blog

quarta-feira, agosto 11, 2010

O guardião Roberto

É a incontornável discussão da pré época benfiquista: o guarda redes Roberto Jimenez contratado ao Atlético de Madrid por 8.5 milhões de euros. Tenho-me abstido de comentar muito este tema por achar que todos os jogadores necessitam de tempo de adaptação (que se quer sempre o mais curto possível) e que não será na pré época que irei tirar todas as conclusões sobre um novo jogador. Admito, porém, que estou um pouco preocupado.

Sou daqueles que acha que o Benfica estava mal servido com Quim e, independentemente do que der Roberto, concordarei sempre com a dispensa dele e a contratação de um novo guardião caso a aposta não recaísse em Júlio César. Nunca esperei é que o Glorioso desse tanto dinheiro por um guardião semi desconhecido e é aqui o primeiro e principal erro do clube nesta aquisição: pagar tanto por um guardião sem currículo não faz sentido. Por muito bom que ele fosse o seu valor de mercado nunca era de 8.5 milhões. É um valor que incomoda e, desportivamente falando, coloca nos ombros de Roberto uma pressão acrescida totalmente desnecessária . Já muito se discutiu e ainda muito haverá por discutir sobre o valor do dito mas agora não há nada a fazer, ele é nosso por isso adiante.

Qualitativamente estamos melhores com Roberto do que com Quim? Do que vi até agora parece-me claramente que sim. Roberto tem uma compleição física muito superior a Quim e mostra ter um melhor posicionamento e agilidade entre os postes. Pegando no exemplo da Supertaça o remate de Sapunaru que Roberto defende para canto Quim nunca seria capaz de defender. Penso que os golos que Roberto sofreu até agora Quim também os sofria, frangos acontecem a todos e saídas em falso Quim teve para dar e vender, mas já vi Roberto a fazer defesas que pelos anos que tivemos de Quim este não seria capaz de o fazer, por ser mais pequeno é claro mas também por não ter a agilidade e reflexos do Roberto.

Com mais treino e melhor apuro físico tudo o que se viu de Roberto no Youtube facilmente será visto com a camisola do Glorioso: agilidade, rapidez de movimentos, reflexos, etc. O problema não está aí, está sim nas saídas quer a cruzamentos, quer a investidas sobre os adversários que lhe aparecem pela frente. É inaceitável que um guardião como Roberto, com o cabedal que tem, não domine a sua área de acção, na Supertaça tem um lance que soca a bola quando podia e devia tê-la segurado com tranquilidade até porque nem estava apertado. É neste assunto que Roberto levanta dúvidas até porque era esta a principal lacuna de Quim. Roberto é assim porque de facto apresenta debilidade técnica ou porque está temeroso e com medo de falhar? Seja como for é este o problema que Jesus tem que resolver rapidamente pois nota-se que a defesa está intranquila com esta situação e o medo de falhar dos defesas está a complicar o seu jogo pois sentem que nas suas costas não têm a protecção devida. E isto é um problema grave.

Em vários golos que Roberto sofreu foi por pouco, muito pouco, que não os conseguiu evitar. Foram vários os remates dentro da área que deram golo que Roberto conseguiu ainda tocar na bola, mostrando a tal agilidade e reflexos que irá melhorar, naturalmente, com o treino. Neste prisma Roberto parece ser de facto excelente mas isso não chega num guardião. É preciso ser-se tão bom entre postes como a sair deles. Roberto tem tudo para vingar pois tem porte físico para isso. Mas não terá a tranquilidade necessária restando apenas ter a suficiente força interior para desligar da pressão e assumir que é de facto guardião para o Sport Lisboa e Benfica senão, cabe ao treinador decidir alterar qualquer coisa.

43 comentários:

pge disse...

Bom ou mau negöcio, ele tä feito, sö posso oferecer a minha paciencia, a decis'ao deixo com Jesus.

Referindo-me apenas ao menos bom que vi, foi mesmo o posicionamento e cobertura de angulos quando se sai da baliza e tem um avancado isolado na sua frente. O resto tenho esperanøa que seja tremideira.

Anónimo disse...

Pedro, na tua aversão ao Quim (que eu já conhecia de há muito) e na tentativa de seres politicamente correcto (ou seja não dizer muito mal do sistema, não vão os outros "censores da blogosfera" marcar-te também,) escreves-te um post perfeitamente ilusório e todo subvertido do príncipio ao fim. Tenho pena! Achava-te bem mais esclarecido há 1 ano e 2 e mais quando te comecei a ler...se calhar outros valores mais altos se andam a levantar...
Cumps

Pedro Villa disse...

Estou meio decepcionado mas ainda expectante. O Quim não me inspirava confiança suficiente, mas pelo valor do Roberto e pelo que o vi fazer até ao momento, o negócio foi óptimo...

...para o Atlético de Madrid.

Tenho ainda uma réstia de esperança que pelo menos ganhe alguma da confiança perdida nos 1ºs jogos, que se torne mais seguro a sair dos postes e a agarrar bolas.

Constantino disse...

Caro Pedro,

Permita-me que discorde em alguns pontos:
- a defesa que faz ao remate do sapo-naru é originada pelo seu mau posicionamento na baliza naquele momento.
- desde que chegou ao SLB Roberto fez 3 defesas: 1 em guimaraes, 1 com feyenoord e a do sapo-naru. 3 defesas em cerca de 10 jogo é pouco se compararmos com o numero de golos sfridos. São estas as 3 que o Quim não faria?
- essa coisa da estampa fisica esta na moda porque o Jesus a referiu. Bento tinha 1,74m; baia 1,86m; Casillas 1,82!!; Preud'homme 1,82m; Enke 1,85m; Julio Cesar 1,86. nenhum deles esta acima de 1,86m. Não vamos dizer que o Roberto é melhor que estes, pois não?
- diz que em vários golos foi por pouco que o Roberto não os defendeu.... mas afinal não foi por isso que o Quim foi chutado?
- esses videos de youtube.... nem seria preciso recuar muito no tempo para fazer um igual do Quim, bastava ir à epoca anterior em alvalade, naval, braga B na luz etc etc. Basta que não haja má vontade.

No computo geral Roberto está ao mesmo nivel de Quim, sem tirar nem por. Tem as mesmas falhas mas é mais alto. Falha cruzamentos como eu como sandes mistas, tem falhas de posicionamento na baliza (reparem que no 2º golo do braga B, o centro é feito já quase dentro da grande área e o Roberto esta no meio da baliza), tem dificuldades de jogo com os pés. A´liás, recuando aos 6 anos do Quim, de certeza que não se encontram tantos golos com falhas tão gritantes como os que o Roberto sofreu nesta pré epoca. Sempre caracterizei o Quim por ser um GR que defendia o defensavel e sofria o que era dificilmente defensavel. Nunca teve o rasgo de defender o dificil. Por acarem isso mesmo os responsaveis do SLB deram 8,5 milhoes por um que julgavam ter esse rasgo, mas falharam. É tão simples quanto isto. Roberto só será no SLB o que a equipa técnica fizer dele, porque ele chega ao SLB sem bagagem suficiente. Tudo o que ele der a mais ao SLB será merito indiscutiel da equipa tecnica. E quanto mais depressa nos mentalizarmos disto, mais depressa deixamos de o discutir, porque todo o processo de substituição de GR foi um imenso equivoco.

Abraço.

John Billy #37 disse...

Pedro, desculpa lá mas dizeres isso:

"Qualitativamente estamos melhores com Roberto do que com Quim? Do que vi até agora parece-me claramente que sim."

É ter uma noção da realidade bastante diferente da minha.
Eu também concordei com a dispensa do Quim, mas este Roberto é claramente inferior a qualquer um dos três guarda redes do ano passado.
É limitado em todos os aspectos. O único positivo é a sua altura. O resto é uma vergonha.
Gostei muito desta frase:

"Em vários golos que Roberto sofreu foi por pouco, muito pouco, que não os conseguiu evitar."
Fez-me lembrar o Nuno Gomes: Só lhe faltou um bocadinho...

E em termos de frangos é ridículo compara-lo com o Quim. Esta ave rara já deu mais frangos só na pré época que o Quim em todos os jogos do ano passado.

pv disse...

100% de acordo com o post...
Quantos golos sofremos por o Quim ficar a um danoninho da bola...
Quantos golos sofremos por o Quim não sair da pequena área... quando saia da linha de baliza já era bom...
O Quim não era mau guarda-redes, simplemente não tinha pontos fortes.
Quanto aos 8.5M€ acho que todos podem ser criticados menos o Roberto... quem o avaliou e o pagou é que deve ser responsabilizado.
Por fim, acho que ridículo é comentar como anónimo e colocar em causa os valores das pessoas...

Anónimo disse...

Boas..
Tive a ver um treino do Benfica e estavam a fazer uma peladinha e basicamente cada remate cada golo...
No outro dia vê o Roberto fazer exercícios de GR básico que são bolas a meia altura para os lados que é só agarrar a bola e o Roberto só defende a bola a 2 tempos (do que se conseguiu ver pela BenficaTV)... mas o que é isto??! estes exercícios são feitos desde das escolinhas, e por ai adiante, até um dos GR infantil defende melhor!
Roberto não consegue defender uma bola de primeira, o seu posicionamento na área é péssimo e isso viu-se no jogo da Super Taça (quem viu o jogo ao vivo deu para ver o posicionamento).

Conclusão não estou a ver uma grande evolução do Roberto nos próximo mês, caso haja evolução... Mais vale resguardar o Roberto e jogar nas taças para ver se começa habituar..

Cumps

Helder disse...

O Benfica criou um problema ao contratar o Roberto por 8,5M.
É que quando se soube o valor da transferência TODA a gente pôs as mãos na cabeça a perguntar: o quê????? Tanto dinheiro????? Como é possivel???? E a partir desse momento o Roberto estava "obrigado" a fazer tudo bem.
O que aconteceu foi que ele revelou carências que se calhar ninguém estava á espera. Ou seja, com aquela altura quando sai da baliza tem de ser para agarrar a bola ou então soca-la para bem longe. Mas ele não faz isso porque parece que tem medo de aleijar os adversários! Isso provoca uma enorme instabilidade na defesa que chega a um ponto que já nem sabem se devem saltar para tentar cabecear e aliviar a bola ou estarem atentos a um possivel erro do Roberto. Ele não transmite confiança nenhuma á defesa e por outro lado os adversários que já viram as suas fragilidades usam e abusam dos cruzamentos e de remates quase do meio campo. Vai ser bonito naqueles jogos em que o Benfica esteja a ganhar por um golo e nos últimos minutos o adversário começa a bombardear bolas para a area de toda a maneira e feitio........vai ser um Deus que me acuda!
Eu não conheço nenhum Benfiquista que tenha confiança no Roberto quando há um cruzamento para a area do Benfica. Todos ficam com um friozinho na barriga a pensar: Ai meu Deus! É agora que vamos mamar um golo!
Duvido mesmo que neste momento haja algum Benfiquista que tenha confiança no Roberto.
Mas atenção: a culpa não é do Roberto. A culpa é de quém o contratou!!
O Jesus disse que queria um guarda redes que desse pontos e o Roberto efectivamente vai dar pontos.................mas aos adversários.

Mas pior que contratar o Roberto é mantê-lo a titular. Falhar um contratação pode acontecer a qualquer um. Agora ser teimoso ao ponto de prejudicar a equipa só porque pediu a contratação do Roberto isso não!! Ficava muito bem ao JJ assumir que se tinha enganado no Roberto e começava a colocar outro guarda redes que podia ser o Júlio César. Com essa atitude protegia o Benfica e o próprio Roberto. Assim não JJ.....

Pedro disse...

anónimo gostava de saber o que é que o post tem de subvertido? Se queres que eu diga que o Roberto é um frangueiro não o digo. Se chegar à conclusão que ele nâo presta direi sem problemas, por enquanto não o posso dizer mas já te disse q estou preocupado. Carimbado já eu estou à muito tempo e isso nunca me incomodou. Mas não vou nem nunca fui na onda de dizer mal por dizer.

Constantino eu não digo q é preciso estampa física, digo é que com aquelé porte físico tem q fazer mais, muito mais. Só isso. E sim, as defesas q fez o Quim não as fazia.

John eu por acaso só acho q ele deu um "frango" q foi o primeiro contra o Sion...mas é um lance q acontece a qqr um. Não é por aí que analiso um gr como não é pelos frangos q analisei o Quim. A minha preocupação, e é o q digo no post, as grandes falhas de Quim, q nos custaram muitos golos, não estão a ser colmatadas pelo Roberto. Estamos melhor pq naquilo que Quim era razoável, o Roberto é melhor.

Anónimo disse...

Parece que vamos ter mais novidades nas contratações....

Um central.....luisão vai sair

e makukula ta vendido e yebda e haliche tb.

abraço

Pedro

O VERMELHÃO disse...

Olá,
O Benfica tinha o problema resolvido da baliza ou não foi o Quim o GD menos batido da liga? O Benfica ao comprar este GD e coloca-lo a titular foi arranjar um problema que nos pode dar problemas mais tarde. Se o JJ quer coloca-lo a Titular que o ponha, mas tem que ter muito jogo psicológico com ele, ou então o seu estado de graça entre os benfiquistas também poderá estar em causa.
Eu acredito
CARREGA BENFICA

Helder disse...

Na minha modesta opinião o Roberto corre o seríssimo risco de ser o maior flop de sempre do Benfica na relação preço/qualidade.

John Billy #37 disse...

"Penso que os golos que Roberto sofreu até agora Quim também os sofria, frangos acontecem a todos e saídas em falso Quim teve para dar e vender, mas já vi Roberto a fazer defesas que pelos anos que tivemos de Quim este não seria capaz de o fazer, por ser mais pequeno é claro mas também por não ter a agilidade e reflexos do Roberto."

Pedro, acho que a palavra "frango" está ai.
E concordo contigo, o Quim era a mau nas saídas, mas o Roberto consegue ser ainda pior. Alias tu próprio o admites:

"É inaceitável que um guardião como Roberto, com o cabedal que tem, não domine a sua área de acção"

E como diz o Constantino, o Roberto fez cerca de 3 defesas em 10 jogos!
Estás a dizer que o Quim só tinha feito 2 defesas? Discordo completamente dessa ideia. Uma das qualidades do Quim era precisamente a sua segurança entre postes.

Mas o essencial disto tudo é que quando se compra um guarda redes por 8,5 milhões de euros, o seu termo de comparação não deveria ser um Quim, um Helton ou um Eduardo.
Deveria ser um Casillas ou um Cech.
Depois disso é claro que a titularidade do Roberto é quase "impingida" pelo valor exorbitante da sua compra. Tivesse vindo a custo zero e neste momento estava a treinar com o Makukula, o Zoro e o Jorge Ribeiro.

PS: foi engraçado ver a vossa cara (Pedro, JB e JM) no Facebook. Pelas conversas no blogue estava com outra imagem. Principalmente do João Bizarro :)

Anónimo disse...

Dizer que o que o Roberto fez até agora foi melhor do que o Quim que foi titular nos 2 ultimos campeonatos... nem merece comentario. Com o Roberto estamos melhor ?! mas que jogos é que andas a ver Pedro ?! ai ai ...
É só observar a confiança que um e outro dão as restantes defesas e logo aí se vêm uma diferença abismal... como ja foi referido o Roberto ate agora fez 3 defesas... de resto praticamente tudo que vai a baliza... é golo ! tão simples quanto isso.

- Nunivs -

Calvin disse...

sempre ouvi dizer "quando um leão cai por terra até os burros lhe dão coices "....ainda estou para saber se o Roberto é um leão...mas os burros já apareceram..

Miguel Lopes disse...

Pedro, o que o Benfica fez com Quim é das maiores injustiças a que assisti na história do nosso clube. Este post é o total absurdo e então este último comentário em que defendes que Roberto apenas deu um frango na pre-temporada, tira toda e qualquer credibilidade à tua opinião sobre guarda redes.
Temos um problema na baliza e penso que Jorge Jesus vai dar a ultima oportunidade ao espanhol no domingo contra a Académica. Infelizmente, tenho já poucas esperanças.
Gosto do estilo de Julio Cesar e sou da opinião que ele fez uma boa liga Europa embora esteja ligado à eliminação em Anfield. A solução para Roberto talvez passe por um empréstimo a um clube espanhol mas desconfio que só em Janeiro.

J.P. disse...

Discordo em absoluto da análise do Pedro.

Até agora não vi no Roberto nada, mas mesmo nada em que fosse superior ao Quim. E atenção, eu achava e acho que o Quim não passa de um GR mediano e que precisávamos de um bem melhor. Mau posicionamento, más saídas, péssimo jogo com os pés...

Aliás neste momento não vejo mais qualidades no Roberto do que no Júlio César e no Moreira. Qualquer um destes dá mais garantias e mais confiança à defesa. E todos os adversários do Benfica já perceberam que está ali um ponto fraco que não impõe qualquer respeito e dão-se ao luxo de rematar e cruzar a torto e a direito a ver o que dá...

E acrescento que em metade dos clubes da Liga Sagres o Roberto não era titular. Aquela defesa que o Roberto fez ao remate do Sapunaru também um Nilson, Djuricic, Bracalli ou Peiser faziam. Qualquer destes é melhor.

É triste mas é verdade, gastaram-se 8,5 milhões num péssimo GR que neste curto período já cometeu mais falhas que o Moretto, e não é uma proeza fácil!

Nada tenho contra o Roberto pois ele não tem culpa mas quem o comprou foi bem enganado... os gajos do Atlético ainda devem-se rir cada vez que pensam neste negócio!

Anónimo disse...

Nós tivemos um bom guarda redes, ó se tivemos, pode ser encontrado actualmente no bayern munique, não sei se conhecem, é um clube alemão modesto e praticamente desconhecido.
ok chega de brincadeira, este roberto é um nódoa, pagamos 8,5M quando a sua clausula era de 4,5M em espanha todos se riram com este negocio, e pior foi ter-se recusado o eduardo por se achar que era muito caro, enfim, más politicas de transferência é o que dá. Sinceramente estou farto dele, e estou farto de sempre que a realização lhe faz um grande plano, a sua cara irradia medo por todo o lado. o mercado ainda não fechou pode-se arranjar outro, e este por mim quanto mais depressa sair melhor, e por mim deixava-se de negociar com o atl madrid. digam o que quiserem, mas eles conseguiram livrar-se de 2 cepos e encaixar 16M com isso, pongolle no sporting e este meco no nosso clube.

Pedro disse...

" Uma das qualidades do Quim era precisamente a sua segurança entre postes"

Q segurança????

"Aliás neste momento não vejo mais qualidades no Roberto do que no Júlio César e no Moreira"

Eu tb não. Não disse em parte alguma q Roberto era melhor q eles e que merecia a titularidade, disse apenas que me parece melhor q o Quim o que não quer dizer nada de especial...

"Pedro, o que o Benfica fez com Quim é das maiores injustiças a que assisti na história do nosso clube. Este post é o total absurdo e então este último comentário em que defendes que Roberto apenas deu um frango na pre-temporada, tira toda e qualquer credibilidade à tua opinião sobre guarda redes. "

Miguel não sei que injustiça é q estás a falar...se dar a oportunidade a um gr mediano de ser campeão duas vezes pelo Glorioso é injustiça...de resto o SLB fez o que tinha a fazer. Quim era fraco, ponto final. Q eu saiba o SLB nunca falhou os seus deveres com ele, acabou a época e não renovou contrato. Simples e nada a apontar.

Em relação aos frangos...q outros frangos deu Roberto na pré época? Querem ver q o golo do Falcão ou do Rolando foram frangos????

Está tudo tão cego já para dizer mal do Roberto que não se lê bem o que se escreve. Não estou a defender a titularidade do Roberto nem sequer defendo que é o melhor dos nossos grs, por exemplo vi mais qualidades imediatas em Júlio César do que vi em Roberto. Agora eu não embarco na onda de arraso ao Roberto apenas pq sim. O homem está intranquilo isso é um facto...essa intraquilidade deve-se a q? falta de qualidade ou pressão pela responsabilidade? Doa a quem doer ainda é cedo para ter resposta acertada a isso, são precisos mais alguns, não muitos, jogos para tirar as teimas. Não acompanho treinos mas duvido q Jesus persista num erro, por isso resta-me aguardar. A posição de gr é frágil demais para se ser teimoso.

Repito o que disse no post: estou preocupado.

PS: 8.5 milhões pelo Roberto ou 4 milhões pelo Eduardo para mim é practicamente a mesma coisa. Eduardo é igual ao Quim mas mais novo...

lj disse...

Ate ver sentia-me mais seguro com oito milhoes e quinhentas mil moedas de um euro empilhadas na nossa baliza de forma a tapar a maior area possivel.

www.thebutterflyislate.blogspot.com

Miguel Lopes disse...

Pedro, não interessa a ninguém estarmos aqui a falar mal de Roberto. Parece que falhamos em cheio nesta aquisição mas ainda podemos estar todos enganados. No futebol tudo muda de um momento para o outro. Vamos aguardar. Quanto ao Quim, foi o guarda redes titular campeão em 2005 e foi o titular campeão em 2010. Desde 94 apenas ganhamos 2 campeonatos e o guarda redes titular foi o Quim. Em 2005 fomos buscar o Moretto com os resultados que se conhecem. Em 2010 fomos buscar o Roberto. Não gosto destas coincidências e apenas acho que Quim merecia mais consideração de que aquela que tem entre os nossos adeptos e aquilo que a direcção podia e devia ter feito era uma homenagem numa conferência de imprensa. Quim é um excelente guarda redes, muito concentrado e que inspira confiança a equipa, na minha modesta opinião, depois de Michel foi o melhor guarda redes que vi a defender a baliza do Benfica.

Rui disse...

Desculpem lá mas até agora o Roberto não mostrou ser melhor do que o Quim em nada!!! Arrisca-se a ser o maior falhanço na história negocial do Benfica...

Mário Lopes disse...

"(...)Quim é um excelente guarda redes, muito concentrado e que inspira confiança a equipa, na minha modesta opinião, depois de Michel foi o melhor guarda redes que vi a defender a baliza do Benfica."

@Miguel Lopes,
isso só prova que o SLB tem andado muito mal servido de GR desde a saida do Preudhomme!!!... Mas o Robert Enke era 100x melhor que o Quim. Qto a mim o Quim, era um GR banalíssimo como tantos outros que tivémos. E se não fora as lesões, o titular seria sempre o Moreira.
O próprio Júlio César no ano passado raramente jogava e só porque deu um frango num ambiente hóstil foi duramente criticado. Não é nada inferior ao Quim, bem pelo contrário!...

Hugo disse...

O pessoal gosta muito de "queimar" os jogadores antecipadamente.
O Roberto está a ser queimado por tudo e por todos.
Eu não farei isso, até porque é cedo.
Não esqueçam que quem queima o Roberto, são os mesmos que queriam queimar o Maxi, o Di Maria e mais recentemente o Cardozo.
Acordem e não entrem naquilo que os outros querem, que é destabilizar o Nosso Clube.
O Roberto não esteve bem nos primeiros jogos e isso é decisivo, principalmente para um GR, pois a confiança foi abalada.
Acho que o Roberto é um bom GR, pois eu vi alguns jogos dele em Espanha, depois vi os primeiros treinos no Seixal (pela Benfica TV) e a primeira opinião é que tinhamos um bom GR.
Agora dizer que ele não presta e culpá-lo das derrotas é demasiado.
A defesa tb não tem estado bem e nós sabemos que fazem bem melhor.
Não o comparem com o Quim, porque não vale a pena, porque o Quim nem melhor que o Moreira era. Teve mais sorte, só isso.
O próprio Julio César é melhor que o Quim.
O Quim só foi titular a época passada pq defendeu os penaltis na Eusebio Cup com o Milão, até aí o Jesus estava indeciso.
Podem dizer o que quiserem do Quim, até mesmo dizer que foi o GR menos batido da Liga, que era o melhor, blá blá blá, mas não esqueço a época anterior (com o Quique) que foi por causa dele que não ganhámos alguns jogos decisivos no momento.
Quim sofria golos que o Roberto nunca vai sofrer (o tempo o dirá).
Dizer que o Roberto é fraco com os pés, é dizer que o Quim é Perneta.

Tenham calma e guardem.

Nota: Vou lançar uma noticia que me chegou e não sei o que pensar, nem sei se é verdade, mas se alguém souber que comente:

O Presidente do Benfica e do Sporting, estiveram reunidos há uns dias atrás, para conversarem sobre os seus clubes e foi proposto ao Nosso Presidente a o Izmailov por 3/4 Milhões mais o Makukula.
E segundo a mesma fonte, imediatamente, LFV entrou em contacto com Jesus e Rui Costa acerca dessa possibilidade e ambos mostraram com bons olhos, desde que fosse certificado que a lesão do Izmailov não era grave, pois Jesus queria-o imediatamente para entrar na equipa.
Não aconteceu, pois a lesão do jogador é um pouco grave.
O Benfica pretendia então, troca por troca.
Acho que o Negocio ficou por aí...
Possívelmente o José Marinho poderá saber mais alguma coisa, ou se é verdade.

J.P. disse...

Deixo aqui um texto que ajuda a esclarecer algumas dúvidas respeitantes à contratação de jogadores e obrigatoriedade de comunicação à CMVM:

SAD: transferências de jogadores nem sempre obrigam a informar CMVM
(Regulador da bolsa esclarece que nem todas as aquisições e alienações de atletas são informação privilegiada)

A compra e venda de jogadores faz parte da actividade normal das sociedades anónimas desportivas (SAD) mas nem todas as aquisições e alienações de atletas são informação privilegiada, esclareceu fonte da CMVM.

Um técnico da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) disse à Lusa que as aquisições ou vendas de jogadores pelas SAD de futebol cotadas só têm de ser comunicadas ao mercado se o seu impacto financeiro for susceptível de afectar de forma significativa as cotações das acções da sociedade.

Sublinhou que, neste contexto, nem todas as contratações ou vendas de direitos desportivos de jogadores constituem informação privilegiada.

Contratação pode fazer mexer acções

«Muitas contratações [ou alienações] têm mais impacto nos adeptos do que na cotação das acções» e muitas vezes uma compra ou venda tem relevância noticiosa mas se não for susceptível de alterar significativamente as cotações em bolsa não é informação privilegiada, observou.

A fonte da CMVM assinalou que quando é tornada pública nos meios de comunicação social a existência de negociações, para aquisição ou venda de activos, envolvendo sociedades cotadas, estas devem informar o mercado, confirmando ou desmentindo a existência dessas negociações.

O Código de Valores Mobiliários admite, contudo, que a informação ao mercado possa ser diferida quando a «respectiva divulgação pública possa afectar os resultados ou o curso normal dessas negociações».

A mesma fonte indicou que a aferição sobre se uma informação é privilegiada cabe em primeiro lugar à sociedade emitente.

A CMVM tem um papel de fiscalização à «posteriori» e se considerar que uma informação era relevante e não foi comunicada ao mercado instaura um processo de contra ordenações, precisou.

Indicou que já houve SAD condenadas a coimas por não cumprirem deveres de informação ao mercado, a SAD do Benfica, por duas vezes, e a SAD do Sporting, numa ocasião, enquanto a SAD do Porto não foi multada desde Junho de 2006, data em que as coimas passaram a ser divulgadas publicamente.

O artigo 248 do Código dos Valores Mobiliários classifica como informação privilegiada a informação de «carácter preciso, que não tenha sido tornada pública e que, se lhe fosse dada publicidade, seria idónea para influenciar de forma sensível o preço desses valores mobiliários ou dos instrumentos subjacentes ou derivados com estes relacionados».

Um entendimento da CMVM sobre a divulgação de informação privilegiada por emitentes indica que a conduta das sociedades cotadas deve ser divulgar sempre que tem dúvidas sobre se é ou não informação privilegiada e divulgar «o mais depressa possível» as boas ou más notícias.

http://www.agenciafinanceira.iol.pt/mercados/sad-jogadores-cmvm-transferencias-mercado-agencia-financeira/1184026-1727.html

Pedro disse...

Hugo já li que isso é apenas uma tentativa de colagem do SLB ao assunto para q qd ele for para o clube corrupto se dizer que foi mais um roubo do fcp (engraçado como esta palavra está sempre ligada áquele clubeco) ao SLB.

Jesus sabe q o jogador tem um problema físico pelo que não fazia sentido ele achar q o jogador entrava de imediato na equipa...

lj disse...

O Benfica, pelo que a historia nos ensina, precisa de jogadores de Paulo Barbosa como de pao para a boca...
Dasss

www.thebutterflyislate.blogspot.com

Helder disse...

O Izmailov no Benfica era que nem ginja! Muito bom jogador.

Hugo disse...

Pedro, e se for para os corruptos, qual o problema?

Para mim, se fosse por troca tudo bem, agora de resto...

Bom bom era o James Rodriguez que não quisemos pagar 5/6 Milhões por ele...agora nem inscrito foi para as competições europeias.
São os maiores!!!!... Corruptos.

Pedro disse...

Não há problema algum, a questão é quererem passar a ideia q mais uma vez os corruptos levaram a melhor sobre o SLB. O costume.

O James..essa pérola q nem inscrito foi...brilhante.
:)

Baresi disse...

"Não esqueçam que quem queima o Roberto, são os mesmos que queriam queimar o Maxi, o Di Maria e mais recentemente o Cardozo.
Acordem e não entrem naquilo que os outros querem, que é destabilizar o Nosso Clube."

Hugo, faço tuas as minhas palavras.

E acrescento: Há muitos anos que não via um Benfica tão forte, como o foi nesta ultima época. E apesar de terem saido apenas 2 jogadores nucleares da equipa campeã Nacional, logo os jornais avençados controlados por "forças maiores" trataram de fazer uma campanha vergonhosa de ataque a um jogador (Roberto), por ter falhado num par de lances, em pre-época. PRÉ ÉPOCA!
A capa do jornal OJOGo a dizer "Das luvas não é" é simplesmente vergonhosa.

E muitos adeptos benfiquistas, vão na onda e dizem que o espanhol é uma vergonha, e é um frangueiro, e é isto e aquilo...
Tenho 2 amigos meus a viver em Zaragoza, e disseram-me que o homem é mesmo uma máquina, e que lá era o idolo do clube. Ele no Benfica fez duas defesas (Feyenoord e FCP) que não vi nenhum guarda-redes do Benfica fazer desde os tempos do Michel. Defendeu 2 golos. E foi para isto que ele foi contratado. Essa qualidade inata está lá.
Isso dá-me confiança para o futuro, porque a qualidade do homem está lá. Eu quando joguei á bola era GR, e a defesa que ele faz com o Feyenoord, é simplesmente fabulosa. Todas as falhas que ele teve nesta pré-época, são passiveis de serem resolvidas com trabalho. E podem ter a certeza que o JJ vai pô-lo a trabalhar. MUito.
Há dificuldades de comunicação claras entre a defesa e o Roberto muito devido á diferença de linguas, mas também devido ao facto de a defesa nunca ter jogado junta. Isto não é FM!! O entrosamento ganha-se com jogos feitos. E não tenho duvidas que vamos voltar a ser a defesa menos batida desta época.
A defesa do Benfica vai melhorar, porque
o Roberto não pode continuar a saltar ás bolas sozinho, contra 2/3 jogadores adversários, como aconteceu em guimarães e contra o FCP.

Eu tenho confiança.
No JJ. No Rui COSta. No LFV.
No Roberto.
NO Benfica.
No meu Red Pass.

Rumo ao Bi-campeonato.

Baresi disse...

Ah, no outro dia estava a ver o jogo do Brasil contra os EUA.
Os dois centrais titulares do Brasil têm em comum o facto de já terem representado o Benfica e o FCP.
No nosso caso, o David Luiz já vale 40M€... o Thiago Silva foi vendido pelo FCP por 2M€.

A estrutura do FCP é fodida...

José Marinho disse...

Meu caro Pedro, só agora tropecei neste seu post e, francamente, nem queria acreditar. Até entendo que, como benfiquista, pretenda passar uma esponja por cima de uma contratação que arrisca-se a ser um dos maiores fiascos da história do clube. Mas compensá-la com a alusão de que o Roberto já demonstrou que é melhor do que o Quim, já nem sequer é uma opinião. É uma ofensa a um jogador que campeão nacional duas vezes, o guarda-redes menos batido do campeonato e por aí fora. Por amor de Deus, o Quim até coxo não cometeria erros que o Roberto já cometeu. E sobre o Roberto é importante reforçar o que já escrevi noutras alturas. É reconhecer que temos um problema na baliza e que temos de o resolver. Talvez nas conversas com os dirigentes do Sporting, que sondaram o Benfica sobre a possibilidade de levar o Weldon, pudéssemos convencê-los a ceder o Stoijcovic. Isso é que era.

Miguel Lopes disse...

Zé Marinho, o Stoijkovic!? As estórias que já ouvi do mau feitio desse gajo é que nem para maçã podre serve. Vamos confiar no nosso treinador que tem acertado em quase todas as aquisições. Roberto ainda pode ser que vá lá. Não é fácil chegar a guarda redes de um grande clube e se atentarmos aos grandes clubes por essa europa fora, verificamos que são poucos os que fazem alterações na baliza. Percebe-se bem porquê.
Casillas, Valdez, Cech, Van der Sar, Julio Cesar, Buffon, Reina, Abbiati...estão todos há muitos anos como titulares e não é por acaso. Por falar em Abbiati, sabiam que o Dida está desempregado e sem clube? 36 anos não é velho para guarda redes.

Hugo disse...

O James..essa pérola q nem inscrito foi...brilhante.

Se calhar porque o certificado ainda não chegou...

Anónimo disse...

Achar que o Roberto,despachado pelo At. Madrid para o Saragoça, é melhor do que o Quim, é de uma cegueira e desonestidade intelectual extraordinária. Eu acho que, se o SLB queria contratar um guardião, mt bem.Mas teria que ser melhor do que o actual jogador do Braga. E não muito pior do os três guarda-redes da época passada todos juntos.
A marioneta espanhola, de 8.5milhões de euros, uma boneca de luxo,nem para titular do clube dos colchões da capital espanhola serviu, e o Benfica,como bom samaritano que é, com Jesus à cabeça, achou que a aventesma espanhola era um jogador mt bom. Enfim...
O Roberto, na Supertaça, foi incapaz de defender uma bola que vinha à figura(no golo do Rolando).
E depois o Quim é que é mau guarda-redes, sendo que foi titular do clube, curiosamente nos 2 campeonatos ganhos em 16 anos!!!
Valia a pena ter pegado nos milhões de euros pagos aos espanhois e investi-los em reforçar o plantel.
2 laterais, 2 extremos e um g.r. são necessários se se quer pensar no bi-campeonato. Já estamos com a primeira jornada do campeonato à vista e uma supertaça perdida por falta de classe, capacidade e força.Enfim, uma caricatura penosa, pesada, deprimente, ridicula, sem ponta de entrosamento, do que foi o Benfica da época passada. Parece que voltamos atrás. O planeamento desta temporada ficou na gaveta,enquanto se vive dos rendimentos passados. Há, já me esquecia, o Roberto é melhor que o Quim....
Acho que o Benfica não tem um grande guarda-redes desde o Enke, mas o Roberto não é alternativa a nada. A Supertaça já foi. Pelo que vi, no sábado, a jogar assim, lutaremos por uma vaga na Liga Europa.

John Billy #37 disse...

Olhe que eu não sou um admirador do Quim como o José Marinho mas qualquer pessoa isenta só pode concordar com o seu comentário.
Além disso há factos contra os quais não há argumentos:

Quim: 30 jogos do campeonato/20 golos sofridos/melhor defesa do campeonato

Roberto: 8 jogos completos + 2 partes = 9 jogos/15 golos sofridos. 3 defesas (2 delas que nem o Prud'homme).

Digam lá o que disserem mas com o Roberto na baliza estamos sujeitos a lutar com o Sporting pelo 3º lugar.

"Não esqueçam que quem queima o Roberto, são os mesmos que queriam queimar o Maxi, o Di Maria e mais recentemente o Cardozo.
Acordem e não entrem naquilo que os outros querem, que é destabilizar o Nosso Clube."

Que argumento tão pobre.
Primeiro podia dizer que os que acham que o Roberto é bom são os mesmos que achavam que o Edcarlos, o Luís Filipe ou o Balboa tinham lugar em qualquer equipa do mundo.
Mas mesmo assim vamos lá ver então jogador a jogador:

Maxi Pereira: Na sua primeira época teve um rendimento fraco porque jogou fora da sua posição. Posteriormente jogou a defesa direito e nunca mais foi criticado.
O problema do Roberto é esse? Talvez seja uma boa aposta pó-lo a jogar no lugar do Ramires, já que não parece ter muito jeito para guarda-redes.

Cardozo: o Cardozo foi e é assobiado por pessoas que não gostam do seu estilo. Prefeririam ter outro tipo de avançado.
Não me parece que seja o problema do Roberto. O problema do Roberto é elas entrar de qualquer maneira. Com estilo ou sem estilo.

Di Maria: Talvez seja o caso mais parecido com o do Roberto.
Di Maria tinha muito talento mas pouca cabecinha. Houve muito esforços e paciência dos nossos dirigentes e técnicos e finalmente tornou-se um grande jogador.
Vamos lá acreditar que seja o caso do Roberto. Um jovem cheio de talento mas que precisa ainda de muito trabalho e paciência para se tornar um grande guarda-redes.
Se pegamos no exemplo do Di Maria veremos que foram cerca de dois anos de exibições razoáveis, medíocres e as vezes muito más para conseguir ver alguma coisa de jeito.
Estão então a pedir para levarmos na baliza um gajo inseguro na baliza, nem que sejam dois anos como o Di Maria?
O pessoal tem noção do que está a dizer? A posição de guarda-redes não é para andar a fazer testes ou para brincar.
Basta 2 ou 3 resultados menos consigo no arranque e podemos dizer adeus ao campeonato.

Como diz o José Marinho, vamos lá é buscar o Stoijkovic e por o Roberto a fazer os jogos das taças (menos a champions).

Pedro disse...

Caro Marinho o Quim sofreu golos e cometeu erros bem piores do q Roberto já fez. Ter sido campeão não lhe dá qqr selo de garantia.

Volto a repetir: não concordo com o valor pago pelo Roberto; não me parece q ele valha esse valor e de momento não mostrou ter condições para ser titular do Glorioso. Tal como Quim nunca mostrou.

Anónimo disse...

"Não há problema algum, a questão é quererem passar a ideia q mais uma vez os corruptos levaram a melhor sobre o SLB. O costume.

O James..essa pérola q nem inscrito foi...brilhante.
:)"


Ao contrário, Rodrigo, vai ser inscrito! lol!!!!!!!!!!!!
CORRUPTOS!!!

Anónimo disse...

Eh pá! Que grande comentário do John Billy!

Anónimo disse...

«O Roberto, na Supertaça, foi incapaz de defender uma bola que vinha à figura(no golo do Rolando).»

LOL

Quem profere assim um comentário nem noção ZERO do que é estar numa baliza e ser desviada uma bola a 1,5 metro da mesma.... Além de que a bola não vai mesmo à figura!!!

Os que "amam" o Quim fiquem com ele, dass! O GR agora é outro! O Quim nunca foi nada de jeito mesmo e já está velho pra aprender. Este ainda tem crédito!!!

Burros foram os dirigentes que pagaram tanto, pois causaram expectativas que o Roberto fosse 1 "aranha negra" das redes!!!

Mário Lopes

Anónimo disse...

Caro Mário Lopes
Veja este video, a partir do minuto 1, e depois retire as suas conclusões sobre o que, para mim, demonstra que Roberto é um g.r. que não sabe sair a cruzamentos nem sabe o que fazer à bola.
No meu comentário anterior,nunca disse que o Quim era um grande guardião, limitei-me a comparar o jogador espanhol com o actual atleta do Braga.
As dificuldades evidenciadas pelo Roberto podem ser ultrapassadas, mas não se compadecem com um clube que joga para ganhar o campeonato e alinha na liga dos campeões.
Um abraço,
A.P.

Anónimo disse...

Caro Mário Lopes,
O vídeo está aqui: http://www.youtube.com/watch?v=98xnnZTn9HQ

Cordialmente,
A.P.