blog

quinta-feira, fevereiro 22, 2007

Paris aí vamos nós

O jogo começou com uma agradável surpresa: Derlei no lugar de Nuno Gomes. Não só concordava com a táctica que isso implicava como concordava em absoluto com o descanso tão pedido a Nuno Gomes. O Benfica joga bem em contra-ataque e, tendo o adversário de ir à procura do golo, colocar dois avançados móveis e rápidos apoiados por um, também muito rápido, Simão Sabrosa pareceu-me a táctica ideal. O problema é que para a táctica funcionar com as caraterísticas destes jogadores o Benfica tem que jogar com a bola pelo chão previligiando o passe curto e as tabelinhas.

A equipa fez isso nos primeiros 10 minutos, controlou a bola, fê-la circular, teve ocasiões de golo e, de repente, alterou tudo e começou a despejar as bolas para a corrida desenfreada dos avançados. O resultado foi o esperado, deixámos de criar perigo e o Dinamo pegou no jogo e, com sorte, chegou ao golo. Felizmente a equipa não foi abaixo e aos poucos começou a recuperar o controle do jogo culminado em 5 minutos finais de sufoco à área romena. O fantasma de um guarda redes intransponível surgiu na mente dos benfiquistas.

A segunda parte começou como acabou a primeira com o SLB a colocar no relvado toda a superioridade que tinha sobre o adversário e com naturalidade fez dois golos que valeram a vitória mas podiam, perfeitamente, serem 3 ou 4 golos. De salientar os golos terem sido de canto e ao primeiro poste.

Luisão voltou a estar intransponível e Anderson, apesar de algumas faltas que começam a ser tipicas, também esteve bem e espero que o golo o faça arrancar para exibições mais sólidas. Quem esteve mais sólido também foi Nélson, concentrado a defender e a explorar o seu lado como é seu costume. Uma palavra para Derlei, que se estreou a titular com o Manto Sagrado, não esteve brilhante mas esteve esforçado e podia coroar a sua estreia com uma belíssima assistência que, mais uma vez, Simão volta a falhar na cara do guarda redes...está aqui um problema de dificil resolução.

Fernando Santos esteve bem no 11 mas voltou a estar péssimo nas substituições. Katsoranis anda de rastos e, com o jogo ganho e controlado, faz o grego sair aos 88 minutos. Não dá para perceber...A primeira substituição aos 75 minutos...não é assim que se gere um grupo, seja em termos fisicos seja em termos animicos.

A próxima paragem é Paris onde os nossos compatriotas não perderão esta chance de encher de vermelho as ruas e bancadas de Paris. Para o Benfica é apenas mais um adversário que temos que eliminar para conquistar o trofeu. Concerteza mais dificil que os romenos mas não tenho a menor dúvida que isso fará a equipa encarar o jogo logo de outra forma desde o primeiro minuto.

Grande vitória para o Benfica e também para Portugal.

PS:O Braga também ganhou em Parma. Muito bom!!!

14 comentários:

Anónimo disse...

É verdade Pedro,não dá para perceber a política de substituições do FS.Não era preciso ser luminária para ver que o Katsouranis estava de rastos.Não se entende esta política de gestão de esforços...
Vamos lá até Paris e vamos esperar por uma daquelas exibições á Benfica.
Abraços.

T-Rex disse...

Anderson "O Mal Amado", resolve. ;)

Estes romenos até que eram fraquinhos. Agora venha o queijo! ;)

Vedeta ou Marreta ?

Pé Esquerdo Fulminante disse...

Bom post. Gostei da tua analise do jogo!

Abraço

Anónimo disse...

Apoio a tua opinião!
Adorei ver o Nuno Gomes no banco! Quanto é k vale a aposta k já vai marcar um golo contra o paços de ferreira?
o anderson foi mal batido no golo (mais uma vez!)
as substituições foram um desastre!
pk perder tempo com um jogador como o beto e não dar minutos ao joão coimbra?
o katsouranis não merece descanso?
e o miguelito não merece também uma oportunidade?
Agora vamos a Paris e vamos jogar em casa com todo o apoio dos imigrantes sejam eles benfiquistas, portistas ou sportinguistas (gostava de ser assim mas não consigo, ainda consigo apoiar os lagartos agora o porco nem nos amigaveis)

João Bizarro disse...

Espero que encarem jogo com o PSG de maneira diferente. Com mais concentração.

Mr. M disse...

CARREGA BENFICA!

Glorioso11385 disse...

As substituições foram bem feitas, mas com bastantes minutos de atraso. Mal o Benfica marcou o 2.º golo o Katsouranis deveria ter sido substituído, até porque, se não me engano, caso visse um cartão amarelo, ficaria de fora do jogo de Paris. O Derlei também deveria ter sido substituído mais cedo, tentando-se surpreender o adversário com a velocidade do Paulo Jorge. Continuo sem perceber por que são feitas tão tarde as substituições. Assim, quando precisa de alguns dos habituais suplentes, como aconteceu na Póvoa, estão desenquadrados e sem ritmo (vide Beto, João Coimbra ou Karyaka).

Pedro disse...

É mesmo isso. As trocas não foram más o timing das mesmas é q foi totalmente errado.

Mas já é o costume no Santolas...

Anónimo disse...

paris será nossa......bora benfica
pra dizer tb que pra aqueles galegos que falam tanto do celta benfica aqui tão as goleadas do fcmerda: 1978/79 primeira participação na tce aek atenas 6 fcmerda 1; 1988/89 psv enidovhen 5
fcmerda 0
depois os lagartinhos pra não ficarem a rir taça das taças 1972/73 hibernian(escócia) 6 lagartos 1;
1983/84 tuefa celtic 5 lagartos 0 eu sempre gostei dos escoceses

Anónimo disse...

So leio treinadores de bancada, ó santa engracia, tanto desperdicio, nem ao menos o clube da terrinha faz um convite a estas iluminarias. O meu papagaio consegue fazer melhor.

Ó Pedro, o queriducho ainda anda á solta?

Tico

Pedro disse...

O teu papagaio faz melhor q o Santolas? Isso não é grande elogio ao teu passaro pá!!

:)

João Bizarro disse...

Ò tico, é melhor ser treinador de bancada aqui do que ir pró estádio chamar nomes aos jogadores e ao treinador com quilos de lenços brancos nos bolsos.

Anónimo disse...

Ó Bizarro, mete la a viola no saco, porque, quem anda a contestar, sáo os que andaram com a velinha na mão a defender o intruja, que é o caso do Magico tutti fruti e a pastelaria do Fogueteiro

Tico

Pedro disse...

Ò Tico tu tás um pouco confuso não??
:)