blog

quinta-feira, fevereiro 01, 2007

Entradas em Janeiro:2006 vs 2007

Finalmente acabou o período de transferências de Janeiro e durante uns tempos iremos ter algum sossego de especulação por parte dos jornais sobre as aquisições e vendas dos clubes. Este ano o Glorioso não deu grande espaço de manobra aos jornais porque só nos últimos dias é que esteve, efectivamente, no mercado à procura de reforços. Por isso a grande novela da época de transações foi a do gordo Rochemback. Um jogador que ganha quase 50 mil cts por mês e que o clube inglês desde o primeiro dia que disse, claramente, que não o emprestava e mesmo assim a novela foi alimentada até ao último dia...e, nos dias de hoje, ainda há quem vá na conversa.

O Benfica parece vir a aprender como fazer contratações, quer necessárias quer sigilosas, obrigando os jornais a "acertarem" no nome quando os jogador é apresentado. Não significa isso que as contratações são um sucesso. Isso depende de uma série de factores que não são possiveis de controlar (atente-se no exemplo do Schevchenco, um dos melhores avançados do mundo, que teima em render no Chelsea).

É nesta perspectiva que analiso as contratações do Benfica.

Em 2006 quando o mercado reabriu o Benfica precisava de um guarda redes, fruto das lesões de Quim e Moreira, de um ala e de um avançado. Contratou aquele que era o melhor guarda redes do momento no Campeonato Nacional, contratou o promissor ponta de lança da Académica e um jogador de renome europeu para a ala. Até aqui tudo bem. Posições carenciadas, posições preenchidas com ainda um jogador como Manduca que era considerado um dos melhores do Marítimo e um Marco Ferreira, claramente o unico erro de casting. Teoricamente o SLB esteve bem nas contratações. Infelizmente, por causa dos resultados e da pressão dos média, os benfiquistas consideram os jogadores então contratados maus e que foi um fracasso o reforço do plantel em Janeiro de 2006. Eu não concordo. Contrataram-se bons jogadores para posições carenciadas. É assim que tem de ser. O resto resultou de uma má gestão de plantel por parte de Koeman do que da menor valia dos jogadores. O jogador claramente mal contratado também tem sido o jogador que raramente.

Em 2007, em virtude da saída de um defesa central e de um avançado, o Benfica necessitava de substitutos e foram para essas duas posições que o Benfica contratou Derlei e David Luiz. Se os jogadores irão corresponder? Nunca o poderemos saber agora. Mas contratamos coerentemente. Posições carenciadas, posições preenchidas.

Contratar por contratar não faz sentido, destabiliza o balneário e esbanja-se dinheiro. Falava-se num ponta de lança, com a vinda de Derlei e com o sistema táctico que Fernando Santos implementou no SLB acho que não faz falta. Seria mais um jogador a ter poucas oportunidades de jogar e uma forte possibilidade de criar tensões dentro do grupo. Jogamos com 2 avançados, neste momento, e com Simão a jogar naquela posição, temos 5 jogadores. Chega e sobra. Temos jogadores com características para alterar o sistema táctico se for preciso. Contratámos um jogador que conhece o futebol nacional e com créditos reconhecidos, teoricamente, é uma boa contratação (neste momento abstenho-me de analisar outros factores). Vendemos um central, fomos buscar uma esperança brasileira, um jogador que sabe que à partida será o suplente da dupla brasileira habitual. É um jogador desconhecido para a maioria dos benfiquistas e pode-se discutir se era preciso ir ao Brasil buscar um jovem desconhecido, mas isso é outra discussão. O importante era assegurar uma alternativa aos centrais existentes e foi isso que foi feito.

Tal como em 2006, este ano o Benfica actuou, teoricamente, bem no mercado de transferências. Contratou o que precisava de contratar. Fortaleceu o plantel e assegurou alternativas ao treinador.

Tudo estará agora dependente do que acontecer dentro das 4 linhas. Mas o primeiro passou foi bem dado. Depende agora dos jogadores, da equipa técnica e de todos nós, benfiquistas, em apoiar a equipa.

2007 pode ser um ano muito interessante para as nossas cores.

11 comentários:

andre_vedder disse...

è só para informar, para nao perderem o INTER v sSAMPDORIA E O SEVILHA vs BETIS.

Mais informações
Dêem uma olhadela no:

www.futebolnatv.blogspot.com

Está lá tudo...
abraços

João Bizarro disse...

Concordo Pedro.
Contratamos o que era preciso e não fomos em ondas.
O FS e a saida do Veiga terão algo a ver com isso?

Esperava outro avançado.
Mas como veio o Derlei é com ele que temos de contar. Que marque muitos golos e que ajude a equipa a ganhar.

Anónimo disse...

O Derlei pode jogar na Direita e nesse caso, quem não joga é o Manu ou Jorge. São jogadores que por muito aborrecidos que fiquem, não têm qualquer peso no balneário.

No ano passado, a inclusão de Manduca e de Robert "mexeram" com habituais titulares, com peso no balneário. A diferença é essa.

Acredita que o Simão, o Petit e o Luisão não se importam nada que o Derlei jogue já. Se estiver em condições, obviamente.

Abraço.

Pedro disse...

Mas a táctica do losango ainda precisa demonstrar q funciona bem com Simão como interior esquerdo...

Seja como for, tenha peso ou não, um jogador q só tem uma semana de treino com a equipa não pode ser titular no primeiro jogo. Excepto casos extremos tipo ser o unico lateral disponivel ou algo do género.

zorg disse...

Mais do que as contratações, o que se melhorou neste ano, em relação ao anterior, foi o capítulo das dispensas!

Não é por acaso que o Fernando Santos se fartado de falar no emagrecimento do plantel e isso desta vez foi feito. Eu percebo que seja difícil para um adepto "digerir" que menos jogadores signifique melhor rendimento, mas na prática é isso que sucede. Jogadores não utilizados, ou utilizados com muito menos frequência do que as suas expectativas, são sempre sinónimo de problemas. É por isso que as saídas de Diego, Kikin, Alcides e do próprio Ricardo Rocha, no meu ponto de vista podem ter um efeito mais positivo do que a maioria das pessoas possa pensar. Ter 2 jogadores que habitualmente seriam titulares a competir para a mesma posição, na minha opinião acaba por ser contraproducente.

A minha única crítica é em relação ao jovem brasileiro, já que preferia que tivesse regressado o Fonte para ocupar o lugar de Ricardo Rocha. Se, como espero, este david luíz não for um fora de série e acabar por sair sem deixar saudades no final da época, ter-se-á perdido uma oportunidade para iniciar a integração de um jovem português de qualidade, já com provas dadas na primeira divisão. Em relação ao Derlei nada a assinalar: tem experiência, tem qualidade, conhece bem o nosso futebol e adapta-se perfeitamente ao modelo de jogo de Fernando Santos. À partida significará um acréscimo de qualidade em relação ao Kikin, um jogador do mesmo género, mas que nunca chegou a estar ao nível do seu potencial.

sosia da bola disse...

Aposto muitas fichas na azia dos outros com o brilho do derlei.

Pedro disse...

Ena...sejas bem aparecido. Andas pregiçoso ó q?

Eu acho q para além do David Luiz fazia sentido o regresso do Fonte...mas....agora já nada há a fazer.

Sosia: espero q ganhes e em grande!!!
:)

zorg disse...

Ando cheio de trabalho, pá!
Eu sei que tenho descurado aqui a minha vida blogueira, mas espero voltar ao activo em breve! Entretanto, voltei ao activo nos comentários, o que já não é nada mau... ;)

Anónimo disse...

Estou de acordo com o Pedro e o luis.Fizemos as contratações possíveis e julgo que o Derlei,apesar da idade, vai dar grandes alegrias ao nosso Benfica.Não tenho dúvidas que ele anda feliz com a camisola do Benfica vestida.Vê-se isso nos treinos e também se vê que os companheiros o receberam muito bem. Espero que os benfiquistas lhe dêm todo o apoio também e que isso se verifique já amanhã no jogo com o Boavista.Como diz o Simão façamos da Luz um verdadeiro INFERNO!...
Saudações benfiquistas

Anónimo disse...

Hoje é a 1ª da catorze finais rumo ao título!
FORÇA BENFICA, NÃO HÁ MARGEM PARA FALHAR!

Pedro disse...

E a Taça Uefa!!!!
:)