blog

segunda-feira, agosto 09, 2010

Ingenuidade

Penso que já escrevi sobre isto mas nunca é demais repetir pois o problema permanece: o Benfica padece de um problema, sofre de muita ingenuidade que já é mau se for apenas na massa adepta mas fica grave quando passa para os responsáveis do clube. Continuamos a achar que basta ser melhor, que basta jogar melhor para vencer. Não aprendemos. Basta olhar para a época passada em que fomos de facto melhores, muito melhores, que os adversários, practicámos um futebol maravilhoso e arrasamos a concorrência e, mesmo assim, apesar de tudo isso, só garantimos o título na última jornada. Como é que isso foi possível sendo nós tão superiores aos demais? Porque as manobras de bastidores que poluem o nosso futebol à mais de 25 anos tudo fizeram para nos dar luta até ao fim, e assim foi. É só recordar as arbitragens do Braga nas últimas jornadas. Mas ninguem aprendeu com isso, os nossos responsáveis cegos pela euforia gerada acham, mais uma vez, que basta contratar melhor e jogar mais...ingénuos, muito. A última vez que fomos ao Dragão aconteceu tudo o que nós vimos, pedradas, bolas de golfe, agressões ao nosso treinador, e consequências? Fomos disputar o jogo da Supertaça como se nada se tivesse passado. Nem um comentário, nem um pedido de satisfação, nada. Ingenuidade. A forma como encarámos este jogo mostra bem que ainda não estamos preparados para esta luta, mostra que ainda damos o flanco enquanto os outros se preparam para a guerra nós achamos que basta ser melhor. E depois pagamos bem caro.

Os avençados enchem a cabeça dos benfiquistas com críticas ao novo guarda redes em que tudo o que fazia era motivo de chacota e nós nada; falam que precisamos deste ou daquele jogador e os benfiquistas dão eco a essas pseudo necessidades aumentando a pressão sobre uns dirigentes que claramente ainda não sabem actuar nestes meandros. Se a venda de Ramires estava prevista devido ao "acordo" feito aquando da sua contratação porque é que demora tanto ser apresentado a alternativa? Será assim tão dificil perceber o importância que tinha fazer essa contratação imediatamente após a venda do Ramires? Mostrava claramente que estavamos em total controlo da situação e os ânimos seriam imediatamente serenados. Espero, sinceramente, que não se tenha começado a pensar na alternativa a Ramires depois da sua venda...recuso-me a acreditar nisso. Deixava de ser ingenuidade para roçar a incompetência...

Os apoios do Presidente a pessoas com passado dúbio como este Fernando Gomes ex dirigente do clube corrupto, as relações estranhas com o Oliveira, situações em que não vemos qualquer vantagem, bem pelo contrário, para o SLB. Porquê?

O campeonato vai começar, somos campeões e vamos defender o título, somos melhores, mais fortes, mais unidos, maiores em todos os aspectos. E já perdemos o primeiro título oficial. Há que abrir os olhos, há que não repetir os erros do passado recente com Koeman, há que perceber que joga-se tanto no relvado como fora dele, não criamos ambientes de terror mas não devemos tolerar que isso seja permitido e continuar a ficar impune. Temos que deixar de ser ingénuos, de uma vez por todas. Quer quem manda, quer todos nós benfiquistas anónimos que não podemos ir na lenga lenga dos avençados da escrita e da tv.

32 comentários:

Anónimo disse...

A transferência do Ramires ainda não está concretizada, pois à primeira foi recusado o visto de trabalho. Foi feito novo pedido, cuja resposta será dada 6ª feira. Se a resposta voltar a ser negativa, Ramires continuará no benfica, a menos que arranje novo clube.

Baresi disse...

Apoiado a 100%

Rumo ao Bi-campeonato.

lj disse...

O GR nao tem feito muito para se ajudar a proteger das criticas. Esta nas maos dele demonstrar que tem arcaboico para a camisola que veste. Ate agora, deixa-me insatisfeito, esperava mais de um jogador que se queria titular indiscutivel. Ate agora, apenas titular e muito discutivel.
Julgo que o substituto de Ramires so sera contratado quando Ramires tiver licenca de trabalho em Inglaterra. Ou seja, quando a transferencia se concretizar e o dinheiro chegar teremos com que pagar o substituto.
Pelo que vi, com os meus dois olhos, fomos inferiores no jogo da Supertaca. Perdemos bem.

filipe disse...

SEM DUVIDA QUE TEM TODA A RAZÃO.PARABENS PEDRO POR MAIS ESTE EXCELENTE POST.VAMOS ESTAR ATENTOS AS MANOBRAS DE BASTIDORES.

Miguel Lopes disse...

Pedro, atenção que o Ramires ainda não obteve o work permit e a transferência está em stand by. A contratação de Wesley deve estar suspensa até novidades de Inglaterra...

Anónimo disse...

Ingenuidade tambem de quem pensou que podiamos vencer este campeonato sem um substituto com as caracteristicas do Di Maria num campeonato fechado como o nosso.
Esta temporada foi muito mal planeada e o JJ tem revelado desleixo.
Espero que a partir desta semana volte a ser o mesmo do ano passado....sob pena de passar de bestial a besta.

Abraço
Daniel

Mentiroso disse...

Esta reflexão, da autoria de “Scandium”, foi o melhor texto que li nos últimos meses sobre o Benfica.



“O jogo de ontem obriga a estrutura do Benfica a pensar em diversos aspectos. Desde logo, o guarda-redes Roberto. Não comprometeu ontem, mas nota-se a sua intranquilidade, que alastra a toda a defesa. Isto é visível. E, pior, os jogadores da defesa denotam já alguma insatisfação, bastando para isso ver um lance em que Roberto falhou a intercepção e que ia dando golo. Nem um companheiro se chegou a ele para o apoiar.

De quem é a culpa? De todos! De quem o comprou por 8,5M, de quem o assobiou ao primeiro erro e de quem insistiu em assobiá-lo no jogo de apresentação, do treinador que não o resguarda por uns tempos, de quem o observou e concluiu ser o tal guarda-redes que vale pontos, etc. Não vejo solução para este problema.

Em segundo lugar, é preciso pensar bem na opção Airton ou Javi Garcia. O Airton é claramente mais exuberante e vistoso a jogar, indo mais à luta pela bola. Javi Garcia é menos visível, mas no final dos jogos do ano passado muitas vezes comentámos que a equipa adversária não passou por ele. Javi tem claramente um posicionamento melhor do que Airton. E no segundo golo de ontem viu-se isso. Airton deixou-se antecipar.

Em terceiro lugar, Coentrão não pode ser Di María. Coentrão afirmou-se como um grande lateral e é como tal que deve permanecer. E Peixoto não dá conta do recado contra equipas mais fortes. Não entendo que não tenhamos opções... Ninguém no Benfica se lembra de Urreta??!!

A saída de Ramires devia igualmente ter sido colmatada com antecedência. Ninguém acreditava que o brasileiro ia continuar pela Luz. Como tal, a sua substituição deveria ter sido assegurada. Com o aproximar do fim do período de transferências será mais difícil conseguir um substituto à altura. E Martins não é solução.

Por fim, a equipa tem de ser preparada para enfrentar jogos como o de ontem de forma mais serena. O David Luiz estava irreconhecível e podia perfeitamente ter vindo para a rua. Equipas como a do Porto vivem para nos ganhar e a garra com que entram em campo obrigam-nos a jogar com mais cabeça. Este é um aspecto a pensar...

Perante estas premissas, os dirigentes e equipa técnica do Benfica devem reflectir e tentar encontrar soluções, percebendo que a época passada criou grandes expectativas e aumentou a exigência.”

Helder disse...

Pedro, tudo certo no que tú dizes, mas os dirigentes do Benfica parece que andam com a cabeça na lua por ganhar um campeonato. Enfim..........como já disse e repito acho que vamos passar mal esta época.

TRAMONTANO disse...

"Ingenuidade"?
"Falta de experiencia"?

Com mais de 20 anos de dirigismo, 10 dos quais no Benfica, como e possivel?

Amigo Pedro, o seu texto nao se coaduna com estes epitetos. Nao tenha receio de usar os termos adequados.

E que em todos os principios de epoca o meu dilema e sempre o mesmo: Sera que a mafia nos vai deixar ganhar este campeonato.

Nem com um "apito dourado" que escarrapachou e deu a conhecer ao mundo o modo sordido como se regia o futebol, a "compra de campeonatos no supermercado" como
bem disse Alex Ferguson, dizia, nem assim, a nossa direcçao chamou a si a obrigatoriedade de devolver a este pais um desporto com verdade.

Com a projecçao e o peso economico que o Benfica tem no mundo e principalmente neste pais onde e responsavel por mais de metade da economia gerada no futebol, o que e que esta direcçao precisa mais?

Penso que nem necessita de muita inteligencia e temos exemplos do passado, sem a projecçao actual, o Benfica, em nome da razao, pos em sentido, governantes e outros mandantes do desporto portugues.

Nenhum Benfiquista entende, os casos passados com as modalidades, o caso Braga, Olhao, Contumil, a selvajaria ocorrida na final da taça da Liga, as ligaçoes cada vez mais estreitas com o oliveirinha mesmo depois da conduta reprovavel dos dois jornalista resolvidas com uns comunicados bacocos, a presença no camarote presidencial de Salvador lada a lado com o Presidente, a presença agora na supertaça, interrompendo uma viagem ao Brasil para regressar de seguida, vindo sentar-se ao lado de gente corrupta e indigna que mantem uma Federaçao na ilegalidade ha longos meses.

Entao e ao Benfica que interessa a situaçao da Federaçao quando todos sabemos que o que esta em causa e que a arbitragem e a disciplina regressem a Federaçao, onde tera que haver eleiçoes?
O silencio do Benfica sobre este assunto e para mim uma aberraçao, uma situaçao para qual, como muitas outras nao encontro explicaçao.
Poderia continuar a enumerar mas seguindo o apelo do post direi que se levamos a nossa equipa ao colo neste campeonato, esta na altura de todos unidos dizer a direcçao que queremos atitudes quando os clube ou todos os que o representam forem derespeitados.

Pedro, quando fala em uniao, eu diria e que uniao seria as centenas de blogues que por ai proliferam, muitas vezes com um umbigo maior que o Benfiquismo começassem a falar a uma so voz e ai sim todos unidos seria facil valer a nossa força.

Desta forma, todos a derramar ranho, quais ovelhas tresmalhadas a valir cada um para seu lado,continuaremos a ser presa facil para qualquer lobo, mesmo escanselado.

A minha experiencia neste campo diz-me que se unidos usarmos esta força que temos nas maos, a GLORIOSASFERA, nao sera dificil darmos uma liçao a este pais a todos os titulos, corrupto e desgovernado.

Pensem nisso

Pedro Villa disse...

Estou 100% de acordo com o que escreves neste post, Pedro...

O SLB na tentativa de não piorar as relações, ignora sistematicamente em vez de responder à letra. Somos eternos anginhos.

A ser verdade o que li hoje acerca do LFV ser testemunha do Queirós, este é só mais um exemplo da crónica ingenuidade dos nossos dirigentes...

Relativamente à SportTV, e outros órgãos de info acho que também cabe a nós adeptos fazer qualquer coisa. Eu há muito que já fiz!!!

John Billy #37 disse...

Pior do que isso é testemunhar a favor do Queiroz!

Vermelhusco disse...

Ha muita ingenuidade dos nossos dirigentes mas ainda mais dos adeptos que engolem as petas todas espetadas pelos jornais e os artigos publicados somente com a intencao de dividir a nacao benfiquista.

Pedro Villa disse...

onde se lê "anginhos" era obviamente anjinhos

DeVante disse...

Grande, muito grande este post!!!

dezazucr disse...

"maiores em todos os aspectos"... principalmente na burrice e no laxismo. Contamos sempre com o ovo no c. da galinha.

A meu ver já há muito deixou de ser ingenuidade. Depois de 10 anos continuar a encarar estes jogos de ânimo leve é mais que burrice, já tresanda a incompetência.

Tocas no ponto exacto. O ano passado fomos muito, demasiado superiores. E no entanto tivemos de ganhar o título só na última jornada... e com as pernas a tremer.
Ainda há quem veja sonhos de Champions. Parece que já se esqueceram o que se passou o ano passado com a Uefa e como nos facilitaram a vida no campeonato. Se fosse o porto o que não se faria para que jogassem o jogo com o liverpool à vontade.

Acordem para a vida que tanta ingenuidade ou incompetência há muito que trezanda a má fé.

An Toino disse...

Grande como sempre o Tramont

E, Pedro , agora ainda se juntou àquele grupinho na defesa do Queirós...?????
fdx não há car que aguente tanta vergonha!

John Billy #37 disse...

Uma dúvida:
Como se pode ser testemunha de um processo em Portugal e ao mesmo tempo no Brasil?

DeVante disse...

John,

Anda toda a gente entretida a falar dos reforços do Benfica, das vendas, da substituição, da falta de qualidade do guarda redes, do processo Queiroz, do facto de LFV ser testemunha...

No entanto, é Herculano Lima o novo Presidente do Conselho de Disciplina da LPFP e parece que ninguém fala nisso.

Herculano Lima é adepto confesso do clube da corrupção e presença assídua nos camarotes do Ladrão...

Continuem a dormir que quando começarem a chover sumaríssimos a Cardozo, David Luiz e Javi Garcia vai ser tarde...

Ah, lembrem-se que agora os stewards já são agentes desportivos...

Anónimo disse...

“Esta temporada foi muito mal planeada e o JJ tem revelado desleixo.”

Eu substituía a palavra desleixo por falta de ambição.

TRAMONTANO disse...

Pois e, como e que o presidente da liga se deu a desplante de escolher para os diversos orgaos pessoas afectas ao seu clube nao o tendo este apoiado?

A final que influencia tiveram aqueles, como o Benfica, que o apoiaram....

RIVUS disse...

De facto, o que se diz neste poste é a pura verdade e só quem for cego ou não quiser ver é que inventa outras causas. Para mim, desde sempre e há perto de 30 anos, a viciação e a sonegação da verdade desportiva é que são a causa de todo este estado de coisas. Nisto e somente nisto é que tudo se resume. Não há volta a dar. Corrupção da mais pura e miserável, extorsão á descarada e impune, manigâncias coacção e prepotência de poderes obscuros, ilegítimos e tenebrosos, etc. etc. etc.O Benfica contra tal estado de coisas nada pode fazer, convenhamos. Porque julgam que a "Organização" não se ralou muito com ter perdido o passado campeonato? Simples; ela sabia muito bem que era apenas um percalço e que neste de agora iria surgir na plenitude da sua força. e tudo vai voltar ao mesmo, não se iludam! Agradeço o que disse neste seu poste porque verifico que, afinal, não só eu só que penso dessa forma. O pontode todo o mal está aí, sem qualquer dúvida e enquanto não se alterar nada, tudo continuará igual. E então ... para que servirá continuar a fazer parte deste lodaçal?

John Billy #37 disse...

Devante,
Consigo ver muitas semelhanças entre a notícia que relataste e o suposto apoio do Vieira ao Queiroz.

Num caso temos um FDP que era (é) um dos tentáculos do Polvo e teve o nosso apoio para assumir a direcção da Liga.
É claro que já começou o seu trabalho e já colocou mais um tentáculo na conselho de justiça.

No outro caso temos um FDP de um seleccionador que só se preocupa em agradar ao mesmo Polvo e mostrando um ódio primário ao Glorioso.
Agora que está com os colhões apertados, o Vieira vai ajuda-lo? (se isto tudo for verdade...)

São esse tipo de situações em que o Porto de Pinto da Costa nos dá 10 a 0.
O Pinto da Costa, como todos os grandes FDP é rancoroso como uma besta. Como diria o outro, quem se mete com ele leva. (vê só o Guimarães que até na Europa foi gamado)
Isto leva que qualquer clube nem sequer pensa em desafiar o Porto.

Com o Benfica é diferente. Estamos sempre prontos a perdoar e a ajudar.
É por isso que ninguém tem medo de nos desafiar.
Algumas vez um Domingos Paciência, ou um Salvador ou um Mesquita falaria do Porto da maneira que se referiram ao Benfica no ano passado.

É nisto que concordo com o texto do Pedro. Somos mesmo anjinhos.

Mentiroso disse...

Fernandinho, extremo esquerdo do São Paulo, revelação do Brasileirão de 2009, parece ser uma hipótese a ter em conta para o lugar de Di María.

Alexandre disse...

Vamos lá então...

Caro José Marinho, antes de mais devo dizer que a sua "contratação" para este blog ia mudar um bocado a ideia fantasiosa que o pedro tem do futebol, e que finalmente íamos começar a discutir futebol mais a sério, com argumentos válidos e discursos equilibrados.

Mas no fundo, o José Marinho apesar de utilizar linguagem mais cara e não insultar ninguém, pouco ou nada difere do resto dos comentadores residentes.

Nos dias em que a vida corre bem ao seu clube, é capaz de escrever aqui capítulos e mais capítulos com as suas opiniões. Nos dias em que lhe falam de assuntos que não lhe interessam, limita-se a arranjar uma desculpa esfarrapada qualquer e nunca, mas NUNCA, é capaz de responder com frontalidade.

Desta vez, bastou eu pedir a sua opinião sobre as diversas agressões dos jogadores do benfica no jogo da supertaça, sobre a coincidência de João Ferreira, mais uma vez, fechar os olhos a agressões, e quando estas são demasiado óbvias, mostrar um amarelo, para o José Marinho assobiar para o lado e dizer que não responde porque não falo dos lances TODOS do jogo. Prontifiquei-me a comentar os lances que o José Marinho quiser discutir, e o José Marinho apanha a boleia de outro comentário para desviar completamente o assunto da conversa.

Caro amigo, antes de apontar o dedo aos clubes adversários e aos seus adeptos, tente dar o exemplo do adepto com bom senso e capaz de discutir futebol sem se esconder debaixo de uma capa de adepto moralmente superior, que definitivamente não é.

Relativamente ao comentario do LC, agradeço o facto dele estar tão informado sobre o meu clube, mas desculpem-me se me exprimi mal, um campeonato onde o fc porto fica em 3º, não é o pior dos ultimos 5 anos, é certamente um dos piores de sempre. Repito, o Cardozo já teve tempo suficiente para mostrar o que valia, e só numa época em que jogou muitas vezes contra 10 ou 9, e em que teve mais penaltys que nunca, é que se mostrou ser um goleador. Compreendo que o achem melhor que o Falcao, mas respeitem o facto de eu achar o contrário. Quem gosta de música sabe que lá por artistas como Lady Gaga e outras que tal terem muito sucesso, isso não faz delas grandes cantoras.

Pedro disse...

Engraçado...o que o João Ferreira fechou os olhos foi a mais um penalty claríssimo sobre o Coentrão e até agora nem um único comentáriozinho sobre tal...qts penaltys contra o clube corrupto já foram perdoados pelos árbitros qd jogamos contra eles???

Deve dar uma estatística engraçada.. LOL

Ontem adorei ouvir o corrupto mor a dizer q era uma vergonha o Sir Alex Fergunson ter q vir testemunhar sobre o Queiroz e que tal iria espalhar uma péssima imagem do futebol português lá por fora...claro que os jornalistas não tivera a coragem de perguntar ao flautulento qual foi a imagem que passou lá para fora do futebol português quando Sir Alex disse, com todas as letras, que o fcp copmprava títulos como quem vai ao supermercado... ai a senilidade vê-se a milhas no corrupto mor.

DeVante disse...

John,

Tens toda a razão!!!

Eu diria mais, não somos "anjinhos", o que se passa é que não nos damos ao respeito!

Pedro Villa disse...

A memória selectiva desta gente é do mais absurdo!!!... Deve ser algo equivalente à nossa justiça em processos como o do apito dourado... rídicula!!!

Enfim, depois de existir um lance nítido de penalty, aliás, o 1º erro grave da arbitragem do J.Ferreira, falam das agressões para escamotear esse erro, que de facto, poderia ter condicionado o resultado...

Repito, pelo que o SLB não fez nesse jogo o FC Porco foi justo vencedor, mas falar das quezílias para insistir na atoarda-falaciosa que o J.Ferreira beneficia o benfica recorrentemente, sta paciência! Só mesmo atrofiados morais para insistir nisso!

E é aí que aparece a memória selectiva dos Alexs do fócul porto... Situações como a do David Luiz, são escusadas, um árbitro mais zeloso pode expulsar é um facto... Mas daí a chamar aquilo agressão!!! O que chamariamos então aos lances do Grunho Alves?! E só relembro os da final da Taça da Liga, apitado pelo Super-Dragão de 2ª...

Portanto, apesar da memória ser pequenina e não permitir recordar de lances igualmente dignos de admoestação para os corruptos, como os do Álvaro Pereira (p.ex), no deve e haver as coisas tirando no lance do penalty foram bem compensadas pelo JF... E no deve e haver se existiu alguém prejudicado foi o SLB por causa desse lance sobre o Fábio Coentrão...

Quanto à questão que os Alexs continuam a apregoar para minimizar o extraordinário campeonato feito pelo SLB na época transacta, gostaria também de dizer algo, porque efectivamente já enjoa tanta estupidez repetida recorrentemente...

É verdade que o Benfica acabou alguns jogos a jogar contra 10 e contra 9... Mas tb é verdade que falar de cor é sinal de ignorância... E como tantas vezes já vi aqui escrito, os Alexs não vêem os jogos do SLB (é admitido pelos próprios); fazem-no apenas qdo estes são contra o fócul porto... Portanto, se tivessem visto teriam confirmado que a razão das expulsões era apenas uma:

em toda a Liga 09/10 na maioria dos jogos, os nossos adversários não conseguiam parar o nosso dominio avassalador sem recorrer à pancada...

...E no futebol, caros Alexs, eu sei que não estão habituados a que isso aconteça aos vossos jogadores, mas no futebol, certo tipo de faltas, sobretudo as mais violentas, penalizam-se com cartões!!!

...A vossa "táctica" mesquinha de repetir sucessivamente atoardas de forma a torná-las verdadeiras, é na realidade equivalente ao défice moral dos dirigentes que representam o vosso clube... Estão bem uns para os outros...

Pedro Villa disse...

Pedro, dsc ter insistido tanto, mas deu-me sucessivos erros no envio do último comentario!!!

Pedro disse...

E mais Pedro Fernandes, só mesmo alguem muito estupido pode vir falar de expulsões qd o ano passado seu clubeco corrupto viu uma série de adversários serem expulsos por jogarem a bola com a cabeça e com o peito...Enfim..estão tão habituados a estas benesses que as acham mesmo legais, q os árbitros apitam bem qd expulsam adversáriosd esta forma ou validam golos do Falcão com a mão ou q permitem q o Bruno Alves arranque a cabeça aos opositores...vivem numa realidade à parte da qual serão arrancados à força qd o corrupto senil disser adeus....

John Billy #37 disse...

Alexandre, não dá para entender-te.
Alguma vez já viste aqui por em causa o valor do Falcão?
Para mim, e para muitos benfiquistas, é possivelmente o melhor do jogador do Porto.
Agora diz me só que o tem a ver o Cardozo com isso?
Para dizeres que o Falcão é bom, tens que dizer que o Cardozo não presta?
Era a mesma coisa que dizer que o David Luiz é bom só porque o Rolando não presta.
Era uma perfeita idiotice. O David Luiz é bom, simplesmente porque é bom. Não tenho necessidade de compara-lo com qualquer jogador do Porto.
Mas ainda em relação ao Cardozo só te digo isso: melhor marcador nacional e da liga Europa.
Estamos satisfeito com o nosso ponta de lança.
Pessoalmente gostava que o Benfica contratasse mais um guarda redes e um médio para substituir o Ramires. Há benfiquistas que acham que precisamos de um extremos. Outros de defesas laterais.
Mas acho que não há nenhum que quer mais um avançado.
Volto a repetir: estamos muito satisfeitos com o Cardozo.
Se vocês têm um avançado melhor do que ele, sorte a vossa porque poucas equipas no mundo podem dizer o mesmo.

Anónimo disse...

Fundamental é ir buscar os dois jogadores que faltam:

-Substituto para o Di Maria

-Substituto para o Ramires


A partir dai o Benfica volta a ser o rolo compressor que foi o ano passado e o Alexandre volta para a toca...

Abraço
Daniel

Pedro disse...

Este Alexandre é um prato...LOLOLOL