blog

terça-feira, maio 29, 2012

Escolher árbitros


Os lagartos, definitivamente, são uns azarados do caraças. Agarram-se a certas argumentações para defenderem certas posições e acabam por dar enormes tiros nos pés. Fartaram-se de gozar com o Benfica quando ficamos fora das competições europeias e, afinal, em meados da década de 70, eles também ficaram; quiseram coagir/armadilhar um fiscal de linha e foram apanhados em flagrante. Agora agarram-se à célebre escuta de Vieira onde este "escolhe" o Ferreira para se defenderem da questão dos dois mil euros. "Áh e tal mas vocês escolhem árbitros por telefone" é o que os pobres coitados argumentam ignorando que tal era práctica corrente dos clubes que estavam nas meias finais da Taça de Portugal e a escolha era feita em acordo com esses mesmos dois clubes. Mas os gajos teimam com esse pecado do SL Benfica.


E eis que, sacana da internet, acabamos por descobrir que afinal, os verdes até para o campeonato nacional já escolheram árbitros. Nesta entrevista a António Garrido, um ex-árbitro, ele afirma que foi escolhido pelas direcções do Sporting e Porto para apitar um clássico decisivo para o título nacional. Ops...


Éticamente até pode ser reprovável mas é muito mais justo e transparente a escolha de um árbitro pelos dois clubes em causa. É o que aconteceu neste caso, é o que aconteceu na tal escuta a Vieira. O patético é os pobres coitados usarem isto como argumento contra o SL Benfica...será que agora se calam?


Agradecimentos ao comentador LDP que nos fez chegar esta pérola!

13 comentários:

Anónimo disse...

"argumentam ignorando que tal era práctica corrente dos clubes que estavam nas meias finais da Taça de Portugal e a escolha era feita em acordo com esses mesmos dois clubes."

Então e por que motivo o árbitro escolhido pelo LFV foi o nomeado? Porque não foi o escolhido pelo Belenenses?

Anónimo disse...

Anónimo (16:15), e quem te garante que a escolha não foi aceite pelo clube de Belém???

Pedro disse...

"Então e por que motivo o árbitro escolhido pelo LFV foi o nomeado? Porque não foi o escolhido pelo Belenenses?"

A sério? É esta a dúvida que te assiste???

priceless!!!!!

LDP disse...

"Então e por que motivo o árbitro escolhido pelo LFV foi o nomeado?"

Depois de 4 ou 5 nomes onde a evidência é que era "tudo porto", impingido por quem fez o telefonema...ouve-se um "tá bem...pode ser esse". É isto escolher árbitros?

No entanto sobre as escolhas consensuais entre sporting e porto, como relatado no post, ninguém fala.

Caiu mais um mito.

Pôncio Pilatos disse...

Calma, ali não refere quais eram as direcções dos dois clubes...

Podia ser a do clube da fruta e a dos pescadores amadores da ribeira...

Pedro disse...

LDP, não pus link para o teu perfil de blogger pq não tem lá nada. Não há problema pois não? ☺

Anónimo disse...

Eu destacaria mais esta parte:
"mas comecei a sentir-me acarinhado, principalmente quando terminei a carreira, pelo FC Porto."

Principalmente quando terminou a carreira mas não só. Que carinho terá ele recebido?

LDP disse...

Está bom assim, Pedro.

abidos disse...

Esta história da escuta do Vieira nunca é contada na totalidade, vou tentar ser 'curto':
Sporting é prejudicado por um árbitro nas primeiras jornadas. O seu Presidente, Dias da Cunha, veta o dito árbitro.
Por volta do Natal, Sporting joga em Setúbal para a Taça, e o Conselho de Arbitragem da Federação (Pinto de Sousa), desconhecendo o veto, nomeia o árbitro 'maldito'!!! Sporting é eliminado, e Dias da Cunha delcara 'luto'!!!
Major Vanlentão numa conferência de imprensa, anuncia que devido à falta de comunicação entre o Conselho de Arbitragem da Liga com o da Federação... que a partir de agora Pinto de Sousa vai perguntar aos Presidentes dos Clubes se o árbitro está ou não vetado antes da nomeação ser pública!!!
O único Presidente que não entra no 'esquema' é o Vieira, que recusa-se a atender o telefone ao Pinto de Sousa... Valentim, em duas ocasiões, tenta fazer de 'casamenteiro', marcando almoços com o Vieira sem este saber que o Pinto de Sousa estava presente!!! Mesmo assim, o Vieira continua a recusar-se falar com Pinto de Sousa. Assim, é João Rodrigues (ex-presidente da FPF) que serve de 'correio' avisando a Direcção do Benfica de qual será os árbitros para os jogos da Taça.
Meias-finais com o Belenenses. Pinto de Sousa nomeia Paraty. Mas antes de tornar a nomeação pública, Paraty é nomeado para o jogo da Liga do Belenenses no fim-de-semana anterior!!! Assim, como não pode apitar dois jogos seguidos, tem que fazer uma alteração. Tenta novamente falar directamente com Vieira, mas este continua sem o atender... assim, recorre ao Valentim para fazer de intermediário...!!!
É nestas circunstâncias que se dá o famoso telefonema. Onde após Valentim 'vomitar' quase todos os árbitros, e após o Vieira ter afirmado que os árbitros estão todos controlados pelo Pinto da Costa (com a concordância do Valentim), Vieira diz que o João Ferreira como é militar pode ser que seja melhor que os outros...!!!
Imediatamente a seguir Valentim telefona a Pinto de Sousa, onde ambos confirmam que Vieira tem razão quando diz que os árbitros estão todos no 'bolso' do Pinto da Costa...!!!
Aliás o árbitro que obteve uma reacção mais negativa por parte do Vieira foi o Lucilio, que curiosamente foi o árbitro que apitou a final da Taça nessa época, perdoando a expulsão do Maniche e do Nuno Valente após agressões a jogadores do Benfica...!!!

PS1: Já agora para os Lagartos, existe uma escuta, onde o seu ex-presidente Sousa Cintra, telefona ao Valentim a pedir para este interferir junto do Conselho de Disciplina, para não castigar com muitos jogos o Liedson, que tinha sido expulso no jogos contra o Porto... (creio que foi o jogo da camisola rasgada)!!!

PS2: As histórias antigas de árbitros nomeados com a concordância de ambas as equipas, normalmente foram sempre nas Finais da Taça, e isso passou-se com todos os Clubes, todos... o próprio Gaspar Ramos já admitiu isso...

Abraços

Pedro disse...

Abidos, perfeito. Mas eles não ligam...só vêm a parte do "Benfica" e "escolher árbitros". Tudo o resto...enfim..

Anónimo disse...

"Anónimo (16:15), e quem te garante que a escolha não foi aceite pelo clube de Belém???"

Então mas tinha de ser aceite? Então ele não tinha de escolher, só tinha de aceitar a proposta do LFV?

"Depois de 4 ou 5 nomes onde a evidência é que era "tudo porto", impingido por quem fez o telefonema...ouve-se um "tá bem...pode ser esse". É isto escolher árbitros?"

MENTIRA. LFV disse expressamente que os outros árbitros mencionados não lhe davam "garantias". Aliás, a segunda vez que ele falou em garantias foi aquando da criação da taça da liga, com os resultados que se podem ver.

abidos:
se tens assim tanto conhecimento sobre estes assuntos, a seguir conta-nos como foram os bastidores do jogo estoril-benfica no algarve. Gostava de saber a tua versão tão iluminada dos factos.

Pedro disse...

Queres mesmo falar do Estoril-Benfica no Algarve? Aquele jogo em que o SLB teve que fazer 600 kms desnecessariamente e onde foi roubado à grande com Litos a ordenar, desesperadamente, que os seus jogadores batessem selváticamente nos jogadores benfiquistas? Queres mesmo falar nisso???

Não lhe davam garantias de quê? Tens TOMATES para dizer que garantias Vieira pediu no telefonema???? Pois...

"Então mas tinha de ser aceite? Então ele não tinha de escolher, só tinha de aceitar a proposta do LFV?"

A sério? Como até tens comentado com educação custa-me chamar-te burro mas, bolas, com questões como esta...é pá...fica difícil.

Se o Belem não quisesse o Ferreira dizia. O Presidente do Belem disse que concordou com a escolha, logo, tb escolheu. É demasiado fácil de perceber.

abidos disse...

Aquilo que eu sei é tudo público, não desvendei nenhum segredo...

Está aqui o link para a noticia do Público (que concerteza não é um jornal conotado com o Benfica):
http://www.publico.pt/Desporto/apito-dourado-escutas-apanharam-luis-filipe-vieira-a-escolher-arbitros-para-o-benfica_1269576?p=2