blog

segunda-feira, março 06, 2006

A questão Mantorras


Sou suspeito para falar porque adoro o Mantorras, foi daqueles jogadores que me convenceu ao primeiro toque na bola de Manto Sagrado vestido. Tinha uma alegria a jogar que era contangiante, não só para os colegas como também para as bancadas. A sua entrada em campo criava um "bruááá" no estádio que empolgava os nossos e fazia recear os outros. Era um jogador dotado de uma potência fisica impressionante, era rápido, tinha um remate fortíssimo e tinha técnica refinada no toque de bola. dava gosto ver o Pedro Mantorras a jogar à bola.
Infelizmente teve uma lesão gravíssima que muitos disseram ser o fim da sua carreira. Após penosa recuperação o ano passado regressou a tempo de nos ajudar a conquistar o precioso título e, caros amigos, não duvidem que ele foi mesmo fundamental nessa conquista, os galos que marcou deram pontos valiosíssimos. Mas, verdade seja dita, nunca o medo de uma recaída se afastou dos corações benfiquistas.
Chegou Koeman e logo se viu que Mantorras via o seu espaço cada vez mais encurtado. Não concordo nem um pouco com isso. Mantorras tinha e tem lugar neste plantel mas precisa de minutos nas pernas para justificar isso e não os tem tido, com muita pena minha. Mantorras é daqueles jogadores que quanto mais jogar mais progride e melhor rendimento tem.
Koeman, depois do fecho das inscrições, e na fase crucial da época em que estamos, não devia ter dito o que disse. Mais uma vez demonstrou que não tem qualidades para liderar um balneário ecriou um possivel foco de instabilidade dentro do mesmo. Ao mesmo tempo que tocou no ponto sensível de Luis Filipe Vieira e com isso pode muito bem ter dito a sua sentença caso não revalide o título.
Mas a questão Mantorras existe e é séria e tem que ser resolvida pelos responáveis do SLB. Acima de tudo saber se Mantorras tem condições fisicas para uma equipa de topo como o Benfica. E equacionar um empréstimo para Mantorras voltar a recuperar o ritmo e a alegria de jogar é uma hipótese que tem de ser muito bem pensada.

Só desejo que Pedro Mantorras volte a encantar todos aqueles que, como eu, amam o futebol.

6 comentários:

João Bizarro disse...

Concordo contigo. Acho que o Mantorras tem o seu espaço na equipa e no plantel e não estou nada de acordo com o que o Koeman disse. Principalmente agora depois das inscrições fecharem.
O homem com o jogo empatado aos 90 min e uma substituição por fazer não mexe na equipa. Depois do golo do Miccoli bem pode dizer que "estava a guradar o RR para quando o Micolli marcasse o golo!!!
Então não era para naquela altura entrar um Mantorras (caso lá estivesse) ou um Marcel?
Parece que também já "queimou" o Marcel ao fim de 2 jogos incompletos.
Além do mais o Mantorras este ano já resolveu no Funchal diante o Maritimo.

zorg disse...

Não concordo nada contigo! É evidente que o Mantorras só tem lugar neste plantel, se for para ficar fora dos convocados, como tem acontecido até agora. Nuno Gomes, Miccoli e Marcel são opções muito mais credíveis que ele.O homem nem na selecção de Angola é titular, porque é que haveria de ter lugar no plantel do Benfica?

Para além do mais, nas oportunidades que teve até agora, não correspondeu, nem de perto, nem de longe. Marcou um golo contra o maritimo, mas de resto foi só queimar tempo com saltinhos inconsequentes em cima da bola, ainda por cima, algumas das vezes quando era preciso velocidade para dar a volta ao resultado.

Koeman limitou-se a apontar o óbvio: se Mantorras quer jogar no Benfica, precisa de minutos de jogo nas pernas e, tendo em conta a concorrência e as responsabilidades do Benfica, não os vai obter na luz. A melhor maneira é obviamente um empréstimo a um clube de primeira divisão. Para além do mais, seria uma boa oportunidade para demonstrar que o seu valor depois da lesão ainda é suficiente para uma equipa como o Benfica. Se conseguisse triunfar, marcando golos e assinando boas exibições, voltava no fim da época.

Caso contrário, tenho muita pena, mas no Benfica o critério para se fazer parte do plantel não deve ser a amizade do presidente, nem a simpatia do jogador.

Pedro disse...

É por isto q somos ENORMES!!
Viva a democracia.
Acho q Mantorras tem mais espaço q, por exemplo, o Marcel, mas aceitando q este foi um pedido do treinador é natural q o espaço de manobra de Mantorras seja reduzido mas, continuo a achar q é mais valia q, por exemplo, Marco Ferreira.
Aceito q para ele seja bom um empréstimo numa equipa onde jogue regularmente, um pouco como aconteceu com Carlitos.
Mas Koeman não tem nada q dizer o q disse nesta fase do campeonanto.

E até acho q nas oportunidades q teve cumpriu ebm, marcou o golo no Maritimo e fz a assistência para o golo do Miccoli contra o Lille...

zorg disse...

Claro que não tem mais espaço que o Marcel! Mesmo que o Marcel fosse pior que o Mantorras, foi uma escolha do treinador - o mesmo que tinha o Mantorras à disposição - para reforço de inverno, logo está, obviamente, à frente do angolano.

Em relação ao Marco Ferreira, vais-me desculpar mas a comparação não faz sentido. O Mantorras é ponta de lança, enquanto o Marco Ferreira é extremo direito e é nessas posições que Koeman os utiliza, logo não concorrem para o mesmo lugar no plantel.

Para terminar, eu acho que é óbvio que o rendimento do Mantorras não correspondeu às expectativas. Para além de nunca ter demonstrado nos treinos valor suficiente para ser titular (só o foi, quando os outros avançados estiveram lesionados), nos momentos em que foi utilizado não correpondeu. 1 golo e 1 cruzamento é muito pouco, para não falar no efeito negativo que a sua entrada em campo muitas vezes tem no resto da equipa, dada a irritante dificuldade que tem em largar a bola.

PiKiNiKi disse...

Eu acho que o Mantorras deve ser vendido! É isso vendido..e sugiro um valor perto dos 16 milhões de contos....
Essa de o treinador ter tocado no ponto sensivel de vosso presidente também é engraçada...

Bom sempre podem fazer um contrato vitalicio com ele, quando acabar a carreira sempre pode vender umas batatas fritas nas bancadas

Anónimo disse...

Ò pikinino, queres dinheiro? Vai ao totta.
Isso de fazer concertos no Pavilhão Atlantico com os "Soares Franco e los Desperados" não é boa ideia.