blog

quinta-feira, fevereiro 01, 2007

Entradas em Janeiro:2006 vs 2007

Finalmente acabou o período de transferências de Janeiro e durante uns tempos iremos ter algum sossego de especulação por parte dos jornais sobre as aquisições e vendas dos clubes. Este ano o Glorioso não deu grande espaço de manobra aos jornais porque só nos últimos dias é que esteve, efectivamente, no mercado à procura de reforços. Por isso a grande novela da época de transações foi a do gordo Rochemback. Um jogador que ganha quase 50 mil cts por mês e que o clube inglês desde o primeiro dia que disse, claramente, que não o emprestava e mesmo assim a novela foi alimentada até ao último dia...e, nos dias de hoje, ainda há quem vá na conversa.

O Benfica parece vir a aprender como fazer contratações, quer necessárias quer sigilosas, obrigando os jornais a "acertarem" no nome quando os jogador é apresentado. Não significa isso que as contratações são um sucesso. Isso depende de uma série de factores que não são possiveis de controlar (atente-se no exemplo do Schevchenco, um dos melhores avançados do mundo, que teima em render no Chelsea).

É nesta perspectiva que analiso as contratações do Benfica.

Em 2006 quando o mercado reabriu o Benfica precisava de um guarda redes, fruto das lesões de Quim e Moreira, de um ala e de um avançado. Contratou aquele que era o melhor guarda redes do momento no Campeonato Nacional, contratou o promissor ponta de lança da Académica e um jogador de renome europeu para a ala. Até aqui tudo bem. Posições carenciadas, posições preenchidas com ainda um jogador como Manduca que era considerado um dos melhores do Marítimo e um Marco Ferreira, claramente o unico erro de casting. Teoricamente o SLB esteve bem nas contratações. Infelizmente, por causa dos resultados e da pressão dos média, os benfiquistas consideram os jogadores então contratados maus e que foi um fracasso o reforço do plantel em Janeiro de 2006. Eu não concordo. Contrataram-se bons jogadores para posições carenciadas. É assim que tem de ser. O resto resultou de uma má gestão de plantel por parte de Koeman do que da menor valia dos jogadores. O jogador claramente mal contratado também tem sido o jogador que raramente.

Em 2007, em virtude da saída de um defesa central e de um avançado, o Benfica necessitava de substitutos e foram para essas duas posições que o Benfica contratou Derlei e David Luiz. Se os jogadores irão corresponder? Nunca o poderemos saber agora. Mas contratamos coerentemente. Posições carenciadas, posições preenchidas.

Contratar por contratar não faz sentido, destabiliza o balneário e esbanja-se dinheiro. Falava-se num ponta de lança, com a vinda de Derlei e com o sistema táctico que Fernando Santos implementou no SLB acho que não faz falta. Seria mais um jogador a ter poucas oportunidades de jogar e uma forte possibilidade de criar tensões dentro do grupo. Jogamos com 2 avançados, neste momento, e com Simão a jogar naquela posição, temos 5 jogadores. Chega e sobra. Temos jogadores com características para alterar o sistema táctico se for preciso. Contratámos um jogador que conhece o futebol nacional e com créditos reconhecidos, teoricamente, é uma boa contratação (neste momento abstenho-me de analisar outros factores). Vendemos um central, fomos buscar uma esperança brasileira, um jogador que sabe que à partida será o suplente da dupla brasileira habitual. É um jogador desconhecido para a maioria dos benfiquistas e pode-se discutir se era preciso ir ao Brasil buscar um jovem desconhecido, mas isso é outra discussão. O importante era assegurar uma alternativa aos centrais existentes e foi isso que foi feito.

Tal como em 2006, este ano o Benfica actuou, teoricamente, bem no mercado de transferências. Contratou o que precisava de contratar. Fortaleceu o plantel e assegurou alternativas ao treinador.

Tudo estará agora dependente do que acontecer dentro das 4 linhas. Mas o primeiro passou foi bem dado. Depende agora dos jogadores, da equipa técnica e de todos nós, benfiquistas, em apoiar a equipa.

2007 pode ser um ano muito interessante para as nossas cores.

14 comentários:

andre_vedder disse...

è só para informar, para nao perderem o INTER v sSAMPDORIA E O SEVILHA vs BETIS.

Mais informações
Dêem uma olhadela no:

www.futebolnatv.blogspot.com

Está lá tudo...
abraços

João Bizarro disse...

Concordo Pedro.
Contratamos o que era preciso e não fomos em ondas.
O FS e a saida do Veiga terão algo a ver com isso?

Esperava outro avançado.
Mas como veio o Derlei é com ele que temos de contar. Que marque muitos golos e que ajude a equipa a ganhar.

Anónimo disse...

O Derlei pode jogar na Direita e nesse caso, quem não joga é o Manu ou Jorge. São jogadores que por muito aborrecidos que fiquem, não têm qualquer peso no balneário.

No ano passado, a inclusão de Manduca e de Robert "mexeram" com habituais titulares, com peso no balneário. A diferença é essa.

Acredita que o Simão, o Petit e o Luisão não se importam nada que o Derlei jogue já. Se estiver em condições, obviamente.

Abraço.

Pedro disse...

Mas a táctica do losango ainda precisa demonstrar q funciona bem com Simão como interior esquerdo...

Seja como for, tenha peso ou não, um jogador q só tem uma semana de treino com a equipa não pode ser titular no primeiro jogo. Excepto casos extremos tipo ser o unico lateral disponivel ou algo do género.

zorg disse...

Mais do que as contratações, o que se melhorou neste ano, em relação ao anterior, foi o capítulo das dispensas!

Não é por acaso que o Fernando Santos se fartado de falar no emagrecimento do plantel e isso desta vez foi feito. Eu percebo que seja difícil para um adepto "digerir" que menos jogadores signifique melhor rendimento, mas na prática é isso que sucede. Jogadores não utilizados, ou utilizados com muito menos frequência do que as suas expectativas, são sempre sinónimo de problemas. É por isso que as saídas de Diego, Kikin, Alcides e do próprio Ricardo Rocha, no meu ponto de vista podem ter um efeito mais positivo do que a maioria das pessoas possa pensar. Ter 2 jogadores que habitualmente seriam titulares a competir para a mesma posição, na minha opinião acaba por ser contraproducente.

A minha única crítica é em relação ao jovem brasileiro, já que preferia que tivesse regressado o Fonte para ocupar o lugar de Ricardo Rocha. Se, como espero, este david luíz não for um fora de série e acabar por sair sem deixar saudades no final da época, ter-se-á perdido uma oportunidade para iniciar a integração de um jovem português de qualidade, já com provas dadas na primeira divisão. Em relação ao Derlei nada a assinalar: tem experiência, tem qualidade, conhece bem o nosso futebol e adapta-se perfeitamente ao modelo de jogo de Fernando Santos. À partida significará um acréscimo de qualidade em relação ao Kikin, um jogador do mesmo género, mas que nunca chegou a estar ao nível do seu potencial.

sosia da bola disse...

Aposto muitas fichas na azia dos outros com o brilho do derlei.

Pedro disse...

Ena...sejas bem aparecido. Andas pregiçoso ó q?

Eu acho q para além do David Luiz fazia sentido o regresso do Fonte...mas....agora já nada há a fazer.

Sosia: espero q ganhes e em grande!!!
:)

zorg disse...

Ando cheio de trabalho, pá!
Eu sei que tenho descurado aqui a minha vida blogueira, mas espero voltar ao activo em breve! Entretanto, voltei ao activo nos comentários, o que já não é nada mau... ;)

Anónimo disse...

Estou de acordo com o Pedro e o luis.Fizemos as contratações possíveis e julgo que o Derlei,apesar da idade, vai dar grandes alegrias ao nosso Benfica.Não tenho dúvidas que ele anda feliz com a camisola do Benfica vestida.Vê-se isso nos treinos e também se vê que os companheiros o receberam muito bem. Espero que os benfiquistas lhe dêm todo o apoio também e que isso se verifique já amanhã no jogo com o Boavista.Como diz o Simão façamos da Luz um verdadeiro INFERNO!...
Saudações benfiquistas

Super Esbutenado disse...

Teoricamente contratamos jogadores para as posicoes que necessitavamos. Mas vamos ver a forma fisica do Derlei e a capacidade do David Luiz de se adaptar rapidamente ao futebol europeu. Esperemos que rendam mais que os outros que entraram na epoca passada.

Super Esbutenado disse...

LOL dos grandes, eh eh eh

"Robert quer ser no Levante o jogador que foi no Benfica"

Coitados dos gajos do Levante...

Anónimo disse...

Hoje é a 1ª da catorze finais rumo ao título!
FORÇA BENFICA, NÃO HÁ MARGEM PARA FALHAR!

Nuno disse...

Pena o Manuel Fernandes não estar no plantel mas ainda espero ser campeão novamente este ano e ganhar a taça de Portugal.

Pedro disse...

E a Taça Uefa!!!!
:)