blog

terça-feira, janeiro 10, 2006

Metade já está, falta outra igual...

No final da primeira volta do campeonato nacional podemos dizer que o SLB não está mal mas podia estar melhor.
Estamos nas 3 frentes com que iniciámos a época ( e já temos a Supertaça), practicámos um futebol agradável, coeso e, acima de tudo, mostramos atitude e garra de campeões. Mas estamos a 6 pontos do primeiro lugar.
Pode ser muito pode ser pouco. Não consigo analisar esta questão de atraso e prognósticos para resultados finais sem abordar duas perspectivas: a desportiva e a "extra" desportiva.
Desportivamente falando o SLB tem um plantel muito forte, uma equipa unida e raçuda, uma equipa campeã que tem os benfiquistas com ela, reforçou-se bem no mercado de Inverno dando mais solidez às opções do treinador. Deparamo-nos com muitas lesões nesta primeira metade da época e mesmo assim continuamos na luta das 3 competições. Não tivemos um calendário acessível, já fomos ao Dragão, a Alvalade, a Braga, ao Funchal defrontar o Marítimo, a Setubal. Na segunda volta temos como deslocações complicadas a ida ao Funchal defrontar o Nacional e a visita a Belem, vamos também a Guimarães mas, tradicionalmente, não é complicado para nós. Olhando por esta perspectiva 6 pontos não é muito mas, o Treinador Koeman tem alguma culpa nesse atraso pois em alguns jogos cometeu erros graves que impediram a equipa de conquistar a vitória em alguns jogos (Sporting essencialmente mas também Rio Ave e Gil Vicente), se Koeman não cometer os mesmos erros desportivamente o SLB tem todas as condições para revalidar o título.
Mas, não podemos fazer prognósticos destes sem olhar para a perspectiva "extra" desportiva. 6 pontos podem ser muito dificeis de recuperar se as arbitragens continuarem miseráveis como têm estado. Jogos contra o Gil Vicente e Rio Ave, apesar dos erros de Koeman, tiveram graves erros de arbitragem contra o SLB que se reflectiram no resultado final, o empate contra o Naval também foi fruto de um golo "navalense" em posição ilegal. Só nestes 3 jogos estão os 6 pontos que nos separam da liderança, se a isso juntarmos a estranha mania de não punirem as faltas que os jogadores da equipa líder da Superliga cometem na grande área, então esses 6 pontos podem ser uma marca muito dificil de superar.

É analisando estas duas perspectivas que se tem de encarar a segunda volta da Superliga, pedindo aos jogadores que tenham força, tal como tiveram no ano passado, para superar as arbitragens contra e os adversários que dão tudo contra nós. É esse o espírito campeão, é esse o nosso espírito. E é com esse espírito que digo que vamos revalidar o título na 33ª Jornada, na recepção ao Vitória de Setubal!!!

Na Liga dos Campeões o SLB já cumpriu o seu papel, passou aos oitavos, que era o objectivo incial, eleminando ,num fantástico regresso às gloriosas noites europeias, um gigante europeu. Agora vai defrontar o Liverpool, actual Campeão Europeu, num jogo dificil, é certo, mas não impossivel. Se jogarmos com a entrega que jogámos contra o Manchester temos todas as condições de passar. É acreditar!!!

Na Taça de Portugal somos, obviamente, mais que favoritos, a ir pela terceira vez consecutiva à final no Jamor fazendo, novamente, a festa da Taça que só os benfiquistas sabem fazer.

3 comentários:

João Bizarro disse...

No Blog Levado ao Colo está a explicação para os 6 pontos de atraso. Mas tb tens razão, o Koeman inventou em alguns jogos.

Anónimo disse...

Ya Ya a culpa é dos àrbitros...E o campeonato da época passada também...Dâsse!

João Bizarro disse...

É pena não termos o Cesar Peixoto nem o Ricardo.
Penaltys contra e bolas dentro da nossa baliza não contavam!!!