blog

quinta-feira, março 23, 2006

Taça

Eu, por norma, não falo dos adversários. É uma regra de ouro que tenho procurado respeitar e que só quebro em ocasiões muitíssimo especiais, ou então, quando me apetece.

E hoje apetece-me.

E apetece-me, porque ontem teve lugar o porto-sporting, a contar para as meias finais da taça de Portugal, que, felizmente, tive o prazer de não ver em directo. E apesar de não ter visto, sei que foi um jogo de merda, entre 2 equipas cujos treinadores, por mais que se esforcem, não conseguem perceber de onde vêm os bons resultados na superliga e, por isso, tiveram medo um do outro.

E sei isto, porque conheço bem ambas as equipas e ambos os treinadores : Adriaanse é treinador de equipas pequenas e encolhe-se sempre nos derbies ; Paulo Bento não é treinador e encolhe-se sempre, contra qualquer equipa. Além disso, também vi o resumo.

Seja como for - e como eu esperava - Adriaanse meteu o autocarro em frente à sua área e Paulo Bento o autocarro em frente à sua área meteu. Ambos esperavam manter o jogo morno, chato e sem interesse - o que os especialistas costumam designar por jogo "táctico" - e aproveitar um erro do adversário para marcar um golo num ressalto, ou numa desatenção - o que os especialistas costumam designar por "borra descomunal".

Dois autocarros num só campo de futebol é um autocarro a mais, para seja possível marcar um golo, e, por isso, 90 minutos de anti-jogo e monotonia soporífera depois, o 0-0 ainda imperava.

No prolongamento, um erro infantil da defesa do porto - que é bastante fraquinha - deu um golo ao sporting. Paulo bento, que acordou em sobressalto com os berros estridentes de celebração, do miúdo moutinho (ainda não mudou de voz) pensou para si próprio:
- Tal e qual como planeado! Sou um grande estratega!
E desatou a cumprimentar os adjuntos a celebrar a vitória e a acertar o risco ao meio e a franja, para estar bonito para a conferência de imprensa.

Infelizmente para a lagartada, um bom centro do Quaresma - que é tão bom jogador, quanto é idiota - permitiu o empate. Depois, nos penalties, o porto acabou por ter mais sorte, já que Baía defendeu o penalty de Moutinho. Adriaanse pensou:
- Tal e qual como planeado! Sou um grande estratega!
E desatou a cumprimentar os adjuntos a celebrar a vitória e a procurar palavras novas no dicionário, para usar na conferência de imprensa em português.

Pelo meio ocorreu um sururu, em que foi expulso o Caneira, só porque, astuciosamente, resolveu envolver-se numa confusão, onde até teve o prazer de dar uns empurrõezitos inocentes, quando já tinha amarelo. Surpreendentemente - e depois de um encosto mais efusivo ao Lucho - acabou por levar o segundo. Vá lá a perceber-se isto...

E qual foi a mensagem que os intervenientes quiseram transmitir no fim do jogo?

Adriaanse estava radiante, porque não jogou nada e está na final.
- Uma gióca muito boá! Estávamos borradás de medó, mas desta vez tivémos cágá e não perdemos mais um derby! Inchá Koeman! Estou muito contenta!

Paulo Bento estava irritadíssimo com o árbitro, porque não jogou nada e foi eliminado.
- Fomos os melhores, jogámos que nem uns cabrões... parecíamos o Brasil do Pelé, em cima daquele relvado. Criámos inúmeras oportunidades, marcámos vários golos que foram mal anulados, sofremos o golo de forma ilegal e ficaram muitos penalties por assinalar a nosso favor. Em suma, só perdemos por causa do árbitro!

Quanto ao árbitro - o nosso bem conhecido Olarápio "Arguido do apito dourado" Benquerença - esteve ao seu melhor nível. Pepe pôs a mão na bola pela quinquagésima vez (desde que começou a fazer isso, no jogo da Luz, não quer outra coisa), sem que nada tivesse sido assinalado, embora haja uma possibilidade do lance ser fora da área.

Do outro lado, o porto queixa-se de uma possível carga do campeão do mundo Anderson "Eu não volto sem a minha empregada" Polga, sobre Benni "Eu prefiro ir para o campeão do Botswana a ficar aqui no porto" Macarthy.

Das expulsões, todos se queixam.

Se algum dia estes maricas forem roubados a sério - como o Benfica foi contra o Estrela, o Porto, o Guimarães, ou a Naval, só para mencionar os mais recentes - teremos um holocausto nuclear, no mínimo...

Agora, venha de lá esse campeonato, que a taça está entregue.

24 comentários:

João Bizarro disse...

Ora aqui está um detalhe pormenorizado daquilo que se passou.

moondog disse...

lolol mto à frente este texto :DDD

a melhor passagem:
"Paulo bento, que acordou em sobressalto com os berros estridentes de celebração, do miúdo moutinho (ainda não mudou de voz) pensou para si próprio:
- Tal e qual como planeado! Sou um grande estratega!
E desatou a cumprimentar os adjuntos a celebrar a vitória e a acertar o risco ao meio e a franja, para estar bonito para a conferência de imprensa."

ehehe lindo! :DD

estarão as osgas a ver repetir-se o filme do ano passado e a ficarem enjoadinhos?.. tipo.. quase-ganharam o campeonato, quase-ganharam a uefa... este ano parece que vai pelo mesmo caminho, quase-ganharam a taça de portugal e o campeonato tb voa daqui a uns dias ehehe vamos todos rir em conjunto... :DD

ahhh como diria o outro, temos sempre halmstads.. ops, paris ehehe

saudaçoes gloriosas

(estou curioso, falaram tanto na semana passada que queriam saber com quem ia jogar o Benfica para a taça.. estou para ver que equipa lhes calha a eles na proxima eliminatoria...)

ehehe e agora vem o tacanho do anúsnimo do costume falar em tacanhez ehehe

Anónimo disse...

Esqueceste-te do Rio Ave, nessa resenha histórica.

Quanto à descrição do jogo do FC Porto com o Sporting, até pensei que fosse sobre o Slb-Liverpool, que foi o jogo mais 'táctico' que vi este ano.

E afinal não houve penaltis, um foi à Nuno-deixa-me-cá-cair-Gomes e o outro foi fora da àrea.

n_sardas disse...

Benvindo!!!

É sempre bom apareceres para falares do meu clube...

quanto ao texto... tens jeito para a Ficção!!!

João Bizarro disse...

"do miúdo moutinho (ainda não mudou de voz)"

Ele bem tenta, mas anda em aulas de afinação vocal com o Ricardo.

Anónimo disse...

Zorg diz: "Paulo Bento não é treinador e encolhe-se sempre, contra qualquer equipa"

Eu digo: "Encolheu-se tanto contra o Benfica que ganhou por três em pleno estádio da luz, e... tantos remates á baliza fez o benfica nesse dia..."

Zorg diz: "E apesar de não ter visto, sei que foi um jogo de merda"

Eu digo:"Quando se fala sobre coisas que não se sabe ou se viu com tanta convicção, é porque temos uma optima confiança naqueles que nos transmitem essas coisas. Por certo foi alguém isento e nada faccioso como tu"

zorg diz: "Se algum dia estes maricas forem roubados a sério - como o Benfica foi contra o Estrela, o Porto, o Guimarães... blablablablablabla..."

Eu digo: "Quando os outros choram são uns tristes e vamos lá gozar com eles que não jogam nada, quando somos nós a chorar é porque temos razão...

PS: O jogo não foi grande coisa... mas mesmo assim bem melhor que o último Benfica-Porto. Porque será?

Anónimo disse...

Por falar em jogos tácticos... que falar do koeman que nos jogos das competições europeias mete o SLB a jogar que nem os dragões sandinenses numa visita ao estádio da A.D.O. (Associação Desportiva de Oeiras) em que mete o Camião, 4 defesas mais 3 médios defensivos, em frente á baliza e depois joga no erro do adversário (Manchester e Liverpool).

Quanto á competência de Paulo Bento, concordo que o risco ao meio é no mínimo ridícula mas a sua falta de competência chegou e sobrou para "espetar" 5-1 no conjunto de dois jogos entre o actual campeão português treinado por esse compêndio de sabedoria e rigor táctico que dá pelo nome de Koeman.

Quanto à história de o Benfica ser "roubado" só mesmo aos olhos de um lampião cego e sem qualquer tipo de isenção clubistica é que pode continuar a bater na mesma tecla, contraponho os teus exemplos com o jogo do benfica contra o estrela, contra o nacional e ultimo contra o rio-ave... no final do campeonato os erros entre os três grandes ficam equilibrados, e só uma besta quadrada é que não vê isso.

Um grande bem haja para a lampionagem isenta e que vê e gosta de ver futebol com todas as suas vicissitudes e particularidades.

SCP

Pedro disse...

Contra o Estrela?? Estás a falar da mão da bola dentro da área do Amoreirinha?

Contra o Nacional? Estás a falar do derrube do Avalos ao Luisão dentro da área e/ou da mão na bola do jogador do Nacional na marcação do livre pelo Petit?

Contra o Rio-Ave...estarás a falar no jogo da primeira volta com o golo em claro fora de jogo do Gaúcho??

hehehehehehe

Aqui não tens hipóteses com tão fraa argumentação...

João Bizarro disse...

Esta lagartagem é realmente ridicula.
Protestaram de um árbitro num jogo que até houve um penalty por marcar a favor do Maritimo, mesmo assim choraram. Agora andam a semana toda a pressionar esse mesmo árbitro que vai apita-los no proximo jogo.
Enfim...

Anónimo disse...

pois é Pedro. Erros só nos outros jogos ou contra o Benfica. A favor...não há.

Que argumentação de facto...

Falando do texto maravilha...parabens ao zorg. Tem jeito para a escrita fantástica. É assim mesmo...n percebe nada de futebol...mas é divertido a escrever. E n percebe nada de futebol...pq não gosta. Gosta sim do Benfica. De futebol não. São irracionalidades mto proprias de muitos adeptos do Benfica.

Pedro disse...

Lá está não sei q anónimo és tu...se o anónimo habitual ou outro...inventa um nick caraças!!!
:)

Erros a favor do SLB? Ainda tiveste um nesta ultima jornada. AGora q são raros..lá isso são. Isso é um facto!!

Qt ao gostar do SLB e não de futebol...isso é giro. Imagino a alegria q tiveste qd o SLB ganhou 3-6 em Alvalade num autêntico recital de futebol....

Anónimo disse...

pedro, contra o estrela estou a falar do golo anulado ao manu com o resultado ainda a zero...

contra o nacional estou a falar do penalty a favor do nacional q nao foi marcado com o resultado a zero...

contra o rio-ave nem comento do que estou a falar pois não vale a pena ensinar a ver um jogo de futebol a um tijolo que é o que tu pareces...

espero que consigam chegar á final da uefa para o ano que é para onde vão e merecem..


um grande bem haja.

João Bizarro disse...

"espero que consigam chegar á final da uefa para o ano que é para onde vão e merecem.."

Olha que ainda não acabou?
O ano passado também iam ganhar tudo e numa semana... puf... evaporou-se o sonho!!!

Vão-se rindo enquanto podem.

Anónimo disse...

esta é a semana em q vcs se evaporam...

SCP

Anónimo disse...

as coisas que tu sabes pareçes o gabriel alves a analisar os jogos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

sim Pedro foi um recital. Como foi os 7-1. São jogos...é futebol :)

Pedro disse...

Pois é futebol...e diz-me uma coisa preferiste levar os 3-6 ou preferiasganhar 1-0 com uma merda de jogo de futebol?

scp : Golo do Manu???Penalty a favor do Nacional???

HAHAHAHAHAHAHAHA

Deves ser como o outro...para ti a bola tb não entrou na baliza do Ricardo no jogo scp-leiria...
hahahahahahahahaha

Anónimo disse...

n percebi?

vejo o futebol de forma mta pragamética. marcaram...mereceram ganhar.

N perco tempo a falar de arbitros...mesmo qdo sinto que o meu clube foi prejudicado. N vou resolver os problemas do mundo...n vale a pena tar a falar sp no mesmo.
Futebol n é arbitragem. É mto mais que isso. E é o "mto mais que isso" que gosto de discutir ;)

Anónimo disse...

pois é pedro... as pessoas esquecem-se dos erros a favor só se lembram dos contra.

Sim no jogo com o leiria a bola entrou na baliza sim senhor... e dps? eu admito.. será que tu tb consegues?

João Bizarro disse...

hiiii. esse foi só uma gota num imenso oceano.

Tenta lá admitir os outros!

Pedro disse...

Se eu admito??? Possa...a bola entrou um metro.Claro q admito!!!

Agora falar no jogo SLB-Nacional só mesmo quem não sabe do q está a falar...nesse jogo, entre outras coisas, ficaram somente 2 penaltys a favor do SLB por marcar. Dois.

Anónimo : não respondeste ao q te perguntei. No jogo dos 3-6 não terias preferido ganhar 1-0 num jogo paupérrimo?

Qts às arbitragens...eu tb preferia discutir o "mto mais que isso" mas infelizmente estes pulhas estragam tudo. Como é q eu posso falar dos golos e das jogadas bonitas se os pulhas as impedem com os seus erros??

Anónimo disse...

o futebol é o que é. O benfica foi melhor e ganhou. Pouco importa dizer se preferia A ou B. É um facto que o Benfica ganhou merecidamente.

Anónimo disse...

olha parece que aconteceu mais uma coisa estrabha... roubaram um penalty ao braga na catedral... seria o golo do empate.

Duas semanas seguidas a serem beneficiados?? q se passa?? será que agora os intervenientes no jantar a meio da semana foram outros?

Pois é... levados ao colo para o 3º lugar.

Um grande bem haja para os chorões.

João Bizarro disse...

zé brasileiro português de braga (aka scp):

"Um grande bem haja para os chorões."

Ainda bem que te homenageias a ti próprio.