blog

segunda-feira, agosto 02, 2010

Guadiana 2

E aí está mais um troféu de pré época para as vitrines da Luz. Se não encaro as derrotas de pré época com muita preocupação também não entro em euforia com as goleadas mas aquilo que o Benfica fez nos primeiros 45 minutos foi fantástico. Num 11 bastante semelhante ao que Jesus irá utilizar no primeiro jogo oficial o treinador pôs uma táctica em campo que permitiu um carrossel simplesmente brilhante e avassalador com Saviola e Jara a trocarem constantemente de posições ao mesmo tempo que nas suas costas, Martins e Aimar faziam o mesmo, isto permitia sucessivas jogadas de ataque e o golo era apenas uma consequência lógica de todo aquele vendaval. Voltamos a pressionanr imenso o portador da bola obrigando o adversário a sacudir a bola e esteve bastantes minutos sem passar do meio campo. Foram 45 minutos ao grande nível da época passada. Na segunda parte com as várias substituições a intensidade e qualidade diminuiu um bocado mas as rotinas estavam presentes à mesma.

Impressionante a capacidade física de Jara que não parou um minuto de correr e pressionar o adversário, pormenores fantásticos que prometem uma grande época de estreia. este jogo deu para matar saudades dos cardozaços. A evolução da equipa é notória e estamos já num patamar que muitos não conseguem alcançar numa época...

Passei o jogo a sorrir a pensar num comentário de um cromo no Record após o jogo com o Feyenoord "Estes são toscos, quero ver é contra o Aston Villa, esses sim sabem jogar...". Pois.

43 comentários:

DarthVader disse...

ROLO COMPRESSOR!!!!!!!!!!!!

e aki esta a minimização da questao dos extremos, um 4x3x3 com total mobilidade de tds os jogadores.

como disseste bem, é um verdadeiro "carrosel", ninguem para quieto, tds se apoiam, é um deleite ver este benfica jogar

temos aki kuase 2 equipas para jogar ao mais alto nivel e 2 tacticas em k estamos k nem peixe na agua, losangolo e 4x3x3

saiu di maria, mas eu axo k estamos mais fortes como equipa, estou ansioso pelo 1º jogo oficial!

como devem estar as cabeças la pros lados de contumil...

Luís Marques disse...

Muito bem jogo. Gostei desta especie de 4-3-3.
Jara parece mesmo um jogador cheio de garra e energia, do principio ao fim!

Só fiquei foi um pouco triste por ter percebido que o Ramires vai mesmo embora... Não ter jogado qualquer minuto hoje indica que a saída está próxima.

Tenho pena, muita pena. Porque é um jogador valioso, muito difícil de substituir, e feito de encomenda para jogar naquela posição de médio interior direito.

jose disse...

O Homen alto, pa, vendido ja, porque marcou mais um golo e tal, mas nao corre muito, nao faz 30 reviengas....

Ah, o Jara, nao se adaptou ainda ao futebolo do Benfica...

Ah e tal, estamos mais fracos esta pre epoca (porque perdemos um jogo com o Sion...)

Isto sao so algumas bacoradas lidas ate agora.

So e pena irmos mesmo perder o Ramirez

João Bizarro disse...

Que jogador é o Franco Jara.

Pedro Villa disse...

- Na próxima época queremos mts 45min iguais aos da 1ª parte de ontem...

- Depois os Luises Felipes não conseguem manter o nível...

- O Ramires está mesmo de saída :(

- Jara é demais!!!

Anónimo disse...

Jara = Aguero ???

J.P. disse...

Excelente jogo ontem, alguns jogadores em grande nível, como Jara, David Luiz, Cardozo, Airton, mas no entanto queria deixar aqui algumas considerações:

- Ramires não jogou... será que isso significa que está à porta da saída? Se sim, (com muita pena minha) espero uma alternativa à altura!

- Correndo o risco de me tornar repetitivo (e eu nada tenho contra o rapaz) o Roberto continua a não me inspirar confiança... não "ataca" a bola nos cruzamentos e a sua colocação entre os postes por vezes deixa muito a desejar...

- A jogar no sistema táctico de ontem já faz mais sentido o Rodrigo, mas ainda assim torço muito o nariz a esta contratação...

- Oxalá Maxi volte depressa, Luis Filipe como alternativa ao adaptado Amorim é um desastre...

Anónimo disse...

- FICO A AGUARDAR PELO SUBSTITUTO DO RAMIRES.

- CONTINUO A DIZER QUE FALTA UM EXTREMO ESQUERDO A ESTE PLANTEL...

Anónimo disse...

O Benfica ontem jogou parecido ao Barça!!! muito parecido mesmo.... quando eles jogavam com Henry, Ibra, Messi na frente!!!


num 4-3-3, onde os 3 da frente são mesmo 3 avançados, 2 deles jogando soltos sobre as meias esquerdas e direitas...


Com um Lateral fazendo praticamente sempre de extremo, fazendo com que o central do lado onde esta a bola caia sobre a lateral parecendo quase como um Defesa lateral!!

Ou seja praticamente ontem jogamos sempre com 3 defesas, e se contormar que na segunda parte entrou o Luis Filipe podemos dizer que estavamos a jogar com 2!! LOL.

dezazucr disse...

Não percebo a necessidade de alguns em falar mal só por falar e deitar abaixo alguns jogadores. O Luis Filipe não fez nada de mal e mesmo com as suas limitações até tem participado activamente no jogo da equipa.

Mário Lopes disse...

"Mal só por falar"... @dezazucr

Bem se achas que o Luis Filipe teve um bom desempenho, não só neste como em jogos anteriores, vai lá vai...
Agora, se não queres que as pessoas expressem a sua opinião, porque chamas a isso "falar mal só por falar"... Enfim, estes espaços são abertos à opinião...

Mas tu próprio te contradizes e falas nas "limitações" do Luís Filipe...

Agora se gostas de ver Luis Filipe, Pringles, Fyssas e o problema é teu!...

No Benfica não basta ter força de vontade, porque isso a maioria de nós também a teria... Se calhar é preciso um bocadinho de jeito para a coisa... E há ainda 2 ou 3 elementos no SLB que apesar de terem muito boa vontade, não têm qualidade para envergar aquela camisola...

Queremos ganhar ou ser a Sta Casa da Misericordia para esses jogadores?

Luís Marques disse...

Precisamos urgentemente de um extremo.

A forma de jogar de ontem até pode funcionar contra equipas não muito fechadas, mas quando sentirmos dificuldades contra os autocarros, vamos precisar de um jogador que traga mais largura ao nosso jogo, ou seja, um extremo de raiz!

John Billy #37 disse...

Em relação à exibição de ontem, já foi tudo dito: fabulosa.
Até às substituições fomos simplesmente perfeitos. Tornamos o 5º ou 6º classificado do campeonato inglês uma equipa banal.
Uma palavra para o Jara que fez um jogo magnífico. Nas mãos de Jesus pode-se tornar um caso sério.
Só umas nuvens que podem assombrar uma grande época.
A saída de Ramires, pelas declarações do Vieira, é praticamente certa. Foi pena termos torrado 6 milhões no Rodrigo. Mais uns trocos e tínhamos contratado o Laas Diarra, que apesar de não ter a qualidade o Ramires dava conta do recado. Veremos quem será o substituto.
A outra nuvem chama-se Roberto. Mas um jogo onde não convence. Olho para ele e até parece mais fraco que o Quim. Não o vejo superior ao Moreira e ao Júlio César.
Só será titular porque custou 8,5 milhões de euros e não porque merece. Detesto esse tipo de titularidades.

Mesmo com o Roberto e sem o Ramires temos equipa para cilindrar o Porto já no Sábado.
Vi os dois jogos do torneio de Paris e não consegui deslumbrar qualquer diferença com o Porto de Jesualdo.
Até acho que está pior porque se tem mais soluções a frente, na defesa com a saída do Bruno Alves, está muito mais fraca.
A nível colectivo é uma equipa que dá sono ao espectador. É lenta, sem ideias e sem qualidade de passe. O jogo deles resume-se a jogadas individuais do Hulk e do Varela.
E não me venham com histórias que ainda é cedo para tirar conclusões e que é preciso tempo para ver o trabalho do treinador.
O Jesus o ano passado meteu o Benfica a jogar a bola como nunca já nem pré época. Este ano mudou o sistema de jogo para um 433 e já está a 100% (ou 200%?) para a supertaça.
Não fosse a incógnita do guarda redes e teria já a certeza que seríamos campeões.
Mesmo com ele, acho difícil o título escapar.

Mentiroso disse...

Se Ramires sair pelos valores hoje avançados na comunicação social estou a ponderar uma tomada de posição envolvendo várias acções como forma de protesto. E não me importa que no dia seguinte LFV faça aquilo que melhor sabe fazer: gastar os onze milhões que cabem ao Benfica na aquisição de um ou dois novos jogadores para o lugar de Ramires.

Pedro disse...

Encaixar perto de 17 milhões por um jogador q cá esteve apenas um ano e foi contratado com todas as condicionantes do Ramires é sem qqr dúvida muito bom negócio. Agora o problema é que Ramires dava uma consistência à equipa que parece ser de dificil substituição mas é para isso que está lá Jesus e eu acredito que apesar de diferentes vamos conseguir ficar ainda mais fortes.


Roberto..ainda não me convenceu mas ontem gostei imenso de um pormenor que vi num cruzamento, ocupou muito bem o espaço ao primeiro poste e foi bastante rápido a mudar de posição quando a bola passou por cima da área. De resto teve muito pouco trabalho e é este o principal problema de um gr deste SLB, o trabalho será esporádico e por isso o gr tem q estar preparado para intervir pouco mas bem.

Anónimo disse...

Que seja amanha a apresentação do Simâo...isto nâo é o castilla!!!!!

ze das boinas

Baresi disse...

Epa, aquela defesa do Roberto no jogo com o Feyenoord... atenção que o espanhol sofre 2 golos nos ultimos 2 jogos por erros da defesa.
Mas disso ninguem fala, ou não quer falar.

John Billy #37 disse...

Eh lá!
O Roberto fez uma defesa?
E ainda não foi convocado para a selecção?
O Del Bosque anda a dormir...

Alexandre disse...

Estou a gostar da pré-época do benfica. Escolheram os adversários a dedo para golear e intimidar os adversários. Gostava de ver este benfica a jogar contra adversários italianos ou contra adversarios que soubessem defender minimamente, mas principalmente gostava de ver este benfica a jogar la fora, com árbitros que não sejam portugueses.

Como isso não vai acontecer, todos vão dizer que o benfica fez uma pre-epoca fantastica, sem olhar à dificuldade dos jogos.

Faz-me lembrar a historia do "campeão com mérito" quando os adversários estavam sem os seus jogadores.

Anónimo disse...

A contratação de Rodrigo permite ao Benfica reforçar o estatuto de rei do mercado nacional, já que eleva para 31,9 milhões de euros a verba gasta esta temporada. E é a terceira vez nas últimas quatro épocas que os encarnados ultrapassam a barreira dos 30 milhões de euros em aquisições

Rui Catalão

Anónimo disse...

Depois do eclipse da Dona Branca e de Vale e Azevedo, o maior manipulador de massas português é o idolatrado Luís Filipe Vieira. Até quando este espertalhão vai passar incólume é a dúvida do momento.

José Marinho disse...

Meu caro Mentiroso, o negócio do Ramires é apenas o negócio possível e não o desejável. Um negócio que, independentemente do valor, será sempre bom para o Benfica, porque foi esse negócio que permitiu ao Benfica tê-lo durante um ano. Acredito que sem Ramires seria muito mais dificil ganhar o campeonato e, se calhar, nem teria sido possível. É assim mesmo, o negócio está feito desde o início, como alertei em Janeiro, neste blogue e que agora se confirma.
E mais lhe digo, agora que sei quem é o jogador que o Benfica pretende contratar, meu caro, se o Ramires tiver mesmo que sair - posso assegurar que não existe nenhuma proposta oficial de compra do passe -, então posso assegurar que os benfiquistas não vão perder muito tempo a lamentar a sua saída. Quando conhecerem o nome do jogador, não ficarão entusiasmados, mas quando o virem a jogar, meu Deus, que craque. Vi-o jogar, há poucos dias atrás, comentei para a Sporttv um jogo em que ele participou e, ainda sem saber que podia vir a ser um reforço do Benfica, elogiei-o bastante. Um jogador que não dá muito nas vistas, mas quem observa o futebol para além das fintas, dos dribles, da nota artística, deve concluir que se trata de um jogador perfeito para este novo 4-3-3 de Jesus. Se o Benfica conseguir contratar este jogador, meu Mentiroso, esqueça o Ramires e faça o que qualquer benfiquista deve fazer, desejando-lhe toda a sorte do Mundo no seu novo clube.

N3ST4 disse...

Ganso...

Luís Marques disse...

Caro José Marinho, podia era adiantar mais pormenores sobre esse possível reforço!

Anónimo disse...

Ganso??!!

Tiago Coelho disse...

José Marinho, é o Wesley do Santos?

J.P. disse...

Será o Wesley de que o Jogo hoje fala?

Mentiroso disse...

Caro José Marinho, nesta altura do campeonato acredito muito mais em si, e em J.Jesus obviamente, que em Luís Filipe Vieira. Se me diz que o substituto é bom eu fico mais descansado.

Ouvi falar de um jogador do Santos mas ainda não tive tempo de actualizar essa informação.

José Marinho disse...

Entretanto, O JOGO, já dá a noticia esta manhã. Grande jogador. Se o Benfica contratar Wesley do Santos, fará uma grande contratação. Terá de agir depressa, porque há forças de bloqueio, que estão a tentar travar o negócio. O Benfica deve actuar com rapidez, fulgurantemente, para não dar hipótese de interferências externas que possam inviabilizar o negócio. Aliás, calculo que o anúncio público do interesse do Benfica no jogador, reflicta uma parte da estratégia de inviabilizar a sua contratação. Mas acredito que o Benfica o consiga contratar. Grande jogador. Craque.

M disse...

caro Jose marinho, cohecendo a sua opiniao acerca de diversos jogadores, o seu comentario acerca de um eventual futuro reforço em substituiçao do Ramires deixa agua na boca de qualquer benfiquista...:)

vamos aguardar!

Miguel Lopes disse...

Marinho, és demais. Essa do meu mentiroso, nao sei se foi intencional mas partiste-me todo... soltei uma grande gargalhada.
Falas do Wesley do Santos, certo? Sinto -te mais optimista, Zé! As exibições no Guadiana deixam qualquer benfiquista radiante. Este Benfica faz-me lembrar 92-93 com Eriksson no banco. Neno, Veloso, Mozer, Helder e Schwarz; Paneira, Sousa, Rui Costa e Futre; João Pinto e Isaias. Com Aírton e Rui Aguas no banco e as maçãs podres como lhe chamou Toni.
E o que dizer da entrevista de Mourinho ao Record? Villas Boas nunca mais se levanta depois disto.

Mário Lopes disse...

Se calhar digo eu, o José Marinho não devia ter escrito o que escreveu no post anterior, dizendo que relatou um dos jogos da sua equipa no dia anterior... Tornou a identificação do alvo mais simples e se calhar ajuda às tais "forças de bloqueio"...

Na blogosfera as noticias passam depressa, e este blog é muito lido!!!

Obrigadinho....

Unknown disse...

porra...o José Marinho sabe das contratações do Glorioso...no dia a seguir já o nome está em jornais...e eu a pensar que já tinham acabado os bufos no meu Clube...

t disse...

começo a ficar preocupado, com tanto trofeu, qualquer dia não há vitrine que aguente! :)

Pedro disse...

Sim...bom seria o Glorioso jogar contra essas potências de uma qqr terceira divisão e não conseguir ganhar. Isso é que seria uma excelente pré época...agora golear um dos principais clubes da Holanda ou o 5º classificado dessa ligazita chamada Premier League...e tudo sem agredir adversários e atira bolas de golfe aos treinadores rivais... de facto não se percebe esta pré época do CAMPEÃO NACIONAL. Cheira a MEDO!!!!

Venha quem vier de certeza que o nome está escolhido à muito. Se os corruptos o quiserem roubar que o tentem oferecendo mais um ordenado milionário e enterrando-se ainda mais. Daqueles lados só os árbitros assustam e nem assim tiveram hipóteses o ano passado, pode ser q este ano ainda seja pior.

Unknown disse...

realmente os tripas muito se enterram para nos roubarem jogadores...depois do Cebola Podre parece que também não foi desta que acertaram com o tal puto maravilha de que falavam tanto...E se em vez de se preocuparem com o Roberto olhassem para os excelentes centrais que lá moram...

Miguel Lopes disse...

Alexandre, já sabemos que o campeão com mérito é aquele que de tudo foi ilibado excepto o pormenor em que foi condenado por tentar corromper mas que não recorreu porque isso do bom nome do clube é para meninos.

O melhor é leres a entrevista de Mourinho no Record de hoje. Pode ser que acordes.

Anónimo disse...

Pois..mas noutro blog benfiquista..o nome que se refere (de forma súbtil)..não é este Wesley..

É um jogador..de Aragão..que não é parecido ao Ramires, mas iria permitir manter muita pressão e força no meio-campo.

Um jogador que, para mim, assentava que nem uma luva no 4*3*3 e no 4*1*3*2..

Mas sei que muitos não veriam com bons olhos..

Manuel Henrique Tavares Fernandes...

RP disse...

Não sendo uma questão de pessimismo, sou sempre muito céptico no que respeita a contratações made by "nojo", até porque, algumas vezes, tentam apenas promover "falhanços" de contratações que apenas existem na cabeça de alguns. Não digo que seja o caso, mas recordemo-nos da última anunciada em 1ª mão por esse pasquim.
Sim, é craque, já várias vezes me havia ocorrido - juntamente com o Hernanes - como substituto do nosso "queniano", mas desconfio da "bondade" da "notícia". Isto são aspas a mais, vou almoçar.
Saudações gloriosas

Alexandre disse...

Pedro, eu não disse que eram equipas fracas, apenas disse que eram equipas com um futebol muito a jeito de sofrer goleadas. Não é por nada que hoje defrontam outra equipa inglesa. Até parece que o futebol praticado em portugal é parecido com o inglês...

E quem viu os jogos do porto em paris, principalmente o segundo, consegue compreender que jogar em portugal com um árbitro português torna tudo mais simples.

João Bizarro disse...

Alexandre, merecias ir para comentador da SportTv. Manda o currículo.

Pedro Villa disse...

Alexandre,
a malta está disposta a dar-te os troféus da pré-época, porque os que nos interessam são outros.

Esso lamúria idiota já cheira a desculpas a mais e ainda a época nem começou...

Alexandre disse...

Pedro Fernandes, fio apenas um comentario, não se ponham já em bicos de pés.

Só não percebe o que eu quis dizer quem não percebe um corno de futebol. Mas pra isso é preciso ler sem os filtros clubísticos. Tapem o meu nome e voltem a ler.