blog

terça-feira, agosto 03, 2010

Um Olho à Benfica #39

Um novo Aimar, um novo Benfica!

No meio-campo do Benfica existe um novo painel de controlo. O homem que segura o comando é Aimar, começando e acabando nele, este novo Benfica. O modelo de jogo mantém-se, alteram-se as dinâmicas e o sistema. Sem Di Maria e Ramires para dar profundidade aos corredores laterais, Jorge Jesus demonstrou a sua astúcia e conhecimento do jogo. Diante do Aston Villa, transformou a equipa e a sua dinâmica numa oferta tacticamente mais variada, na criação e mais agressiva na recuperação da bola.

Dois argentinos emergem, na situação defensiva. O avançado Jara, permanentemente ligado à corrente do jogo, paradigma de um conceito adquirido de pressão, que transtorna o adversário logo na primeira fase de construção, ainda quando os seus jogadores de referência tentam orientar as ideias para uma nova hipótese de ataque. E Jara, promete vir a ser o avançado do campeonato português mais agressivo na recuperação da bola.

Desde a saída de Lisandro Lopez do FC Porto, que a Liga Sagres não tinha um jogador com o perfil de Jara. Com o tempo, aprenderá a desgastar-se menos, pressionando melhor. Mas é um grande reforço do Benfica e a sua utilidade transforma o ataque, e daí para trás, transforma a equipa.

No meio-campo, um novo Aimar. A imprensa não destacou convenientemente a exibição de Aimar, talvez porque não a percebeu. Neste Benfica, de 4-3-3, o médio argentino será uma espécie de Pirlo. Mais uma vez, Jesus, imagina uma coisa diferente da que toda a gente está à espera e tira da cartola uma solução, defensivamente equilibrada e ofensivamente mágica.

Em situação defensiva, é Aimar que coordena a equipa, colocando-se atrás de Carlos Martins, como interior direito e Airton, como interior esquerdo. Isto é o que faz o Milan, com sucesso, há muitos anos, com Gattuso e Ambrosini, jogando numa linha diferente de Pirlo, deixando que o médio criativo os organize. Ainda assim, a dinâmica do Benfica é muito superior à do Milan, o que dissuade qualquer tipo de comparação entre as duas equipas.

E o segredo do novo Benfica passa, muito, pela resolução técnica de Aimar e a sua disponibilidade para aceitar um novo desafio. Atenção, porque Aimar não será o seis clássico, o médio mais defensivo. A sua colocação numa linha ligeiramente atrás dos médios interiores, permite-lhe conhecer os movimentos do adversário, beneficiando das pulsões de Airton e da boa forma de Carlos Martins. E sobretudo, permite-lhe desgastar-se menos, na recuperação da bola, porque o trabalho "sujo" é feito pelos médios que estão à sua frente.

Além do mérito defensivo desta solução, existe o mérito principal de assegurar ao Benfica uma transição ofensiva limpinha, através do seu futebol liso, cristalino e preciso. Sempre que o Benfica recupera a bola no corredor central, o primeiro passe para um ataque rápido ou contra-ataque é de Aimar e é quase meia-hipótese de golo.

Este sistema e este novo Aimar, vão trazer mais novidades aos adeptos. Mas também há vítimas, do sucesso deste sistema. Uma delas será Javi Garcia, que não tem a mobilidade e a frescura de Airton, para jogar como interior - direito ou esquerdo - e por isso arrisca-se a perder o lugar na equipa. Não pela equivalência de talento que existe entre o médio espanhol e o jovem brasileiro, mas pela diferença de características.

Neste meio-campo, fica apenas a faltar um jogador. Chama-se Wesley e é um craque. Não daqueles craques que levam os adeptos ao delirio, mas daqueles craques que fazem qualquer treinador suplicar por eles. O presidente do Benfica viajou hoje para o Brasil, para tentar fechar a contratação deste médio e é bom que o faça rapidamente, porque há forças de bloqueio que pretendem inviabilizar esta contratação, já que reconhecem que se trata de um grande reforço, cirúrgico até, para o Benfica, prevenindo a iminente saída de Ramires.

E aqui, dou o braço a torcer, ou como é a preferência de um distinto comentador deste blogue, enfio a carapuça. O Benfica trabalhou bem, prevenindo a saída de Ramires. Porém, mais do que enfiar a carapuça, este é um caso em que devo tirar o chapéu.

O Benfica está a jogar o que ninguém pensou que viesse a jogar, desfalcado de Ramires e Di Maria e afinal, os nossos adversários deparam-se com este novo Benfica, ainda mais agressivo, mais demolidor e capaz de se reciclar tacticamente. E isso confunde-os e, nos bastidores, percebe-se um início de desespero. Porque, neste momento, a pressão está toda do lado dos nossos adversários e as próximas semanas prometem ser palpitantes na relação entre os dirigentes desses clubes e os adeptos das suas claques organizadas. Pelo meio, sucedem-se demissões, umas que são do conhecimento público e outras que já aconteceram e ainda não foram divulgadas. É uma espécie de Verão quente, que promete aquecer ainda mais, há medida que o Benfica for vencendo e convencendo.


41 comentários:

RP disse...

Caro José Marinho,

Permita-me felicitá-lo pela sua excelente avaliação do novo modelo táctico do Benfica. No domingo, com um amigo, havia comentado isso mesmo, que Aimar seria o nosso Pirlo, versão revista e aumentada! :-)

Relativamente à questão Ramires/Wesley, após ter lido que o Presidente foi ao Brasil (não está na Eusébio Cup???), fico um pouco mais descansado. Não pela potencial "perda" mas pelas questões anímicas dos nossos co-adeptos. Isto porque, sou sempre muito céptico no que respeita a contratações made by "nojo", até porque, algumas vezes, tentam apenas promover/plantar "falhanços" de contratações que apenas existem na cabeça de alguns. Não digo que seja o caso, até pela sua relatada ida do Presidente a terras de Vera Cruz, mas recordemo-nos da última anunciada em 1ª mão por esse pasquim.
Sim, é craque, já várias vezes me havia ocorrido - juntamente com o Hernanes - como substituto do nosso "queniano", espero que, a verificar-se, fiquemos a ganhar em 2 planos, desportivo e financeiro.
Saudações gloriosas

Luis Ferreira disse...

Caro José Marinho, apesar de não ter o prazer de o conhecer pessoalmente, agradeço-lhe do fundo deste coração Benfiquista, o modo como tem vindo a abrilhantar, com os seus comentários e análises, este também, excelente espaço, muito bem gerido pelo Caro Pedro, não esquecendo o João Bizarro e Zorg. Um grande bem hajam, a todos os Benfiquistas que participam construtivamente, dando as suas opiniões, sempre em prol do nosso Glorioso Clube.
ABraço
Luis

iBenfiquista disse...

Que bem informado que estás! Muito obrigado pelas informações. Muito melhor do que os jornais.

Um abraço benfiquista

Alexandre disse...

Sem dúvida que o benfica atravessa a melhor fase dos ultimos 20/30 anos, mas veremos quanto tempo ela dura. O mérito do Pinto da Costa foi saber renovar equipa atrás de equipa e manter o FC Porto no topo durante tantos anos. Vamos se quando sair o jezaiz as coisas serão assim tão bonitas.

Para já aproveitem, sábado dificilmente perderão a supertaça, e depois logo se verá. Pelo menos que seja um campeonato realmente limpo desta vez.

dezazucr disse...

Louvo que não sou o único a destacar o papel que Aimar poderá ter neste Benfica 2010/11.

Não entro ainda numa leitura tão requintada, mas claramente destaca-se a motivação e o comprometimento.

Veio mais cedo, cheio de disposição. Esperemos que valha a pena, pelo Benfica e por ele que também aposta forte nesta época.

Unknown disse...

Talvez o teu post mais entusiasmante (e desculpa tratar te por tu), desde que aqui escreves...É excelente a maneira como descreves a importancia de Aimar neste novo Benfica...

Benfica este que sinto ainda mais harmonioso e compacto do que o do ano passado...Di Maria era e é excelente, pagava se bilhete apenas para o ver jogar, mas também se perdiam mais jogadas de ataque do que aquelas que se vão perder este ano...

Fico na expectativa por Wesley pois não o conheço...Apenas pergunto...se ainda ninguém falou no presidente ir para o Brasil por esse motivo, aliás LFV apressou se ontem a dizer que faltaria hoje á EUSEBIO CUP, devido a uma reunião empresarial, porquê vires aqui desvendar a viagem do nosso presidente???

João Bizarro disse...

"Para já aproveitem, sábado dificilmente perderão a supertaça, e depois logo se verá. "

Ups, querem ver que vamos jogar contra mais um adversário que não sabe defender minimamente...

Pedro Villa disse...

@Alexandre:
«Sem dúvida que o benfica atravessa a melhor fase dos ultimos 20/30 anos, mas veremos quanto tempo ela dura(...)»

Se o comentário no post anterior soava a receio e à procura idiota de desculpas esfarrapadas, o admitir algo mais neste comentário começa a cheirar a borradela...

Ai, que estás cheio de miúfa...
Podes também ficar com a Supertaça se fizeres outro elogio desses, que nós ficamos com o campeonato...

Até porque desde já antevê-se um árbitro à imagem do que apitou a final da Taça da Liga em que o vosso Capitão até wrestling pode praticar e sair impune e a espumar...

John Billy #37 disse...

Excelente crónica!
O seu optimismo é só devido ao excelente futebol apresentado pelo Benfica ou também está relacionado com as muitas dúvidas do futebol portista?

Em relação ao Jara, tinha dúvidas sobre o seu valor mas no Domingo fiquei rendido. Acho que o Gaitán será a principal vítima do rendimento do seu compatriota.
Do Aimar, só espero que tenha capacidade física para aguentar mais uma época desgastante. Qualidade técnica tem para dar e vender.

José Marinho disse...

Caro Ginha, talvez possa ter sido precipitação, porque não gostaria nada que o Benfica perdesse esta contratação. A confirmar-se, será uma das melhores contratações dos últimos anos do Benfica. E saber que o presidente do clube viajou com o objectivo de fechar a negociação, conforta-me, porque demonstra que o Benfica e os seus dirigentes estão atentos e conhecedores das manobras que estão a ser dissimuladamente feitas por outras forças, para que o jogador não aterre na Luz.
Espero que esta explicação faça sentido para ti.

Vermelhusco disse...

Se estao a haver movimentacoes para impedir o jogador de assinar (pelos corruptos quem mais...) so posso dizer que isso deixa-me bastante preocupado.
Nao conheco esse Wesley mas se for tao bom como o pintam entao a viagem de LFV vale a pena. So espero que nao falhe nada!

E tenho que concordar com o andrade Alexandre: quando o JJ sair o Porto pode ressuscitar se o conseguir contratar. Por isso o benfica agora pode estar bem mas esta fase nao vai durar para sempre se nao soubermos acautelar o futuro.

Constantino disse...

~Como vi o jogo no estadio não topei essa nuance tactica. Um tipo lá na bancada perde-se com outras coisas, estupidamente.
Contudo ja me havia lembrado de recorrer a um Pirlo no SLB, não agora com o Aimar, mas quando Rui Costa regressou. Mesmo hoje penso que foi uma perda de tempo os 2 anos que esteve no SLB a jogar como 10 já sem pulmão para a coisa, especialemnte tratando-se d eum homem que tratava a bola como ninguem e que sabia todos os segredo dessa posiçao (é aquela que nem é 6 nem 8 nem 10, é mesmo Pirlo) pois ele havia jogado com o inventor da nuance tactica.
Por acaso nunca vi Aimar como portento para fazer isso, pois para mim a grande capacidade tactica dele aparece mesmo a 10, mesmo no aspecto defensivo onde na epoca passada foi dos melhores recuperadores de bola do SLB. Contudo, sabendo que Martins tem aquela pinta de 10 carregador de piano amalucado, e sabendo da inteligencia de jogo do Pablito, parece-me que o seu recuo pode catapultar o SLB para um nivel ainda mais superior ao que já demonstra. E isso sera apocaliptico para os nossos adversarios.
Quanto ao Wesley, não o conhecia, mas à conversa com um amigo brasileiro e profundo conhecedor do Brasileirao, fiquei a saber que não será um jogador tao disciplinado tacticamente como o Queniano Vermelho (e havera algum no mundo?) mas é mais fino tecnicamente e pode ser a muito curto prazo um grande substituto do nosso 8.

Miguel Lopes disse...

Um novo Aimar, um novo Benfica e um novo José Marinho!
Parabéns pelo artigo galvanizador, num dia triste pois vamos perder Ramires, um dos nossos mais importantes campeões.

José Marinho disse...

Meu caro John Billy, as duas coisas somam-se num incrível amontoado de factores que mudaram a minha opinião, em poucas semanas. Internamente, o FC Porto está frágil e esta súbita demonstração de força do Benfica deixou-os assustados. Basicamente é isso. O que já não é mau.

Unknown disse...

"Um novo Aimar, um novo Benfica e um novo José Marinho!" excelente Miguel Lopes...

E caro José...faz todo o sentido a tua explicação!!! e sinto me descansado á cerca da qualidade do Wesley ao ler o que dizes dele...

Temos que ser nós a empurrar ainda mais o GLORIOSO...Se o ano passado fomos muitos, este ano temos que ser ainda mais...e pelo que ouvi dizer de uma pessoa que trabalha na secretaria não tenho duvidas disso...

Tiago Coelho disse...

Caro José Marinho, o negócio Wesley vai ser muito difícil. O passe está repartido em 3 partes e entrou também em campo um clube alemão que paga luvas maiores.

Luís Marques disse...

E eu que pensava que o substituto do Ramires ia ser português...

Manuel Fernandes ou Tiago.

Alexandre disse...

@ pedro fernandes

ainda bem que falas em árbitros. Acontece que o árbitro da supertaça é nada mais nada menos que o árbitro escolhido por Luis Filipe Vieira nas celebres escutas que na vossa opinião não revelam mais do que uma situação normal. Sendo assim, suponho que antes de o nomearam, ligaram para o LFV e para o PdC e chegaram a um entendimento?

Tiago Coelho disse...

Bremen sobe a parada por Wesley (Santos)
Por Redacção

Depois de ver recusada uma primeira proposta de quatro milhões de euros, o Werder Bremen fez chegar nova oferta ao Santos pelo médio Wesley, agora de 6,5 milhões de euros.

De acordo com o site Lancenet, o director desportivo do clube alemão, Klaus Allofs, acredita que o aumento de 2,5 milhões de euros em relação à proposta inicial será suficiente para garantir o concurso do jogador, de 23 anos, cuja cláusula de rescisão está fixada em oito milhões de euros.

O passe de Wesley, de quem se diz poder ser opção para render Ramires no Benfica, é detido pelo jogador e seu representante (40 por cento), pelo Santos (35 por cento) e pela empresa DIS (25 por cento).

Tiago Coelho disse...

@Alexandra, existe uma ligeira diferença entre "escolher" e "aceitar".

LFV não escolheu nada, foi rejeitando nomes de árbitros claramente ligados ao sistema e por fim aceitou "pode ser" o nome de João Ferreira.

LFV não ligou a escolher um árbitro, pelo contrário, ligaram-lhe a sugerir nomes e ele foi rejeitando por estarem todos ligados ao teu clube e depois aceitou um nome. Ele não pediu nada.

Em bom português.

Mr. Shankly disse...

Tiago Coelho, pérolas a porcos.

Anónimo disse...

Não entendo como adeptos de outros clubes vem para blogs do Benfica, será a internet pequena de mais?
Principalmente quando é para lançar confusão.

Constantino disse...

Se ha coisa que prezo são adeptos do braga B a ler e comentar em blogs do SLB. É a chamada "alfabetização do séc. XXI". Demorou 100 anos, mas finalmente uma das traves mestras dos Republicanos começa a ser cumprida.

Anónimo disse...

José Marinho também tiro o chapéu a este post fantástico. Aliás, é neste registo que eu o prefiro e não o de entrar em adivinhas… também já tinha pensado o mesmo de Aimar mas não o associei ao Pirlo mas sim ao Rui Costa quando mudou para o Milan e quando teve de recuar uns metros. Está um jogador diferente e penso que neste modelo acaba por se poupar mais fisicamente e, por outro lado, a equipa tira maior partido da sua magia. Parece mesmo que é um dado adquirido a saída do Ramires com muita pena minha mas também não o considerava um insubstituível, se o José Marinho diz que esse Wesley é craque então espero que se confirme a sua vinda. Tenho ficado de boca aberta com as exibições do Jara e também lhe vejo um lado de Lisandro Lopez embora o Jara me pareça mais tecnicista. Estou convencido que o Gaitan também vai explodir mas vai precisar de mais tempo. Deixou-nos com água na boca em relação aos despedimentos e à barafunda que para aí anda… mas quero é um Benfica forte, tudo o resto se resolve. Um abraço e uma vez mais, parabéns pela análise esclarecedora. Cláudio Domingos

John Billy #37 disse...

Ainda não começou a época e já começaram os choros com a arbitragem?
Que pequeninos...

Anónimo disse...

O Chelsea pagará 17 milhões de libras (quase 20,5 milhões de euros) pelo médio brasileiro do Benfica que assinará, até final da semana, um contrato de quatro anos.

10,25 M é muito pouco por um jogador desta qualidade.

oh zé disse...

Não sei em que universo paralelo é q os tipos da Sportv vêm os jogos, mas dizer q o Aimar joga, tem jogado, ou ja jogou à frente da defesa, com o Airton a interior dto e o Martins a esquerdo, é bem capaz de ser a maior idiotice que alguma vez li.

O que é q andam a fumar por ai?

Anónimo disse...

esqueçam o wesley, o werder bremen está por cima dele já. e o outro rumor de transferência era o hernandez, esse só falta assinar contracto com a lazio

José Marinho disse...

Oh Zé, não sei em que universo paralelo é que leste o meu post, mas faz o seguinte, faz marcha-atrás, respira fundo e lê tudo de novo. Tenta fazê-lo antes de almoço, verás que a leitura é mais eficaz e a compreensão mais rápida. Se mesmo assim não conseguires entender o que está aí escrito, não te esforçes. É que o futebol, apesar de parecer uma coisa simples, por vezes é complicado e perceber certas coisas não é para quem quer, é mesmo para quem pode.
Alexandre, ainda não começou a época e já se começou a queixar dos árbitros. Não é um bocadinho cedo? Por momentos, assim que vi que tinha regressado a este blogue, até pensei que fosse para comentar os golos do Cardozo e a falta deles do Falcao. E sem penalties.

irmãos verdade disse...

Boa crónica do José Mansinho, ve-se que é um homem do futebol, o que ontem era mentira hoje é verdade.

José Leal disse...

Desde o principio desta pre-epoca que se percebia esta nova nuance nas funções de aimar. Se no recente 433 é mais obvio, no habitual 442 na Suiça foi também observável, por via da inclusão de Gaitan e da deslocalização mais para o interior deste, 'escondendo-se' muitas vezes o aimar atrás do Gaitan para poder receber mais atrás, livre de marcação directa, e assim a equipa beneficiar da sua qualidade de passe naquela zona.

Não é por acaso que o jogo do Benfica nesta época parece mais colectivo e mais apoiado do que na preterita temporada.

Pena é que os analistas futebolisticos muitas vezes se prendam mais com o hitorico posicional do atleta, do que propriamente com as suas caracteristicas e inventividade dos treinadores.

Outra contribuição, não é de menosprezar os anos de casa que jogadores como aimar e martins levam juntos. Ambos conseguem fazer uma pressão tal, juntamente com jara, que quando o jogo adversário chega à zona de airton chega já muito 'agredido', e por via da inteligencia de airton juntamente com a pressão anterior a nossa percentagem de recuperação de bolas aumenta muito.

se juntarmos a isto um david luiz subido e asfixiante...

José Marinho disse...

Boa resposta do irmãos verdade. Vê-se que é um homem dos blogues. Pela forma como assina. E como assume o que escreve. Ah, e já agora, é quase brilhante a forma como salta de identidade em identidade. Mas na internet é assim, o que é verdade agora, é mentira daqui a bocadinho.

Luís Marques disse...

Caro José Marinho, o Benfica em comunicado oficial desmente que Vieira tenha ido ao Brasil contratar o Wesley ou qualquer outro jogador.

Foi ao Brasil resolver assuntos empresariais pessoais.

APLANE disse...

Comunicado a desmentir a intenção de contratar Wesley...

Bola7 disse...

Mas ainda dâo credebilidade ao José Marinho?
Vou já lançar o meu palpite, o substituo de Ramires vai ser Elias do Corinthians, colocado pelo Bertulucci e Kia.

José Marinho disse...

Se o Benfica desmente a intenção de contratar o Wesley, então é porque está dificil a sua contratação e o clube estará a virar-se para outra solução. O caso é que, ao contrário do que é costume, o Benfica quase dois dias a reagir e a desmentir. O tempo suficiente para mudar a agulha, primeiro e desmentir depois.
Confirmando-se que o Benfica desistiu, tenho pena, porque demonstra que as pessoas que não queriam que o Benfica o contratasse conseguiram o que queriam e o Benfica deixará de contratar um grande jogador para substituir o Ramires. Mas há mais grandes jogadores por esse Mundo fora e o Benfica e especialmente o seu treinador sabem onde eles estão.

José Marinho disse...

Além do mais, o comunicado do Benfica não desmente o interesse no jogador, desmente é que o presidente tenha ido ao Brasil fechar a contratação do jogador. Enfim...

Luís Marques disse...

Oficial.

22 Milhões.

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR29650.pdf

david disse...

E pronto, lá se foi a teoria da constipação... Zézé Marinho sabe... mas não é da poda, é da sabe-se lá o que...

José Marinho disse...

David, não desista, da próxima vez até pode ser que consiga ter piada. Mas primeiro, deve tentar escrever algo que as pessoas consigam compreender. De contrário, será difícil.

Anónimo disse...

Então senhor José Marinho? O Wesley não estava já contratado? Este já não fugia não era? Enfim, mais um pseudo-informado, que utiliza a blogoesfera para se sentir importante e obter a atenção que porventura na "vida real" não obtém. Ainda hoje Targino nem vê-lo (e ainda bem que errou). Dedique-se a outras coisas, futurologia e adivinhação não são o seu forte.