, cerca de 13 em média por jogo. Tendo em conta que não teve qualquer impedimento e que teve um alto rendimento na maior parte dos minutos, eu acho pouquíssimo, se tu achas adequado é uma opinião.
Eu comparei com o João Coimbra pelas consecutivas entradas no fim, obviamente é uma comparação descabida porque o Adu se mostrou quase sempre uma mais valia, enquanto o JC é suplente ou não convocado no Nacional. Se fosse o FS o treinador acredito que tu e muitos outros já malhavam forte e feio nele por este motivo. E como já foi dito aqui, compara os minutos de Adu e Di Maria, e percebe-se a diferença de tratamento.

Pedro disse...

Não podes fazer a comparação dessa forma. Santos simplesmente não o utilizava. Camacho utiliza.

Acho q neste momento a falha maior q posso apontar a Camacho, nesse campo, é sentir q Adu pode (e deve) ser perfeitamente a primeira opção, o primeiro homem a sair do banco.

Anónimo disse...

americano, errado. O Zbording lança putos porque não têm dinheiro para comprar jogadores
(é claro que quando os compram trazem tipos como o Kinder Bueno e outro lixo semelhante).

Por isso não admira os putos serem lançados para a fogueira. Depois por falta de experiência os resultados são o que se vê, p.ex na Europa, onde jogadores mais adultos podem e fazem a diferença.

PS- Estou a ver que de ayatollah do Santolas passaste a ayatollah do Adu :-P

Anónimo disse...

Está boa Starblade! Sou um grande fã do Adu, e gosto do Camacho, mas acho que está a gerir mal o tempo do puto, e espero que o Benfica não queime um jogador com tanto potencial, apenas isso. E não acho mal nenhum lançar putos quando têm qualidade, pelo contrário, acho que qualquer clube português deve ir tentando construir uma base de 15/16 bons jogadores e ir completando o plantel com putos das escolas, que tenham qualidade, naturalmente, só assim poderão inverter a situação financeira negativa que vivem.

P.S. - Nunca fui fã do FS, gosto muito mais do Camacho, agora acho que muita gente exagerava nas críticas ao treinador e não via outros problemas bem mais graves que existiam e existem. Não é por acaso (infelizmente) que o Benfica nos últimos 20 anos pouco ganha, não foi só pelos treinadores, como é óbvio.

Anónimo disse...

americano, as críticas ao santolas não eram exageradas. Com o plantel que tinha, com os reforços que pediu e com o tempo que dispôs tinha obrigação de fazer muito -mas MUITO- mais.

Quanto aos outros problemas sempre existiram, especialmente com o orelhudo andrade à frente do Benfica mais o resto da corja andrade que para cá trouxe que só sabem comprar e vender jogadores como se estivessem nos saldos do supermercado.

Em relação aos putos, queimá-los é atirá-los para a fogueira sem estarem preparados (como o Santolas fez com o David Luís em Paris) e exigir-lhes que façam o mesmo que os jogadores experiêntes e rotinados fazem.

Anónimo disse...

Santos não punha Adu? Bem... a única vez em que se viu um pouquinho mais de Adu (além do jogo em Setúbal) foi com o Santos, quando o americano entrou ainda na primeira parte, a substituir um colega lesionado... Parem de dizer mal por dizer! E sabem que mais? Eu no ano passado via uma ideia de jogo, quando a equipa atacava e quando defendia. Este ano não vejo nada. É uma equipa entregue aos instintos individuais. Se acham que é assim que se ganham campeonatos, estão muito enganados. Camacho não serve.